terça, 19 de junho de 2012

Os primeiros cupcakes de baunilha

219 Comentários

Eu não me lembro bem de quais foram meus primeiros cupcakes. O que me lembro são dos que ficaram apresentáveis. Tinham pasta americana caseira de cobertura, com estrelas e círculos, coloridos em azul e rosa bebês. Foi a primeira vez que eu me dediquei a fazer cupcakes bem decorados.
Meus primeiros cupcakesMeus primeiros cupcakes.
Alguns anos atrás, eu tinha uma verdadeira obsessão por trabalhos manuais. Já me aventurei em biscuit, tricô, bijuterias, patchwork, cerâmica, sabonetes caseiros e até parti brevemente para virar costureira, mas eu não tinha muito jeito. Uma vez fui atrás de ingredientes para fazer maquiagens em casa, mas isso – graças aos céus – nem chegou a acontecer.
Por isso, para a primeira vez que mexi com pasta americana, não comprei cortadores porque já tinha vários da época em que tentei mexer com biscuit. O biscuit nada mais é do que uma pasta americana que não podemos comer.
Passou muito tempo desde então e muita coisa mudou, como as decorações que faço, a produção para as fotos que tiro e a confiança que eu tenho para experimentar coisas novas. Mas a receita daquela primeira vez continuou.
O que gosto nela é a facilidade de fazê-la e com um resultado final muito bom. A massa é leve, macia e saborosa, perfeita para cupcakes. Outra vantagem é sua versatilidade: com ela como base, é só misturar outro ingrediente da sua escolha. Mirtilo, gotas de chocolate, uva passa, nozes… não há limites!
Descobri a receita no Youtube, quando encontrei o maravilhoso canal da Stephanie Jaworski chamado Joy of Baking. O site homônimo tem ainda mais coisas legais para descobrir. Já testei muito do site da Stephanie e chuto que somente umas 3 ou 4 receitas não deram certo.

Cupcakes de baunilha
Rende: 12 cupcakes
Receita por Stephanie Jaworski (Joy of Baking)

113g (1/2 xícara) de manteiga
130g (2/3 xícara) de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
195g (1 1/2 xícaras) de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
60ml (1/4 xícara) de leite

1 – Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Separe o leite e os ovos. Isso se chama “mise en place”, em francês, e significa “deixar no lugar”. É o ato de separar os ingredientes pesados ou medidos antes de começar a receita. Confesso que eu nem sempre faço isso com receitas que repito constantemente, mas quando vou testar uma nova, é muito útil.
Mise en place
2 – Ligue seu forno em 180˚C. Enquanto ele aquece, você prepara a massa.
3 – Com uma batedeira de mão ou fixa, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa. Leva uns 4 minutos.
4 – Acrescente os ovos, um por um, batendo bem. Misture o extrato de baunilha. A mistura vai parecer talhada, mas é normal. Respire fundo, deixe o desespero de ter errado a receita sumir do seu corpo e continue.
Talhou Muita calma. No final, tudo dá certo.

5 – Alterne a adição dos ingredientes secos com o leite, terminando sempre com os secos. O segredo é não bater muito, pois o glúten da farinha irá se desprender demais e o resultado é um bolinho duro. Não queremos isso, né?
6 – Divida a massa em uma fôrma para 12 cupcakes com forminhas de papel, enchendo até no máximo 2/3 de cada uma. Asse no forno pré-aquecido por 18 minutos. Fique de olho, pois cada forno tem uma intensidade e pode ser que o seu precise de mais ou menos tempo. O jeito é ficar atenta e retirar assim que ele passar no teste do palito: espete todos os bolinhos no centro com um palito de dente. Se sair limpo, estão prontos.
Essa massa fica branquinha, então não asse demais achando que eles precisam corar ou então vão ficar secos.
7 – Quando prontos, tire imediatamente da fôrma e deixe-os esfriar completamente antes de rechear e colocar sua cobertura favorita.
Cupcakes de baunilha
Eu usei recheio de limão siciliano e uma cobertura simples, de buttercream de merengue italiano.

Qual foi a primeira receita de cupcakes que você fez? Ainda é a que você usa?

  1. David
    19 de junho de 2012 - 12:44

    Tava uma delícia!!! Hahaha
    Tá muito bem feito o blog! Parabéns Ju :)

    • 20 de junho de 2012 - 11:28

      Comeram tudo hahahaha obrigada querido! Beijo!

  2. Wallace Matos
    20 de junho de 2012 - 16:58

    Fala prima !
    Levou pra frente esse seu vício em Cupcake !
    Gostei do blog, muito bem elaborado.
    Vou passar por aqui e levar essas receitas a patricia pra fazer uns de chocolate pra mim. Beijão !

    • 20 de junho de 2012 - 22:21

      Levei mesmo, primo! Cozinhar é minha paixão, não tenho como negar. Quando for aí de novo, faço um almoço pra família toda (se eu tiver pique, porque ela é grande!) hahaha Beijo!

  3. 22 de junho de 2012 - 08:14

    Oi, Ju. Lindo o seu blog e o seu trabalho! Parabéns! Bjks

  4. 22 de junho de 2012 - 09:23

    E como recheia??

    • 22 de junho de 2012 - 09:35

      É só cortar um cone no cupcake com uma faca pontuda, encher e colocar a tampa do cone de volta! :)
      Mas um post sobre isso está por vir, Paulinho!

  5. Evelyn
    29 de junho de 2012 - 13:08

    O buttercream tem duas cores (amarelo e rosa)?
    Como que faz pra ficar com esse efeito?
    Ah! Foi seu amigo David que me indicou o blog! =)
    Muito lindo! Parabéns
    Bjss

    • 29 de junho de 2012 - 15:21

      Oi Evelyn! O buttercream pode ser colorido em várias cores usando corantes alimentícios, mas ele naturalmente já tem uma cor bege, por causa do amarelo da manteiga (buttercream = creme de manteiga). Qualquer corante que você usar vai misturar com esse amarelo e formar outras tonalidades, de acordo com aquela roda de cores que a gente aprendeu quando pequenos, sabe? Hahahaha…
      Já essa técnica aí que eu fiz é um truque muito simples que aprendi, mas bem difícil de explicar com palavras. Planejo fazer um post sobre isso no futuro, com fotos explicativas!
      Bem vinda ao blog! Que bom que o David te trouxe pra cá! Continue por aqui!! :)
      Beijo!

  6. 15 de julho de 2012 - 18:18

    Oi Ju, a receita é ótima, mas eu queria saber, não tenho as forminhas de ferro (acho que são né? aquelas que colocam as de papel dentro), oque posso substituir ela?

    • 15 de julho de 2012 - 21:42

      Oi Mari! Você pode usar ramekins (como esses) também, sempre tomando o cuidado de preencher com massa somente até 2/3 da borda. Aquelas forminhas de petit gateau/bom bocado também são boas substituições.

      Se vc quiser manter o formato comum de cupcake, infelizmente vai precisar de um desses para assar. Algumas massas são bem densas, como essa de baunilha, e você pode até arriscar usar as forminhas de papel sozinhas.

      Bem vinda ao blog! Beijos! :)

  7. 02 de agosto de 2012 - 09:31

    […] receita de cupcakes de baunilha 1 receita de buttercream-sorvete Corantes alimentícios em […]

  8. 30 de agosto de 2012 - 09:41

    […] um de cada vez, e depois o suco de limão. Bata até incorporar. Vai parecer que talhou, como a massa de baunilha clássica, mas é normal. 3 – Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Use uma espátula, pois ajuda a raspar o […]

  9. 15 de outubro de 2012 - 11:50

    […] receita está aqui. Não vou replicar porque no blog já está tão […]

  10. Caroline
    17 de outubro de 2012 - 10:15

    Oi Juliana,

    Adorei seu site! Me mudei para Berlin há uns meses, e como nao trabalho, estou muito em casa, e participando mais da cozinha. Então comecei com a idéia de querer aprender a fazer cupcakes…levei mais de uma semana para pesquisar e encontrar os ingredientes em alemão…hahahahahaha, antes de ver seu site, eu tinha olhado outros…mas a receita sempre levava bicarbonato de sódio, e eu já tinha ido em 3 mercados aqui e nao tinha achado…já tava desanimada. Mais ai vi essa receita aqui sua, sem bicarbonato…uma luz no fim do túnel. Fiz meus bolinhos e saíram muito gostosos! Adicionei blueberry..hummmm, delicia! Continue postando, quem faz cozinha com paixão, cozinha as melhores comidas! Sucesso!

    • 17 de outubro de 2012 - 11:40

      Oi Caroline!

      Que legal, Berlim é um dos lugares que eu morro de vontade de conhecer, deve ser fantástico!
      O bicarbonato geralmente é usado em receitas com cacau, porque a reação química entre eles faz os bolinhos crescerem. Dependendo da receita, você pode omitir o bicarbonato que ela pede e aumentar o fermento em pó. O resultado final não é exatamente o mesmo, mas dá certo!

      Aposto que seus cupcakes com blueberry ficaram ótimos!

      Um beijo e continue por aqui!

  11. 30 de outubro de 2012 - 09:40

    […] o resultado final do que assamos na cozinha, seja um bolo, um biscoito ou um pão. Já falei aqui que, quando se bate uma massa de cupcake ou bolo, deve-se bater o mínimo possível depois da […]

  12. Ana Paula
    01 de novembro de 2012 - 11:39

    Olá! Faz uns 3 dias que encontrei e virei fã do seu site. Na verdade eu descobri que não preciso mais criar um… o seu tá perfeito! Só uma coisinha… eu queria pedir pra vc encarecidamente… mostre-nos como fazer a bendita “clássica voltinha” do cupcake :)

    • 01 de novembro de 2012 - 11:41

      Oi Ana!
      Está anotado! Vou fazer um post sobre como eu faço a minha voltinha no cupcake! :)

      Um beijo!

