Uma vez, minha mãe estava entrevistando uma moça para cuidar da nossa cozinha em casa e pediu que ela fizesse um bolo de chocolate para que a gente conhecesse a receita que ela usava. Sabe como é, cada um tem uma receita, né, e que geralmente é feita no olho então nem tem anotado por aí. Ela disse que faria para o jantar.
Quando voltamos para casa a noite, o bolo estava pronto. Mas, pela primeira vez na vida, eu havia visto um bolo de chocolate tão escuro. Preto como noite dentro de uma caverna. Fiquei impressionada, afinal a gente nem tinha cacau em pó lá – minha mãe é da tradicional família achocolatado, no máximo um chocolate em pó.
Mas foi só chegar mais pertinho pra sentir o aroma e entender que alguma coisa tinha acontecido. Minha mãe, que já tinha provado, me alertou: não é chocolate. E eu perguntei de volta de que mais seria. “Café”.
Eu e a moça rimos bastante, juntas. Sério, gente, eu achei a situação toda extremamente cômica e descontrai – não acho que ela estivesse nervosa por ter “errado” na entrevista de emprego, mas, se estava, isso passou quando eu comecei a rir e ela também.
O que aconteceu foi muito simples: o pote onde minha mãe guarda café desde sempre é marrom, um pouco pro vinho. Na pressa para fazer o bolo e ainda não conhecendo completamente a cozinha, ela abriu o pote de café, viu que era escuro e colocou na massa. Acho que antes mesmo de sequer sentir o aroma bem característico do pó. E daí, já estava lá dentro, não tinha muito o que fazer. Virou um bolo de café.
E vou dizer pra vocês: ficou muito bom! Comi bem uns 4 pedaços de uma vez só desse bolo de café não planejado. Inclusive pedi pra ela repetir o feito uma vez, quando cheguei em casa e tinha bolo de chocolate.
Esses muffins não são tão escuros quanto aquele bolo, mas o sabor de café é maravilhoso, especialmente usando Café do Sitio!
Muffins de café com crumble de açúcar mascavo e canela
Rende: 12 muffins (ou mais)Massa
1 3/4 xícara (245g) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 xícara (60ml) de óleo
1/2 xícara (64g) de açúcar mascavo
1/2 xícara (100g) de açúcar (cristal ou refinado)
1 ovo
1 colher de chá de essência ou extrato de baunilha
3/4 xícara (190ml) de leite
1/2 xícara (120ml) de café líquido, do Café do SítioCrumble
1/2 xícara (62g) de açúcar mascavo
1/4 xícara (50g) de açúcar (cristal ou refinado)
1/2 colher de chá de canela (ou mais, dependendo do seu gosto)
80g de manteiga derretida
1 1/4 xícara (180g) de farinha1 – Prepare o crumble: em uma tigela, é só misturar todos os ingredientes até obter uma farofinha. Eu faço com as pontas dos dedos porque gosto de esfregar bem a manteiga entre os secos para ficar bem uniforme. Se quiser mais canela, coloque a gosto. Pessoalmente, não sou ultra fã de canela, por isso fiz com 1/2 colher de chá. Reserve o crumble enquanto prepara a massa.
2 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos juntos: a farinha, o fermento, o bicarbonato e os açúcares. Em outra tigela ou em um medidor de líquidos, junte o ovo, a baunilha, o leite, o óleo e o café.
3 – Adicione os líquidos aos ingredientes secos aos poucos, mexendo com um fouet até incorporar tudo. A massa é bem líquida e isso é normal. Mexa até incorporar tudo e ela criar certa consistência (mas ainda será líquida!).
4 – Divida a massa entre as forminhas preenchendo metade de cada uma, aproximadamente. Use um pegador de sorvete pra facilitar, já que a massa é bem líquida. Por cima, coloque uma ou duas colheres de sopa do crumble e espalhe até não ver mais a massa. Aperte de leve com a mão para que o crumble grude na superfície.
5 – Asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro do cupcake saia limpo. Sirva em temperatura ambiente para que o crumble fique crocante – mas morninho também fica muito bom!
A massa me rendeu 9 cupcakes e mais um bolinho pequeno, portanto acho que rende mais que 12 no fim das contas. O crumble é parte especial desse doce. Quando seco e em temperatura ambiente, fica super crocante e dá aquele algo a mais incrível!
Quais erros culinários vocês já cometeram trocando ingredientes, mas que no final ficou até melhor?
Gosto muito de muffins conheço e preparo vários receitas, meus filhos também são aficionados também, vejo que nessa receita também tem café, outra paixão da família. Deve ser muito bom.