Estamos chegando no Halloween de novo! Época de entender porque continuamos celebrando algo que nem sequer faz sentido no Brasil. Mas tudo bem, é o momento de se fantasiar e decorar festas com teias de aranha, abóboras e caveiras dançantes. Eu gosto.
Apesar de detestar festas à fantasia, pensei em algumas que eu gostaria de usar: Plants vs Zombies. Eu iria de girassol e ficaria jogando pro alto pequenos sóis recortados em papel durante a noite, enquanto o Sr. Namorado iria de Peashooter, pintado de verde, e ficaria jogando bolas verdes de piscinas de bolinhas nas pessoas. Pena que vai ser tão trabalhoso criar isso…
Na onda do Halloween, providenciei que o Freddie estivesse adequadamente vestido para a ocasião. De pato.
E claro que temos um cupcake de Halloween, senão não teria a menor graça.
Resolvi fazer algo com framboesas, porque adoro a cor da fruta – e o sabor, é claro. Aqui ensino a fazer um coulis de framboesa que serve perfeitamente também como calda de cheesecake, junto com um petit gateau ou em cima de um sorvete.
Cupcakes de chocolate e framboesa
Rende: 12 cupcakes
1 ovo grande
4 colheres de sopa de óleo
2/3 de xícara de leite
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
pitada de sal
6 colheres de sopa de cacau
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 1/2 xícaras de farinha
125g de framboesas picadas
1 – Ligue o forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o sal, o bicarbonato e o fermento.
2 – Em outra tigela, bata o ovo para quebrar a gema. Em seguida, acrescente o óleo e bata novamente, até adquirir certa consistência.
3 – Adicione o leite e a baunilha e misture bem. Por último, acrescente o açúcar e misture.
4 – Reúna os ingredientes úmidos e secos na tigela maior e misture com uma espátula. Garanta que todos os secos estão incorporados.
5 – Por último, acrescente as framboesas picadas e misture somente até que elas estejam bem distribuídas.
6 – Divida em forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
Coulis de framboesa
250g de framboesa fresca
1/4 de xícara e 1 colher de sopa de açúcar
1/4 de xícara de água
1 – Leve todos os ingredientes para ferver em uma panela. Quando borbulhar, diminuía o fogo para o mínimo e deixe cozinhando por 8 minutos, até derreter o açúcar.
2 – Remova do fogo e espere esfriar um pouco. Em seguida, coloque em um multiprocessador ou liquidificador e bata até homogeneizar. Passe por uma peneira, para remover as sementes, e leve para a geladeira até a hora de usar.
Buttercream de merengue suíço de framboesa
Rende: cobre 15 cupcakes com a voltinha da foto
3 claras de ovo
1/2 xícara e 2 colheres de sopa de açúcar refinado
uma pitada de cremor tártaro
200g de manteiga
5 colheres de sopa de coulis de framboesa
corante em gel vermelho e roxo (opcional)
1 – Na tigela da batedeira que possa ir em banho-maria, misture as claras e o açúcar. Mexa com um fouet sem parar, até derreter o açúcar nas claras. A temperatura certa é 71˚C, para quem tem um termômetro de doces. Quem não tem, mergulhe o dedo na mistura e esfregue com o polegar: se você não sentir mais o granulado, está pronto.
2 – Retire imediatamente e leve para bater na velocidade média-alta. Acrescente o cremor tártaro assim que as claras começarem a subir. Bata por cerca de 10 minutos.
3 – Adicione a manteiga, cortada em pedaços, e deixe bater até incorporar e virar buttercream. Em seguida, acrescente o coulis, uma colher de cada vez, e bata.
4 – Se quiser uma cor mais vibrante, acrescente corante. Eu usei três gotas de corante vermelho e uma gota de corante roxo para chegar a cor das fotos.
