quarta, 11 de fevereiro de 2015

Cupcakes red velvet dos namorados

85 Comentários

Ainda busco a receita perfeita de red velvet. Na verdade, a receita perfeita de qualquer massa. Estou sempre testando outras diferentes, alterando uma coisinha aqui e ali pra ver o que melhora e o que piora.
Uma das grandes diferenças que vejo em red velvets é o uso de manteiga ou óleo. Em todos os bolos, na verdade, essa diferença é bem gritante. Massas feitas com manteiga tendem a ser mais firmes e, quando cortadas, mantêm a linha perfeita… ótimas para naked cakes, na minha opinião. Com óleo, a massa fica mais úmida, se desfaz mais quando cortada e adquire a incrível vantagem de não endurecer quando está resfriada.
Por que isso, Juliana? Porque, ora bolas, a manteiga na geladeira endurece. O óleo não. Simples assim. Então aquela receita antiga no blog de red velvet, que é feita com óleo, tem essa vantagem em cima desta aqui.

cupcakes_red_velvet_namorados
O óleo parece essa maravilha que deixa a massa fofa e úmida, mas ele tem desvantagens. A principal delas é a que mais me fez buscar outras receitas de red velvet: óleo não tem nem de perto tanto sabor quanto a manteiga. Se você fizer essas duas massas e provar, vai perceber que a com óleo – apesar de molhadinha – tem muito menos sabor que esta aqui. E a graça de um cupcake ou bolo é ter bastante sabor, não é?
Com óleo, a receita também tem menos cacau – apenas uma colher de chá. Nesta aqui, a quantidade de cacau é maior exatamente para não ser apagado na massa pelo sabor da manteiga. O resultado continua aveludado, que é a intenção do red velvet, muito em parte graças ao bicarbonato e ao uso correto da técnica de bolos amanteigados.

cupcakes_red_velvet_namorados2
Temos aqui um cardápio de Dia dos Namorados americano delicioso para vocês. Esses cupcakes e os drinks afrodisíacos da Isa, no Fotografando à Mesa, formam um encontro delicioso e cheio de pretensões assanhadas, hihihi.

Cupcakes red velvet dos namorados
Rende: 12 cupcakes

115g de manteiga
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa (100g) de açúcar
2 ovos
6 colheres de chá de cacau em pó
1 1/2 colheres de sopa de corante vermelho líquido
2 colheres de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal (com dois dedos)
1 colher de chá de fermento
2/3 de xícara (160g) de iogurte
1 1/2 xícaras (200g) de farinha
1/2 colher de chá de vinagre
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal, o fermento e o cacau.
2 – Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme pálido e fofo. Adicione um ovo de cada vez, batendo bem depois de cada adição.
3 – Acrescente o extrato de baunilha e o corante, e bata com muuuito cuidado, pra não espirrar corante loucamente.
4 – Alterne a adição dos secos e do iogurte, terminando com os secos. Não bata demais!
5 – Por último, isto é preciso fazer rápido: em uma pequena tigelinha, misture o bicarbonato e o vinagre e imediatamente jogue dentro da massa e mexa com uma espátula para incorporar. A reação imediata ajuda a destacar a cor do vermelho e faz os cupcakes ficarem ainda mais fofinhos e molhadinhos.
6 – Divida a massa entre as forminhas e leve para assar por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Para esses cupcakes da foto, as forminhas eram menores, então os cupcakes levaram apenas 15 minutos no forno. Ajuste sempre o tempo de cocção com o tanto de massa em cada forminha, sempre checando com o palito para que eles não sequem demais.

Cobertura de creamcheese

100g de manteiga
110g de creamcheese
pitada de sal
1 xícara (140g) de açúcar impalpável
1/2 fava de baunilha (apenas as sementes)

1 – Na batedeira, bata a manteiga em velocidade alta por 3 minutos, até que ela esbranquice. Adicione as sementes da baunilha e bata para misturar bem.
2 – Em seguida, acrescente o açúcar e o sal de uma vez e bata até incorporar tudo, lentamente a princípio e depois em velocidade média-alta.
3 – Não bata demais. Adicione, então, o creamcheese em pequenos pedaços, batendo somente até incorporar tudo. Coloque no saco de confeitar e decore. Se ainda não estiver firme, deixe na geladeira um pouco, antes de colocar no saco.

