Agora que está tudo bem, já me sinto melhor pra contar a vocês a saga do HD externo por completo. Parte dela já tratei nos Stories do blog no Instagram, mas a conclusão ainda não.
Tudo começou na viagem de férias para Miami e New Orleans. Além de produzir milhares (foram na casa dos milhares mesmo) de fotos pro site novo, que em breve estará orgulhosamente no ar pra vocês, eu também providenciei um HD externo para salvar minha biblioteca de fotos que já estava se tornando impraticável no notebook. São quase 200GB de foto.
Voltei de viagem com mais trocentas imagens para vocês, que obviamente não caberiam no notebook velho – nem no novo que eu adquiri. Portanto, antes de pagar uma hospedagem no Dropbox em nuvem (mais segura num geral), eu coloquei todas as fotos da viagem no HD externo.
Isso foi em um dia.
No segundo dia, coloquei o HD na bolsa do notebook. Mas a bolsinha safada tem um zíper muito escondido, e eu esqueci de fechá-la. Peguei a bolsa nos braços e andei até o elevador do prédio. Foi ali que aconteceu.
O HD caiu com tudo no chão.
Na hora, nem liguei muito. Peguei e coloquei de volta na bolsa. Pensei “testo se ta tudo ok mais tarde”, porque eu realmente não sabia o quão terrível isso era pra um HD externo. Foi só quando pluguei no notebook novo e ele não conectava que eu entendi o azar que eu tive.
Não ligava, não lia, não abria em nenhum computador. Fazia um barulhinho estranho. E, aos poucos, conforme eu ia consultando todos os formados em TI que eu conhecia no trabalho e fora dele, eu fui caindo na real de que, talvez, eu tivesse acabado de perder todas as 2.309 fotos da viagem.
Conforme essa percepção me dominava, eu comecei a ficar cada vez mais deprê – deprê por isso ter acontecido, deprê por ter sido apenas MINHA culpa, deprê por não ter feito o backup no Dropbox antes, deprê por ter apagado as fotos do notebook antigo sabe-se lá porquê. Deprê porque me esforcei muito, mesmo, pra produzir conteúdo legal pro site novo. Porque eu realmente acredito no site e quero que ele seja bacana, no meu jeitinho, mostrando as coisas que eu acho legais de mostrar em viagens e na vida pra vocês.
Sr. Namorado que o diga: ele tomou muitos cafés frios por causa disso.
Então, fiquei muito triste.
Acho que muita gente pode achar bobagem eu ficar tão triste assim com algo do tipo. Sim, a viagem ainda existiu. Tenho as lembranças dela, que valem mais do que fotos. Posso produzir outros conteúdos pro site novo. Que probleminha ridículo de primeiro mundo, hein Juliana?
Eu sou da política que cada um tem uma tristeza e eu não posso diminuir a dos outros só porque eu acho boba. E ninguém pode diminuir a minha.
Eu raramente fico deprê – num geral, até quando algo chato aconteceu, eu prefiro fazer piada. Mas once in a while eu fico realmente deprê. E a única coisa que eu quero é me enrolar numa coberta em casa e fingir que sou uma pedra até o dia seguinte. Não quero falar com ninguém, ver ninguém, fazer nada.
Sr. Namorado, prontamente, veio me resgatar do poço mental, sequestrando meus amigos no meio do caminho. Tentei melhorar o humor. “Vamos levar pro conserto, vai dar tudo certo”, ele dizia. Veremos.
No primeiro orçamento, o valor era quase o que eu pago em 3 meses de gasolina pro meu carro. Ouch. Levei em outra loja, onde já entrei sendo afrontada pela atendente, que disse “é, se já tentou recuperar em outro lugar, vai ser mais difícil aqui”, que eu não sei bem qual a lógica disso além de vamos sim te cobrar o que a gente quiser porque se o que tem aqui é importante pra você, você vai pagar qualquer valor.
Na quinta (13), veio o orçamento da segunda loja – módicos 1.300 reais e um alerta de que só daria pra recuperar, TALVEZ, 60% das coisas.
Depressão bateu forte de novo. Socorro. “Amor, fica fria, vai dar tudo certo”. Eu queria bater no Sr. Namorado e sua calma.
Frustrada, reuni os amigos na sexta, fingi que estava tudo certo, fui dormir. Sábado, cedinho, abri meu notebook para editar fotos pro blog.
O iPhotos do Mac estava aberto – pois o Sr. Namorado havia aberto para mostrar pros meus amigos a Trackbar do Macbook novo. Já pensei “que saco esse programa abrindo sozinho” e fui fechar… quando eu vi.
Era o vídeo que gravei andando nas ruas de Fort Lauderdale com o Sr. Namorado. Aí me bateu “oi? Mas… esse vídeo estava com as fotos…” e rolei pra baixo para checar.
SIM MEUS AMIGOS. O IPHOTOS, ESSE LINDO, FAZ UM BACKUP AUTOMÁTICO E NÃO SOLICITADO DAS SUAS FOTOS QUANDO VOCÊ IMPORTA ELAS PRA ELE. Que foi o que eu fiz brevemente antes de copiar pro HD externo.
