Este é o primeiro post de férias da Ju: estou viajando nesse momento e deixei receitas maravilhosas programadas para vocês para não perder o hábito desse site e do canal! Portanto, caso achem esquisito alguma receita entrar – tipo, por exemplo, se amanhã considerarem abacaxi cancerígeno e muito perigoso e no dia seguinte subir uma receita minha com abacaxi – saibam que são programadas, tão prontas tem tempo, e eu estou bem longe nos confins da Holanda e Bélgica sem poder resolver isso hahaha. Espero que entendam <3 Ah, aliás: acompanhem a viagem com muitas comidinhas delícias no meu Instagram.
Mais minibolos pra vocês, porque os anteriores foram sucesso absoluto e acho que vocês gostaram da ideia. Ou isso ou todo mundo realmente é apaixonado por essa mistura já tradicional da cozinha brasileira de leite ninho e nutella.
Qual será a verdade nessa história? Hahahaha.
Dessa vez decidi fazer minibolos de prestígio por motivos de: um dos meus bolos favoritos. Houve uma época que prestígio era meu lanchinho de intervalo na escola – claro que não era saudável, mas quem liga naquela idade?
Eu adoro o recheio cremoso de coco com a casquinha de chocolate e o bolo. Adoro. Adoro. Poderia comer zilhares seguidos.
E com bolo de prestígio, não é diferente. Eu poderia facilmente comer uns 4 desses minibolos sozinha, numa sentada. O que não resolve a ideia de fazer versões menores com o intuito de fugir da esbórnia alimentícia de comer vááárias fatias da versão bolo.
Bom, podemos todos acreditar que seria uma vez só, quando eu fizer essa receita. Mas ficou tão boa, tão boa, que eu recomendo que vocês façam em qualquer versão: minibolo, grande bolo, cupcake, cheesecake? Sei lá. Prestígio né galera, sou fã, sou suspeita.
Minibolos naked de prestígio
Rende: 6 minibolos de 8cm de diâmetroMassa
3 ovos
100g de manteiga
2/3 xícara (175ml) de leite
1 xícara (210g) de açúcar
1 colher de sopa de extrato de café
1 1/2 xícara (190g) de farinha
2 colheres de chá de fermento
4 colheres de sopa (20g) de cacau em póRecheio
1 lata de leite condensado
50g de creme de leite (fresco ou uht)
100g de coco fresco ralado (ou o industrial)
2 colheres de sopa (25g) de manteigaCalda
125g de chocolate 70% (meio amargo)
1/2 xícara (120ml) de creme de leite fresco (pode ser o uht, mas aí acrescente 1/2 colher de sopa de manteiga)1 – Para a massa: ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata a manteiga até clarear. Adicione o açúcar em chuva e bata até misturar bem. Acrescente os ovos, um a um, batendo após cada adição. Por último, adicione o extrato de café e bata bastante. Procure limpar as laterais da tigela pra garantir que tudo está bem incorporado. Despeje toda a massa sobre uma fôrma ou assadeira de aproximadamente 38cm por 25cm, coberta com papel manteiga. Leve para assar por 15 a 17 minutos, até que toda a massa esteja fofinha.
2 – Para o recheio: misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo mexendo sem parar – ele queima no fundo com facilidade, então use uma boa espátula e não pare de mexer, o tempo todo. O beijinho está pronto quando estiver no ponto de brigadeiro de copinho ou colher. Retire do fogo, coloque numa tigela ou prato e espere ficar completamente frio para usar no saco de confeitar.
3 – Para a calda: ferva o creme de leite e despeje por cima do chocolate, em uma tigela que suporte a mistura. Espere um minuto completamente imóvel. Depois, com uma colher, misture delicadamente a princípio. Depois misture com vontade até que todo o chocolate derreta naturalmente no creme de leite. Reserve até ficar em temperatura mais ambiente e pronto para ser derramado sobre os bolinhos.
4 – Para montar: com um cortador redondo, de 8cm de diâmetro, eu consegui 6 minibolos com três camadas de bolo. Se quiser pode fazer só duas camadas de bolo, mais baixos, e render mais minibolos. Corte todos os pedaços. Use as rebarbas que sobraram para fazer cake pops!
5 – Monte com uma camada de bolo, uma de recheio (generosa), uma de bolo, outra de recheio (ainda generosa!) e de bolo por último. Complete com duas colheres de sopa da calda por cima, deixando cair naturalmente nas laterais, como no vídeo. Decorei com lascas de coco fresco por cima, mas você pode decorar com coco ralado mesmo. Ou deixar sem nada, que já é um show a parte.
Eu recomendo fortemente utilizar coco fresco ralado na hora. Fiz o meu com ele e achei simplesmente sensacional. Mas se você só tiver a versão industrializada, busque o sem açúcar, seco. Fica melhor!
Qual seu chocolate de infância favorito? E quais sabores de minibolo vocês querem ver por aqui?
Eu também sou apaixonada por prestígio! Esses minibolos ficaram sensacionais!
Tudo de bom!!!
Prestigio , chocolate e coco Nhac
Abracos ju
Nossa super amei essa pagina, parabéns pelo lindo trabalho, amei as receitas, é tudo lindo, e esse mine bolo de prestígio é demais.