segunda, 28 de outubro de 2013

Halloween: cupcakes de framboesa e fantasminhas

69 Comentários

Estamos chegando no Halloween de novo! Época de entender porque continuamos celebrando algo que nem sequer faz sentido no Brasil. Mas tudo bem, é o momento de se fantasiar e decorar festas com teias de aranha, abóboras e caveiras dançantes. Eu gosto.
Apesar de detestar festas à fantasia, pensei em algumas que eu gostaria de usar: Plants vs Zombies. Eu iria de girassol e ficaria jogando pro alto pequenos sóis recortados em papel durante a noite, enquanto o Sr. Namorado iria de Peashooter, pintado de verde, e ficaria jogando bolas verdes de piscinas de bolinhas nas pessoas. Pena que vai ser tão trabalhoso criar isso…
Na onda do Halloween, providenciei que o Freddie estivesse adequadamente vestido para a ocasião. De pato.

freddie_pato
E claro que temos um cupcake de Halloween, senão não teria a menor graça.

cupcake_framboesa_halloween
Resolvi fazer algo com framboesas, porque adoro a cor da fruta – e o sabor, é claro. Aqui ensino a fazer um coulis de framboesa que serve perfeitamente também como calda de cheesecake, junto com um petit gateau ou em cima de um sorvete.

Cupcakes de chocolate e framboesa
Rende: 12 cupcakes

1 ovo grande
4 colheres de sopa de óleo
2/3 de xícara de leite
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
pitada de sal
6 colheres de sopa de cacau
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 1/2 xícaras de farinha
125g de framboesas picadas

1 – Ligue o forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o sal, o bicarbonato e o fermento.
2 – Em outra tigela, bata o ovo para quebrar a gema. Em seguida, acrescente o óleo e bata novamente, até adquirir certa consistência.
3 – Adicione o leite e a baunilha e misture bem. Por último, acrescente o açúcar e misture.
4 – Reúna os ingredientes úmidos e secos na tigela maior e misture com uma espátula. Garanta que todos os secos estão incorporados.
5 – Por último, acrescente as framboesas picadas e misture somente até que elas estejam bem distribuídas.
6 – Divida em forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Coulis de framboesa

250g de framboesa fresca
1/4 de xícara e 1 colher de sopa de açúcar
1/4 de xícara de água

1 – Leve todos os ingredientes para ferver em uma panela. Quando borbulhar, diminuía o fogo para o mínimo e deixe cozinhando por 8 minutos, até derreter o açúcar.
2 – Remova do fogo e espere esfriar um pouco. Em seguida, coloque em um multiprocessador ou liquidificador e bata até homogeneizar. Passe por uma peneira, para remover as sementes, e leve para a geladeira até a hora de usar.

Buttercream de merengue suíço de framboesa
Rende: cobre 15 cupcakes com a voltinha da foto

3 claras de ovo
1/2 xícara e 2 colheres de sopa de açúcar refinado
uma pitada de cremor tártaro
200g de manteiga
5 colheres de sopa de coulis de framboesa
corante em gel vermelho e roxo (opcional)

1 – Na tigela da batedeira que possa ir em banho-maria, misture as claras e o açúcar. Mexa com um fouet sem parar, até derreter o açúcar nas claras. A temperatura certa é 71˚C, para quem tem um termômetro de doces. Quem não tem, mergulhe o dedo na mistura e esfregue com o polegar: se você não sentir mais o granulado, está pronto.
2 – Retire imediatamente e leve para bater na velocidade média-alta. Acrescente o cremor tártaro assim que as claras começarem a subir. Bata por cerca de 10 minutos.
3 – Adicione a manteiga, cortada em pedaços, e deixe bater até incorporar e virar buttercream. Em seguida, acrescente o coulis, uma colher de cada vez, e bata.
4 – Se quiser uma cor mais vibrante, acrescente corante. Eu usei três gotas de corante vermelho e uma gota de corante roxo para chegar a cor das fotos.

