Ontem foi meu aniversário. E o que era pra ser um dia cheio de festinhas com meus amigos – e comilanças no almoço e jantar – se tornou um monte de cápsulas coloridas, ânsias de vômito e chás esquisitos. Tenho 364 dias no ano para gripar e inchar minhas amídalas, mas escolhi justamente o meu aniversário.
Tive que desmarcar com todo mundo o que seria um almoço num bistrô francês aqui em Brasília, no melhor estilo chique-meu-amor. Marquei lá porque era o único lugar que aceitava cachorro na área externa.
Aliás, foi quase impossível achar um lugar que aceitasse. Vocês têm o mesmo problema na cidade de vocês? Eu até entendo que a maioria não permita porque não dá mesmo pra prever quando vai ser um cachorro comportado ou outro meio maluco que pula em todos que passam. E tem gente que não gosta de cachorro mesmo.
Mas achei que seria mais fácil encontrar locais que deixassem. Sinto falta dos dias que passei em Buenos Aires e via pessoas com cachorros em praticamente qualquer lugar. E os cachorródromos? Grandes cercados em praças onde você pode soltar seu cachorro pra correr livre sem medo de perdê-lo em alguma distração.
Senti falta de algo assim em Brasília no sábado, quando fomos ao encontro de corgis da cidade. Com um incrível total de 4 corgis: Zeca, Freddie, Lola e Tonico, na ordem da foto.
As duas chances de fazer os quatro pararem quietos para uma foto: petisquinhos ou uma bolha de sabão que eles poderiam perseguir.
Freddie, que faz aniversário hoje, também comemorou bastante. Encontrou até um irmão separado na maternidade, já que ele e Tonico tem a mesma estrutura, tamanho e pelagem, com a diferença que Tonico tem rabo. Ambos se deram bem e passaram a maior parte da manhã brincando sozinhos enquanto o Zeca e a Lola passeavam pelo Parque.
Quantas vezes eu gritava pro Sr. Namorado pegar o Freddie e ele se confundia com o Tonico? Algumas. O bom disso tudo é que eles saem tão esgotados desses encontros que dormem o dia inteiro como anjos.
Nem consegui cozinhar ontem direito, mais porque o Sr. Namorado brigava quando eu me levantava do sofá e dizia que eu precisava descansar. Mas se eu pudesse, teria feito pra mim um naked cake como esse, com um doce de leite bem gostoso como aquele La Salamandra.
Naked cake de baunilha com brigadeiro e doce de leite
Rende: um bolo de três camadas de recheio, com 24cm de diâmetro
Massa
170g de manteiga
1 xícara de açúcar
4 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha, ou as sementes de 1 fava de baunilha
2 1/4 xícaras de farinha
2 1/4 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1/4 de xícara + 3 colheres de sopa de leite
Recheio de brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite uht
150g de chocolate meio amargo picado
1 colher de sopa de manteiga
Recheio de doce de leite
1 lata de doce de leite firme (Itambé é ótimo)
Nozes picadas a gosto
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Unte e enfarinhe duas fôrmas de 24cm de diâmetro com fundo falso. Corte e posicione um papel manteiga redondo no fundo de cada uma, unte e enfarinhe ele também. Peneire em uma tigela a farinha, o sal e o fermento.
2 – Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar até que fique bem fofo e pálido. Adicione os ovos um a um, batendo bem depois de cada adição. Acrescente o extrato ou as sementes da fava de baunilha e bata novamente para incorporar bem.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do leite, terminando com os secos. Não bata muito, somente até incorporar tudo.
4 – Transfira a massa para as fôrmas, dividindo igualmente entre elas. Leve para assar individualmente ou juntas, por 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Se assar as duas juntas, lembre-se de trocar a posição das fôrmas na metade do tempo de cocção, para que assem igualmente.
5 – Enquanto os bolos esfriam, faça o brigadeiro levando todos os ingredientes ao fogo em uma panela. Mexa sem parar, raspando o fundo sempre, até que chegue ao ponto de enrolar. Então cozinhe por mais 5 minutos, até que o brigadeiro caia em pedaços da espátula, e não em fio. Transfira para um prato ou travessa de vidro, cubra com plástico filme e deixe esfriar.
