terça, 22 de abril de 2014

Cupcakes zebrados

79 Comentários

Hoje eu vim falar de um assunto sério com vocês. Não costumo trazer essas situações para conhecimento de vocês, mas depois de alguns episódios recentes e recorrentes, sinto que é necessário deixar algo registrado. Até porque foi por causa desses momentos que eu perdi totalmente o post de Páscoa.
Nas últimas semanas, passei por situações de plágio – de apropriação do material do blog sem minha autorização – e de total desrespeito e falta de consideração. Esses casos vieram de canais e sites de culinária que são famosos na internet, com muito mais seguidores do que o Cupcakeando. Eles usaram minhas fotos, minhas receitas e meus textos como se fossem deles, sem em momento algum pedir minha autorização ou dar os devidos créditos ao blog.
Entrei em contato com essas pessoas para que removessem o conteúdo que era meu de direito dos seus canais/sites. Eles retiraram, mas não sem antes usarem a mesma justificativa, como se fosse eu que estivesse errada, fazendo uma tempestade num copo d’água: “Peguei na internet”.
Fiquei e estou chocada até agora com essa resposta.

cupcake_zebrado3
Para mim, é muito claro que TUDO, absolutamente TUDO, nesse mundo tem uma autoria. Nada é criado do ar, de ninguém. Tudo teve o esforço e o trabalho de alguém, em algum momento. Vou descrever um pouco do processo criativo que dá origem aos posts do Cupcakeando.
Para produzir um post, eu levo aproximadamente 7 horas de trabalho, geralmente num domingo, que é quando eu tenho tempo fora do meu emprego comercial. Eu gasto dinheiro com ingredientes e testo diversas receitas, às vezes mais de 3, até colocar aqui uma que eu esteja satisfeita. Eu gasto, também, com material de produção de foto, porque preciso de stands de cupcakes, talheres, guardanapos, enfeites, trocinhos fofos, etc. Tudo pra que a foto seja linda, como essa aí em cima. Em seguida, eu gasto cerca de 200 cliques, no mínimo, para tirar as melhores fotos possíveis para o post, com toda a aparelhagem adquirida para que a foto seja de qualidade. Ou seja: tripé, rebatedor, caixa de foto, lentes, bateria, flash, etc. Depois, eu gasto outras 2 ou 3 horas de outro dia, que geralmente é a noite durante a semana, para escolher, editar e fazer a manutenção das fotos que vão entrar, além de escrever o post, corrigir erros gramaticais, reler 5 vezes pelo menos pra garantir que tudo está compreensível e correto.
 Então, finalmente, eu publico tudo no blog.

É um processo dispendioso, mas que me deixa feliz em cada etapa, porque é o que eu gosto de fazer. Então, para mim – e eu tenho certeza que digo isso em nome de outr@s amig@s blogueir@s de culinária pela internet que realizam o mesmo –, é muito frustrante quando encontramos nosso trabalho nas mãos de outra pessoa, sendo usado sem autorização e, muitas vezes, para lucro financeiro de outrem.
Sim, eu fiz o blog com a intenção de compartilhar receitas e ajudar as pessoas. Sou a favor do uso delas para qualquer coisa. Se não fosse pra compartilhar, eu não colocaria aqui. Porém, há uma diferença entre usar minha receita para vender cupcakes e usar minhas fotos, meu texto, meu passo-a-passo e minhas dicas no seu veículo (site ou o que for), como se fosse tudo incrivelmente original e seu.
A internet é um mundo paralelo e descontrolado. É difícil identificar pra onde vai o que você posta na rede. Porém, o que me choca é que algumas pessoas acreditem que isso é justificativa para não dar créditos para alguém, ou sequer escrever “Imagem retirada do Google”, ou algo assim. Não é difícil fazer uma busca no Google e descobrir da onde exatamente veio aquele texto ou aquela foto.
Dar créditos, mencionar de onde você tirou aquilo, não desmerece em nada o trabalho que você está fazendo. Eu SEMPRE cito de onde tirei a receita que estou fazendo no post. Quando há alterações, eu menciono isso, mas ainda assim deixo o link do original. Isso faz parte do respeito, da cordialidade, enquanto companheiros de profissão (confeiteiros e culinaristas, todos nós!) e também enquanto seres humanos. Respeite o esforço que alguém teve para produzir isso. É só isso que nós, blogueir@s, queremos.

cupcake_zebrado2
O cupcake de hoje é bem trabalhoso, mas achei uma graça o resultado final. Todo mundo conhece o bolo mesclado (eu já até fiz um aqui), mas esse aqui é um bolo zebrado!