Fantasminha de pasta americana
Palitos de pirulito
Pasta americana branca
Corante preto em gel
Essência de limão
1 – Faça uma pequena bolinha de pasta e espete até a metade com o palito de pirulito. Não vá até o final, senão a bolinha pode furar e escorregar.
2 – Com um rolo, abra um pouco de pasta americana até ficar na espessura de 0,5cm. Em seguida, corte um círculo de 10 a 11cm – o corpo do nosso fantasma.
3 – Espete o palito em algum lugar que lhe dê suporte – eu usei o próprio cupcake, sem cobertura – e comece a cobrir a bola com o círculo cortado. Não demore muito, senão o círculo começa a secar e pode quebrar quando for posicionado. Deixe a pasta cair por cima da bola e vá alisando levemente até formar a cabeça do fantasminha e as dobras da “roupinha”.
4 – Para fazer o rosto, use uma gota de corante preto em gel e uma gota de essência de limão. Misture em uma pequena tigela com um pincel bem fino – BEM fino mesmo. Em seguida, apoie o cotovelo na mesa e pinte os olhos e as bocas da maneira que preferir. O fantasminha pode até sorrir!
Meu amigo realizou o feitiço do desaparecimento com os fantasminhas, mais conhecido como “devorar”.
A voltinha dessa vez foi feita com um bico genérico, sem marca, mas que parece bastante o 6B da Wilton. O cupcake dura aproximadamente 1 dia fora da geladeira, pois tem frutas frescas na massa. Mais do que isso, é melhor deixar na geladeira! Um excelente Halloween para todos. Aproveitem as festas com fantasias criativas!
Qual vai ser sua fantasia nesse Halloween?
Ju,Eu adoro o Halloween, há uns 2 anos atrás, minha cunhada q faz aniversário dia 26, comemorou o aniversário dela a caráter…foi mto divertido!!!Adorei o cupcake, o fantasminha e o pobre do Fred…kkkk ele é mto bonzinho, se fosse meu cachorro, destruiria toda fantasia…kkkk
Cintia, ele adorou a roupinha! Mas tenho medo de deixá-lo sozinho com ela, pois acho que o resultado deve ser igual ao do seu cachorro hahaha. Beijos!
Juliana, queria te parabenizar por este site MARAVILHOSO, estou amando vir aqui… ver todas essas receitas, dicas… enfimmmm
Eu sempre quis fazer buttercream, mas sempre tive medo de não dar certo… e ficar com gosto de manteiga, confesso que olhando esse seu, me deu uma vontade imensaaaaaaaaaaa….
Só uma coisa..rsrs
Quando você bate por 10 minutos a batedeira está totalmente fria? e qndo você coloca a manteiga qual a velocidade da batedeira? Acho que vou fazer isso hojeeeeee…
Um abraço, que Deus te abençoe… por ter esse coração de dividir seus conhecimentos.
Felicidades!!!!!!!!!
Dayane, é difícil você fazer uma receita com manteiga e não querer que ela fique com gosto de manteiga, hahahaha. Todo e qualquer buttercream vai ter gosto de manteiga, é normal e natural. Não entendi bem o que você quis dizer com “batedeira fria”… ela sempre está fria, então isso não influencia na receita, mas posso não ter entendido sua pergunta. Quando acrescentar a manteiga, pode bater na velocidade média.
Ju…perguntei sobre o bow da batedeira… pq qndo fazemos merengue, consequentemente ele fica quente… mas demora para esfriar… isso que queria saber, se acrescento com o bow frio ou morno ainda, se isso interfere.
Melhoras… em relação ao joelho.
grata
Bjsssss
Dayane, conforme eu falo na receita, você tem que bater por aproximadamente uns 10 minutos (até menos) antes de acrescentar a manteiga. Logo, a tigela da batedeira já não vai mais estar quente, e sim de morna para quase temperatura ambiente, ok? Beijos!
