quinta, 07 de maio de 2015

Cupcakes Devil’s Food

44 Comentários

Com a falta de dinheiro constante em minha vida agora que tenho dívidas de um apartamento reformado, datas comemorativas têm se tornado uma pequena dor de cabeça. Seja aniversário de alguém, ou de namoro, ou dia das Mães, eu simplesmente não tenho como comprar algo pras pessoas.
O bom é que, quem me conhece, sabe que eu dou a menor das importâncias para presentes físicos nesses dias. Eu tenho o costume de comprar presente para as pessoas aleatoriamente – tipo estava ali na feira andando e vi uma coisa que era a sua cara, ou que tinha a ver com alguma piadinha entre nós. Acho bem mais simbólico desse jeito.

cupcakes_devil_food2
Mas algumas pessoas que eu conheço ainda ficam chateadas quando não recebem um presente no dia do aniversário (não fiquem, gente, sério, é besteira e estressa a toa). Então, como eu estou sempre confeitando e cupcakeando pro blog, meus presentes pelos próximos tempos serão todos em forma comestível. E eu provavelmente estou me enrolando pra caramba ao escrever isso, porque agora todos os meus amigos vão ler isso aqui e vir me cobrar em 3… 2… …………..
Fica a dica aí pra vocês, estejam ou não apertados de grana. Toda vez que aquele cupcake de teste ficar legal, bota numa caixinha, manda bala num laço bonito e taí o seu presente de aniversário, dia das Mães ou o que seja! Até agora não tive reclamações de presentes assim, afinal quem acha ruim comida gostosa e bonita, de graça? Hahahah.

cupcakes_devil_food
Aqui no blog tem um monte de receitas pra você deliciar as pessoas queridas da sua vida. Mas pra quem quiser ainda mais detalhes, olha aqui do lado o anunciante novo do blog com um curso de cupcakes digital! É só clicar no banner e ir até o site pra adquirir o seu. Lembra, gente, o curso não é meu, não confundam, mas é uma ajuda bacana pra vocês! :)

Cupcakes Devil’s Food
Rende: 12 cupcakes
Receita por Yes to Yum, sem adaptação nenhuma, porque é perfeita.

1 xícara (110g) de farinha
1/2 xícara (60g) de cacau em pó
1 colher de chá (4g) de bicarbonato de sódio
1 xícara (220g) de açúcar
uma pitada de sal (com dois dedos)
1/2 xícara (120ml) de óleo vegetal (de canola ou girassol)
2 ovos
6 colheres de sopa (90ml) de café líquido, morno
4 colheres de sopa (60ml) de leite
2 colheres de chá (10ml) de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal.
2 – Em outra tigela, bata levemente os ovos e adicione o óleo. Misture bem e então adicione o café morno, mexendo sem parar para não arriscar cozinhar os ovos. Acrescente o açúcar e misture para umidecê-lo. Por último, acrescente o leite e a baunilha.
3 – Despeje os líquidos sobre os ingredientes secos e incorpore com um fouet, batendo levemente para acabar com os grumos de farinha. Assim que incorporar, pare de mexer para não acabar solando a massa.
4 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 14 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Não deixe passar muito o tempo de assar no forno, senão a massa vai secar demais e a graça desse cupcake é que ele fica úmido e com muito sabor de chocolate denso – ou seja, uma perdição que representa bem o nome da massa. Quis mostrar a foto a seguir pra vocês pra ver se dá pra perceber o tanto que a massa fica molhadinha por dentro. É só não passar do tempo no forno, muita atenção!

cupcakes_devil_food3
Parte do sabor único e delicioso desse cupcake também vem do café, que ajuda a trazer ainda mais o chocolate pra nossa língua. Eles combinam, tipo irmãos. A cobertura foi a de creamcheese de cacau, que é PERFEITA pra esse cupcake. Sério, não tem como ser melhor. Ela por si só já é incrível, na verdade. Dá pra comer de colheradas. Não, não é chocolate demais. Vai por mim!
E, na preguicinha, eu não fiz voltinha nem nada. Fui na espátula mesmo, meio ogra, e no fim você dá uma arrematada com a ponta da espátula pra dentro, no centro, só pra ter um ninho legal pra jogar mais e mais granulado belga por cima. Muito amor!

