Como ainda estou em processo de mudança e arrumação (exceto a cozinha, que foi a primeira a ficar pronta, claro), não tem decoração de Natal aqui no apartamento. Até porque não tenho dinheiro pra comprar itens natalinos. Pindaíba total.
Mas então, ontem, enquanto estava de molho pós-pequena cirurgia pra tirar um lipoma que eu tinha no pescoço, recebi este pequeno presente do Freddie. De acordo com o Sr. Namorado, foi ele quem comprou e digitou a senha do cartão com as patinhas.
Esse mini pinheiro é a minha decoração do Natal de 2014, o primeiro morando sozinha. Claro, mas é óbvio, que passarei a ceia na casa dos meus pais, onde sempre tem fartura graças a culinária de Dona Maria, senhora cozinheira de mão cheia que minha mãe sempre pede para preparar o jantar inteiro.
Estou pensando em levar alguma coisa para a ceia, preferencialmente uma sobremesa, claro, porque não vou competir com Dona Maria e Dona Mamãe. Estou na dúvida entre uma torta de chocolate ou uma verrine gigante de creme de baunilha e morangos, inspirado em um doce de uma confeitaria famosa aqui de Brasília. Só que mais gostosa, porque tem amor na receita.
Eu levaria esses pãezinhos, mas é fartura demais pra levar mais salgado. Mas recomendo a vocês que façam na ceia das suas famílias! É diferente, mais numa vibe americana de Natal, e é muito delicioso! Comi três de uma vez quando fiz, assim que saiu do forno. Aliás, é uma ótima dica: deixar eles prontinhos, já crescidos lá do passo 8 da receita, e só assar na hora de servir, já que leva meros 10 minutinhos.
Pãezinhos amanteigados com alho
Rende: 10 pães em uma fôrma de 25cm de diâmetro1 xícara (250ml) de leite morno (a 35˚C)
3 colheres de sopa (35g) de açúcar
1 colher de sopa de fermento biológico seco
2 colheres de sopa (28g) de manteiga derretida
1 ovo
3 xícaras (330g) de farinha
1/2 colher de chá de sal
mais farinha se precisar
3 colheres de sopa (42g) de manteiga
2 dentes de alho ou 1/2 colher de chá de cremalho1 – Eu fiz na KitchenAid com o batedor de massas pesadas (o gancho), mas você pode perfeitamente fazer na mão em uma tigela. Vou ensinar os dois jeitos: misture na tigela da batedeira ou em uma tigela grande o leite e o açúcar, até dissolver o último.
2 – Acrescente o fermento e misture de leve com uma colher. Deixe agir por uns cinco minutos, até que comece a borbulhar. Se não borbulhar, o leite estava muito quente e você “matou” o fermento, coitado. É preciso começar de novo.
3 – Adicione a manteiga derretida e o ovo. Em seguida, adicione uma xícara de farinha e o sal. Comece a bater na velocidade mínima ou a misturar com um garfo.
4 – Vá colocando mais farinha até chegar às 3 xícaras. Nesse ponto, a massa deverá estar se desprendendo das laterais da tigela na batedeira e subindo pelo gancho. Na mão, ela deverá estar praticamente se desprendendo dos seus dedos. Se não chegar nesses pontos, vá acrescentando mais farinha aos poucos, de uma em uma colher de sopa. Isso varia porque depende da farinha que você usou, do tamanho do ovo, da umidade na sua cidade, etc.
5 – Deixe bater na tigela por 5 minutos, em velocidade baixa. Na mão, você precisa sovar a massa até que ela fique bem lisa e elástica, por uns 10 minutos mais ou menos. Vá adicionando mais farinha para não grudar na bancada.
6 – Unte com óleo uma tigela e transfira a massa para ela. Deixe em um local quentinho para crescer, tipo dentro do seu forno, por uns 50 minutos.
7 – Unte e enfarinhe a fôrma onde você vai assá-los. A massa deverá ter duplicado de tamanho. Dê um tapa/soco para desinchá-la e comece a formatar as bolinhas na fôrma. Depois leve para crescer novamente por mais 20 minutos.
