Não é só de cupcakes que eu vivo. Uma das minhas paixões é culinária italiana. Na verdade, a Itália toda exerce uma atração absurda em mim. Adoro a cultura, a história, as cidades, as paisagens, a língua e, claro, a gastronomia.
No último ano, guardei todo o dinheiro que tinha para viajar para a linda Itália. Meu plano é uma roadtrip, começando em Veneza, descendo a “botinha” pela costa leste e subindo pela encantadora toscana até chegar em Milão. Então, preciso de pelo menos uns 20 dias por lá e em uma época que poderei aproveitar tudo. Primavera, talvez? Imagine a toscana cheia de árvores floridas ao vento. Ahhh… vou continuar sonhando diariamente.
Amarelo e azul me fazem pensar em Itália, não sei porquê!
Minha fascinação pela Itália começou quando comi risoto pela primeira vez e achei maravilhoso. Honestamente, eu acho um dos melhores pratos que você pode fazer em casa e, sim, é muito fácil!
Risoto significa arroz pequeno, que descreve exatamente como é o grão que devemos usar. Ele é menor que o nosso arroz comum – chamado de grão longo – e possui uma alta concentração de amido, por isso não deve ser lavado assim como fazemos aqui no Brasil. Os tipos mais comuns que encontramos por aqui são o carnaroli e o arbório e o prato não é risoto de verdade se não usar um desses dois. Lembra aquela receita que manda usar o arroz branco de ontem e creme de leite? Aquilo é de mentirinha.
Quando fizer risoto, adicione o caldo aos poucos e mexa sempre. A importância de mexer está em liberar o amido nos grãos, que é o que deixará o prato bem cremoso. Utilize um vinho branco que você tomaria normalmente, ou seja, de boa qualidade. Não precisa ser nada absurdamente caro. Compre um bom queijo parmesão e rale na hora, não use esses de saquinhos, pois não tem nada melhor do que o fresco. Se possível, faça seu caldo – de legumes, frango, carne ou frutos do mar – em casa, mas, se não puder, os tabletes quebram um grande galho. Use sempre manteiga – sob nenhuma hipótese pense em colocar margarina, eu imploro!
Risoto básico
Rende: 2-3 porções
4 1/2 xícaras de chá de caldo de legumes, frango, carne ou frutos do mar, dependendo do sabor do seu risoto
1/4 (50g) de cebola branca média picada bem fina
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara (200g) de arroz arbório ou carnaroli
1/2 de xícara de chá de vinho branco
2 colheres de sopa (30g) de manteiga gelada
1/2 xícara de chá (40g) de queijo parmesão ralado na hora
sal e pimenta a gosto
1 – Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola nas colheres de azeite em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos. Não deixe que dourem.
2 – Acrescente o arroz, aumente o fogo e mexa bem por 2 minutos, garantindo que cada grão fique envolto em uma camada de azeite.
3 – Derrame o vinho. Esta é a melhor parte da receita para mim: o cheiro é divino!
4 – Quando evaporar, comece a adicionar o caldo aos poucos. Use uma concha de feijão, se preferir. Misture bastante até que o arroz absorva tudo. Quando o conteúdo da panela dobrar de tamanho, prove um grão para saber se está al dente – o arroz deve estar macio, mas com o centro ainda duro. Quando atingir essa consistência, pare de adicionar caldo e retire do fogo. Caso o líquido acabe antes, complete com água quente.
5 – Adicione a manteiga gelada e mexa vigorosamente. Quando derreter, coloque o queijo parmesão ralado e misture.
Tampe a panela por um ou dois minutos antes de servir, no máximo, e então deleite-se com seu risoto caseiro e delicioso. É um prato que deve ser feito e servido imediatamente. Se sobrar, guarde em um pote na geladeira para fazer arancinis, receita deliciosa e também típica da Itália que colocarei no blog!
Qual seu país favorito? O que você mais gosta nele?
Ju, adorei a receita!! Gosto de coisas práticas.
Quando voltar das minhas férias, vou fazer.
Viajo esta semana para realizar um sonho antigo: conhecer a Europa. Vou passar por Londres, Paris, Barcelona, Bruxelas, Amsterdã… e Roma!
Vou comer um risoto em sua homenagem lá na Itália!! rs
Bom, dos países que já visitei, sem dúvidas, o meu preferido é o Canadá! Povo educadíssimo, cidades belíssimas, uma energia boa! Recomendo principalmente para quem quiser fazer intercâmbio.
Bjo!
Ivanna Suzarte
Ahhh Ivanna! Que viagem ótima! Agora bateu inveja branca de você… mas aproveite por mim, ok?! Quando achar um risoto maravilhoso na Itália, pense em mim hahahaha…
Eu gosto muito do Canadá também, acho que ele está no meu TOP 3 de países que adoro! Concordo com tudo o que você falou! :)
Beijos!
Juju … que delíciaaaa
Adoro fazer risoto e modesta parte fica bem gostoso.
A Itália …. ahhhh é o país mais lindo do mundoooo.
Acho que a cegonha me deixou cair aqui no Brasil, quando que teria que me entregar para uma família lá do sul da Itália. rsss
Parabéns pelo Cupcakeando!!! Bacione
Moniquinha, que bom ver você por aqui!
Pois eu tenho certeza que ou a cegonha me jogou no país errado ou eu tenho vidas passadas por lá. Ah que coisa, queria viver naquelas planíceis lindas! Naqueles prados… aquelas vistas!
Volte sempre! Um beijo! :)
Estou amando cada pedacinho do seu site, ja fiz o cupcake de chocolate para o mesversario de 4 meses e foi um sucesso. So uma pergunta o vinho e seco??? Bjs e parabens
Oi Wanessa!
O vinho é branco e seco, sim! Mas, se só tiver outro tipo em casa, não se prive de fazer um risoto. Você pode até omitir o vinho, tem gente que prefere, pra não sentir o saborzinho no fundo. :)
Um beijo!