Cupcakes Zebrados
Rende: 16 cupcakes
Receita da Crustabakes.

4 ovos
1 xícara (250g) de açúcar
1 xícara (250ml) de leite
1 xícara (250ml) de óleo, de canola ou girassol
2 xícaras (300g) de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata os ovos e o açúcar até que fique pálido e fofo.
2 – Adicione o leite e o óleo aos poucos, batendo até incorporar tudo. Adicione, também, o extrato de baunilha.
3 – Em outra tigela, peneire a farinha e o fermento. Adicione, aos poucos, os ingredientes secos aos outros, batendo somente até incorporar tudo. Não bata demais para não solar o bolo e também para não fazer bolhas demais na massa, que prejudicam o efeito zebrado. No fim, a massa vai ser bem líquida, isso é normal!
4 – Divida a mistura em duas: se quiser pesar a massa toda e dividir igualmente, pode ser, mas se não tiver balança, basta separar no olho mesmo, que dá certo da mesma forma! À uma das partes, adicione o cacau peneirado e misture com uma espátula até que toda a massa esteja escura.
5 – Coloque as massas dentro de sacos ziplocs. Prepare as fôrmas de metal com as forminhas de papel por cima. Tenha um prato ao lado para apoiar os ziplocs abertos e garantir que a bagunça será a mínima possível (mas adianto que vai sujar mesmo assim).

cupcake_zebrado
6 – Feche e aperte o ziploc como se fosse um saco de confeitar (girando e pressionando), e corte uma das pontas de baixo. O processo é o seguinte: rapidamente, você vai colocar um pouco de uma das massas, aproximadamente uma colher de sopa, na forminha e logo em seguida vai colocar a outra e assim por diante, até chegar aos 2/3 que geralmente enchemos as forminhas de cupcake. A melhor forma que eu encontrei é fazer uma forminha de cada vez, com as duas massas, ao invés de ir em todas com uma massa e depois voltar com a outra. Uma de cada vez faz com que o efeito zebrado seja bem mais visível. Isso também precisa ser feito com um pouco de rapidez, ou uma massa vai se espalhar demais por cima da outra e o zebrado vai virar mesclado. Se precisar de uma pausa, apoie os ziplocs no prato com a ponta cortada para cima, para a massa não vazar.
7 – Depois da correria, leve os cupcakes para assar por 15 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.

Para a cobertura, misturei dois IMBCs – um de baunilha e outro de chocolate – usando a dica de saco de confeitar sem sujeira que ensinei aqui e colocando uma cobertura por cima da outra antes de enrolar. Outra maneira é a técnica de voltinha de duas cores que também mostrei no blog.

cupcake_zebrado4
O cupcake fica uma graça no final, né? Acho bacana tirar das forminhas quando for servir em casa, para mostrar o zebrado ainda mais.

No mais, pessoal, amo cuidar desse blog com dedicação e qualidade. Amo receber os comentários de todos e ver as fotos de quando vocês testam tudo em casa. Amo o carinho que recebo de vocês e as palavras de incentivo. Se tem uma coisa que essas situações chatas dos últimos dias me ensinaram, é que tenho os melhores leitores do mundo. Foi graças a vocês que eu cheguei a esses casos de plágio. Leitores maravilhosos que resolveram brigar pelos meus direitos antes mesmo que eu encontrasse o problema. Fico muito grata a vocês por isso, podem ter certeza!

Dicas:
– Quanto mais escuro for o cacau que você tiver, mais bonito será o efeito zebrado.
– Se não tiver ziplocs em casa, dá pra fazer às colheradas de sopa em cada forminha, mas vai sujar bastante (pingos!) e você vai precisar ser ainda mais ágil.

  1. Lina
    22 de abril de 2014 - 10:04

    Até hoje não vi nenhum site ou blog de melhor gosto que o seu!Tudo aqui é sofisticado e clean, e as receitas tão bem elaboradas. Parabéns! Beijos

    • 27 de maio de 2014 - 18:17

      Lina, muito obrigada! Fico feliz em saber que o conceito de clean se aplica ao blog, porque é o que eu sempre to buscando. Hahahaha! Beijos!

