Esses dias, recebi um polonês turistando aqui em Brasília. O nome dele é Marcin e ele estava em uma viagem de volta ao mundo que dura 55 dias. Ele me ajudou bastante a organizar minha viagem para a Polônia e por isso quis ajudá-lo em sua visita a minha cidade.
Marcin tinha alguns dias apenas no Brasil e escolheu duas cidades: Foz do Iguaçu e Brasília. E para todos que contei isso, a escolha era sempre um pouco esquisita. Porque não o Rio de Janeiro? Ou São Paulo? Ou Fortaleza, Florianópolis? Foz do Iguaçu faz sentido, tem as cataratas e tal, é muito bonito. Mas Brasília?
Não é como se eu não gostasse daqui. Eu amo Brasília e não me imagino morando em nenhum outro lugar no país (talvez Curitiba, só porque a prefeitura é sensacional). Mas todos nós, brasilienses, sabemos bem que a cidade não é destino turístico de praticamente ninguém. Apesar de termos vários kms de obras de arte arquitetônicas ao ar livre e de graça, não é pra cá que os brasileiros caem quando tem algum feriado. Na verdade, no feriado, Brasília fica uma delícia: sem carros, sem movimento, apenas paz e silêncio.
Mas Marcin me explicou, durante sua visita, os motivos que levam uma pessoa a escolher Brasília em uma viagem de volta ao mundo. Segundo ele, você precisa ou gostar de arquitetura moderna ou gostar de história. Ele gostava dos dois e disse que Brasília era a cidade mais bonita que ele tinha visto na viagem.
Ele também me disse que estudou sobre a cidade e sua história, e que Brasília era um dos poucos – se não o único – exemplo de local planejado e efetivamente construído. Disse que projetos não faltam, mas chegar a concluí-los é um feito extraordinário.
Confesso que não esperava que ele ia gostar tanto de Brasília, mas me bate um orgulho quando alguém além de mim vê beleza aqui. É difícil explicar – até para quem mora aqui – como amar Brasília. Espero que vocês também gostem daqui, tanto os que moram quanto os que visitam.
Mini cupcakes de açúcar mascavo e brigadeiro de nozes
Rende: 30 mini cupcakes ou 12 cupcakes1 xícara + 1 colher de sopa (145g) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
113g de manteiga
1/2 xícara (80g) de açúcar mascavo
2 colheres de sopa (25g) de açúcar comum
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 xícara (80ml) de leite1 – Ligue seu forno em 180˚C. Peneire em uma tigela a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal e reserve. Em outra tigela, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme fofo e mais pálido.
2 – Adicione os ovos, um a um, batendo bem. Em seguida, adicione a baunilha e bata novamente.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos com o leite, finalizando sempre com os secos. Bata somente até incorporar tudo, para não desenvolver o glúten.
4 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo somente 2/3 de cada uma, e leve para assar por 12 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada mini cupcake saia limpo. Se estiver fazendo cupcakes grandes com essa massa, ajuste o tempo no forno de acordo.Cobertura de brigadeiro de nozes
Rende: o suficiente para cobrir com a voltinha da foto todos os 30 mini cupcakes1 lata (395g) de leite condensado
1 caixa (200g) de creme de leite uht
10 colheres de sopa (100g) de nozes picadas, bem finas
1 colher de sopa (14g) de manteiga1 – Leve ao fogo em uma panela média todos os ingredientes. Eu preferi ter pedaços bem pequenos de nozes, então os 100g eram passados pela peneira depois de processar. Mas se quiser apenas picar bem fino, ou processar, e usar, você pode sim. Só tenha em mente que quanto maiores os pedaços, maior a chance de você não conseguir usar um bico pitanga, porque esses pedacinhos podem prender nos espaços do bico.
2 – Ferva em fogo médio, mexendo sempre, por 15 minutos, até chegar a um ponto além do de enrolar. Se tiver dúvida se está no ponto certo, pegue um prato que ficou na geladeira e pingue um pouco do brigadeiro. Espere um pouco e depois puxe com uma colher. Se ele mantiver o formato para cima, está pronto.
3 – Transfira para uma tigela e espere chegar em temperatura ambiente para confeitar os mini cupcakes.
As flores são de pasta americana, apenas. O bico usado é um redondo comum, sem marca. Mas seja criativo com a voltinha! A única dificuldade talvez é usar um bico com muitos “dentes”, porque as nozes, mesmo pequenas, podem ficar presas neles. Por isso optei por um redondo comum. Pra repetir o efeito da minha cobertura, é só fazer uma bolinha maior embaixo, colocando pressão constante no saco de confeitar. Arremate e depois faça uma bolinha menor por cima.
Aliás, esse brigadeiro é MUITO bom. Eu comeria puro tranquilamente, e vou dizer que é o que rolou quando sobrou um pouquinho no saco de confeitar.
Já visitou Brasília? Mora aqui? O que acha da cidade?
Hmm, parece muito bom!
Também moro em Brasília e não há lugar que eu mais ame, aqui é lindo demais!
Deu água na boca!
