segunda, 15 de dezembro de 2014

Naked cake com brigadeiro e doce de leite

80 Comentários

Ontem foi meu aniversário. E o que era pra ser um dia cheio de festinhas com meus amigos – e comilanças no almoço e jantar – se tornou um monte de cápsulas coloridas, ânsias de vômito e chás esquisitos. Tenho 364 dias no ano para gripar e inchar minhas amídalas, mas escolhi justamente o meu aniversário.
Tive que desmarcar com todo mundo o que seria um almoço num bistrô francês aqui em Brasília, no melhor estilo chique-meu-amor. Marquei lá porque era o único lugar que aceitava cachorro na área externa.

naked_cake_brigadeiro_doce_de_leite3
Aliás, foi quase impossível achar um lugar que aceitasse. Vocês têm o mesmo problema na cidade de vocês? Eu até entendo que a maioria não permita porque não dá mesmo pra prever quando vai ser um cachorro comportado ou outro meio maluco que pula em todos que passam. E tem gente que não gosta de cachorro mesmo.
Mas achei que seria mais fácil encontrar locais que deixassem. Sinto falta dos dias que passei em Buenos Aires e via pessoas com cachorros em praticamente qualquer lugar. E os cachorródromos? Grandes cercados em praças onde você pode soltar seu cachorro pra correr livre sem medo de perdê-lo em alguma distração.
Senti falta de algo assim em Brasília no sábado, quando fomos ao encontro de corgis da cidade. Com um incrível total de 4 corgis: Zeca, Freddie, Lola e Tonico, na ordem da foto.

encontro_corgis3

encontro_corgis2

encontro_corgis
As duas chances de fazer os quatro pararem quietos para uma foto: petisquinhos ou uma bolha de sabão que eles poderiam perseguir.
Freddie, que faz aniversário hoje, também comemorou bastante. Encontrou até um irmão separado na maternidade, já que ele e Tonico tem a mesma estrutura, tamanho e pelagem, com a diferença que Tonico tem rabo. Ambos se deram bem e passaram a maior parte da manhã brincando sozinhos enquanto o Zeca e a Lola passeavam pelo Parque.
Quantas vezes eu gritava pro Sr. Namorado pegar o Freddie e ele se confundia com o Tonico? Algumas. O bom disso tudo é que eles saem tão esgotados desses encontros que dormem o dia inteiro como anjos.

naked_cake_brigadeiro_doce_de_leite2
Nem consegui cozinhar ontem direito, mais porque o Sr. Namorado brigava quando eu me levantava do sofá e dizia que eu precisava descansar. Mas se eu pudesse, teria feito pra mim um naked cake como esse, com um doce de leite bem gostoso como aquele La Salamandra.

Naked cake de baunilha com brigadeiro e doce de leite
Rende: um bolo de três camadas de recheio, com 24cm de diâmetro

Massa
170g de manteiga
1 xícara de açúcar
4 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha, ou as sementes de 1 fava de baunilha
2 1/4 xícaras de farinha
2 1/4 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1/4 de xícara + 3 colheres de sopa de leite

Recheio de brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite uht
150g de chocolate meio amargo picado
1 colher de sopa de manteiga

Recheio de doce de leite
1 lata de doce de leite firme (Itambé é ótimo)