  2. Vanessa
    22 de abril de 2014 - 10:04

    Quem não tem capacidade de criar fica bem mais fácil copiar… Parabéns pelo seu trabalho… Falamos na nossa igreja que a árvore que dá frutos é a que mais leva pedrada… Amo seu trabalho!!!!

    • 27 de maio de 2014 - 18:17

      Vanessa, obrigada mesmo pelo apoio! :)

  3. Gabriela
    22 de abril de 2014 - 10:35

    Como trabalho com internet tbm vejo muitas reclamações do mesmo tipo que a sua, não somente na área de culinária. Mas reclame sempre os seus direitos, sim. Coloque sempre a sua marquinha nas fotos e verifique sempre se os seus textos estão sendo colados no google, monitore. Muitas pessoas dizem se encontra de tudo na internet, várias informações. Eu discordo. Tem muitas versões das mesmas coisas, pois a criação é algo difícil de se encontrar. Mas tenha certeza, você com toda sua dedicação, merece a recompensa pelo seu esforço. Tem um site lindo, cheio de informações e criatividade. Triste daqueles que não tem e precisam copiar.

    • 27 de maio de 2014 - 18:18

      Gabriela, obrigada pelas palavras e pelo apoio. Fico muito feliz de ter leitores como você por aqui! Beijo grande!

  4. 22 de abril de 2014 - 11:25

    Ju, esse post ficou excelente e resumiu tudo que passaste na semana passada. E tenhamos fé que as coisas vão ser justas e os plagiadores parem com essa babaquice!
    Beijos (e os cupcakes estão DIVINOS!)

    sARA

    • 27 de maio de 2014 - 18:18

      Sarinha, fofa, obrigada! Infelizmente a gente passa por isso, né? Mas bola pra frente que atrás vem gente. Beijo!

  5. Maitê
    22 de abril de 2014 - 11:44

    Eu acho uma falta de respeito este tipo de coisa. Eu amo cozinhar e estou sempre buscando receitas diferentes e gostosas e sempre que posto alguma no meu blog, sempre coloco a referência … indico o blog/site e deixo bem claro que a receita não é minha. É exatamente o que vc falou … vc faz a receita, vc testa, vc tira fotos, vc “perde o seu tempo”.

    Espero que isto não volte a se repetir e que vc prossiga aqui com estes cupcakes divinos.

    Beijinhos !

    • 27 de maio de 2014 - 18:20

      Maitê, obrigada pelo carinho e pelo apoio! Realmente, não tem nada de ruim ou depreciativo em colocar referência… é difícil de tentar entender porque essas pessoas fazem isso. Beijos!

  6. Mariana
    22 de abril de 2014 - 13:45

    Ju, que coisa mais chata. Amo seu blogue, foi o único que consegui fazer bolo sem sola, Cobre os seus direitos sim. Sempre que faço cupcake para fora ou para amigos e família, sempre que me perguntam de onde é a receita eu falo do seu site sem medo, pq eu confio em vc e gosto de quando dão o reconhecimento para a pessoa certa, pq eu sou uma mera coadjuvante das suas receitas vc e a artista.

    • Mariana
      22 de abril de 2014 - 13:52

      Já ia esquecendo e ainda tenho orgulho de falar que esse blogue e criado por uma moradora de Brasília, pq sou dessa cidade de terra vermelha e que possui poucas blogueira. E que papai do céu continue sempre te abençoando.

    • 27 de maio de 2014 - 18:29

      Mariana, obrigada pelas palavras e pelo apoio! Fico feliz em saber que você indica o blog por aí! Obrigada!

