segunda, 03 de dezembro de 2012

Cupcakes de tutti frutti

22 Comentários

Quem não conhece o 9gag? Bem, é um dos sites mais divertidos da internet, simplesmente porque as pessoas não tem a menor noção. Tem desde piada de jardim de infância, até aquelas que você tem vergonha de rir. Mas, de vez em quando, aparecem algumas coisas diferentes e inspiradoras, como esse cupcake.
Vi faz muito tempo no site, mas fiquei com a decoração dele na cabeça. Quando decidi fazer, aí entrei em outro dilema: de que sabor seria? Dentre muitas razões – entre elas o vestido azul da Dorothy, em o Mágico de Oz –, eu escolhi um cupcake de tutti frutti.


Sabiam que tutti frutti significa “todas as frutas” em italiano? Quando fiquei sabendo disso, foi uma das revelações de estourar a cabeça. Então aquele era o sabor de todas as frutas juntas?! Ainda não entendi bem, mas adoro falar tutti frutti com sotaque italiano em qualquer oportunidade.
Para fazer esse cupcake, usei a ideia do cupcake de morango e comprei um pacotinho de gelatina sabor tutti frutti. Ficou ótimo! Para a cobertura, é só fazer a receita de buttercream de merengue suíço sem a manteiga, ou seja, um merengue!

Cupcakes de tutti frutti
Rende: 12 cupcakes

113g (1/2 xícara) de manteiga
2/3 xícara de açúcar
1 pacote (30g) de gelatina de tutti frutti
3 ovos grandes
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite + 2 colheres de sopa

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.
2 – Bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa. Leva uns 4 minutos. Depois, acrescente a gelatina em pó e bata até uniformizar.
3 – Acrescente os ovos, um por um, batendo bem. Misture o extrato de baunilha.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos com o leite, terminando sempre com os secos. Não bata muito!
5 – Asse no forno pré-aquecido por 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.

Cobertura de merengue suíço

1 receita de merengue suíço, sem a manteiga

1 – Divida em dois potes: um com 2/3 da cobertura e outro com o resto.
2 – Pingue 3 gotas de corante em gel azul céu na tigela com mais cobertura e misture bem. Se preferir, pode misturar religando a batedeira. Se achar que precisa de mais cor, acrescente mais gotas, uma de cada vez.

Para decorar, usei dois bicos da Wilton: o 1A e o 6. O 1A foi para o céu do cupcake. Exercendo pressão igual e contínua, comece pelo centro do cupcake, abrindo a voltinha e fechando ao fim, como está na foto.


Para as nuvens, usei a ponta 6 com a cobertura branca. Simplesmente desenhei uma nuvem da melhor forma possível, fazendo movimentos de vai-e-vem para dar aquele efeito “enfofado”. Dá uma olhada na foto!


Finalizei com um pedaço de balinha arco-íris em fita, que dá pra comprar em qualquer quiosque de guloseimas. Cortei cada fita em 3 pedaços iguais, para segurar melhor na cobertura.
Agora vamos todos cantar comigo: somewhere over the rainbow, skies are blue.

Dicas:
– A massa do cupcake acaba com uma cor um pouco esverdeada, ao invés do azul da embalagem de gelatina. Isso porque o azul mistura com o amarelo da manteiga, resultando em esverdeado. Para balancear isso, eu acrescentei 3 gotas de corante azul em gel enquanto batia a massa.
– Tome muito cuidado para não assá-los demais, pois, além de secos, ficarão com uma cor muito feia.
– A cobertura começa a secar ao ar livre, portanto ela também é melhor se consumida no mesmo dia.

Qual descoberta o 9gag já te proporcionou?

  1. silvia
    03 de dezembro de 2012 - 12:07

    parabens !! maravilhas…

  2. silvia
    03 de dezembro de 2012 - 12:07

    adorei! parabens!!

  3. Nayara
    03 de dezembro de 2012 - 20:01

    Ju to querendo uma receita de cupcake de coco para fazer em versão bolo! Me ajuda!? Tira uma dúvida o buttercream pode ser usado para cobrir o bolo todo? Fica bonito? liso? Obrigada

  4. Natascha
    04 de dezembro de 2012 - 16:32

    O MELHOR Cupcake :)

  5. Bruna Carolina
    06 de dezembro de 2012 - 20:22

    Ju, ficaram lindos. Já fiz desses, mas tenho um sério problema com coberturas e o meu se desmoronou todo. Mas enfim, hoje eu vou testar a negresco, espero que funfe. beijo

  6. 08 de dezembro de 2012 - 04:28

    These are quite possibly the most beautiful cupcakes EVER! I love them.