Nozes picadas a gosto

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Unte e enfarinhe duas fôrmas de 24cm de diâmetro com fundo falso. Corte e posicione um papel manteiga redondo no fundo de cada uma, unte e enfarinhe ele também. Peneire em uma tigela a farinha, o sal e o fermento.
2 – Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar até que fique bem fofo e pálido. Adicione os ovos um a um, batendo bem depois de cada adição. Acrescente o extrato ou as sementes da fava de baunilha e bata novamente para incorporar bem.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do leite, terminando com os secos. Não bata muito, somente até incorporar tudo.
4 – Transfira a massa para as fôrmas, dividindo igualmente entre elas. Leve para assar individualmente ou juntas, por 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Se assar as duas juntas, lembre-se de trocar a posição das fôrmas na metade do tempo de cocção, para que assem igualmente.
5 – Enquanto os bolos esfriam, faça o brigadeiro levando todos os ingredientes ao fogo em uma panela. Mexa sem parar, raspando o fundo sempre, até que chegue ao ponto de enrolar. Então cozinhe por mais 5 minutos, até que o brigadeiro caia em pedaços da espátula, e não em fio. Transfira para um prato ou travessa de vidro, cubra com plástico filme e deixe esfriar.
6 – Se não tiver picado as nozes, pique em pedaços pequenos, pra não ter problema na hora de cortar o naked cake. Corte cada bolo ao meio.
7 – Comece pelo fundo de um dos bolos, para que fique o mais reto possível. Coloque uma camada de brigadeiro (eu usei o bico 1M), fazendo um “frufru” nas bordas. No centro que não vai aparecer, basta completar normalmente com o brigadeiro.
8 – Por cima, coloque outro bolo. Eu usei o topo de um deles. Faça uma camada de doce de leite (usei um bico redondo comum para fazer bolinhas), preenchendo o centro. Por cima, jogue as nozes picadas a gosto. Cubra com outro bolo (usei o fundo do outro). Repita outra camada de brigadeiro e cubra com o bolo que sobrou.

naked_cake_brigadeiro_doce_de_leite
Em cima, decore como preferir. Eu fiz voltinhas de brigadeiro, com um coração de pasta americana em cima, e açúcar gelado polvilhado. Simples, como um naked cake deve ser. Ah, o açúcar gelado é um tipo que não derrete com a umidade, seja do bolo ou da geladeira. Vende em casas especializadas em confeitaria.

Já passaram o aniversário de vocês gripados? Como foi?

  1. Katia
    15 de dezembro de 2014 - 09:51

    Oi. Parabéns pelo niver.
    Naked cake são sequinhos? Não molhamos o bolo?
    Bjs

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:20

      Katia, você molha se quiser. :)

  2. Silmara
    15 de dezembro de 2014 - 11:13

    vou fazer que delicia

  3. Natália
    15 de dezembro de 2014 - 12:27

    Parece muito gostoso!!!
    Feliz Aniversário!!! e melhoras!! ;)

  4. Thais
    15 de dezembro de 2014 - 13:41

    Parabéns pelo seu dia e melhoras !!
    Amanha é o meu dia ,aniversario , e irei fazer esta receita.Obrigada

  5. 15 de dezembro de 2014 - 14:19

    Parece delicioso!!

    Feliz aniversário pra você e boas melhoras!!

    beijo

  6. Gaby Vicari
    15 de dezembro de 2014 - 14:27

    Que lindeza! Parabens e melhoras! :-)

  7. 15 de dezembro de 2014 - 15:51

    Primeiro: seus au aus são maravilhosooos!! rs
    Então, quero muito fazer esse naked, mas te pergunto: é uma massa muito fofa? tem risco de desmoronar no transporte? Muito obrigada desde já!!
    melhoras pra vc.. bjss

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:26

      Aline, não são meus au aus não, hahahaha, só o Freddie é meu. :) A massa desse naked cake é firme o suficiente para aguentar a estrutura, mas é bem fofa e gostosa. Achei a ideal para o naked. :)

  8. Rosa
    16 de dezembro de 2014 - 09:12

    Feliz Aniversário :) Seu aniversário é perto do aniversário do meu irmão e como vou fazer esse mesmíssimo bolo para ele acho que vou apelidar a receita ‘bolo sagitário’ rsrs a minha única duvida é: onde entram as nozes picadas?

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:27

      Rosa, entram ali no passo 8, não viu? Beijos!

  9. marcia
    16 de dezembro de 2014 - 13:11

    Ah,mas que pena vc ficar doente justo no seu dia….quebre o paradigma : escolha outro dia e comemore mesmo asim.
    Felicidade sempre para vc.

  10. Renata Neris
    16 de dezembro de 2014 - 17:03

    Feliz aniversário, minha ídola! Presentão essa receita, hein? Tenho uma encomenda pra amanhã e eles jáeestão no forno. Melhoras e muita saúde. Se cuida.

