quinta, 23 de abril de 2015

Mini cupcakes de chocolate com doce de leite

66 Comentários

Um problema provindo da minha mudança de casa e da reforma para ter a cozinha dos sonhos é a falta de dinheiro pelos próximos meses. Longos meses. O que coincidiu com a mudança legal do meu emprego, que fez com que ninguém possa tirar férias por um ano. Então, menos mal, de certa forma.
Olhando por outro ângulo, é muito chato, pra uma pessoa que adora viajar por longos períodos para lugares esquisitos – como abrir o mapa mundi, fechar o olho e escolher a Polônia como destino de férias. Bem, esta sou eu.

minicupcakes_chocolate_doce_de_leite2
Talvez o aumento do dólar fosse uma motivação a mais para não pensar em viagens por muito tempo. Isso é verdade. Mas ainda fico lembrando daquela sensação gostosa que é aguardar pacientemente pelo dia já marcado do voo que vai me levar para algum país novo, com pessoas que não me conhecem e comidas diferentes. Ah, a gordice, até aqui você me acompanha.
Nem sequer as perspectivas de viagens mais baratas são reais na minha atual conjuntura. De uns tempos pra cá, tive saudades de Buenos Aires. Essa cidade fofa que eu não dava nada antes de conhecer e agora sou completamente apaixonada. Juro, não dava nada mesmo. Aliás, tinha preconceito. Pra mim, nada na América Latina podia ser legal.
Quebrei a cara com tanta intensidade que voltei depois, só pra reforçar a paixão, e fico sonhando com quando voltarei novamente – preferencialmente no inverno, porque o verão lá é uma coisa de louco. Buenos pode ser a porta de entrada para alguns dias em outros países latinos. Deixei o preconceito pra lá, sabem? Agora quero conhecer tudo.
Quando o dinheiro voltar, claro. Ele está vindo de burrico, bem lentamente.

minicupcakes_chocolate_doce_de_leite
Tenho saudades de Buenos Aires e por isso fiz esse cupcake. Em uma loja de cupcakes de Palermo, comi um de chocolate, com ganache de chocolate e doce de leite – porque açúcar nunca é demais. A combinação pode parecer enjoada, mas é só a massa ser mais amarga, que fica tudo bem balanceado. Seguindo a tradição americana, os cupcakes de lá também não tinham recheio. Só a generosa cobertura!

Mini cupcakes de chocolate com doce de leite
Rende: 30 mini cupcakes

1 ovo
1/4 de xícara (60ml) de óleo
2/3 de xícara (158ml) de leite
3/4 de xícara (170g) de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal
1/3 de xícara (45g) de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 1/2 xícaras de farinha

doce de leite firme para a cobertura (Itambé é muito bom!)

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata o ovo com o óleo até formar uma mistura cremosa. Adicione o leite e a baunilha e misture bem.
2 – Adicione o açúcar e o sal e mexa até derreter um pouco.
3 – Peneire por cima a farinha, o bicarbonato, o fermento e o cacau – tudo junto – e misture com um fouet. Provavelmente, haverão grumos de farinha: para acabar com eles, bata a massa umas 10 vezes bem forte com o fouet, e eles deverão sumir.
4 – Divida a massa entre as forminhas de papel e asse por 9 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada mini cupcake saia limpo. Deixe esfriar para decorar.
5 – Coloque o doce de leite bem firme num saco de confeitar e seja feliz. Eu usei o bico 1A da Wilton, redondo simples, mas dependendo da consistência firme do seu doce de leite, dá até pra usar bicos pitangas.

Bom. Demais. Apenas.

minicupcakes_chocolate_doce_de_leite3
Sim, são cupcakes simples, porque simplicidade é tudo nessa vida. Se quiser fazer uma versão grande, super recomendo fazer um recheio de brigadeiro ou ganache ao leite, já que esses cupcakes são mais amargos que um bolo de chocolate comum.

