sexta, 31 de março de 2017

Ovo trufado Sensação© para a Páscoa

7 Comentários

Esse ano decidi comer ovo de Páscoa. Todo ano eu fujo e Sr. Namorado fica frustrado, porque ele quer me engordar de alguma forma. Ele sempre pergunta qual ovo eu quero, e a resposta é sempre a mesma: não quero nada.
Esse ano, pra sair da rotina no relacionamento, eu o abordei subitamente e disse “esse ano eu quero ovo de Páscoa”. Acho que ele estava até falando sobre outra coisa, mas parou, em choque, e me encarou com os olhos brilhando.

Ovo trufado Sensação
Mas seguindo a lógica da minha nutricionista e do próprio Sr. Namorado, eu obviamente não vou gastar minhas fichas com ovos industrializados que nem são criativos. Vou atrás de coisa gostosa, caseira e diferentona~. Por isso busquei no Instagram pessoas de Brasília com docinhos de Páscoa delícias e o resultado por enquanto é: Vai Gordinha 2 x 0 Dieta.
Comi um ovo de bolo de cenoura e brigadeiro da Lua Doce, inteiro, sozinha no almoço. Na semana seguinte, foram dois bombons recheados, uma banda de ovo trufado de leite ninho e umas colheradas de ovo de colher da Docê Cozinha Afetiva.
Ambos deliciosos, recomendo para quem é de Brasília e está procurando opções de docinhos incríveis para a Páscoa, pra dar de presente ou pra se esbaldar sozinho mesmo!

Ovo trufado Sensação

Ovo trufado Sensação
Seguimos aqui na luta para outro doce até a chegada da Páscoa. Mas enquanto isso, fiz em casa esse ovo trufado à pedidos de leitores, que queriam quitutes de Páscoa que não fossem cupcakes.
Você precisa de uma das fôrmas de ovo de páscoa para fazer as cascas que serão recheadas. Elas estão à venda com facilidade em lojas de confeitaria nessa época do ano. Eu acho que o tamanho de 14cm x 9cm de ovo é suficiente para uma pessoa comer e ainda sobrar. Fazendo nesse tamanho, ainda te sobra bolo suficiente para uma terceira casca e um pouquinho de recheio.

Ovo trufado Sensação© para a Páscoa
Rende: duas cascas recheadas de 14cm de altura, por 9cm de largura

Massa de bolo
1 ovo
1/4 xícara + 1 colher de sopa (65g) de açúcar
1/4 xícara + 1 colher de sopa (80g) de maionese
1/2 xícara + 1 colher de sopa (85g) de farinha
pitada de sal
pitada de fermento (pegue com três dedos)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 xícara (25g) de cacau
1/4 xícara (55ml) de café, ou 1 shot de espresso

Recheio Sensação©
200g de chocolate branco
70g de creme de leite fresco
1 1/2 colher de sopa de suco de morango em pó

Casca do ovo
200g de chocolate derretido e temperado (veja como aqui)