Fantasminha de pasta americana

Palitos de pirulito
Pasta americana branca
Corante preto em gel
Essência de limão

1 – Faça uma pequena bolinha de pasta e espete até a metade com o palito de pirulito. Não vá até o final, senão a bolinha pode furar e escorregar.
2 – Com um rolo, abra um pouco de pasta americana até ficar na espessura de 0,5cm. Em seguida, corte um círculo de 10 a 11cm – o corpo do nosso fantasma.
3 – Espete o palito em algum lugar que lhe dê suporte – eu usei o próprio cupcake, sem cobertura – e comece a cobrir a bola com o círculo cortado. Não demore muito, senão o círculo começa a secar e pode quebrar quando for posicionado. Deixe a pasta cair por cima da bola e vá alisando levemente até formar a cabeça do fantasminha e as dobras da “roupinha”.

cupcake_framboesa_halloween2
4 – Para fazer o rosto, use uma gota de corante preto em gel e uma gota de essência de limão. Misture em uma pequena tigela com um pincel bem fino – BEM fino mesmo. Em seguida, apoie o cotovelo na mesa e pinte os olhos e as bocas da maneira que preferir. O fantasminha pode até sorrir!

Meu amigo realizou o feitiço do desaparecimento com os fantasminhas, mais conhecido como “devorar”.

cupcake_framboesa_halloween3
A voltinha dessa vez foi feita com um bico genérico, sem marca, mas que parece bastante o 6B da Wilton. O cupcake dura aproximadamente 1 dia fora da geladeira, pois tem frutas frescas na massa. Mais do que isso, é melhor deixar na geladeira! Um excelente Halloween para todos. Aproveitem as festas com fantasias criativas!

Qual vai ser sua fantasia nesse Halloween?

  1. 28 de outubro de 2013 - 13:49

    Ju,Eu adoro o Halloween, há uns 2 anos atrás, minha cunhada q faz aniversário dia 26, comemorou o aniversário dela a caráter…foi mto divertido!!!Adorei o cupcake, o fantasminha e o pobre do Fred…kkkk ele é mto bonzinho, se fosse meu cachorro, destruiria toda fantasia…kkkk

    • 09 de novembro de 2013 - 21:53

      Cintia, ele adorou a roupinha! Mas tenho medo de deixá-lo sozinho com ela, pois acho que o resultado deve ser igual ao do seu cachorro hahaha. Beijos!

  2. Dayane Bastos
    28 de outubro de 2013 - 16:21

    Juliana, queria te parabenizar por este site MARAVILHOSO, estou amando vir aqui… ver todas essas receitas, dicas… enfimmmm

    Eu sempre quis fazer buttercream, mas sempre tive medo de não dar certo… e ficar com gosto de manteiga, confesso que olhando esse seu, me deu uma vontade imensaaaaaaaaaaa….

    Só uma coisa..rsrs
    Quando você bate por 10 minutos a batedeira está totalmente fria? e qndo você coloca a manteiga qual a velocidade da batedeira? Acho que vou fazer isso hojeeeeee…

    Um abraço, que Deus te abençoe… por ter esse coração de dividir seus conhecimentos.
    Felicidades!!!!!!!!!

    • 09 de novembro de 2013 - 21:55

      Dayane, é difícil você fazer uma receita com manteiga e não querer que ela fique com gosto de manteiga, hahahaha. Todo e qualquer buttercream vai ter gosto de manteiga, é normal e natural. Não entendi bem o que você quis dizer com “batedeira fria”… ela sempre está fria, então isso não influencia na receita, mas posso não ter entendido sua pergunta. Quando acrescentar a manteiga, pode bater na velocidade média.

      • Dayane Bastos
        13 de novembro de 2013 - 10:01

        Ju…perguntei sobre o bow da batedeira… pq qndo fazemos merengue, consequentemente ele fica quente… mas demora para esfriar… isso que queria saber, se acrescento com o bow frio ou morno ainda, se isso interfere.