De qual viagem você tem saudades ultimamente?

  1. Cristina
    23 de abril de 2015 - 08:24

    Adoro teu blog, sou de Porto Alegre e mês que vem vou visitar Brasília. Gostaria de saber se podes me dar alguma dica de lugares ai pra matar a vontade de comprar coisas de cupcakes. Obrigada

    • 26 de abril de 2015 - 09:21

      Cristina, no Plano Piloto tem três lojas de utensílios. Vou citá-las na ordem que eu prefiro: a Festiva (506 sul), o Rei das Embalagens (513 sul) e a Parabéns (204 norte). A Parabéns tem uma loja do lado, chamada Parabéns Épocas, que vende várias coisas pra fotos como stands e pratos fofos. Mas nada aqui é mais barato, ta? Hahahahaha infelizmente. Beijos e boa viagem!

  2. Daniela
    23 de abril de 2015 - 09:42

    Depois que eu fui ficando mais velha (chegando na casa dos 30) que eu lamento a quantidade de oportunidades perdidas de viajar por pura falta de interesse e programação.

    Eu nunca gostei de viajar sozinha e por isso, fico na dependência de companhia que nem sempre dispõe do mesmo mês de férias que eu e isso, vai aumentando mais e mais a frustração.

    Sinto saudades de quando fiz minha primeira e única viagem internacional: um mês percorrendo New York, Miami, Orlando, Las Vegas e Los Angeles. Sinto saudades das inúmeras coisas que eu não fiz, do frio que eu senti (encarei -14ºC) e de como eu amava ouvir as pessoas falando outro idioma sem entender muita coisa.

    Eu sempre quero/penso em voltar, mas está difícil juntar dinheiro, me falta companhia e as vezes penso, se não deveria deixar de ser tão medrosa e me arriscar a ir sozinha. Ser filha única e solteira + amigas com menos din din que eu dá nisso, rs.

    Eu confesso que até a pouco tempo eu também tinha preconceito contra a Argentina (e Chile, e países da América do Sul em geral) até ver umas fotos e morrer de amores! Hoje sonho com a oportunidade de ir a Buenos Aires, Bariloche, El Calafate, Ushuaia, Santiago, Valle Nevado…

    Mas vamos falar de cupcake e dessa receita que me encheu os olhos e alegrou meu coração em plena quinta-feira saudosista… AMEI! Já irei testar!

    • 26 de abril de 2015 - 09:26

      Daniela, flor, se liberta disso e viaja sozinha! Sério! Eu ia pra Polônia sozinha, mas no fim das contas o Sr. Namorado acabou conseguindo ir junto. Mas seria incrível sozinha também! Claro que com companhia, especialmente quando é sua alma-gêmea, fica bem melhor, mas se não dá acho chato você se privar de viajar por causa disso!
      Não conheço Las Vegas e Los Angeles ainda, mas tenho vontade de ir pra ver as coisas menos turísticas por lá (tenho dessas hahahahaha).
      Beijinhos! :)

  3. Maitê
    23 de abril de 2015 - 12:23

    Esse cupcake merece ser testado em casa! Com certeza vou fazer! ;)
    Uma viagem que sinto saudades, especialmente, é Lake Tahoe, na California. Diria que lá é o lugar que consegue misturar modernidade e natureza mesmo numa cidade bem pequena, você tem neve/montanha e a poucas horas de carro você está na praia. Os outlets também estão próximos, para os consumistas ;) . Você vê pessoas do mundo todo porque é uma cidade que vive do turismo, a vista mais bonita que tive a sorte de presenciar.
    Mas o mundo é muito grande! Ju, foco no pagamento da cozinha dos sonhos, mas sem deixar de planejar as próximas viagens! ;)
    Boa sorte!