O bico é o 2F da Mago, fazendo a voltinha simples. Por cima, salpiquei corações de papel de arroz da Wilton, que comprei nos EUA um tempinho atrás. Não são gracinhas? E quanto à fava de baunilha, se você não tiver, basta substituir por 1/2 colher de chá de extrato ou essência. Fica igualmente bom.

cupcakes_red_velvet_namorados3
Espero que gostem dessas sugestões para o Valentine’s Day e que aproveitem esse momento especial ao lado de quem a gente ama! :)

Como vai ser o seu Valentine’s Day? <3

  1. 11 de fevereiro de 2015 - 15:00

    […] Além disso, como é Valentine’s Day esse fim de semana, fizemos um conjunto de posts lindos pra conquistar todo mundo na vida. Então vem ver esse Cupcake Red Velvet dos Namorados, da Cupcakeando! […]

  2. Tamires
    11 de fevereiro de 2015 - 16:10

    Oi Ju, amo seu blog! Entro toda semana e fico encantada com suas receitas. Nesse red velvel, posso usar corante em gel? Bjs

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:11

      Tamires, pode sim! Eu mesma usei um pouco porque o meu líquido acabou. Só tome cuidado porque o corante em gel geralmente é mais forte que o líquido. Beijos!

  3. Lucia
    11 de fevereiro de 2015 - 20:40

    Oi Ju, seu blog é lindo! Massa de cupcake é diferente de massa de bolo? Esse red velvet por exemplo dá pra assar em forma grande? Bjs

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:12

      Lucia, não, tudo é massa de bolo igual. Qualquer massa de cupcake você pode fazer em fôrma de bolo, só é preciso ajustar o tempo de cocção no forno! :)

  4. Rose Utida
    11 de fevereiro de 2015 - 22:03

    Juliana, boa noite. Primeiro, parabéns pelo site e pelas receitas. Seu capricho e as explicações detalhadas, as fotos dos cupcakes prontos, tudo sempre feito com muito cuidado. E além disso, sua dedicação em responder e esclarecer nossas dúvidas sempre muito atenciosamente é louvável. Parabéns de novo!! Como vê, sou fã do site, já fiz várias receitas, todas fizeram muito sucesso aqui em casa. Eu queria sua opinião sobre o a receita do red velvet. Gostaria de fazê-lo verde para o dia de St. Patrick. Eu acho que ficará tão bom quanto o red, mas o que você acha? Agradeço a atenção

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:14

      Rose, obrigada pelos elogios! :)
      Se você for fazê-lo verde, é melhor usar a receita de red velvet mais antiga aqui do blog (procure no Menu que você encontra!). Ela tem menos cacau, então não vai favorecer o vermelho. Use a mesma quantidade de corante líquido, só que verde, e veja se sai no tom que você deseja! Beijos!

  5. 12 de fevereiro de 2015 - 00:15

    Oi Ju! Sempre penso em substituir parte ou mesmo o todo da manteiga por óleo em algumas receitas que acho que ficam mais sequinhas, mas tenho medo de errar muito na quantidade. Você teria uma noção de equivalência? E se fosse substituir só uma parte, penso que a ordem seria alto tipo:
    Manteiga + Parte do açúcar, depois os ovos, o resto do açúcar e por fim intercalar secos e úmidos (incluindo o óleo)

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:19

      Amanda, você tem que considerar o óleo como líquido na receita e a manteiga como sólido, apesar de ambos serem gorduras. Colocando óleo no lugar de manteiga, então, você precisaria ajustar toda a receita – todos os outros ingredientes – para balancear a quantidade de líquidos. Por exemplo, provavelmente, você diminuiria a quantidade de açúcar, que é considerado líquido na receita porque ele derrete no calor. Não tem quantidade exata, precisaria ir testando mesmo de acordo com a receita. Mas, sim, se você usasse manteiga e óleo, a ordem de incorporar os ingredientes seria essa mesma!

