quinta, 10 de março de 2016

Sorvete de chocolate

19 Comentários

Anteontem eu levei uma injeção de benzetacil na bunda e não foi legal.
Acordei no domingo com o teto da boca (bizarro, né?) doendo, meio pulsante. Achei estranho, mas pode ser que eu nunca tivesse notado isso antes em outras gripes. Segunda-feira já estava pior: a garganta começou a coçar de leve, e já pro fim do dia eu não conseguia ficar menos de 5 minutos sem aspirar o nariz para evitar o catarro de sair.
(Perdão, a descrição é nojenta, eu sei. Isto é um blog de culinária. Mas todos já passamos por isso, não é? E como somos íntimos – puxa, quase 4 anos de blog! – me sinto na liberdade de contar meu drama.)
Pois, terça acordei preferindo estar morta. A garganta doía, o nariz permanentemente entupido e mal consegui abrir os olhos. O pescoço pulsava, assim como minha cabeça. Tomei 30 gotas de vitamina C do Whey e um Benegripe, mas é claro que isso não resolve nada imediatamente. E eu não estava podendo esperar melhorar aos poucos, como sempre faço. Viajo no fim de semana para o Lolla, lembram? Eu me conheço: pelos sintomas, no sábado, eu estaria estirada na cama com desejo de chocolate e de jamais levantar dali. Não ia perder uma viagem por causa disso.

sorvete_chocolate
Fui no hospital. Depois de longas 2 horas para ser atendida, a médica incrivelmente simpática disse:
– Você prefere benzetacil aqui ou em casa?
– Você quer dizer a injeção né?
– Isso. Ou tomar o remédio por uma semana.
– …com qual dos dois eu vou sarar até sábado?
– Injeção.
Então. Injeção, né. Juliana morre de cagaço de agulhas. Já fiquei branca como uma folha de papel quando virei pra ver a agulha de um exame de sangue. E eu sabia o que diziam de benzetacil. “Dói demais”, “fica doendo por dias”, “ninguém merece isso”. Mas puxa, cara, vou estar ótima no fim de semana. Valia a pena.
Diz minha mãe que eu já tomei depois de velha, quando fui operar uma unha encravada. Não me lembro disso, será que eu estava dopada? Tenho medo mesmo. Todas as vezes que me ofereceram, eu optei por levar uma semana pra melhorar.

sorvete_chocolate2
Entrei na salinha da injeção já avisando: “Moça, tenho medo de agulha”. Ela me disse pra deitar na cama e não olhar. Perguntei se eu podia me agarrar na borda da maca. Que cena patética, ela devia estar pensando. Uma mulher feita, de 27 anos, fazendo drama por uma injeçãozinha.
Claro que foi incrivelmente rápido e eficiente, porque a única desesperada ali era eu. A enfermeira estava sob total controle da situação. Eu dei um pequeno gritinho agudo quando a agulha entrou. Ela perguntou se estava doendo e eu respondi que não, mas que eu sabia que era uma agulha e aquilo doía no meu cérebro.
No fim da “aventura”, a bunda doeu por uma hora mais ou menos e depois eu estava zerada. Eu não desmaiei com a injeção. Porém, a inflamação na garganta não está passando na velocidade que eu estava esperando desta injeção. Não me parece-me tranquilo, ou favorável. Fui enganada? Benzetacil é uma grande mentira?

Sorvete de chocolate
Rende: mais de um litro de sorvete, acho que deu quase 2 litros

6 gemas (95g)
1 xícara (200g) de açúcar
150g de chocolate meio amargo, derretido
1/2 xícara e 2 colheres de sopa (60g) de cacau
1 3/4 xícaras (400ml) de creme de leite fresco
1 1/2 xícaras (350ml) de leite

1 – Antes de tudo, deixe sua sorveteira no congelador pelo tempo indicado pelo fabricante. A minha é da KitchenAid e precisa ficar no mínimo 15h no congelador antes do uso, então eu costumo colocar lá quando faço a mistura e bato o sorvete no dia seguinte.
2 – Em uma panela, leve o creme de leite e o leite para ferver com metade do açúcar (separa no olho mesmo, não faz mal). Enquanto isso, na sua batedeira, bata as gemas e o resto do açúcar até formar um creme mais claro.
3 – Peneire o cacau em cima dos ovos para não ter grumos e bata novamente para incorporar. Depois, adicione o chocolate derretido e misture bem.
4 – Retire os leites do fogo assim que começarem a levantar fervura (quando formarem bolhinhas nas bordas), ligue a batedeira no mínimo e derrame a mistura sobre os ovos enquanto bate, com cuidado. Pare na metade e raspe as laterais da tigela com uma espátula pra garantir que tudo esteja sendo incorporado direitinho. Não precisa bater muito, é só pra incorporar e esfriar um pouco.
5 – Passe a mistura por uma peneira direto para uma tigela (preferencialmente rasa), cubra com um papel plástico tocando a superfície e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas, ou preferencialmente durante a noite inteira.
6 – No dia seguinte, é só bater a mistura na sua sorveteira de acordo com o manual de instruções e ser feliz! Pode comer logo em seguida para uma consistência mais mole, ou deixar gelando mais tempo no congelador para que endureça mais. Eu pessoalmente gosto mais de sorvete duro, então sempre deixo mais 4 ou 5 horas no congelador.

