segunda, 21 de julho de 2014

Cupcakes de torta de limão

63 Comentários

Tem uma novidade na minha vida: estou reformando um apartamento pra ir morar.
Devagarzinho, um cantinho que eu escolhi para chamar de meu está se transformando na minha casa ideal. Esse conceito obviamente inclui uma cozinha que atenda minhas necessidades. E durante essa busca por algo mais próximo do ideal que eu percebi que não encontro sites ou blogs que falem sobre o que eu precisava saber para ter uma cozinha culinarística. Sabem, qual a melhor pedra pra bancada da cozinha, qual estrutura de mesa aguenta umas sovadas de massa de pão, qual forno elétrico é o ideal, essas coisas.
Eu comecei a ver uma utilidade em minha empreitada: colocar aqui no blog informações e dicas úteis que estou descobrindo aos poucos. Quem sabe consigo ajudar almas tão virgens quanto eu era quando comecei nessa mudança – e ainda sou, bastante. Sério, dei um Google em “sifão” pra saber o que era e ainda to meio confusa de como o rejunte entra depois de colocar o piso, e não antes.

cupcakes_torta_limao3Tão bom segurar o molho de chaves da sua casa.
Pra começar, é muito complicado para uma pessoa que ama cozinhar ir morar em um apartamento ultimamente. Parece que cada vez mais as construtoras e os proprietários em geral diminuem a cozinha em prol de outras áreas. Foi difícil encontrar um lugar que fosse possível ter uma cozinha confortável e que coubesse todas as bugigangas que eu adquiri esses anos.
A melhor forma de fazer isso era em um lugar que eu pudesse conectar a cozinha à sala, tudo junto, sem paredes, drywalls ou vidros. Foi difícil, mas encontrei um apartamento assim. Quando entrei, eu soube que era ali. Tipo sinal, tipo boas sensações, sei lá.
Então, em breve vou fazer um post sobre como planejei minha cozinha, com os eletrodomésticos que quero colocar nela. Afinal, alguns leitores me pedem ajuda pra escolher forno, batedeiras, etc. Bem, agora tenho liberdade opinativa para responder e quem sabe ajudar vocês!

cupcakes_torta_limao
Enquanto isso, fiquem com esse cupcake torta de limão delícia. Sabem aquela torta de churrascaria? Pois é, só que em cupcake.

Cupcakes de torta de limão
Rende: 12 cupcakes

Cupcakes
120g de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
pitada de sal
1/4 de xícara de leite
raspas de 1 limão siciliano ou tahiti

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos.
2 – Adicione os ovos um a um, batendo após cada adição. Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. Adicione à tigela grande as raspas, sem peneirar.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do leite à mistura anterior.
4 – Divida a massa em forminhas de papel e asse por 14 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Recheio
3 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
1/4 de xícara de suco de limão siciliano ou tahiti, coado
1 colher de sopa de manteiga

1 – Bata as gemas e o açúcar com um garfo, até que esteja tudo bem misturado. Acrescente o suco de limão e leve ao fogo bem baixo, mexendo sem parar com uma espátula, como se fosse um brigadeiro. Espere engrossar (a mistura ficará grudada nas costas da espátula) e então retire do fogo.
2 – Misture imediatamente a colher de sopa de manteiga, até derreter. Por último, passe o recheio por uma peneira e leve à geladeira até esfriar, com um papel filme tocando a superfície do recheio.

Cobertura
3/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de água
3 claras

1 – Leve o açúcar e a água para ferver até chegar a 123˚C em um termômetro, ou ponto de bala mole. Enquanto isso, bata as claras em uma tigela até formar picos levemente firmes.
2 – Quando a calda de açúcar chegar ao ponto, retire do fogo, ligue a batedeira e derrame a calda sobre as claras em um fio, tomando cuidado para não se queimar e não derramar a calda na parede da tigela. Continue batendo até a temperatura diminuir e o merengue estiver brilhoso.
3 – Coloque em um saco de confeitar e decore imediatamente. Para tostar como na foto, use um maçarico levemente na cobertura, até chegar ao aspecto de marshmallow queimado.

cupcakes_torta_limao2
Torçam pelo sucesso da minha nova casa, sim? Quanto melhor for a cozinha, imaginem o quanto de coisa nova pro blog eu vou conseguir fazer! :)

Mais alguém se mudando ou reformando, ou que já passaram por isso? Quais dicas vocês tem pra mim?