  6. jaqueline
    12 de fevereiro de 2015 - 08:54

    Bom dia!!!!Esses confeitos só poderiam ser dos EUA mesmo!lindos.

  7. Bárbara
    12 de fevereiro de 2015 - 09:28

    Ju, onde vc compra fava de baunilha aqui em Brasília?
    Na cobertura eu posso usar açúcar de confeiteiro ao inves do impalpável?
    bjo!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:21

      Bárbara, em qualquer mercadinho gourmet como o Oba ou La Palma vende. Até em supermercado eu já vi, na verdade. Eu nunca consegui fazer cobertura com açúcar de confeiteiro, só com o impalpável, mas tem gente aqui que já disse que conseguiu então é melhor você tentar com o que tiver disponível hahahah beijo!

  8. 12 de fevereiro de 2015 - 09:37

    Oi Ju! Parabéns pelo blog, é o melhor que já vi sobre os cupcakes, tem ótimas receitas, fotos lindas e muitas dicas que com certeza já ajudou muita gente, assim como eu que estou começando agora. Suas receitas são ótimas, já fiz algumas.
    Fiz um Red Velvet há uns dias atrás, com óleo, ficou uma delícia, porém muito oleoso, onde eu colocasse o cupcake, a superfície da mesa ficava toda melecada… Vou testar essa receita com a manteiga. Obrigada, bjos

  9. Maíra Cervi Barrozo do Nascimento
    12 de fevereiro de 2015 - 10:40

    Ficaram lindos mesmo. Também moro em Brasília, essa cobertura segura o formato mesmo no Calor power daqui? Fiz uma receita da Lola (do livro “Fazendo Cupcakes com Lola”), mas não ficou muito firme…
    Parabéns pelo blog, sempre ótimo!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 21:07

      Maíra, calor é calor, né? Se estiver muito quente, nada segura. O ideal é manter em um local fresco ou com ar condicionado, ou deixar na geladeira até a hora de servir. Beijos!

  10. Raissa
    12 de fevereiro de 2015 - 11:38

    Ju, os cupcakes, como sempre, estão lindissimos! Uma perguntinha que foge um pouco o post: Você por acaso ja fez e tem uma boa receita daquelas panquecas americanas que eles comem no café? Ja testei algumas mas nenhuma ficou parecida com a que comia la nos States! :( hahahaha
    Beijinhos e parabéns pelo blog!!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 21:07

      Raissa, já fiz sim! E já tem fotos lindas pro blog, já já deve entrar aqui! :) Beijos!

  11. Maria Teresa
    12 de fevereiro de 2015 - 13:30

    Olá! Você poderia indicar uma marca de corante vermelho que não deixasse a língua vermelha depois?

    • 16 de fevereiro de 2015 - 21:15

      Maria, eu nunca tive problemas de língua vermelha comendo red velvet. Uso corante líquido da Mix e gosto. Beijos!

  12. Alessandra
    12 de fevereiro de 2015 - 13:53

    Oi Juliana!

    Eu já tentei fazer Red Velvet natural com beterraba – evito corantes artificiais ao máximo – e pesquisei muito a respeito. O pulo do gato está na acidez da massa para manter aquela cor viva da beterraba e, como sempre, esbarramos aqui na má qualidade da nossa farinha, cacau alcalinizado e falta de buttermilk. Segui a receita que achei mais interessante à risca dentro das nossas possibilidades tupiniquins, mas ficou amarronzado mesmo assim … :( Você já tentou fazer com beterraba? Estou te lançando este desafio e espero que dê certo para você dividir com a gente depois. Beijos! ;)

    • 16 de fevereiro de 2015 - 21:16

      Alessandra, fazer com beterraba está nos meus planos, mas assumo que não vou adentro porque eu deteeeeeeesto beterraba. Só de ver perto já me dá arrepios. Tenho traumas. Então preciso passar por isso primeiro, hahahaha. Beijos!