  11. Emilly Franc. G. C. Lima
    17 de dezembro de 2014 - 01:21

    Oi Juliana, pena q vc não aproveitou seu dia, melhoras. Vc me ajudou mt com esta receita, estava atras de um naked cake mas nao tinha achado nada nesse estilo e com tantas sobremesas nessa correria de fim ano para eu preparar, não estava com tempo de ser criativa, então esse me veio na hora certa. Obrigada! Vou aproveitar e abusar da sua generosidade culinaria, para te perguntar, vc por algum acaso ja fez brigadeiro em cor metalica, como ouro/dourado, prata, sei la!? Não falo brigadeiro enrolado com confeitos dourados, mas sim a prória massa do doce, como para fazer rosas de brigadeiro dourado com corante em pó diluido ou nao em alcool de cereais ou vodka, com pincel, borrifador ou aerografo!? Vc sabe me informar se tem como, e se sim, me dizer como? Grata desde ja pela sua atenção. Ah, e parabens pelo aniversario e pela nova moradia ;) Bjs

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:35

      Emilly, não acho que o brigadeiro conseguiria ficar metálico nem usando aerógrafo. Isso porque ele é bem cremoso, então acredito que vai absorver e apagar o brilho. Um teste não custa nada, também. Beijos!

  12. Luiza
    19 de dezembro de 2014 - 18:10

    Olá Juliana, antes de mais nada, parabéns pelo aniversário, pelo talento, pelo carinho com o qual escreves nesse blog!!

    Uma dúvida: já tentei fazer vários naked cakes, com várias camadas, inclusive com tamanhos diferentes. E sempre que passa de duas ele vira Torre de Piza, isso quando não desmorona inteiro. Tens alguma dica?

    Muito obrigada e, mais uma vez, parabéns!

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:39

      Luiza, já fiz alguns naked cakes e minhas dicas são jamais fazer muito grandes ou altos, e sempre com camadas de bolo de grossuras mais finas. Você tem que aprender a balançear o quanto é suficiente para a espessura do bolo, porque ficar fino demais também pode quebrar ele todinho. E pro recheio, escolher algo consistente é melhor. Vejo algumas pessoas usar nutella e acho muito arriscado, hahaha. Beijos!

  13. Anna
    14 de janeiro de 2015 - 01:23

    Oi Juliana!! Meu aniversário esta chegando e estou louca para fazer um desses. Você acha que rende pra quantas pessoas? Beijos

    • 14 de janeiro de 2015 - 14:22

      Anna, alimenta bem umas 30 pessoas, considerando que tem outras comidas na festa e tal! :)

  14. Renata B.
    19 de janeiro de 2015 - 20:37

    Dá pra acrescentar cacau em pó na massa do bolo?
    Beijos Ju!

    Ps: adoro o blog, você escreve de forma como se as suas leitoras fossem suas amigas mais intimas!

    • 22 de janeiro de 2015 - 21:06

      Renata, eu não gosto de transformar receitas de baunilha em de chocolate, porque os ingredientes mudam, reagem diferente, etc. Acaba não ficando com a mesma textura. Use uma das receitas de chocolate que tem no blog, que fica melhor! Beijos!

  15. Claudia
    04 de fevereiro de 2015 - 12:25

    Olá, no momento eu não tenho forma de 24 cm, só de 20cm com 7cm de altura.
    Será que poderia fazer nessa forma? ou dividir em duas assadeiras?

    • 16 de fevereiro de 2015 - 11:00

      Claudia, você pode fazer na fôrma que você quiser, flor. Qualquer uma mesmo. Basta preencher somente 2/3 da fôrma pra dar espaço pra massa crescer. O que sobrar você descarta ou assa em forminhas de cupcake. Beijos!

  16. Betel
    08 de fevereiro de 2015 - 22:20

    oi Ju, eu posso substituir o extrato de baunilha pela essência, sei que não é a mesma coisa, mas é que na minha cidade não temos muitas opções, ou seja, fava de baunilha é como achar leite de onça! rsrs… bjs

  17. Alaíde
    09 de março de 2015 - 20:59

    Ju! Estava desesperada pra preparar um bolo pro meu aniver domingo agira 15/3 e fui ver seu blog q amo de paixão… Me veio a duvida qto de altura tem sua forma? …sera q se eu fizer metade da receita da certo? Bjsss

    • 16 de março de 2015 - 16:31

      Alaíde, desculpa a demora, é que são muitos comentários… pode sim diminuir a receita pela metade, é só dividir tudo por 2. Beijos!