  7. Lidia Tobimatsu
    22 de abril de 2014 - 13:57

    Jú adoro seu blog e principalmente as receitas de cupcakes.
    São as melhores receitas que encontrei e já fiz varias deles. Toda vez que faço alguma todos adoram também. Parabéns pelo blog e por compartilhar conosco.
    Bjos

    • 27 de maio de 2014 - 18:30

      Lidia, obrigada pelo apoio! Beijo enorme! :)

  8. Beatriz
    22 de abril de 2014 - 15:25

    Olá Ju (pode chamar assim? rs) faz tempo que venho acompanhando seu blog e nunca comentei, mas decidi comentar agora, pq fico sempre frustada que faço as receitas. Sempre da menos do que deveria. As vezes eu achava que eu estava fazendo algo errado com a massa, mas me veio a cabeça que poderia ser as forminhas… então eu queria saber qual o número das que você compra? Me ajudaria muito me dando essa informação. E sobre o plágio… felizmente eles retiraram o post, vc faz um trabalho para deixar o site bom, com posts legais e quando vê q alguém copiou… realmente deixa a pessoa frustada. Mas teu blog é ótimo ;)
    Bjs

    • Déborah
      24 de abril de 2014 - 18:46

      Ooooi “Ju”. Acho que posso te chamar assim por ter vindo visitar seu site todos os dias nessas 2 últimas semanas :)
      Eu tenho o mesmo problema aí de cima. As receitas sempre rendem só 10 cupcakes :/ Será que estou fazendo algo errado?
      Aaaah, tenho que te dizer, eu estava á procura de algo pra ganhar uma renda extra, e vendo seu site me inspirei em fazer cupcakes. E eles têm tomado meu tempo (o que sobra da minha vida de momoin). Estou adorando testar todas as receitas pra oferecer o que há de melhor pros meus clientes. Beeeeeijos!

    • 27 de maio de 2014 - 18:43

      Beatriz, uso forminhas do tamanho padrão de cupcake, elas costumam ficar um pouco acima da cavidade das fôrmas de metal. Não me lembro agora a numeração, mas elas sempre vem com a etiqueta escrito “forminhas para cupcakes”. Também sempre preencho apenas 2/3 da forminha e o que sobra eu divido entre cada um.

  9. Fer
    22 de abril de 2014 - 20:24

    Que coisa mais linda esse cupcake, e que coisa mais chata isso de copiarem suas postagens.. Seu trabalho é lindo, deve ser por isso que copiaram, mas o mínimo que deveriam fazer é citar seu blog né?!
    Agora me diz uma coisa, vi que para o cupcake não ficar tão aberto, a forma de metal tem que ter o tamanho da base igual ao da boca, mas não encontro forma assim… Vc teria alguma dica?
    Beijos

    • Denyse
      15 de maio de 2014 - 09:18

      Fer, a forminha não pode ter a base = á boca, senão o bolinho ficaria um cilindro. Eu não gosto muito das formas “para cupcake”, uso umas para bombocado, que têm vários tamanhos, dependendo do nº. Elas são mais fundas e menos abertas e o bolinho fica bem delicado. Procure uma que tenha o fundo exatamente = ao da forminha de papel. Você vai gostar.

    • 27 de maio de 2014 - 18:55

      Fer, não encontro fôrmas de metal cujo diâmetro da base com a boca diferem imensamente, a variação é muito pequena, então não acredito que mude o suficiente para você trocar de fôrma. Na verdade, o que acho mais efetivo é comprar forminhas bem fechadinhas e usar receitas com a massa mais consistente. Quanto mais líquida ela for, mais ela se espalha quando colocada na forminha de papel. Beijos!

  10. Ione Souza
    22 de abril de 2014 - 20:30

    Juliana, admiro seu talento, creio que você faz com carinho e amor…E é realmente muito chato vê isso sendo usado sem escrúpulos. Mas saiba que muitas pessoas reconhecem e torcem por você, mesmo de longe. Abraços!

  11. 22 de abril de 2014 - 20:52

    Olá Juliana!! Sigo seu blog desde as primeiras postagens,o que mais me chamou atenção foram as lindas imagens , o capricho de cada detalhe, os textos bem escritos….Acho que infelizmente tem se tornado prática comum essa “apropriação” de imagens e receitas alheias…sempre que vejo eu aviso o autor, pois é uma desconsideração com quem se empenhou em testar, escrever e fotografar a receita…Todas as receitas que testei até hoje do seu blog ficaram ótimas!E amei esse cupcake de zebra… Bjinhos e bola pra frente, né?

