Sei que o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, não é tão comemorado no Brasil quanto é uma tradição nos EUA. Mas resolvi neste ano praticar essa atividade americana de enumerar as coisas pelas quais eu sou grata.
Sou grata por ter a oportunidade de montar meu apartamento do jeito que eu desejo. Sou grata por eu e o Sr. Namorado termos escutado as sábias palavras de minha amiga, quando ela disse “acho que vocês dariam um belo casal” – ou algo do tipo, pois meu nível alcoólico naquele momento anos atrás me fez esquecer. Sou grata por ter decidido visitar aquele canil de corgis, onde vi pela primeira vez a pequena bola de pêlos que se chamaria Freddie.
Sou grata por todos os 15 anos que tive a companhia da Yoko no papel de melhor e mais bonita husky siberiana do planeta. Sou grata pelo que juntei de minha graninha própria, desde os 17 anos em uma locadora de DVDs até virar jornalista, e assim consegui montar uma cozinha inteira que só tá esperando um cantinho próprio ficar pronto.
Sou grata pelas viagens que a vida já me permitiu fazer, porque nada me deixa mais empolgada do que conhecer culturas diferentes (próxima meta: Turquia ou Islândia). Sou grata pelos meus pais, que me permitiram essas viagens e outras mil conquistas da minha vida apenas sendo pais e incentivando que seus filhos seguissem o que os fizessem felizes.
Sou grata aos melhores amigos que eu posso ter, esses que permaneceram e perduraram em todos os redemoinhos da minha vida e que eu sei que posso contar, seja pra segurar sombrinhas no sol ou pra transformar uma noite chata em épica em pleno RJ.
Sou muito, extremamente grata por este blog e pela dimensão que ele alcançou. Sou grata por cada elogio, comentário, palavra bonita ou beijo que vocês me mandam ou deixam aqui. Sou especialmente grata quando vejo que o esforço para fazer esse blog ser de qualidade é recompensado vendo que as receitas que tanto testo dão certo com vocês, e se transformam em obras de arte. Obrigada, mundo!
O post de hoje faz parte de uma blogagem coletiva com um monte de outras pessoas lindas que também são gratas por muita coisa. Dá uma olhada em todas as receitas e não perca nada!
Torta de abóbora e chocolate, da Priscilla, do Culinarístico.
Coxas e sobrecoxas assadas ao mel, limão e tomilho, da Ana, do Conversando e Cozinhando.
Crumble de maçã, banana e chocolate branco, da Bárbara, do O Mundo na Cozinha.
Cookies de baunilha com raspas de chocolate, da Caroline, do Comida do Dia.
Moon pies, da Isabella, do Fotografando à Mesa.
Bolo de maçã verde da Utinha, da Marina, do Sal de Bolinha.
Cupcake salgados de peito de peru
Rende: 10 cupcakes
1 xícara de farinha de milho
1/2 xícara de farinha
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de queijo ralado (cheddar, minas, prato ou mussarela)
2/3 de xícara de iogurte
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga, derretida
3 colheres de sopa de salsa e cebolinha, bem picadas
120g de peito de peru, fatiado ou em cubinhos
2 ovos
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha de milho, a farinha comum, o fermento e o sal. Adicione o açúcar e misture tudo com um fouet.
2 – Em outra tigela, bata os ovos e misture a manteiga derretida. Adicione o iogurte e o leite, e bata novamente para incorporar tudo.
3 – Em seguida, adicione aos ovos o peito de peru, o queijo de sua preferência e a salsa e cebolinha picadas.
4 – Despeje os ingredientes úmidos nos secos e misture com o fouet, até incorporar e não haver mais grumos de farinha. Cuidado pra não bater muito!
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo 2/3 de cada uma, e leve para assar por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
Cobertura de purê de batatas
500g de batatas (usei aquela batata mais comum dos mercados mesmo)
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de ervas finas (aquelas secas, ou o que você preferir: cebolinha, salsa, tomilho, etc)
sal e pimenta a gosto (usei 1/2 colher de sopa de sal, por exemplo)
1 – Ferva as batatas em uma água salgada, até que fiquem bem, bem molinhas.
2 – Escorra a água e amasse as batatas em uma tigela. Ou passe por um espremedor, o que eu prefiro, pra não ter nenhum pedacinho de batata maior.
3 – Misture as ervas finas, o sal e pimenta e uma colher de sopa do leite. Misture e teste a consistência e o sabor: se estiver muito grosso ainda, adicione a outra colher de leite, e se precisar de mais sal ou pimenta, ajuste.