Hummm. Imaginandooooo que delicia . Adoro nozes.. Qto a viagem , cada cidade tem a sua beleza . Sempre a grama do vizinho é mais bonita . Kkkk modo de dizer. Beijo adoro ler tuas noticias. E o apto ?. Prontinho ?? Kkkate mais ..
Que gracinha de Cupcake, amei a apresentação, muito fofos!!!! E é uma combinação nova pra mim, já quero experimentar esse brigadeiro. Mais uma receitinha sua no meu caderninho hahaha. BEIJOS
Oi Ju, tudo bem?
Amo seu site! Tudo o que faço com receita daqui fica muito gostoso! :D
Parabénss!!
Queria saber se, por acaso, você não possui receita de Muffin de blueberry (Se for bem parecida com a do starbucks, melhor ainda! amo o de lá kkk)
Muito obrigada!
Muito sucesso,
Beijinhos
Carolina, eu ando tentando algumas receitas de muffins, ainda não achei um igual ao de blueberry da Starbucks, mas se achar eu coloco aqui com certeza! :)
Oi Ju!!
Muito obrigada!
Acabei fazendo uma que ficou bem gostosa que teoricamente seria a copia do Starbucks. :)
Mas claro que não ficou iguaaal.. rsrs
Se quiser te passo, as vezes com sua experiência você consegue adptar algo e fazendo ficar mais parecida
Beijos
Carolina, manda por e-mail pra mim, contato@cupcakeando.com.br! :)
Hi Juliana! I found you on Foodgawker and decided to come visit your blog! :) Im also a Brazilian food blogger, living in the US! Nice to meet you. I’ll be visiting more often!
Olivia, I loved your website too. You just got a new visitor as well! :)
Ju vou viajar pra NY e gostaria de saber se vc pode me indicar um local pra comprar pasta de baunilha.
Se possível outro lugar qeu não seja a NY Cakes, acho o atendimento deles um horror.
Beijos
Paula
Paula, procure lojas da Wilton ou da Michaels nos sites deles! Beijos!
Nossa, pode-se chamar de cupcake de camafeu, também! Duas delícias reunidas em uma só!
Olá Juliana, vc poderia dizer qual a marca da manteiga que vc usa, é com sal?
Maissa, eu uso Itambém. Quanto a se é com ou sem sal, dá uma lida no FAQ do blog! :)
Oi, Ju! Acompanho o Cupcakeando há bastante tempo mas junça comentei… moro e Curitiba e conheci Brasília em janeiro deste ano. Amei o que conheci da cidade, é muito diferente de qualquer lugar que já estive!
Me identifico com tudo por aqui e até criei um tumblr pra compartilhar receitas e me aventurar nesse mundo tb! Hehehe
Beijo!
Ana, que bom que gostou de Brasília! Adorei seu tumblr. Beijo enorme! :)
Oi Juliana, eu fiz essa receita e ficou bem gostosa, só teve um problema, o cupcake soltou da forminha. Nunca tinha acontecido isso, sabe me dizer por que?
Vanessa, o mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Também tem a ver com retirar das fôrmas de metal rapidamente, mas, por exemplo, tem outras receitas que dizem pra manter o cupcake ali alguns minutos antes de retirar, e nessas as forminhas também não descolam. Acho que varia muito! Beijos!
Bom Dia!
Posso colocar nozes na massa?
bjus
Nayara, você pode fazer o que você quiser, a receita é sua! Beijos!
Falou e disse tudo, não TEM coisa melhor do que Brasília durante um feriado. É uma paz que nem consigo descrever…
Obrigada pela receita e terei a certeza de vir e dizer se deu certo…
Oi, Ju.
Amo essa receita, já fiz duas vezes e todo mundo aprovou.
O único problema é na hora de acrescentar os ovos, a massa fica meio talhada ( nem sei explicar direito como), é normal isso?!
Pamela, sim, é completamente normal, sem pânico! :)
Oie Ju, testei a receita de cupcakes de açúcar mascavo e todos os meus amigos acharam delicioso, a cobertura fiz de brigadeiro de chocolate super combinou, obrigada por compartilhar conosco essas delícias, o meu próximo desafio será os corn dog! Beijos.
Ju, fiz essa receita milhares de vezes mas de uns tempos pra cá, tô perdendo várias fornadas porque os cupcakes se soltam das forminhas. Já troquei de marca de forminha mas não tá resolvendo. Você imagina o que possa ser?
Beijos
Luana, flor, fiz um post inteiro sobre forminhas que descolam, você já viu?! Pode ser uma dessas razões!
Amei, o visual ficou demais!
Ficou lindo! Vou fazer no aniversário do meu filho. Obrigada por compartilhar!
nossa ficou lindo demais, vou fazer para ver se fica bom
ATÉ O EXATO MOMENTO NÃO SABIA COMO FAZER, AGORA EU SEI. OBRIGADO PELA DICA!!
Simplesmente uma perfeição seus doces, Juliana! Acompanho seu blog há um tempo e me inspiro bastante nas suas receitas.
Você é uma confeiteira de mão cheia e eu sou sua fã!
Bjs