Acredito muito em viver a vida com moderação, sem que esteja sempre tudo bem e nem tudo mal. Acho que as coisas que acontecem em excesso só tem duas opções: ou são ilusões que criamos para fugir de alguma realidade que não nos interessa ou já já vai dar muito, muito errado.
Moderação inclui não ser uma pessoa 8 ou 80. Sabem, daquelas que só existem duas cores: preto e branco. Ou você é o melhor amigo dela ou você é o pior inimigo. É bem imaturo, na verdade, porque ninguém é preto ou branco. Estamos mais pra vários tons de cinza – e não quero que a comparação os lembre do livro famoso, mas sim de uma das melhores músicas que já ouvi: Many Shades of Black. Até Adele já concordou comigo.
Viver com moderação nos ajuda a apreciar melhor a viagem. Sem querer ser muito brega, mas a vida é uma grande viagem mesmo. E se estamos muito deslumbrados, ou muito depressivos, deixamos passar muita coisa. Eu detesto a impressão de que perdi alguma informação por aí, vocês não?
Essa semana finalmente assisti O Lobo de Wall Street, o que reproduz bastante o que eu considero o completo oposto de “viver com moderação”. O pior é que o cara que inspirou a história do filme afirmou em uma entrevista que o longa não mostrou nem 10% do que realmente era a rotina da empresa que ele criou. E, bem, olha onde ele chegou vivendo sem moderação.
Hoje a receita tem um ingrediente incomum: toranja. Ou grapefruit, a depender do mercado que você comprar. Achei aqui em Brasília e resolvi experimentar em um cupcake, é claro. Também aproveitei as sementes de papoula que eu ainda tenho aqui, que dão um gostinho ainda mais diferenciado pra massa.
A toranja é uma fruta mais comum lá fora. Talvez você encontre também pelos nomes de laranja vermelha ou jamboa. Ela é bem ácida e doce, e parece mesmo uma laranja que foi tingida com corante, além de ter tomado suplementos pra crescer.
Cupcakes de toranja com sementes de papoula
Rende: 15 cupcakes
Receita por Whisk Kid, com adaptações.
1 xícara (180g) de açúcar
raspas de 2 toranjas
1 1/3 de xícaras (200g) de farinha
1/4 xícara de amido de milho (maizena)
1 1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1 colher de sopa de sementes de papoula
1/2 xícara (115g) de manteiga
3/4 de xícara de suco de toranja
1 gema
2 claras
1 – Ligue seu forno em 160˚C. Em uma tigela, misture o açúcar e as raspas das toranjas, que devem preferencialmente ser raladas na hora, para manter a fragrância. Esfregue os dois juntos até que pareça levemente úmido e com o cheirinho gostoso da fruta. Em outra tigela maior, peneire juntos a farinha, o amido, o fermento, o bicarbonato e o sal, acrescentando também as sementes de papoula.
2 – Bata a manteiga com o açúcar e as raspas até que fique bem fofo e pálido, por aproximadamente 3 minutos. Acrescente a gema e bata novamente.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do suco de toranja, batendo entre cada adição somente o suficiente para incorporar.
4 – Em outra tigela, bata as claras até que atinjam picos leves, com cuidado para não bater demais. Adicione as claras aos poucos na massa do cupcake, incorporando com uma espátula com movimentos envolventes, “abraçando” as claras. Não bata nem mexa com vigor, ou o ar das claras vai sumir.
5 – Separe a massa nas forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Retire do fogão e deixe por 2 minutos na fôrma de metal antes de transferir para uma gradinha para esfriar.
Calda de toranja
suco de meia toranja
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água
1 – Basta ferver tudo em uma panela por dois minutos e está pronto. Depois, fure levemente os cupcakes com um palito de dentes e derrame uma colher de chá em cada um. Ou, se você for rechear, espalhe a calda no buraco do recheio.
Para cobrir os cupcakes, usei uma receita de IMBC misturada com um restinho da calda de toranja que sobrou. Se não tiver sobrado com você, o IMBC puro também combina muito bem com o cupcake. Sabor diferente e delicioso!
Viver com moderação. Você concorda?
Olá Ju! Concordo com você em número, gênero e grau… Nem 8 nem 80, o meio termo faz mais sentindo pra mim!
Adorei a receita, adoro toranja! Vou testar quando achar, pois aqui em SP ainda é difícil de achar!!!
Beijos
Ah e como anda seu joelho?