  1. 21 de julho de 2014 - 09:57

    Ju,
    Que fase deliciosa! Imagino como deve ser interessante colocar em prática todas as ideias. Ainda estou com meus pais e talvez eu demore um pouco para ir para meu próprio canto, mas sonho todos os dias com esse momento e claro, como montarei a cozinha! :)

    Adorei a receita e também colocarei na lista!

    Beijos e boa sorte!

  2. Jaqueline
    21 de julho de 2014 - 09:59

    oi Ju!

    Esse cupcake deve ficar divino….adoro limão….vou experimentar!

    Quanto ao AP….parabéns!!!

    Quero muito suas dicas…. estou construindo minha casa também, vou ter uma cozinha com um tamanho bom…são 16m², agora estou decidindo a pedra da bancada, logo preciso decidir forno tbm….aih é tanta coisa né…a gnt fica meio perdida!

  3. Ilza Rosa
    21 de julho de 2014 - 11:43

    Hummm… que delícia de cupcake!

    Boa sorte nessa empreitada. Muita paciência, principalmente!!

    Beijocas

  4. cleia
    21 de julho de 2014 - 11:47

    Oi Ju!

    Faz um geninho que acompanha seu noir admiro seu talento.
    Só agora decidi comentar…rsrsrs estou começando meu negócio e suas dicas são imprescindiveis, entao, muito obrigada! Gostaria de saber como faz pra fazer o teste do palito em cada bolinho? Não compromete a massa e muchar se não tiver no tempo?
    Há e parabéns pelo ‘AP’! Beijos

    • 05 de agosto de 2014 - 16:48

      Cleia, você só vai fazer o teste do palito quando tiver quase a certeza de que estão prontos. No máximo, o centro não vai estar pronto ainda, e por isso vai sair molhado. Mas removendo o palito não estraga o cupcake, não. Além do mais, você vai rechear depois, né? O furo some. :)

  5. cleia
    21 de julho de 2014 - 12:10

    Ops desculpa meu teclado muda muito o que digito…desculpa quiz dizer que faz tempo que acompanho seu blog kkkk. Se puder tirar minha dúvida agradeço muito! Beijooo

  6. 21 de julho de 2014 - 16:37

    Estou torcendo para que você se instale bem e nos forneça várias dicas! Tenho uma cozinha minúscula e nada funcional, há anos aguardando a reforma dos sonhos. Nesse meio tempo os sonhos mudaram bastante e ficaram mais ambiciosos, pois a paixão por cozinhar recebeu muitos upgrades no tocante às necessidades por utensílios e ingredientes antes nunca imaginados. Estivemos na Flórida em janeiro e adquiri algumas coisinhas, mas ainda não posso me aparelhar demais pois não terei espaço pra guardar… :-( Marido vai com filho mais velho pra lá agora e vou encomendar minha Kitchen Aid, inspirada no seu post. Boa sorte e feliz casa nova! :-D

    • 05 de agosto de 2014 - 16:51

      Edlena, a Kitchenaid vai ser uma das melhores aquisições da sua cozinha! Ela dura pra sempre e serve até de decoração. Obrigada pelos votos de felicidade com o apê, hahaha! Beijos!

  7. 22 de julho de 2014 - 07:46

    Uma fase bem difícil essa, mas bem satisfatória no final. Já passei por isso e sei exatamente os seus sentimentos. Vai dar tudo certo e já até consigo imaginar a beleza que vai ficar a sua cozinha, me baseando só no seu bom gosto por aqui!!

    Boa sorte na sua nova empreitada!!

    Bjuuuu!!!

