Metas para 2016, quais são?
Bem, as minhas são: manter a rotina de exercícios, começar um curso de francês/espanhol (ainda não me decidi), ficar pelo menos um dia por semana sem comer carne e ler bastante. Vou falar de cada meta em outros posts, mas o foco antes de fechar 2015 é terminar a lista de livros para 2016, como falei no post anterior! Vamos ver até onde cheguei?
Janeiro – Pirâmides, do Terry Pratchett (porque já comecei há dois meses, então é melhor terminar)
Fevereiro – A Menina que Brincava com Fogo, do Stieg Larsson
Março – Queen, do Phil Sutcliffe
Abril – Battle Angel Alita, ou Gunnm (mangá que meu amigo me emprestou e está na gaveta tem meses, mas agora vai!)
Maio – O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini
Junho – Ponte de Outono, de Takashi Matsuoka
Julho – Caçando Carneiros, de Haruki Murakami
Agosto – Garota Exemplar, de Gillian Flynn
Setembro – Chegadas e Partidas, de Annie Proulx
Outubro – O Gigante Enterrado, de Kazuo Ishiguro
Novembro – Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven
Dezembro –
Me falta um mês para completar a lista. Coloquei indicações de vocês e livros que o Goodreads me sugeriu. Me ajudem? Digam outros para eu colocar aí, coisas bacanas pra ler, coisas diferentes, novas e velhas! Topo tudo, basta ser interessante, divertido, bem escrito, engraçado ou até sério, desde que conte uma boa história. Quem sabe troco um ou outro da lista!
E para a ceia de ano novo? Bem, uma das metas do Sr. Namorado para 2016 é ser ainda mais fitness, para atingir sei-lá-qual-número-com-menos-de-dois-dígitos de gordura. Besteira, digo eu.
Um dia quando fui cozinhar o almoço do fim de semana, ele encarecidamente me pediu: “amor, por favor, me ajuda na dieta e faz alguma coisa saudável, ta?”. Eu disse ta bom, lindinho. Pode confiar em mim. Aí fiz esse fettuccine com manteiga, creme de leite, queijo por cima e… abobrinha e cogumelos. Aposto que vocês concordam comigo que isto é extremamente saudável, né? Abobrinha e cogumelos são saudáveis. Então pronto!
Fettuccine cremoso com cogumelos e abobrinhas
Rende: 4 porções
Receita da Erren’s Kitchen, com adaptações.500g de fettuccine para ferver
20g de manteiga (tipo uma colher de sopa generosa já está bom)
3 dentes de alho, picados
1/2 cebola grande ou 1 pequena, picada
250g de cogumelos paris, limpos e fatiados com .5 centímetro
1 abobrinha
1/2 xícara (125ml) de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de salsinha picada (mais ou menos que isso, a seu gosto)
sal e pimenta a gosto1 – Corte a abobrinha a meio, depois corte novamente ao meio no sentido longitudinal. Em seguida, fatie na mesma espessura dos cogumelos. Coloque todos os pedaços em uma peneira e tempere de leve com sal, misturando. Deixe apoiado na pia da cozinha ou em cima de uma tigela por 10 minutos (pode ir picando e fatiando os outros ingredientes enquanto isso). Esse detalhe ajuda a tirar o amargo da abobrinha – é aquela água que vai pingar embaixo da peneira.
2 – Cozinhe o fettuccine em bastante água fervendo com um pouco de sal. Confira no pacote o tempo de cozimento indicado: se for 10 minutos, cozinhe por 8 ou 9, por exemplo. Deixe um pouco a baixo do tempo porque ele ainda vai se misturar ao molho e cozinhar um pouco nele. Quando escorrer o macarrão, guarde um pouco da água do cozimento em um copo.
3 – Enquanto o fettuccine cozinha, derreta a manteiga em uma panela grande onde possa caber todo o molho e o macarrão depois. Adicione junto a cebola e os cogumelos e refogue por uns 4 minutos.
4 – Adicione então a abobrinha e o alho e continue refogando até a abobrinha amolecer e o alho ficar bem cheiroso.
5 – Acrescente o creme de leite fresco e a salsinha (eu coloco uma colher de sopa primeiro e provo, se achar que precisa mais eu adiciono o resto). Misture bem. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver no fogo baixo por 2 minutos.
6 – Jogue o fettuccine dentro da panela e misture tudo muito bem. Nessa hora, é bom usar o pegador de macarrão, é mais fácil do que com uma espátula ou garfo. Mexa sem parar até que tudo esteja bem aquecido e misturado. Se precisar, coloque um pouco da água do cozimento do macarrão pra ajudar.
7 – Sirva imediatamente com parmesão ralado por cima e mais salsinha fresca, se quiser.
Por aqui, vou repetir essa receitinha no Ano Novo, porque ficou muito muito boa. Faz parte da minha vibe de tentar coisas novas com comidas que eu antes nunca comia por frescura: cogumelos e abobrinha.
Acho que vejo vocês de novo em 2016! Um excelente Réveillon para cada um, um beijo no coração de vocês! Torçam por mais coisas gostosas aqui no blog, estou planejando muita coisa deliciosa, espero que tudo dê certo!
E quais são as metas de 2016 de vocês? :)
Oi Ju! Olha eu aqui de novo!
Faltou um livro muito bom pra te indicar: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Este livro é muito bom, com uma mistura de mistério e romance. Minhas metas são iguais ás do seu Sr. Namorado! kkkk
Mas também quero estudar mais gastronomia e ler mais também e aprender novas receitas de cupcakes.
Eu adorei esta receita, assim que der eu vou testar!
Um feliz ano novo pra vocês aí!!
Gabriel, vou colocar na listinha também hihihi Obrigada!!
Adorei a lista dos livros. em 2015 comprei acho que mais de 20 e ainda não li nenhum.
vou copiar tua ideia e me impor metas de leituras para 2016.
Beijos gostosos como tuas receitinhas.
Oi, amada!
Não é livro, mas recomendo que leia Sandman do Neil Gaiman!
E que venham muitas Segundas Sem Carne. E quartas, sábados, terças, rs.
bjk
Sandman ta na lista DA VIDA e até hoje não li :(
Olá!
Meu preferido está na sua lista: O Caçador de Pipas. Depois dele, fiquei mais fascinada ainda pelo Oriente Médio! Sou louca por aquele lugar.
Então li:
Cidade do Sol (chora-se até 2050).
O Livreiro de Cabul ( talvez você goste muito, pois são relatos de uma jornalista Ocidental que viveu na casa do Livreiro e expôs o ponto de vista dela sobre o mundo deles.
Eu sou o Livreiro de Cabul (resposta do livreiro à jornalista, quase que irado pela perspectiva que ela expôs o mundo dele)
As Consequências do Amor (romance lindo que retrata a realidade de quem ousa se apaixonar por lá!
Camila, eu também adoro livros de culturas diferentes, vou anotar todas as suas sugestões! :D
Como uma boa amante de livros eu recomendaria a Batalha do Apocalipse, seguida pela trilogia Filhos do Éden, todos do Eduardo Spohr, autor brasileiro.
Adorei os livros, são histórias envolventes onde não queremos parar de ler.
Morte Súbita também me agradou muito, de J. K. Rowling.
=)
Feliz Ano Novo!
[…] na Livraria Cultura, procurando livros polêmicos para ler assim que eu acabar Cozinhar (aliás, aquela lista de livros anda mais parada que mosca sem churrasco). Sentada em uma das cadeiras, subitamente e sem nenhuma […]