domingo, 16 de dezembro de 2012
Cupcakes natalinos de Chocolate e Praliné de Amêndoas

A data mais engordativa do ano está chegando, se aproximando da minha dieta como um corvo voa em círculos em cima de uma carniça. É o Natal, the most wonderful time of the year. Não achamos o menino Jesus e eu também não li nenhum dos livros que faltavam da minha lista de 2012, mas não dá tempo pra mais nada, a não ser preparar a ceia de Natal.

cupcakes_natal_2012
Esta época também representa a reunião com pessoas queridas. Fui convidada pelas lindas meninas do Fica, Vai Ter Sobremesa, Culinarístico e Cozinha em Cena, para participar da ceia de Natal delas. Pensei em fazer a clássica rabanada aqui de casa, mas honestamente eu não sou fã do prato. Podem me julgar.
Acabei onde eu sei inventar.

cupcakes_natal_2012_3Cupcakes natalinos!

Cupcakes de Chocolate e Praliné de Amêndoas
Rende: 18 cupcakes

Praliné de Amêndoas
1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres de sopa de água
1/4 de xícara de amêndoas laminadas, sem casca

1 – Deixe uma assadeira retangular a postos. Prepare uma tigela com gelo e água, que você possa parar a fervura da calda.
2 – Em uma panela pequena, leve o açúcar e a água misturados para ferver. Com um pincel, limpe as paredes e garanta que nenhum açúcar ficou por ali ou ele poderá cristalizar toda a calda. Ferva, sem mexer, por 5 minutos, até que comece a ficar com cor de caramelo. Para quem tem termômetro de doces, a temperatura certa é 165˚C.
3 – Quando atingir a coloração de caramelo e a temperatura certa, retire do fogo, mergulhe rapidamente na tigela com água gelada. Acrescente as amêndoas e misture bem. Derrame sobre a assadeira imediatamente. Tome muito cuidado nesse processo, pois a calda estará muito, muito quente.
4 – Quando esfriar e endurecer, quebre o caramelo em pedaços menores. Isso já é considerado praliné, mas para o resto da receita vamos colocar esses pequenos pedaços em um multiprocessador ou liquidificador. Pulse aos poucos, até que vire uma farinha açucarada.

Cupcakes
2 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
1 xícara de praliné de amêndoas moído
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)
225g (1 xícara) de manteiga
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de buttermilk
2 ovos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.
2 – Derreta a manteiga em fogo baixo. Quando estiver líquida, acrescente as quatro colheres não niveladas de sopa de cacau.
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos. Reserve enquanto prepara o resto.
4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar, o praliné e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.
5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma. Essa é uma técnica de confeitaria que evita movimentar agressivamente os ingredientes, o que pode desenvolver mais glúten e perder a textura fofa da massa.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas fique tranquila, é normal e você não fez nada de errado.
7 – Use uma concha ou uma colher de sorvete para dividir pelas forminhas de papel e então leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

Cobertura
1 receita de buttercream de merengue italiano
Corante em gel (verde musgo ou verde e marrom)

1 – Prepare o buttercream como indicado na receita.
2 – Tinja o buttercream com corante em gel. Eu usei uma grande quantidade de verde folha e um pouco de marrom, na proporção 6:1. Ou seja, coloquei 6 gotas de verde folha e 1 gota de marrom. Porém, o melhor é você fazer por conta própria, acrescentando corante aos poucos, pois você pode sempre acrescentar, mas não dá pra tirar a cor se você passar do ponto.

Coloque a cobertura em um saco de confeitar, com um bico de pitanga aberta como o 1M da Wilton. Faça a clássica voltinha, mas indo bem alto, como se fosse uma árvore. Garanta que a base da voltinha, no domo do cupcake, está bem feita, para que sustente a pequena árvore. Decorei com confeitos amarelos redondos e uma estrela de pasta americana em cima.
Além de deliciosos – o praliné realmente dá um sabor a mais para a massa de chocolate –, eles ficarão lindos expostos ao lado da ceia de Natal, só esperando serem devorados como sobremesa.
Dê uma olhada nos posts da Mirella, Priscila e Sara, cada coisa mais gostosa que a outra!

Creme de framboesa, no Fica, Vai Ter Sobremesa.
Pudim de Chocotone com licor, no Culinarístico.
Tartelette de figos, no Cozinha em Cena.

cupcakes_natal_2012_2
Feliz Natal!

17 comentários
Veja Também:
  1. 16 de dezembro de 2012 - 23:17

    As fotos são lindas e as receitas tentadoras ;)

  2. 21 de dezembro de 2012 - 17:25

    [...] Cupcake Natalino: Aqui [...]

  3. Bruna Carolina
    23 de dezembro de 2012 - 12:23

    Juu, feliz natal!!!! Só queria te contar que fiz o Buttercream de Merengue italiano. e ficou ÓTIMO, mas ótimo assim mesmo, maiúsculo. Ficou incrível e eu finalmente saí da minha luta pela cbertura perfeita depois de encontrar o cupcakeando. Obrigada! :*

    • 23 de dezembro de 2012 - 22:48

      Uhhh Bruna! Que bom que gostou!