    • 27 de maio de 2014 - 19:00

      Cintia, obrigada! Realmente, você me acompanha há muito tempo! Aliás, adorei seus sequilhos de coelho, muito lindos. Obrigada pelo apoio! :)

  12. Isa
    22 de abril de 2014 - 23:56

    Oi Juliana, eu adoro o seu blog e indico para todos, o que vc faz aqui é extraordinário, você não só da dicas e é sempre cuidadosa com os detalhes, você inspira outras pessoas a cozinhar de uma maneira leve e descontraída!! Parabéns, e não deixa esse tipo de absurdo afetar o seu talento! Abraços

  13. Luciana Bastos
    23 de abril de 2014 - 02:06

    Olha quanta gente admira e respeita seu trabalho, Ju! Sou fã TB e tamo junto contra os plagiadores invejosos!

  14. Cíntia
    23 de abril de 2014 - 09:42

    Fiquei horrorizada com o uso indevido do seu material! O que mais me deixou passada foi que o uso foi feito por sites grandes e conhecidos. Usar o trabalho tão cuidadoso do outro, tão elaborado e não dar os devidos créditos? É realmente de ficar muito irritada.
    Parabéns por seu lindo trabalho no blog e não se cale diante do uso indevido dos seus posts, é seu trabalho e seu direito autoral!

    • 29 de maio de 2014 - 23:46

      Cíntia, também fico passada por terem sido grandes sites. Pessoas que não precisam sequer de dinhero, porque já ganham em cima do que fazem. Complicado! Beijos!

  15. grazi
    23 de abril de 2014 - 12:01

    Parabéns pelo seu lindo trabalho!

    pena a falta de respeito de certas pessoas…

  16. Maggie
    23 de abril de 2014 - 12:58

    Olá Ju,
    acho que voce está absolutamente certa em escrever sobre o que foi feito. Também vejo que não há problema em referenciar ou usar um imagem ou texto de alguém, mas como voce faz, dar o crédito e mencionar a fonte. Apoio voce totalmente em defender sua obra que por sinal é muito boa! As pessoas não fazem idéia do trabalho que dá fazer um post com texto e imagens próprias ou mesmo cuidar de um site que seja original e não somente posts copiados… Obrigada pelo teu trabalho e não desanima, estamos aqui e ficamos super contentes com cada artigo, receita, dica e artigo! Meu próximo passo de seguidora será o cupcake de pizza e assim que puder de morangos!!! Beijos e mais uma vez, OBRIGADA!

    • 29 de maio de 2014 - 23:48

      Maggie, obrigada pelo apoio e incentivo! Depois me conte como ficou o cupcake de pizza e de morango! :) Beijos!

  17. 23 de abril de 2014 - 15:43

    Não sou muito de comentar por aqui, e peço desculpas, vou me policiar quanto a isso. Mas fiquei indignada com o texto que li!
    Acompanho o seu blog desde quando criou e fiquei super feliz com ele porque tem várias receitas deliciosas – já testei algumas -, a sua escrita é show (algo que eu já sabia de outros carnavais), o layout é impecável e as fotos são dignas de “comer com os olhos”!

    É um absurdo essa prática de plágio por blogs! Tem uma determinada blogueira aqui da cidade que literalmente dava ctrl “c” + ctrl “v” para o blog dela em todo o mu conteúdo. Na época eu reclamei tanto que ela desativou o blog dela e criou outro! O pior: vira e mexe eu encontro com essa doida em eventos e ela vem falar comigo como se nada nunca tivesse acontecido.
    Eu cumprimento para não ser grosseira, mas juro que minha vontade é de perguntar: e aí, tá copiando o blog de quem agora?!

    Esse tipo de gente precisa aprender que perdem a credibilidade totalmente!

    Enfim, vamos para a nova receita: achei divino esse bolinho e vou tentar fazer! Mas como você disse que dá trabalho, vou esperar estar mais livre para isso!

    Beijos Ju!

    • 29 de maio de 2014 - 23:59

      Lila, realmente, é muito chato esse tipo de situação. Não dá pra entender porque as pessoas têm tanto medo de darem os créditos a quem realmente merece. Não tento entender porque elas não fazem o delas porque acho que algumas pessoas simplesmente não tem talento nem querem se esforçar pra ter… enfim, seguimos em frente! Beijos!

  18. Eliane
    23 de abril de 2014 - 18:59

    Oi Juliana, fique tranquila, pois mesmo te copiando jamais será igual ao seu nem o site nem as delicias que vc faz, além do mais independente de crença Deus nunca falha e cada um paga sua cota aqui mesmo na terra! Parabéns por seu site e obrigada por dividir conosco, bjs!!!