Ju, eu amei o fantasminha!!! E como você adoro o Halloween! Ano passado fiz minha primeira festa de halloween, o pessoal gostou tanto que domingo dia 3 farei a festa novamente!!! Ano passado ainda não conhecia o blog, mas esse ano farei o cupcake de veludo negro e farei o cemitério, o vidro e um fantasminha (mas não o de pasta) vou usar a própria cobertura de creamcheese! Com certeza sera sucesso!!! Depois te mando as foto! Beijooos e Happy Halloween!
Ju, eu amei o fantasminha!!! E como você adoro o Halloween! Ano passado fiz minha primeira festa de halloween, o pessoal gostou tanto que domingo dia 3 farei a festa novamente!!! Ano passado ainda não conhecia o blog, mas esse ano farei o cupcake de veludo negro e farei o cemitério, o vidro e um fantasminha (mas não o de pasta) vou usar a própria cobertura de creamcheese! Com certeza sera sucesso!!! Ja minha fantasia, ainda não pensei nisso, mas acho que seria bem divertida uma fantasia de Candy Crush! Rsrsrsrs. Depois te mando as foto! Beijooos e Happy Halloween!
Jenifer, me conta como que é a fantasia de candy crush! Tenho curiosidade, acharia bacana fazer também! :D
Ju, eu faria aquele booster mega, uma esfera com espuma marrom, com um buraco pra cabeça, braços e pernas! e encheria com bolinhas coloridas!!! Acho que seria bem divertido!!! rsrsrs Beijoos
Jú,
Que gracinha de fantasma! Você é muito criativa.
Camila, é você? Hahahaha! Obrigada! :)
Mais uma vez impecável e inspirador.
Francielle, obrigada! Continue sempre pelo blog! :)
cupcake muito hardbadassss! parabens
Oi Jú, achei muuuuuito legal seu blog!! Parabéns!! :D
ai jú agradeci à Deus quando descobri seu site é tudo lindo e pra mim que estou começando agora me da muita inspiração queria saber se vc tem alguma idéia sobre as chuiquititas pois a filha de uma amiga vai fazer aniversário e esse será o tema se tiver alguma idéia pasa pra gente.Parabéns e que Deus abençoe seu trabalho e sua disposição bjus!
Mirian, honestamente não sei o que fazer de decoração que remeta às chiquititas. Então, neste caso, eu recomendaria se basear nas cores do seriado, tipo o azul e o amarelo (ainda são essas cores? Sou da época das Chiquititas antigas, não sei como está agora hahahaha). Beijos!
Ju, gostaria de pedir se possível que você fizesse um post só sobre Coulis, os tipos, os métodos, qual o melhor jeito de fazer, como armazenar, quanto tempo dura, os tipos de coulis, bom enfim, um post só sobre isso, tenho muita curiosidade!
Eu queria também que você fizesse outro post sobre caudas, aquelas caudas por exemplo do Yogoberry sabe? Eu gosto muito da de Amora, mas não faço ideia de como fazer, você poderia também falar sobre isso né? Hahahahah se possível é claro!!!
Muito obrigado pela atenção!
João, obrigada pela sugestão, vou anotar e fazer assim que possível! Quanto a calda, tipo essa que você citou (que eu nunca comi nem vi, mas imagino como seja), eu acredito que ela também é um coulis. Coulis é um tipo de calda, na verdade, não tem muita diferença. Beijos!
Ju, gostaria de pedir se possível que você fizesse um post só sobre Coulis, os tipos, os métodos, qual o melhor jeito de fazer, como armazenar, quanto tempo dura, os tipos de coulis, bom enfim, um post só sobre isso, tenho muita curiosidade!
Eu queria também que você fizesse outro post sobre caldas, aquelas caldas por exemplo do Yogoberry sabe? Eu gosto muito da de Amora, mas não faço ideia de como fazer, você poderia também falar sobre isso né? Hahahahah se possível é claro!!!
Muito obrigado pela atenção!