Comecei a tremer de leve e larguei o teclado do notebook. Meio irracional, sabe, como se encostar fosse fazer elas desaparecerem. Calmamente, fui em “exportar” e selecionei todas. 20 minutos depois, todas as fotos e vídeos, as 2.309 fotos, estavam sã e salvas.
Isso, caros amigos, foi um milagre de Páscoa.
Eu fiz questão de responder o orçamento quase dizendo “PODEM ENGOLIR ESSE HD SEUS USURPADORES”, mas me contive com “gentileza providenciar remontagem do HD, buscarei na segunda”.
Liguei desesperada de felicidade para o Sr. Namorado, que agora acredita piamente que foi o responsável por tudo, só porque ele abriu o iPhotos. “Você abriu mas nem se tocou que eram as fotos”, “é, mas EU ABRI! DE NADA! SOU SEU HERÓI!”. Ok, baby, aceito porque foi ele que aguentou minhas lamúrias por dias.
Todas as fotos já estão devidamente salvas no Dropbox, sem riscos. Perdi um HD, mas não perdi o trabalho que tive. Nem os registros dos momentos ótimos que tivemos na viagem. O agora intitulado Milagre de Páscoa 2017 renovou minha fé em sair da onda de azar que insiste em me atacar desde o começo desse ano.
Vamo que vamo!
Muffins com morangos e gotinhas de chocolate branco
Rende: 16 muffins2 xícaras (280g) de farinha
1 xícara (200g) de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
2 ovos
1 xícara (280g) de iogurte grego
1/3 xícara (75ml) de óleo de girassol (ou canola)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/3 xícara (180g) de morangos, picados em pedacinhos de 1 cm cada
1/2 xícara + 2 colheres de sopa (110g) de chocolate branco em gotas, ou picado em pedaços pequenos1 – Ligue seu forno em 200˚C. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento e sal).
2 – Em outra tigela, bata os ovos levemente até quebrá-los. Em seguida, acrescente os outros ingredientes líquidos: o iogurte, o óleo e o extrato de baunilha. Misture bem.
3 – Adicione os ingredientes líquidos diretamente aos secos, de uma vez. Misture com um fouet delicadamente a princípio, depois dê umas batidas para acabar com grumos de farinha que possam se formar. Não bata muito, só o suficiente para misturar tudo. A massa fica bem grossa e pouco líquida, isso é normal.
4 – Adicione os morangos e o chocolate e misture com uma espátula, com movimentos envolventes. Garanta que os morangos e o chocolate estão por toda a massa, e não só em um lado ou parte dela.
5 – Divida a massa entre as forminhas, garantindo que tem morango e chocolate mais ou menos uniformemente em todos. Leve para assar por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Espere esfriar para servir, eles são melhores em temperatura ambiente ou levemente gelados! :)
E fica o ensinamento aí: a lei de Murphy sempre vai te atacar, o mais rápido que ela puder, então garanta que você está blindado de todas as formas. E mesmo que ela estrague algo seu, o importante mesmo é não desanimar. Tudo fica bem no final. Sempre.
Já teve problemas com HD? Perdeu fotos queridas? Conta seus causos aqui!
Aiiiii Ju que agonia seu relato =/ Fiquei o tempo todo torcendo para dar tudo certo! E que bom que deu né! Agora esperar o site novo e testar os muffins!
Ai xará, que bom que deu tudo certo no final! :D
Ju, nada disso que sua deprê foi por motivo bobo. Foram muitos registros que você pensou que perdeu, seu trabalho, seu tempo, não é qualquer coisa. Ainda bem que tudo deu certo! Vale a pena também ver o Google Photos pra backup, eu uso e recomendo!
Ansiosa pelo seu novo site, que sua onda de azar tenha passado com o milagre da Páscoa, e fica aqui uma lição: não duvide de Murphy ;)
Beijos!
Maitê, tbm espero que o azar tenha ficado lá pra trás junto com o HD quebrado kkkk azar espatifado no chão!
Júuuuu
Que muffins mais lindos! Hoje tá uma chuvinha aqui em Itajaí-SC onde eu moro. Já imaginei uma deliciosa caneca de café com leite fumegando, e um muffin desse. Isso sim é comida conforto.
Ju, eu perdi um HD externo que não tinha apenas fotos… Mas todos os documentos digitais da minha vida, e também da empresa em que eu trabalhava, cuidando de um acordo societário.
Meu mundo caiu, exatamente como o seu. Fiquei maluca e profundamente deprimida. A gente se sente muito idiota, imbecil, sei lá… Parece que não pode existir pessoa mais burra no mundo que você.
Te compreendo plenamente.
No meu caso, custou R$ 1.500 a recuperação dos dados, que foi possível.
Mas foi dureza.
Beijo grande, estou ansiosa pelo novo site.
