Dentre todas as excentricidades do meu pai, depois de gostar de pizza com arroz e morangos em cima, talvez a que mais que fascina é sua obsessão em comprar potes de sorvete napolitano. O esquisito não é gostar desse sorvete, e sim o que ele faz com o pote. Meticulosamente, ele usa sua faca para cortar cada sabor e separá-los. Depois, ele come só o de baunilha. Talvez um pouco do de chocolate. Mas nunca o de morango.
Então, depois de abusado, o pote fica definhando no congelador por semanas a fio e ninguém nunca come o de morango. Aliás, não sei se é um padrão humano, mas não conheço quase ninguém que coma o lado de morango.
Um dia, eu questionei meu pai sobre essa bizarrice. Afinal, não seria mais fácil comprar um pote de creme? Ou um de chocolate? Ou aquele que é todo quadriculado com esses dois? A justificativa só podia ser esquisita, também: “a baunilha do napolitano tem gosto diferente do de creme, assim como o de chocolate”.
Eu chego a achar fofo – talvez não tanto quando quero armazenar algo no congelador e ele está lotado de potes rejeitados de sorvete de morango – e procuro entender os gostos dele. Penso que todo mundo tem alguma frescura do tipo. Eu, por exemplo, gosto de sorvete de manga, mas detesto a fruta ou o suco dela. Também não suporto comer banana quente, de qualquer forma: frita, assada, em pizza, o que seja. Eco. Banana tem que ser comida em temperatura ambiente ou fria.
Cada um com suas bizarrices gastronômicas, né?
Cupcakes napolitanos
Rende: 13 cupcakes
113g (1/2 xícara) de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite
2 1/2 colheres de chá de gelatina de morango em pó
50g de chocolate meio amargo derretido
1 – Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.
2 – Ligue seu forno em 180˚C. Com uma batedeira de mão ou fixa, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa, mais ou menos uns 4 minutos.
3 – Acrescente os ovos, um por um, batendo bem. Misture o extrato de baunilha.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos com os leites, terminando sempre com os secos.
5 – Divida essa massa em três partes. Retire 3 colheres de sopa de uma parte e acrescente a outra. Fazemos isso porque, na hora de preencher as forminhas, a massa de baixo sempre vai ter menos espaço que a de cima e precisamos balancear isso.
6 – Na vasilha com menos massa, acrescente a gelatina de morango. Bata novamente com a batedeira até ficar uniforme. Reserve.
7 – Na vasilha com mais massa, acrescente o chocolate derretido – cuidado para que ele não esteja muito quente! – e misture com uma colher ou espátula. Reserve.
8 – Divida as massas igualmente entre as forminhas de papel. Eu coloquei uma colher de sopa cheia de cada uma, e tentei completar os espaços entre elas com pequenas colheres de chá de massa. Pode não ficar perfeito e não tem problema nenhum, continua muito gostoso!
9 – Asse no forno pré-aquecido por 18 minutos, ou assim que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
Buttercream (com gosto de sorvete!)
Receita original no Sweetapolita, com adaptações.
Rende: 15 cupcakes com a voltinha clássica
190g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 3/4 de xícara (200g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher de sopa de leite integral
1 colher de chá de extrato de baunilha branca – você encontra em lojas especializadas em confeitaria
uma pitada de sal
1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 8 minutos na velocidade média. Pare na metade para limpar as paredes da tigela, assegurando que tudo seja batido. A manteiga vai mudar de cor e ficar pálida, quase bege, e fofinha.
2 – Adicione todo o açúcar e a pitada de sal de uma vez. Bata lentamente a princípio – ou o açúcar vai voar na sua cozinha toda! – e depois bata sem parar por 6 minutos.
3 – Adicione a baunilha e depois o leite, por último, somente se achar o buttercream muito seco e duro.
Para fazer o efeito “bola de sorvete” da foto, eu deixei o buttercream por alguns minutos na geladeira, até que ele endurecesse um pouco, mas não completamente. Depois, usei um simples boleador de sorvete e coloquei em cima de cada um. Os confeitinhos de sorvete são outro charme que fica ótimo!
Esses cupcakes são sensacionais. Dá pra sentir o sabor de cada massa perfeitamente. E o mais impressionante: eles realmente cheiram igualzinho sorvete napolitano saindo do forno! Delícia!
