Então, de sexta para sábado passados, eu tive que madrugar. Quando digo madrugar, quero dizer ficar plenamente acordada, e trabalhando, até o sol raiar novamente. Cochilos de 30 minutos quebram isso, então se você um dia “madrugou” com um cochilinho aqui e ali, não vale. Madrugar é ouvir exatamente quando os passarinhos começam a cantar.
Tive que fazer uma grande encomenda de cupcakes e, na falta de planejamento, acabei com tudo para a última hora. Em algum ponto da longa noite, comecei a achar que meu cérebro fosse desligar. Como uma TV com defeito que desliga do nada, achei que meu corpo inteiro fosse dar tilt em algum momento e eu ia cair de cara em potes de chocolate e brigadeiro.
Mas aguentei forte o resto da madrugada. Finalizei a encomenda, entreguei e voltei para casa. Às 20h de sábado, finalmente, deitei na minha cama e apaguei. Já completava quase 38 horas sem dormir e tive um sono correspondente. Só acordei às 8h do dia seguinte.
Entendi que nunca mais vou passar por isso na vida e ninguém deveria. Nada é mais importante do que dormir, gente. De verdade, dormir é muito gostoso e faz muito bem pra sua cabeça. Em certo ponto do sábado, o Sr. Namorado falava comigo e eu não sabia se era um estado de sonho ou de realidade.
No domingo, já completamente relaxada, fiz este hambúrguer para nós dois. É parte da dieta de reestabelecer as energias – pelo menos é o que eu gosto de pensar. E junto comigo, mais um monte de mocinhas legais fizeram receitas de hambúrguers, que você pode conferir aqui:
Veggie-burger de grão de bico e ricota, da Priscila, no Culinarístico.
Hambúrguer de Frango com Alho Poró, da Sara, no Cozinha em Cena.
Hambúrguer com maionese de alho caseiros, da Ana, no Conversando e Cozinhando.
Hambúrguer de salmão com shoyu e gengibre
Rende: 4 hambúrguers
600g de salmão, sem pele e sem espinhas
1 dente de alho
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa de shoyu
4 colheres de sopa de pão moído, ou farinha de rosca
4 colheres de sopa de cebolinha picada finamente
sal e pimenta a gosto
1 – Corte o salmão em pequenos pedaços e coloque em uma tigela grande. Ele precisa estar em temperatura ambiente ou levemente gelado. Congelado não vai funcionar.
2 – Com uma pitada de sal e algumas gotas de azeite, moa o dente de alho até conseguir uma pasta. Se não tiver ralado o gengibre ainda, faça-o e misture com o alho. Coloque tudo na tigela do salmão.
3 – Como cozinha que é cozinha é feita colocando a mão na massa, mergulhe no peixe: com as duas mãos, vá amassando o salmão e misturando o alho e o gengibre muito bem. Amasse bem, o ideal é que não tenha grandes pedaços de peixe. Use a ponta dos dedos!
4 – Acrescente o shoyu e o pão moído (ou farinha de rosca). Tempere com sal e pimenta agora e adicione a cebolinha. Misture bastante, garantindo que a massa toda está bem uniforme (e cheirando divinamente).
5 – Separe em quatro pedaços e modele os hambúrguers, deixando cada um com uma espessura de no máximo 1,5cm. Envolva em filme plástico e leve ao congelador enquanto você faz a maionese. Para fritá-los depois, é só esquentar uma colher de sopa de azeite numa frigideira antiaderente e fazer em fogo baixo, tampando para acelerar o cozimento da carne e evitar os respingos. Deixe por 4 ou 5 minutos de cada lado, a depende do quão frio seu hambúrguer ficou.
Maionese caseira
Rende: 1 xícara
3 gemas
1 1/4 de xícara de óleo
sal a gosto
1 – Prepare-se para malhar o braço: arrume uma tigela em formato de cone, como a da minha foto aí embaixo (facilita muito!), em cima de um pano para não escorregar – ou peça para o Sr. Namorado segurar, como eu fiz. Coloque as gemas e misture, para que elas quebrem.
2 – Separe a quantidade de óleo em um medidor. Com um batedor de ovos e sem parar em nenhum momento, comece a bater as gemas e a derramar o óleo de gota em gota.
3 – Os primeiros 30 segundos de bater as gemas e adicionar o óleo são cruciais: mexa vigorosamente e não pare de maneira alguma. Se seu braço parecer que vai soltar do ombro, reúna toda a sua força e continue. Se você parar de bater, as gemas vão se separar do óleo e a mistura vai virar uma coisa nojenta. Continue sem parar e quando você já tiver acrescentado 1 xícara de óleo, a mistura vai estar bem pastosa e mais clara.