Suzana, que chato!! Mas que bom que você recuperou tudo também, né? Os técnicos do meu HD ainda disseram que iam TENTAR recuperar tudo, que podia inclusive vir corrompido e tal. É muito frustrante mesmo, a sensação era essa: de “poxa, como vc é burra Juliana”. Mas ta tudo certo agora! :)
Primeira vez que eu comento, sendo que entro no seu blog toda hora. Amo seus textos, suas comidas e já estou ansiosa pelo blog novo.
Além de me identificar pelo amor à gastronomia, devo falar que passei esse perrengue com fotos nas minhas penúltimas férias.
Fui para a Chapada dos Veadeiros (e passei em Brasília!), com câmera semiprofissional, tirei um monte de fotos maravilhosas, tudo lindo, tudo perfeito, mil pastéis de palmito com pequi, felicidade só, até que o cartão de memória da câmera decide parar de funcionar.
Eu que não tirava férias há 2 anos, era a segunda férias em 6 anos, tava louca pra sair, fotografar, quase morri. hahaha Agora a gente ri, pq né? Mas na hora segurei o choro.
Continuei tirando fotos com o celular, mas tava numa ansiedade só para resolver isso.
Também descobri que tinha gente especializada nisso. Morri em 380 reais. Mas é a vida. As fotos voltaram, assim como minha paz de espírito de quem tem fotos maravilhosas de viagem.
Abraços de uma sobrevivente de um acidente com fotos!
Natalia, ai que dor, fui lendo seu comentário e achando que vc ia dizer que não conseguiu recuperar nada… que bom que conseguiu! Sim, pra gente que curte umas fotos bonitas de viagem, é barra. Claro que as memórias e a experiência estão aqui, mas, né, dói sim perder as imagens registradas. Deram trabalho né? Beijos do lado de cá também! (quando vier pra Bsb de novo, vamos tomar um café)
Ju, eu fui me contorcendo toda a cada linha do seu post. Sou fotógrafa e mais do que deprê, sentiria total desespero se isso acontecesse comigo! Meu Deus!!! Que bom que no fim deu tudo certo e você conseguiu salvar suas fotos.
Estou super curiosa para ver o site novo e para testar esse muffin que está com a cara ótima!
Beijo
Hahahaha, Ana que bom que no fim deu tudo certo né? :D Testa o muffin e me diz se curtiu!
Oi Ju,
esse post me amarrou pois fiquei ansiosa de saber se recuperasse as fotos… Sua sortuda, fiquei muito feliz que tinha um backup daqueles que as vezes a gente nem lembra! Super! Fantástico!
A minha sorte parece não ser a mesma…. troquei de laptop e claro, a gente faz um backup de tudo num HD externo e formata o laptop velho e diz tchau e o novo a gente vai arrumando aos poucos… sabe, a gente não quer duplicidade e etc… E aconteceu comigo também… meu HD parou de funcionar. Era quase novo e TUDO, TUDO estava lá…. Posso dizer milhares de fotos…. Já faz mais de um ano e não consegui recuperar nada… Tristeza? Depressão??? Desespero e choro…. não consegui que me recuperassem, estou com ele ainda e acreditando que encontrarei um milagre pelo caminho…. ou que ele volte a funcionar sozinho, sei lá… não dá para desistir de ter esperança…
No meu site escrevi um post sobre isso também, pois já tive algumas experiências assim, mas sempre deu para recuperar quase tudo. Meu site estará online, se eu conseguir, dia 01.05 – maggionary.com
Ainda estou preparndo, é novo e já acompanho teu site por muito tempo, adoro ele. Espero que gostes do meu.
Abraços sortuda!!!!
Maggie
Ahh Maggie, que legal, estou seguindo o seu aqui já! Ansiosa pelos posts!
Ah bate uma depressãozinha básica né. Mas que chato não ter tido como recuperar o seu… vc levou em vários lugares? Vale a pena tentar alguns diferentes. :(
Ai Ju que notícia maravilhosa, fiquei me perguntando o que tinha acontecido no fim das contas, até respondi seu stories aquele dia que você estava bem triste. Fico muito feliz, por você e por nós que vamos receber parte desse conteúdo em breve!
Um abraço
Bruna, agora está tudo bem! E obrigada por acalentar meu coração naquela época, foi muito bom ouvir de vcs que ia ficar tudo bem, ajudou a melhorar a tristeza :)
Aeee recuperou as fotos!!
Nós tbm perdemos fotos da viagem a New Orleans, mas infelizmente não tivemos essa sorte :(((
Só nos resta voltar lá pra tirar as fotos de novo heehehehhee
Cecília, era o que eu tava falando já pro Sr. Namorado: amor, a gente precisa voltar, AGORA. hahahaha Pena não ter conseguido recuperar as suas… :/
Nossa que incrivel essa receita, adoro muffins mas nunca tinha imaginado essa combinação de morango com chocolate branco, vou tentar fazer em casa, muito obrigado por compartilhar essas dicas conosco.
Ai que agonia.
Depois que perdi minha vida toda, que estava em um pendrive, só uso o serviço de nuvem do Google.
Meu namorado ainda me zoa, e diz q sou a única que pago pro google… mas são 100gb, poxa kkkk
Mas vale cada centavo