  13. Thialle Araujo
    06 de novembro de 2012 - 13:41

    Ola, to comecando agora com os cupcakes o primeiro não deu muito certo morri de chora, mais n vou desistir. To com uma duvida para fazer a massa todos os ingredientes tem que esta em temperatura ambiente? parabéns pelo trabalho um beijo.

    • 06 de novembro de 2012 - 13:44

      Oi Thialle!

      Não fique triste com uma tragédia na cozinha, eu tenho várias e aposto que vários chefs famosos também têm constantemente. O importante é continuar tentando!
      Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, a não ser que esteja claramente indicado na receita o contrário. Estar em temperatura ambiente é essencial para garantir que tudo seja bem incorporado e misturado!

      Um beijo!

  14. Thialle
    09 de novembro de 2012 - 10:24

    Que bom saber que você ja errou… vou ficar tentando e tantando e tantando. Ja fazia brigadeiros de tudo quanto é jeito tenho um sonho de trabalhar com doces… obrigada um beijo.

  15. Larissa
    28 de novembro de 2012 - 03:52

    Olá! Queria saber se pode substituir a manteiga por margarina. Qual a diferença? Obrigada. Beijo!

    • 29 de novembro de 2012 - 02:24

      Larissa, eu deteeeeeeeesto margarina. Não acho que fica um bom sabor nos cupcakes ou qualquer prato. A margarina pede mais temperatura que a manteiga para derreter, e, por isso, quando você come margarina, ela não derrete delicadamente na sua boca. Esse efeito se repete em produtos assados como cupcakes: feitos com margarina, eles deixam um leve “ranhoso” na boca depois.
      É coisa bem sutil e eu, preferencialmente, não recomendo margarina para confeitaria. Sei, no entanto, que muita gente prefere ou só tem acesso a ela. Então, se você quiser substituir, não tem problema! É só usar a mesma quantidade da indicada de manteiga.

      Um beijo!

  16. 10 de dezembro de 2012 - 11:37

    […] Ingredientes do bolo (adaptei DAQUI): […]

  17. 10 de dezembro de 2012 - 11:37

    […] Ingredientes do bolo (adaptei DAQUI): […]

  18. Eliane
    11 de dezembro de 2012 - 22:32

    Adorei a receita, está de parabéns, acabei de fazer e ficaram ótimos!!! Obrigada por compartilhar a receita conosco!!!

  19. Fernanda
    13 de dezembro de 2012 - 19:38

    Ola Ju, adorei o seu site, eh mt lindo e tem tudo explicadinho! vc sera a primeira vez q testarei suas receitas..espero q fiquem boas! um bj

  20. Roberta
    23 de dezembro de 2012 - 23:39

    Juliana!!
    Acabei de fazer o meu 1o cupcake para o natal e peguei essa receita de baunilha e ainda coloquei gotinhas de chocolate e ficou uma delícia!!
    Qdo ficar expert no assunto farei as coberturas e testarei as outras receitas!
    Paarabéns pelo blog, é de babar!
    :)

    • 24 de dezembro de 2012 - 09:03

      Oi Roberta!

      Essa receita é demais, dá pra acrescentar tudo nela e fazer cupcakes de tudo quanto é jeito! Formigueiro, chocolate chip, coco, limão… É só deixar a criatividade sair!

      Um beijo!

  21. Laiza
    02 de janeiro de 2013 - 19:19

    Eu adorei a receita =] o cupcake ficou ótimo! Parabéns pelo site!

    • 02 de janeiro de 2013 - 21:56

      Que bom que gostou, Laiza! Obrigada pelo elogio! :)

  22. 10 de janeiro de 2013 - 23:05

    Oi Ju! Fiquei curiosa para saber qual é a importância de colocar sal nos cupcakes, percebi que tu sempre bota nas receitas… Beijinhos

    • 10 de janeiro de 2013 - 23:51

      Oi Mari!

      O sal ajuda em três funções importantes:
      1) cortar um pouco do açúcar que as receitas tem.
      2) o sal funciona como um “melhorador” de sabores, ou seja, ele implementa o gosto dos outros ingredientes. O chocolate fica mais gostoso, o açúcar fica mais gostoso, tudo!
      3) o sal também é um preservante, mantendo o bolo ou cupcake livre de mofo e bactérias por mais tempo.
      Legal né? É sempre bom colocar uma pitadinha de sal em todas as receitas doces que você fizer.

      Um beijo!

  23. 15 de janeiro de 2013 - 09:40

    Seu blog está lindo! Parabéns…. Embora seja longe da minha área, está sendo uma das minhas paixões fazer cupcakes… confesso que ainda tenho muito que aprender… acertei 2x somente as receitas, por vezes eles ficam lindos tiro do forno e eles murcham… :( ou ficam solados… o que será q estou fazendo de errado? Existe uma forma de esfria-los?
    Me diz uma coisa, se eu quiser acrescentar chocolate nessa receita eu devo retirar algum ingrediente?

    • 15 de janeiro de 2013 - 23:36

      Oi Fabiana! Bem vinda! :)

      As receitas que você tentou foram minhas?
      Esse problema de murchar pode acontecer em algumas receitas. A minha de chocolate costuma murchar levemente, já a de baunilha sempre mantém seu formato. Se a receita que você está usando não murcha naturalmente, o mais provável é que você esteja batendo demais a massa depois da adição da farinha. Como eu expliquei aqui, depois de colocar a farinha, você não pode bater muito, senão o bolo vai solar ou murchar.
      Outra opção é que você pode estar assando menos do que o indicado na receita. Você faz o teste do palito? Insira um palito de dente no centro de cada cupcake quando achar que já está bom. Se ele sair molhado, é porque ainda está cru por dentro. Retirando agora, a massa vai compactar e solar.
      A melhor forma de esfriar os cupcakes é retirá-los das fôrmas assim que sair do forno (a não ser que a receita diga o contrário) e colocá-los em uma grade de resfriamento. A bancada da cozinha também serve!
      Ainda não transformei essa receita em cupcakes de chocolate, portanto não sei se ficaria bom. Acho melhor você tentar uma receita de chocolate direto, como essa que coloquei no blog! É ma-ra-vi-lho-sa! :)

      Um beijo!!

  24. Juliana bracaioli
    18 de janeiro de 2013 - 20:51

    Achei que ficou a minha receita muito salgada, EE. Que a receita nao estava falando se a manteiga era com sal ou nao xoxo

    • 18 de janeiro de 2013 - 20:56

      Oi Juliana!

      Aqui no blog, é sempre manteiga sem sal. Usando manteiga com sal, você pode deixar de usar o sal granulado. Deve ser por isso que ficou muito salgado… :(

      Beijo!

  25. 04 de fevereiro de 2013 - 09:23

    […] Para exemplificar os perigos de trabalhar demais a farinha, registrei uma experiência: fiz a massa básica de cupcakes de baunilha e segui a receita, batendo ao fim somente para incorporar a farinha. Retirei 6 cupcakes. Depois, […]

  26. Carol
    23 de fevereiro de 2013 - 18:01

    Oi, qual o tipo de açúcar usado nessa receita?

    • 23 de fevereiro de 2013 - 20:31

      Oi Carol!

      Açúcar cristal ou refinado. Eu usei o cristal, mas o refinado também funciona.

      Beijos!

  27. Maíra
    26 de fevereiro de 2013 - 11:36

    Oi Juliana,
    Quero fazer meus primeiros cupcakes no fim de semana e pensei em começar com esta receita de baunilha. Pensei em simplificar usando uma geleia de damasco pronta, já que vou ter desafios suficientes com a massa e com o buttercream. Você tem alguma outra sugestão de recheio fácil e gostoso? E quanto ao buttercream, se eu me aventurar a fazer o italiano, será que consigo fazer só meia receita? O problema são as 5 claras ;-)
    Se tudo der certo, quero ir testando as todas as receitas! Muito obrigada pela atenção!

    • 26 de fevereiro de 2013 - 11:40

      Oi Maíra!

      Você pode usar geleias de recheio, ou então usar doce de leite, que acha? Doce de leite, pra mim, é sempre uma boa pedida.
      O buttercream de merengue italiano pode sim ser feito pela metade. Você pode dividir uma clara ao meio, mais ou menos mesmo – não fique preocupada com ficar certinho! – ou simplesmente usar três claras de ovos menores!
      Tire fotos da produção e me mande, adoro ver!

      Beijo!

  28. Maíra
    27 de fevereiro de 2013 - 11:20

    Doce de leite também é uma boa, Juliana! Mal posso esperar pelo fim de semana. Depois eu mando as fotos sim. Obrigada pela resposta!

  29. Adriana
    28 de fevereiro de 2013 - 17:34

    Olá Juliana, tudo bem?? Queria saber qual é a tecnica pra fazer essa voltinha com duas cores, pode ensinar??? Bju, suas receitas são DIVINAS…

    • 28 de fevereiro de 2013 - 20:52

      Oi Adriana!

      A dica é colocar as duas cores de buttercream no saco de confeitar, uma de cada lado, e depois apertar e ver a mágica das duas cores acontecer. Se você usar a técnica que eu ensinei aqui no blog para não sujar o saco de confeitar, fica mais fácil ainda, pois é só colocar uma cor em cima da outra.

      Beijos!