  18. vanessa
    18 de março de 2015 - 21:45

    Oi Juliana! Parabens pelo blog e pelas receitas, são maravilhosas!!
    sempre venho dar uma olhadinha aqui e nunca comento!!! leitora fantasminha!
    Gostaria de saber como faz aquela cobertura que estão usando muito em naked, que parece que o chocolate vai derreter todo, mais fica la bem lindo com um aspecto de cremoso, não sei se expliquei direitinho hihihi, ja achei que fosse ganache, ou brigadeiro cremoso, mais estou em duvida< se você puder me dar esse help!!!
    obrigada e mais uma vez parabens!!!

    • 21 de março de 2015 - 22:58

      Vanessa, geralmente é uma ganache mais líquida, ou seja, com mais creme de leite :) Pode até ser brigadeiro também, é só não deixar ele muito duro. Beijão!

  19. lucia
    29 de março de 2015 - 22:00

    o fermento e a mesma quantidade da farinha?

  20. Débora
    13 de abril de 2015 - 10:44

    Ju, como sempre suas receitas são um sucesso! Parabéns!
    Eu fiz o bolo e amei, mas estou com uma dúvida, bati o açúcar com a manteiga , e quando acrescentei o primeiro ovo a mistura ficou com a aparência coalhada, eu fiquei desesperada rs, ai coloquei os outros ingredientes e a massa ficou normal.
    Fiz algo de errado?
    Um beijo e adorei a sua nova estante! rs

    • 17 de abril de 2015 - 16:31

      Débora, nada de errado, a massa é assim mesmo! :)

  21. Marceli
    06 de maio de 2015 - 09:00

    Juliana, bom dia.
    Fiz essa receita, a massa ficou fofinha, deliciosa, firme o suficiente para manusear na montagem do naked cake, porém não rendeu o suficiente para duas formas… Será que tive algum problema com o crescimento??
    Posso assar os bolos com uma certa antecedência e deixar apenas a montagem para o dia? Com quanta antecedência posso fazer essa massa?
    Obrigada! :)

    • 11 de maio de 2015 - 16:32

      Marceli, se você usou as fôrmas no tamanho indicado, não era pra dar errado não. O que pode acontecer é suas xícaras medidoras serem de tamanhos diferentes das minhas, ou seus ovos serem menores. Quanto à validade da massa, ela dura até três dias refrigerada. Depois disso, eu já acho que fica muito seca e velha. Beijos!

  22. Viviane
    15 de maio de 2015 - 12:48

    OLá Daniela tudo bem? Estava querendo fazer este naked, porém com a massa de chocolate. POssu usar as mesmas medidas e incluir o chocolate? o que vc sugere? Muito obrigada! Beijos

    • 21 de maio de 2015 - 14:23

      É Juliana, Viviane, hehehe. Tem outras receitas de chocolate aqui, é só escolher uma delas e fazer um naked cake. Beijos!

  23. Eveline
    26 de maio de 2015 - 09:43

    Ou juliana, gostaria de saber se esse brigadeiro serve tanto para usar no bico como também para usar no restante do recheio? Normalmente o ponto do bico e mais firme que o recheio, por isso fiquei na dúvida. E essa quantidade deu pra você fazer duas camadas de recheio?

    • 28 de maio de 2015 - 17:39

      Eveline, o ponto da receita que ensinei aí em cima serve pra tudo no bolo, tanto recheio quanto decorações! E a quantidade dá certinho para esse bolo, desse tamanho, é só você não caprichar demais na camada de recheio. Beijos!

  24. 18 de junho de 2015 - 08:59

    Juliana, adorei a receita! Farei no meu chá bar. :D
    Será que ela ficaria boa com morango?

    Uma outra dúvida completamente off-topic: Estou tendo uma grande dificuldade de achar lugar para adquirir um Corginho. Você pode me passar o contato de onde conseguiu o seu, se ainda tiver?

