quinta, 02 de agosto de 2012

Ombré cupcakes

13 Comentários

Desde que comecei a fotografar compulsivamente, descobri a habilidade de perceber pequenas coisas no dia a dia. Se eu pudesse, obrigaria todos que conheço a praticar a fotografia, porque abriu meus olhos para detalhes que antes passavam despercebidos. Percebo como o arranjo de flores no consultório do dentista seria ótimo como plano de fundo de uma receita que estou planejando, mas acaba sendo mais do que isso. É o ato de olhar, além de ver.
Isso me fez refletir sobre o que perdemos com a correria da sociedade atual. Eu, ao contrário, sempre gostei de momentos sem nada para fazer a não ser contemplar algo. Deve ser por isso que gostava tanto de museus, desde os meus 14 anos – idade que ninguém quer saber de quadros pendurados e esculturas velhas.

Ambos Verde ou azul? Gostei mais do azul!
Nessa onda, desenvolvi um fascínio pela combinação de cores. Descobri um site fantástico: o Design Seeds. Diariamente, a autora posta paletas de cores inspiradas a uma imagem. Parece bobo e inútil, mas é interessantíssimo para quem trabalha com artes ou para quem simplesmente gosta de contemplar.

Ombre Cupcakes
Rende: 12 cupcakes

1 receita de cupcakes de baunilha
1 receita de buttercream-sorvete
Corantes alimentícios em gel

1 – Separe a massa de cupcakes em três tigelas. Pingue uma gota de corante na primeira, duas na segunda e quatro na terceira.
2 – Misture com uma colher cada uma. Confira as cores: se achar que quer mais corante em algum deles, acrescente uma gota, mexa e cheque novamente. É mais fácil acrescentar aos poucos do que colocar demais.
3 – Ligue o forno em 180˚C.
4 – Coloque uma colher de chá da massa mais clara em cada forminha. Nivele com as costas da colher. Por cima, coloque uma colher de sopa rasa da massa de tom médio e repita o nivelamento. Finalize com uma colher de sopa cheia da cor mais escura. Essa variação é para manter as camadas uniformes – que foi exatamente o que eu não fiz! -, já que o cupcake é menor no fundo e maior no domo.
5 – Leve ao forno por 18 minutos, girando a fôrma no 12º minuto para garantir que todos assem igualmente. Eles estarão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

Cobertura:
1 – É só pingar algumas gotas de corante em gel, da cor que mais combine com seus cupcakes, e bater até incorporar tudo. Retire a tigela e limpe as paredes dela para bater mais uma vez, garantindo que todo o corante será misturado.
2 – Coloque no saco de confeitar e decore à vontade!

Bonitinhos!
Esses cupcakes degradês são lindos e ótimos para combinar com as cores de uma festa, por exemplo. Se quiser, ainda dá pra fazer um recheio combinando a cor, como nos meus podia ser de amora! Ficaria lindo!

Que tal parar um pouco durante o dia para observar pequenos detalhes a sua volta?

  1. Helena Mendes Galvão
    02 de agosto de 2012 - 12:10
  2. Cláudia
    27 de setembro de 2012 - 17:20

    Esqueceu de dizer se ficaram gostosos… ;(

    • 27 de setembro de 2012 - 18:07

      Um estouro! Acabaram rapidinho! Hahahaha!

  3. 08 de abril de 2013 - 17:13

    Oi Ju! Eu criei um blog de culinária também, tu sem importa eu dar uma olhadinha e me dar alguma dica? Adoro o seu blog, ás vezes até pego umas receitinhas hahaha O meu blog é http://brumadoce.blogspot.com.br/ beijos

    • 10 de abril de 2013 - 10:40

      Oi Marina!

      Que lindo seu blog! Gostei!
      Só te peço para dar os créditos para o meu blog quando usar minhas receitas e fotos, ok? Coloque um link pra cá!

      Beijos!

  4. Jana
    16 de agosto de 2013 - 09:26

    adorei essa idéia de cupcake ombré, estou em busca de um creme mais resistente ao calor. Você tem alguma receita? desde já agradeço. beijos.

    • 27 de agosto de 2013 - 13:41

      Jana, que tipo de creme você está falando?

  5. Lilian Belletti Jacobi
    07 de agosto de 2014 - 21:11

    Oi Juliana, tudo bem?
    Como vc consegue chegar nesse tom azul?
    Gostaria de uma sugestão sem ser marshmallow.
    Obrigada
    Lilian

    • 20 de agosto de 2014 - 21:19

      Lilian, usei azul royal e umas gotinhas de verde e marrom pra fechar a cor. Isso aí não é marshmallow não, é buttercream. Beijos!

  6. Marcia Sant Anna
    19 de outubro de 2015 - 20:28

    Lindos, feitos com capricho e de muito bom gosto!

  7. Andressa Tavares
    12 de maio de 2016 - 22:15

    Ju fiz a receita completa com minha filha de 4 anos, mas foi ombré rosa, e o buttercream sabor sorvete ficou perfeito, com cupcakes minha filha nunca comia a cobertura, dessa vez ela só devorou a cobertura e deixava o cupcake de lado hahah, uma graça ela lambuzada! Obrigada.

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!