  30. Letícia
    07 de março de 2013 - 14:07

    Olá, Juliana!
    Quero te parabenizar pelo belo site e dizer que cupcakes andam se tornando um vício pra mim. Adoro as receitas, acho super criativas e pretendo ir experimentando um por um, sempre que possível. A propósito, uma observação: sua receita de cobertura de negresco é uma delícia e caiu muito bem com os cupcakes de cenoura brasileiros que eu fiz ontem!
    Bom, mas ao motivo real deste comentário: estou apaixonada por esta cor diferente na cobertura deste post. Adoro a parte das coberturas dos bolinhos, mas estou doida pra fazer algumas com efeitos coloridos diferentes, sabe? Achei esta aqui maravilhosa e delicada. Se vc puder me esclarecer o modo de fazer por aqui, e-mail, ou quem sabe um post (caso outras pessoas tenham manifestado interesse), eu ficarei extremamente agradecida! Ah, um motivo especial: quero fazer cupcakes com esse tipo de cobertura pro aniversário do meu namorado na semana que vem!
    Obrigada e parabéns pelo site! Quando se faz algo que ama, o resultado só pode mesmo ser este!
    Beijos!

    • 07 de março de 2013 - 14:37

      Oi Letícia!

      Que bom que gosta do blog, seja bem vinda aos comentários!
      A cobertura de negresco é fatal, não tem ninguém que não vai gostar dela! Hahahaha!
      Essa decoração que fiz funciona assim: a dica é colocar as duas cores de buttercream no saco de confeitar, uma de cada lado, e depois apertar e ver a mágica das duas cores acontecer. Se você usar a técnica que eu ensinei aqui no blog para não sujar o saco de confeitar, fica mais fácil ainda, pois é só colocar uma cor em cima da outra.

      Beijo grande!

  31. Juliana Albuquerque
    08 de março de 2013 - 02:49

    Em primeiro lugar PARABÉNS por tudo o que você faz!!! São obras de arte inspiradoras…
    sempre fui apaixonada pela arte de cozinhar , principalmente bolos e doces, e agora que tenho uma filhinha não quero deixar de acompanhar de perto seu crescimento, por isso decidi, unir o útil ao agradável e vender bolos especias (é assim que quero ser conhecida, confeiteira de bolos especiais!!) …na lista de receitas que quero disponibilizar para os futuros clientes, claro que estão incluídos os cupcakes, afinal além de lindos e famosos, são realmente deliciosos…e não podia ter encontrado melhor fonte que não fosse seu blog…é ótimo mesmo!!
    por isso, queria te pedir alguns conselhos…quais são os melhores recheios para cupcakes? e as coberturas, são sempre amenteigadas? quais vc acha que são as mais pedidas? e as massas mais indicadas? e por fim, como faço para calcular o preço de venda, afinal é bem mais trabalhoso que o bolo tradicional né…ah!! e ainda tem o fator conservação, como fazer por exemplo se receber uma encomenda de 100,150 cups, não dá pra assar, rechear e confeitar tudo no mesmo dia, como fazer??
    Desde já agradeço enormemente e que Deus te abençoe sempre!
    Ah! mais uma coisinha, nessa receita posso usar essência ao invés de extrato de baunilha?

    • 08 de março de 2013 - 15:09

      Oi Juliana!

      Seguinte, a maioria das suas perguntas são difíceis de eu te responder porque eu não moro onde você mora e não conheço o público que consumiria seus cupcakes. Infelizmente, é um negócio que você tem que começar pra conhecer, não tem teoria pra isso não.
      Te recomendo a ler o post da Sam no Fofurices, que falou um pouco sobre isso tudo. Fora isso, é pesquisa e pesquisa, e estudo pra caramba. Confeitaria não é só gostar e querer fazer, também é muito teste e prática! ;)
      Quanto ao extrato, você pode sim usar essência, sem problemas!

      Beijos!

  32. Juliana Albuquerque
    08 de março de 2013 - 23:49

    Estou na fase de testes ainda, Ju…o pessoal aqui de casa está servindo de “degustadores”…além disso, tenho pesquisado bastante, inclusive, foi numa dessas pesquisas que encontrei seu blog…Vou fazer uma espécie de “pesquisa de mercado” por aqui e ver no que dá…mas já sei que essa receita de baunilha e a de chocolate com certeza estarão sempre em alta…ainda não testei as suas, estou fazendo um curso à distância sabe, e fiz a receita que me passaram, mas achei muito secos no final…vou testar as suas e vai dar certo!!! Obrigada de qualquer forma…
    só uma coisinha…quanto à conservação, como faço quando receber encomenda maiores, tipo 100, 150 cupcakes? assar, rechear e decorar tudo no mesmo dia?
    Estou amanda seu blog, hoje é que estou vendo melhor, achei um monte de coisa bacana já…Obrigada por dividir com a gente, e também pela atenção que nos dá…

    • 10 de março de 2013 - 15:22

      Oi Juliana!

      Depende da sua capacidade de produção, de quantos fornos você tem, de quantas pessoas vão te ajudar. Com encomendas grandes (200 ou mais), eu geralmente preparo de antemão as coberturas, asso os cupcakes um dia antes e deixo o último dia para rechear e decorar.

      Beijos!

  33. Yasmine Azevedo
    11 de março de 2013 - 22:36

    Amei o seu blog muito bem elaborado. Minha paixão por cupcakes começou quando fiz o meu primeiro e que ficou uma delicia logo de cara. Ao assistir o Programa guerra de cupcakes no TLC me apaixonei ainda mais. Estou querendo montar uma lojinha de cupcakes por incentivo do meu testador oficial rs meu esposo. Seu blog está me ajudando muito a tirar minhas duvidas e esclarecer as idéias. Continue com essa inspiração que você passa ADOREI o blog sou leitora assídua.

    Obrigado por dividir as experiências breve estarei com o blog da loja por aqui.

    Bjss

    • 13 de março de 2013 - 09:10

      Oi Yasmine! Que bom que gostou do blog!
      O Guerra de Cupcakes é muito bom, não é? Espero que dure bastante, me divirto!

  34. ana cleide
    21 de março de 2013 - 18:07

    Minha pequena notável Juliana, já ando em busca da receita fácil, pratica e maravilhosa desse meu tao querido bolinho.E , hoje precisamente, resolvi colocar mão na massa. já faço outras coisitas na culinária, mas o cupmaravilha foi a primeira vez. E ficou tao fofo e gostoso que quero te parabenizar e agradecer por essa receita show. Ja te respondi em outra ocasião, mas volto a repetir, você e D+.
    Que DEUS te abençoe ! Ana Cleide

  35. meire
    28 de março de 2013 - 10:38

    Ola minha querida gostaria de agradecer pela maravilhosa receita,eu fiz e ficou maravilhosa fofinha saborosa tudo de bom ,obrigada por compartilhar essa maravilha beijos meire

  36. 28 de março de 2013 - 13:16

    […] receita de cupcakes de baunilha 1/2 receita do creme de recheio da torta cremosa de banana 1 receita de chantilly da torta cremosa […]

  37. Paola
    05 de abril de 2013 - 11:36

    Juliana,
    Só estou passando para dizer que amei essa receita! Em uma semana fiz 2 vezes!
    Foi unanimidade lá em casa (o que é quase impossível!) Imagine uma casa com 6 pessoas, que tem gostos completamente diferentes… essa é a minha casa! hehehehe
    Mas todos gostaram desse cupcake, até minha mãe, que não curte muito doces, se rendeu!
    Parabéns pelo seu trabalho, seu blog é uma delícia!
    Abraços, Paola

    • 10 de abril de 2013 - 10:33

      Oi Paola!

      Que bom que a massa foi aprovada! Ela realmente é ótima, e bem versátil!
      Obrigada pelos elogios!

      Beijos!

  38. Janaína Alves
    06 de abril de 2013 - 03:31

    Preciso registrar que escolhi esta receita para fazer meus primeiros cupcakes… E eles ficaram maravilhosos! Mas ficou tão bom, tão bom, que fiz até para o aniversário de um ano da minha princesa. Sucesso total! Está tudo tão bem detalhado que não tem erro, é só seguir a receita. Façam sem medo!
    Juliana, metade dos elogios que recebi são seus! Obrigada por compartilhar esses tesouros com tanto carinho!
    Bjs

    • 10 de abril de 2013 - 10:37

      Oi Janaína!

      Que bom que gostou! Fico feliz!
      Obrigada pelo carinho e por visitar o blog!

  39. Valéria
    16 de abril de 2013 - 22:11

    Oi Julana!
    Nossa! Preciso muuuito testar essa receita! Só uma dúvida: posso usar açúcar refinado granulado? E mais uma vez, parabéns pelo blog e por compartilhar conosco suas experiências. Sensacional! Bjo

    • 21 de abril de 2013 - 10:42

      Oi Valéria!

      Pode sim, dá certo com o refinado! :)

  40. Maria Brittes
    20 de abril de 2013 - 15:58

    Fiz os cupcakes de chocolate que você ensinou e ficaram maravilhosos, mas tentei fazer esses de baunilha e eles ficaram HORRIVEIS, foi direto pro lixo, eles incharam MUITO, e quando tirei do forno, mucharam, e escorria gordura por todo lado, terríveis, gosto de nada, não sei oque fiz errado, fiz a receita a risca :( ADORO seu blog, parabéns!

  41. 13 de maio de 2013 - 14:17

    […] bolinhos de baunilha (pode usar a receita que quiser, eu gosto dessa) + uma receita de lemon curd ou creme de limão siciliano (rodei, rodei, rodei e acabei usando […]

  42. Fabiana
    19 de maio de 2013 - 20:20

    Sou novata na arte de fazer cupcakes e minha primeira tentativa foi com essa receita… deu super certo, ficou muuuito fofinho, macio e úmido na medida certa! Adorei!!!

  43. maíra
    19 de maio de 2013 - 21:02

    adorei\ seu blog.
    segui essa receita para fazer meu primeiro cupcake, não sei se deram errado :/
    não cresceu mto e o gosto não era doce.
    é normal?

    • 20 de maio de 2013 - 22:36

      Oi Maíra!