    Obrigada!!!

    • 18 de junho de 2015 - 14:49

      Priscila, fica delicioso com morangos! Eu picaria alguns pra colocar entre camadas e decoraria com os mais bonitos :)
      Olha, o Freddie foi o último da ninhada onde comprei aqui em Brasília e o criador disse que não iria mais procriá-los. Escuto falar que em SP tem uma criadora de corgis bem bacana, acho que procurando no site do kernel de lá, você encontra mais contatos! Beijos!

  25. Izabella
    22 de junho de 2015 - 09:34

    Olá Juliana, tudo bem? Adoro o blog. Queria tirar uma duvida.. você acha que este doce de leite aguenta bem se usado em um naked de 3 andares? Ou é melhor fazer com brigadeiro mesmo? O bolo está maravilhoso!
    Obrigada!

    • 13 de julho de 2015 - 17:27

      Izabella, depende do doce de leite que você comprar. Se ele for bem consistente, ele aguenta, mas eu não faria um naked com mais de 3 andares. Beijos!

  26. Daniel Câmara
    26 de junho de 2015 - 17:52

    Imagino que passar o Niver resfriado deve ser chato.
    Esse NakedCake ficou lindo e parece estar tao saboroso que vou fazer.. Além disso acho que está bem úmuido, dispensando molhá-lo.. ADOREI!!
    Muito delicado seu trabalho AMO/SOU! rsrs

  27. Cristina
    16 de julho de 2015 - 09:21

    Oi Juliana!

    Adorei a receita ! Mas fiquei com uma dúvida, é para bater a massa em uma batedeira ou na mão?

    Obrigada e abraços!

    • 25 de julho de 2015 - 01:32

      Cristina, tanto faz, se seu braço aguentar, pode ser na mão! Beijos!

  28. Bianca
    30 de agosto de 2015 - 18:32

    Olá Juliana! Primeiramente, obrigada pelas dicas e receitas maravilhosas!!
    Gostaria de saber se esse naked, junto com outra receita de bolo de chocolate, sustentaria um bolo com 3 camadas de recheio e decorado com casadinhos e chocolate (aqueles de decorar)? Essa receita do naked que você deu fez um sucesso tão grande com a família (deu briga rsrs) que gostaria de usá-la para um bolo mais sofisticado. O que você me sugere?

    obrigadinha!

    • 16 de setembro de 2015 - 23:03

      Bianca, essa massa é bem firme, como toda amanteigada. Acho que segura sim! Beijos!

  29. Juliana
    09 de setembro de 2015 - 18:42

    Quantos kg de bolo mais ou menos da essa receita?

    • 16 de setembro de 2015 - 23:12

      Um bolo exatamente como o da foto tem mais ou menos 2,8kg.

  30. Adriana
    12 de setembro de 2015 - 02:59

    Ju, bom dia! Por favor, seu bolo ficou lisinho, retinho… isso foi só por causa do papel manteiga? Todos os meus bolos crescem no meio e ficam mais baixos na lateral, não ficam muito bonitos para fazer um naked. Já tentei usar o papel manteiga em outra receita, mas não adiantou, ficou do mesmo jeito. Só que não untei/enfarinhei o papel, só untei a forma antes de colocar o papel. Pode me ajudar? Obrigada!

    • 16 de setembro de 2015 - 23:18

      Adriana, meus bolos também ficam assim, mas é só você cortar fora a parte que cresce e nivelar todos. Beijos!

  31. Maria Christina Matos
    15 de setembro de 2015 - 09:56

    Olá!

    Gostaria de saber quantos pedaços mais ou menos dão um naked de 23 cm de diâmetro.

    Obrigada! ótima receita!

    • 16 de setembro de 2015 - 23:34

      Maria, depende da sua fatia. Nunca gosto de informar isso, porque eu acho que depende da pessoa que ta cortando haha. Com fatias “de foto de bolo” ou “de confeitaria”, dá umas 8 ou 10. Mas já fiz esse bolo pra uma pessoa que disse que tirou 40 fatias dele. Então depende do tamanho. Beijos!

