Então, já é Natal, né gente? Estamos em novembro mas sabemos que já agora começamos a nos sentir no espírito natalino. Tudo decorado na casa de vocês já?
Por aqui, neste ano, decidi me empenhar. Comprei meus próprios enfeites ao invés de ficar roubando da mamãe. Assim que tiver decorado bonitinho esse lugar, pretendo tirar fotos e colocar no Ju Morgado.
Pra esse ano, lancei o #especialnatalcupcakeando, pra vocês verem todas as dicas e receitas deliciosas que eu recomendo pra esse Natal. E uma delas são esses cinnamon rolls, ou rolinhos de canela, famosos nos EUA e que por aqui podem até ser chamados de rosquinhas de canela.
Montar sua mesa da ceia de Natal com essas delícias no centro, com a cobertura vermelha e verde, fica incrível, não acham? Dá um impacto nos convidados e aposto que vão gostar dessa receitinha deliciosa.
A canela combina muito bem com a cobertura de creamcheese. Embora eu prefira os rolinhos mais quentinhos, saídos do forno então são perfeitos. Mas com a cobertura também é maravilhoso. Recomendo que prove as duas versões!
Essa receita é incrível porque é super rápida. A maioria dos rolinhos de canela pedem pra você deixar eles crescendo várias vezes, por uma ou duas horas.
Rolinhos de canela super rápidos para o Natal
Os famosos cinnamon rolls
Receita da Creations by Kara, com adaptações.
Rende: 24 rolinhosMassa
1 xícara (240ml) de água morna
3/4 xícara (180ml) de leite morno
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
1/2 xícara (110g) de açúcar
1/4 xícara (60ml) de óleo
2 ovos
1 colher de chá de sal
5 a 6 xícaras (550g a 660g) de farinhaRecheio
1/4 xícara (60g) de manteiga derretida
3/4 xícara (170g) de açúcar
2 colheres de sopa de canela (ou 3 se quiser mais caneludo)Cobertura
3 colheres de sopa (42g) de manteiga
110g de creamcheese
2 xícaras (220g) de açúcar impalpável
2 colheres de sopa (30ml) de leite
corantes em gel nas cores vermelho e verde1 – Deixe já tudo preparado para toda a receita, porque esses rolinhos são mega rápidos. Em uma tigela, misture a água, o leite, o açúcar, o fermento e o óleo. Mexa com um fouet ou uma colher. Deixe por 3 a 5 minutos ali. Vai começar a borbulhar e crescer – se o seu fermento estiver na validade e a água e o leite não estiverem muito quente. A temperatura ideal deles é morninho tipo quando você coloca o dedo e consegue mantê-lo ali sem problemas. Mais que isso pode matar o fermento.
2 – Depois que tiver crescido bem, transfira para a tigela da batedeira se for usá-la, e acrescente o sal e um ovo de cada vez, batendo bem após cada um. Depois, acrescente 2 ou 3 xícaras da farinha. Misture bem até ficar mais ou menos uniforme, então coloque o gancho de bater massa de pão e deixe bater na velocidade mínima. Se for fazer na mão mesmo, no braço, é só ir misturando bem.
3 – Acrescente mais e mais farinha até formar uma massa uniforme, mas não muito seca. Você precisa ser capaz de tocar nela sem grudar muito na sua mão. Eu usei 5 xícaras e mais 1/4 mais ou menos. Na batedeira, bati por uns 10 minutos enquanto adicionava a farinha. Por fim, virou uma massa linda e cheirosa. Deixe ela na tigela por 10 minutos para crescer.
4 – Enquanto isso, prepare o recheio de canela: misture o açúcar com a canela até que todo o açúcar fique bem coberto com o tempero. Reserve ao lado da manteiga derretida.
5 – Retire a massa da tigela e coloque em cima de uma superfície enfarinhada. Vá abrindo para formar um retângulo de 40 por 50 centímetros (sou perfeccionista). Na massa aberta, pincele a manteiga derretida por toda superfície. E por cima dela, salpique o açúcar caneludo. Vai parecer muito açúcar, mas não é, pode usar tudo. No forno ele vai derreter de qualquer jeito, e entrar na massa, por isso vamos usar bastante!
6 – Enrole a massa partindo do maior lado, com cuidado, mas fechando bem firmemente para que o açúcar vá “colando” na massa. É importante enrolar em uma grossura que vá caber dentro das forminhas de cupcake.
7 – Deve ter sobrado um pouco da manteiga derretida, então use para untar as forminhas de cupcake. Então, corte os rolinhos com, mais ou menos, a altura das cavidades de cupcakes, na verdade mire para um pouco menor até, coisa de meio centímetro pra baixo (diferente de mim no vídeo, mas aprendi depois hahaha).
8 – Depois de preencher todas as cavidades, pré-aqueça seu forno em 190˚C. Enquanto ele esquenta, cubra os rolinhos com um pano e deixe que cresçam. Quando o forno estiver na temperatura, leve para assar por 14 a 15 minutos, até que fiquem douradinhos e o açúcar bem derretido. Retire das forminhas e deixe esfriar – dica: comer quentinho também é uma delícia!
9 – Para a cobertura, enquanto esfriam, é só misturar bem a manteiga e o creamcheese, depois acrescentar o açúcar e ir misturando até formar uma pastinha. Então, acrescente o leite até chegar a uma consistência boa para espalhar, que caia por cima dos rolinhos mas não seja muito líquida pra não fazer lambança.
10 – Com corante em gel ou líquido, divida a cobertura em duas partes e acrescente umas gotinhas de cada cor até chegar no tom natalino que tanto amamos. Tente não usar muito, vá aos poucos, porque corante pode amargar. Depois é só colocar uma a duas colheres de sopa em cada rolinho e deixar cair naturalmente. Sirva!
Fazer cinnamon rolls, ou os rolinhos, na fôrma de cupcake é perfeito. Por isso eu gosto tanto de cupcakes, porque literalmente dá pra fazer qualquer coisa nessa forminha. Eles ficam no formato certinho e ainda já saem servidos para uma pessoa.
O outro jeito de fazer os rolinhos é untar uma fôrma grande com manteiga e colocar um do lado do outro, virado pra cima exatamente como nas forminhas. Eles assam um do lado do outro, mas depois de frios dá pra tirar um por um certinho. Fica lindo assim também!
AHHHH! Cinnamon rolls <3
Oi Ju
Você “fecha” o roll embaixo com massa ou deixa aberto mesmo? Uma vez fiz e deixei aberto e virou uma caca pois o açúcar derreteu e grudou na forma (mesmo untada e enfarinhada)! Agora sempre que faço puxo a massa da parte de fora e “fecho” o fundo…
Bjos
Luçamara, você diz quando vc coloca na fôrma, aquela parte que fica virada pra baixo? Não fechei mas não tive problemas com isso, não, descolaram muito bem. Talvez porque eu untei bastante com manteiga, como mostrei no vídeo. Também é importante você pressionar bem os rolinhos quando estiver enrolando, pro açúcar “adentrar” mais e não ficar tão solto entre as camadas.
Oi Ju, tudo bem? Sou a leitora que no dia que você postou a receita eu fiz ;) … Farei essa receita pra sobremesa da ceia de natal da familia!!! Muito obrigada. Essa receita é maravilhosa!!! bjos e Feliz Natal