  19. 23 de abril de 2014 - 19:08

    Isso é MUITA sacanagem. Coloque marcas d’água grandes nas fotos, daí pelo menos elas não tem como serem usadas indevidamente sem provas. Que povo babaca, custa admitir que estão errados e postar a fonte? Daí depois alguém copia alguma coisa deles e eles vão chorando até o servidor pra reclamar.

    E… será que dá pra postar uma foto do cupcake mordido ou cortado ao meio pra gente passar mais vontade ainda? :3

    • 30 de maio de 2014 - 00:02

      Fer, pois é, o feitiço um dia vira contra o feiticeiro, né? Acredita que não tirei fotos dele mordido? Hihihih, acabei comendo antes de bater foto hahahaha… Beijos!

  20. Hanna Hime
    23 de abril de 2014 - 21:27

    Sei como é, passei por isso muitas vezes. Meu marido que é chef também. Já fui até maltratada quando pedi para retirar. Alguns nem retiraram, eu colocava comentário nos posts com o link da publicação original para tirar a credibilidade dos sites.

    • 30 de maio de 2014 - 11:54

      Hanna, eles falam como se a culpa fosse nossa, né? É um absurdo.

  21. Sheila Rodrigues
    24 de abril de 2014 - 11:38

    Juliana, é por essas e outras que admiro seu trabalho e esforço cada vez mais. Até para desabafar, você tem um jeito seu e especial. Esse mundo virtual é mesmo muito complicado, mas pode ter certeza, por mais que copiem, suas fotos ou textos, jamais poderão copiar a essência de Deus que há em você e em cada um em especial, pois isso, é o Dom que Ele concede a cada um. Parabéns sempre. E Deus seja louvado por sua vida!

    • 30 de maio de 2014 - 11:54

      Sheila, obrigada pelo apoio e pelo carinho! :)

  22. Elaine
    24 de abril de 2014 - 23:59

    Acompanho seu blog e suas dicas e receitas são valiosas pra mim porque é com voce que aprendo tudo sobre cupcakes. Quanto aos plagiadores, infelizmente se espalham como pragas em todos os lugares devido a preguiça e incompetência.Passei por algo semelhante na faculdade, fiquei durante dias e madrugadas fazendo um projeto e minha “amiga” resolveu copiar e apenas alterou as palavras por sinônimos.Disse que foi por acaso… Sei bem o que voce está sentindo, mas pense no prazer de seu trabalho e no resultado maravilhoso do seu esforço. Um beijo

    • 30 de maio de 2014 - 11:59

      Elaine, é muito complicado mesmo lidar com isso, porque a gente não espera, principalmente de pessoas próximas como foi o seu caso. Obrigada pelo carinho!

  23. Ana
    25 de abril de 2014 - 15:27

    Juliana, primeiro que amo seu blog e estou realmente querendo começar nesse ramo, então seu blog me inspira muito.Zapeando atrás de informações achei algo incrível em um site e decidir deixar aqui para você dar uma olhada, vou tentar fazer!
    http://www.chicaandjo.com/2008/09/18/colorful-swirled-cupcakes/

    • 30 de maio de 2014 - 12:01

      Ana, eu conheço essa técnica sim, mas confesso que tentei fazer uma vez e não ficou nem de perto tão maravilhoso e perfeitinho assim, hahahaha. Prefiro fazer separando os sabores dentro do saco mesmo. Vai ver não fiz direito, vou tentar de novo outro dia! Beijos! :)

  24. Isabella
    26 de abril de 2014 - 09:17

    Adoro seu blog! As melhores receitas que já vi na interndt! Um trabalho sério e muito bem feito.

  25. Renata
    28 de abril de 2014 - 20:44

    Fiquei espantada com o que te aconteceu. Pessoas usando de má fé tudo que você faz com amor e carinho, revoltante.
    Eu amo seu blog. Recomendo para todos que conheço.
    Já fiz diversos cupcakes usando suas receitas, que amo muito.
    Admiro seu trabalho e dedicação. Espero que não desista por causa de pessoas sem capacidade de criar, e sim de plagiar.