4 – Adicione o resto do óleo batendo sempre e tempere com o sal. Voilá! Você malha o braço e ainda faz maionese sem conservantes e muito mais gostosa em casa.
Pão moído é fácil de encontrar em padarias, que costumam moer os pães que sobram durante o dia e vender isso em saquinhos. É ótimo para empanar bifes, deixa mais crocante. Você pode usar panko também, mas talvez tenha que diminuir na quantidade de colheres de sopa.
Já a maionese, normalmente se faz com mostarda, mas eu fiz sem pois não havia nenhuma aqui em casa. Mesmo assim, ficou delicioso. Se quiser usar, basta 1 colher de chá!
Monte seu hambúrguer e delicie-se com a felicidade de fazer comida em casa, que é bem mais saudável e gostoso, ainda mais para reestabelecer suas energias depois de não dormir por 38 horas.
Você já teve que madrugar? Porque? Se arrependeu muito depois?
Que delicia Ju, com certeza vou fazer! Mas acho que a maionese sera meu namorido que vai fazer… rsrs Beijos!
Eu amo salmão! Vou fazer essa sua receita qualquer dia desses.
Ficou linda!
Beijos
Depois me diz se gostou, Sara! Eu achei uma delícia, e o toque de gengibre ficou ótimo! :)
Hummm… amo salmão, e esse hambúrguer deve ter ficado divino! Vou fazer!!! Beijos!
Jú, sei exatamente o que você passou!
Na páscoa deste ano, fiz ovos de colher… estava tudo certo: fiz as cascas com antecedência, separei embalagens e laços e deixei para rechear no dia anterior à entrega, afinal queria tudo fresquinho.
O problema foram as encomendas de última hora, que aceitei pois “estava tudo adiantado”. Depois, lá estava eu, fazendo pão-de-ló às 4hs da madruga!!! kkkkkkkk
Hum, estava esperando umas receitas de sanduíches pra incrementar lanche de minha turma. Se tiveres outras sugestões ficarei muito grata.
Juliana, como sempre, as tuas receitas ficam uma delicia!!!
Bom fim de semana.
Que deliciaaaaa! Vou testar assim que tiver tempo.
Eu frequentemente madrugo. Por conta dos estudos. Quem quer área da saúde é assim… Madrugo agarrada no Atlas de Anatomia decorando todos os nomezinhos lindos… E acredite: acostuma. Hoje se eu durmo 8 hrs seguidas fico muito mal. Hahahaha. Beijinho.
Olá Juliana!
Estou escrevendo para te dar os parabéns pelo site, estou impressionada com as fotos e a qualidade das receitas que vc apresenta, muito profissional, eu adoro ambos, comida e fotografia e quando vejo um trabalho tão bem feito não consigo ficar sem elogiar rsrs!
Um abraço
Katia
Katia, muito obrigada pelos elogios! Espero que continue visitando sempre o blog! Beijos!
Ju,
Como já disse em outro comentário, estou amando o seu blog e testando algumas receitas!
Adorei o hambúrguer! Já faço de carne moída há algum tempo, mas nunca tinha pensado em fazer de salmão. Ficou uma delícia!
Quanto a maionese, eu tenho uma sugestão: bata com um mixer, mas neste caso o ideal é fazer num pote com um diâmetro menor para não desandar. Sugiro, também, que coloque um pouquinho de vinagre ou limão que são conservantes naturais e deixam a maionese mais branquinha.
Bjinhos
Fernanda, vou seguir teus conselhos! Obrigada! E obrigada por acompanhar o blog! Beijo grande :)
[…] adição de mostarda. Se tiver, não serve. É preciso uma maionese pura mesmo! Se quiser usar uma caseira, melhor ainda. Essa receita está cheia de medidas quebradas porque peguei uma receita de bolo e […]
[…] vegetarianos com um Hambúrguer de Grão de Bico e Ricota. Cupcakeando com um belíssimo Hambúrguer de Salmão. Conversando e Cozinhando traz o tradicional Hambúrguer de carne, porém, acompanhado de uma […]
Olá Ju! Adoroooooo seu blog… acho suas receitas muito bem explicadas, além de gostosas!
Uma dúvida: nesse hamburguer posso tirar o gengibre? Eu não posso comer… Se tirar faz muita diferença?
Bjus
Patricia, pode fazer sem o gengibre, ele só dá um gostinho a mais! :) Beijos!
Dá pra fazer a maionese na batedeira?
Marina, batedeira eu acho meio complicado, só se você tiver uma batedeira muito pequena. Uma planetária não vai dar muito certo. Mais garantido fazer no liquidificador.