quinta, 02 de abril de 2015

Cupcakes de Páscoa

40 Comentários

Nesse ano, a minha Páscoa precisa ser divertida. Sabem, com menos comilança, mais risadas. Mais amigos, mais saídas, mais diversão. Estou me esforçando pra isso. Agora que a mesa de jantar chegou, estou organizando grupos pequenos de pessoas queridas para vir aqui.
Já rolou a noite da pizza no apê. Fiz a massa com uma receita simples e deliciosa do Jamie Oliver, comprei os ingredientes diferentes e fiquei montando os sabores que escolhiam. A TV virada para nós (ideia do suporte móvel do Sr. Namorado, claro) enquanto assistíamos American Mary. Aliás, uma boa resenha sobre esse filme que nunca decola da pista, mas ainda sim é bacaninha se você curte, lá no blog do meu amigo, o Aquela Velha Onda.

cupcakes_pascoa
Foi bacana e vou repetir com todos os amigos, mas talvez não como pizza. Ela serviu bem todo mundo – fiz metade da receita da massa do Jamie e deu pra generosas 5 pizzas tamanho médio-grande – mas deu um pouco de trabalho pois tínhamos que pausar o filme toda vez que eu voltava para fazer a próxima pizza. Isso também se deve ao fato que só tenho uma fôrma de pizza. Não vou comprar outra, não cabe mais nada nesse apartamento.
Acho que a próxima reunião de amigos vai ser um risoto ou uma macarronada com carne, porque é só servir na mesa, sentar pra ver o filme e tudo certo!

cupcakes_pascoa2
Que tal um cupcake com uma decoração linda de Páscoa? Ainda da tempo de fazer pra pessoas queridas! Sei que demorei pra postar, é que esse último mês foi correria, todas as semanas eu tinha alguma encomenda pra entregar pra alguém. Mas nada que essa bundinha fofa de coelho não compense o atraso, né?
Aqui no blog tem a receita deste cupcake e lá no ICKFD vai ter o passo a passo pra fazer esse popozão! Opa, você ainda não sabe que sou colunista lá no maior portal de confeitaria do Brasil-sil? Então corre lá pra ver vários cupcakes diferentes feitos exclusivamente pro ICKFD!

Cupcakes de chocolate com brigadeiro de chocolate branco
Rende: 12 cupcakes

Massa
1 ovo
1/4 de xícara de óleo (de girassol ou canola, preferencialmente)
2/3 de xícara de buttermilk
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1/4 de colher de chá de sal
1/3 de xícara + 1 colher de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 1/2 xícaras de farinha

Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite uht
130g de chocolate branco, picado
1 colher de sopa de manteiga com sal

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Essa é uma receita muito simples de fazer: em uma tigela bem grande, bata o ovo e o óleo até misturar tudo. Adicione o buttermilk e a baunilha e misture.
2 – Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, peneire imediatamente por cima a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato.
3 – Com um fouet grande, misture com movimentos envolventes a massa, até que ela crie consistência. Neste ponto, é provável que tenha alguns grumos de farinha. Pra acabar com eles, basta bater a massa com o fouet umas 10 vezes, bem forte, batendo a massa contra a tigela. Se preferir, pode usar uma batedeira de mão desde o começo, e aí é só adicionar os secos aos poucos, batendo somente até incorporar.
4 – Para o brigadeiro, leve todos os ingredientes para uma panela de fundo grosso, em fogo médio. Fique muito atenta (ou atento, sei que vocês meninos estão aí também! ;) ) e raspe sempre o fundo e os cantos da panela – brigadeiro branco tem mais facilidade de queimar, pois o chocolate branco derrete a uma temperatura bem mais baixa. Quando começar a borbulhar, diminua para o mínimo e cozinhe com paciência e amor por mais uns 5 minutos, ou até começar a cair da espátula em pedaços e não em fio. Não sabe como é? Rola lá embaixo pra ir pro link do vídeo que postei no Instagram sobre como é o ponto certo!

Gente, não ficaram lindos esses cupcakes nessa forminha? São da Ultrafest, coisa mais querida. De novo, fiquei impressionada por não desbotarem a cor. Dessa vez testei com essa massa de chocolate: percebam que o pretinho que aparece não é a cor desbotando, e sim porque a massa é escura mesmo, é claro que vai aparecer do outro lado. A não ser que as forminhas fossem duras e intransponíveis, o que é impossível, hehehehe. Novamente, um produto ótimo, recomendo!
Clique aqui para ver o vídeo do brigadeiro!

cupcakes_pascoa3
Aproveitem a Páscoa, pessoal! :)

  1. Vivian
    02 de abril de 2015 - 09:26

    Juntar os amigos é sempre bom! Lembro que fazíamos pizza sempre na casa da mesma amiga pelo menos uma vez por mês, isso quando eramos adolescentes e nossa maior preocupação era tirar nota preta. kkkkkk. Eu mesma nunca me arrisquei, sempre deixo tudo por conta de mamis. :P

    Mas Ju, queria tirar uma dúvida: qual sua opinião sobre aquelas máquinas de cupcake? Pra uso doméstico vale a pena? Recomenda alguma marca específica? Vi na internet hoje e achei interessante.

    Beijos!

    • 02 de abril de 2015 - 23:29

      Vivian, nunca gostei de nenhuma delas hahahaha. Sou oldschool, gosto de um forno bom pra usar e assar meus cupcakes e bolos como antes. Tudo que eu vi essas máquinas fazerem foi secar os bolinhos como se não houvesse amanhã. Mas tem que goste e ame, pode ser apenas que eu não tenha usado da forma correta. Beijos!