  8. Amanda Fogaça
    22 de julho de 2014 - 09:07

    Como você queria colocar o rejunte antes, mulher? Ele não fica por baixo do piso, não. Só entre eles!

    Muita sorte e felicidade com a casa nova e com a reforma toda. E que venham muitas dicas pra nós!
    Você já deve ter o projeto pronto, mas sempre acabam rolando umas mudanças de última hora, então achei válido compartilhar, vai que você não conhece ainda: http://www.sweethome3d.com/pt/

    É isso, felicidades com a empreitada!

    • 05 de agosto de 2014 - 16:53

      Amanda, na minha cabeça, o rejunte era tipo uma massinha que ia embaixo e daí saía pelas laterais quando você pressionava o piso no chão, HAHAHAHA. Juro que pensei que era assim.
      Obrigada pela indicação do site, muito bacana! :D

  9. Vivian
    22 de julho de 2014 - 09:10

    Ju! Que legal que você está se mudando!
    Sou sua leitora desde o começo e adoro suas receitas! Se quiser, posso te ajudar fazendo um projeto para sua cozinha! Sou designer de móveis e adoro fazer projetos, principalmente de cozinha. Posso de repente te auxiliar de alguma forma… Te falar sobre as melhores marcas de móveis planejados, a diferença entre comprar com uma loja e um marceneiro, e te dar até uma noção de quanto você gastaria. É realmente difícil saber o que é melhor quando nunca se fez isso antes. De verdade, qualquer coisa me mande um email, farei com o maior prazer!

    Beijos e boa sorte!

    • 05 de agosto de 2014 - 16:54

      Ai Vivian, se eu soubesse antes, hahaha. Acabei já contratando arquiteta e designer… Mas olha, quero algumas dicas sim, até pra ajudar nos posts do blog, que tal? Vou te mandar um e-mail :) Obrigada pelo carinho enorme!

  10. Maíra S.
    22 de julho de 2014 - 09:36

    Oi Ju! Parabéns pela casa nova! Estou super curiosa para saber como vai ser sua cozinha. Ainda não tenho um cantinho meu, mas já estou pesquisando e também notei o mesmo problema que você: Cozinha hoje é só um espaço para pôr micro-ondas e geladeira.
    Compile suas dicas e passe para a gente!
    Beijos e boa sorte,

    • 05 de agosto de 2014 - 16:55

      Maíra, acho tão ruim isso, porque pra nós, essa geração que ta crescendo, que gosta de cozinhar, é horrível achar um cantinho pra chamar de seu. Nenhuma cozinha é ideal. Mas esse que eu achei foi bom porque dava pra juntar com a sala e pimba! Vou postar fotos aqui, vocês vão ver. :)

  11. 22 de julho de 2014 - 09:55

    Que coisa boa, Juliana! Estou torcendo por você! Passei por isso há 4 anos, quando comprei e botei a baixo um apartamento dos anos 1950. Ainda estou em processo de reforma (grana curta): a cozinha ficou finalmente pronta em março e ainda falta reformar os banheiros. Apesar de trabalhar com isso (sou designer de interiores), tive muita dificuldade na hora de escolher o forno (só sabia que seria elétrico, pois minha sócia tem um e adora) e agora ainda estou penando para aprender a usá-lo – descobri, por exemplo, que, se quiser usar a ventilação forçada, tenho que diminuir a temperatura recomendada na receita em 20 graus. Bem, se precisar de uma ajudinha virtual, estou às ordens!

    • 05 de agosto de 2014 - 17:16

      Erika, pois é, é tudo tão específico… às vezes quero levar tudo da casa da minha mãe pro meu, porque já uso e já sei que funciona, hahaha. E o apartamento, ficou ótimo? Bom saber que tenho leitoras que trabalham com design de interiores, se eu tiver dúvidas, vou pentelhar vocês! Beijos e obrigada! :)

  12. 22 de julho de 2014 - 10:05

    Parabéns pelo apartamento novo! Imagino mesmo como deva estar difícil encontrar um com uma boa cozinha, hoje em dia quase não se cozinha mais.

