A obra do apê já dura longos seis meses, se considerarmos que eu comecei a fechar contratos no final de abril, antes de viajar para a Polônia. Os motivos são que os serviços preferem esperar um ou outro fornecedor para começar a fazer o que precisam fazer, argumentando que isso reduz o risco de ajustes e problemas. Então, por exemplo, a marcenaria da cozinha só começou depois que a marmoraria entregou as bancadas, e a marmoraria só começou a produzir as pedras depois que a alvenaria de base estava pronta. E por aí vai.
Nessa brinks, sem contar os atrasos (a marcenaria da cozinha acaba de me avisar que ficarei de molho por mais 20 dias), eu só devo me mudar mesmo lá pro meio de novembro. A ansiedade é grande.
Enquanto isso, vou contar pra vocês sobre a saga da mesa de jantar. Pra quem curte cozinhar, e especialmente confeitaria, espaço de bancada numa cozinha é essencial. Imagina fazer fondant espatulado numa bancada pequenininha. Ou até mesmo sovar uma massa de pão, né. Só que eu queria uma torre quente e eu também precisava de uma pia consideravelmente grande. Então a solução pensada foi ter a mesa de jantar também como área de trabalho.
A ideia é adquirir uma mesa firme o suficiente para sovar uma pasta americana enorme, por exemplo. Saí com o Sr. Namorado para pesquisar as opções, porque eu só me convenço indo pessoalmente em cada loja e fingindo sovar uma massa nos mostruários. Em nossa busca, descobri que mesas com quatro pés são excelentes, mas iam ficar ruins no apê, porque é tudo apertadinho. Já as com base central precisam ter uma estrutura metálica e firme.
Mas e as caldas ferventes de açúcar pra fazer fondant, por exemplo, Juliana? Pois bem, em cima da mesa, pode-se colocar um tampo de vidro temperado transparente, de pelo menos 8 milímetros. É o que farei e daí vou ver como ele se comporta. Se eu não sentir muita confiança, vou cogitar comprar um pedaço de mármore qualquer para usar nessas situações, como meu professor de chocolates indicou.
No fim das contas, acabei com uma mesa chamada Alcachofra (que nome, né? Acho que tudo no apê vai ter nome de comida). Ela é tipo assim e não é barata, não. Mas, assim como o Silestone, acho que um investimento único que durará por muito tempo é muito válido. Pra compensar, fico uns dois anos com o colchão velho lá de casa. Não ligo.
Como já havia anunciado aqui no blog, fiz esses cupcakes para meu aniversário com o Sr. Namorado. Ele é bem viciado em tiramisù e já havia um tempinho que eu queria fazer esse cupcake. Pensei bastante em como criá-lo, porque a maioria das ideias por aí é um bolinho com recheio de mascarpone e cobertura de alguma coisa com vinho Marsala.
No entanto, o verdadeiro tiramisù tem muito mais creme que biscoito, ou sequer bolo. Então foi o que eu tentei fazer nesse cupcake e, modéstia a parte, acho que ficou muito bom. Chuto sem medo que esse é o melhor cupcake que já fiz. A massa de baunilha serve para formar a base, que absorve o café e o vinho, para o lindíssimo creme que vem por cima. E como esse cupcake precisa ficar na geladeira, a massa tem que ser feita com óleo para que não endureça demais quando estiver fria!
Cupcakes de tiramisù
Rende: 14 cupcakes
Base
1/2 xícara e 1 colher de sopa de farinha de bolo
1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
pitadinha de sal
1 ovo
1/4 de xícara e 1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de buttermilk
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata o ovo por 20 segundos. Depois, acrescente o açúcar e bata novamente por mais uns 30 segundos. Acrescente a baunilha e o óleo e bata mais uma vez, até uniformizar tudo.
2 – Peneire por cima a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, alternando com o buttermilk. Misture delicadamente com uma espátula.
3 – Coloque duas colheres de sopa de massa em cada forminha, no máximo, e leve para assar por 8 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Retire do forno, reserve em uma grade de resfriamento, ainda dentro da fôrma de metal.