    • 30 de maio de 2014 - 14:02

      Renata, não desisto não, apesar de desanimar. Mas a gente tem que reverter essas situações pro bem! Beijos e obrigada pelo carinho!

  26. Flávia N. S. P. Macedo
    30 de abril de 2014 - 06:32

    Juliana, já vi uma foto de um dos seus cupcakes salgados em outro site. Na verdade foi como descobri seu blog.
    O que me chamou a atenção foi que na foto dizia que a ilustração pertenci ao seu blog, mas a receita era outra. Então me perguntei:
    Como a pessoa faz o seu próprio cupcake e põe a foto do cupcake de outra pessoa? Será que o cupcake foi feito mesmo?
    Bom, a falta de credibilidade pela incoerência do que fizeram me fez desistir até mesmo de imprimir a receita para testar.
    Mas o lado bom é que encontrei seu blog. ;-)

    • 04 de junho de 2014 - 10:34

      Flávia, infelizmente é isso, as pessoas tem essa cara de pau mesmo. Mas que bom que você encontrou o blog, porque pelo menos algo bom acontece dessas situações! :)

  27. Aline Vasconcelos Carvalho
    30 de abril de 2014 - 14:06

    É notório o carinho que você tem pelo blog e por nós seguidores, quando lemos os posts e vemos as lindas fotos e testamos as receitas deliciosas!Que esses episódios lamentáveis não tirem seu gosto por essa atividade e nem te desestimule a continuar compartilhando seus talentos e gostosuras conosco!Beijos

    • 04 de junho de 2014 - 10:36

      Aline, obrigada pelo apoio! Isso não me desanima de seguir com o blog, pode ter certeza! Beijos!

  28. Janaina
    06 de maio de 2014 - 08:23

    Parabéns, o seu Blog é mto lindo e tem me ajudado mto com as dicas q vc escreve, gostei mto da receita do extrato de baunilha, vou tentar fazer em casa, realmente é mto caro a fava de baunilha e da forma como vc ensinou, com certeza vai ficar bem mais em conta e tbm, mais gostosa q a essencia.
    Q Deus te abençõe!

  29. 06 de maio de 2014 - 13:30

    Adorei seu blog e sua criatividade. Continue com esse trabalho sério e adorável.

  30. Gilda
    11 de maio de 2014 - 18:08

    Querida!!!
    Voce e MAIS VOCE !!!
    Seu blog e tudo de bom, maravilhoso!!!!
    VOCÊ. E maravilhosa em tudo que diz e faz….amei tudo , sou sua fã número um!!,
    Receba meu carinho.

    Gilda

    • 05 de junho de 2014 - 23:29

      Gilda, muito obrigada pelo carinho! :)

  31. Nicole Marques
    12 de maio de 2014 - 16:05

    Oi JUliana, conheci seu blog a alguns dias e tô amando. Faço doces e vendo e sei o quão trabalhoso é você querer fazer algo bom e de qualidade, nada é fácil e te entendo completamente. Ter seu trabalho sendo aproveitado por outros sem nem entrar em contato contigo é péssimo, convertera eles não gostariam também. Mas enfim, acabamos encontrando algo do tipo pela frente e temos que levantar a cabeça e saber lidar como você fez. Quero dizer que suas receitas me inspiram muito e o carinho que você dedica ao blog dá para notar só em abri-lo. Continue com o seu trabalho, pois tem muito talento.

    E vou continuar te acompanhando.

    Beijos

    • 05 de junho de 2014 - 23:30

      Nicole, muito obrigada pelo carinho!! :)

  32. Nicole
    12 de maio de 2014 - 16:12

    Tinha passado o email errado. Sendo atelie_cacau@hotmail.com
    Bjos

  33. Denyse
    15 de maio de 2014 - 09:04

    Primeiro quero falar do bolinho listrado, que ficou uma graça! Depois queria dizer que fiquei admirada ao saber que um blog dá tanto trabalho assim. Eu sabia que era trabalhoso, mas não imaginava que era tanto. Eu invejo essas fotos maravilhosas que não consigo fazer com meu equipamento simples. A ideia da marca d`água é boa, você não gosta? Quanto ao plágio, é duro, mas a desonestidade está em todo lugar, infelizmente. Não se abata com isso, continue seu belo trabalho e lembre que consciência tranquila é MUITO bom e não é pra qualquer um. Parabéns pelo blog, um beijo.