4 – Com a consistência ideal, coloque o purê em um saco de confeitar e decore seus cupcakes salgados!
Decorei eles com o bico 1M da Wilton, comum, voltinha normal. Melhor opção desse cupcake é esquentar no microondas uns 20 segundinhos antes de consumir, pra ficar quentinho e ainda mais saboroso! Mas ao natural ele também é uma delícia. O peito de peru foi usado porque é mais comum nos EUA pratos com peru nessa data, mas ele pode virar qualquer outra coisa, como presunto, chester ou o que sua criatividade quiser. Pode ser em fatias, em cubos, de qualquer jeito! O queijo também pode variar, eu usei cheddar americano que estava sobrando na geladeira.
Combine da maneira que você achar melhor! Garanto que vai ficar delicioso mesmo assim!
E você, pelo que é grato nesse Dia de Ação de Graças/Thanksgiving?
[…] Souza, do Comida do Dia – Moon Pies, da Isabella Saldanha, do Fotografando à Mesa – Cupcake salgado de peru, da Juliana Morgado, do Cupcakeando – Torta de abóbora e chocolate, da Priscilla Darre, do […]
[…] Cupcakeando com:Cupcake salgado de perú; […]
Juliana, muito legal este teu post, me incentivou a agradecer a muitas coisas também, logo postarei em meu blog. Agradeço por ter realizado uma coisa que sempre quis, mas sempre deixada de lado, que era fazer “cupcakes” e este querer me levar até o seu blog, que gosto por demais, obrigado pelos seus muitos testes, dicas, ….. Um GRANDE abraço!!
[…] de baunilha com raspas de chocolate), Fotografando à mesa (Moon Pies), Cupcakeando (Cupcake salgado de peru), Sal de Bolinha (Bolo de maçã verde da Utinha) e Culinarístico (Torta de abóbora e […]
Que legal esse post! É sempre importante lembrar das coisas boas que temos/vivemos e ser sempre grato :)
Adorei que vc mencionou a Islândia! Acabei de voltar de lá e foi incrível! Recomendo demais, é um lugar maravilhoso e único no mundo. beijos!
Bruna, quero muito conhecer a Islândia! Quando conseguir ir, vou te perguntar umas dicas hahahah beijos!
Bá <3 Coisa mais linda esse post! Às vezes a gente nem se dá conta de todas as coisas maravilhosas que acontecem nas nossas vidas. Ah, e achei o máximo esse cupcake! Beijos
Post sentimental = amor <3 <3 sou grata por poder ler essa receita linda de cupcake nesta quinta-feira!! :D Parabens pela receita \o/
Ju, me emocionei com suas palavras! Não sou muito de escrever aqui , mas leio seus posts na medida em que consigo, e nenhum me pareceu tão especial quanto esse. Parabéns por todas suas conquistas, e MUITO obrigada pelas suas receitas e dicas,foi através daqui que criei o gosto pelos lindos e maravilhosos cupcakes!! Amei essa receita! beijosss
Oi Ju! Quando você fala em “bater”, é com a batedeira mesmo?
Esse cupcake além de lindo parece muuuuito gostoso! Acho que vou tentar esse fim de semana!
Beijos!
Vivian, na mão mesmo! Quando é na batedeira, eu costumo escrever, mas pode fazer nela também que não tem problema!
Parabéns Ju, embora me pareça ser você bem jovem, você tem maturidade e um coração generoso, embora não nos conheçamos pessoalmente, sou grata também por você nos proporcionar generosamente este blog delicioso. Um grande abraço. Namastê!
Olá Tudo bem?? Cheguei por acaso em seu blog e achei muito fofo!! Tenho um canal no youtube voltado para confeitaria, caso tenha curiosidade em conhecer deixo o link:
https://www.youtube.com/channel/UCeoLvZLxOQiTixnZaggq8uw/videos
Abraços
É tão bom nos sentirmos gratas, né, Ju? Parece um sentimento que deixa o coração mais quentinho…rs. Ah, seu cupcake parece delicioso! Sabe um truque que aprendi pro purê? Bater ele na batedeira. Fica mais lisinho e cremoso do que quando usamos o espremedor. Assim, suja mais louça… mas numa ocasião especial, vale experimentar! Um beijo!
Marina, não tinha pensado em bater ele na batedeira, mas é uma ótima ideia pras próximas vezes! :D
Ju, amei esse cupcake! Está de comer com os olhos!!!