    • 26 de abril de 2015 - 09:28

      Maitê, flor, já ouvi falar nesse Lake Tahoe! Vou ter que colocar na listinha de desejos! Parece tão lindo do jeito que você descreveu… e eu gosto disso mesmo, um lugar diverso, com praia e neve, que tal? hahahaha Foco em pagar as contas e depois juntar dinheiro pra viajar de novo! ;)

  4. Gabriella Pinho
    23 de abril de 2015 - 15:11

    Juliana, quais locais aqui em Brasília você indica para comprar coisas de confeitaria (confeitos, chocolate, açucar, bicos, formas, etc)?! E você indica algum site também de venda online? Obrigada.

    • 26 de abril de 2015 - 09:32

      Gabriella, no Plano Piloto tem três lojas de utensílios. Vou citá-las na ordem que eu prefiro: a Festiva (506 sul), o Rei das Embalagens (513 sul) e a Parabéns (204 norte). E site eu não compro muito, mas já comprei na Barradoce e é bem tranquilo. Beijos!

  5. Vivian
    23 de abril de 2015 - 15:48

    Ju, posso abusar de você? hahaha
    É que por exemplo, receita de massa de chocolate tem várias variações aqui no blog… Não vou lembrar de todas de cabeça, mas acredito que umas tem buttermilk, tem com manteiga, com óleo.. sempre muda uma coisinha ou outra.. Qual a melhor na sua opinião? E entre as duas de red velvet?
    Beijos!

  6. Fabiana
    23 de abril de 2015 - 16:04

    Ju, em primeiro lugar quero dizer que amo seu blog! Parabéns!
    Gostaria de saber qual é o número das forminhas que você usou. Bjs

  7. Fabiana
    23 de abril de 2015 - 16:11

    Ju, gostaria de saber que tamanho de forminhas você usa para o mini cupcake, porque os meus ficam tão pequenos. Bjs

    • 26 de abril de 2015 - 09:37

      Fabiana, elas vem escritas “mini cupcakes”, não tem número. Beijos!

  8. Leonay
    23 de abril de 2015 - 19:15

    Ju, q combinação perigosa… Jesus! Ja vi pelo menos trê receitas de cupcake de chocolate aqui no blog, faço sempre o sheetcake, fiquei me perguntando se vc tem uma massa preferida, aquela q vc considera top e super recomenda… Tem? Bju, Ju, obrigada mais uma vez por nos presentear c coisas lindas e deliciosas! :)

    • 26 de abril de 2015 - 09:38

      Lay, ainda não achei a receita de chocolate perfeita! Mas minha preferida por enquanto é a dos cupcakes de chocolate, a primeira do blog. Estou na busca pela massa perfeita de chocolate! Hahahahah

  9. Leonay
    23 de abril de 2015 - 19:36

    Caramba, só depois que comentei é q vi o comentário da Vivian… desculpa, Ju! :D

  10. Marcela
    27 de abril de 2015 - 17:19

    Boa tarde!
    Me explica uma coisa: pra que serve o bicarbonato e o fermento na massa? E quando usar um ou outro, e os dois, como foi o caso.

    Beijo…..adorando seus cups!

    • 30 de abril de 2015 - 14:18

      Marcela, os dois são agentes de crescimento, mas um é diferente do outro porque reagem com ingredientes diferentes. O fermento só precisa entrar em contato com açúcares e calor, já o bicarbonato precisa de um agente alcalino na receita para liberar os gases que fazem a massa crescer. Por isso, geralmente, se usa bicarbonato em receitas com buttermilk ou cacau. Beijos!

  11. Luiza
    28 de abril de 2015 - 19:28

    Olá Juliana, tudo bem??

    Viajar é sempre bom, pra qualquer lugar, durante quanto tempo for! Aproveite muito a sua viagem.

    Outra coisa: você usou aquele doce de leite pronto da nestlé para cobertura? Existe algum modo de tornar outro doce de leite (seja o de lata cozida, seja o da sua receita, seja mesmo um uruguaio dos deuses) em ponto de bico?