      Você tem certeza que mediu tudo direitinho? Essa receita é bem simples e infalível, você pode ter apenas medido errado.

      Beijos!

  44. Luciana
    24 de maio de 2013 - 21:08

    Oi Juliana, muito legal seu site!! Aos poucos vou fazendo suas receitas…as fotos são lindas!
    Eu fiz a cobertura de brigadeiro, e adorei! Agora vou usar nas minhas encomendas sempre!!
    A única coisa que deu errado, foi essa massa do cupcake de baunilha. Não sei o que aconteceu, segui tudo direitinho, mas ela ficou com pouco açúcar, bem seca (boa pra tomar com chá rs). Ficou sem gosto mesmo, sabe? Eu ainda coloquei umas raspinhas de limão, daí ficou com um aroma gostosinho.
    Eu sei que você fez e ficou ótima, mas não sei pq aconteceu isso comigo. Eu vou tentar mais uma vez na semana…mas será que vc sabe o q pode ter acontecido?

    Beijão e sucesso!

    • 31 de maio de 2013 - 18:09

      Oi Luciana!

      Obrigada pelos elogios!
      Bem, você tem certeza que mediu todos os ingredientes certinho? Que assou no tempo indicado?
      Se confirmar isso tudo e ainda estiver ruim, não sei te dizer exatamente o que deu errado. Teria que ver você fazendo para te dizer hahahaha. Mas tente mais uma vez!

      Beijos!

  45. Fabi
    26 de maio de 2013 - 19:26

    Oi!!! eu ja fiz essa receita e amei! Quero muito fazer cupcakes de pistache, então tentei transformar essa, troquei meia xicara de farinha por meia xícara de farelo de pistache! Acontece que ele não cresceu como deveria… e acho que ficou com um leve sabor de ovo, tirando isso ficou bom hahaha. Também estou tentando achar uma ganache de pistache… ainda nao sei se vai dar certo! Tem dicas de como substituir/modificar receitas? o que fazer? BRIGADA!

    • 31 de maio de 2013 - 18:18

      Oi Fabi!

      Quando você planejar fazer essas substituições, o ideal é que você pesquise bastante antes e veja quais as características do produto que você quer incorporar, para fazer as substituições adequadas. Por exemplo: nesta receita de cupcakes de chocolate e praliné de amêndoas, eu acrescentei o praliné de amêndoas a receita original de chocolate. Mas, para isso, diminui a quantidade de açúcar na receita, pois o praliné também atuaria como ingrediente doce. Entende?
      Provavelmente, farelo de pistache não tem as propriedades necessárias que a farinha tem para dar estrutura ao seu bolo. Você teria que contrabalancear isso de outra forma, fosse com mais fermento, ou até com claras de ovo batidas adicionadas à receita. Depende muito!

      Beijos!

  46. Leticia
    26 de maio de 2013 - 23:42

    Oi Ju, eu fiz esta receita duas vezes e achei que ficou um pouco duro os bolinhos. O que pode ter acontecido? Ao invés de manteiga posso usar margarina? e vc teria uma outra receita de cupcakes de baunilha que rende mais do 12 cupcakes?bjs…

    • 31 de maio de 2013 - 18:21

      Oi Letícia!

      Você pode ter deixado mais tempo que o indicado no forno, ou o seu forno está desregulado.
      Você pode usar margarina, mas não recomendo, pois não fica tão bom e ainda faz mal à saúde.
      Para fazer mais que 12 cupcakes, basta duplicar essa receita aqui. Atualmente, só tenho essa no blog.

      Beijos!

  47. Juliana
    05 de junho de 2013 - 17:35

    Oi Ju … fiz e adorei eles ficaram gostosos e lindos. Obrigada, o seu blog é ótimo. Bjos

    • 06 de junho de 2013 - 21:07

      Que bom que gostou, Ju xará!

      Beijo grande!

  48. Gabriela Curvello
    10 de junho de 2013 - 23:33

    Oi querida, seu site é muito bem feito viu! Moro em Santa Catarina, Itajaí e não encontro extrato de baunilha, pode ser aquelas essências que tem nos supermercados? Obrigado bjusssss

    • 18 de junho de 2013 - 08:57

      Oi Gabriela!

      Pode ser essência sim, claro. Extrato só é mais gostoso.

      Beijos!

  49. Thais Belo
    11 de junho de 2013 - 12:40

    oie .. tudo bem .. primeira vez minha ki no blog e to amando.
    Queria tirar uma duvida. Vou fazer meu chá de cozinha e a cor da decoração é vermelha e alem do bolo pricipal quero uns cupcakes, alias, quero uns cupcakes vermelhos mas não quero do tipo de receita redvelvt. Queria saber se vc tem alguma receita pra me indicar .. e se eu colocar sei la´, corante vermelho em uma receita de baunilha por exemplo .. vai ficar com gosto bom !? rsrs
    Pensei em um de coco ..mas um recheio vermelho q combine .. ai meu deus .. não sei .. vc me ajuda amiga .. por favor. rsrss. Bjas … o site ja ta na minha barra de favoritos, ;)

    • 18 de junho de 2013 - 11:35

      Oi Thais!

      Você pode fazer uma massa de baunilha e colorir de vermelho, mas provavelmente não ficará tão vermelha quanto você deve querer, sem usar muito corante. É melhor mesmo fazer um recheio vermelho, que fica menos exagerado e não acaba muito com o sabor.

      Beijos!

  50. Paula Beah
    12 de junho de 2013 - 16:53

    Fantástico! A criançada se acabou de comer… sem recheio e sem cobertura… Agora vou rechear e vê-las se deliciando mais um pouquinho!Parabéns, Juliana! Vou te acompanhar pra sempre!

  51. Daiana Oliveira
    18 de junho de 2013 - 16:36

    Oi Juliana, ameeeeiii o seu site.. mto mais mto bom… vou testar sim suas receitas, e como sou da area administrativa, adora me deliciar na cozinha com os doces no final de semana.. mais tenho uma duvida… nao consigo de jeito nenhum chegar no ponto certo da pasta americana ou foundant usado pelo Baddy do cake boss.. como li no seu site que vc usou pasta americana pra fazer seu 1º cupcake vc conseguiria me ajudar como chegar no ponto ideal e a melhor receita…

    • 18 de junho de 2013 - 23:21

      Oi Daiana!

      A pasta americana que eu uso é comprada pronta. Eu fazia uma caseira antigamente, que colocarei no blog em breve. Fique ligada!

  52. Leticia
    21 de junho de 2013 - 08:37

    Oi, Ju! Fiz está receita ontem novamente…Ficou muito gostosa e fofinha dessa vez, só que alguns, na verdade quase todos para o meu desespero firam saindo da forminha. O que pode ter acontecido e que posso fazer pra não se repetir? Outra coisa…vc já testou alguma receita de cupcake de baunilha com óleo ao invés de manteiga? Li em algum lugares que com óleo são mais bonitos e mais difíceis de solta. Bjs…

    • 22 de junho de 2013 - 17:48

      Oi Leticia!

      Pode ter ficado um pouco menos no forno, e acabou muito úmido. Juntando isso com o clima, pode ter colaborado para as forminhas se soltarem. Isso, na verdade, é quase um mistério, não há um motivo exato do porquê que elas soltam.
      Quanto a cupcake de baunilha com óleo, já tenho uma receita engatilhada para testar, só me falta tempo! hahahahaha Mas, por experiência, usar óleo ou manteiga não costuma mudar muito com relação às forminhas.

      Beijos!

  53. Laura
    28 de junho de 2013 - 15:43

    Fica bom recheado com creme de crewchese?

  54. 09 de julho de 2013 - 18:49

    Terceira vez que tento fazer essa mesma receita, todas as vezes deram errado! Faço exatamente do jeito proposto e desanda :/

    • 16 de julho de 2013 - 23:37

      Oi Pepa! Não sei o que pode estar dando errado. Se você está fazendo tudo direitinho e medindo tudo certo, não sei. Pode ser simplesmente uma receita que não da certo contigo. O melhor é procurar outra que dê.

      Beijos!

  55. Andreza
    10 de julho de 2013 - 18:36

    Fiz esse também Ju e usei o recheio de Limon curd, e que recheio é esse…delícia!!

  56. Marisa Lopes
    21 de julho de 2013 - 01:47

    OI Juliana, suas receitas são diferentes de todas que ja olhei na net…parecem ficar deliciosas…vou testar essa baunilha. Agora tenho uma dúvida: qnd eu for alternar os ingredientes secos com o leite, devo bater na batedeira ou a mao mesmo?? e se for na batedeira, por qnt tempo devo bater, já que vc disse pra nao bater mt???
    um abraço e parabens!

    • 22 de julho de 2013 - 23:31

      Oi Marisa!

      Na batedeira, sempre, a não ser que esteja especificado na receita. O tempo ideal de bater é o suficiente para incorporar os ingredientes, o que pode depender da sua batedeira.

      Beijos!

  57. 26 de julho de 2013 - 00:02

    Adorei a receita!!! Já fiz muitos cup cakes mas essa receita é a melhor, ficou super fofinho e gostoso. Aprovado por todos da minha casa. Parabéns.

  58. Leticia
    29 de julho de 2013 - 14:52

    Oi,Ju! Como esse post começa falando um pouquinho de pasta americana gostaria de saber se pode me tirar uma dúvida.Farei pela primeira vez esta semana cupcakes cobertos com pasta americana, Será para entregar sábado.Farei aqueles imitando roupinha de noivinhos em cima,conhece? Saberia me dizer se posso fazer a “tampinha” da decoração com pasta americana, uns três dias antes, e colocar no bolinho do dia? Bjs…

    • 30 de julho de 2013 - 20:39

      Oi Leticia!