E vocês, também enchem suas pessoas amadas de presentes comestíveis?

  1. Sophia Malvaso
    07 de maio de 2015 - 09:07

    Ju!! Eu de novo por aqui,hahaha ! Esse cupcake fica fofo ? Molhadinho ? porque esses dias fazendo uma receita (não aqui do blog, claro) ficou seco, e rachado em cima… assei em forno pré aquecido a 180o por uns 25 minutos… porque ,senhor, porque ??

    obrigada Jú, como sempre, perfeitos!
    beijos,
    Sophia, sua mais fiel leitora!

    • 11 de maio de 2015 - 18:16

      Sophia, fica bem molhadinha sim, é só controlar o tempo no forno direitinho :)

  2. luciana
    07 de maio de 2015 - 09:17

    Juuuu….
    Simplesmente amooo de paixão seu site!!! Me tire uma duvida…por que meu cupacake não fica “pretinho” assim igual ao seu?!
    Meus presentes nos próximos 5 meses serão sessa forma ;)
    bjokas

    • 11 de maio de 2015 - 18:17

      Luciana, é apenas o cacau que você usa, flor. Quanto mais escuro melhor. Beijos!

  3. Maitê
    07 de maio de 2015 - 09:29

    Presentes comestíveis feitos em casa são perfeitos. Muito amor pra quem faz e recebe! Eu também faço, mas minha especialidade é trufa.
    To treinando cupcakes com as suas receitas, mas ainda não tá bom, elesnão, solam, mas também não crescem tanto… mas não desisti ainda! ;)
    Eu não sou a maior fã de café, mas vou testar essa receita, se a combinação é tipo irmão! Obrigada pelas dicas!

  4. Debora
    07 de maio de 2015 - 10:39

    Sempre! Geralmente, quando há uma comemoração, o bolo é por minha conta. Assim, faço por gosto. E facilita porque não tenho que escolher presente. As duas partes ficam felizes, tenho certeza!

  5. Jaqueline
    07 de maio de 2015 - 10:44

    Oi Ju….. só de ver esses cups já deu água na boca….. me diz uma coisa…. fica bom usar essa receita para fazer um bolo normal?

  6. Marcia Tavares
    07 de maio de 2015 - 12:07

    Adorei essa receita será que poderia me passar o creamcheese de cacau, por favor.
    Estou adorando participar desse curso de cupcakes , beijos obrigada

    • 11 de maio de 2015 - 18:18

      Marcia, é só seguir o link. Beijos!

  7. Priscila
    07 de maio de 2015 - 13:56

    Verdade Ju, super concordo com o lance de dar presente fora de data é muitooo mais especial. Os presentes para os amigos e familiares são sempre comestíveis, e em caixinhas e cartões que eu mesma faço. Tudo fica mais especial. Beijosss

  8. Leonay
    07 de maio de 2015 - 14:16

    Correndo para cozinha em …3, …2, …1! Mais uma vez, obrigada, Ju, já sei o q levar p o almoço de amanhã! :)

  9. Talita Galli
    07 de maio de 2015 - 21:40

    Oie Ju.
    Fiquei com uma dúvida… Não vai fermento na massa?

    • 11 de maio de 2015 - 18:25

      Talita, vai bicarbonato, que é um agente de crescimento 4x mais forte que fermento.

  10. Mitchelly
    08 de maio de 2015 - 13:56

    Ju, desde a última vez que comentei aqui, comecei a fazer cupcakes.
    Todas as receitas que pego aqui saem perfeitamente. (Na verdade, graças a Deus, todas que fiz deram certinho)
    A minha favorita ever é a de banana e chocolate, porque né, quem não ama essa combinação? :D
    Só queria agradecer pelo trabalho maravilhoso que você faz no site. Muito obrigada.
    PS: Uma semana atrás fiz a receita de cupcake de paçoca e o cupcake ficou incrível, mas a cobertura de doce de leite ficou parecendo um caramelo (super duro, nem deu pra usar com o saco de confeitar).
    Passei 10 minutos no fogo, mas acho que foi demais, da próxima vez que eu fizer vou diminuir no tempo.
    De novo, obrigada. Beijos <3

    • 11 de maio de 2015 - 18:35

      Mitchelly, que bom que o blog tem te ajudado com receitas legais! :D Não desista do doce de leite! E me mande fotos das suas criações, porque adoro ver. Mande pela página do Facebook ou pelo e-mail contato@cupcakeando.com.br :)

  11. Luiz
    11 de maio de 2015 - 14:58

    Boa tarde Ju, acompanho seu blog há mais ou menos 1 ano, mas tenho algumas dúvidas em relação às medidas utilizadas em algumas receitas, por exemplo, 1 xícara de açúcar (220g). Se eu utilizar 1 xícara, ela vai conter o peso exato indicado na receita? Ou necessito de uma balança de precisão e me orientar pelo peso e não pela medida?