Calda
50ml de café bem forte e frio
25ml de vinho Marsala
1 – Misture tudo junto. Fure as massas nas forminhas com um palito de dente e coloque duas a três colheres de chá da calda em cada uma. Veja na foto! Depois, reserve na geladeira enquanto faz o creme.
Creme
50g de gemas (aproximadamente 2 gemas e meia)
25g de açúcar refinado
200g de queijo mascarpone, em temperatura ambiente
1/4 de colher de chá de extrato de baunilha
1 – Em uma tigela, bata as gemas por uns 2 minutos. Em seguida, acrescente o açúcar e bata até clarear bastante.
2 – Adicione a baunilha e o mascarpone e misture tudo com uma espátula em movimentos envolventes.
3 – Quando a base estiver bem geladinha, coloque o creme de um saco de confeitar com um bico redondo – um em um ziploc e corte a ponta! – e preencha as forminhas até bem rente ao fim ou até passar, depende do gosto do freguês.
4 – Leve para gelar por pelo menos 3 horas ou, de preferência, durante a noite, para comer no dia seguinte!
Retire da geladeira, peneire cacau em pó por cima e sirva imediatamente. É assim que achamos mais gostosos, bem geladinhos, mas se quiser esperar uns minutinhos, não tem problema. O creme vai segurar a forma por um tempinho. O que não segura por muito tempo é a vontade de comer um seguido do outro, de acordo com o Sr. Namorado que comeu uns seis sozinho, em uma lapada só.
Dicas:
– Se não tiver ou encontrar vinho Marsala, use um vinho doce. Eu mesma não achei e usei um do Porto. E entendo zero de vinhos.
– Se sobrar creme, faça a festa com biscoitos champagne e usando a calda, montando o tiramisù normalmente.
Onde é a área de trabalho mais ampla da sua cozinha? Na bancada mesmo? Na mesa de jantar?
Até eu q n curto tiramisu fiquei com vontade, cara ótima. Detalhe: já quero testar! hahahahaha
Que tudo Ju!! Ja estou ansiosa para testar essa receita! Beijos e obrigada sempre por compartilhar essas delícias..
Ju, acho que vc esqueceu de mencionar em que hora no preparo colocamos o buttermilk…. Com certeza essa é mais uma receita que eu vou testar!!! Beijos
Indiara, tinha esquecido mesmo, mas daí arrumei. Obrigada pelo toque!! :D
Huuuuumm! Pra executar a receita so me faltou o queijo mascarpone. com certeza vou fazer logo esse cup. Obrigadoooo!!!
Eu estou amando acompanhar seu site e suas dicas para desenvolver novos sabores de cupcakes, eu amo Tiramissú e vou fazer em casa.
Parabéns pelo site e pela criatividade!!!
A MINHA COZINHA É MICRO SEM BANCADA,USO A PIA E A MESA DE JANTAR….E JOGO TODA SEMANA NA MEGASENA !!!
Que lindos Ju!!! Sabe o que eu queria? Uma receita de cupcake de ferrero rocher..
Essa história de ficar de molho na entrega é bem coisa de marcenaria, nesses casos é bem mais seguro comprar com uma loja de móveis planejados e verificar qual é a fábrica, se o prazo para entrega consta em contrato e se a loja trabalha com montadores próprios, porque numa fábrica é tudo muito industrial, não ocorrem atrasos (a menos que a loja não tenha uma boa estrutura pra te oferecer), você tem direito a nota fiscal, etc. Agora não entendi por que a bancada teve que vir antes dos móveis, se é mais indicado e melhor para instalação, fazer o contrário…
Mas mal vejo a hora de ficar pronto seu apartamento Ju!!! Tenho certeza de que vai ficar lindo, você é muito caprichosa e faz tudo com amor, e isso é muito visível!
Vivian, o pior é que fechei a marcenaria da cozinha com uma loja de móveis planejados exatamente tentando evitar os atrasos, mas fui surpreendida por essa novidade de que puxadores levam 20 dias pra fabricar. De qualquer forma, consta no contrato as sanções cabíveis caso atrase, então espero que resolvam isso logo! E quanto a bancada, na minha cabeça faz muito mais sentido a bancada vir depois né, mas foi o que essa loja preferiu fazer e minha arquiteta não se opôs, hehehe. Vamos torcer pra ficar tudo bem! Beijos!