Qual sabor do napolitano é seu preferido? Morango, chocolate ou baunilha?
Adorei a receita. Ficou muito bonita. E quanto preconceito com o morango hahahaha. Seu pai tem razão, o chocolate e a baunilha são diferentes mesmo. Mas do napolitano eu gosto é do morango com a baunilha, não gosto de misturar com chocolate :)
Uma pergunta: a gelatina de morango é em pó mesmo, né? não precisa desmachar com água quente.
Oi Gaby!
É gelatina em pó sim, só acrescentar e bater :)
Eu não sou muito fã do sorvete de morango, não sei, acho enjoado, hahaha.
Beijo!
Lindo e parece que fica maravilhoso!! Receita para o final de semana.
Que lindos esses cupcakes,Juliana! Ficaram muito fofos e são fáceis de fazer. As fotos também estão ótimas!
Como dizem nós goianos “Juliana do Céu”, seu blog é muitooooooo legal.
Estou viciada hehehe. Tenho 2 filhos pequenos que estão até “jogadinhos”. Eu só quero ler, ler, ler…… Parabéns!!
Gostaria muito de saber se vc tem alguma receita de pão de ló que seja boa? Eu não consigo achar nenhuma que me agrade 100%.
Obrigada e continue por favor.
Beijos
Oi Viviane!
Que bom que gostou do blog, seja bem vinda! :)
Eu tenho uma receita de pão de ló para rocamboles, coisa da avó, mas ainda não testei pra dizer se é boa mesmo! Quando testar, vou colocar no blog, com certeza!
Beijo!
Cada receita sua é uma gostosa surpresa. Parabéns! Pelo talento, pela simpatia, pela criatividade… vou testar esses cups. São lindos e parecem deliciosos!
Oi Darla!
Obrigada pelos elogios e pelo carinho! Quando testar, me diga se gostou!
Ficaram tão lindos! Ainda mais com a cobertura assim, parecendo uma bola de sorvete. Com certeza eu vou fazer!
Uma perguntinha, não dá pra substituir a gelatina de morango por achocolatado de morango, o nesquik?
Oi Larah!
Nunca testei com Nesquik, mas acredito que não deve mudar muito. Talvez fiquei um pouco mais doce.
Beijos!
Juliana, seu pai tem toda a razão. O gosto do sorvete de “baunilha” do Napolitano é diferente porque, na verdade, ele é sorvete de nata. Há muitos anos a Kibom comercializava este sabor em potes, mas, agora, só vende o de Baunilha. Uma pena porque o sorvete de nata é delicioso e poderia servir de base pra diversas receitas por ter um sabor neutro e leve. Saudosismos à parte, adorei a receita e amei a bola de sorvete de buttercream! Beijos!
Beatriz, obrigada por esclarecer uma dúvida e até uma discussão! Sou como o pai da Juliana, hehe, gosto só da parte “de creme” do sorvete napolitano. E sempre discuti que aquele creme era diferente dos outros, é só olhar a cor (e gosto, claro). Poxa, a Kibon deveria comercializa-lo outra vez, seria o mais adequado para usar como acompanhamento!
Ju, AMO seu blog, obrigada por compartilhar com a gente tantas coisas boas! Beijo
Ju, como você fez para as três massas ficarem tão certinhas?
Oi Bia!
Fiz como indiquei na receita: coloquei uma colher de sopa de cada massa e fui completando os espacinhos com uma colherzinha de chá. Vale dar uma batidinha de leve com a forma na mesa, para nivelar a massa.
Ju, eu tb nunca como o de morango (mas não chego a cortar.. hehe)! Porém minha irmã só come o de morango e o de chocolate, e a minha prima só come o de baunilha e o de morango. Vai entender. Eu comeria só o de chocolate, mas é sempre o q vem menos, então acabo completando com a baunilha!
Eu não entendi bem como dividir a massa. Poderia explicar de novo? Vc divide a massa em 3 partes iguais e dps tira massa só de uma das partes?
Ficaram lindos os cupcakes! E qdo olhei a foto, realmente achei q vc tivesse colocado uma bola de sorvete em cima!
Oi Vivian!
