segunda, 11 de novembro de 2013
Tarte au citron com geleia de mirtilo

Na semana passada, descobri que tenho um problema nas pernas. Tudo começou quando comecei a correr para ver se conseguia frear minha ascensão ao posto de baleia jubarte. Baixei um aplicativo que te ensina a correr gradualmente e estava achando máximo. Descobri que correr é muito bacana, afinal de contas – exceto pela manhã, quando faz você ter uma dor de cabeça infernal.

tarte_citron_limão_mirtilo2
Depois de duas semanas correndo, comecei a sentir uma dor aguda e pulsante no joelho direito. Ficar parada doía e andar também doía. Como com joelho não se brinca, fui ao médico no dia seguinte para ouvir o que eu já imaginava: minhas rótulas não são retas e, sim, tortas para dentro. Assim, minhas canelas são levemente tortas para fora. O esforço do exercício de imediato, sem alongamento adequado, juntou com esse problema nas pernas e causou uma inflamação no joelho.

tarte_citron_limão_mirtilo
Posso ficar aqui repassando em palavras tudo que eu pensei de depressivo durante esses últimos dias, com essa dor que, ao fim do dia, é insuportável. Entre eles, pensei que “ótimo, não consigo emagrecer nem mesmo fazendo exercício” e “nunca mais vou caminhar pelas cidades em viagens que eu planejava, na vida”. Mas, por fim, decidi me aceitar como sou e ir atrás de algo que eu possa praticar sem estragar meu joelho geneticamente já estragado. Aceito sugestões.

Tarte au citron com geleia de mirtilo
Rende: torta de 24cm de diâmetro
Receita do livro Step-by-step Baking, com adaptações.

Massa
85g de manteiga, gelada, cortada em cubinhos
175g de farinha
45g de açúcar refinado
1 ovo

1 – Se optar fazer em um multiprocessador, coloque a farinha e o açúcar e processe até misturar tudo. Depois, acrescente a manteiga e processe até que tenha a aparência de farofa. Por último, coloque o ovo e processe somente até formar uma bola. Retire, abra até formar um quadrado do tamanho da fôrma, envolva em papel plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
2 – Para fazer em uma tigela, basta seguir a mesma ordem acima, mas usando um garfo ou a ponta dos dedos. Só tome cuidado para não levar muito tempo, ou a manteiga irá derreter e isso não pode acontecer.
3 – Retire da geladeira e quebre em pedacinhos, depois reúna novamente. Em uma superfície com farinha, trabalhe a massa delicadamente, sem sovar. Você só precisa que ela fique mais maleável para colocar na fôrma. Cubra a fôrma com a massa e, por cima, com papel alumínio. Leve para gelar por mais 30 minutos. Enquanto isso, ligue o forno em 190˚C.
4 – Depois de passado o tempo, encha o topo da torta com o papel alumínio de pesos de torta, ou use grãos de feijão. Leve para assar por 10 minutos.
5 – Depois, retire do fogão, remova os grãos e o papel alumínio e deixe assar mais 5 minutos, até a massa dourar levemente.

Recheio
5 ovos
200g de açúcar refinado
suco e raspas de 4 limões sicilianos
250ml de creme de leite fresco

1 – Bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar. Adicione as raspas e o suco, misture, e então adicione o creme de leite. Misture delicadamente com um fouet. Leve à geladeira por 1 hora.
2 – Diminua a temperatura do fogão para 140˚C. Derrame o recheio na massa, com cuidado para não espirrar. Leve para assar por 30 minutos. A torta estará pronta quando o centro estiver firme, mas com um leve “remelexo” quando balançado. Deixe esfriar completamente na fôrma.

Geleia de mirtilo
420g de mirtilo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão

1 – Em uma panela, leve todos os ingredientes ao fogo. Com um garfo, amasse os mirtilos para soltar o suco.
2 – Deixe ferver até reduzir e chegar a consistência de geleia. Leva mais ou menos uns 10 minutos, porque a quantidade é pequena. Quando pronto, passe por uma peneira e leve para esfriar. Depois que a torta estiver em temperatura ambiente, basta passar toda a geleia por cima e decorar com raspas de limão, para fazer um contraste.

Mantenha a torta na geladeira sempre e ela pode durar até três ou quatro dias. Mas será que você consegue deixá-la inteira por tanto tempo?

tarte_citron_limão_mirtilo3
Alguém tem alguma dica bacana de exercício físico para perder calorias e que não envolva ainda mais esforço no meu joelho? Agradecerei com vibrações de açúcar.

33 comentários
Veja Também:
  1. Cássia
    11 de novembro de 2013 - 09:12

    Eu tenho a rótula do joelho esquerdo torta para fora. Passei a infância e adolescência chorando de dor, não podendo fazer exercícios e sendo dispensada da educação física. As dores só pararam mesmo quando comecei a fazer ballet clássico (o que, em tese, jamais poderia fazer). Mas antes disso, a única coisa que o ortopedista dizia que eu podia fazer, e eu fiz, era natação ou hidroginástica. Você conseguirá se exercitar e sem sentir tanta dor.

