segunda, 16 de julho de 2012

Cupcakes indianos de chocolate e cardamomo

21 Comentários

Tem horas que eu começo a pensar em abandonar tudo e cair no mundo em uma viagem longa e interminável. Mas minha paixão por cozinhar me segura firmemente, porque viajar assim seria dizer adeus às maravilhas de uma cozinha para chamar de sua. Quero muito conhecer países exóticos, desses que quase ninguém vai, em sua grande maioria por causa da gastronomia e também pela diferente rotina do dia-a-dia. Um deles é a Índia.
Fiquei ainda mais encantada com esse país – tão distante e tão próximo – com a chegada da Exposição Índia! ao CCBB Brasília. Uma mostra enorme com coisas que nem imaginei que poderiam vir daquele país, que vão além do tradicional de deuses hindus e saris coloridos. Inspirada, pesquisei mais sobre a culinária da Índia e fui metralhada com uma infinidade de temperos que nem consigo citar aqui, tantos são os nomes. Senti vontade de fazer algo com um toque indiano.

Indianos!
Descobri, então, o cardamomo, uma especiaria típica do sul da Índia, mas agora famosa em todo o mundo. É uma sementinha de 2 a 3 centímetros, clara ou escura, com um sabor e aroma inigualáveis. Além disso, ainda descobri que ela faz um bem danado pra quem tem bronquite. Te adoro, cardamomo!

Cupcakes de chocolate e cardamomo
Receita original da Tartelette, com adaptações.
Rende: 12 cupcakes

1 xícara de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de cardamomo em pó
1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar
2 ovos grandes
90g de chocolate meio amargo ou amargo
1/2 xícara de buttermilk
1/2 colher de chá de baunilha
uma pitada de sal (bem pouco mesmo)

1 – Ligue o forno em 180˚C. Depois, derreta o chocolate – em banho-maria ou de 15 em 15 segundos no microondas. Reserve, para que ele fique em temperatura ambiente na hora de ser misturado aos demais ingredientes.
2 – Peneire a farinha, o bicarbonato, o cardamomo e o sal em uma vasilha.
3 – Bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo e pálido.
4 – Acrescente um ovo de cada vez, batendo bem depois de cada um, e adicione a baunilha.
5 – Misture o chocolate derretido e bata novamente.
6 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do buttermilk, finalizando com os secos.
7 – Divida em 12 forminhas e leve ao forno por 22 minutos. Eles estarão prontos quando um palito inserido no meio de cada um sair limpo.

Chocolate e cardamomo!
A combinação chega a ser afrodisíaca. Dá pra sentir muito bem o cardamomo, que casa perfeitamente com o chocolate. Honestamente, achei muito gostoso e devo repetir mais vezes. Como cobertura, fiz o buttercream clássico e misturei no mesmo saco de confeitar a cor natural e outra colorida, com quatro gotas de corante em gel vermelho e uma de preto.
Como pedi para o Sr. Namorado comprar o cardamomo pra mim, ele não sabia quanto eu precisava e trouxe dois sacos enormes. Haja cardamomo! Agora, estou em busca de outras receitas para fazer bom uso dele.

Para qual país exótico você gostaria de viajar?

  1. Helena Mendes Galvão
    16 de julho de 2012 - 09:56

    Lá em casa, o povo é loko no cardamomo! Meu pai e minha irmão costumam colocar umas sementinhas no café, fica uma delícia!

    • 16 de julho de 2012 - 11:27

      É muito gostoso, né? Dá um sabor muito característico, parece que você pegou um avião pra Índia! Hahahaha! :)

  2. Thaís
    16 de julho de 2012 - 16:03

    Deu vontade de lamber o creme!! ;)

  3. 27 de julho de 2012 - 01:18

    […] Cupcakeando  Share : Pin ItTweet Posted by Miss Cupcake in All Chocolate Cupcakes and tagged with cardamom, […]

  4. 27 de julho de 2012 - 12:16

    […] Via Cupcakeando  […]

  5. Elaine Lopes
    04 de abril de 2013 - 19:36

    esse cupcake não foi recheado? qual o recheio que poderia usar nele?
    agradeço antecipadamente as dicas…
    elaine

    • 10 de abril de 2013 - 10:31

      Elaine,

      Depende do seu gosto, mas acho que um recheio de chocolate ao leite ficaria bom!

