quarta, 07 de outubro de 2015

Mini cupcakes de laranja, amêndoas e azeite

21 Comentários

Um novo vício: Mr. Robot.
Durante algum tempo, fiquei vendo excelentes comentários sobre esse seriado no meu Facebook. Todo mundo dizia que era muito bem produzido e com ótimas atuações. E que, pela primeira vez, hackear um sistema não acontecia com códigos magicamente aparecendo na tela enquanto o personagem digitava como um maluco.

minicupcake_azeite_amendoas
Não que eu seja mestra em tecnologia da informação, mas sempre tive um pé lá seja porque sou geek ou porque 80% dos meus amigos caíram nessa área em suas vidas adultas. Eu entendo a necessidade do entretenimento de não ser técnico demais, senão não tem atrativo para quem não entende da área. Mas algo que juntasse os dois seria legal.
Pois bem, foi o que fizeram em Mr. Robot. O entretenimento está ali, mas a técnica real também. Meus coleguinhas do TI foram categóricos ao afirmar que está muito bem feito: tudo aquilo acontece daquele jeito mesmo. E não, não tem códigos verdes malucos pulando na tela preta o tempo todo – ou, pelo menos, não tem apenas isso.

minicupcake_azeite_amendoas2
minicupcake_azeite_amendoas3
Mr. Robot, pra resumir, é sobre um rapaz com transtorno de ansiedade social que a noite se torna um hacker vigilante, às vezes ajudando a prender criminosos ou apenas acabando com a vida de pessoas ruins. Só aí já da pra gostar do cara. Em tempo, um grupo de hackers ativistas com um leve tom anarquista o recrutam para ajudar a derrubar uma empresa chamada E Corp.
Esse rapaz que faz o Elliot, personagem principal, é muito bom: Rami Malek. Você deve lembrar dele como o faraó de Uma Noite no Museu. Ele retrata muito bem uma pessoa com os problemas psicológicos de Elliot. Além disso, a direção do seriado faz você entrar mesmo no personagem e depois perceber que era a cabeça dele, e não a realidade da história. É, tipo, muito bom. Sério, assistam. Já revi o primeiro episódio algumas vezes.

Mini cupcakes de laranja, amêndoas e azeite
Receita da massa por Lands and Flavors.
Rende: 38 mini cupcakes, ou uns 12 tradicionais (estou chutando, já que não fiz do tamanho tradicional)

Massa
1 xícara (236ml) de leite
1/3 de xícara (78ml) de suco de laranja
1/3 de xícara (78ml) de azeite
1/2 xícara (120g) de açúcar
2 colheres de chá de raspas de laranja
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras (220g) de farinha
1/2 xícara (70g) de farinha de amêndoas
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de xícara de amêndoas em lascas

Cobertura
370g de manteiga
3 1/2 xícaras de açúcar impalpável
2 colheres de sopa de leite
uma pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Essa receita da massa não tem coisa mais simples: é só misturar tudo numa tigela, menos as lascas. Pra facilitar, eu começo misturando todos os ingredientes úmidos – o leite, o suco de laranja, o azeite e a baunilha – e acrescento por cima os ingredientes secos – as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e as raspas.
2 – Misture tudo com uma espátula ou um fouet. Procure não bater muito, pra não solar a massa.
3 – Divida a massa entre as forminhas e salpique algumas lascas de amêndoas por cima. Pressione um pouco para grudar elas na massa. Asse por 15 minutos (para os mini cupcakes – se fizer cupcakes grandes, ajuste o tempo corretamente), ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Reserve até esfriar.
4 – Para a cobertura: bata a manteiga por 5 a 6 minutos, até que ela clareie bastante. Preferencialmente em uma batedeira fixa planetária, mas dá pra fazer com uma batedeira de mão também, só vai te cansar um pouco.
5 – Acrescente o açúcar, o sal e a baunilha, cubra com um pano e bata na velocidade mínima a princípio, pra não espirrar açúcar em todo o lugar. Depois deixe bater por mais 6 minutos, até formar o buttercream. Se achar que está muito firme, acrescente as colheres de sopa de leite, como eu fiz. Depois é só decorar seus cupcakes!

Para decorar, eu queria que a cobertura ficasse bem alta, quase como um cabelo de francesa tipo Maria Antonieta (estava com essa imagem na cabeça). Então usei um bico 1M da Wilton e subi bastante o buttercream fazendo várias voltinhas, uma em cima da outra.

minicupcake_azeite_amendoas4
Essa massa tem um gosto bem característico do azeite, bem perceptível. Experimente, e se você achar muito esquisito ou não gostar do sabor do azeite, pode substituir por óleo de canola ou girassol. Mas não deixe de provar, é diferente! :)

Quem já assistiu Mr. Robot? Gostou? O que está achando?

  1. Lindalva
    07 de outubro de 2015 - 10:33

    Olá Ju, adorei a receita!
    Que lindos! Uma dúvida: A cobertura ficou com uma cor linda, “suave alaranjada”, foi devido ao extrato de baunilha?
    Grata e um beijo! <3

    • 15 de outubro de 2015 - 18:38

      Lindalva, foi corante mesmo hahahaha. Usei uma gotinha de laranja, e ficou nesse tom! :)

  2. Marília
    07 de outubro de 2015 - 16:50

    Oi Juliana, tudo bom? Eu gosto de fazer brigadeiros, mas o granulado é sempre um problema porque os que estão disponíveis nos supermercados são sempre aqueles cheios de gordura hidrogenada e zero gosto de chocolate. Você sabe onde posso comprar granulados de boa qualidade que não seja aqueles quadradinhos (splits), mas o do formato tradicional ? Obrigada!