Claro, CLARO, que não tomei esse lindo sorvete esses dias, porque seria uma decisão bem burra a de tomar sorvete com gripe e dor de garganta. Mas estou com esse desejo todos os dias porque assim é o nosso cérebro, né?

sorvete_chocolate3
Já tomaram benzetacil? Demora isso tudo pra sarar? Quais as dicas que vocês podem me dar pra melhorar logo?

  1. Tamyra Hack
    10 de março de 2016 - 09:49

    Entendo teu drama, passei por uma situação semelhante, mas no meu caso tomei duas injeções de benzetacil na mesma hora, uma de cada lado. Incrivelmente depois de dois dias parecia que o meu mal estar havia sido tirado com a mão.
    Dói, mas vale a pena.

    E com esse sorvete de chocolate da pra compensar os dois dias de espera.. hahaha
    =D

  2. Ana Cleide Cerveira Lima
    10 de março de 2016 - 12:58

    Realmente, é uma injeção dolorida, mas fazer o quê?
    Como ainda prezo pelos remédios caseiros faria ainda um chá de alho com limão( tomar morno ) e um mel com gengibre , própolis copaíba e aí uma melhora acelerada. Saude !

    • 11 de abril de 2016 - 19:03

      Ana, eu fiz um chá bem parecido: limão, alho e gengibre adoçado com mel. Só não tinha própolis! Realmente ele ajuda!

  3. Fabiana
    10 de março de 2016 - 14:09

    Jú, eu acho que sou a pessoa que mais tomou benzetacil na vida!!! Tenho crises graves e recorrentes de amigdalite, tanto que este mês estou recorrendo a uma intervenção mais drástica, porém mais efetiva que é a retirada das amígdalas.

    Já cansei de fazer igual a você… Correr pro hospital antes de viajar para poder sarar mais rápido… Ano passado antes de embarcar para BsAs para uma viagem de 15 dias fui ao hospital antes tomar a injeção quiçá mais dolorida de todas… Acho que só perde para o Fernegan intramuscular :-(

    Mas então… com a experiência desta que vos fala… para a garganta ficar boa e zerada de vez… nos meus casos levava de 2 a 3 dias após ter tomado a injeção.. Mas isso ainda com a administração de anti-inflamatórios junto… Nunca melhorei só com benzetacil…

    Claro que cada caso é um caso e antes de tomar qualquer atitude referente a remédios é melhor procurar um médico… Mas o anti-inflamatório ajuda pakas….

    Beijosss… Boa Viagem e bom festival!!!!!

    • 11 de abril de 2016 - 19:04

      Fabi, foi mais ou menos isso mesmo que levou pra eu melhorar: uns 2 ou 3 dias. E eu crente que ia ser instantâneo! hahahaha

  4. 11 de março de 2016 - 09:27

    kkkkkk Ju, estou morrendo de rir com você! Eu me lembro de ter tomado uma com uns 12 anos, na véspera de Natal, antes de ir para a ceia na casa de uma tia… Estava lá, esperando no meio de uma sala lotada, e pensava na injustiça que seria eu passar o Natal de bunda doída…. E foi mesmo… lembro da minha tia e minha avó fazendo compressa para eu chorar menos… kkkk
    Lindo sorvete, vou testar!
    Boa viagem, bom festival! Depois nos conte!
    Bjim

  5. Gabriel
    11 de março de 2016 - 14:16

    Ju que tenso!!
    Mas que ótimo que você tem bom humor pra enfrentar a situação. kkk
    Eu nunca tomei benzetacil, mas todo mundo fala que é horrível mesmo. Espero que você melhore, pra poder curtir em 100% o Lolla. (estou morrendo de inveja de você porque eu não vou! kkkkkk)
    Eu raramente fico gripado, mas quando fico apelo pra vitamina C e benegripe. Chás caseiros como já falaram também costumam ajudar muito, ou então um conhaque com limão. kkk

    Beijos e melhoras

    • 11 de abril de 2016 - 19:07

      Nossa, Gabriel, queria ter sua saúde. Ultimamente tenho ficado doente com uma facilidade assustadora… também tento tomar vitamina C de vez em quando, vai que ajuda né?

  6. Magna
    13 de março de 2016 - 09:40

    Amo seu blog! Estimo melhoras. Ela só te deu a injeção? Não passou nada pra você continuar tomando em casa? Talvez melhorasse mais rápido assim. Bjs e se cuida!