    Obrigada.
    Beijos

    • 30 de abril de 2015 - 14:52

      Luiza, os industrializados você pode levar pra ferver, como um brigadeiro, pra retirar um pouco da água e deixá-lo mais firme. Os de lata cozida é só você cozinhar um pouco mais pra consistência ficar mais firme. Já os caseiros, confesso que ainda não consegui um ponto deles que sirva pra bico, porque geralmente ele cristaliza, até mesmo com glucose… vou pesquisando e se eu encontrar uma solução, coloco por aqui!

  12. Dayane Santiago
    29 de abril de 2015 - 00:14

    Olá. Ju,
    Primeira vez que visito seu blog e estou encantada. Sou uma apaixonada da cozinha como vc, mas doces são minha perdição;mas tem algum tempo que estou tentando transforma-la na minha salvação financeira. Tenho testado minhas habilidades na produção de capcakes e segundo minhas cobaias aqui de casa rsrsrs, tenho me saído bem e recebido muitos elogios. Mas me faltava inspiração… Isso mesmo, me faltava por que seu blog foi como uma luz. Vc não só se dedica em nos mostrar tudo com essas fotos lindas como nos disponibilizar as receitas bem certinhas.
    Com toda certeza estarei sempre por aqui agora, me inspirando para meu novo projeto de vida (vender esses pequenos pedaços do céu!) e também me deliciando com seu modo simples, divertido e contagiante de se comunicar conosco. Já é madrugada, e enquanto leio seus posts tenho que me reprimir pra não acordar meu marido e meu filho com meu riso. Vc é divertida e contagiante, com certeza alguém que sabe viver!!!

    • 30 de abril de 2015 - 17:38

      Oi Dayane! Que bom que achou o blog e que ele está lhe servindo como inspiração! A ideia dele é essa mesmo. Fico muito feliz em ler comentários como os seus! Continue acompanhado o blog e minhas desventuras pela vida, hehehehe. Beijos!

  13. ariany
    01 de maio de 2015 - 12:58

    amei este cupcake ju! *-* vou adotar como minha receita de chocolate para cupcakes quando alguem pedir, vou usar ela, principalmente pq é com oleo, bem mais facil de achar que a tal manteiga sem sal… eu usei oleo de soja mesmo, e ficou otimo, mas acho que na proxima cvou mudar de 45 para 40 a quantidade de cacau… pq nem todo mundo gosta de chocolate tao amrguinho assim

    • 05 de maio de 2015 - 15:05

      Ariany, praticando e testando coisas novas, sempre! :D

  14. luciana
    07 de maio de 2015 - 09:20

    Juuuuu…
    Fiz essa receita e meu cupcakes não ficaram “escurinhos” igual ao seu…usei chocolate 100% cacau e mesmo assim nada…. :(

  15. 08 de maio de 2015 - 10:35

    OLA. ESTOU COM UMA DUVIDA. VOCÊ TRABALHOU ESSE DOCE DE LEITE? BATEU NA BATEDEIRA? PORQUE NA FOTO O DOCE DE LEITE ESTÁ BEM LISINHO E AÇUCARADO??

    • 11 de maio de 2015 - 18:25

      Priscila, como falei no post, é doce de leite de lata. Não fiz nada com ele, apenas coloquei no saco e confeitei. Beijos!

  16. Pammela
    14 de maio de 2015 - 13:52

    Ju,fiz a massa do cupcake de baunilja feito com oléo e coloquei em forminhas de mini cupcakes,e usei basicamente o tempo desta receita de mini cupcakespara assar,pensando que seria a mesma coisa,mas logo que eu tirei ele abaixou e ficou com a parte de cima totalmente crua,Por que? :(

  17. Pammela
    14 de maio de 2015 - 14:00

    Baunilha*hehe

    • 15 de maio de 2015 - 10:17

      Pammela, cada receita tem um tempo diferente. No caso dos cupcakes de baunilha feitos com óleo, os minis dele geralmente levam uns 12 minutos assando. Provavelmente você tirou quando ainda estavam crus. Beijos!