      Pode fazer antes sim, mas ele vai endurecer com o contato com o ar. Não deixe na geladeira, nem exposto para não pegar poeira.

      Boa sorte! Beijos!

  59. Marisa Lopes
    04 de agosto de 2013 - 13:37

    oi juliana,
    ontem fiz esse cupcake de baunilia e o de napolitano, com cobertura negresco. Ameeei ficaram deliciosos… Compensou o preço do material!! rsrs
    Eu coloquei como recheio de ambos ganache. Acho que era mt indicado pq ficou durinho (o recheio) mesmo assim mt bom! aprovado

  60. Marisa Lopes
    04 de agosto de 2013 - 13:38

    Ah, eu sou tenho mt dificuldade em colocar cobertura com o bico. Sempre sai meio falhado. sai bonito não… tem alguma dica ju?
    bjus

  61. Tássia
    10 de agosto de 2013 - 16:50

    Oi Ju, vou fazer essa receita hj e colocar a a cobertura de negresco em cima, tomara que fique bom!! :)
    Ah, o primeiro cupcake que fiz foi o red velvet aqui do seu blog mesmo!! Amo o seu blog e passo aqui quase todos os dias; já sei até algumas receitas de cor! hahaha
    Beijo

    • 13 de agosto de 2013 - 20:09

      Hahahaha, Tássia, que legal saber que você já decorou algumas receitas! Fico honrada! Espero que o blog continue te ajudando por aí!

  62. Rebeca
    20 de agosto de 2013 - 15:04

    Oi Juliana, sou de Manaus mas moro atualmente no interior do estado. Comecei há fazer cupcakes há pouco tempo e já comecei a vender por aqui, aliás, copiei sua receita de baunilha, adaptei para outros sabores e deu super certo, obrigada por publicar.=)
    Bom, minha maior dificuldade sem dúvida, é na hora de decorá-los, tenho vários bicos e já testei todos, mas ñ consigo deixá-los com essa aparência de “sorvete de máquina”.
    Já procurei em vários blogs dicas sobre isso, mas ainda ñ achei, vídeos ñ rola de ver porque a internet aqui é bem complicada, enfim, gostaria de pedir uma postagem do passo a passo sobre como deixá-los com esse resultado, sem querer abusar claro, haha.
    Seu site é uma gracinha, adoro as receitas, as fotos, as dicas, tudo muito de bom gosto, parabéns. Bj

    • 29 de agosto de 2013 - 23:03

      Rebeca, seja bem vinda! Eu tenho um post sobre a voltinha do cupcake no blog, está na seção 101 do Menu, procurando você acha facilmente!

      Beijos!

  63. 22 de agosto de 2013 - 13:35

    Oi, Juliana! Procurando receitas de cupcake fáceis eu dei sorte de achar o seu blog. Foi a única receita que deu certo e os bolinhos ficaram LINDOS! Fiz um buttercream básico, adicionei corante e suco de limão siciliano para a cobertura (além de umas gotinhas na massa) e um recheio de mousse de limão simples, ficaram divinos! Acabou que fiz mais duas receitas, uma com gotas de chocolate e cobertura de brigadeiro e outra com recheio e cobertura de doce de leite (daqueles que fazemos com leite condensado) e foi o maior sucesso na festa da minha prima! Só teve um probleminha: ficaram quase sem doce, então vou colocar um pouquinho mais de açúcar na próxima, será que dá certo?
    Anyway, adoro o site e vou tentar algumas outras receitas. Parabéns!
    OBS: se quiser, mando as fotos dos bolinhos!

    • 12 de setembro de 2013 - 13:39

      Lara, pode acrescentar mais 1/3 de xícara de açúcar, completando 1 xícara. Acho que isso não altera muito a textura.

      Beijos!

  64. Cris
    31 de agosto de 2013 - 15:37

    Olá Juliana! Fiz esta massa e adorei. Gostosa, fofa e prática. A minha massa não chega a talhar como na sua foto. Porque será? Só acrescentei um pouco de açúcar pois achei que a massa ficou sem doce. Estou fazendo para vender é um sucesso. Obrigada por dividir suas receitas e dicas e por responder as nossas dúvidas. Que Deus continue capacitando você cada vez mais. Obrigada!

    • 12 de setembro de 2013 - 14:30

      Cris, ela talha se você parar de bater e mexer um pouco com uma colher. Logo depois de bater, realmente, não vai parecer que talhou. Beijos!

  65. Ana Carolina
    22 de setembro de 2013 - 20:40

    Olá!

    Sou sua fã. Já fiz muitas das suas receitas e deram super certo!
    Queria saber se esta receita de cupcake pode ser feita para uma assadeira normal (retangular/redonda). Se sim, qual seria mais ou menos o tamanho da forma para esta receita??

    Beijos.

    • 06 de outubro de 2013 - 19:22

      Oi Ana!
      Qualquer receita de cupcake pode virar bolo e vice-versa. Essa receita aqui deve preencher uma forma redonda de 25cm, mais ou menos. Preencha somente até a metade e, se sobrar, faça cupcakes.
      Beijos!

  66. Karen
    23 de setembro de 2013 - 12:35

    Oi Juliana td bem bom ja sou fã do seu site ! Fui testar essa massa mas nao sei quando terminei de bater achei ela muito grossa para por nas forminhas foi um sacrifício eu fiz conforme as medidas ela fica assim mesmo? No fim deu certo so achei um pouco seca mas ela ficou no forno so o tempo de n grudar mais no palito.Se eu colocar um pouco mais de leite será que tem problema?

    • 06 de outubro de 2013 - 19:37

      Karen, o ponto dela é igual ao de lava. Tem certeza que mediu todos os ingredientes corretamente, inclusive o leite? Os ovos eram grandes? Beijos!

  67. Raul Garcia
    29 de setembro de 2013 - 14:08

    Qual batedor da batedeira eu uso?

  68. Rhaisa Mariano
    09 de outubro de 2013 - 11:24

    Olá Juliana! Coisa linda esse seu site, me ajuda horrores <3
    Comecei há pouco a fazer cupcakes pra minha filha e me apaixonei pelo ofício. Tenho uma dúvida, estou fazendo essa receita tradicional de massa de baunilha e ela fica fofa demais, na hora de comer não consigo retirar o bolinho da forma de papel, ele quebra todo, inclusive quando faço direto na forminha de silicone, ele não "escorrega" pra fora como eu queria. ;/
    O que posso fazer pra corrigir isso?
    Grata ;*

    • 08 de novembro de 2013 - 15:16

      Rhaisa, talvez você esteja batendo muito pouco depois de adicionar a farinha. Bata um pouco mais, com cuidado pra não exceder a necessidade real da receita. Isso dá mais liga à receita e faz com que os farelos não fiquem muito soltos. Beijos!

  69. Raul
    12 de outubro de 2013 - 23:05

    Oi! Gostaria de saber onde você acha pra comprar extrato de baunilha de verdade. Se for pela internet, qual é o site? Não tô achando de jeito nenhum… Brigado. :D

    • 08 de novembro de 2013 - 16:10

      Raul, extrato de baunilha não vende por aí, não. Geralmente ele é feito em casa. Essência também serve perfeitamente. Beijos!

  70. Laura
    15 de novembro de 2013 - 17:59

    Bom tarde! Estou com a mao na massa nesse exato momento e gostaria de saber se na hora que vai alternando o leite com ingredientes secos,vai batendo na batedeira ou na mao? Obrigada

    • 04 de dezembro de 2013 - 10:33

      Laura, é tudo na batedeira, ok? Só tome o cuidado pra não bater demais.

  71. Luana
    19 de novembro de 2013 - 02:26

    Juliana, tira uma dúvida por favor. Posso usar margarina? e referente as quantidades que vc diz que a massa rende, são de mini cupcakes ou regular?? Obrigada. bj

  72. 28 de novembro de 2013 - 00:08

    Ola Juliana . Sou novo por aqui. Estou maravilhado com todas assuas postagens . Sou estudante de gastronomia e estou no segundo período .Pretendo começar a trabalhar na área e estou lendo tudo o que possível antes de por a mão na massa ( literalmente ) . Estou com uma dúvida . Li , uma postagem falando em como não solar o bolo , e pede pra incorporar a farinha no final , mas essa receita mande alternar o leite e a farinha . Estou na dúvida do procedimento correto . Eu fazendo dessa forma , consigo ter uma base para fazer cupcakes de chocolate , limão , maracujá e outros ? .

    Muito obrigado .

    • 04 de dezembro de 2013 - 15:39

      Kássius, os ingredientes secos sempre vão por último. Alternar a adição de leite e farinha, conforme eu explico na receita, significa adicionar 1/3 da farinha, depois metade do leite, depois mais 1/3 da farinha, o resto do leite e terminar com os últimos 1/3 da farinha. Sempre assim. A farinha sempre vai por último para que ela não seja trabalhada demais e o glúten desenvolva o mínimo possível.
      Quanto a sua última pergunta, não entendi bem o que você quis dizer com base. Para fazer cupcakes de outros sabores, nem sempre é só acrescentar coisas em uma receita. O que você pode fazer é usar esta massa para o cupcake de baunilha, que é “neutro”, e fazer um recheio desses sabores que você mencionou.

      Beijos!

  73. Silvia Almeida
    01 de dezembro de 2013 - 01:33

    A felicidade é tamanha, que tenho que agradecer por esta receita linda e deliciosa, agora! =)

    Acabei de tirar os meus primeiros Cupcakes do forno e eles ficaram M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! (exatos 18 min)
    Todos os meus bolos solam…aqui em casa a cozinha é comandada pelo maridão, pois sou uma negação, mas a pedido da minha filhota, resolvi tentar. Pesquisei muito e cheguei ao seu site. Estava namorando a receita há uns 2 meses!rsrs

    Agora é só rechear e cobrir. Pro recheio fizemos (sim, eu e o marido!) um beijinho com creme de leite, e pra cobertura, ganache de chocolate meio amargo (Infelizmente esqueci de comprar o bico..então vou usar só o saco de confeitar mesmo e ver se fica bonitinho.