É isso mesmo, você entendeu direitinho. Divide em três partes, depois tira massa de só uma. Esse extra você acrescenta em outra parte. O resultado são três partes, sendo que uma tem menos (por exemplo, 100g), outra tem o normal (digamos, 110g) e outra tem mais (130g). Entende?
A ideia era que parecesse um sorvete mesmo hahahaha!
Beijos!
Seu pai tem razão: o sorvete de creme não é igual ao do napolitano. Acho que ele é o que antigamente chamávamos de sorvete de nata. Ah, e eu não como o de chocolate, apesar de adorar tudo chocolate…
Oi! Sigo seu site há algum tempo, pois pensei – ainda penso, às vezes – em fazer cupcakes pra vender – não só pra devorá-los. Navegando por aí, vi essa ideia http://www.wickedgoodcupcakes.com/shop/wicked-good-to-go.aspx você conhece?! Acha que aqui daria certo?!
PS. Eu jurava que era sorvete de creme, a cobertura!
PS2. Eu tenho isso – de achar que um gosto é diferente do outro -com o alpino.
Obrigada. Sucesso. Beijos.
Oi Silvia!
Conheço isso sim, cupcake em pote é bem comum nos EUA. É um jeito mais fácil de transportá-los também! Acho que talvez daria certo no Brasil, mas você teria que cobrar um pouco mais caro por causa das jarras de vidro (o que nos EUA é baratíssimo e aqui ainda é bem caro e difícil de achar).
Beijos!
Que coisa linda!!! Meu sonho é trabalhar com essas coisas profissionalmente… Quem sabe um dia… rs. Há algumas semanas descobri seu blog e, enquanto isso, fico babannndo nos seus cupcackes. Parabéns! :D
Oi Aline!
Seja bem vinda aqui! Obrigada pelo carinho! :D
Olá Juliana!
Conheci seu blog há pouco tempo quando comecei a me aventurar nos cupcakes e hoje fiz esse! Ficaram muito bons! A receita é muito fácil! O problema que tive foi que a minha massa de morango não ficou rosinha, ai coloquei uma gotinha de corante e a massa de chocolate coloquei primeiro por que ela é mais pesada que as outras e quando coloquei no meio ela acabou empurrando a de baixo. Parabéns pelo blog e pelas receitas!
Oi Mayara!
Engraçado, a minha massa de chocolate não ficou mais pesada. Mas de qualquer forma deve ter ficado uma delícia, não é?
Beijos!
Oi, Juliana! Sou leitora fantasminha do teu blog há um tempo.
Amo as receitas e acho o blog muito fofo!!
Fui OBRIGADA a me manifestar hj, só pra dizer que a tua esquisitice de não comer banana quente, nem é tão esquisita assim! Pelo menos eu não acho, já que tenho isso tb!!! kkkkkkk, a minha vai um pouco além: só como banana pura, nada de colocar em salada de frutas e coisas desse tipo. Banana quente então, jamais. E se estiver madura, já ficando mais molinha, de jeito nenhum! Hehehe, cada louco com a sua mania, né?
Bjs
Ahh Janaína, que bom! Estou me sentindo menos esquisita. Não suporto ir em buffet de comida chinesa e ver aquelas bananas carameladas e quentes, acho o ó. E eu também só como banana verdinha, tipo quando ela está começando a ficar madura. Acho bem mais gostosa. Quando está preta, eu jogo direto no lixo.
Beijos!
Oi Ju, venho sempre ao seu blog. Suas receitas são um sucesso aqui em casa. Contudo, não faço algumas, por não ter ainda encontrado o tal extrato de baunilha branca. Moro em Brasília e já procurei em lojas onde sempre acho de tudo, tipo a Festiva e Parabéns. Pode me dizer alguma loja em que se encontre o extrato de baunilha, ou se eu fizer com a essência fica a mesma coisa?
Beijos e parabéns!
Oi, minha manteiga é com sal, eu queria saber se tem problema de fazer com manteiga com sal ou deveria utilizar a sem sal e depois colocar o sal da receita? mas se eu fizer com manteiga com sal não preciso colocar o sal que está na receita né? Preciso da resposta urgente.. por que eu quero saber logo, para fazer… está me dando água na boca!