  13. Carol
    12 de fevereiro de 2015 - 19:18

    Oi, Juliana!
    Essa receita de red velvet parece ótima! Mal posso esperar para tentar fazê-la!

    Eu tenho uma perguntinha um pouco estranha.
    É que é assim, minha mãe não pode comer nada que tenha cafeína, ou seja, chocolate nem pensar!! Mas ela pode comer chocolate branco, que é só gordura, mas já mata a vontade do chocolate haha E eu fico meio sentida por fazer uma receita que vai chocolate, porque ela não pode experimentar.
    O que eu quero saber é se tem como substituir o cacau/chocolate em pó por alguma coisa equivalente a chocolate branco ou algo do tipo? Tipo um chocolate branco em pó, sabe?

    Espero que a pergunta tenha ficado clara…

    Muito obrigada!!!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 21:51

      Carol, você pode usar a outra receita de red velvet do blog e não colocar a colher de chá de cacau. Nessa aqui, como tem muito cacau, pra retirá-lo você teria que fazer muitas alterações na receita. Beijos!

  14. Vanessa
    12 de fevereiro de 2015 - 23:06

    Oi Ju! Sou apaixonada pelos seus cupcakes. São todos lindos e fico babando!
    Fiquei curiosa sobre esses coraçõezinhos na cobertura. Que delicado! São comestiveis? Onde posso encontrar? Beijos e parabéns pelo blog!!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 21:55

      Vanessa, falei deles no post aí em cima, dá uma lida! :)

  15. Andressa
    25 de fevereiro de 2015 - 01:10

    Oi Ju! Achei seu lindo site esta semana! Super lindo e criativo! Vou iniciar minhas tentativas de cupcakes essa semana e gostei muito desta receita, o iogurte que você utiliza é o natural integral? Obrigada! Beijos

    • 08 de março de 2015 - 00:48

      Andressa, isso mesmo! Que bom que gostou do site! :)

  16. miriã
    27 de fevereiro de 2015 - 17:44

    Oi.possousar essência de baunilha se não encontrar as favas e qual a quantidade?

    • 08 de março de 2015 - 01:19

      Miriã, 1 1/2 colher de chá de essência já é o bastante.

  17. Andreza
    04 de março de 2015 - 18:45

    Oi Juliana!! Amo seu site e todos os seus post’s!! Obrigada pela sua generosidade de dividir conosco suas receitas e dicas!! Amo Red Velvet… Morro de medo das coberturas de cupcake e acabo sempre fazendo o básico!! Me tira uma duvida, qual cobertura você me indicaria que aguente por mais tempo sem desmontar, moro no interior de SP e aqui é mto mto quente e seco!! Ja tive vários problemas com cobertura!! Nunca consigo um topo alto, e quando consigo ele não dura mto tempo!! Obrigada!! Bjokas

    • 08 de março de 2015 - 10:07

      Andreza, brigadeiro e merengue são as melhores coberturas no calor! Beijos!

  18. Vanessa
    29 de março de 2015 - 02:04

    Boa noite Juliana,
    Amei o site e as receitas. Queria saber qual o creamcheese que vc usa, se puder falar a marca. Já tentei fazer cobertura de creamcheese mas ficou muuuito doce e não ficou firme. Outra coisa, da pra conseguir o mesmo resultado com uma batedeira comum?? Não tenho muita intimidade com a cozinha e não tenhos os utensílios mais tops… Rsrsrsrsrs.
    Obrigadaa

    • 02 de abril de 2015 - 23:22

      Vanessa, as marcas de creamcheese no brasil tem todas a mesma consistência então tanto faz qual você comprar. Eu vario sempre pela que está mais barata hahaha, mas costumo levar Philadelphia. Sim, você até consegue bater essa cobertura no braço, mas precisa de força. Beijos!