6 – Se não tiver picado as nozes, pique em pedaços pequenos, pra não ter problema na hora de cortar o naked cake. Corte cada bolo ao meio.
7 – Comece pelo fundo de um dos bolos, para que fique o mais reto possível. Coloque uma camada de brigadeiro (eu usei o bico 1M), fazendo um “frufru” nas bordas. No centro que não vai aparecer, basta completar normalmente com o brigadeiro.
8 – Por cima, coloque outro bolo. Eu usei o topo de um deles. Faça uma camada de doce de leite (usei um bico redondo comum para fazer bolinhas), preenchendo o centro. Por cima, jogue as nozes picadas a gosto. Cubra com outro bolo (usei o fundo do outro). Repita outra camada de brigadeiro e cubra com o bolo que sobrou.
Em cima, decore como preferir. Eu fiz voltinhas de brigadeiro, com um coração de pasta americana em cima, e açúcar gelado polvilhado. Simples, como um naked cake deve ser. Ah, o açúcar gelado é um tipo que não derrete com a umidade, seja do bolo ou da geladeira. Vende em casas especializadas em confeitaria.
Já passaram o aniversário de vocês gripados? Como foi?
Oi. Parabéns pelo niver.
Naked cake são sequinhos? Não molhamos o bolo?
Bjs
Katia, você molha se quiser. :)
vou fazer que delicia
Parece muito gostoso!!!
Feliz Aniversário!!! e melhoras!! ;)
Parabéns pelo seu dia e melhoras !!
Amanha é o meu dia ,aniversario , e irei fazer esta receita.Obrigada
Parece delicioso!!
Feliz aniversário pra você e boas melhoras!!
beijo
Que lindeza! Parabens e melhoras! :-)
Primeiro: seus au aus são maravilhosooos!! rs
Então, quero muito fazer esse naked, mas te pergunto: é uma massa muito fofa? tem risco de desmoronar no transporte? Muito obrigada desde já!!
melhoras pra vc.. bjss
Aline, não são meus au aus não, hahahaha, só o Freddie é meu. :) A massa desse naked cake é firme o suficiente para aguentar a estrutura, mas é bem fofa e gostosa. Achei a ideal para o naked. :)
Feliz Aniversário :) Seu aniversário é perto do aniversário do meu irmão e como vou fazer esse mesmíssimo bolo para ele acho que vou apelidar a receita ‘bolo sagitário’ rsrs a minha única duvida é: onde entram as nozes picadas?
Rosa, entram ali no passo 8, não viu? Beijos!
Ah,mas que pena vc ficar doente justo no seu dia….quebre o paradigma : escolha outro dia e comemore mesmo asim.
Felicidade sempre para vc.
Feliz aniversário, minha ídola! Presentão essa receita, hein? Tenho uma encomenda pra amanhã e eles jáeestão no forno. Melhoras e muita saúde. Se cuida.
Oi Juliana, pena q vc não aproveitou seu dia, melhoras. Vc me ajudou mt com esta receita, estava atras de um naked cake mas nao tinha achado nada nesse estilo e com tantas sobremesas nessa correria de fim ano para eu preparar, não estava com tempo de ser criativa, então esse me veio na hora certa. Obrigada! Vou aproveitar e abusar da sua generosidade culinaria, para te perguntar, vc por algum acaso ja fez brigadeiro em cor metalica, como ouro/dourado, prata, sei la!? Não falo brigadeiro enrolado com confeitos dourados, mas sim a prória massa do doce, como para fazer rosas de brigadeiro dourado com corante em pó diluido ou nao em alcool de cereais ou vodka, com pincel, borrifador ou aerografo!? Vc sabe me informar se tem como, e se sim, me dizer como? Grata desde ja pela sua atenção. Ah, e parabens pelo aniversario e pela nova moradia ;) Bjs
Emilly, não acho que o brigadeiro conseguiria ficar metálico nem usando aerógrafo. Isso porque ele é bem cremoso, então acredito que vai absorver e apagar o brilho. Um teste não custa nada, também. Beijos!