Não conhecia o seu blog, achei procurando receitas de cobertura para cupcake ^_^
mas tive que entrar aqui e comentar: como assim vocês não comem o sorvete de morango?
Aqui em casa quando compramos sorvete napolitano ninguém (nem de casa, nem amigos, nem familiares, nem vizinhos…) come o sorvete de chocolate. Todo mundo vai catando o de morango e o de creme e sobra o chocolate. Então a primeira coisa que eu tenho que fazer é berrar: “pelo amor de Deus! não deixem o chocolate para mim!!” (eu não gosto de chocolate, como só para fazer o social) hehehe
Bjuxxxx
Oi Poly!
Acho que o de morango tem sabor de remédio, pra gente, por isso não comemos hahahaha. Mas o de chocolate também não é tão bom! Eu acho muito artificial.
Sabe, esse blog é tão perfeito!!! Tudo aqui é perfeito, a comunicação: simples, clara e eficiente; a Jú: super, hiper, mega, blaster fofa, atenciosa, paciente, criteriosa, detalhista e fera; e, por fim, as guloseimas: surreais de tão perfeitas!!!! Me sinto naquela corrida do Detona Ralph ou em Mario Party 9 quando abro o Cupcakeando!!! Amo muito isso aqui!!!!
Oi Claudia!
Fiquei tão feliz com seu comentário! Pelo carinho e pela excelente comparação com Mario Party, que eu adoro! Hahahahahah! Espero que o blog continue te ajudando com tudo!
Beijos!
Olá Juliana, então eu queria saber quantos cupcakes dá para cobrir com essa receita de buttercream, só que no formato de bola de sorvete ? beijos
Oi Roberta!
Cobre uns 11 ou 12 cupcakes, porque ela usa um pouco mais do que a voltinha. Depende também do tamanho do seu pegador de sorvete.
Beijos!
Que gracinha! Ficaram lindos. E poxa, acredita que meu sorvete preferido é o de morango?
ah sim Juliana, brigada ! eu fiz o seu cupcake de morango, ele é perfeito, e massa é maravilhosa ! todos adoraram ! beijos
Oi Juliana, adorei a sua dica também, sou inimigo da Roberta, mas mesmo assim… adorei :) obg. fiquei com medo dela por veneno
Juliana, na receita de butterscream, só não entendi em qual momento coloca-se a baunilha branca!!Adoro sua página e suas dicas!! Abraço
Oi Márcio! Eu havia editado o texto original e cortei a parte da baunilha. Ela entra no final, antes do leite!
Beijos!
Adorei a receita. Eu achei que a cobertura fosse realmente uma bola de sorvete de baunilha hahaha
Parabéns! Ficou lindo demais! Realmente parece sorvete. Essa vai ser a próxima receita que irei testar. bjs
Ju, tenho um medo de fazer buttercream, tenho a impressão que é muito gorduroso e que fica com aquela sensação ruim no céu da boca, igual quando a gente come chocolate hidrogenado, sabe?!
Fica bom mesmo?
Essa é sua receita preferida de buttercream ou você prefere outra?
Obrigada, beijinhos!
Oi Mah!
Essa sensação ruim no céu da boca vem tão somente quando comemos coisas com gordura vegetal. Manteiga é gordura animal, e não deixa isso acontecer. Buttercream bem feito é com manteiga e só, nada de gordura vegetal, e fica muito bom, ainda mais com outros sabores como morango, chocolate, macarujá, etc!
Eu gosto da outra receita de buttercream, a de merengue italiano, mais do que dessa. Acho a textura melhor. Mas ambas são muito boas!
Beijos!
Nossa. Pensava que era só meu pai que amava pizza, arroz e morango, tudo junto hahaha.
Adorei seus cupcakes, amo muito cozinhar, principalmente bolos e cupcakes, mas nunca vendi, trabalhando e estudando fica meio complicado, agora que tem vários aniversários pra organizar, os cupcakes da Bete entram em ação! rs
Parabéns pelo blog, é lindo e tentador!! (:
Beijos
Que legal, Bete! Fico feliz que goste do blog e que ele tenha te ajudado! :)
Olá Juliana! Adorei seu site, salvei muitas receitas maravilhosas! Fiz o cupcake, mas fez uma cratera, portanto meio que misturou os sabores. Meus cupcakes sempre ficam assim :( Alguma dica? Obrigada, e parabéns pelo site!