  19. Thaís
    31 de março de 2015 - 21:24

    Oi ju! eu sei que teria que ser feita uma modificação geral, mas como você já tem mais experiencia no preparo de cupcakes.. não seria válido tentar reformular e fazer uma massa que vá um pouco dos dois (óleo e manteiga)? Pq aí teria em parte o benefício do oleo, sem perder o gostinho extra da manteiga, mesmo que mais suave..
    Todo doce que tento fazer, pego vááárias receitas e acabo criando uma com base nelas e se dá certo eu anoto! hahaha O seu blog é ótimo e tem várias dicas legais pra isso, parabéns e muito obrigada! hahahaha muito sucesso pra você! (:

  20. Tamyris
    02 de abril de 2015 - 20:14

    Oi Ju! Encontrei seu blog semana passada e já me apaixonei!
    Testei o red velvet e o bolo ficou perfeito! A cobertura ficou muito gostosa mas um pouco mole demais. Coloquei um pouco na geladeira e ela ficou mais firme mas com uma aparência quebradiça, sabe? E mesmo assim era só tirar da geladeira que ela ficava mole bem rápido, uma consistência próxima de manteiga em temperatura ambiente. O que eu posso ter feito errado?
    Beijão!

    • 02 de abril de 2015 - 23:31

      Tamyris, você provavelmente bateu demais a manteiga e o creamcheese antes ou depois da adição do açúcar. É muito delicado, você tem que seguir detalhe por detalhe da receita mesmo. Beijos!

  21. Fabiana
    09 de abril de 2015 - 21:36

    Oi Ju! eu também vendo cupcakes aqui em Brasília, e minha receita DEUSA de red velvet, é a que encontrei no livro “fazendo cupcakes com LOLA”, é INCRÍVEL! Todos amam! Caso você se interesse e não ache em outro lugar da internet, fico feliz em te mandar uma foto!
    beijos!

    • 17 de abril de 2015 - 07:57

      Fabiana, pode mandar pro email do blog! Mas eu meio que já achei uma receita também, é essa aqui mesmo! :D

  22. Mariana
    17 de abril de 2015 - 09:43

    Oi Ju posso substituir o iogurte por buttermilk?

  23. Mariana
    17 de abril de 2015 - 13:58

    Menina que Red velvet é esse, troquei pelo buttermilk, gostei mais desse que do outro, ele parece um veludo na boca.

    • 18 de abril de 2015 - 21:27

      Hehehehe, que bom que gostou Mariana!

  24. Marina
    24 de abril de 2015 - 19:03

    OI, to louca pra fazer uma das suas receitas de red velvet, qual das duas você acha que vale mais a pena? Nessa receita, se eu trocar o iogurte pelo buttermilk fica a mesma quantidade? fica mais gostoso?

    • 26 de abril de 2015 - 09:41

      Marina, depende do que você considera “valer a pena” hahahaha. De sabor, preferi essa aqui. E prefiro com iogurte, acho mais gostoso, mas com buttermilk dá certo sim, é só colocar a mesma quantidade. A massa vai ficar mais “aguada”, mas ta tudo certo. Beijos!

  25. Mariah
    08 de maio de 2015 - 18:56

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo site e pelas receitas :) Já fiz algumas e todas ficaram ótimas! Tenho uma dúvida quanto a cobertura de cream cheese (que eu nunca fiz). Vi que tem duas receitas dela aqui no site, a que é usada nessa cupcake de red velvet e outra que você usou no cupcake de maçã verde. Vi que a diferença está só na quantidade de açúcar que é bem maior na segunda receita. Gostaria de saber o que isso influência no resultado final (além de obviamente a segunda ficar mais doce)? Ela fica mais consistente também? Pretendo usá-la pra um cupcake de maçã e canela, você acha que se eu misturar canela nessa cobertura de cream cheese fica bom? Ou não combina? Obrigada!

    • 11 de maio de 2015 - 18:54

      Mariah, o açúcar ajuda a deixar mais firme sim, mas também deixa mais doce. No caso do Red velvet, eu optei por deixá-la menos doce porque o bolinho já é muito açúcar. No caso de um de maçã, acredito que o que tem mais açúcar fica bom sim. A canela corta um pouco o doce. Beijos!

