sexta, 30 de junho de 2017

Muffins de milho ou fubá, ou cornbread muffins

2 Comentários

E de pouquinho em pouquinho, estou gravando novos vídeos pra vocês. Que acham?
Este agora não é um cupcakes, vocês me perdoam? Tem problema chamar “Cupcakeando” mas eu fazer muffin? Fazer pratos salgados? Fazer um bolo de vez em quando?
Bom, eu sempre disse por aqui que a ideia são cupcakes – simplesmente porque os amo e sou cheia de ideias malucas nesse formato – mas que eu faço de tudo. E não vejo porquê não compartilhar tudo com vocês. Esses muffins, por exemplo, são bons demais pra ficarem na gaveta só porque não são cupcakes.

Muffins de milho ou fubá, ou cornbreads

Muffins de milho ou fubá, ou cornbreads
Eu tenho um vício por cornbreads, desde que fiz intercâmbio no Canadá. Havia uma cafeteria na esquina da minha rua, a caminho do metrô, e ela tinha esses cornbread muffins que eram arrasadores. Eu sempre comprava um, comia metade e consumia o resto na volta.
E por incrível que pareça, sabe quando eles ficavam melhores? No dia seguinte de serem feitos, ou seja velhos. Não sei como, mas eles ficavam mais durinhos (afinal, secavam), e aí por alguma razão o fubá formava uns pontos crocantes na massa que… nossa, só de lembrar, me deu água na boca.

Muffins de milho ou fubá, ou cornbreads
Fica aí de registro, então, pode ser? Muffins de milho, de fubá, chamem do que quiser. Eu chamo de cornbreads do amor, das boas lembranças de uma boa viagem. Tem coisa melhor do que lembrar de algum lugar via barriga?

Muffins de milho ou fubá, ou cornbread muffins
Rende: 8 muffins

1/4 xícara + 1 colher de sopa (60g) de fubá de milho (quanto mais amarelo, melhor)
3/4 xícara (90g) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 xícara (50g) de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1 colher de sopa (28ml) de mel
1/4 xícara + 2 colheres de sopa (90ml) de leite
60g de manteiga, derretida

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela pequena, adicione o ovo e bata para quebrá-lo. Acrescente a manteiga derretida e bata bem para misturar tudo. Em seguida acrescente o mel. Misture bem.
2 – Acrescente o açúcar e bata novamente para misturar e derreter o açúcar. Adicione o leite e mexa novamente.
3 – Misture o fermento e o sal à farinha e coloque tudo na tigela dos ingredientes líquidos. Em seguida, acrescente o fubá de milho. Mexa bem com o fouet. A massa imediatamente vai começar a reagir com o fermento, e vai ficar bem fofinha e até meio borbulhante.
4 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo uns 2/3 de cada uma. Muffin fica mais bonito se ele subir o suficiente pra dar uma leve transbordada da forminha, e formar uma casquinha circular em volta do domo. Asse por uns 14 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcakes saia limpo. Pode servir morno ou em temperatura ambiente, fica uma delícia! Só não sirva gelado pois a manteiga da massa vai endurecer e tornar o muffin meio indigesto.

Muffins de milho ou fubá, ou cornbreads
Esse fubá que eu usei era um entre a farinha fina e aquele flocado. Chequei pacote por pacote, porque queria um com certa textura. Ele também era mais amarelado, por minha escolha, já que o cornbread muffin do Canadá era bem amarelo – eu quis chegar o mais próximo possível dele.
No fim, isso é praticamente um bolo de fubá, então sim, dá pra virar bolo, é só assar numa fôrma de bolo e mudar o tempo de cocção! :)

Quais boas lembranças você tem de viagens? Lembranças de comilança?

  1. Natalia
    03 de julho de 2017 - 13:17

    Olá! Você cozinha e escreve tão bem, que pode tudo!!! Inclusive, amo todos os seus posts, não importa o teor. E já fiquei com água na boca com esses muffins. Minha saudade de viagem é goiabada cascão daquelas que a gente só encontra em Minas Gerais. Só de pensar, já dá vontade de colocar o pé na estrada. E de viagem internacional, minha saudade são aqueles donuts fofinhos do dunkin’ donuts. Uma vergonha comentar com rede de fast food, mas é que eu tenho um fraco com donuts recheados e fofinhos. hahaha E também só conheci os EUA. Talvez quando eu vá para a Europa, minha saudade de férias mude!rs
    Abraços!!

    • 05 de julho de 2017 - 12:46

      Nat, eu sinto falta do bolinho do Starbucks, fast food também. Somos culpadas! kkkkkk

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!