Oi Giovana!
Você está abrindo o forno antes do tempo indicado? Talvez seja isso. Não pode abrir enquanto não tiver assado, pelo menos, 13 minutos dentro do forno. Se não for isso, pode ser que a temperatura esteja desregulada.
Beijos!
Pois aqui em casa, a briga é porque SÓ se come o morango e o chocolate…e o de creme FICA !! rsrsrsr
Francine, que novidade! Hahahahaha, essa eu nunca tinha visto.
Oi Jú,
Amei muito a receita, ficou linda demais. Aqui onde eu moro não tem nenhuma loja especializada em confeitaria que venda extrato de baunilha branca ou ao menos só o estrato da bainilha, tenho que ir até o centro que é muito longe. Se eu fizer com essencia vou estragar a receita ou apenas não ficara com o mesmo gostinho de sorvete?
Bjs e muito sucesso!
Oi Flávia, só não vai ter o mesmo sabor forte de baunilha, mas a receita vai funcionar igual.
Beijos!
oi juliana,
vc que é expert em cupcake(rs) me diga uma coisa: eu sei q a massa de cup é diferente das de bolo convencionais(de aniversario por exemplo), mas elas devem ser mais “durinhas” tipo mais “grossa”? As receitas que testei de cupcake (algumas suas tb) não ficam “esfarelando” de tão fofas, é normal? ou a textura do cupcake tem q ser mais fofiiiiiinha, digamos assim? será se tem como descrever? rsrsrsrsrs
um abraço e aaaaaaaaaaaaamo seu blog!!!
Marisa, a massa de cupcake é quase idêntica a de um bolo comum. A textura tem que ser fofinha e esfarelar quando você tenta partir com os dedos. Talvez você tenha batido demais a massa e desenvolvido demais o glúten, fazendo com que a massa ficasse mais compacta e dura. Ou talvez você esteja testando receitas de muffin, e não de cupcakes. É um erro comum aqui no Brasil, onde muita gente ainda acha que são a mesma coisa.
Beijos!
Gostaria de saber se a manteiga utilizada na massa é sem sal. Outra coisa, é possível substituir a manteiga por margarina?
Parabéns pelo blog e pelas dicas maravilhosas.
Obrigada.
Oi Poliana! É sem sal. Você pode substituir por margarina sim, mas eu não recomendo, já que faz mal pra saúde e nem sequer é saborosa. Vide: http://vidaprimal.wordpress.com/2011/04/09/margarina-nao-e-comida/
Oi Ju, mais uma receita simplesmente sensacional.
Eu recheiei os meus com mousse de chocolate e cobri com o buttercream mas fiz em 3 cores. Misturei um pouquinho de gelatina de morango em uma das partes e choco em pó em outra e na tercea deixei a branquinha pura. Coloquei as 3 na mesma luva e cobri, ficou um ombre lindo!
Ah e as camadas de bolo ficaram perfeitas, é só nao ter pressa de botar nas forminhas.
Obrigada, suas receitas sao sensacionais.
Beijocas
Carol do céu, que descrição linda. E diga que você tirou foto desta beleza, quero muito ver! Se tirou, me mande: contato@cupcakeando.com.br
Beijos!
eu AMO o de morango (sempre fica tudo pra mim) e DETESTO o de chocolate
Eu simplesmente amei tudo desse blog, eu faço Nutriçao e sou apaixonada por cozinhar, principalnente doces, minha vo, sabe fazer mts maravilhas..eu me arrisco nos cupcake..
Queria saber mesmo se a quantidade que tu coloca de massa dentro da forma chega a ser na borda da forminha? Sempre tenho essa duvida, pois algumas vexes q fiz cupcake a massa inchou que transbordou…
Maísa, como todo bolo, a massa de cupcake cresce. Você nunca deve colocar massa até a borda, senão sempre vão transbordar. O certo é encher 2/3 de cada forminha.
Beijos!