  26. Paula
    17 de maio de 2015 - 16:17

    Oi Juliana, gostaria de saber se pode ser qlqr tipo de vinagre? Ou se tem algum específico. Bjs

    • 22 de maio de 2015 - 11:08

      Paula, desde que seja um vinagre branco, pode usar. Preferencialmente um com pouco sabor, porque queremos apenas a reação química e não o gosto do vinagre. Beijos!

  27. Natalia
    19 de maio de 2015 - 09:27

    Ju, seu site é lindo, parabens!
    è inspirante *—*

    Ju posso colocar os cupcakes na geladeira um dia antes de servir??
    è que eu tenho que fazer no domingo e na segunda levar pros meus amigos do trabalho.

    Obrigado.

    • 22 de maio de 2015 - 11:20

      Natalia, pode sim! Mas se tiverem decorações em pasta americana, não, porque elas derretem na geladeira. Beijos!

  28. Isolda
    02 de junho de 2015 - 07:22

    Oi Ju… eu fiz esse red velvet e ficou maravilhoso!!! O dia que ele começou a endurecer… levei ele 10 segundinhos no microondas e ele voltou a ser perfeito de novo… nota 10000000…. amei fazer e amei comer… essa cobertura faz toda a diferença… obrigada por nos ajudar…

  29. Camila Carneiro
    08 de julho de 2015 - 21:14

    Boa noite, Juliana!! Acabei de fazer aqui e além de lindo ficou delicioso! :)
    Só que não ficou vermelhinho. O que me aconselha? Colocar menos cacau na próxima vez ou usar outro corante? (Usei liquido vermelho natal).
    Outra perguntinha, pode ficar fora da geladeira ou derrete? (Quero fazer no noivado de uma amiga).

    Parabéns pelo site, vou fazer muitas das suas receitinhas ainda!

    Bjs!

    • 14 de julho de 2015 - 17:43

      Camila, depende do seu corante e do cacau mesmo, eu também uso o vermelho natal, mas fica bem vermelho. Se o seu cacau for mais escuro, também ajuda. O que não ajuda é deixar muito tempo no forno, porque daí ele pode ficar marrom! A cobertura não derrete fora da geladeira, mas ela não é muito estável. Se estiver levemente quente, vai desandar. Beijos!

  30. Natalia
    15 de julho de 2015 - 23:52

    Juliana, a receita leva mesmo 6 colheres de SOPA de cacau?

    • 25 de julho de 2015 - 01:31

      Natalia, eu dei uma revisada na receita e diminui pra colheres de chá. Mas a primeira vez eu fiz com colheres de sopa e deu tudo certo! Só que as pessoas estavam tendo problemas com a receita, então resolvi alterar. :)

  31. 20 de agosto de 2015 - 20:27

    […] Cupcake Red Velvet Dia dos Namorados, Cupcakeando […]

  32. Natalia
    31 de agosto de 2015 - 18:15

    Oiiii tudo bom? Acompanho seu blog a pouco tempo e sou apaixonada por suas receitas! Vc por favor poderia me dizer, na falta do extrato de baunilha, e da faca, como utilizar na massa do cupcake red velvet e a cobertura? Quais seriam as proporções utilizando a essência… Muuuito obrigada por favor me ajuda.

    • 16 de setembro de 2015 - 23:04

      Natalia, mesma proporção! Beijos!

  33. Djanan Lemos
    29 de setembro de 2015 - 13:24

    Oi Ju, adoro o blog e suas histórias srsrrsrs.

    Bom, gostaria de saber qual é o iogurte utilizado na receita?

    Bjus

    • 15 de outubro de 2015 - 17:33

      Djanan, é iogurte natural, comum! Beijos!

  34. Silesia
    16 de outubro de 2015 - 18:38

    O iogurte é o desnatado ou integral?Estou adorando suas receitas!

    • 19 de outubro de 2015 - 18:52

      Silesia, é integral! Por regra geral, tudo aqui no blog é o mais “comum” possível. Então é leite integral, manteiga sem sal, farinha de trigo, etc etc. Faço assim pra eu não ter que repetir sempre. Depois da uma lida no FAQ do blog! Mas você pode sim substituir pelo desnatado, se preferir. Beijos!