Olá Juliana, antes de mais nada, parabéns pelo aniversário, pelo talento, pelo carinho com o qual escreves nesse blog!!
Uma dúvida: já tentei fazer vários naked cakes, com várias camadas, inclusive com tamanhos diferentes. E sempre que passa de duas ele vira Torre de Piza, isso quando não desmorona inteiro. Tens alguma dica?
Muito obrigada e, mais uma vez, parabéns!
Luiza, já fiz alguns naked cakes e minhas dicas são jamais fazer muito grandes ou altos, e sempre com camadas de bolo de grossuras mais finas. Você tem que aprender a balançear o quanto é suficiente para a espessura do bolo, porque ficar fino demais também pode quebrar ele todinho. E pro recheio, escolher algo consistente é melhor. Vejo algumas pessoas usar nutella e acho muito arriscado, hahaha. Beijos!
Oi Juliana!! Meu aniversário esta chegando e estou louca para fazer um desses. Você acha que rende pra quantas pessoas? Beijos
Anna, alimenta bem umas 30 pessoas, considerando que tem outras comidas na festa e tal! :)
Dá pra acrescentar cacau em pó na massa do bolo?
Beijos Ju!
Ps: adoro o blog, você escreve de forma como se as suas leitoras fossem suas amigas mais intimas!
Renata, eu não gosto de transformar receitas de baunilha em de chocolate, porque os ingredientes mudam, reagem diferente, etc. Acaba não ficando com a mesma textura. Use uma das receitas de chocolate que tem no blog, que fica melhor! Beijos!
Olá, no momento eu não tenho forma de 24 cm, só de 20cm com 7cm de altura.
Será que poderia fazer nessa forma? ou dividir em duas assadeiras?
Claudia, você pode fazer na fôrma que você quiser, flor. Qualquer uma mesmo. Basta preencher somente 2/3 da fôrma pra dar espaço pra massa crescer. O que sobrar você descarta ou assa em forminhas de cupcake. Beijos!
oi Ju, eu posso substituir o extrato de baunilha pela essência, sei que não é a mesma coisa, mas é que na minha cidade não temos muitas opções, ou seja, fava de baunilha é como achar leite de onça! rsrs… bjs
Betel, pode sim! :)
Ju! Estava desesperada pra preparar um bolo pro meu aniver domingo agira 15/3 e fui ver seu blog q amo de paixão… Me veio a duvida qto de altura tem sua forma? …sera q se eu fizer metade da receita da certo? Bjsss
Alaíde, desculpa a demora, é que são muitos comentários… pode sim diminuir a receita pela metade, é só dividir tudo por 2. Beijos!
Oi Juliana! Parabens pelo blog e pelas receitas, são maravilhosas!!
sempre venho dar uma olhadinha aqui e nunca comento!!! leitora fantasminha!
Gostaria de saber como faz aquela cobertura que estão usando muito em naked, que parece que o chocolate vai derreter todo, mais fica la bem lindo com um aspecto de cremoso, não sei se expliquei direitinho hihihi, ja achei que fosse ganache, ou brigadeiro cremoso, mais estou em duvida< se você puder me dar esse help!!!
obrigada e mais uma vez parabens!!!
Vanessa, geralmente é uma ganache mais líquida, ou seja, com mais creme de leite :) Pode até ser brigadeiro também, é só não deixar ele muito duro. Beijão!
o fermento e a mesma quantidade da farinha?
Lucia, não. Veja a receita!
Ju, como sempre suas receitas são um sucesso! Parabéns!
Eu fiz o bolo e amei, mas estou com uma dúvida, bati o açúcar com a manteiga , e quando acrescentei o primeiro ovo a mistura ficou com a aparência coalhada, eu fiquei desesperada rs, ai coloquei os outros ingredientes e a massa ficou normal.
Fiz algo de errado?