  32. Denyse
    06 de outubro de 2015 - 14:38

    Juliana! Estou procurando a massa perfeita e resolvi buscar aqui. Fiquei animada com essa; você e sua manteiga,né? Também sou fã, mas encarece bastante e se eu tiver uma encomenda, vou de margarina mesmo. Mas como eu só tenho feito bolo “pra dentro”, parece perfeito! Já está quase chegando seu aniversário de novo, espero que este ano você esteja ok. Beijos.

    • 15 de outubro de 2015 - 18:31

      Denyse, agora estou bem! Espero que o niver deste ano não seja fiasco da gripe. Beijos!!

  33. Thaís
    05 de janeiro de 2016 - 12:07

    Adorei a receita!

    Uma dúvida, você umedeceria o bolo com alguma calda?
    Tem alguma sugestão para que possa fazer e deixa-lo bem umedecido?

    Beijocas!

    • 25 de janeiro de 2016 - 22:32

      Thaís, eu não costumo umedecer naked cakes, porque se você fizer o bolo certinho, ele já é úmido o suficiente. Mas se quiser, pode usar suco de laranja, que fica muito bom – lembra os bolos da mamãe!

  34. Evylin Koligoski
    09 de fevereiro de 2016 - 20:26

    Oiii Ju….queria a sua ajuda URGENTE. Minha amiga pediu pra eu fazer um bolo pra ela. E como eu sei que suas receitas são maravilhas resolvi usar essa massa de bolo do Naked Cake. Mas ela quer o bolo coberto com glacê. Tenho duas perguntas. O bolo vai ter duas camadas distintas de recheio. Essa porção de massa da pra fazer quantos bolos? Porque preciso de 3 pedaços de bolo pro que eu vou fazer. E outra como eu faço o glace perfeito? Qual voce indicaria pra mim pro meu glace ser bem incorpado e não espumar depois de um tempo, porque minha amiga faz um que fica horrivel depois. Quero fazer bonito porque é pro chá de panela dela *.*

    • 10 de fevereiro de 2016 - 08:24

      Evylin, essa receita aí rende dois bolos em fôrmas de 24cm. Daí eu corto ao meio cada um para fazer o naked. Depende muito do tamanho de cada camada que você quer. Se quiser ter bolos maiores, faça 1 + 1/2 receita dessa aí e divida igualmente. Quanto ao glacê, depende, porque não sei de qual glacê exatamente você está falando… é aquele glacê todo branco que cai por cima de bolos de limão?

  35. Evylin Koligoski
    10 de fevereiro de 2016 - 21:26

    Oii Ju. Na verdade o glacê que eu estou falando é o merengue. O feito com clara de ovo. Eu nao sei qual é melhor pra cobrir o bolo e ficar gostoso e firme sabe? Voce pode me ajudar??? Ah obrigada pela a outra resposta *.*

    • 03 de março de 2016 - 11:14

      Evylin, o merengue não fica com casquinha dura, como o glacê de bolos de limão por exemplo. Mas eu gosto bastante de merengue, acho saboroso e delicado!

  36. 22 de março de 2016 - 08:33

    […] Naked Cake com brigadeiro e doce de leite […]

  37. Luciana
    29 de março de 2016 - 09:18

    Ola. Excelente receita. Mas estou com uma duvida cruel: vou fazer o aniversario do meu baixinho no domingo. Como sera um piquinique, o bolo estara fora da geladeira por pelo menos seis horas. Ele aguentara? Digo, nao estragra em razao do recheio? Desde ja agradeco a atencao.

    • 13 de abril de 2016 - 17:33

      Vixe, Luciana, acho que não da mais tempo de te ajudar. Tente mandar as dúvidas com mais antecedência! Eu nem sempre consigo responder de prontidão (na verdade, quase nunca, porque são muitos comentários). Beijos!

  38. Milena
    12 de maio de 2016 - 11:39

    Oi! Fiz a receita no dia das mães e a massa ficou bem pesada, fiquei achando que tinha pouco leite na receita, mas continuei seguindo, com medo de errar… e o resultado foi que o bolo ficou pesado, com textura de biscoito. Será que não está faltando leite nessa receita? 1/4 de xícara mais 3 colheres de sopa me pareceu uma medida meio estranha.
    O sabor ficou muito bom, apesar da textura! Agradeço a receita!