  35. Pammela
    05 de janeiro de 2016 - 23:50

    Oi Juliana cada vez que entro no blog me apaixono mais um pouco!Parabens pela dedicação
    Ju gostaria de saber se você poderia colocar algumas indicações de livros com boas receitas de cupcakes.Desde já grata!

    • 25 de janeiro de 2016 - 22:34

      Pammela, confesso que prefiro a internet para achar receitas de cupcakes. Mas tenho um – o 500 Cupcakes – que eu gosto bastante. Beijos!

  36. Rebeca
    11 de fevereiro de 2016 - 13:12

    Não acredito!!! Uma vez que fui a Curitiba comi exatamente a cópia desse Cupcake em uma padaria e, mesmo não sendo fã de doces eu A-M-E-I!!!! Bom, vou fazer logo para o meu formigo <3

  37. Rebeca
    11 de fevereiro de 2016 - 18:55

    Pode-se utilizar o glaçucar no lugar do impalpável?

    • 03 de março de 2016 - 11:17

      Rebeca, eu nunca tive sucesso com glaçúcar, mas algumas pessoas têm e usam. Teste e veja se funciona!

  38. Rebeca
    04 de março de 2016 - 16:14

    Consegui achar o impalpável na minha idade, fiz e ficou deliciosoooooooo!

  39. Stephany
    20 de maio de 2016 - 23:18

    Boa noite Juliana, adoro seu blog suas receitas são ótimas, poderia me dizer qual a quantidade em gramas que usa de cacau em pó? e você acha que se rechear e cobrir com cream cheese fica muito enjoativo? desde já agradeço

    • 05 de junho de 2016 - 22:11

      Stephany, dá uns 45g de cacau nessa receita aqui. Eu acho que só a cobertura é suficiente, viu! O creamcheese é bem forte.

  40. Juliana
    01 de julho de 2016 - 21:47

    Ju, vou realizar o meu sonho e tentar fazer os meus primeiros red velvets semana que vem, no aniversário da minha mãe! :) Estou tentando entender o funcionamento por trás das coisas, pra na próxima saber não só o como, mas também o porquê.

    Se a reação proveniente do bicarbonato com vinagre deixa os bolinhos mais molhados e fofinhos, porque isso não é feito em toda receita de cupcake? A quantidade é tão pequena, que imagino que não altera o sabor. E pela sua experiência, com essa quantidade de massa da pra fazer um bolo grande?
    Ah, eu também tô em dúvida das consequências de se usar chocolate em pó ao invés do cacau, porque eu o uso com mais frequência. A quantidade de açucar deve ser diminuída se eu utilizar chocolate?

    Obrigada pela receita linda, mais uma vez.

    • 20 de setembro de 2016 - 13:32

      Juliana, desculpa, mil desculpas a demora. Não sei nem se adianta ainda te responder. Você conseguiu fazer os cups?! Vou te responder mesmo assim: o bicarbonato também funciona como agente de crescimento, então você até pode usá-lo em toda receita para deixar mais fofinho e molhadinho, mas precisaria alterar as quantidades de fermento e ajustar para que funcionasse. A mistura bicarbonato + vinagre não necessariamente funciona em qualquer um porque é o vinagre é ácido e altera o pH da massa. Portanto, pode influenciar em outros ingredientes, fazendo até o bolo azedar ou não crescer dependendo do balanço total da receita. Essa quantidade de massa da receita dá um bolo de 23cm de diâmetro, mais ou menos.
      Ah e quanto ao cacau x chocolate, na maioria das vezes não tem muito problema trocar um pelo outro. Vai ficar mais doce com chocolate, mas diminuir a quantidade de açúcar não resolve porque pode alterar a consistência da massa (açúcar vira líquido, então retirar açúcar tornaria a massa mais seca, por exemplo).

  41. Lilian
    14 de julho de 2016 - 00:48

    Oi Juli,

    Querida adorei e vou fazer para um evento tão especial, mas me diz uma coisa daria quantos Cupkakes essa receita?
    Obrigada, você é um dom por inteiro nessa área tão deliciosa.