Amei seu blog, as dicas, receitas, informações e tudo mais são maravilhosas, sou confeiteira as uns 15 anos e amo fazer doces, bolos, estou querendo entrar no ramo dos cupcakes.
Oi Juliana, amei o seus cupcakes e esses fantasminhas então sao lindos. Amo cupcakes e to ensaiando para fazer os meus primeiros.
Estou começando um blog hj e espero que logo mais consiga postar o meu primeiro cupcake, nao tenho talento nenhum para decoração em doces… kkkkk
bjos!
Camilla, boa sorte com o blog novinho em folha! Espero que poste receitas de cupcakes por lá algum dia. Beijos!
Ju, queria fazer uns cupcakes do blog so que a maioria deles pede extrato de baunilha! Aq na minha cidade nao tem alguns dos ingredientes pra fazê-lo, e nem a essencia daquela marca que vc recomendou, so achei da Mix! Eh boa? Ja experimentou?
Como so tenho a disposiçao a essencia, porfavor me responda: da pra substituir o extrato pela essencia? :(
Erika, dá sim pra substituir. A essência da Mix é boa, também, mas se conseguir encontrar da Dr. Oetker, é ainda melhor! Beijos!
Oi Juliana td bom? Eu não costumo comentar muito em blogs mas preciso te parabenizar, amei o blog e acho que li ele inteiro em dois dias HAHA. Eu pouco cozinhava, mas depois que a minha faculdade entrou em greve comecei a fazer vários doces, mas o que queria mesmo era tentar fazer cupcakes, até comprei algumas coisas mas não comecei ainda por não ter encontrado nenhuma receita que realmente me fizesse enlouquecer, já aqui fiquei com vontade de fazer todas!!! Amanhã mesmo vou comprar o que falta e começar a me aventurar, obrigada pelo incentivo, já está no favoritos!
beijs <3
Aline, que bom que gosta do blog! Obrigada pelos elogios e pelas visitas! Aproveite o tempo livre para cozinhar e confeitar, afinal o mundo precisa de mais amor, e doces = amor. Beijos!
Oi Jú, bom dia…
Por favor ja fiz sua receita de chocolate que derrete a manteiga, é maravilhosa.. e esta que vc postou dos fantasmas é tão boa quanto? qual é mais leve e molhadinha.. qual é sua preferida.. pois atraves de pesquisa receita que leva leite a massa fica mais pesada… beijos..
Josiane, a minha receita de cupcake de chocolate é mais molhadinha, mas por isso mesmo ela é mais frágil. Esta dos fantasminhas é mais encorpada e segura melhor, mas é igualmente molhadinha se você não deixar tempo demais dentro do forno. Beijos!
Ola,estou adorando seu blog! A forma como escreve, descreve as receitas, é muito boa! Vc é uma querida! Obrigada por compartilhar deus dotes conosco, mtas dicas preciosas aqui! Tenho uma dúvida, assim que eu adiciono o leite e os demais ingredientes, eu continuo batendo na batedeira ou somente misturo com espatula?
Obrigada
Laura, não precisa usar batedeira nessa receita, somente a espátula! :)
OI AMORE, LAMENTO MUITO POR SEU PROBLEMA NO JOELHO E SUA DOR. TALVEZ A HIDROGINÁSTICA, SEJA UMA BOA PRA VOCÊ, POIS O IMPACTO SOBRE O JOELHO SEJA MENOR. MELHORAS, TENHA FÉ VAI DAR TUDO CERTO. FIQUE COM DEUS, ATÉ BREVE. UM BEIJO.
Oi Ju!
Adorei a receita! Queria saber se eu trocar as framboesas por amoras, vai dar certo? Estou com uma vontade enorme de comer um cupcake de amora, mas sem essa história de colocar coulis de amora na massa, quero a fruta! hehe
Beijo, flor (:
Gabriela, você leu a receita inteira? A coulis não entra na massa do cupcake, não. O que entra são as framboesas inteiras. A coulis é para a cobertura. Você pode usar amoras sim, se for colocá-las frescas na massa conforme eu fiz com as framboesas. Beijos!