        Melhoras… em relação ao joelho.

        grata

        Bjsssss

        • 13 de novembro de 2013 - 23:48

          Dayane, conforme eu falo na receita, você tem que bater por aproximadamente uns 10 minutos (até menos) antes de acrescentar a manteiga. Logo, a tigela da batedeira já não vai mais estar quente, e sim de morna para quase temperatura ambiente, ok? Beijos!

  3. Jenifer Oliveira
    28 de outubro de 2013 - 18:14

    Ju, eu amei o fantasminha!!! E como você adoro o Halloween! Ano passado fiz minha primeira festa de halloween, o pessoal gostou tanto que domingo dia 3 farei a festa novamente!!! Ano passado ainda não conhecia o blog, mas esse ano farei o cupcake de veludo negro e farei o cemitério, o vidro e um fantasminha (mas não o de pasta) vou usar a própria cobertura de creamcheese! Com certeza sera sucesso!!! Depois te mando as foto! Beijooos e Happy Halloween!

  4. Jenifer Oliveira
    28 de outubro de 2013 - 18:32

    Ju, eu amei o fantasminha!!! E como você adoro o Halloween! Ano passado fiz minha primeira festa de halloween, o pessoal gostou tanto que domingo dia 3 farei a festa novamente!!! Ano passado ainda não conhecia o blog, mas esse ano farei o cupcake de veludo negro e farei o cemitério, o vidro e um fantasminha (mas não o de pasta) vou usar a própria cobertura de creamcheese! Com certeza sera sucesso!!! Ja minha fantasia, ainda não pensei nisso, mas acho que seria bem divertida uma fantasia de Candy Crush! Rsrsrsrs. Depois te mando as foto! Beijooos e Happy Halloween!

    • 09 de novembro de 2013 - 21:56

      Jenifer, me conta como que é a fantasia de candy crush! Tenho curiosidade, acharia bacana fazer também! :D

      • Jenifer Oliveira
        10 de novembro de 2013 - 19:41

        Ju, eu faria aquele booster mega, uma esfera com espuma marrom, com um buraco pra cabeça, braços e pernas! e encheria com bolinhas coloridas!!! Acho que seria bem divertido!!! rsrsrs Beijoos

  5. Camila
    29 de outubro de 2013 - 12:52

    Jú,

    Que gracinha de fantasma! Você é muito criativa.

    • 09 de novembro de 2013 - 22:01

      Camila, é você? Hahahaha! Obrigada! :)

  6. Francielle
    29 de outubro de 2013 - 14:15

    Mais uma vez impecável e inspirador.

    • 09 de novembro de 2013 - 22:01

      Francielle, obrigada! Continue sempre pelo blog! :)

  7. 01 de novembro de 2013 - 21:57

    cupcake muito hardbadassss! parabens

  8. Lys
    02 de novembro de 2013 - 09:52

    Oi Jú, achei muuuuuito legal seu blog!! Parabéns!! :D

  9. Mirian Ribeiro
    04 de novembro de 2013 - 10:43

    ai jú agradeci à Deus quando descobri seu site é tudo lindo e pra mim que estou começando agora me da muita inspiração queria saber se vc tem alguma idéia sobre as chuiquititas pois a filha de uma amiga vai fazer aniversário e esse será o tema se tiver alguma idéia pasa pra gente.Parabéns e que Deus abençoe seu trabalho e sua disposição bjus!

    • 09 de novembro de 2013 - 22:19

      Mirian, honestamente não sei o que fazer de decoração que remeta às chiquititas. Então, neste caso, eu recomendaria se basear nas cores do seriado, tipo o azul e o amarelo (ainda são essas cores? Sou da época das Chiquititas antigas, não sei como está agora hahahaha). Beijos!

  10. João Carlos
    04 de novembro de 2013 - 17:35

    Ju, gostaria de pedir se possível que você fizesse um post só sobre Coulis, os tipos, os métodos, qual o melhor jeito de fazer, como armazenar, quanto tempo dura, os tipos de coulis, bom enfim, um post só sobre isso, tenho muita curiosidade!