    Garanto que o próximo ficará bem mais engrenado.

    Bjos e obrigada por compartilhar suas receitas ;)

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:07

      Sílvia, achei a descrição inteira uma delícia! Queria provar! Que bom que encontrou o blog, espero que fique sempre por aqui. Um abraço!

  74. Ohana
    06 de dezembro de 2013 - 12:24

    Olá Juliana, tudo bem? Então, nesse final de ano resolvi me aventurar no mundo dos cupcakes e estava fuçando pela internet e achei esse seu site, (que adorei por sinal), e me deparei com essa receita da massa de baunilha. Todos falam que é tipo um “clássico” certo? Espero que sua fácil de fazer!! Mas enfim, li toda a receita e não entendi muito bem o passo 5… Você poderia explicá-lo melhor para mim? Não quero cometer nenhume erro né? Muito obrigada! Atenciosamente, Ohana

    • 15 de dezembro de 2013 - 00:11

      Ohana, que bom que achou o blog! O passo 5 é exatamente da forma que está descrito no post mesmo. Você divide (no olho mesmo) os ingredientes secos em 3 e o leite em 2, e alterna a adição deles, terminando com os secos. Ok? Beijos!

  75. Jéssica
    16 de dezembro de 2013 - 15:16

    Juliana, seu blog é simplesmente perfeito!
    Adoro as suas receitas, fiz essa ontem mas não deu muito certo! Qual a textura da massa?

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:40

      Jéssica, ao fim da receita, a massa tem que ter uma consistência bem firme, tipo uma lava vulcânica mais firme. Porque a sua não deu certo?

  76. 19 de dezembro de 2013 - 07:56

    […] Teve bolo também, ou não seria meu aniversário. Fiz três camadas, duas de baunilha e uma de mirtilo assado, intercaladas com creme de confeiteiro e mirtilos frescos. Tudo coberto com […]

  77. Marcelo
    23 de dezembro de 2013 - 17:05

    :) Obrigado: Corrigi uns defeitos de crescimento com suas dicas, agora é só ir em frete, obrigado mesmo, feliz natal e excelente Ano Novo…

  78. Brenda
    08 de fevereiro de 2014 - 16:51

    Oi Ju, tudo bem?
    Então… Eu estou planejando fazer os meus primeiros cupcakes rs. Pesquisei em vários lugares receitas de massas. Não se sinta ofendida com a minha pergunta rs, mas Ju, essa massa fica fofinha? Quero dizer, eu desejo fugir daquele aspecto duro. Queria uma massa fofa, um pouco mais aerada, sem aquela estória de bolo “massudo” (?) de baunilha dos saquinhos de supermercado kkk. Vi que essa massa é mais densa. Se ela realmente for mais durinha, você tem alguma outra receita mais fofinha? Desde já agradeço e digo que adoro muito o seu site. É bem feito, lindo, a edição é maravilhosa, as fotos e a sua explicação já deixam a gente com vontade de ir pra cozinha e testar essas belezuras haha. Beijinhos ^^

    • 16 de fevereiro de 2014 - 14:02

      Brenda, essa massa fica bem fofinha (se você fizer direitinho e não trabalhar demais o glúten), não acho ela pesada. Ela é mais compacta e densa, isso sim, mas mesmo assim é fofinha. Se não gostar dessa receita, tem outras de baunilha pelo blog, todas fofinhas também. Beijos!

  79. Francieli
    22 de fevereiro de 2014 - 23:36

    Olaaaaaa gostaria de saber se a manteiga e com sal ou sem?

    Beijossssssss

  80. Gabriela
    22 de março de 2014 - 17:34

    Hoje foi o dia dos erros, mas com final feliz. Ia fazer uma outra receita de baunilha, mas comprei a quantidade errada de manteiga. A outra que tinha levava buttermilk, mas não tinha mais limão… Ai lembrei da sua e fui fazer! Foi açúcar pra todo lado, quase erro a quantidade de fermento, a farinha tbm fugiu do bowl, mas no final deu certo! Ficaram ótimos. Confesso que achei a massa mais pesada, que a da sua (ma-ra-vi-lho-sa) receita de cupcakes de cenoura brasileiros. Mas ficaram muito bons. Vou cobri-los com chocolate + nutella! :)

    • 23 de março de 2014 - 17:07

      Gabriela, que bom que deu certo no final! Fique tranquila que dias ruins todo mundo tem na cozinha :) Mande foto dos cupcakes pra mim: contato@cupcakeando.com.br :)

  81. ELIANE TOLENTINO
    25 de março de 2014 - 12:33

    NEM SEI COMO AGRADECER A AJUDA QUE VC ESZTA ME DANDO, SOU DE SP, POREM MUDEI C MINHA FAMILIA PARA ARARAQUARA HÁ 2 ANOS E COMO PEDADODA DESEMPREGADA, ESTOU USUFRUINDO DAS SUAS DICAS PARA TENTAR GANHAR DINHEIRO, AINDA NÃO COMECEI PQ OS TESTES NÃO DERAM CERTOS E NAO TIVE CORAGEM DE CONTINUAR, MAIS TENHO FÉ EM DEUS QUE UMA HORA EU CRIO CORAGEM E TUDO IRA MELHORAR NA MINHA VIDA! MUITO OBRIGADA E QUE CADA DIA MAIS DEUS ABENÇOE SUAS MÃOS! OBRIGADA

  82. Consuelo
    03 de abril de 2014 - 20:26

    OLÁ! JÁ ENVIEI UMAS DÚVIDAS NO POST “UTENSÍLIOS”… SEMPRE FICO NA DÚVIDA QUANDO VEJO RECEITAS ” 1 XÍCARA” … QUE MEDIDA SERIA? XÍCARA CHÁ? GRATA

    • 15 de abril de 2014 - 20:46

      Consuelo, não tem comentário seu lá sobre isso, mas te respondo aqui: quando a receita (pelo menos no meu blog) dá indicações de xícaras e colheres, você deve usar medidores apropriados e comprados para isso. Nada de usar a xícara de café/chá da sua casa porque não tem nada a ver. Beijos!

  83. sussu bragança
    08 de abril de 2014 - 21:03

    Oi ju,(tda íntima rs)
    Meus primeiros cups foram de baunilha ,com recheio de doce d leite e cobertura de chantilli industrial. Ms nao consegui deixar o chantilly no ponto pra dar a voltinha. Entao,foi espalhado que nem manteiga rs
    e co feitados c estrelhinhas e corações.

    • 27 de maio de 2014 - 14:51

      Sussu, vou colocar no blog uma dica para estabilizar o chantilly! Fique ligada! :)

  84. Erika
    11 de abril de 2014 - 14:53

    Oi! Me diz uma coisa: pela sua experiencia, será que trocar metade do leite por suco de limão e adicionar raspas de limão na massa,da um resultado bom?

    • 27 de maio de 2014 - 15:55

      Erika, se você quer transformar essa receita em cupcake de limão, o suco de limão não influencia. O que dá sabor de limão mesmo são as raspas, que você pode adicionar quando bater o açúcar e a manteiga. :)

  85. 19 de abril de 2014 - 23:23

    […] que ele não tem tanto sabor de baunilha assim, mais parecia um bolo branco comum. Minha receita original de cupcakes tem mais baunilha que […]

  86. Thais
    25 de abril de 2014 - 14:07

    Júh…3 ovos não fica com cheiro não??? Quero fazer a receita porém tenho medo de ficar com m cheiro nem que seja de longe..

    • 30 de maio de 2014 - 12:00

      Thais, é difícil você fazer uma receita com ovo e querer que ela não fique com cheiro de ovo, hahahaha. O ideal é usar um extrato de baunilha muito bom para garantir o sabor e o aroma das favas. Beijos!

  87. jéssica
    02 de maio de 2014 - 17:13

    Olá, Juliana!
    Obrigada por compartilhar tantas informações sobre os ‘cups’. Elas são bem valiosas.
    Já fiz essa receita 2 vezes e tive probleminhas com a massa em todas elas. Na primeira vez a massa solou, e na segunda evitei bater muito quando da adição da farinha, e seguindo exatamente como você ensina, mas a massa formou bolhas dentro do forno e quando estouraram, o bolinho ficou com verdadeiras crateras :(
    Eu nunca abro o forno antes de 10 min, e mesmo assim parece que entrou um montão de ar. Será que foi o ar mesmo que influenciou nesse caso?
    Muito obrigada <3

    • 04 de junho de 2014 - 11:16

      Jéssica, talvez seu fermento estivesse passado da validade, porque bolhas enormes na massa não são muito comuns. Porém, se a receita ainda não der certo com você, eu sempre recomendo procurar outra que dê. Não faz mal nenhum isso! :)

  88. 06 de maio de 2014 - 16:15

    Juliana, amooo suas receitas e as formas com que explica tudo! Você podia mesmo juntar umas e lançar um livro! Estão melhores e mais detalhadas do que vários livros de cupcakes que já li.

    Adorei! Parabéns e sucesso!

  89. Carlos
    16 de maio de 2014 - 10:09

    Juliana, me tire umas dúvidas por favor. Seria possível fazer essa massa em maiores quantidades (para 24 ou 36 cupcakes) e guardar na geladeira o excedente, para que no dia seguinte, seja só colocar na forma e assar? por quanto tempo eu poderia guardar essa massa e manter a mesma qualidade? Eu vi que você fala para usar a pá de raquete para fazer a massa. Qual a diferença entre ela e a de arame? Grato!