  13. 22 de julho de 2014 - 15:32

    Parabéns pelo AP Jú! Que venha uma cozinha maravilinda pra você! Tô louca pra ver! Beijo!

  14. Ellen
    22 de julho de 2014 - 16:11

    Ai suas receitas são o maximo…espero que vc tenha sucesso nesta nova etapa, te desejo coisas boas…Tira uma duvida pra mim, eu estou tentando fornecer os cupcakes que eu faço para lojas, com sabores básicos, como chocolate, bicho de pé, coco e limão,mas o que me preocupa é a conservação dos mesmos, maioria dos sites informam que os bolinhos podem durar ate 3 dias, existe a possibilidade de usar conservantes e durar mais com os recheios…pois acredito que não seja interessante para os lojistas ficarem com o cups que duram 3 dias…o que vc acha?

    Agradeço sua atenção e se vc puder me ajudar melhor ainda…bjus

    • 05 de agosto de 2014 - 17:25

      Ellen, infelizmente é isso mesmo. Eles não ficam bons depois de 3 dias, na minha opinião, e até acho que não é certo com clientes vender produtos que não estão 100%. Existem conservantes que você pode adicionar às massas, recheios e coberturas, mas eu realmente não indico nenhum porque não sou a favor disso. Desculpe não poder te ajudar nesse sentido. Beijos!

  15. Ana Aline Moraes Silva de Souza
    22 de julho de 2014 - 20:47

    Olá Juliana!
    Construí minha casa há dois anos e me arrependo de uma coisa na cozinha: número de tomadas na bancada! Acabei não colocando sobre a volta toda, o que me faz falta para usar o liquidificador ou torradeira do outro lado… Ah, e sobre a pedra fiz de granito preto, e amo! Fazer armários planejados também é a melhor solução para aproveitar cada canto da cozinha. Adorei ter muito espaço para tudo. A cozinha é meu cômodo favorito da casa!!
    Adoro seu site!
    Deus abençoe sua nova casa!
    Beijos

    • 05 de agosto de 2014 - 18:16

      Ana, pois você me deixou bitolada com as tomadas, e agora to ligada na reforma pra garantir que todas as tomadas vão aparecer ali, hahahaha. É verdade, tomada é essencial! :)

  16. Maitê
    23 de julho de 2014 - 15:16

    Parabéns pela conquista! Que essa casa nova te inspire mais pra criar novas receitas! Boa sorte! *** Mal posso esperar pra testar essa receita! :) ***

  17. Bruna Pimentel
    23 de julho de 2014 - 23:47

    Olá Juliana, estou reformando minha casa, graças a Deus já estou no fim, e faço faculdade de engenharia civil! Desculpe mas morri de rir com o “como rejunte vai entrar depois do piso”! Sei que isso realmente é difícil para quem não está na área, até pq até pouco tempo tb não sabia dessas coisas! Posso lhe oferecer minha ajuda, as dúvidas que tiver me manda um email! Ah e o rejunte é colocado entre as placas de piso (um piso pode ser encostado um no outro por causa da dilatação em época quentes e frias), é uma massinha! O sifão é uma “sanfona” colocada na saída da cuba da sua pia até o cano de saída de água! A pedra que escolhi pra minha cozinha, além da beleza é bem resistente foi a pedra são gabriel, mais se não gostar de preto existem outras que dependendo do orçamento fica show! Espero ter ajudado em alguma coisa! Se precisar manda um email! Bjs

    • 14 de agosto de 2014 - 00:02

      Obrigada Bruna!! É, tenho um pouco de pânico de bancada preta porque não consigo ver a sujeira ou as formigas pra limpar… mas fica muito bonita, né?
      Beijos!

  18. Jenny
    25 de julho de 2014 - 07:48

    Fiz esse cupcake ontem, e ficou muito gostoso e bonito, todos em casa gostaram, eu só deixei algumas observações para os próximos, tirar a pele da gema (pq achei que ficou com gosto de gema) e dar uma molhadinha nele que ficou um pouco seco, mas acho que eu acabei deixando assar por muito tempo.