    Eu queria também que você fizesse outro post sobre caudas, aquelas caudas por exemplo do Yogoberry sabe? Eu gosto muito da de Amora, mas não faço ideia de como fazer, você poderia também falar sobre isso né? Hahahahah se possível é claro!!!

    Muito obrigado pela atenção!

    • 09 de novembro de 2013 - 22:24

      João, obrigada pela sugestão, vou anotar e fazer assim que possível! Quanto a calda, tipo essa que você citou (que eu nunca comi nem vi, mas imagino como seja), eu acredito que ela também é um coulis. Coulis é um tipo de calda, na verdade, não tem muita diferença. Beijos!

  11. João Carlos
    04 de novembro de 2013 - 17:36

    Ju, gostaria de pedir se possível que você fizesse um post só sobre Coulis, os tipos, os métodos, qual o melhor jeito de fazer, como armazenar, quanto tempo dura, os tipos de coulis, bom enfim, um post só sobre isso, tenho muita curiosidade!

    Eu queria também que você fizesse outro post sobre caldas, aquelas caldas por exemplo do Yogoberry sabe? Eu gosto muito da de Amora, mas não faço ideia de como fazer, você poderia também falar sobre isso né? Hahahahah se possível é claro!!!

    Muito obrigado pela atenção!

  12. Patrícia Fernandes Ribeiro
    06 de novembro de 2013 - 13:53

    Amei seu blog, as dicas, receitas, informações e tudo mais são maravilhosas, sou confeiteira as uns 15 anos e amo fazer doces, bolos, estou querendo entrar no ramo dos cupcakes.

  13. 06 de novembro de 2013 - 18:19

    Oi Juliana, amei o seus cupcakes e esses fantasminhas então sao lindos. Amo cupcakes e to ensaiando para fazer os meus primeiros.

    Estou começando um blog hj e espero que logo mais consiga postar o meu primeiro cupcake, nao tenho talento nenhum para decoração em doces… kkkkk

    bjos!

    • 09 de novembro de 2013 - 22:31

      Camilla, boa sorte com o blog novinho em folha! Espero que poste receitas de cupcakes por lá algum dia. Beijos!

  14. Erika
    07 de novembro de 2013 - 18:15

    Ju, queria fazer uns cupcakes do blog so que a maioria deles pede extrato de baunilha! Aq na minha cidade nao tem alguns dos ingredientes pra fazê-lo, e nem a essencia daquela marca que vc recomendou, so achei da Mix! Eh boa? Ja experimentou?
    Como so tenho a disposiçao a essencia, porfavor me responda: da pra substituir o extrato pela essencia? :(

    • 09 de novembro de 2013 - 22:34

      Erika, dá sim pra substituir. A essência da Mix é boa, também, mas se conseguir encontrar da Dr. Oetker, é ainda melhor! Beijos!

  15. Aline
    07 de novembro de 2013 - 20:14

    Oi Juliana td bom? Eu não costumo comentar muito em blogs mas preciso te parabenizar, amei o blog e acho que li ele inteiro em dois dias HAHA. Eu pouco cozinhava, mas depois que a minha faculdade entrou em greve comecei a fazer vários doces, mas o que queria mesmo era tentar fazer cupcakes, até comprei algumas coisas mas não comecei ainda por não ter encontrado nenhuma receita que realmente me fizesse enlouquecer, já aqui fiquei com vontade de fazer todas!!! Amanhã mesmo vou comprar o que falta e começar a me aventurar, obrigada pelo incentivo, já está no favoritos!
    beijs <3

    • 09 de novembro de 2013 - 22:34

      Aline, que bom que gosta do blog! Obrigada pelos elogios e pelas visitas! Aproveite o tempo livre para cozinhar e confeitar, afinal o mundo precisa de mais amor, e doces = amor. Beijos!