Decoração do topo
1/2 receita de brigadeiro meio amargo
morangos a gosto

1 – Primeiro, a casca: com o chocolate temperado e derretido, preencha a cavidade da fôrma com uma colher até preencher tudo. Limpe as bordas para facilitar a retirada depois. Leve para a geladeira por uns 10 minutos. Retire e passe outra camada de chocolate para que a casca fique bem consistente e não quebre. Leve à geladeira por uns 30 minutos, ou até que a fôrma fique transparente do lado que encosta no chocolate, como se ele tivesse descolado. Ele descolou mesmo. Então, retire da fôrma e reserve enquanto prepara o resto.
Dica! Se você conseguir encontrar para vender, existem fôrmas de casca de ovo que vêm duplas: uma você preenche até a marquinha indicada, a outra você pressiona por cima e o chocolate distribui uniformemente, sozinho. Dá bem menos trabalho!
2 – Para o bolo: bata o ovo e o açúcar juntos, na batedeira mesmo, até que fique bem pálido e fofo.
3 – Adicione a maionese e bata novamente, para misturar tudo.
4 – Peneire por cima os ingredientes secos: a farinha, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato. Bata para incorporar tudo. Evite bater demais. Acrescente o café e bata apenas para misturar. Se precisar, use uma espátula com movimentos envolventes para não bater demais a massa.
5 – Cubra uma assadeira plana e grande com papel manteiga e espalhe a massa com a ajuda de uma espátula ou colher. A massa pode ficar bem fica mesmo na assadeira, como vamos usar como camadas do ovo, ela fica baixinha – e ainda tem o fermento e o bicarbonato, que a fará crescer um pouco, então pode espalhar bem.
6 – Asse por 10 minutos, até que o centro esteja firme, mas com cuidado pra não queimar. Fique de olho! Retire e reserve.
7 – Para o recheio: derreta o chocolate branco de 15 em 15 segundos no micro-ondas, mexendo entre intervalos. Depois, acrescente o creme de leite fresco e misture bem. Se ainda houver pedacinhos de chocolate branco que não derreteram, você pode levar mais 15 segundos pro micro-ondas e mexer bem, que geralmente assim eles derretem.
8 – Acrescente o suco de morango em pó e misture. O que eu usei deixou a ganache já nessa cor linda da foto, então não usei corante, mas se você quiser um rosa bem rosa mesmo e o corante do suco não for suficiente, acrescente uma gotinha de corante para chocolate (não use o líquido!) aqui e misture bem. Reserve a ganache na geladeira por uns 30 minutos, até que ela endureça um pouco e esfrie, senão você vai derreter a casca.
9 – Montagem: com uma faca, recorte as camadas do bolo na fôrma. Você precisa de dois cortes ovais, um maior que vá “fechar” o recheio na casca e outro menor, que caiba mais ou menos no meio. Eu medi mais ou menos e fui no olho mesmo, mas você pode ser perfeccionista e medir com uma régua.
10 – Coloque uma colher de sopa caprichada da ganache de morango no fundo do ovo e espalhe com as costas da colher, até preencher. Cubra com o menor corte do bolo e pressione para grudar. Coloque mais duas colheres de sopa da ganache, mais ou menos, e espalhe por cima. Cubra com a última camada de bolo e pressione bem, para que a ganache preencha os espaços livres e o recheio todo firme.
11 – Passe uma leve camada de brigadeiro por cima para “selar” o ovo e criar uma colinha para a decoração e os morangos. Em seguida, coloque o brigadeiro num saco de confeitar com um bico de sua preferência (eu usei o bico pequeno número 32 da Wilton) e preencha as bordas para arrematar e formar uma caminha para os morangos. Decore com as frutas e voilá!

Ovo trufado Sensação
Se você colocar os morangos, vai ter que manter esse ovo na geladeira, é claro. Mas caso queira vender ou algo do tipo, você pode decorar de outras formas – por exemplo, com os granulados de morango da Callebaut ou com pedaços do bombom Sensação :)
Outra dica bacana é que você pode fazer uma calda de açúcar para molhar as camadas de bolo do ovo. Eu só indico não molhar muito senão o recheio todo fica meio melequento demais e, na hora que a pessoa for comer, vai ser uma sujeira abrir o ovo e sair aquele monte de líquido.

O que vai sair da sua cozinha nessa Páscoa?

  1. Heloiza Dos Santos Almeida
    02 de abril de 2017 - 22:07

    Oi Ju! Que lindo! Está de comer de joelhos, tenho certeza! Parabéns pelo lindo trabalho e por compartilhar essas delícias. Minha pergunta é …qual o bico utilizado nessa decoração?

  2. Heloiza Dos Santos Almeida
    02 de abril de 2017 - 22:09

    Oi Ju! Que lindo! Está de comer de joelhos, tenho certeza! Minha pergunta é …qual o bico utilizado nessa decoração?

    • 03 de abril de 2017 - 12:56

      Heloiza, é o bico 32 da Wilton! Descrevo direitinho isso na receita :)

  3. Soyara
    03 de abril de 2017 - 22:14

    Oi Ju! Poderia dizer que marca se suco vc usou ou não pode? Seria aquele q começa com a letra T de tango? Rsrsrsrs

    • 03 de abril de 2017 - 22:52

      Soraya, eu usei Tang sim hahaha, mas honestamente qualquer marca serve, eu acho os sabores todos iguais :)

  4. Grace
    04 de abril de 2017 - 12:51

    Oi Ju que lindo deu até inspiração de fazer… mas estou perdida com a maionese?? Me ajuda vai

    • 07 de maio de 2017 - 01:12

      Grace, perdida aonde? kkkk É maionese, sim, a comum.

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!