8 – Enquanto isso, derreta a manteiga no microondas ou no fogão com o alho. Pincele a mistura sobre os pãezinhos depois de crescidos.
9 – Aqueça o seu forno à 200˚C. Quando estiver bem quente, asse os pães por 10 minutos, ou até que estejam bem moreninhos por cima. Abra o forno na metade do tempo para pincelar mais manteiga com alho por cima. Eu abri umas três vezes porque alho é vida.
Sirva recém-saído do forno, ou quentinho, com mais manteiga ainda! A apresentação fica uma graça e é ideal para a mesa de Natal, como entrada durante a ceia, não acham? Parece um panetone, até!
Se você gostar mesmo de alho, mas mesmo mesmo, como eu, vale ainda salpicar alho crocante em cima dos pãezinhos enquanto assam.
Como ficou a decoração de Natal de vocês esse ano? Capricharam?
Ju, que lindos os pães! Certeza q vou fazer p o Natal, amei! Me fala uma coisa, vc deixou mais ou menos q distância entre os bolinhos de massa, para ficar nesse formato? Fiquei com medo de deixar muito separado e n ter esse efeito lindo e juntinho no final… Obrigada mais uma vez, bju grande e boas festas p vc!
PS.: como vai de cozinha nova? Já já corro lá p ler o post, ainda n vi todo.
Lay, deixei uns 2 cm de distância entre cada um antes de deixar crescer, mas honestamente não me preocupei muito com a distância entre eles. Deixei ficarem grudadinhos mesmo! :)
Oi Jú,
Eu também não sou muito de fazer comentários mas hoje decidi que vou escrever muito. Só elogios para você e seu blog. Parabéns pelo novo formato. Está mais delicioso ainda. Já fiz muitas receitas do blog e a última foi a do pão amanteigados com alho. É a terceira vez que faço e o pessoal aqui de casa amou! Sempre falo de você para as minhas amigas. A Juliana sabe tudo! Identifico-me muito com você porque também amo utensílios de cozinha em especial o da Kitchenaid, (também tenho uma KiKi), gosto do blog Joy of baking… E toda vez que viajo o meu setor de compras preferido é sempre o de cozinha… (Michaels, Target, etc). Gosto de testar novas receitas e tirar fotos depois…
Jú, reparei que no novo blog os vídeos foram retirados….É isso mesmo?
Feliz Ano Novo…
Um abraço
Neide Sgobbi – São Paulo – SP
Oi Neide! Obrigada pelos elogios. Faça sempre comentários por aqui! Adoro ler vocês :)
Sim, os vídeos eu retirei porque estão com a logomarca antiga, e preciso atualizá-los para essa, que será para sempre (quem sabe hahaha) agora! Mas não tem problema porque os vídeos eram mais testes, vou fazer vídeos mais profissionais mais pra frente :)
Beijos!
Ah, sim, boa recuperação! :)
Oi Juliana!! Sou Andreia uma leitora de seu site a muiito tempo, mas nunca tinha postado nada, pq com dois filhos pequenos são raros momentos para eu ficar um tempo quietinha aqui em frente a telinha!! Maas eu adoro seu site, ele é lindo….suas fotos, suas historias e é claro suas receitas!! Amo pão….de qq tipo…assim como cupcakes!! Essa sua receita parece deliciosa….deixa te perguntar uma coisas: posso trocar o fermento em pó pelo biologico?? mesma quantidade?? Um Feliz , Belo e Doce Natal para vc e muitas felicidades em sua vida para 2015!!
Andreia, na verdade usei fermento biológico seco, e não o em pó! A quantidade já está lá na receita! :) Beijos e obrigada pelo carinho!
Bom dia Ju!
Não sou muito de fazer comentários mas estou sempre por aqui! Acho seu blog perfeito! Sou estudante de Gastronomia, em Brasília também, e o seu blog é o melhor de todos! Adoro as indicações de lojas! =D
Gostaria de deixar registrado que adorei as quantidades da receita em gramas! rsrs… Eu sempre ficava perdida, pois acostumei com quantidades exatas! Se um dia vc precisar de uma auxiliar, eu me candidato!! hehe…
Grande beijo!