  19. Luciana
    28 de julho de 2014 - 14:50

    Oi Ju! Faz um tempo que acompanho teu blog, mas nunca comentei. Bom, acho que tenho algumas dicas pra te dar sobre reforma, acabei de reformar a cozinha aqui de casa. Bom, pra começar, sugiro que contrate um arquiteto, (caso ainda não tenha o feito) ele(a) vai te tirar todas estas dúvidas e fazer um projeto que atenda às tuas necessidades. Mas vou te dar minha opinião, pode? Atente para o número de tomadas médias na bancada (como já foi dito em outro comentário) tomadas nunca são de mais. Melhor sobrar do que faltar. Pense na quantidade de equipamentos que tu tem e com que frequencia costuma utiliza los. Além, claro, dos eletrodomésticos (geladeira, fornos, lavadora de pratos…) No fogão, deixe uma tomada baixa (para o fogão), uma média (para bancada) e uma alta( para depurador de ar, principalmente se tua cozinha for aberta para a sala). Se possível, preveja um ponto de iluminação sobre a bancada de trabalho ( eu utilizei uma fita de led sob o armário aéreo da pia). Alturas ideais de bancadas e armários aéreos tu acha fácil no google, dependendo da tua altura ( use uma fita métrica para visualizar melhor). Se não tiver espera para aquecedor e tubulação de água quente, pode optar por instalar aquecedor de água sob a pia ( e prever um ponto de tomada tbm) ajuda muito para lavar coisas mais engorduradas
    Mas isso, claro, depende do gosto de cada um, se prefere lavar a mão ou utiliza máquina de lavar . Quanto ao revestimento da bancada, sugiro granito pelo custo benefício. Tem TB o silestone, mas é bem mais caro. Desculpa pelo comentário longo, mas essas coisas me empolgam.. Haha.. Beijo!

    • 14 de agosto de 2014 - 00:15

      Luciana, obrigada pelas dicas! Eu fui checar a quantidade de tomadas, porque realmente é algo que não nos atentamos de primeira. Acho que não vou ter água quente, apesar de ser muito bom, mas ia ficar muito caro pro orçamento… Eu sei que essas coisas empolgam mesmo, obrigada! :)

  20. Fernanda Mezzadri Lopes
    29 de julho de 2014 - 21:08

    Parabéns pelo apartamento! Confesso que não tenho muita paciência pra reforma, decoração, etc, mas quem sabe me anime quando for na minha casa né?
    O cupcake ficou com uma cara ótima, vou testar no final de semana.
    Beijos

    • 14 de agosto de 2014 - 00:22

      Fernanda, é bom só enquanto não tem problema. Quando eles aparecem, aí sim fica chato! hahahaha Beijos!

  21. 30 de julho de 2014 - 15:15

    Parabéns e sucesso!!

  22. Paula
    30 de julho de 2014 - 20:52

    Oi Ju, tudo bem?
    Uma perguntinha sobre esse cupcake, quanto tempo ele dura fora (ou dentro) da geladeira? Não sei o que é melhor para o merengue em cima…
    E não posso deixar de te agradecer pelo seu trabalho! Meu mais delicioso e unico hobby é cozinhar, e principalmente confeitar! E seu site me ajuda toda vez que tento fazer alguma coisa diferente, suas receitas são super sofisticadas!
    Obrigada!!!

    • 14 de agosto de 2014 - 00:28

      Paula, esse cupcake deve durar uns dois dias na geladeira e um dia fora da geladeira, se você quiser comer o merengue com o mesmo sabor. Com o tempo, ele vai secar e não vai ficando bom. Beijos!

  23. 15 de agosto de 2014 - 11:00

    Olá Juliana, meu nome é Marcela, tenho 11 anos e amo cozinhar. Quando fiquei sabendo do seu site fiquei doida!!!! Estou amando o site e queria te dar os parabéns pelo novo apt. Moro em Brasília e queria saber aonde você compra seus sacos de confeitos e suas decorações para cupcakes. Bjss

    • 20 de agosto de 2014 - 21:57

      Marcela, tem lojas de confeitaria muito boas aqui em Brasília. A Festiva na 506 sul, a Parabéns na 204 norte e o Rei das Embalagens na 513 sul! Beijos!

