Está chegando aquele dia chamado véspera de Natal. Aquele dia que nos preparamos o ano inteiro por duas razões: troca de presentes em família e comidas indulgentes a noite toda.
A preparação do ano para os presentes é simplesmente porque crise é crise e hoje em dia está difícil esperar dezembro chegar pra começar a comprar os presentes. É bom juntar o ano todo pra ter algo bacana pra dar, né?
Já tem alguns anos que eu não presenteio ninguém, nem em aniversário ou Natal, pelo menos não com presentes como brusinhas, objetos de decoração, trequinhos pra casa, etc. Tenho alimentado todo meu círculo social com presentes comestíveis e ninguém até agora reclamou.
Então, como a segunda função da véspera de Natal também é engordar a todos nós com um banquete tremendo, aproveite para presentear quem comparecer com uma mousse de café gigante. Em uma tigela bonita, decorada com romãs vermelhinhas e hortelãs verdes, pra ficar bem Natal. Quem é que vai dizer que você não deu presente algum? Tanto deu, que ainda colaborou com o segundo propósito da noite: sendo o primeiro o de se reunir com pessoas que a gente ama pra um momento de carinho, o segundo certamente é comer tudo o que você conseguir.
Depois da fartura que foi o meu aniversário, eu me planejei para sair da dieta novamente apenas nas ceias de Natal e Ano Novo. Meu aniversário foi mais ou menos assim:
Buquê de coxinhas de café da manhã
Alfajor de lanche da manhã
Buffet coma a vontade de comida indiana e me acabei no curry
Enroladinhos de salsicha (15 deles!!) e sagu gaúcho na festa do trabalho
Bons drink e quase metade do meu bolo de brigadeiro favorito da cidade
Como vocês podem ver, eu estou devidamente alimentada para as próximas duas décadas. Portanto, essa mousse fará jus a esse momento único que irei abrir exceção pra sair da dieta – afinal, não vou torrar meus cartuchos de calorias com qualquer coisa. Vou torrar com uma mousse de café bem gostosa feita com Café do Sitio. ;)
Mousse de café
Rende: 8 porções pequenas ou uma tigela grande2 colheres de chá (8g) de gelatina em pó, sem sabor
1 xícara de café do Café do Sítio, bem forte (fiz 3 colheres de sopa cheias pra uma xícara de água)
2 ovos, gemas e claras separadas
6 colheres de sopa (80g) de açúcar refinado
200ml de creme de leite fresco (pouco menos que 1 xícara)
1/4 xícara de creme de leite fresco (opcional, para decorar)1 – O café precisa estar bem gelado, então passe normalmente, deixe esfriar um pouco e deixe na geladeira ou congelador por um tempo pra ele ficar bem geladinho. Se deixar no congelador, só tome cuidado pra ele não virar pedra. Quando estiver bem gelado, polvilhe a gelatina em pó sobre o café e deixe hidratar por 10 minutos, fora da geladeira mesmo.
2 – Em uma tigela grande, bata as gemas com o açúcar até obter um creme mais clarinho e consistente. Reserve um instantinho. Leve o café com a gelatina hidratada para o microondas por 15 segundos, nada mais que isso. Mexa com uma colher e tenha certeza que a gelatina derreteu no café.
3 – Acrescente o café às gemas, mexendo bem com o fouet para incorporar tudo. Reserve.
4 – Bata as claras até o ponto de neve com picos mais ou menos firmes. Não precisa bater até virar merengue, é só formar os picos firmes e está bom. Acrescente as claras à mistura das gemas, dividindo em 2 partes de adição. A primeira vez vai parecer que nada vai misturar, então pode bater um pouco com a espátula e misturar com vontade. Na segunda adição das claras, seja mais delicado e misture com movimentos envolventes. Se ainda ver pedaços de clara, não tem problema pois no passo seguinte vamos misturar mais com o chantilly.
5 – Bata os 200ml de creme de leite fresco até virar chantilly. Adicione à mistura anterior, também dividindo em duas partes e, dessa vez, com calma. Faça movimentos de cima pra baixo com a espátula, envolvendo os líquidos para não perder a aeração – que é o que amamos na mousse.
6 – Divida a mousse entre copinhos ou taças, ou coloque-a inteira em uma tigela de servir. Leve para gelar por 2h, se forem em copinhos, ou pelo menos 4h, se for na tigela grande. Ela é ótima para fazer no dia anterior, pois vai gelar completamente até a hora de servir. Opcionalmente, você pode bater o 1/4 xícara de creme de leite e decorar por cima. Eu coloquei romãs e umas folhinhas de hortelã, porque queria o feeling Natal com vermelho e verde.
Dicas:
– Eu gosto do amargo do café, portanto usei apenas 6 colheres de sopa de açúcar. Se você preferir um pouco mais doce, pode aumentar pra 7 ou 8 colheres de sopa, dependendo do seu gosto!
– Essa receita tem ovos crus, tanto gemas quanto claras. Então, é importante que você utilize ovos de boa qualidade e frescos. Nada de ovos velhos! Se mesmo assim você não se sentir confortável com ovos crus, especialmente as gemas, tem receitas de mousses ótimas com leite condensado, que você pode usar o café da mesma forma e fazer uma sobremesa deliciosa! :)
Oi, vi a receita e fiquei com muita vontade de provar, mas confesso que nunca havia feito sobremesa com gema crua e tive um pouco de receio em fazer . Por fim, fiz ontem e não deu certo, ficou uma espuma por cima parecida com a foto e da matade para baixo ficou literalmente líquido, um café com leite espumado..
não deu certo, não sei o que fiz de errado, simplesmente ficou o café embaixo da travessa ,snif, snif..kkkkkkkk