  18. Pammel
    15 de maio de 2015 - 11:56

    Juliana muito obrigada pela resposta,pensando bem foi este mesmo o meu erro.Sempre acompanho seu blog(entro todos os dias para falar a verdade).Você é uma ótima escritora,e suas receitas são exelentes!oque eu mais gosto é que em todas elas você explica tudinho nos mínimos detalhes e isto ajuda muito a obter o resultado que esperamos ao final de toda receita.Beijinhos

  19. 28 de maio de 2015 - 05:57

    Oi Ju! Sei q vc ja deve estar cansada desse tipo de pergunta mas que marca de forminhas para mini cupcakes vc usa? Fica tao certinho e nao descola neh? Eu ainda nao sei o q acontece mas com mini cupcakes sempre tenho esse problema de descolar da forminha, principalmente em massas com manteiga. Nao descola no red velvet ou no de cenoura por exemplo. O estranho é que no de tamanho padrão usando a massa de manteiga nao tenho esse problema. As forminhas da mago para minis sao as piores, mas só elas cabem na forma para minis da wilton q eu tenho. As da ultrafest para minis q adoro nao cabem…eu tenho várias aqui mas elas so cabem naquelas forminhas de metal separadas q tem que colocar sobre uma assadeira…dá mto mais trabalho…e aqui onde moro não encontro forminha da wilton facil pra vender, so na internet e msm assim sao bem carinhas neh…Ultimamente estou apelando para os wrappers mas ficaria bem caro em uma encomenda grande.
    By the way, eu tava louca atrás de uma boa receita de Devil’s food. Mto obrigada por compartilhar esta.
    Bjs

    • 28 de maio de 2015 - 17:43

      Ana, eu uso forminhas da Mago para os minis, todas essas aí são dela. Ainda não fiz com as da Ultrafest. O mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Também tem a ver com retirar das fôrmas de metal rapidamente, mas, por exemplo, tem outras receitas que dizem pra manter o cupcake ali alguns minutos antes de retirar, e nessas as forminhas também não descolam. Acho que varia muito!

  20. 28 de maio de 2015 - 20:08

    Pois é, eu já li bastante sobre isso mas ainda não consegui desvendar completamente o mistério dos meus mini cupcakes. Como eu disse as vezes uso a msma massa pra uma fornada de cupcakes de tamanho padrão e para uma de minis. Os normais nao soltam, os minis sim e eu sigo as mesmas instruções para ambos. As suas receitas, a não ser q esteja especificado o contrário, é pra tirar imediatamente da forma de metal certo? Pq eu reparei q vc nao escreve essa recomendação sempre. Ah! E desculpe eu fiz confusão! Esse nao é o devil’s food hahaha, eu tava com os 2 post abertos. Mas era sério q eu tava louca atras de uma receita boa e eu sempre confio nas suas porque em geral dão muito certo! Bjs

    • 10 de junho de 2015 - 18:14

      Ana, sim, é pra tirar da fôrma assim que sair do forno, a não ser que eu especifique na receita que é pra deixar. Boa sorte com essas forminhas! :(

  21. lucas
    18 de junho de 2015 - 15:56

    olá juliana, gostaria de saber se as suas massas de cupcakes sao batidas na batedeira ou so com o fouet?
    obrigado e gosto do seu blog. beijão.

    • 13 de julho de 2015 - 16:41

      Lucas, eu indico na receita se é pra bater com batedeira ou fouet. Beijos!