  24. adrianne cortez cardoso
    30 de agosto de 2014 - 19:41

    E a tinta da cor azul tifany queria saber to procurando esse tom….fala vai…rs

  25. Fernanda Alexandre
    13 de setembro de 2014 - 11:24

    Oi Ju! Adoro seu blog, acompanho a mais de um ano, assumo que comento pouco rs.
    Mas adoro as receitas e sempre que posso as ponho em prática!

    Vou me casar em alguns meses, e estou na fase de pequenos ajustes já que nossa casa já compramos novinha com muitos detalhes que queríamos, mas até os pequenos detalhes se transformam em sagas rsrs…
    Semanas atrás me peguei numa situação, onde queríamos encontrar luzes de LED com tons azulados para o rebaixo de gesso, rsrs

    Na minha cidade é muito difícil encontrar limão tahiti, posso substituir pelo verdinho comum?

    Parabéns pelo Blog, boa sorte na sua empreitada, tenho certeza que ao fim o resultado será recompensador, beijos!

    • 15 de setembro de 2014 - 22:22

      Fernanda, também vou ter umas luzes LED pela casa! Eu ia ter um rebaixo de gesso desse jeito também, mas acabou mudando e confesso que gostei mais sem ele. O limão tahiti é o verdinho aqui na minha cidade! Mas você pode usar qualquer limão, só vai mudar um pouco o sabor de acordo com o que você usar! Beijos!

  26. Daniela
    28 de setembro de 2014 - 19:56

    O que dizer desse site: simplesmente maravilhoso… Acabei de conhecer e confesso que já viciei. Parabéns! Interessante, divertido e delicioso. Bj

    • 30 de setembro de 2014 - 21:28

      Daniela, obrigada pelos elogios! Seja bem vinda! :)

  27. Larissa
    04 de outubro de 2014 - 17:13

    Oi Juliana!
    Fiz a receita do creme com o limão siciliano e ficou com um cheiro muito forte de ovo. É normal? Melhora quando esfria?

    Beijo!!

    • 06 de outubro de 2014 - 07:16

      Larissa, como eu sempre falo, é muito difícil fazer uma receita cujo preparo é basicamente ovo e leite e não ficar com cheiro de ovo e leite. É o ingrediente da receita, afinal. Para remediar isso, use extratos ou essências de boa qualidade, conforme indica a receita, e, no caso desse creme, use as raspas de limão para aromatizar bem. Beijinhos!

  28. Marcia
    31 de outubro de 2014 - 14:36

    Adoro suas receitas, são perfeitas!!!!! Esta de limão então…..incrivel!!!!! Obrigada por compartilhar conosco essas delicias!

  29. Junior
    04 de novembro de 2014 - 01:23

    Oi Ju, aqui no seu blog de novo pra variar rsrs

    Fiz o creme e achei qu ficou mto forte o limao e doce sabe, nao sei se curti muito, mas quro fazer um brigadeiro de limao para acompanhar.
    Como tenho balança e sou viciado em gramatura, me perco quando é medidas em xicaras, coloquei 60ml de suco de limao, acho q exagerei né? O mesmo pro açucar, acho q diminuirei pra 4 colheres rs.
    E passar a gema na pedeira, mas curti.
    Vc acha q combina esse recheio c um brigadeiro de limao tb?