  16. josiane nunes
    11 de novembro de 2013 - 11:10

    Oi Jú, bom dia…

    Por favor ja fiz sua receita de chocolate que derrete a manteiga, é maravilhosa.. e esta que vc postou dos fantasmas é tão boa quanto? qual é mais leve e molhadinha.. qual é sua preferida.. pois atraves de pesquisa receita que leva leite a massa fica mais pesada… beijos..

    • 11 de novembro de 2013 - 15:36

      Josiane, a minha receita de cupcake de chocolate é mais molhadinha, mas por isso mesmo ela é mais frágil. Esta dos fantasminhas é mais encorpada e segura melhor, mas é igualmente molhadinha se você não deixar tempo demais dentro do forno. Beijos!

  17. Laura
    12 de novembro de 2013 - 03:20

    Ola,estou adorando seu blog! A forma como escreve, descreve as receitas, é muito boa! Vc é uma querida! Obrigada por compartilhar deus dotes conosco, mtas dicas preciosas aqui! Tenho uma dúvida, assim que eu adiciono o leite e os demais ingredientes, eu continuo batendo na batedeira ou somente misturo com espatula?
    Obrigada

    • 13 de novembro de 2013 - 23:31

      Laura, não precisa usar batedeira nessa receita, somente a espátula! :)

  18. Alexânia
    13 de novembro de 2013 - 10:47

    OI AMORE, LAMENTO MUITO POR SEU PROBLEMA NO JOELHO E SUA DOR. TALVEZ A HIDROGINÁSTICA, SEJA UMA BOA PRA VOCÊ, POIS O IMPACTO SOBRE O JOELHO SEJA MENOR. MELHORAS, TENHA FÉ VAI DAR TUDO CERTO. FIQUE COM DEUS, ATÉ BREVE. UM BEIJO.

  19. Gabriela
    14 de novembro de 2013 - 11:56

    Oi Ju!
    Adorei a receita! Queria saber se eu trocar as framboesas por amoras, vai dar certo? Estou com uma vontade enorme de comer um cupcake de amora, mas sem essa história de colocar coulis de amora na massa, quero a fruta! hehe

    Beijo, flor (:

    • 14 de novembro de 2013 - 17:52

      Gabriela, você leu a receita inteira? A coulis não entra na massa do cupcake, não. O que entra são as framboesas inteiras. A coulis é para a cobertura. Você pode usar amoras sim, se for colocá-las frescas na massa conforme eu fiz com as framboesas. Beijos!

  20. Gabriela
    15 de novembro de 2013 - 17:21

    Sim, sim Ju, li a receita toda. Falei do coulis na massa, pois as outras receitas que vi, eram assim… Mas obrigada pela resposta! Vou testar e venho aqui falar se ficou gostoso! (duvido que não irá ficar, mas tudo bem!)
    Beijos!

    • 04 de dezembro de 2013 - 10:33

      Volte para me falar como ficou! :)

  21. Laura
    23 de novembro de 2013 - 01:46

    Ai Juliana, nao sei o que acontece, mas nao estou acertando na massa!! Estou colocando as qtades do ingrediente certinho, mas a massa esta ficando pesada, dura, mal consigo tira-la na vasilha para colocar nas forminhas! rs. Onde posso estar errando?

    • 04 de dezembro de 2013 - 11:48

      Laura, muito estranho isso. Tem certeza que está medindo tudo certo, com o auxílio de medidores de xícaras?

  22. 25 de novembro de 2013 - 16:32

    Olá! Gostaria de saber qual a diferença entre óleo e manteiga na hora de fazer os cupcakes. Qual ingrediente é melhor? A forma de papel dos meus bolinhos costuma soltar depois que eles esfriam… pode ser por causa do uso de alguma dessas gorduras?