    Já fiz bom uso de suas receitas, porém me orientando apenas pela medida de xícaras ou colheres e nunca me preocupando em medir o peso, mas sempre fica uma preocupação… será que estou fazendo corretamente?

    Aguardo seu retorno para tirar essas dúvidas.

    Abs.

    • 11 de maio de 2015 - 19:01

      Luiz, na confeitaria em geral, o melhor e mais indicado é sempre seguir as medidas por peso. As chances de dar certo assim são quase 100%. Mas como nem todo mundo tem acesso à balança de precisão, colocam-se as medidas em xícaras e colheres, específicas para isso. Se você utilizar as xícaras e medidas específicas para confeitaria (e se forem do Brasil ou dos EUA, porque mudar de país também faz mudar os utensílios), provavelmente as medidas vão bater sim com o que eu coloco aí. Talvez variando 10g pra mais ou para menos, mas no geral isso não interfere na receita. Quando interfere (por exemplo, macarons), aí eu coloco tudo em gramas, porque é mais garantido. Recomendo que você siga as medidas em xícaras e colheres, com utensílios próprios, porque é mais simples assim. :)

  12. Rebeca
    11 de maio de 2015 - 17:01

    Ju, e que horas eu devo acrescentar o açúcar?

    • 11 de maio de 2015 - 19:02

      Rebeca, obrigada por chamar atenção para a falta do açúcar na receita. Já arrumei no texto :)

  13. Rodrigo
    15 de maio de 2015 - 15:13

    Boa tarde Juliana!
    Achei teu blog por um acaso e não pude resistir a um dia de ócio.
    Fiz essa receita e ficou mais que perfeita!
    Parabéns! Quem comeu disse que teve a impressão de estar mordendo nuvem hahaha.
    Muito bom!
    ps.: utilizei balança para as medidas. não tenho muita experiência em cozinha e acho que a balança ajuda muito.
    Aliás, tenho experiência na cozinha sim… sentado na cadeira, ao redor da mesa, comendo!
    Abraço!

    • 21 de maio de 2015 - 14:24

      Rodrigo, dá certinho se usar as medidas de xícaras e colheres, né? Que bom que gostaram! Beijos!

  14. Patricia
    16 de maio de 2015 - 07:16

    Apesar de boa intenção, tenho sérios problemas com a cozinha, principalmente com a farinha. Peguei no seu site dicas de separar os ingredientes antes, peneirar os secos, a ordem da mistura, não bater mto a farinha, enfim, Milagre!!!! Segui essa receita e ficou perfeito, não acredito que consegui hehe
    A fofura, umidade e sabor desse cupcake é impressionante
    Só uma observação, achei mto óleo, a forminha ficou até grudada
    A cobertura é o próximo desafio, dessa vez fiz doce de leite da lata do leite condensado (40 min), na próxima vou testar a receita completa
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento

    • 22 de maio de 2015 - 11:07

      Patricia, você pode diminuir a quantidade de óleo, mas isso vai diminuir também a umidade do cupcake e deixar ele mais seco. São prós e contras hahahaha Beijos! Que bom que o blog te ajudou! :)

  15. Giselle
    18 de maio de 2015 - 15:06

    Posso trocar o leite por mais café, ou simplesmente colocar mais café? Pq ficou ótimo mas sem nenhum gosto de café

    • 22 de maio de 2015 - 11:18

      Giselle, não é pra ter gosto de café! É pra ter gosto de chocolate, o café ajuda a acentuar e fica bem no fundo. Se quiser adicionar mais, troque a quantidade do leite por café balanceando direitinho. Beijos!