Sim, sim Ju, li a receita toda. Falei do coulis na massa, pois as outras receitas que vi, eram assim… Mas obrigada pela resposta! Vou testar e venho aqui falar se ficou gostoso! (duvido que não irá ficar, mas tudo bem!)
Beijos!
Volte para me falar como ficou! :)
Ai Juliana, nao sei o que acontece, mas nao estou acertando na massa!! Estou colocando as qtades do ingrediente certinho, mas a massa esta ficando pesada, dura, mal consigo tira-la na vasilha para colocar nas forminhas! rs. Onde posso estar errando?
Laura, muito estranho isso. Tem certeza que está medindo tudo certo, com o auxílio de medidores de xícaras?
Olá! Gostaria de saber qual a diferença entre óleo e manteiga na hora de fazer os cupcakes. Qual ingrediente é melhor? A forma de papel dos meus bolinhos costuma soltar depois que eles esfriam… pode ser por causa do uso de alguma dessas gorduras?
Thamyres, depende do que você prioriza no seu produto final. A manteiga oferece muito mais sabor e uma textura mais compacta ao bolo. Já o óleo deixa a massa mais molhadinha, e mais fofinha, mas perde muito no sabor. Geralmente, com óleo, a forminha pode soltar com mais facilidade, mas não é regra. Beijos!
Oi Juju,
Onde você encontra amoras ou “frangoesas” frescas ou até congeladas aqui em Bsb?
Obrigada sua linda!!!
Hellaine, na CEASA sempre tem, mas dependendo da época do ano, elas vão estar bem caras. Congeladas, eu encontro no Extra da Asa Norte sempre!
Obrigada Juliana.
Olha você não sabe o quanto eu estou empolgada. Toodas as receitas que eu tenho testado são suas e tenho feito maravilhas com elas.
Estou fotografando todos os meus cups e vou mandar depois pra você ver. Muito obrigada pela dedicação com que você passa suas experiências. Tem me inspirado muito.
Beijos
Hellaine, que bom que gosta do blog! Mande as fotos para contato@cupcakeando.com.br :)
Ola ju tudo bem entrei no sei site e simplesmente fantástico as receitas são maravilhosas obrigado por compartilhar suas receitas bis .
Oi,Juliana! Eu sempre uso sua receita do cupcake de chocolate e todo mundo adora. Eu nunca tentei fazer a cobertura. Tenho uma dúvida o Buttercream fica durinho e aguenta umas três horas fora da geladeira? Alguma dica? Obrigada e parabéns pelo site. Suas receitas são ótimas!!!
Pamela, o buttercream é feito pra ficar fora da geladeira. Porém, como vivemos num país tropical, ele não costuma segurar bem em temperatura ambiente se estiver muito muito quente e abafado na sua cidade. Se você fizer a receita direitinho e o clima cooperar, ele dura 2 dias em temperatura ambiente. Beijos!
Oi Juliana, tudo bem?
Queria dizer que o seu site é lindo demais, fico encantada toda vez que procuro uma receita. Comecei com os cupcackes de chocolate e ando experimentando várias. :) Parabéns mesmo!
Eu tenho uma dúvida em relação ao Coulis de Framboesa: se sobrar, guardo na geladeira ou no freezer?
Muito obrigada!
Um beijo,
Luiza.
Luiza, dá pra guardar em ambos, mas prefiro na geladeira, por até uma semana, em um ziploc! Que bom que gosta do blog… um beijo! :)
Oi, Juliana! Primeiro, parabéns pelo blog e pelas habilidades, tuas receitas são sensacionais!