    • 04 de dezembro de 2013 - 14:55

      Thamyres, depende do que você prioriza no seu produto final. A manteiga oferece muito mais sabor e uma textura mais compacta ao bolo. Já o óleo deixa a massa mais molhadinha, e mais fofinha, mas perde muito no sabor. Geralmente, com óleo, a forminha pode soltar com mais facilidade, mas não é regra. Beijos!

  23. Hellaine
    16 de dezembro de 2013 - 15:35

    Oi Juju,
    Onde você encontra amoras ou “frangoesas” frescas ou até congeladas aqui em Bsb?
    Obrigada sua linda!!!

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:41

      Hellaine, na CEASA sempre tem, mas dependendo da época do ano, elas vão estar bem caras. Congeladas, eu encontro no Extra da Asa Norte sempre!

  24. 25 de janeiro de 2014 - 16:57

    Obrigada Juliana.
    Olha você não sabe o quanto eu estou empolgada. Toodas as receitas que eu tenho testado são suas e tenho feito maravilhas com elas.
    Estou fotografando todos os meus cups e vou mandar depois pra você ver. Muito obrigada pela dedicação com que você passa suas experiências. Tem me inspirado muito.
    Beijos

  25. Bride
    27 de fevereiro de 2014 - 07:25

    Ola ju tudo bem entrei no sei site e simplesmente fantástico as receitas são maravilhosas obrigado por compartilhar suas receitas bis .

  26. Pamela
    23 de junho de 2014 - 14:27

    Oi,Juliana! Eu sempre uso sua receita do cupcake de chocolate e todo mundo adora. Eu nunca tentei fazer a cobertura. Tenho uma dúvida o Buttercream fica durinho e aguenta umas três horas fora da geladeira? Alguma dica? Obrigada e parabéns pelo site. Suas receitas são ótimas!!!

    • 25 de junho de 2014 - 21:00

      Pamela, o buttercream é feito pra ficar fora da geladeira. Porém, como vivemos num país tropical, ele não costuma segurar bem em temperatura ambiente se estiver muito muito quente e abafado na sua cidade. Se você fizer a receita direitinho e o clima cooperar, ele dura 2 dias em temperatura ambiente. Beijos!

  27. Luiza
    26 de julho de 2014 - 08:42

    Oi Juliana, tudo bem?
    Queria dizer que o seu site é lindo demais, fico encantada toda vez que procuro uma receita. Comecei com os cupcackes de chocolate e ando experimentando várias. :) Parabéns mesmo!
    Eu tenho uma dúvida em relação ao Coulis de Framboesa: se sobrar, guardo na geladeira ou no freezer?
    Muito obrigada!
    Um beijo,
    Luiza.

    • 14 de agosto de 2014 - 00:08

      Luiza, dá pra guardar em ambos, mas prefiro na geladeira, por até uma semana, em um ziploc! Que bom que gosta do blog… um beijo! :)

  28. Estela
    27 de agosto de 2014 - 14:31

    Oi, Juliana! Primeiro, parabéns pelo blog e pelas habilidades, tuas receitas são sensacionais!
    Gostaria de fazer esse cupcake, mas tenho um probleminha: aqui na minha cidade só vende framboesa congelada. Acha que vai ficar ruim?
    Beijos e obrigada desde já! :)

    • 29 de agosto de 2014 - 09:59

      Estela, o problema da framboesa congelada é que ela tem muito líquido quando descongela e isso pode desbalancear a massa. Você pode até tentar e ver no que dá, mas alerto que pode dar errado. Beijos!

  29. Maggah
    17 de setembro de 2014 - 02:33

    Oi Juli tudo bem?
    Eu não sei onde achar esse coulie. Posso usar aquelas pastas saborizadas q vendem em lojas de confeitaria?
    Quanto às framboesas congeladas elas não dão certo mesmo q se deixe descongelar para sair aquele gelo?
    Obrigada, beijos

  30. Beatriz
    21 de outubro de 2014 - 19:45

    Oi! A receita parece ótima. Vc sabe onde comprar framboesa em Brasília? E qual é a faixa de preço? Bjs!