Um beijo e adorei a sua nova estante! rs
Débora, nada de errado, a massa é assim mesmo! :)
Juliana, bom dia.
Fiz essa receita, a massa ficou fofinha, deliciosa, firme o suficiente para manusear na montagem do naked cake, porém não rendeu o suficiente para duas formas… Será que tive algum problema com o crescimento??
Posso assar os bolos com uma certa antecedência e deixar apenas a montagem para o dia? Com quanta antecedência posso fazer essa massa?
Obrigada! :)
Marceli, se você usou as fôrmas no tamanho indicado, não era pra dar errado não. O que pode acontecer é suas xícaras medidoras serem de tamanhos diferentes das minhas, ou seus ovos serem menores. Quanto à validade da massa, ela dura até três dias refrigerada. Depois disso, eu já acho que fica muito seca e velha. Beijos!
OLá Daniela tudo bem? Estava querendo fazer este naked, porém com a massa de chocolate. POssu usar as mesmas medidas e incluir o chocolate? o que vc sugere? Muito obrigada! Beijos
É Juliana, Viviane, hehehe. Tem outras receitas de chocolate aqui, é só escolher uma delas e fazer um naked cake. Beijos!
Ou juliana, gostaria de saber se esse brigadeiro serve tanto para usar no bico como também para usar no restante do recheio? Normalmente o ponto do bico e mais firme que o recheio, por isso fiquei na dúvida. E essa quantidade deu pra você fazer duas camadas de recheio?
Eveline, o ponto da receita que ensinei aí em cima serve pra tudo no bolo, tanto recheio quanto decorações! E a quantidade dá certinho para esse bolo, desse tamanho, é só você não caprichar demais na camada de recheio. Beijos!
Juliana, adorei a receita! Farei no meu chá bar. :D
Será que ela ficaria boa com morango?
Uma outra dúvida completamente off-topic: Estou tendo uma grande dificuldade de achar lugar para adquirir um Corginho. Você pode me passar o contato de onde conseguiu o seu, se ainda tiver?
Obrigada!!!
Priscila, fica delicioso com morangos! Eu picaria alguns pra colocar entre camadas e decoraria com os mais bonitos :)
Olha, o Freddie foi o último da ninhada onde comprei aqui em Brasília e o criador disse que não iria mais procriá-los. Escuto falar que em SP tem uma criadora de corgis bem bacana, acho que procurando no site do kernel de lá, você encontra mais contatos! Beijos!
Olá Juliana, tudo bem? Adoro o blog. Queria tirar uma duvida.. você acha que este doce de leite aguenta bem se usado em um naked de 3 andares? Ou é melhor fazer com brigadeiro mesmo? O bolo está maravilhoso!
Obrigada!
Izabella, depende do doce de leite que você comprar. Se ele for bem consistente, ele aguenta, mas eu não faria um naked com mais de 3 andares. Beijos!
Imagino que passar o Niver resfriado deve ser chato.
Esse NakedCake ficou lindo e parece estar tao saboroso que vou fazer.. Além disso acho que está bem úmuido, dispensando molhá-lo.. ADOREI!!
Muito delicado seu trabalho AMO/SOU! rsrs
Oi Juliana!
Adorei a receita ! Mas fiquei com uma dúvida, é para bater a massa em uma batedeira ou na mão?
Obrigada e abraços!
Cristina, tanto faz, se seu braço aguentar, pode ser na mão! Beijos!
Olá Juliana! Primeiramente, obrigada pelas dicas e receitas maravilhosas!!
Gostaria de saber se esse naked, junto com outra receita de bolo de chocolate, sustentaria um bolo com 3 camadas de recheio e decorado com casadinhos e chocolate (aqueles de decorar)? Essa receita do naked que você deu fez um sucesso tão grande com a família (deu briga rsrs) que gostaria de usá-la para um bolo mais sofisticado. O que você me sugere?
obrigadinha!
Bianca, essa massa é bem firme, como toda amanteigada. Acho que segura sim! Beijos!
Quantos kg de bolo mais ou menos da essa receita?