Ju, acompanho seu blog há muitooooo tempo porém nunca comentei nada! As receitas daqui são ótimas, de verdade, não teve uma que eu não tenha testado que não deu certo, pelo contrário, cada fornada com sucesso me motivou a querer fazer mais e mais receitas. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento e por ser sempre muito solícita.
Queria te perguntar uma coisa, quais são as melhores marca de forminhas? Porque tenho sofrido, principalmente com as da Mago, não adianta nada comprar uma forminha branca por exemplo, pois se faço um cupcake de baunilha, ela vira transparente. O mesmo acontece se vou fazer um cupcake de chocolate, a maioria das marcas que acho fácil por aí desbotam com muita facilidade. Por isso quis saber de você, que entende do assunto.
Obrigada!!!
Clara, que bom que finalmente comentou! Gosto de ouvir de vocês. Eu uso as forminhas da Mago, não tenho muitos problemas com elas. Quanto essa questão de desbotar, isso é normal. A forminha é um papel então ela vai absorver a umidade e a oleosidade do bolo. Se você quiser manter a cor ou o desenho da forminha, o que eu costumo fazer é assar os cupcakes em forminhas brancas comuns e encaixar as forminhas coloridas por cima depois, bem fechadinhas. Beijinhos!
Olha… nem sou fã de tiramisu mas esse cupcake…
Deve ser um arraso.
Boa sorte com a empreitada da mesa..
Bjkas de sua fãzoca..
Julianaa faz a receita do cup cake de churros… por favooor, estou doida pra comer um kkkk obrigada
Mallú, sugestão anotada! Farei quando tiver uma receita sensacional pra vocês! :)
Oiii ju que cupcake Heimmm menina? ! Jesus! Estou me organizando pra abrir uma empresa tipo buffet aqui em bh e pego muitas idéias de cupcakes no seu blog. Gosto muito de você mesmo sem conhece-la. Fico vibrando com tudo que você conta sobre as suas “sagas”. Espero que a ida pro ap Seja rápida. Um grande beijo e Obrigada por compartilhar tudo conosco.
Ps:não estou recebendo mais os posts no meu email. Você pode me ajudar?
Paola, que bom que o blog tem lhe ajudado! :) Chequei aqui e você está cadastrada no mailing list, então talvez esteja caindo na sua caixa de spam. Checa por favor! Beijos!
Juliana, aonde você compra mascarpone em Brasilia? Estou com dificuldades em achar. Eu sempre achava em mercados grandes, mas ultimamente ate la esta difícil!
Priscila, eu achei no Extra da Asa Norte. Também vai achar em mercados gourmets como o La Palma e o Oba! Beijos!
Oi Ju bom dia vc poderia me dizer caso nao encontre o queijo mascarpone qual outro eu poderia colocar no lugar bjs .
Marisa, infelizmente o sabor característico do tiramisù vem do mascarpone, então se você trocar não vai mais ter o mesmo gosto. Eu não recomendo trocar por outro, infelizmente tem que ser mascarpone mesmo. Mas tem como fazer em casa, busca no google que você encontra receitas caseiras! Beijos!
Oi Ju, adoro suas receitas e particularmente…falando serio…vc arrasou nessa receita! To maluca p fazer!!! bj gde!!!!
Oi Juliana achei o seu site hj , amei e já vou testar essa receita de cupcake de tiramissu adoro bjs…. Até mais
Juliana posso não usar o vinho e não achei o queijo, o crean chesse pode substituir? Ah amei sua pagina, só dá pra te seguir pelo face? Bjss
Silvia, sem o vinho e usando creamcheese, ele não é tiramisu, e sim um cheesecake. O vinho você pode omitir, mas o mascarpone, não. Tem algumas dicas de como fazer mascarpone caseiro, dá uma pesquisada no google. Todas as minhas redes sociais estão lá em cima, no blog, nos ícones! :)
nossa deve ser muito bom