  42. Bruna
    14 de novembro de 2016 - 14:54

    Oi! Eu fiz essa receita e ficou uma loucuraaa de bom! Só fiz algumas mínimas adaptações de acordo com o meu gosto. 12 bolinhos foram pouco! Pessoal daqui de casa amou! Vou ter que dobrar a receita na próxima! :)) Parabéns pela receita maravilhosa, a massa ficou incrível! Só elogios!! Um beijo.

  43. Samantha
    27 de maio de 2017 - 23:53

    Olá poderia me dar um help!!! Meus cupcakes Red velvet fica com uma ponta no meio parecendo o topo de um morre não é pq enchi demais pois já coloquei menos é aconteceu a mesma coisa!!! Saberia por favor me dizer o que estou fazendo de errado o obrigada

    • 05 de junho de 2017 - 23:31

      Samantha, seu forno está muito quente!

  44. Sandra
    06 de julho de 2017 - 00:00

    Que lindo o seu trabalho! Me diz uma coisa: quanto tempo essa cobertura dura? preciso fazer cupcake red velvet, mas preciso de uma cobertura que possa ser feita com um dia de antecedência. Bj

    • 11 de julho de 2017 - 13:59

      Sandra, ela dura uma semana na geladeira ou uns 2 dias confeitado no cupcake fora da geladeira. Mas depende na verdade do clima na sua cidade, se estiver muito quente ela derrete.

  45. Bruna C.O.
    17 de agosto de 2017 - 19:00

    Olá Juliana!

    Obrigada pelas receitas! Estou ansiosa para experimentar algumas!
    Eu já faço cupcakes a alguns tempo também, mas fico com um pouco de receio de usar o cream cheese para o red velvet. Até hoje usei mais com brigadeiro branco.

    O meu receio é quanto à estragar fora da geladeira. Por exemplo se você faz alguma coisa, vai e entrega pra pessoa, vai ficar fora da geladeira, até você levar e provavelmente ela vai deixar um tempo fora também… Por ser um tipo de queijo eu fico preocupada com isso… será que estou pirando?

    Você mantêm os seus dentro da geladeira, e só tira na hora de servir?

    Muito obrigada!

    • 26 de setembro de 2017 - 13:40

      Oi Bruna! A maioria dos alimentos dura um tempo fora da geladeira, especialmente se tiverem açúcar ou sal na composição, que são conservantes naturais. Pros cupcakes, eu os mantenho na geladeira se a entrega for rolar um dia depois ou mais. No mesmo dia, não coloco não. :)

  46. Aline
    20 de outubro de 2017 - 18:58

    Juliana, fiz aqui em casa! Que receita maravilhosa! Fez sucesso e já acabou! Pena que a cobertura derrete fora da geladeira! Rio de Janeiro já está batendo 35 graus! Parabéns pelo site e pelas receitas! Foi a primeira que eu testei, agora vou testar uma por uma!!!!

  47. Raquel Duarte
    05 de dezembro de 2017 - 15:17

    Ju, já fiz o red velvet N vezes. Tanto em forma de bolo quanto de cupcake. Fiz algumas pequenas alterações com materiais que já tinha em casa e mesmo assim foram dando certo.
    Agora estou com uma missão de fazer blue velvet e queria usar essa receita.
    O que vc recomenda? Acho que assim como o vermelho o cacau ajuda a realçar a cor, mas não tenho certeza

    • 16 de dezembro de 2017 - 08:41

      Raquel, funciona sim! O blue velvet nada mais é que o red feito com corante azul. Pode testar com essa!

  48. Patricia
    11 de setembro de 2018 - 09:02

    Oi Juliana, Tudo bem?
    Parabéns pelo seu talento e sucesso sempre!!
    Sabe me dizer quanto tempo esse bolo pode ficar fora da geladeira?
    Eu queria fazer um semi naked cake pra um casamento e ele teria 3 andares (25, 20 e 15 cm respectivamente).
    Meu maior medo é o recheio (no caso aqui é a sua cobertura), começarem a derreter.
    Aguardo.
    beijinho e obrigada

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!