    • 05 de junho de 2014 - 23:38

      Denyse, eu já uso marca d’água nas fotos. Não coloco em cima de tudo porque acho que fica realmente feio, mas ela está sempre na ponta das fotos. Obrigada pelo carinho! :)

  34. 15 de maio de 2014 - 13:35

    Olá, Juliana.

    Encontrei seu blog maravilhoso e estou encantada. Parabéns por tudo, dá vontade de comer cupcakes até cair.

    Já favoritei. Bjs. Luciana

  35. Ana Cleide Cerveira Lima
    15 de maio de 2014 - 23:07

    Hum , tudo de bom ! Receita muito fofa.

    Abraços.

  36. 24 de maio de 2014 - 21:53

    Amazing!

  37. Cris
    31 de maio de 2014 - 19:55

    Seu blog é “O MELHOR”. Adooro. Suas receitas são incríveis, saborosas e o seu capricho é fora de série. Só faço as sua receitas em casa. Parabéns Juliana!

  38. 28 de junho de 2014 - 14:37

    O melhor blog sobre cupcakes que já encontrei, parabéns! :)

  39. Cristiane
    30 de junho de 2014 - 13:31

    Juliana, amo suas receitas e a sua forma de ensinar, aprendo e faço sucesso com suas receitas testadas e aprovadas. Indico para meus amigos e parentes que gostam. Sabemos que nesse mundo tem muita gente desonesta, que acham normal se apropriar do trabalho dos outros sem nem citar ou dar o merecido crédito. É uma pena. Mas continue firme e combatendo esses plágios pois é o seu trabalho e dedicação. Parabéns!

    • 01 de julho de 2014 - 09:31

      Cristiane, obrigada pelo apoio! Que bom que gosta do blog, faço tudo realmente com muita dedicação e fico feliz que isso transpareça! :)

  40. Cristina
    19 de agosto de 2014 - 15:05

    Oi Juliana,
    Acabei de fazer essa receita Nossa, que fofura a massa,delícia mesmo. Eu faço cupcakes para amigos e familiares, todos adoram, mas confesso que essa massa superou. Adorei.
    Obrigada
    Um abraço.

  41. Luciene Fonseca
    07 de setembro de 2014 - 22:25

    Querida, como é maravilhoso ver teu trabalho. Parabéns. Eu tenho testado algumas receitas, mas meus cupcakes murcham depois de frios. O que será que estou fazendo errado? Obrigada, por nos compartilhar coisas tão lindas.

    • 09 de setembro de 2014 - 07:58

      Luciene, obrigada pelos elogios! Suas receitas são aqui do blog ou não? Isso pode acontecer por algumas razões: sua receita pode estar usando fermento/bicarbonato demais, ou você não está os assando pelo tempo total e daí eles afundam pela falta de estrutura quando saem do forno. Beijos!

  42. Vilma Vieira da Silva
    21 de junho de 2015 - 16:23

    Juliana, o seu blog é o mais completo que já vi. Você esta de parabéns! Amei.
    Vou tentar fazer alguns cupcakes, estava a procura de receitas, pois vou fazer pro chá de bebê da minha nora e o seu blog é demais.
    Parabéns mesmo!!!!

  43. Anna Paula Melati
    24 de fevereiro de 2016 - 17:20

    Ju! Essa receita da massa eh muiiiiiiiiiiiito boa!
    Eu fiz ambas, mas não misturei, fiz eles separados.
    Como sobrou um pouco de cada massa e n daria uma fornada de cada sabor, eu decidi testar: acrescentei 2 colheres de sopa de leite em pó integral, em mais ou menos 1/3 da massa sem cacau.
    Na hora de por nas forminhas ( rendeu 10 cupcakes) eu botei 2/4 da forminha dessa receita com leite em pó e 1/4 da receita com cacau, ficou como um bolo de mármore que minha avó fazia…simplesmente os meus clientes todos pediram por eles!

    • 04 de março de 2016 - 15:04

      Anna, que bom que gostou! E sua experiência deu certo, parece uma ideia ótima! Na próxima vez que eu fizer, vou tentar! :D

  44. 18 de agosto de 2017 - 08:41

    Amei o post e achei muito top o seu blog!
    Muito obrigada pelas dicas.

    Luciane

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!