Ando numa onda de fazer bolos ultimamente. Como vocês viram no instagram, até postei alguns de chantininho que fizeram sucesso. A ideia é postar também a receita e como fazer cada um deles, só preciso encontrar aquela receita de chantininho excelente de novo. Como eu expliquei no Stories do IG, a que eu tinha começou a dar errado sempre e, então, não vou mais postar ela aqui, né.
Aliás, se você perdeu esse Stories, não ta me seguindo no Instagram ainda? Assistindo os Stories? Me segue por lá que eu posto muita coisa todo dia, pra vocês conhecerem um pouco o background do blog, me conhecer mais :)
Então, juntando minha vibe de bolos, resolvi que este aqui seria excelente para o meu aniversário: opa, não sabe?! Meu aniversário é dia 14 de dezembro – o melhor dia do ano. Sim, sou dessas que adora o dia do aniversário. Gosto pois é o dia que eu posso chantagear emocionalmente todos os meus amigos e pessoas que eu gosto para comparecerem aonde eu quiser ir, sob o argumento de É MEU DIA.
E além disso, dia 15 é aniversário do cãozinho mais lindo desse Brasil.
Esse aqui.
Então vamos comemorar com um bolíneo drip cake com calda de café, maravilhosa, feita com o excelente Café do Sitio. Drip cakes não são maravilhosos?!
Meu bolo tinha só três camadas porque eu consegui quebrar uma delas ao meio na hora de tirar da fôrma. Não façam como eu e esperem o bolo esfriar COMPLETAMENTE antes de sair manuseando ele igual louca.
Drip cake com calda de café e buttercream
Rende: 1 bolo de quatro camadas, de 18cm de diâmetro, aprox. 2.8kgMassa
220g de manteiga
3 xícaras (415g) de farinha
3 xícaras (610g) de açúcar cristal
2 1/2 colheres de chá (11g) de fermento
3/4 colher de chá de sal
7 claras
1 1/2 xícara (350ml) de leite
1/8 xícara (30ml ou metade do medidor de 1/4) de óleo de girassol ou canola
1 colher de sopa de extrato de baunilhaCalda
200ml de café bem forte, do Café do Sítio (fiz 3 colheres de sopa cheias pra 200ml de água)
270g de açúcar cristal ou refinadoButtercream
1 receita de buttercream neoclássicoPara o drip
150ml de creme de leite (fresco ou de caixinha)
120g de chocolate meio amargo, picado
1 colher de sopa de glucose, ou Karo1 – Começamos pela calda para que ela esfrie até o bolo ficar pronto: em uma pequena panela, misture o café com o açúcar, mexendo até começar a ferver. Abaixe o fogo e, assim que todo o açúcar dissolver, deixe ferver sem mexer por uns 2 minutinhos. Não saia de perto, fique de olho e se a mistura parecer que vai subir e transbordar, diminua o fogo ou retire da chama por uns segundinhos. Depois disso, reserve.
2 – Para a massa: pré-aqueça seu forno em 180˚C e unte com manteiga ou com papel manteiga as fôrmas para assar os bolos. Misture na tigela da sua batedeira, preferencialmente uma fixa, a manteiga, a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Com o batedor em globo, deixe em velocidade baixa-média por uns 2 minutos, até que fique numa aparência de areia molhada.
3 – Enquanto isso, misture o leite, o óleo, a baunilha e as claras.
4 – Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente com cuidado 1/3 dos líquidos. Deixe bater no mínimo por 1 ou 2 minutos até misturar um pouco. Então, acrescente mais 1/3 dos líquidos e ligue em velocidade média. Deixe bater por 3 minutos (pode cronometrar). Por último, despeje o resto dos líquidos e bata na velocidade média por mais 5 minutos. Quando acabar o tempo, pare imediatamente. Dê uma limpadinha nas paredes da tigela pra que tudo esteja misturado. Tem que ter uma consistência levemente líquida, mas cremosa.