    • 11 de abril de 2016 - 19:11

      Magna, pois é, todo mundo me perguntou a mesma coisa. Mas ele só passou a injeção mesmo! Demorou mas passou hahahaha

  7. 14 de março de 2016 - 09:52

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..
    Adorei a descrição!
    Mas acredito que a benzetacil seja daqueles antibioticos tipo cefalexina, que só resolvem pra que não sabe o que é tomar antibiótico.
    Acredito que seja bemmm fraca. Mas depois de usar várias vezes na infância meu corpitcho decidiu não aceitar mais esta porcaria kkkk Um dia eu estava com um sério problema de furunculos, já que vc não se importa com nojentices vou falar kkk , e depois de vários remédios sem sucesso me deram a bendita. O que não resolveu nada!
    Minha mãe disse que era dolorido e ficaria doendo por alguns dias, e de fato o local da injeção ficou duro, virou um caroço muito dolorido e não resolveu em nada. Voltei no mesmo médico e ele disse que aplicaram errado, brigou com o enfermeiro e mandou outra pessoa aplicar do outro lado… o que também não resolveu em nada e fiquei com dois caroços doloridos, até que um belo dia no banho dei uma leve apertadinha no caroço mais antigo e ele explodiu em pus. Pus líquido e fiquei ali mais de duas horas apertando enquanto jorrava pus. com certeza mais de 2L. Sem exageros! tive até que colocar um dreno no bumbum e ir dia sim, dia nao no hospital para trocar, juro que o médico enfiou uma pinça de 15 centímetros no buraco que ficou. Enfim, depois de vários médicos, encontrei um médico abençoado que me receitou o bactrim, que resolveu meus problemas com a benzetacil e com os furúnculos. e me ensinou que para cicatrizar aquele enorme burado eu tinha que lavar todo dia com soro, passar iodo e enviar um monte de açúcar cristal no buraquinho. Acredite ! Resolveu!
    No final das contas todo médico diz que foi problema de aplicação, mas já tomei duas vezes depois disso e o resultado não foi legal, então hj eu nao tomo mais.

    Mas enfim, eu sempre uso Azitromicina por 5 dias. Se a parada estiver ruim eu tomo por 7. E sempre tem aquela farmácia que vc dá uma chorada, diz que não tem como ir no médico e eles te vendem sem receita! Esse pra mim é o melhor. Também tem o amoxicilina com clavulanato de potácio, que tb é ótimo, mas acho o Azitromicina mais forte.

    Com esses em 3 dias vc já melhorou 90%. e eu não deixo de tomar sorvetes kkk

    E se te causar algum problema vc só vai saber depois de tomar, até o médico só vai saber depois.
    Mas se prepare! Dá aquela dor de barriga!

    Entra lá no nosso blog que ainda é um bb e dá uma conferida!

    • 11 de abril de 2016 - 19:14

      Nossa Paula, que história de terror! Confesso que agora até fiquei meio com medo de tomar essas vacinas de novo hahahaha. Meu irmão já teve furúnculos e eu até hoje tenho pânico disso porque morro de medo de acontecer comigo. Demorou meses pra passar dele também e lembrou até hoje da minha mãe espremendo e saindo aquele pus que parecia não ter fimmmm… hahahahaha que horror. Vou ver o blog sim, beijos!

  8. 14 de março de 2016 - 10:01

    Ahhhh! Toma bastante suco de limão com gengibre que sara rapidinho!

  9. claudinha pires
    14 de março de 2016 - 19:51

    Ju…injeção ninguem merece! Qdo era pequena “lá em barbacena…” tomei umas 10 injeções dessa, de quinze em quinze dias, por conta de uma doença, q muita criança tinha…imagina meu trauma! por conta disso, tomo qqer remedio, até pedra p n ter q tomar injeção! Melhoras por ai…e propolis na garganta!!!
    O sorvete! Hummmm…n tenho sorveteira…escorreu uma lagrima por aq! bjsss

    • 11 de abril de 2016 - 19:21

      Claudinha, da pra fazer sem sorveteira também! É só colocar em um pote e levar pra gelar, e bater com a batedeira a cada 1h mais ou menos, umas 3 ou 4 vezes! :)

  10. Denyse
    15 de março de 2016 - 07:57

    Ah, pobrezinha, realmente ninguém merece essa injeção. Coragem a sua em fazer essa opção… Eu, nos primeiros sinais de gripe tomo própolis. Tomara que você já esteja boa, tomando sorvete por aí. Beijinho. Ah, a propósito, injeção na bunda não tinha sido abolida? Agora só se furam as pernas das pobres crianças…

    • 11 de abril de 2016 - 19:25

      Denyse, só se aboliram pra crianças, porque pros marmanjos como eu, é na bunda mesmo kkkkk

  11. Tudo na Panela
    19 de março de 2016 - 10:43

    Parece que ficou bem cremoso seu sorvete de chocolate. Receita tranquila de fazer. Adorei as fotos. Abs.

  12. Cecilia
    26 de março de 2016 - 21:43

    Qualquer antibiótico demora pelo menos 48h pra começar a fazer efeito. A penicilina benzatina tem uma meia vida grande (7 dias) e o pico de ação é tardio. É um antibiótico de depósito;)

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!