    • 05 de junho de 2014 - 23:50

      Carlos, pode sim guardar a massa na geladeira para assar depois. Ela dura 3 a 4 dias na geladeira. Quanto à raquete, ela bate a massa sem incorporar muito ar dentro dela, garantindo que a massa será o mais lisa possível. A de arame pode deixar a massar cheia de bolinhas de ar. Beijos!

  90. Tassiane
    27 de maio de 2014 - 15:59

    Jú, queria saber quantos mini cupcakes essa massa pode chegar a fazer, pois é única forma que eu tenho aqui. beijos, blog lindo!

    • 06 de junho de 2014 - 07:58

      Tassiane, ela rendem quase 25 mini cupcakes. Beijos!

  91. 10 de junho de 2014 - 08:03

    […] que você precisa Faca serrilhada Cupcakes (usei o de baunilha) Cobertura de sua preferência (qualquer uma serve, eu usei o IMBC, colorido de rosa) Açúcar […]

  92. 11 de junho de 2014 - 20:12

    […] serrilhadaCupcakes (usei o de baunilha)Cobertura de sua preferência (qualquer uma serve, eu usei o IMBC, colorido de rosa)Açúcar […]

  93. Adriana Miranda
    26 de junho de 2014 - 22:22

    Ju, adoro seu site! Estou me arriscando nos cupcakes e fiz sua massa de baunilha, ficou ótima. Tenho feito de chocolate, mas as receitas que tenho não estão dando certo. Vi a sua, mas queria uma básica tipo essa de baunilha sem buttermilk. Será que pode me ajudar? Obrigada! Bjkas!

  94. 30 de junho de 2014 - 07:40

    […] Para os cupcakes 1 receita de cupcakes de baunilha […]

  95. Dafne Antunes
    30 de junho de 2014 - 17:07

    Olá!!

    Fiz essa receita e todos gostaram!!

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

    Dafne

  96. denise
    05 de julho de 2014 - 13:26

    Juliana, estou à procura do cupcake de chocolate perfeito, vc tem alguma receita? grata,

    • 10 de julho de 2014 - 22:26

      Denise, tenho algumas no blog. Dê uma olhada no Menu! :)

  97. Aline Amancio
    09 de julho de 2014 - 19:56

    Ola Juliana!!
    Somente queria agradecer a receita, foi a primeira vez q fiz cupcake e eles ficaram deliciososs…. Nao pensei que iria conseguir, mais eles ficaram muito bonss!! A cobertura nao ficou perfeita, mais vou continuar praticando!!
    Vou tentar outras receitas!!
    Obrigada novamente, adorei seu blog!! Continue sempre postando essas dicas maravilhosa!!
    Beijos,Aline!

    • 10 de julho de 2014 - 23:16

      Aline, que bom que deu certo! Um beijo!

  98. Lucélia Santos
    15 de julho de 2014 - 09:14

    Bom Dia Juliana, acabei de conhecer seu blog, e confesso que já me apaixonei por ele!!! Percebi que suas receitas são bem praticas, o que me contenta muito. Gostaria apenas de tirar uma duvida, quanto a manteiga, pode ser substituída por margarina? E no caso de utilizar essa massa para um cupcake de chocolate? Fica boa também? Ou tem outra para indicar?
    Um grande beijo, e parabéns pela sua iniciativa!!!!!

  99. Andressa
    22 de julho de 2014 - 17:38

    Dá pra usar margarina no lugar na manteiga? Curto muito suas receitas!

  100. Juliete Pereira
    06 de agosto de 2014 - 13:35

    Boa tarde Juliana.
    Adorei seu blog, estou planejando fazer os cupcakes do aniversario das minhas sobrinhas e filha, e comprei aquela maquina de cupcake, queria ver com você se as receitas que posta podem ser feitas através destas maquina ou se apenas no forno?. Outra duvida, essas coberturas de buttercream, posso usar qual tipo de corante?.

    Desde já agradeço sua atenção.

    • 20 de agosto de 2014 - 21:12

      Juliete, eu não tenho nem nunca usei essa máquina de cupcakes então não sei te dizer se ela funciona para receitas comuns. Acho que vale checar o manual de instruções. Pode usar corante em gel, são os melhores. Beijos!

  101. Daiane Silva
    12 de agosto de 2014 - 16:52

    Oi Juliana!
    Primeiro parabéns pelo blog lindo!
    Gostaria de saber qual manteiga você costuma utilizar em suas receitas?
    Sei que nem sempre a marca quer dizer tudo, mas nada melhor do que perguntar a quem entende do assunto! rsrsrs…

    Beijos e aguardo sua resposta.

    • 20 de agosto de 2014 - 21:34

      Daiane, uso Itambé sempre. Gosto muito do resultado :)

  102. 29 de agosto de 2014 - 10:25

    Testado e aprovado =)
    Tão leve, tão gosto….. ainda não fiz cupcakes, mas como todas minhas receitas de bolos retiradas da net foram um fracasso, pensei vou tentar cupcakeando, não sei se usa para bolos, Mas ficou uma delicia… Obrigada Beijinho

  103. Deh
    29 de agosto de 2014 - 12:28

    Oi!!! Eu fiz essa receita para cupcakes e deu super certo. Mas a questão de bater é muito sensível, se na hora de acrescentar os secos e o leite eu bater 5 segundos na batedeira a massa já não funciona, fica murchiinha depois que asso, então tenho que misturar na mão delicadamente, mas fica com uns pedacinhos de manteiga. Ah eu peneiro todos os secos direitinho…
    Fiz essa mesma receita para a massa de chocolate, mas ao invés de colocar 1 xícara e meia de trigo, coloquei uma de trigo e meia de cacau, ficou ótima, porém também tenho que misturar o final na mão, não que eu me incomode, mas fica uns pedacinhos de manteiga também… É normal ou eu que estou fazendo algo errado? Ah e gostaria de saber se há algum problema em utilizar essa mesma massa para um bolo, eu fiz, mas acho que a massa não cresceu tanto como quando coloco nos cupcakes, nem ficou tão macia…
    Muito obrigada, tenho testado várias das suas receitas e são ótimas! Parabéns pelo blog e desde já obrigada.
    Beijos

    • 31 de agosto de 2014 - 22:17

      Deh, me parece estranho, porque não é normal ficar pedacinhos de manteiga. Você está batendo o tempo certo, do jeito certo, quando acrescenta o açúcar e os ovos? É nessa hora que você bate pra valer. E essa massa pode sim ser usada pra bolos, eu uso sempre e dá muito certo. Beijos!

      • Deh
        02 de setembro de 2014 - 15:45

        Não devo estar batendo muito depois de acrescentar a manteiga. Vou fazer novamente batendo mais e te conto o resultado.

        Muito obrigada!!!
        Bjos

  104. Deh
    29 de agosto de 2014 - 12:28

    Postei o mesmo comentário duas vezes sem querer, desculpeeeee rsrs

  105. Ana Paula
    08 de novembro de 2014 - 16:10

    Qual o bico que vc usou para decorar este cupcake?

  106. Ana Paula
    08 de novembro de 2014 - 16:12

    Olá. Fui eu que indiquei vc para minha vizinha que vai fazer os cupcakes de 15 anos agora em novembro. Espero que dê tudo certo. Abraços.

    • 18 de novembro de 2014 - 12:28

      Obrigada pela indicação, Ana! Vão ficar lindos! :)

  107. FLAVINHA CALLOU
    11 de novembro de 2014 - 08:19

    Bom dia,nessa receita de baunilha vc usou farinha para bolos ou a farinha de trigo comum? Obg.

    • 18 de novembro de 2014 - 12:42

      Flavinha, farinha comum. Depois dá uma lida no FAQ do blog!

  108. Jéssica
    13 de novembro de 2014 - 09:28

    Ju, você poderia me indicar uma marca de manteiga? Fico tão perdida quanto a isso.
    Parabéns per seu blog, te admiro muito!!!

    • 18 de novembro de 2014 - 12:48

      Jéssica, eu costumo usar Itambé, mas as manteigas no Brasil (com exceção das mais artesanais e, consequentemente, caras) são praticamente todas iguais. Vai do seu gosto mesmo. Beijos!!

  109. Jéssica
    19 de novembro de 2014 - 08:19

    Muito obrigada pela dica Ju.
    Ju, pesquisando na internet encontrei este site – http://www.receitadecupcake.com.br/ – porém ainda não pesquisei a fundo, mas lá possui receitas de massas, recheios e coberturas para cupcakes que talvez possa ser interessante para você também!

    • 23 de dezembro de 2014 - 12:56

      Jéssica, esse site compila várias receitas de outros lugares e só algumas são mesmo originais. Acredito até que já vi receitas minhas aí, hehehe. Beijos!

  110. 21 de novembro de 2014 - 16:24

    Conheci teu site hj e ja testei essa receita. Ficou perfeita!
    Parabéns por compartilhar essas receitas de forma clara e fáceis, pra que pessoas iniciantes (como eu) tb possam se deliciar com essas guloseimas!

  111. Licia
    24 de novembro de 2014 - 14:11

    Oi Juliana, não consegui ler todos os comentários e as respostas, por isso desculpe se minha pergunta já tiver sido respondida. vamos a ela: eu posso acrescentar chocolate nessa massa? Nesse caso devo diminuir a quantidade de farinha de trigo?
    Ah seu blog é show!!! Adorei as dicas.