    Grande beijo.

    • 11 de novembro de 2013 - 11:11

      Cássia, eu fiz ballet por muitos anos da minha vida, mas eu detestava. Fazia porque era coisa de mãe e tal, mas nunca foi minha praia. Já natação eu gosto, mas para mulheres é tão complicado, né? (cabelo, maquiagem, tempo pra se arrumar, blablabla) Enfim, hoje de manhã fui no médico novamente e ele me recomendou fisioterapia, então vamos ver como desenvolve.

      Beijos!

  2. Maíra
    11 de novembro de 2013 - 13:24

    Olá, Jú!

    Algo que eu faço e acho bacana, até mesmo por reportagens e os objetivos do método, é o pilates estúdio. Como o professor, na maioria das vezes, é um fisioterapeuta os exercícios que são passados é específico para cada pessoa. Acredito que valha a pena dar uma conversada como seu médio e avaliar esta possibilidade. Claro que não é um exercício aeróbico, mas dá para suar e você sai da sessão se sentindo outra pessoa.

    bjs!

    • 13 de novembro de 2013 - 22:58

      Maíra, eu já fiz pilates há um tempo atrás e realmente é muito bom! Descobri com meu fisioterapeuta que eu posso fazer, então já estou indo atrás de aulas novamente. E se engana quem diz que Pilates não emagrece, porque tinha uns exercícios muito cansativos nas minhas aulas e eu saía de lá toda suada! Hahahaha. Beijos!

  3. Camila Sampaio
    11 de novembro de 2013 - 14:15

    Que chato, Jú!
    Como a Maíra, também ia sugerir o pilates. Muita gente mantém a forma com ele, e se você explicar eu problema com o joelho, ainda faz exercícios fisioterápicos.

    Boa sorte!

  4. Ari
    11 de novembro de 2013 - 15:11

    Olá, espero que esteja melhorando. Quando estava grávida não podia fazer exercícios com impacto devido a um tombo na faculdade. Me indicaram pilates e foi a salvação. Veja com o médico. Beijos

  5. Alessandra
    11 de novembro de 2013 - 15:20

    Olá Ju,

    Eu descobri também um problema parecido no joelho direito e com um cisto. Ainda por cima havia um menisco lesionado. Fiz cirurgia, 3 meses de fisioterapia e também pensei que nunca mais poderia fazer exercícios. Entrei na academia e com a ajuda de um personal trainer (levei uma cópia do relatório médico) e hoje, depois de 09 meses já corro alguns kilômetros, dói tudo, menos o joelho… rs No início incomodava um pouco, mas hoje a musculação é o meu melhor remédio, pois com os músculos fortalecidos, o impacto nos joelhos é menor. Bjks

    • 13 de novembro de 2013 - 23:16

      Alessandra, é isso mesmo que me avisaram: conforme eu me exercitar, os músculos vão segurar minha rótula no lugar certo. Só preciso começar aos poucos, com fisioterapia primeiro. Beijos!

  6. Melissa
    12 de novembro de 2013 - 08:20

    Posso dizer que sinto a sua dor! Meus joelhos são ferrados desde sempre!
    Entrei pra ver o que as pessoas estão te indicando pra pegar as dicas pra mim também! hehehe
    Gostei da ideia de pilates! Vou tentar! :)
    Espero que vc melhore!

    • 13 de novembro de 2013 - 23:32

      Melissa, obrigada pelos votos de saúde! Espero que você também melhore :) Beijos!

  7. Jacqueline
    12 de novembro de 2013 - 10:48

    Ju, q peninha! sou louca pra correr! facínio por ver…mas, tô 20kg acima do peso, então, as dores numa simples caminhada são óbvias, neh?! Estou me preparando psicologicamente pra começar a dieta dukan…vamos ver no que vai dar! Quanto a atividade física, por ter problema de circulação, estou estudando a aquisição de elíptico, conhece? ele simula corridas sem o impacto! talvez seja uma opção pra vc, também!boa sorte e melhoras!