O mais legal disso tudo foi a blogagem coletiva, que me deu a oportunidade de conhecer outros blogs super legais!!! Mesmo você vivendo no Brasil e sabendo muito sobre a cultura e comemorações dos EUA, achei bastante interessante como seus agradecimentos nos transmitiu o espírito que essa data traz e sua dedicação ao Dia de Ação de Graças, que parece ser tão importante quanto o Natal é pra nós. Me deixou emocionada!
Um beijo grande… Já esperando a próxima receita!!!
Qual seus livros de Culinária favoritos?! Estou querendo outros e confio no seu gosto!!!
Fabiana, meu favorito de todos os tempos é este: http://www.amazon.com/Cake-Bible-Rose-Levy-Beranbaum/dp/0688044026. Só tem em inglês e só vende lá fora, mas entrega no Brasil e vale cada centavo! :)
Ju, primeiramente gostaria de deixar meu muito obrigada por este blog maravilhoso e que ressuscitou em mim uma velha paixão por fazer bolos, mas que deixei de lado, já que meu marido não é muito de comer doces e sempre acabava indo um pedaço pro lixo – um pecado.
Com os cupcakes, ressurgiu essa paixão aliada à praticidade: faço uma quantidade menor só pra mim e me jogo nos cupcakes. Se bem que, ultimamente,suas receitas fazem tanto sucesso que já faço sempre duas receitas pra poder dividir com a vizinha, a prima, a sogra, a cunhada… Muito obrigada por ter me dado um novo hobby que, esse sim, não sobra nem unzinho pra contar a história.
Elogios feitos, tenho uma dúvida: o peito de peru pode ser substituído por frango? Estou louca pra fazer uma receita salgada, agora o marido não me escapa!!!
Beijão Ju, e, mais uma vez, muito obrigada e parabéns por esse belíssimo trabalho!!!!!
Erika, obrigada pelos elogios! :) Sim, pode substituir pelo que você quiser, fica bom do mesmo jeito! :) Beijos!!
Ju, muito legal essa receita de cupcake salgado! As sobras de peru do Natal vão ficar muito felizes de serem bem aproveitadas assim, rs.
Eu sou grata, entre tantas outras coisas, aos blogs que compartilham tantas ideias e dão o seu melhor para a gente. Tento devolver um pouco do que recebo com meu próprio blog também, e aí o “ciclo do compartilhar” não para :) Beijos! Obrigada!
Olá Ju..
Essa receita tá linda demais..vou tentar!!
O iogurte é aquele de potinho, natural e integral?
Bruna, sim sim, esse mesmo! :) Beijos!
[…] dO Mundo na Cozinha – Cookies de baunilha com raspas de chocolate, do Comida do Dia – Cupcake salgado de peru, do Cupcakeando – Bolo de maçã verde da Utinha, do Sal de Bolinha – Torta de chocolate e abóbora, do […]
Ju..
Eu de novo perguntando..
A farinha de milho..é aquela flocada?
Que medo de errar..
Bruna, é a mais fina, mas você pode comprar a flocada e processar um pouco até ficar mais fininho! :)
Oi Jú meus parabéns pelo post. Sou do time dos Homens arrasando na cozinha…. kkkkk
Jú na sua receita você menciona farinha de milho e farinha comum, que farinha seria essa? Trigo ou a de mandioca?
Aroldo, é farinha de trigo. Depois dê uma lida no FAQ do blog sobre os ingredientes que eu menciono nas receitas! Beijos!
Ola Juliana, a farinha de milho é a fina ou granulada?
Cintya, fina! Se só tiver a granulada, é só colocar ela num saco ziploc e passar um rolo de macarrão algumas vezes que ela esfarela. Beijos!
Olá Juliana.. Posso fazer esta receita sem o iogurte?
Beijos, obrigada!
Ana, até pode, mas daí você deve substituir por algo, como leite na mesma quantidade. A massa vai ficar mais líquida antes de ir pro forno. Beijos!
Ju, minha primeira tentativa foi sem o iogute mesmo (esqueci de comprar). Senti que o bolinho ficou mais seco, mas de gosto ótimo.
No dia seguinte fiz mais uma receita (aí sim com o iogurte) e ficou perfeito!
Obrigada!!
bjoss
Oi Ju, estou em busca de opções de cupcakes salgados. Adorei essa receita, você sabe dizer por quantos dias consigo armazenar e o cupcake continua gostoso quando aquecido?
Bruna, eu diria que dura uns 2 dias fora da geladeira. Mas esses cupcakes aqui não precisam ser aquecidos para comer, só os de pizza eu aqueceria porque a ideia de pizza é estar quentinha hahaha. Beijos!
Ficaram super apetitosos! E essa cobertura de purê deu todo o charme!