    • 05 de junho de 2016 - 21:56

      Milena, a quantidade está certinha mesmo. A massa ficar pesada não tem muito a ver com o leite, e sim com o quanto você bateu a manteiga e o açúcar no começo. Quanto mais bater, mais aerada vai ficar a massa, o ideal é bater bem uns 3 minutos sem parar. E depois, acrescentando a farinha, evitar mexer muito na massa para não ficar pesada e solar. Tente de novo quando puder com essas dicas! Beijos!

  39. Marluce Toledo
    29 de setembro de 2016 - 14:17

    Olá Jú! Faço a receita do seu brigadeiro ponto de bico há 1 ano e meio e fica perfeita nos meus Cupcakes! Minha dúvida é a seguinte, tenho um bolo de aniversário para fazer e os recheios são brigadeiro e brigadeiro de Ninho. Se fizer os brigadeiros com esse ponto, vai endurecer muito na geladeira? Porque depois de montado o bolo vai pra geladeira, a cobertura é de chantininho. Se puder me dar um help.. Obrigada! Bjs!

    • 29 de setembro de 2016 - 15:50

      Marluce, esse brigadeiro no ponto de decorar com o saco de confeitar, quando vai a geladeira, não endurece tanto, porque ele tem bastante gordura que amacia o brigadeiro. Mas se for usar mesmo para rechear, eu prefiro um pouco mais molinho, então deixo ele cozinhar um ponto a baixo do de usar para bicos. :)

  40. Marluce Toledo
    29 de setembro de 2016 - 16:14

    Ok, farei isso. Antes de chegar ao ponto de “cair em pedaços” da colher, desligo. Obrigada pela atenção e carinho! Bjs!

  41. Lay
    24 de fevereiro de 2017 - 11:32

    Ju, eu aaaaaamoooooo suas coisinhas, mas, que agonia que me dá ver receita publicada com medidas em xícaras… bolíneo lindo e apetitoso, mas, quando olhei a receita, corri para outra… desculpa, Ju!

  42. Elaine
    09 de maio de 2017 - 15:20

    Olá Juliana, qual a altura da forma que você utilizou pra assar os bolos?

    • 11 de maio de 2017 - 21:51

      Elaine, minhas fôrmas todas tem no máximo 5-6cm de altura. :)

  43. Carlinhos
    18 de junho de 2017 - 21:27

    Juliana ficou muito lindo, só tenho uma dúvida. Como fazer o bolo assar e continuar branquinho assim, pra destacar mais o recheio?

    • 01 de julho de 2017 - 16:46

      Carlinhos, o bolo geralmente fica com essa casquinha, é natural. O que as pessoas fazem é remover com uma faca serrilhada, ir cortando mesmo e tirando essa capinha do bolo.

  44. Beatriz
    09 de agosto de 2017 - 11:37

    Posso colocar pêssegos em caldas junto com o doce de leite ?

    • 15 de agosto de 2017 - 08:43

      Beatriz, os pêssegos vão ter o mesmo problema que morangos. Como são líquidos por conta da calda, o bolo não vai sustentar bem por muito tempo. Ideal é deixar na geladeira antes de servir, até porque são frutas “frescas” também. Mas deve ficar bem gostoso :)

  45. Cristiane
    04 de setembro de 2017 - 12:22

    Juliana, é a primeira vez que vejo seu blog e já estou encantada com essa receita maravilhosa. Quero muito fazer um naked de brigadeiro para meu aniversário, na próxima semana, mas sempre tenho medo de não acertar o ponto e ficar escorrendo o recheio… Essa receita que você faz mantém tranquilamente assim, o formato do recheio tão lindo?

    • 26 de setembro de 2017 - 13:56

      Cristiane, vc precisa achar um doce de leite bem consistente, já que esse aí não é caseiro. Já o brigadeiro é a minha receita padrão aqui e eu “agaranto” que fica inteirinho assim mesmo :)

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!