Perfeito, igual todas as suas receitas. Me lembrou trakinas napolitano q saiu uma vez, fiz na forma de pudim e ficou lindo.
oi juliana, eu adoro seus cupcakes, ja fiz o de negresco e virou um dos meus favoritos…
Acompanho seu blog e muito do que sei sobre os cups, aprendi aqui. Bom, sobre o buttercream, consegui fazer, ficou com uma textura incrível e um sabor ótimo, porém, não rendeu nada!!! Consegui cobrir so seis cups. Não consegui entender……
Greice, depende de como você decorá-los. Como eu explico na receita, ela rende 15 voltinhas clássicas. Mas, para a decoração que está na foto deste post, deve render em torno de 7 ou 8 cupcakes. Beijos!
Juliana onde moro não encontro extrato de baunilha branca, dá para substituir pela essência de baunilha?
Beijos, adoro seu site
Daiana, dá sim, mas o buttercream pode acabar com um pouco de coloração do preto da essência.
Oi, Juliana. Parabéns pelo site! Já testei várias receitas suas, mas este cupcake napolitano acabou saindo mesclado. Será porque usei chocolate em pó? De qualquer maneira, ficou uma delícia!
Luciana, acho que não tem a ver com o chocolate em pó, e sim com a maneira que você colocou nas forminhas. Beijos!
Olá Juliana, fiz esses cupcakes e ficaram ótimos! Só uma dúvida, na falta da gelatina em pó eu poderia usar suco em pó de morango? Amo seu blog, parabéns! :)
Vanessa, pode sim! Na mesma quantidade! Beijos!
Oi ju! nunca consigo fazer receitas de chocolate, SEMPRE dão errado! Essa de napolitano fiz umas 3 vezes e ficaram maravilhosas! Será que eu poderia fazer uma receita como essa, mas inteira com chocolate? será que daria certo? beijos! amo seu blog! <3
Rebeca, até pode, mas não sei dizer se seria a mais gostosa possível. Já tentou essa receita do blog? http://www.cupcakeando.com.br/receitas/halloween-cupcakes-de-framboesa-e-fantasminhas/
Beijos!
Olá Juliana, amei seu blog!
Uma pergunta, a açúcar para o buttercream é “impalpável”?
Oi Ju!!
Conheci seu blog a pouco tempo e já está fazendo parte da minha vida, muito bom mesmo. Para as receitas com chocolate em barra qual marca você usa?
Juuu, ja reparei que algumas receitas você não coloca receita do recheeio.
Quando é assim é porque você não colocou recheio mesmo??
Amo seu trabalho *-*
Jéssica, alguns eu coloco e outros não, porque depende muito do sabor do bolinho. Se o foco for o recheio, aí eu coloco até a receita no post. Mas isso é só pro blog e pra comer em casa mesmo. Pra vender, eu sempre coloco recheio. :)
Olá Juliana:
Estou viciada no seu site! Estou começando a entrar no mundo dos cupcakes agora e as suas dicas são uma benção!
Amei a ideia dos cupcakes napolitanos. Vou fazer domingo para o dia das mães.
Muita sorte na sua vida, vc é certamente abençoada!
engraçado, o que sempre sobra aqui em casa é o chocolate :)
lindos seus cupcakes napolitanos, assim como todos os outros. devorando o site! :*
Nossa, que delícia!!
Vou tentar essa semana mesmo!
Eu tenho uma dúvida: O chocolate para a massa é derretido com creme de leite ou é puro?
E eu poderia substituir pela mesma quantidade de chocolate em pó?
Muito obrigada :)
Ágatha, é derretido puro, conforme está na receita :) pra substituir por chocolate em pó, aí seria outra quantidade e você teria que balancear a quantidade de farinha. Não sei te dizer ao certo agora, porque eu precisaria refazer a receita pra ver direitinho a quantidade.
Oi Ju!
Acabo sempre acompanhando o blog e as receitas, mas acabo não comentando aqui. Adoro suas receitas e suas fotos, são incríveis! Só acho que deveria ter um botão de imprimir, pois acabo tendo que jogar no word pra imprimir as receitas. Rs Mesmo assim, continuo amando o site, as fotos, suas receitas… Tudo! Obrigada por manter o blog ativo. <3
Beijos,
Mari
Mariana, seu pedido é uma ordem! Já foi implementado o botão de imprimir! :D
Aqui o que sobra é o de chocolate. SEMPRE!