  16. Alessandra Amorim
    18 de maio de 2015 - 19:06

    Oi Ju,

    Tentei fazer essa receita, mas eles cresceram muito e depois murcharam. Fiz conforme a receita e meço tudo certinho.

    Tentarei novamente. Vamos ver se consigo. Geralmente as receitas de cupcakes de chocolate dão esse problema, não sei o que é. Mas fiz o de paçoca, e ficou uma delícia. :-D

    Obrigada por compartilhar.

    Bjks

    • 22 de maio de 2015 - 11:19

      Alessandra, se você tem certeza que mediu tudo direitinho, então provavelmente o problema foi que você encheu demais as forminhas ou seu forno estava muito quente. Beijos!

  17. Juliana Carvalho
    05 de junho de 2015 - 09:49

    Confesso! Eu uso a caixinha da Betty Crocker con esse mesmo nome e justamente estava pensando: seria bom encontrar a receita caseira desse bolinho…e aqui aparece vc! Uma maravilha, perfeito, igual ao industrial….parabén Jú…bjão!

  18. Loiane
    21 de junho de 2015 - 11:13

    Ahh eu fiz! Você tinha razão, a cobertura de cream cheese de chocolate fica perfeita nesse cupcake! Obrigada

  19. 25 de junho de 2015 - 13:59

    Oi Juliana! Adoro suas receitas!
    Fiz esse cupcake outro dia e ficou maravilhoso! Estava querendo fazer um naked cake de 3 andares com ele, mas estou receosa da massa não sustentar, por ser muito fofinha. O que vc acha??

    • 13 de julho de 2015 - 17:37

      Marilia, é melhor usar uma massa mais firme. Faça a de cupcake de chocomenta que coloquei aqui. Beijos!

  20. Andresa
    23 de julho de 2015 - 13:18

    Juh. Parabéns pelo seu blog. Acabei de conhecer e já estou aqui tentando essa receita. Minha massa ficou mole. Está correto? Eu usei as medidas que vc apresentou. Achei estranho vc colocar 1xic com medidas diferentes. 110gr de farinha e 220gr Dé açúcar . É assim mesmo? Me desculpa perguntar é que eu nunca fiz e minha receita está liquida… Aguardo!

    • 25 de julho de 2015 - 01:47

      Andresa, farinha e açúcar não tem o mesmo peso, né? Por isso saem diferentes ;) a massa é líquida mesmo! Beijos!

  21. 24 de julho de 2015 - 11:26

    […] de alguns dias atrás de Devil Food (chocolate) que peguei a receita no Cupcakeando. São […]

  22. Mayara
    14 de agosto de 2015 - 13:53

    Meu cupcake acabou muchando… Não sei se eu fiz algo de errado, mas eu segui a receita certinho! Me ajuda?

  23. 27 de agosto de 2015 - 10:58

    Descobri o mundo dos cupcakes há pouco tempo e estou maravilhada!

    Consumo tudo que é tipo de informação a respeito, e seu site é uma mina de ouro *.*

    Obrigada por compartilhar conosco, Juliana!

  24. Bruna
    25 de setembro de 2015 - 15:45

    Oi, Ju! Queria saber se a massa fica bem líquida mesmo. Tenho um pouquinho de experiência já com cupcake, mas os meus ficaram um pouco solados, sem o domo. Não trabalhei demais a massa, usei medidores pra tudo, peneirei todos os secos. Não sei o que aconteceu ): Uso chocolate do padre e óleo de canola. Alguma dica do que pode ser?

  25. 11 de novembro de 2015 - 10:08

    […] cupcake era de devil’s food com a maravilhosa cobertura de farinha de chocolate. Como falei no post dela, ela não costuma […]

  26. Andrea
    31 de janeiro de 2016 - 21:04

    Fiz a receita e ficou perfeita .. Muito boa .. Essa é a 3º receita Q faço do site – red velvet / chocolate – perfeitas
    Continue postando receitas Q dão certo .. Parabéns

  27. 03 de novembro de 2016 - 06:56

    Preciso dizer que amei a receita e virou nosso carro chefe para os cupcakes, ela fica úmida e saborosa após 3 dias (às vezes faço em casa para meu filho e deixo para ele levar a escola), não perde o frescor.
    Apaixonada.

    • 13 de dezembro de 2016 - 11:00

      Re, realmente essa receita é muito boa!!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!