      Continue tentando outras receitas daqui!

      Um beijo!

  4. Larissa
    23 de dezembro de 2012 - 21:34

    Olá, tudo bem?
    Faz pouco tempo que estou me aventurando pelo mundos dos cupcakes e entre uma busca e outra encontrei seu site, que é lindo!! Vc é mto talentosa, parabéns!
    Posso fazer uma sugestão de pauta?! Tenho tido dificuldade com duas coisas: meus bolinhos não ficam redondinhos em cima, normalmente ficam planos e se eu coloco mais massa, eles vazam das forminhas. Tem algum truque?
    Outra coisa, como vc faz para suas forminhas ficarem tão lindas, sem manchas, super franzidinhas e grudadas no cupcakes?
    Ia gostar de ler um post sobre esses temas e segredos.
    Obrigada, um feliz final de ano!
    Beijos,
    Larissa

    • 23 de dezembro de 2012 - 22:58

      Oi Larissa! Seja bem vinda ao blog! :)

      Adorei suas sugestões de pauta. Já me perguntaram porque os cupcakes não ficam redondinhos em cima e minha melhor resposta, por experiência, é que a receita não faz domos. Existem alguns segredinhos pra fazer domos, mas o melhor mesmo é procurar uma receita que o faça. A minha de baunilha padrão costuma fazer domos, já a de chocolate não. Vou fazer um post sobre isso um dia, obrigada pela sugestão!
      Já as forminhas, a resposta é quase a mesma. Também existem algumas dicas – e uns macetes que eu faço em casa, que não sei se todo mundo faz por aí. Haha! Vou mesmo colocar na lista de posts legais pra fazer!

      Um beijo e obrigada pelas sugestões Larissa! Passe sempre aqui! :)

  5. Larissa
    24 de dezembro de 2012 - 00:14

    Juliana, muito obrigada pelas respostas! Vou fazer a sua receita de baunilha e ver se consigo cupcakes tão lindos quanto os seus! Mando notícias quando conseguir!!

    Já estou sempre por aqui, embora esse tenha sido meu primeiro comentário, já li vários posts!

    Abraços e um Feliz Natal!

    Beijos

  6. Diogo Boaretto
    22 de fevereiro de 2013 - 09:06

    Juliana, achei lindo a árvore de natal no cupcake, qual o bico que você usou?

    Obrigado,

    Bjos

    • 22 de fevereiro de 2013 - 10:54

      Oi Diogo!

      É o bico 1M da Wilton :)

  7. Priscilla
    03 de setembro de 2013 - 16:57

    Olá Juliana!
    Parabéns pelo seu trabalho, fico encantada a cada postagem.
    Gostaria de deixar uma sugestão.. que tal você nos informar sempre quais foram os bicos utilizados para confeitar? Eu que estou no começo, não conheço muito os desenhos de cada um e fico desesperada olhando comentário por comentário para ver se alguém jpa perguntou na minha frente… rsrsrs

    Um beijo!!!!

    • 12 de setembro de 2013 - 19:01

      Priscilla, eu sempre coloco agora. Nos posts mais antigos talvez você não encontre, mas nos atuais sim. Beijos!

  8. 20 de dezembro de 2013 - 18:03

    oiii como vc fais isso e fácil

  9. 02 de janeiro de 2014 - 10:25

    Oi Juliana! Adoro seu site e suas receitas, já testei várias e todas funcionaram lindamente. Mas essa aqui a receita do praliné não foi suficiente para a receita do cupcake. Era suposto ser suficiente?
    Muito obrigada e parabéns!!

    • 11 de janeiro de 2014 - 20:42

      Oi Iris! Sim, costuma dar exatamente a medida que é necessária para a receita. Se faltar uma colher de chá ou um pouco a mais, não faz diferença. Beijos!

  10. 03 de março de 2014 - 11:42

    […] 16 de dezembro de 2012 Sara Graciano Deixe um comentário Ano passado fizemos uma postagem coletiva com idéias de Natal. Esse ano a coisa se repete. Fica, vai ter sobremesa, Culinarístico e Cupcakeando juntos para fazer a sua ceia mais doce.Vamos visitar todas as receitas?Culinarístico: Pudim de chocotoneFica, vai ter sobremesa: Creme de framboesaCupcakeando: Cupcake de Chocolate e Praliné de Amêndoas  […]

  11. 29 de julho de 2014 - 00:15

    Olá Ju, sou super fã do seu blog e já fiz essa receita, mas tive que repetir o praliné pois toda vez que resfriava o açúcar e acrescentava as amêndoas a calda açucarava. É assim mesmo? A calda açucara normalmente ou tem que ficar lisinho como uma plaquinha de açúcar queimado?
    Muito obrigada!

    • 14 de agosto de 2014 - 00:20

      Iris, pra ser bem honesta, não me lembro bem se a minha calda açucarou. Geralmente isso acontece quando a calda entra em contato com cristais de açúcar nas paredes da panela. Mas não acho que, mesmo açúcarada ela fique ruim, já que no fim das contas você vai moer tudo junto! Beijos!

Deixe seu comentário

17comentários