Jenifer, continua pulsando bastante com um pouco de dor, mas está bem melhor do que anteriormente. Percebi que nos dias que eu caminho ou vou à academia, ele dói bem menos. Toranja você deve achar fácil no mercado municipal de SP! :) Beijos!
Eu nunca comi toranja, mas pela cor deve ter o sabor mais forte do que as nossas laranjas comuns.
Já experimentou usar leite de coco na massa? Também fica ótimo!
Faz pouco tempo que conheci o blog, e adorei!!!
As vezes me aventuro nos cupcakes, mas ainda não consegui acertar…
Não sei se uso o tamanho da forminha errada, ou asso errado, enfim, eles não ficam bonitos, tanto o bolinho como a cobertura…
Hoje mesmo fiz um de fubá salgado com bacon e cheddar… Ficou uma delícia, mas não ficou bonito…
Mas um dia ainda acerto, enquanto isso só observo aqui e guardo como inspiração…
Um beijo
Ju… o equilíbrio é a chave para felicidade!!!
Querida, posso substituir essa toranja por limão siciliano, laranja pera normal…???
Bjsss
Oi Juliana,
Ando um tempo sem comentar, motivos técnicos, mas continuo me exercitando com essa maravilhosas receitas.
Juliana , gostaria que me indicasse (sou de Sao luis- Ma)e estou com dificuldades de encontrar Chocolate em po´de boa qualidade; onde encontrar, onde comprar, algum site marca .Peço ajuda e ao mesmo tempo agradeço.
Fico aguardando resposta, grata Ana Cleide
Onde você encontrou Toranja em Brasília? já procurei várias vezes e não acho
Oi, eu sou de Brasília e achei a toranja ou grapefruit no comper, super maia e pão de açúcar. No comper e superaria o nome e grapefruit.
Rafaella, achei em um Pão de Açúcar, mas talvez você tenha dificuldade de achar dependendo da época. Beijos!
Oi Juliana, Gostaria de saber qual a marca das forminhas de papel que você usa. Achei lindas algumas estampadas, e até as lisas não ficam transparentes depois de irem pro forno.
Adorei o blog, você é muito talentosa. Bjuuu
Mariane, eu uso muitas marcas e algumas até sem marca, que compro em viagens que faço. Mas a grande maioria das forminhas perde sim a cor depois que assa porque elas absorvem o líquido e as gorduras da massa. Você pode, depois que assar e o bolinho secar, colocar eles dentro de uma segunda forminha de papel, que aí sim vai ficar coloridinha.
What a gorgeous looking cupcake! I’ve not thought to use grapefruit in cupcakes. I agree that it is better to live life in moderation, but its hard with a foodblog!!
Juliana encontrei e comprei a torange, mas eu achei ela super amarga. Não fica amargo o cupcake não?
Tenho que experimentar essa receita pra ontem! Deixa só eu achar grapefruit e semente de papoula por aqui que com certeza vou fazer.
Henrique! :) Você acha grapefruit na CEASA ou no Pão de Açúcar. Já a semente de papoula, é mais difícil, mas vende no La Palma!
Juliana, fiz uma solicitação em 25/04/14, se possivel gostaria que comentasse a respeito sobre Chocolate em po. Gostaria de umas dicas , onde encontra-lo .
Oi Ana, achei que tinha respondido seu comentário! Bem, eu quase nunca uso chocolate em pó nas minhas receitas. Sempre uso cacau em pó. Sobre o cacau em pó, eu costumo usar da Callebaut, que é excelente. Vende em lojas de confeitaria ou em sites, mas confesso que nunca comprei por site porque sempre acho em loja física. Portanto, não sei te indicar um site confiável desse ingrediente. Quanto ao chocolate em pó, minha mãe sempre usa o dos padres, hahahaha, então deve ser bom. Beijos!
Parabéns pelo seu blog e pela generosidade de compartilhar suas receitas maravilhosas conosco !!! Mas o que vem a ser IBMC ?? (Desculpe a ignorância )
Cristina, é só seguir o link para o post onde eu explico o que é e como fazer! :)
Bom dia!!! Quase chorei de felicidade em saber que é possível comprar semente de papoula. Já entrei em contato com o La Palma. Tenho uma receita de pão de papoula que não faço há anos!!! Obrigada
Graciela, conseguiu encontrar com eles? :)
Juliana,qual o bico você usou?? Estou procurando o nome a muito tempo! :D
Glenda, usei o 1M da Wilton, clássico! :)