    • 13 de novembro de 2013 - 23:37

      Jacque, essa dieta Dunkan funciona? Estava lendo sobre ela hoje e fiquei curiosa. Quanto ao elíptico, aparentemente, também não posso. :(

  8. 12 de novembro de 2013 - 10:58

    Oiii Ju! Acompanho cada receita aqui, mas nem sempre (leia-se nunca) comento pq eu sempre estou correndo com a vida, trabalho, etc. Mas lendo seu post sobre o problema no joelho, me identifiquei muito! Tenho desvio de rótula do joelho direito desde pequena, em 2011 rompi o menisco do mesmo joelho (e continua rompido, não operei. rsrs) Mas aí vem a luta contra a balança desde que me entendo por gente… e então resolvi correr (como você) e adorei! Aí tive o mesmo problema que vc, a dor insuportável, até pra dormir dói, no inverno então nem se fala! Mas como sou teimosa e costumo dizer “Eu não sou franga!” resolvi insistir. Corria 5km, passei pra 7km, até que estava correndo 10km e super feliz pq estava vencendo vários desafios. Mas isso tudo sempre aliado a musculação com acompanhamento de personal trainer. Fortalecer a musculatura da perna faz com que a rótula seja “puxada” de forma correta, então as dores melhoram. Até que um dia tive de parar com tudo (por conta de uma cirurgia de ovário), fiquei 4 meses parada e resolvi voltar de uma forma diferente: escolhi o pilates. Foi extremamente importante para o meu joelho. O pilates te dá uma consciência corporal absurda! Você mesma, sem perceber, se controla o dia todo com postura, posição, jeito, tudo! Hoje faz 10 meses que faço pilates, há 2 meses voltei pra academia (corro sempre na esteira, de vez em quando corro na rua) e resolvi fazer muay thai também, mas percebo que meu joelho é outro depois do pilates. Outra coisa que me ajudou bastante também foi pedalar. Gosto de esportes ao ar livre, comprei uma bike e pedalo em torno de 40km todo final de semana. Tá, não é muito, mas pra quem tá começando acho bom demais! rsrs. É o tipo de atividade que não tem impacto no joelho né?! E cansa, viu?! Outra coisa que eu fiz foi comprar aquelas caneleiras de peso, sabe?! Chego do trabalho as 23h, coloco uma em cada perna e faço alguns exercícios de fortalecimento enquanto assisto TV… um pouquinho por dia e vc vai ver como melhora!
    Ufa… falei demais né?! Espero ter ajudado! Um beijo

    • 13 de novembro de 2013 - 23:42

      Josi, obrigada pelas dicas! Eu já fiz pilates um tempo atrás e realmente é muito bom pro corpo. Pretendo voltar agora, para melhorar esse joelho o mais rápido possível! Também posso andar de bike, de acordo com o fisioterapeuta, o que me animou um pouco! E vou providenciar alguns utensílios para exercitar a perna em casa, tranquila, como caneleiras e etc. Aos poucos, com esforço, as coisas melhoram, né? Obrigada pela ajuda! Beijos!

  9. Graziela
    12 de novembro de 2013 - 11:00

    Olá querida…quem sabe hidroginástica??? Acredito que seja uma boa pedida já que esportes aquáticos não tem impacto. Aproveitando o comentário quero dizer que adoro seu site!! Me inspirei em vc e já comecei meu negócio… estou fazendo tortas e docinhos, conciliando com meu trabalho…está puxado mas está dando certo!!! Melhoras!!!

    • 13 de novembro de 2013 - 23:44

      Graziela, admito que não sou muito fã de exercícios na água, mas aposto que seriam os mais ideais para o meu caso. Que bom que o blog te inspirou, fico feliz! Beijos e sucesso!

  10. Isa
    12 de novembro de 2013 - 11:29

    Oi Ju, faz hidroginástica. Também tenho problema no joelho, aí bate aquela invejinha do pessoal suando loucamente enquanto faz spinning hahaha.
    A hidro diminui o impacto. Eu faço e é legal.

    • 13 de novembro de 2013 - 23:45

      Isa, não tenho a menor vontade de fazer spinning, porque acho muito chato aquele instrutor berrando entre a música alta pras pessoas… hahahaha, você não? Beijos!

  11. Andréia
    12 de novembro de 2013 - 16:06

    Boa tarde, Juliana!
    Infelizmente, também tenho problemas no meu joelho, além de má circulação e hipotireoidismo (que causa muita dor nas juntas do corpo), uma solução que arrumei foi simulador de caminhada. Sou preguiçosa e não vou à academia, mas estou gostando de fazer o simulador em casa.
    Meu joelho não dói quando faço o exercício e não me canso, por isso indico à você.
    O excesso de peso também colabora para a dor no joelho.
    Precisa de determinação para fazer exercício em casa.
    Espero que se recupere logo.
    Abraços!! Andréia

    p.s.: Amo suas receitas. Parabéns pelo seu trabalho!

    • 13 de novembro de 2013 - 23:45

      Andréia, que tipo de simulador é esse? Não conheço, tem marca?
      Beijos!

  12. Michelle
    12 de novembro de 2013 - 19:55

    Juliana, assim como foi dito nos comentários anteriores, a hidroginástica ou natação podem ser uma boa se você gosta de exercícios aquáticos.
    Eu quase não consegui ler o seu texto… minha boca ficava salivando por causa das fotos dispostas estrategicamente. XD

    • 13 de novembro de 2013 - 23:46

      Michelle, é parte da intenção das fotos! hahahaha Beijos!