    • 17 de novembro de 2014 - 17:57

      Junior, acho que foi muito limão mesmo! Mas o brigadeiro pode dar uma quebrada no azedo, já que é doce. Experimenta e me conta! :)

  30. Luiza Ceolin
    07 de novembro de 2014 - 11:41

    Oi Juliana, adorei a receita do cupcake, fiz até como bolo e recebi vários elogios, só não gostei do recheio, ficou um gosto forte de gema e resolvi trocar por um doce de laranja que tinha aqui mas acho que dá pra trocar por leite condensado com suco de limão que é o recheio da torta,só nao fica esse amarelinho bonito…

    • 18 de novembro de 2014 - 12:27

      Luiza, é complicado um preparo com ovos não ficar com cheiro forte de… ovos! Hahahaha. Mas vale usar uma essência de limão a mais na receita, se estiver te incomodando muito. Beijos!

  31. Junior
    21 de novembro de 2014 - 14:11

    Juh, fiz o brigadeiro e ficou perfeito.
    Eu deixei pra colocar o suco do limao e as raspas depois de desligar o fogo, daí nao ficou aparencia de talhado.
    Mas acho que trocarei esse recheio pelo lemon curd *-*

    Ah… fiz o cupcake de acai tambem, ficou incrivel! Suas receitas sao demais!

    Lembro que disse q em outro post voce postaria depois uma receita de brigadeiro de limao siciliano, estou aguardandoooo rsrsrs
    bjao

  32. Izabela Oliveira
    03 de janeiro de 2015 - 20:08

    Olá, sou nova aqui mas já estou adorando as receitas!!!!
    Fiz passo a passo da receita, porém a cobertura não endureceu.
    O que posso ter feito errado?

    • 05 de janeiro de 2015 - 11:26

      Izabela, você usou termômetro pra chegar aos 123°C? Ou não chegou lá ou as claras tinham traços de gema ou gordura na tigela, e daí não cresceram o suficiente. Beijos!

  33. ariany
    22 de março de 2015 - 14:14

    Ju, oq aconteceria se ao inves de 120, eu esasse 100g de manteiga p a massa?

    • 02 de abril de 2015 - 22:47

      Ariany, a massa vai ficar menos fofinha e talvez não crie consistência já que você vai estar alterando quaae 20% da quantidade de gordura da receita. Beijos!

  34. Juliana Cunha
    27 de abril de 2015 - 13:59

    Jú fiz a receita de merengue e ficou uma delícia, porém na hora de cobrir os cupcakes o aspecto do merengue ficou parecendo que estava aerado, sabe?! Tenho que mexer o merengue pra tirar o ar antes de cobrir ou fiz alguma coisa errada mesmo? Socorro…

    • 30 de abril de 2015 - 14:17

      Ju, você provavelmente bateu demais o merengue e ele secou um pouco. Não faz mal pra cobertura, só pra fazer suspiro. Da próxima vez, pare de bater assim que formar os picos! Beijos!

  35. Ana
    29 de abril de 2015 - 17:04

    Oi Juliana! Será que eu posso substituir o leite da receita do bolinho por suco de limão?

    • 30 de abril de 2015 - 18:09

      Ana, até metade da quantidade, pode sim. Mais do que isso, acho que a massa não vai reagir direito.

  36. Bruna
    11 de agosto de 2015 - 14:23

    Dá pra fazer o tostadinho do marshmallow no forno, como fazemos com torta de limão?

    • 25 de agosto de 2015 - 12:07

      Bruna, da sim, mas tem que ser bem rápido num forno bem quente no topo senão o recheio vai derreter!

  37. Aline
    22 de maio de 2016 - 10:08

    Oi Ju, tudo bem? Adoooroooo suas receitas…você acha que dá para acrescentar farinha de amêndoa nessa massa?? Bjs

    • 05 de junho de 2016 - 22:12

      Aline, dá sim, troque 1/2 xícara de farinha de trigo pela de amêndoas, vai dar um saborzinho muito bom! :)

  38. Katia Vargas
    29 de abril de 2017 - 09:40

    BOM DIA JULIANA, NÃO CONSIGO VISUALIZAR A RECEITA DO CUPCAKE DE TORTA DE LIMÃO, PORQUE SERÁ?

    • 07 de maio de 2017 - 01:35

      Katia, vc deve estar acessando a versão em inglês. Clique na bandeira lá em cima pra trocar pra português e a receita aparece!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!