Claudia, obrigada pelos elogios! :) Estou sempre tentando colocar as gramas em todas as receitas! Beijos!
Ju, se eu não tiver a forma anti aderente posso fazer com papel manteiga ou com a forma untada ? Mais uma vez parabéns por seu lindo trabalho, sempre dou uma olhada por aqui e uso sua receita de Cupcake red velvet. Obrigada pro compartilhar seu conhecimento conosco!
Francielle, basta untar sua fôrma que já resolve! :) Beijos!
Acabei de fazer, Ju! E como eu também sou viciada em alho, fiz uma manteiga de alho e salsa pra acompanhar. http://www.petiscos.com/receita.php?recid=8526&catid=16
Que delícia! Pena que meu forno queima o fundo de qualquer coisa que eu faça nele. Tirei mais clarinho que o seu e mesmo assim o fundo do pão ficou carbonizado. E olha que não era a temperatura que estava muito alta, ele até demorou uns 25 min pra assar. O que vc acha que pode ser? Eu achava que era a forma anti-aderente, mas vi que você também usou…
Admiro muito seu trabalho, parabéns!
Ju, seu forno pode estar desregulado mesmo. Tenta colocar em uma prateleira mais em cima do seu forno! Beijos! :)
Uma delicia!!!!
Juliana, também adoro alho, vampiros não chegam nem perto do meu portão! Eu fiquei em dúvida sobre o fermento, como ele é? Seria aquele de tabletinho? Vou adotar a sua frase “Alho é vida”, posso?
Denyse, é o fermento biológico seco instantâneo, vende perto dos outros fermentos comuns. É granuladinho! :)
Alho é vida. Queijo é vida. Açúcar é vida. Risoto é vida! Adoro tanta coisa que tudo é vida pra mim, hahahaha. Pode adotar! :)
Ui, senti o cheiro dessa pão daqui! Que maravilha! =)
MUITO bom! Faz em casa! :)
Bom dia Juliana, o novo visual do site ficou dez!!! Gostamos muito do seu site, digo gostamos pois minha filha Sara de 12 anos sempre está por aqui rsrs dando uma olhadinha. Nós duas fizemos no Natal essa receita do pãozinho de alho, uh que delícia, tirei fotinha e tudo pra te mandar, mas o meu maridão esqueceu de passar pra mim a foto. Bem lhe desejamos tudo de melhor neste 2015! Com carinho abraços, Sara e Ione.
Ione, que bom que gostam do site! Um grande beijo pra você e pra Sara, continuem sempre por aqui! Tudo de bom nesse 2015 :)
Juliana do céu! Se você estivesse por perto quando dei a primeira mordida nesse maravilhoso (e cheiroso) pãozinho, eu lhe daria um grande abraço e nenhuma mordida é claro! kkk Adorei! Posso deixar pronto e assar no dia seguinte? Porque eu estou viciada nele! Abçs
Larissa, pode deixar ele crescendo durante a noite e assar de manhã! :) Beijos!
Você usou farinha de trigo para pão ou usou farinha de trigo normal? adorei a receita!!!
João, usei farinha de trigo normal, mas se você tiver farinha própria para pão, fica ainda melhor :)
Esse pão também fica bom se fizer sem alho, só pincelando a manteiga?
Fernanda, fica bom de qualquer jeito! Hahahaha
Eu comprei uma planetária da Arno, testei essa receita nela hoje e a massa ficou perfeita! Ainda estou esperando ela crescer, mas ficou leve e lisinha, em ponto de véu.
Sobre a Planetária Arno: a batedeira balança um pouco e é meio barulhenta, mas super dá certo! Pra quem ainda não tem grana pra uma KitchenAid, é uma boa alternativa!^^
Fê, que bom que deu certo na Arno! Eu tenho um pouco de medo dela, confesso, porque parece que vai sair voando hahahahaha, mas já usei e deu certo mesmo :)
É exatamente isso o que eu digo quando alguém me pergunta sobre a performance dela! Parece que vai voar. Tem gente que larga batendo e vai fazer outras coisas, mas eu não confio, tenho que ficar junto, hahaha!