    • 15 de outubro de 2015 - 18:40

      Marília, eu pessoalmente só uso os da Callebaut, em splits. A impressão que eu tenho é que os anos passam e a indústria parece diminuir cada vez mais a qualidade dos produtos. Ou talvez eu que fiquei velha e quando eu era criança era tudo mais gostoso. Não sei. Mas não acho mais granulados com sabor bom, de marca nenhuma… :(

  3. Deborah Carvalho
    08 de outubro de 2015 - 09:41

    Nossa, que vontade de fazer nesse fim de semana/feriado! Estou salivando só de ver as fotos. Na verdade, eu fico desse jeito toda vez que vejo um post do seu blog. Parabéns! Você é ótima!
    Só para constar, já fiz várias receitas suas, mas uma vez fiz uns cupcakes que tinha três tons de lilás, acho que eram de baunilha mesmo, e dei de presente no dia das mães para minha mãe, minha sogra, minha irmã e umas amigas. Fez tanto sucesso que eu tive que fazer de novo uma semana depois. Quando segue certinho a receita do jeito que você escreve fica tão, tão bom que dá vontade de sair cantando e dançando para comemorar, rs.
    Fiz o cupcake de pizza também, no dia do jogo do Brasil X Alemanha ano passado e ninguém quis mais saber de ver jogo, só de comer os cupcakes salgados. Já repeti a receita mais duas vezes depois disso, meu marido ama, rs.
    Muito obrigada por compartilhar essas receitas deliciosas !

    • 15 de outubro de 2015 - 18:51

      Deborah, que bom que fez as receitas e gostou! Esses de pizza são um sucesso mesmo! :)

  4. Ramon Abreu
    08 de outubro de 2015 - 19:04

    Ju, o gosto de azeite é, no mínimo, exótico, mas já está anotado para as próximas aventuras.
    Beijo no core <3

  5. Luma Soares
    09 de outubro de 2015 - 22:52

    Juliana! Esses cupcakes são incríveis! Esse sabor é maravilhoso!! Apresentei eles numa prova do curso que eu faço. A sobremesa deveria ser um tipo de massa, conter azeite, chocolate e uma fruta. E de preferência com ingredientes brasileiros. Troquei a amêndoa por castanha do Pará (era o que tinha à disposição) e o buttercream por brigadeiro meio amargo. Foi um sucesso! Minha eterna gratidão por essa receita <3 Amo seu site! Beijão!

    • 19 de outubro de 2015 - 17:56

      Luma, que bom que deu tudo certo no seu curso! E que os cupcakes ajudarem! Muito legal! <3 Beijos enormes!

  6. Maria de Lourdes
    11 de outubro de 2015 - 08:37

    Nossa, adorei este blog, você está de parabéns, menina!
    Sou louca por cupcakes e nem sei como demorei tanto para te achar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Gostaria de dar uma sugestão : Será possível você fazer um post sobre os bicos de confeitar mais lindos e mais usados nessa arte? Mostra pra gente as marcas deles e como ficam os topos…
    Vou ficar mega feliz com esse post!
    Beijos e um a ótima semana!!!

    • 19 de outubro de 2015 - 17:56

      Maria, sugestão anotada!! Na verdade, estou devendo um post desses tem tempo! Prometo que farei. Beijos!

      • Maria de Lourdes
        20 de outubro de 2015 - 18:16

        Brigaduuuu por responder, Ju…
        Vou aguardar ansiosamente!
        Beijos!!!

  7. 15 de outubro de 2015 - 11:00

    […] Ju, do Cupcakeando, fez Cupcakes de laranjas, amendoas com azeite e ainda falou sobre a série Mr. […]

  8. 22 de outubro de 2015 - 13:39

    […] Ju, do Cupcakeando, fez Cupcakes de laranjas, amendoas com azeite e ainda falou sobre a série Mr. […]

  9. Lara Baquil
    01 de novembro de 2015 - 02:24

    Eu vi! meu deus, que série! Sem dúvida uma série que vc não perde tempo né? Eu tava vendo aos poucos mas quando fui chegando no final eu comi uns 4 episódios de uma vez só ahahaha Já entrou pra listinha de preferidas, com certeza. Acabou que eu fiquei com água na boca pra ver mais coisas desse Rami.
    Tão dizendo que vai passar no canal Space agora em novembro.
    E você foi muito gracinha dizendo que ela tem um “leve tom anarquista” :) leve, levíssimo, quase nada hahahaha

    • 17 de novembro de 2015 - 10:00

      Lara, sou delicada, é só ~dilevis~ HAHAHAHA bom o seriado né? Queremos logo segunda temporada!

  10. Ilmara Moura
    02 de novembro de 2015 - 18:09

    Fiz e ficou uma delicia, apenas acho que não aceitei o ponto da cobertura, achei um pouco mole…precisa colocar na geladeira, para endurecer um pouquinho? Estou me aventurando na cozinha, é a primeira vez que faço.

  11. Ilmara Leal de Moura
    02 de novembro de 2015 - 18:10

    Fiz e ficou uma delicia, apenas acho que não aceitei o ponto da cobertura, achei um pouco mole…precisa colocar na geladeira, para endurecer um pouquinho? Estou me aventurando na cozinha, é a primeira vez que faço.

    • 17 de novembro de 2015 - 10:01

      Ilmara, buttercream é bem delicado no calor, se estava quente aí, provavelmente ele não segurou. Beijos!

  12. Otacilia Oliveira
    20 de janeiro de 2017 - 11:03

    Eu fiz e ficaram deliciosos! Super molhadinhos e o sabor do azeite é bem presente! Fiz no tamanho grande e renderam exatos 12.
    Obrigada por compartilhar tantas maravilhas!
    Bjo

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!