    • 09 de dezembro de 2012 - 09:28

      Like my friends say, this is the gayest cupcakes ever. :)

  7. Bruna Carolina
    08 de dezembro de 2012 - 15:06

    Juuuu, to emocionada, fiz a cobertura de negresco, e sério, ficou incríivel. ontem estava um calor de uns 40º em Goiânia, e mesmo assim ela aguentou super bem.. acaba de ser eleita a melhooooor cobertura do mundo.

    • 09 de dezembro de 2012 - 09:29

      Ela segurou Bruna?! Nossa! Até eu estou impressionada! Hahahaha. Que bom que gostou, porque ela é divina mesmo!

      Um beijo!

  8. Grazi
    09 de dezembro de 2012 - 19:37

    Oi Ju!
    Estou entrando no fantástico mundo dos doces e dos cupcakes e desde que conheci seu blog estou viciada, quero ler e colocar todas as receitas em prática!!!
    Mas estou com uma dúvida cruel: Comprei uma fôrma de metal para 12 cupcakes, mas na maioria das receitas, o rendimento é maior que isso. Como posso reservar a massa restante adequadamente (pois o fermento já estará reagindo) para assá-los na próxima fornada?
    Beijoo!!!

    • 10 de dezembro de 2012 - 02:18

      Oi Grazi! Seja bem vinda ao blog! :)

      O fermento só vai reagir quando você assar, porque ele precisa de calor para ativar. Eu não costumo armazenar massa que sobra – prefiro assar um cupcake a mais e comer! -, mas, quando faço, uso sacos ziplocs e vedo bem, tirando todo o ar que posso! Deixo na geladeira por, no máximo, 4 dias, ou no congelador por, no máximo, 1 mês. Depois, quando quiser assar, retire da geladeira ou freezer e espere chegar à temperatura ambiente para assar! :)

      Um beijo!

  9. 10 de dezembro de 2012 - 09:15

    […] feliz. O Picnik, que falei sobre aqui, foi ótimo! Foi lindo ver as crianças fascinadas com os cupcakes de tutti frutti, os jovens malucos com os cupcakes de nhá benta e os adultos achando graça dos cupcakes para […]

  10. Stella
    14 de dezembro de 2012 - 13:42

    Ficaram lindos!!!

    Eu não sabia que podia usar corante em gel no merengue suíço, pois li num site uma vez, que no merengue não se pode usar corante em gel, pois pode desestruturar… enfim! Vou testar! :D

    Adoro seu blog! Parabéns!

  11. 17 de dezembro de 2012 - 07:02

    Very beautiful cupcakes and photos!

  12. 20 de dezembro de 2012 - 16:32

    […] Cupcake de Tutti frutti: Aqui […]

  13. Lidia
    27 de abril de 2013 - 18:14

    Lindos :)
    É possível utilizar gelatina de outros sabores?
    Beijo *

    • 30 de abril de 2013 - 17:54

      Oi Lidia!

      Pode sim, do mesmo jeito. Beijos!

  14. Laiz
    07 de agosto de 2013 - 21:15

    Oi Ju, pode me dizer qual o nome (marca) dessa bala? Nao acho aqui no Rio em loja nenhuma, só uma que é toda vermelha! Bjinhos

    • 13 de agosto de 2013 - 19:51

      Laiz, ela não tem marca. Compro ela em lojas de balinhas no shopping, então não sei te dizer a marca, e se é que ela tem.

      Beijos!

  15. Mariane
    13 de novembro de 2013 - 22:29

    Parabéns pelo blog. Fiz essa receita hoje usando gelatina de morango, queria cupcakes rosa para agradar a filhinha de uma amiga. A massa ficou excelente. Coloquei recheio de brigadeiro, ficou uma delicia!

  16. 26 de dezembro de 2014 - 15:58

    Ju, Olha só o que eu encontrei fuçando nas internets da vida: http://www.larecetadelafelicidad.com/2014/06/cupcakes-arcoiris.html

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:56

      Henrique, pois é, é uma ideia que roda pelo pinterest, então um monte de gente faz parecido hahahaha. Mas esse blog é lindo, eu sou fã! :)

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!