E de pouquinho em pouquinho, estou gravando novos vídeos pra vocês. Que acham?
Este agora não é um cupcakes, vocês me perdoam? Tem problema chamar “Cupcakeando” mas eu fazer muffin? Fazer pratos salgados? Fazer um bolo de vez em quando?
Bom, eu sempre disse por aqui que a ideia são cupcakes – simplesmente porque os amo e sou cheia de ideias malucas nesse formato – mas que eu faço de tudo. E não vejo porquê não compartilhar tudo com vocês. Esses muffins, por exemplo, são bons demais pra ficarem na gaveta só porque não são cupcakes.
Eu tenho um vício por cornbreads, desde que fiz intercâmbio no Canadá. Havia uma cafeteria na esquina da minha rua, a caminho do metrô, e ela tinha esses cornbread muffins que eram arrasadores. Eu sempre comprava um, comia metade e consumia o resto na volta.
E por incrível que pareça, sabe quando eles ficavam melhores? No dia seguinte de serem feitos, ou seja velhos. Não sei como, mas eles ficavam mais durinhos (afinal, secavam), e aí por alguma razão o fubá formava uns pontos crocantes na massa que… nossa, só de lembrar, me deu água na boca.
Fica aí de registro, então, pode ser? Muffins de milho, de fubá, chamem do que quiser. Eu chamo de cornbreads do amor, das boas lembranças de uma boa viagem. Tem coisa melhor do que lembrar de algum lugar via barriga?
Muffins de milho ou fubá, ou cornbread muffins
Rende: 8 muffins1/4 xícara + 1 colher de sopa (60g) de fubá de milho (quanto mais amarelo, melhor)
3/4 xícara (90g) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 xícara (50g) de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1 colher de sopa (28ml) de mel
1/4 xícara + 2 colheres de sopa (90ml) de leite
60g de manteiga, derretida1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela pequena, adicione o ovo e bata para quebrá-lo. Acrescente a manteiga derretida e bata bem para misturar tudo. Em seguida acrescente o mel. Misture bem.
2 – Acrescente o açúcar e bata novamente para misturar e derreter o açúcar. Adicione o leite e mexa novamente.
3 – Misture o fermento e o sal à farinha e coloque tudo na tigela dos ingredientes líquidos. Em seguida, acrescente o fubá de milho. Mexa bem com o fouet. A massa imediatamente vai começar a reagir com o fermento, e vai ficar bem fofinha e até meio borbulhante.
4 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo uns 2/3 de cada uma. Muffin fica mais bonito se ele subir o suficiente pra dar uma leve transbordada da forminha, e formar uma casquinha circular em volta do domo. Asse por uns 14 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcakes saia limpo. Pode servir morno ou em temperatura ambiente, fica uma delícia! Só não sirva gelado pois a manteiga da massa vai endurecer e tornar o muffin meio indigesto.
Esse fubá que eu usei era um entre a farinha fina e aquele flocado. Chequei pacote por pacote, porque queria um com certa textura. Ele também era mais amarelado, por minha escolha, já que o cornbread muffin do Canadá era bem amarelo – eu quis chegar o mais próximo possível dele.
No fim, isso é praticamente um bolo de fubá, então sim, dá pra virar bolo, é só assar numa fôrma de bolo e mudar o tempo de cocção! :)
Quais boas lembranças você tem de viagens? Lembranças de comilança?
Olá! Você cozinha e escreve tão bem, que pode tudo!!! Inclusive, amo todos os seus posts, não importa o teor. E já fiquei com água na boca com esses muffins. Minha saudade de viagem é goiabada cascão daquelas que a gente só encontra em Minas Gerais. Só de pensar, já dá vontade de colocar o pé na estrada. E de viagem internacional, minha saudade são aqueles donuts fofinhos do dunkin’ donuts. Uma vergonha comentar com rede de fast food, mas é que eu tenho um fraco com donuts recheados e fofinhos. hahaha E também só conheci os EUA. Talvez quando eu vá para a Europa, minha saudade de férias mude!rs
Abraços!!
Nat, eu sinto falta do bolinho do Starbucks, fast food também. Somos culpadas! kkkkkk