      Beijos!

  6. Sabrina Aguiar
    11 de abril de 2013 - 18:00

    Olá, gostaria de saber como você fez as cores ficarem mescladas e uniformes na cobertura, qual seria sua dica?

    Obrigada!

  7. Andreza
    10 de julho de 2013 - 18:31

    Fiz esse e ficou ótimo, todos aqui de casa aprovaram. Obrigada Ju!!

  8. 02 de setembro de 2013 - 08:12

    […] fiquem deliciosos. Comemos primeiro com os olhos. Muita gente me pergunta como fazer a cobertura do cupcake de chocolate e cardamomo, com duas cores. O post de hoje é sobre isso e conseguir uma voltinha linda […]

  9. 02 de setembro de 2013 - 19:31

    Juliana, se vc quer fazer mais receita com o Cardamomo, testa receita de Cupcake de Chai do Livro “Fazendo Cupcakes com Lola”! É simplesmente divina!

    • 12 de setembro de 2013 - 18:59

      Luccianna, que bacana! Vou atrás da receita, deve ser deliciosa. Beijos!

  10. 10 de setembro de 2013 - 09:45

    Juliana, sei que você investe forte em receitinhas doce, mas no dia que você tiver vontade, coloque-o também no frango. Cardomomo combina muito bem com frango.

    Bjuuu!!!

    • 12 de setembro de 2013 - 19:26

      Ana querida, vou testar sim, deve ficar uma delícia!

  11. Daniela Gomes
    16 de setembro de 2013 - 15:39

    Oi Juliana! posso substituir o chocolate derretido por cacau ou chocolate em pó? e qual quantidade de leite? obrigada!!!

    • 22 de setembro de 2013 - 19:32

      Daniela, nessa receita, não. Tem que ser chocolate derretido mesmo. Beijos!

  12. Gabriele
    29 de outubro de 2013 - 12:50

    Achei engraçado vc contar que seu namorado comprou muito cardamomo. Já fiz coisas parecidas… Uma vez foi com cardamomo mesmo. Minha irmã me pediu para comprar e a moça da loja perguntou: Em pó ou em grão? Embora não fizesse ideia de como era um grão de cardamomo, pensei: Vou levar em grão! Pelo menos dá para olhar na internet se é cardamomo mesmo.
    Da outra vez foi cravo da índia. Minha irmão pediu cravo da índia em pó para fazer pão de mel. Como pensei em bolo, pensei em xícaras de cravo da índia kkkkkk!!!!!. Comprei 200 gramas, que é bastante coisa. Só depois de chegar no trabalho e ficar sentindo o cheiro do cravo saindo da bolsa é que me dei conta de que tinha comprado demais, mas já era tarde!!!!

    • 09 de novembro de 2013 - 21:59

      Gabriele, 200g de canela é muuuuuita coisa! hahahaha Mas pelo menos esse tipo de tempero tem validade maior, então dá pra sua irmã fazer pão de mel atéééé… Beijos!

  13. Evylin Koligoski
    11 de novembro de 2013 - 17:24

    Oi Juliana,

    Já fiz os cupcakes Red velvet e de chocolate com as receitas retiradas do seu blog e já coloquei um comentario em cada receita…agora é a vez dessa aqui. Quando vi o nome desse cupcake eu me interessei bastante pois estou procurando coisas diferentes para cozinhar. Os cupcakes ficaram fofos e deliciosos. Minha família achou com gosto de pimenta do reino. Bom, eu adorei. Meu namorado, David, amou também….ele já me disse pra fazer mais desses….a unica coisa q eu nao consegui colocar foi o buttercream…sou azarada com ele pois já tentei fazer umas mil vezes e nunca dá aquela consistência durinha pra ficar firme no cupcake….qual é o bico que você usa pra ficar perfeito e o tamanho dele???

  14. Flavia
    18 de maio de 2014 - 12:54

    Linda obra Juliana, as cores ficaram simplesmente maravilhosas ! Parabéns! Ah! se você gosta de café, coloque umas sementinhas na xícara ( torre-as um pouquinho, pois isto acentua o seu sabor) fica muito bom! Abraços

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!