  13. Hayesha
    12 de novembro de 2013 - 23:33

    Olá Ju!
    Descobri seu site enquanto buscava novas receitas para cupcakes, pois fiz alguns e o povo adorou e estou pensando em vender. Adorei todas as receitas, não vejo a hora de testar.
    Agradeço pelas dicas de como cobrar, o que fazer, como fazer e onde fazer.
    Sobre o seu joelho eu li em alguns comentários que você deveria fazer hidroginástica ou natação e estão certos, foi a primeira coisa que eu pensei para sugerir. Mas faça primeiro o que o médico recomendou que é a fisioterapia. Eu tenho problemas na coluna e tive que fazer RPG (reposicionamento global, não o jogo) e ajudou em muito.
    Esse tarte ficou com uma cara ótima!
    Obrigada por tudo!
    PS: não era pra ficar tão longo o comentário.

    • 13 de novembro de 2013 - 23:47

      Hayesha, estou fazendo o que o doutor mandou primeiro, que é a fisioterapia! Mas já vou começar um pilates junto, porque o fisio me autorizou. Quero ficar boa logo! Beijos!

  14. Julia Z Z
    14 de novembro de 2013 - 18:24

    Oi Juliana adorei a receita. Quanto a dica de atividade física, acredito que você pode sim correr, desde que tenha um professor de educação física te orientando (após o período de fisioterapia), claro). Também tenho os joelhos tortos para dentro, além de já ter passado por uma fase em que já estava com osteoporose mesmo estando loooonge da menopausa(o que me impediu por uns meses de fazer atividades de alto impacto, como a corrida). Com muita musculação para fortalecer a musculatura (dããã!!..rs) eu pude retornar as corridas e esse final de semana encarei (depois de uns 4 anos) uma prova de 10km sem nenhuma sequela nos dias seguintes. Mais importante que aplicativos é ter a ajuda de um bom profissional que irá corrigir tua passada, tua técnica, enfim te ensinar a correr. Enquanto isso você pode optar por pedalar que é também uma excelente atividade aeróbica para queimar as “maledetas” calorias.
    Boa sorte, espero ter ajudado um pouco. :)

    • 04 de dezembro de 2013 - 10:30

      Julia, é isso mesmo que vou fazer. Esperar a fisioterapia acabar pra então poder resolver com exercícios constantes. :)

  15. Olivia
    18 de novembro de 2013 - 13:45

    Natacao no minas brasilia tenis clube…os professores sao otimos e vc pode nadar de segunda a sexta sem horario definido. Quando tive uma crise em todos os tendoes (sindrome miofacial) foi o que me salvou. Nstacao emagrece bastante, alem dos beneficios para saude.

  16. 22 de novembro de 2013 - 01:11

    Juliana,
    Primeiro quero lhe parabenizar pelo blog, sou também apaixonado pela culinária (principalmente na parte de panificação e doceria), quando me encontrei com esse blog foi amor a primeira vista. Apesar de nunca ter comentado eu sempre acompanho suas postagens;
    Segundo, quero lhe desejar melhoras;
    Terceiro, assim como a Josi Rodrigues falou, a bike é um ótimo exercício também (sou até suspeito em falar de bike), além de não ter impacto, é muito gratificante, dependendo dos lugares que você tem disponível para pedalar, você pode até levar a sua outra paixão que é a fotografia. Amo pedalar em estradas de terra, não tem dinheiro que pague esse prazer!

    • 04 de dezembro de 2013 - 11:24

      Marcos, que bacana! Que bom que gosta e acompanha o blog!
      Eu adoro andar de bike, mas até isso minha fisioterapeuta me vetou por enquanto. Vou ter que continuar nela antes de partir pra bike. Beijos!

  17. Yasmin
    29 de novembro de 2013 - 00:31

    Oi, Juliana! Vi que o pessoal já comentou sobre o pilates, só passei pra dizer que emagrece sim, e como!! Minha mãe acabou de emagrecer 20kg em cerca de 6 meses só com dieta e pilates (3x por semana)!

  18. 30 de novembro de 2013 - 09:07

    Eu ía sugerir o Pilates, mas já vi que muita gente te deu essa sugestão. É ótimo mesmo, e emagrece sim, desde que aliada a uma reeducação alimentar. Bjs.

  19. Ana
    20 de junho de 2014 - 15:25

    Que receita linda! Uma duvida: não sou muito fã de mirtilos. Essa torta combina com algum outro sabor de geléia?

    Melhoras pra esse joelho!

    • 25 de junho de 2014 - 20:55

      Ana, combina também com framboesa ou frutas vermelhas em geral! :) Beijos!

Deixe seu comentário

33comentários