    • 03 de novembro de 2014 - 16:35

      Beatriz, vende na Ceasa e em mercadinhos mais gourmets, como o La Palma e o Oba. Já o preço varia muito, depende da época. Agora, por exemplo, eu vi uma bandeja com 90g por 15 reais, o que é muito caro. Beijos!

  31. Thiago
    27 de outubro de 2014 - 21:51

    Olá, Juliana! Em primeiro lugar, gostaria de lhe dar os parabéns pelas receitas. Já fiz várias e são um maior um sucesso aqui em Teresópolis!!! Posso usar morangos em vez de framboesas??? Obrigado!!!

  32. Marcela
    16 de março de 2015 - 23:24

    Oi Juliana, tudo bem! Amei suas receitas!!! Faço cupcakes para vender mas ainda estou com dificuldades de achar um buttercream que tenha consistência de bico e seja saboroso para receitas na qual eu possa tingir a cobertura.
    Amei essa receita…parece que fica saborosa! Eu não gosto do buttercream simples de baunílha, acho muito “pesado”. Gostaria de saber quanto tempo dura essa cobertura e qual a diferença dela para o Buttercream de Merengue Italiano, pois achei essa mais fácil de fazer.
    Beijosssss e obrigada!!!!

    • 21 de março de 2015 - 22:47

      Marcela, esse aqui é um buttercream de merengue suíço. A diferença de um pro outro é o modo de preparo e os ingredientes. O italiano costuma ficar mais firme que esse aqui. Beijos!

  33. Aline
    07 de junho de 2015 - 22:50

    Oi Ju, td bem? Dúvida: com essa receita (massa) eu consigo fazer bolo naked cake? Você acha que vai desmoronar? rsrs bjs

    • 17 de junho de 2015 - 17:54

      Aline, consegue sim, deixa na geladeira antes de cortar e montar pra firmar um pouco. Beijos!

  34. Ana aust
    07 de dezembro de 2015 - 10:31

    Olá Juliana estou amando suas postagens. Comecei agora no mundo dos cupcakes porque minha filha de 4 anos ama cozinhar. Queríamos fazer cupcake de mirtilo. Vi que vc tem uma receia aqui mas queria só o recheio e a cobertura com a fruta em forma de creme. O que vc sugere? Substituir a framboesa dessa receita por mirtilo da certo? Porque cada massa é diferente? A receita de buttercream é muito elaborada para mim, será que posso fazer essa pra substituir? Orbiagda

    • 07 de dezembro de 2015 - 16:32

      Ana, se você só usar os mirtilos na massa antes de assar, vão ficar como gotas de chocolate no cupcake! Fica muito bom. Essa cobertura aqui é um buttercream, e você pode fazê-lo de mirtilo se quiser, é só substituir na mesma quantidade mais ou menos, ir provando pra ver se o sabor te agrada!

  35. Thamires
    10 de abril de 2016 - 11:56

    Oi Juliana! Seu blog é lindo, quero fazer todas as receitas haha

    Queria fazer essa massa pra um bolo de aniversário, coberto com pasta americana, acha que dá certo??

    • 14 de abril de 2016 - 11:51

      Thamires, dá sim, mas talvez fique um pouco úmido demais com as framboesas na massa. E a pasta americana não sustenta bem com umidade. Teria que fazer um teste pra saber…

  36. Valéria Porto
    01 de outubro de 2017 - 19:39

    Adorei a receita! Se eu trocar as framboesas por morangos, qual a quantidade para fazer o coulis?

    • 21 de outubro de 2017 - 12:20

      Valéria, a mesma quantidade! E você pode ajustar o açúcar de acordo com a doçura dos seus morangos :)

  37. Valéria Porto
    25 de janeiro de 2018 - 01:14

    Não encontro cremor tártaro na minha cidade. Dá pra fazer sem?

    • 04 de fevereiro de 2018 - 12:31

      Da sim! Use umas gotinhas de suco de limão :)

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!