  22. Marcia Araujo Conceição
    13 de julho de 2015 - 13:25

    Olá Juliana Boa Tarde,

    Estou começando no ramo, nunca fiz 01 cupcake sequer… gostaria de saber qual o bico de confeiteiro que você usou para fazer essas voltinhas. Outra pergunta é se a pasta americana pode ser armazenada no freezer depois de aberto, pois vou começar a fazer teste com família e amigos e se posso substituir a farinha por farinha sem glúten e se posso utilizar o cacau 50% tanto para o cupcake quanto para mini cupcake. outra pergunta…(desculpe) porque o mini cupcake não tem recheio? e quanto ao recheio para o cucpake tamanho padrão posso usar aqueles produtos prontos tipo leite moça festa (brigadeiro, chocolate, doce de leite? Ou é melhor fazer em casa? Um Beijo.

  23. Marcia
    14 de julho de 2015 - 19:13

    Oi Juliana,
    Queria tanto que você respondesse meu email….

    • 25 de julho de 2015 - 01:26

      Marcia, estou com muitos e-mails para responder, já até perdi a conta. Mas respondo todos, pode esperar. Beijos!

  24. karen
    27 de julho de 2015 - 23:21

    Ola, amo seu website! Vc tem receita de como fazer doce leite pra ponto de bico? Grata ;)

    • 30 de julho de 2015 - 16:36

      Karen, eu não tenho porque o doce de leite que compro já tem consistência para bicos. Você pode fazer o seu, tem receita aqui no blog. Beijos!

  25. Brunna
    28 de julho de 2015 - 10:39

    Olá, bom dia.
    Já fiz essa receita e ela é ótima. Por esse motivo gostaria de saber se posso deixar de colocar o chocolate pra fazer a massa branca, ou de repente colocar uma colher de canela pra fazer de churros.
    Obrigada.

    • 30 de julho de 2015 - 16:37

      Brunna, eu não gosto de transformar receitas de chocolate pra baunilha e vice-versa. Prefiro usar uma receita própria pra isso. Tem várias no menu do blog! Beijos!

  26. ana cristina
    28 de setembro de 2015 - 15:49

    Ola td bem? nossa eu amo buenos aires..rs a pergunta é essa receita da pra qtos cups?
    obrigada bjio

    • 15 de outubro de 2015 - 17:29

      Ana, a quantidade que rende está descrita direitinho na receita! :) Beijos!

  27. Patrícia
    28 de outubro de 2015 - 13:06

    Boa tarde Ju! Tudo bem? Posso substituir o cacau em pó por chocolate em pó 50%? Ou se eu puder diminuir a quantidade do cacau, qual seria a quantidade ideal? Eu amei, mas crianças não gostam do bolinho meio amargo desse jeito

    • 17 de novembro de 2015 - 09:53

      Patrícia, pode usar chocolate em pó, com 50% de cacau. Só não use achocolatado ou chocolate em pó puro porque provavelmente vai ficar muito doce. Beijos!

  28. 18 de janeiro de 2016 - 07:21

    […] em prática ao invés de ficar só escutando falar. Usei minhas duas massas – de baunilha e de chocolate – que eu mais uso e repito, então são receitas que eu conheço bem o resultado final. Fiz e […]

  29. Beatriz Souza
    22 de janeiro de 2016 - 10:46

    Olá, me tira uma dúvida por favor. toda vez que faço receitas de cupcake que tem oleo fica com gosto e o cheiro dele. Isso é normal? Tem alguma dica para que isso não aconteça?
    Obrigada

    • 25 de janeiro de 2016 - 23:02

      Beatriz, o ideal é usar um óleo com menos cheiro possível. Cada um tem um cheiro próprio e é normal que você sinta, afinal não tem como usar algo em uma receita e não querer que tenha o cheio desse ingrediente. Você também precisa usar um extrato ou essência de boa qualidade para mascarar um pouco esse cheiro. Beijos!

  30. Marluce Toledo
    02 de março de 2016 - 19:43

    Olá Jú! Fiz essa sua receita de massa de chocolate hoje. Ficou ótima! Cresceu lindamente e ficou lindo! Renderam 10. Obrigada pelas excelentes receitas!