Gostaria de fazer esse cupcake, mas tenho um probleminha: aqui na minha cidade só vende framboesa congelada. Acha que vai ficar ruim?
Beijos e obrigada desde já! :)
Estela, o problema da framboesa congelada é que ela tem muito líquido quando descongela e isso pode desbalancear a massa. Você pode até tentar e ver no que dá, mas alerto que pode dar errado. Beijos!
Oi Juli tudo bem?
Eu não sei onde achar esse coulie. Posso usar aquelas pastas saborizadas q vendem em lojas de confeitaria?
Quanto às framboesas congeladas elas não dão certo mesmo q se deixe descongelar para sair aquele gelo?
Obrigada, beijos
Oi! A receita parece ótima. Vc sabe onde comprar framboesa em Brasília? E qual é a faixa de preço? Bjs!
Beatriz, vende na Ceasa e em mercadinhos mais gourmets, como o La Palma e o Oba. Já o preço varia muito, depende da época. Agora, por exemplo, eu vi uma bandeja com 90g por 15 reais, o que é muito caro. Beijos!
Olá, Juliana! Em primeiro lugar, gostaria de lhe dar os parabéns pelas receitas. Já fiz várias e são um maior um sucesso aqui em Teresópolis!!! Posso usar morangos em vez de framboesas??? Obrigado!!!
Thiago, pode sim! Beijos! :)
Oi Juliana, tudo bem! Amei suas receitas!!! Faço cupcakes para vender mas ainda estou com dificuldades de achar um buttercream que tenha consistência de bico e seja saboroso para receitas na qual eu possa tingir a cobertura.
Amei essa receita…parece que fica saborosa! Eu não gosto do buttercream simples de baunílha, acho muito “pesado”. Gostaria de saber quanto tempo dura essa cobertura e qual a diferença dela para o Buttercream de Merengue Italiano, pois achei essa mais fácil de fazer.
Beijosssss e obrigada!!!!
Marcela, esse aqui é um buttercream de merengue suíço. A diferença de um pro outro é o modo de preparo e os ingredientes. O italiano costuma ficar mais firme que esse aqui. Beijos!
Oi Ju, td bem? Dúvida: com essa receita (massa) eu consigo fazer bolo naked cake? Você acha que vai desmoronar? rsrs bjs
Aline, consegue sim, deixa na geladeira antes de cortar e montar pra firmar um pouco. Beijos!
Olá Juliana estou amando suas postagens. Comecei agora no mundo dos cupcakes porque minha filha de 4 anos ama cozinhar. Queríamos fazer cupcake de mirtilo. Vi que vc tem uma receia aqui mas queria só o recheio e a cobertura com a fruta em forma de creme. O que vc sugere? Substituir a framboesa dessa receita por mirtilo da certo? Porque cada massa é diferente? A receita de buttercream é muito elaborada para mim, será que posso fazer essa pra substituir? Orbiagda
Ana, se você só usar os mirtilos na massa antes de assar, vão ficar como gotas de chocolate no cupcake! Fica muito bom. Essa cobertura aqui é um buttercream, e você pode fazê-lo de mirtilo se quiser, é só substituir na mesma quantidade mais ou menos, ir provando pra ver se o sabor te agrada!
Oi Juliana! Seu blog é lindo, quero fazer todas as receitas haha
Queria fazer essa massa pra um bolo de aniversário, coberto com pasta americana, acha que dá certo??
Thamires, dá sim, mas talvez fique um pouco úmido demais com as framboesas na massa. E a pasta americana não sustenta bem com umidade. Teria que fazer um teste pra saber…
Adorei a receita! Se eu trocar as framboesas por morangos, qual a quantidade para fazer o coulis?
Valéria, a mesma quantidade! E você pode ajustar o açúcar de acordo com a doçura dos seus morangos :)
Não encontro cremor tártaro na minha cidade. Dá pra fazer sem?
Da sim! Use umas gotinhas de suco de limão :)