    • 26 de dezembro de 2014 - 22:22

      Licia, costumo sugerir outra receita de chocolate do que transformar uma de baunilha trocando ingredientes. Porque acho que o produto final fica melhor quando a receita foi produzida para aquilo, sabe? Tem algumas receitas de cupcake de chocolate no blog, é só dar uma olhada no menu! :)

  112. Roberta Nascimento
    30 de dezembro de 2014 - 11:31

    Oi Juliana, conheci o Cupcakeando ontem e adorei, obrigada pelas explicações tão detalhadas. Fiz uma receita de cupcake bem parecida com essa, e achei que quanto mais batesse a massa mais fofinho ficaria meu bolinho…hahaha Tadinho, ficou todo solado, murchinho que só, suas dicas salvaram a sobremesa do meu ano novo!!! :)
    Hoje vou experimentar esta receita, vi no link que vc colocou da Stephanie Jaworski, que ela acrescenta raspas de limão junto aos ingredientes secos, porém na sua receita vc não menciona isso.. Só para tirar a duvida, vc chegou a testar com o limão e da alguma diferença no sabor ou na consistência do bolinho?
    Mais uma vez obrigada pelo blog e pela atenção com as leitoras.
    Beijos

    • 30 de dezembro de 2014 - 16:45

      Oi Roberta, seja bem vinda então! :)
      Eu já fiz com as raspas e retirei porque na quantidade que ela pede, não senti uma diferença gritante no sabor e seria apenas um trabalho a mais na receita. E se você aumentar a quantidade do que ela pede, a massa acaba virando de limão e não de baunilha. Só muda o sabor mesmo, não altera em nada a consistência. Beijos!

  113. Roberta Nascimento
    31 de dezembro de 2014 - 11:57

    Oi Ju (me sentindo intima já…rs). To passando por aqui para te agradecer viu. Ontem a noite fiz a receita do jeitinho que você postou e os bolinhos ficaram uma belezinha. Fofinhos, macios e úmidos, beeem diferentes dos que tinha feito antes, onde bati a farinha por uns 10 minutinhos apenas…haha
    Muito obrigada pelas dicas e pela atenção, graças a você a sobremesa da minha ceia de ano novo ficou perfeitinha!!!
    Beijão e um 2015 repleto de muita paz, saúde, amor e felicidades para você e toda a família! :)

    • 01 de janeiro de 2015 - 12:23

      Roberta, que bom que deu certo! :D Tenho um post sobre como não solar seu bolo aqui no blog, na seção 101, que pode ser interessante pra você. Dá uma olhada!
      Um ótimo 2015 pra você também. Beijos enormes!

  114. Tatiana
    08 de março de 2015 - 20:59

    Pode ser com margarina ou so manteiga mesmo?

  115. Viviane
    12 de março de 2015 - 15:55

    Oi Juliana, fiquei super encantada com seus cupcakes, instantaneamente uma vontade louca de fazer essas delícias me invadiu. Então ontem, testei esse receita, que me parece ser a mais básica de todas, entretanto a massa do meu bolinho não cresceu e ficou “solada”, fiquei arrasada, pois sou acostumada a fazer bolo normal e isso nunca havia acontecido. Será se foi porque utilizei trigo com fermento? Continuarei tentando. Parabéns pelo seu trabalho e continue nos inspirando” Beijos.

    • 16 de março de 2015 - 18:00

      Viviane, eu nunca uso farinha com fermento porque não da pra gente controlar a quantidade dele dentro da farinha. Talvez tenha sido isso, ou talvez você bateu demais a massa. Tente de novo usando farinha comum e fermento separados. Beijos!

  116. denise
    03 de maio de 2015 - 08:31

    Olá. Sera que poderia colocar gotas de chocolate na massa? bjs!

  117. Carolina Ferreira
    29 de maio de 2015 - 23:50

    Oi, Ju! Nossa! Estou finalmente me aproveitando de suas receitas agora que tenho uma batedeira! Já namorava seu blog há meses só esperando pra por a mão na massa! Rsrsrs! Amo bolo de baunilha! Fiz esse e deu muito certo! Ele ficou fofinho! Fiz tudo que você falou! Mas só teve uma coisa, eu senti um cheiro forte de ovo. Não do tipo insuportável, mas tenho um olfato bom p isso e me incomodou. E isso atrapalha um pouco no sabor. Mas percebi que não tava c gosto de ovo não. Será que fiz algo errado? Será que tinha que bater mais o ovo?

    • 10 de junho de 2015 - 18:57

      Carolina, tudo que você usar ovo pode ficar com cheiro (e gosto) de ovo, hehehe. Eu não vejo problema nenhum com isso, mas se te incomoda o ideal é usar um extrato de baunilha de qualidade ou caseiro pra balancear isso. Beijos!

  118. Anita
    05 de julho de 2015 - 22:29

    Hey, sou de Brasília também e quase morri quando achei o Cupcakeando e vi que tu era daqui! Estou me iniciando nessas artes de confeitaria e testei esse final de semana essa receita com a cobertura de brigadeiro ♥ Confesso que fiquei morrendo de medo de perder o ponto do brigadeiro mas deu super certo! Eu não tenho forno mas tenho a cupcake maker da Britannia e deu tudo super certinho! O bolo, que eu adicionei gotas de chocolate, ficou maravilhoso e a cobertura também. Apenas apaixonada pelo Cupcakeando e pelas suas receitas ♥

    • 14 de julho de 2015 - 16:30

      Anita, obrigada pelo carinho! Que bom que deu tudo certinho com você! <3

  119. Kacyanne
    19 de agosto de 2015 - 22:46

    Fiz a receita estava uma delícia! Não durou 10 minutos aqui em casa, comeram tudinho! Muito bom, deu super certo. Estou testando receitas de cupcakes, pois quero começar a vender, e as suas receitas são as melhores! Obrigada por compartilhar <3

  120. Monique
    15 de setembro de 2015 - 12:25

    Ju, bom dia!
    Amo muito seu site e o modo como você expõe as receitas e dicas!
    Mas fiquei com uma dúvida, essa massa fica deliciosa. Mas infelizmente, alguns dos meus cupcakes soltaram da forminha de papel depois que saíram do forno. :/
    Você sabe o que eu posso ter feito de errado?
    Muito obrigada e continue sendo essa pessoa tão iluminada, que espalha o bem e amor por aqui…
    Beijos!

    • 16 de setembro de 2015 - 23:37

      Monique, mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Também tem a ver com retirar das fôrmas de metal rapidamente, mas, por exemplo, tem outras receitas que dizem pra manter o cupcake ali alguns minutos antes de retirar, e nessas as forminhas também não descolam. Acho que varia muito! Beijos!

  121. Mariana
    18 de dezembro de 2015 - 13:24

    Ju boa tarde. Muito obrigada pela receita. Adorei, troquei apenas a essência pela de Panetone porque restou dando de lembrancinha natalina para as amigas e deu super certo!!

  122. Domingas
    15 de janeiro de 2016 - 06:46

    oi juliana eu adoro os teus cupcakes são uma maravilha gostaria de aprender mais contigo bjs

  123. Fernanda de Moura Dall Onder
    08 de fevereiro de 2016 - 19:26

    Querida,
    Estou encantada com sua delicadeza em dividir um pouco do seu delicioso mundo com pessoas interessadas, já tinha testado varias receitas, confesso que havia desistido de tentar, mais quando achei seu blog senti vontade de experimentar, para minha sorte é claro.
    Muito obrigada ficou perfeito, e vou fazer no aniversário do meu filho “muito orgulhosa” é claro e graças a sua receita e todas as suas dicas. Parabéns!

    • 10 de fevereiro de 2016 - 08:18

      Oi Fernanda, seja bem vinda ao blog! Mande fotos das suas criações para mim :)

  124. Marcelly
    27 de abril de 2016 - 22:08

    Ju , parabéns pelo site ! Tudo tão explicadinho, que faz a gente ter coragem de se arriscar na cozinha hahaha .
    Fiz meus primeiros 12 cupcakes com sua massa de baunilha. A massa ficou legal, fofinha etc ,porém eles ficam altos na parte do centro do bolinho , por que será ? Será que é na hora que despejo na forminha? Tirando esse detalhe está tudo maravilhoso.
    Obrigada por compartilhar conosco todo seu conhecimento.
    Bjs

    • 05 de junho de 2016 - 10:10

      Marcelly, dependendo do quão altos ficaram, isso é normal! É o domo que a gente chama, e é desejável inclusive. Mas se ele ficou tipo um vulcãozinho, hehehe, então deve ser porque seu forno está muito quente: daí ele endurece a casquinha de fora antes de assar dentro, e a massa dentro continua crescendo e “estoura” o topo. Tente ajustar a temperatura um pouco mais baixa! Beijos!

  125. Thalita Amaral
    16 de julho de 2016 - 11:29

    Acabei De Fazer Essa Sua Receita,Agora É Ajoelhar e Rezar Para Que De Certo…

  126. Juliana
    12 de fevereiro de 2017 - 11:31

    Juliana, bom dia!
    Acabei de fazer a receita, parecia fácil, hehe, mas a massa talhou e depois não ajeitou mais. O que posso ter feito de errado??

    • 02 de março de 2017 - 23:25

      Juliana, a massa talha quando você acrescenta os ovos, mas depois com a farinha e o leite, ela fica certa. É só não bater demais, como eu explico na receita. Mesmo assim deu errado?

  127. 14 de setembro de 2017 - 10:08

    Oi, Ju!! Já testei algumas receitas suas, mas essa é minha preferida, sempre faço! Eu também tenho um blog, onde conto minhas aventuras na confeitaria artística. Ficaria muito honrada com sua visita: http://www.docearte.blog.br

    Seu blog é lindo e muito bem feito! De vez em quando estou por aqui. Por compartilhar tanta coisa boa com a gente!

    • 26 de setembro de 2017 - 14:03

      Dafne, eu acho que já tinha entrado alguma vez no seu blog, porque ele me é familiar <3 Achei ele uma fofura, acrescentei na listinha para acompanhar!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!