  31. Thamires
    10 de abril de 2016 - 12:05

    To doida pra testar essa receita! :D

    Como meu fogão é pequeno eu não consigo assar tudo de uma vez. Queria saber quanto tempo (depois de pronta) a massa pode esperar pra ir pro fogão

    • 14 de abril de 2016 - 11:53

      Thamires, já deixei essa massa esperando por mais de 2h tranquilamente. Qualquer coisa, deixe na geladeira, mas é bom que esteja em temperatura ambiente quando for ao forno.

  32. Liane
    23 de abril de 2016 - 20:27

    Olá tudo bem só uma dúvida na hora de assar posso colocar no suporte das forma de assar as cupcaker não fica aberta ou derrama não, ou terei que comprar outro suporte pra assar os minis? Grata !

    • 05 de junho de 2016 - 09:59

      Liane, depende da massa, se ela for mais líquida, vai esparramar e abrir sim, daí você precisa da fôrma de minicupcake pra segurar as forminhas de papel. Mas se ela for mais firme, ela segura sim, só vão ficar um pouco deformadinhos, provavelmente. Beijos!

  33. 05 de maio de 2016 - 01:48

    Oi Ju, tudo bem? Acabei de comentar em outro post, mas andei lendo os comentários desse post e fiquei curiosa: a sua receita de cupcake de chocolate preferida continua sendo a primeira do blog e a de framboesas? Achei a primeira meio complicadinha e ia testar a segunda, mas resolvi tirar a dúvida antes porque já passou um ano desde a resposta. Amo a devils food, mas acho ela um pouco forte para o paladar infantil. Queria uma que fosse bem coringa. Obrigada! Beijos, Mari

    • 05 de junho de 2016 - 20:54

      Mari, a minha preferida é a de framboesas, adoro! Até porque ela é mais simples. Mas ainda não achei o melhor cupcake de chocolate de todos os tempos, não. Ainda falta muito teste!
      Beijos!

  34. Jessica
    22 de maio de 2016 - 17:56

    Ju, sei que ja estais cansada de responder sobre o doce de leite!! Porém é um ponto muito dificil de achar!! Vi qe vc descreve que usa o itambé, é aquele que ja vem prontinho? So colocar no bico e pronto??

    • 05 de junho de 2016 - 22:13

      Jessica, é o de lata da Itambé sim! A consistência dele é muito boa para confeitar direto da lata! :) Beijos!

  35. Jessica
    08 de julho de 2016 - 22:07

    Olá! Estou testando e amando! Minha duvida é, qual a quantidade vc coloca em cada forminha, vc usa medidor?

    • 20 de setembro de 2016 - 13:43

      Jéssica, faço com um pegador de bola de sorvete. Tenho um para os grandes e outro para os pequenos. O dos pequenos tem 1 colher de sopa mais ou menos.

  36. Priscila Vendramini
    11 de janeiro de 2017 - 16:27

    Olá, estou fazendo a receita e assando no forno elétrico, já esta assando há 29 minutos e ainda está cru no meio. Será que errei alguma coisa ou é porque não estou usando forno à gás?

    • 15 de janeiro de 2017 - 19:22

      Priscila, você pré-aqueceu seu forno? Ser elétrico não muda nada, só se ele estiver desregulado mesmo, simplesmente não estar funcionando… Precisa chegar a 180˚C.

  37. ingrid
    28 de fevereiro de 2017 - 14:32

    Ola com seu doce ficou assim sequinho em cima? Vou fazer pra minha afilhada de outra cidade e queria uma cobertura que não corresse risco. Obrigado!

    • 03 de março de 2017 - 22:51

      Ingrid, não tem segredo, só coloquei no cupcake mesmo. Ele seca com o contato com o ar :)

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!