Um bolo exatamente como o da foto tem mais ou menos 2,8kg.
Ju, bom dia! Por favor, seu bolo ficou lisinho, retinho… isso foi só por causa do papel manteiga? Todos os meus bolos crescem no meio e ficam mais baixos na lateral, não ficam muito bonitos para fazer um naked. Já tentei usar o papel manteiga em outra receita, mas não adiantou, ficou do mesmo jeito. Só que não untei/enfarinhei o papel, só untei a forma antes de colocar o papel. Pode me ajudar? Obrigada!
Adriana, meus bolos também ficam assim, mas é só você cortar fora a parte que cresce e nivelar todos. Beijos!
Olá!
Gostaria de saber quantos pedaços mais ou menos dão um naked de 23 cm de diâmetro.
Obrigada! ótima receita!
Maria, depende da sua fatia. Nunca gosto de informar isso, porque eu acho que depende da pessoa que ta cortando haha. Com fatias “de foto de bolo” ou “de confeitaria”, dá umas 8 ou 10. Mas já fiz esse bolo pra uma pessoa que disse que tirou 40 fatias dele. Então depende do tamanho. Beijos!
Juliana! Estou procurando a massa perfeita e resolvi buscar aqui. Fiquei animada com essa; você e sua manteiga,né? Também sou fã, mas encarece bastante e se eu tiver uma encomenda, vou de margarina mesmo. Mas como eu só tenho feito bolo “pra dentro”, parece perfeito! Já está quase chegando seu aniversário de novo, espero que este ano você esteja ok. Beijos.
Denyse, agora estou bem! Espero que o niver deste ano não seja fiasco da gripe. Beijos!!
Adorei a receita!
Uma dúvida, você umedeceria o bolo com alguma calda?
Tem alguma sugestão para que possa fazer e deixa-lo bem umedecido?
Beijocas!
Thaís, eu não costumo umedecer naked cakes, porque se você fizer o bolo certinho, ele já é úmido o suficiente. Mas se quiser, pode usar suco de laranja, que fica muito bom – lembra os bolos da mamãe!
Oiii Ju….queria a sua ajuda URGENTE. Minha amiga pediu pra eu fazer um bolo pra ela. E como eu sei que suas receitas são maravilhas resolvi usar essa massa de bolo do Naked Cake. Mas ela quer o bolo coberto com glacê. Tenho duas perguntas. O bolo vai ter duas camadas distintas de recheio. Essa porção de massa da pra fazer quantos bolos? Porque preciso de 3 pedaços de bolo pro que eu vou fazer. E outra como eu faço o glace perfeito? Qual voce indicaria pra mim pro meu glace ser bem incorpado e não espumar depois de um tempo, porque minha amiga faz um que fica horrivel depois. Quero fazer bonito porque é pro chá de panela dela *.*
Evylin, essa receita aí rende dois bolos em fôrmas de 24cm. Daí eu corto ao meio cada um para fazer o naked. Depende muito do tamanho de cada camada que você quer. Se quiser ter bolos maiores, faça 1 + 1/2 receita dessa aí e divida igualmente. Quanto ao glacê, depende, porque não sei de qual glacê exatamente você está falando… é aquele glacê todo branco que cai por cima de bolos de limão?
Oii Ju. Na verdade o glacê que eu estou falando é o merengue. O feito com clara de ovo. Eu nao sei qual é melhor pra cobrir o bolo e ficar gostoso e firme sabe? Voce pode me ajudar??? Ah obrigada pela a outra resposta *.*
Evylin, o merengue não fica com casquinha dura, como o glacê de bolos de limão por exemplo. Mas eu gosto bastante de merengue, acho saboroso e delicado!
[…] Naked Cake com brigadeiro e doce de leite […]
Ola. Excelente receita. Mas estou com uma duvida cruel: vou fazer o aniversario do meu baixinho no domingo. Como sera um piquinique, o bolo estara fora da geladeira por pelo menos seis horas. Ele aguentara? Digo, nao estragra em razao do recheio? Desde ja agradeco a atencao.