5 – Divida a massa entre as quatro fôrmas, ou, se você não tiver quatro, asse uma ou duas de cada vez. A massa pode esperar sem problemas. Asse cada fôrma por 26 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada uma saia limpo. Só retire da fôrma quando eles estiverem mais ou menos em temperatura ambiente, pra evitar que quebrem. Mas se você precisar retirar porque precisa da fôrma, use um prato e faça com cuidado. Deixe os bolos esfriarem completamente para a montagem – eu inclusive gosto de montar o bolo com as massas geladas, pós-geladeira.
6 – Para montar o bolo: molhe cada camada de bolo com a calda, com a ajuda de um pincel. Pode caprichar. Use toda a calda que fizemos!
7 – Comece a empilhar os bolos, fazendo camadas de buttercream como recheio também. Dê prensadas de leve em cada um para que a obra toda fique mais estável no final. Cubra o bolo com uma camada inicial de buttercream e leve para a geladeira por 30 minutos.
8 – Eu optei por deixar o bolo meio “naked”, sem passar outra camada de buttercream, porque queria que aparecesse a massa. Mas se você não quiser isso, é só fazer outra camada de cobertura e voltar pra geladeira por mais 30 minutos.
9 – Enquanto o bolo está na geladeira, prepare a ganache, misturando o chocolate e o creme de leite e levando pro microondas de 15 em 15 segundos, mexendo entre os intervalos para derreter o chocolate. Mexa bem com uma colher até obter uma ganache fina. Acrescente a glucose ou Karo e mexa para incorporar tudo. Reserve.
10 – Coloque seu bolo no prato onde você vai servir. O que sobrou do buttercream, coloque em um saco de confeitar com bico 1M. Para o famoso drip, a dica pra ficar bonito e estrategicamente derramado é colocar a ganache em um saco de confeitar e fazer o drip um por um (que nem na foto!). Então, cubra o topo do bolo com a ganache (três colheradas deve bastar) e vá trazendo ela para as bordas, para cair aos poucos. Ela não deve cair muito bonitinha, então aí sim usamos a dica do saco de confeitar pra simular o efeito de queda “não-proposital”, cortando uma pontinha fina e indo aos poucos, derramando ganache para formar os drips. Lembre-se: menos é mais, então não exagere nos drips porque se você fizer demais, vai acabar cobrindo o bolo! Hahaha.
11 – A ganache deve endurecer um pouco com o bolo gelado. Com o bico 1M e o buttercream, finalize com as voltinhas no topo e decore com grãos de Café do Sitio. Sirva novinho em folha, que é mais gostoso ainda! :)
Esse bolo tem uma massa bem mais compacta do que o que eu geralmente ensino aqui. Ele é ideal, por exemplo, para pasta americana e bolos em camadas, porque tem mais estabilidade e força pra aguentar coisas pesadas. Os outros, no estilo amanteigado (onde você bate manteiga e açúcar primeiro), costumam ser bem mais fofinhos, só que ficam mais secos mais rápido. Já esse, não. A calda de café dá um plus incrível pro sabor, mas sem ela ele também seria molhadinho.
E parabéns pra mim! :)
Oi Ju!
Que bolo lindo!!! Essas fotos enchem nossos olhos e também nossas bocas!! haha
Eu tenho problemas com meu forno que não me deixa fazer bolos, a massa não assa no meio, acaba ficando um pouco crua e não fica legal. Mas quero muito testar esse, vou tentar dar um jeito nisso, fazer alguns testes.
Credooo, você é sagitarianaaa!! hahahahah brincadeira, adoro pessoas desse signo, os palhaços do zodíaco! Não tem medo do desconhecido, gostam de se aventurar. kkk
Te desejo felicidades, parabéns!
Acho digno um post sobre o seu aniversário semana que vem! hahah.
Beijos
Biel, obrigada!! Então, sobre o forno, talvez ele esteja muito quente, não? O ideal é assar por igual, mas é normal que bolos, especialmente os grandes, acabem com casquinha queimada pra poder assar o centro completamente. Se ficar, você pode apenas tirar a casquinha fora cortando com uma faca de serra bem boa. Demora e requer paciência, mas dá certinho! Obrigada pelos parabéns :)
Ju pode ser outro óleo, de soja, por exemplo?
Elaíne, pode sim! É que o de soja não é muito saudável pois a maioria das sojas são transgênicas e cheias de agrotóxicos. Mas funciona também.