Eu gostaria de uma KitchenAid, mas faço meus bolos e pães apenas para consumo próprio mesmo, então não vejo motivo para pagar mais de mil reais numa batedeira que só vou usar de vez em quando.
Agora, pra quem faz essas coisas pra vender, aí sim vejo vantagem investir na KitchenAid. A não ser que a pessoa só venda bolo, porque bate bolos e coberturas muitíssimo bem.
Oi Jú,fiz o pão e ficou maravilhoso.Levei para o trabalho e já fizeram encomenda para o dia seguinte. Obrigado por compartilhar suas delícias.Bjs
Marlene, que ideia boa! Que bom que gostaram e está te rendendo um extra! Beijos! :)
Juliana!!
Suas receitas são sempre ótimas. Nunca me arrependo de testá -las. Já fiz esse pão algumas vezes desde q vi a receita em dezembro.
Já testei com farinha integral e integral com passas e canela. Ficaram ótimos. muito bom mesmo.
E hoje, pensando em fazer uma panqueca no café amanhã, o q encontro aqui? Vc tá adivinhando pensamentos.
Muito obrigada.
Ruth, estou inserindo chips mentais em cada um de vocês, um de cada vez, pra saber sempre o que vocês querem aqui no blog e eu poder fazer hahahahaha :) Beijos flor!
Oi Ju, fiz ontem! Finalmente! Ficou top demais. A burra aqui esqueceu de botar o sal hshahaha, mas mesmo assim ficou boa. Coloquei a 180°C por 30min e deu certo. To mega feliz. Agora vou testar seus cupcakes rsrs
Beijos
Juliana, o pão ficou maravilhoso. Gosto muito das suas receitas e tenho muita confiança que vai dar certo, como sempre aconteceu. Parabéns . Um detalhezinho que eu não percebi na receita: qual o momento de colocar o sal ? Confesso que não coloquei e nem senti tanta falta, a manteiga resolve.
Valeria, realmente estava faltando na receita, mas era só acrescentar a qualquer momento mesmo. E sem o sal ele também fica muito bom, né? Beijos!
Fazia tempos q eu vinha namorando essa receita..e a umas tres semanas atrás eu resolvi testar..nem preciso dizer q foi amor a primeira mordida..macio e leve..uma delicia. Moro em Curitiba e estamos encarando o inverno..agora todo domingo sai pãozinho quentinho pra aquecer o final de tarde..Muito obrigada por compartilhar suas receitas maravilhosas conosco..
Ju,acabei de fazer e ficou ótimo,meu marido adorou!!Parabéns!!
Olá Juliana, primeiro gostaria de parabeniza-la pelo seu lindo site, e quero que saiba que vc inspira muito amor a cada publicação! :) Fiz o pão de alho em duas receitas porque a população é grande aqui em casa… uma eu fiz na forma antiaderente e a outra de alumínio… o que coloquei na forma antiaderente tb queimou embaixo, como já relataram aqui…mas não foi problema, retiramos o fundinho queimado e ficou uma delicia de novo.. hehehehe
Tenho uma duvida… eu posso preparar a massa a noite e guardar na geladeira para assar de manhã? Duvida de pricipiante.. Bjss
Janaina, acho que a dica é colocar o pão no meio do forno pra ele não queimar nem embaixo e nem em cima. Será que resolve? Mas que bom que gostaram! Eu nunca testei mas escuto dizer que dá pra fazer a massa e deixar crescendo no forno durante a noite, e assar pela manhã. Deve funcionar, tem muita gente que faz assim! Beijos!
Primeiramente eu adoro seu blog. Gostaria de deixar um recado para parabenizá-la pelo cuidado e carinho com as receitas, eu nunca tinha conseguido fazer pão, mas sua receita foi perfeita e agora faço esses pãezinhos toda vez !