Vixe, Luciana, acho que não da mais tempo de te ajudar. Tente mandar as dúvidas com mais antecedência! Eu nem sempre consigo responder de prontidão (na verdade, quase nunca, porque são muitos comentários). Beijos!
Oi! Fiz a receita no dia das mães e a massa ficou bem pesada, fiquei achando que tinha pouco leite na receita, mas continuei seguindo, com medo de errar… e o resultado foi que o bolo ficou pesado, com textura de biscoito. Será que não está faltando leite nessa receita? 1/4 de xícara mais 3 colheres de sopa me pareceu uma medida meio estranha.
O sabor ficou muito bom, apesar da textura! Agradeço a receita!
Milena, a quantidade está certinha mesmo. A massa ficar pesada não tem muito a ver com o leite, e sim com o quanto você bateu a manteiga e o açúcar no começo. Quanto mais bater, mais aerada vai ficar a massa, o ideal é bater bem uns 3 minutos sem parar. E depois, acrescentando a farinha, evitar mexer muito na massa para não ficar pesada e solar. Tente de novo quando puder com essas dicas! Beijos!
Olá Jú! Faço a receita do seu brigadeiro ponto de bico há 1 ano e meio e fica perfeita nos meus Cupcakes! Minha dúvida é a seguinte, tenho um bolo de aniversário para fazer e os recheios são brigadeiro e brigadeiro de Ninho. Se fizer os brigadeiros com esse ponto, vai endurecer muito na geladeira? Porque depois de montado o bolo vai pra geladeira, a cobertura é de chantininho. Se puder me dar um help.. Obrigada! Bjs!
Marluce, esse brigadeiro no ponto de decorar com o saco de confeitar, quando vai a geladeira, não endurece tanto, porque ele tem bastante gordura que amacia o brigadeiro. Mas se for usar mesmo para rechear, eu prefiro um pouco mais molinho, então deixo ele cozinhar um ponto a baixo do de usar para bicos. :)
Ok, farei isso. Antes de chegar ao ponto de “cair em pedaços” da colher, desligo. Obrigada pela atenção e carinho! Bjs!
Ju, eu aaaaaamoooooo suas coisinhas, mas, que agonia que me dá ver receita publicada com medidas em xícaras… bolíneo lindo e apetitoso, mas, quando olhei a receita, corri para outra… desculpa, Ju!
Lay, as receitas mais antigas do blog não costumam ter medidas em gramas, as mais recentes sim. De qualquer jeito: http://www.dianasdesserts.com/index.cfm/fuseaction/tools.measures/Measures.cfm ;)
Olá Juliana, qual a altura da forma que você utilizou pra assar os bolos?
Elaine, minhas fôrmas todas tem no máximo 5-6cm de altura. :)
Juliana ficou muito lindo, só tenho uma dúvida. Como fazer o bolo assar e continuar branquinho assim, pra destacar mais o recheio?
Carlinhos, o bolo geralmente fica com essa casquinha, é natural. O que as pessoas fazem é remover com uma faca serrilhada, ir cortando mesmo e tirando essa capinha do bolo.
Posso colocar pêssegos em caldas junto com o doce de leite ?
Beatriz, os pêssegos vão ter o mesmo problema que morangos. Como são líquidos por conta da calda, o bolo não vai sustentar bem por muito tempo. Ideal é deixar na geladeira antes de servir, até porque são frutas “frescas” também. Mas deve ficar bem gostoso :)
Juliana, é a primeira vez que vejo seu blog e já estou encantada com essa receita maravilhosa. Quero muito fazer um naked de brigadeiro para meu aniversário, na próxima semana, mas sempre tenho medo de não acertar o ponto e ficar escorrendo o recheio… Essa receita que você faz mantém tranquilamente assim, o formato do recheio tão lindo?
Cristiane, vc precisa achar um doce de leite bem consistente, já que esse aí não é caseiro. Já o brigadeiro é a minha receita padrão aqui e eu “agaranto” que fica inteirinho assim mesmo :)