  2. Patricia
    02 de abril de 2015 - 12:14

    Perfeitos como sempre!! Farei com certeza, mas os coelhinhos serão mais difíceis!! Hehe
    Parabéns!

  3. Tania Santa Rosa
    02 de abril de 2015 - 12:19

    Juliana , parabéns meu seu blog, e obrigada por compartilhar essas maravilhas de receitas, já fiz duas receitas e deram super certo, acompanho vc no Instagram também e fico feliz qdo vc posta alguma foto como novidades. Desejo uma páscoa repleta de paz e muita diversão. Muito sucesso na sua vida.
    Bjos :)

    • 02 de abril de 2015 - 23:29

      Tania, querida, que bom que curte o blog! Continue acompanhando as novidades! :)

  4. Leonay
    02 de abril de 2015 - 12:49

    Ju, mais uma vez adorei, tudo lindo, certeza q estavam tão gostosos quanto! O coelhinho é de pasta americana? Pensei em fazer c pasta de marshmallow… boa páscoa, Ju!

    • 02 de abril de 2015 - 23:30

      Lay, é de pasta americana! Mas dá pra fazer com pasta de marshmallow, pasta de leite ninho, etc etc! :D Boa páscoa, florzinha! <3

  5. Andressa
    02 de abril de 2015 - 13:03

    Oi Ju! Ficaram lindos! Vou fazer! Mas me diz uma coisa: você espera esfriar totalmente este brigadeiro para colocar no saco de confeitar? Leva à geladeira ou resfria naturalmente? Obrigada!

    • 02 de abril de 2015 - 23:31

      Andressa, sim! Você precisa esperar esfriar totalmente, em temperatura ambiente, senão ele vai derreter todo assim que você colocar no cupcakes. Beijos!

  6. Denyse
    02 de abril de 2015 - 14:44

    Juliana, que lindinhos! Adorei essa cenourinha! É bem mais fácil fazer a bundinha do que a carinha do coelho, né? Assim aumentam as minhas chances, ha, ha, ha! Boa Páscoa.

    • 02 de abril de 2015 - 23:31

      Denyse, ah é, muito mais simples o popozão hahahahah Beijos!

  7. Marcia
    02 de abril de 2015 - 21:35

    Juliana,sua linda !
    Essa poupança de coelho ficou uma graça,parabéns pela criatividade !
    Vc colunista da ICKFD é banaca e todas as receitas de cupcake são suas ???
    Bom Feriado.bj

    • 02 de abril de 2015 - 23:32

      Marcia, não entendi bem teu comentário hahahaha, mas não são todas as receitas de cupcake que são minhas não. As que são minhas tem minha carinha lá no final como autora. Beijos!

  8. Leonay
    04 de abril de 2015 - 07:26

    Ju, bom diaaaaa e muito obrigada pela resposta… Ju, n sei o q acontece, sempre q faço brigadeiro branco fica c uma textura esquisita, como se o creme de leite tivesse talhado, é isso mesmo? N é uma textura lisa? :(

    Poxa, super triste achando q deu errado de novo… bju grande e bom fim de semana!

    • 16 de abril de 2015 - 16:26

      Lay, não é pra ficar assim não… mas se ficar, você pode passar por uma peneira antes de deixar no prato para esfriar. Talvez você não esteja mexendo tanto o brigadeiro. Beijos!

  9. Thatiane
    05 de abril de 2015 - 17:49

    Gostaria de saber se esses cupcakes não levam recheio, só cobertura? Outra coisa, como você faz para o brigadeiro ficar nessa consistência pra voltinha dicar perfeita? Tentei fazer mas ele fica mole, aí não fica com essa aparência :(

  10. Simone
    07 de abril de 2015 - 12:54

    Juliana boa tarde adoro seu site, parabéns!
    Tenho algumas dúvidas, são elas: Como faço para os meus recheios ficarem mais resistentes e durarem pelo menos duas horas de viagem quando tiver que mandar para o cliente, você têm alguma receita de recheio redistente que possa me passar, até a chegada do cliente os cupcakes recheados com massa de chocolate podem ir a geladeira e por quanto tempo, existe algum modelo de maleta de plástico para carregar e transportar cupcakes?

    • 17 de abril de 2015 - 07:48

      Simone, você não precisa se preocupar tanto com recheio pra cupcake e a consistência dele. Ele fica dentro do bolinho, fechado, não vai acontecer nada com ele. Só não pode ficar muito líquido senão ele “entra” na massa como se fosse uma calda. Tem muitas receitas no blog, é só dar uma olhada! Qualquer cupcake pode ir a geladeira, exceto se tiver decorações de pasta americana. Já vi uma maleta de carregar cupcakes para vender na internet, dá uma pesquisada que você acha. Beijos!

  11. BEATRIZ HENRIQUE
    07 de abril de 2015 - 14:02

    OII JULIANA! eu gostaria de saber quantos cup cakes rende essa receita…

    sempre tenho dificuldade de trabalhar com brigadeiro no saco de confeitar… vc tem alguma dica que facilite?
    obrigada desde ja!

    adoro suas receitas e a atenção que vc dá a cada elemento, explicando certinho o significado de cada coisa
    vc é uma grande profissional
    grande abraço

    • 17 de abril de 2015 - 07:49

      Beatriz, todas as dicas para a cobertura de brigadeiro estão no post da receita dela. Dá uma busca ali do lado pelo post que você encontra! Obrigada pelos elogios flor! :)

  12. Lucia
    07 de abril de 2015 - 14:45

    Ju, amei a receita do brigadeiro! O vídeo ajudou demais e finalmente consegui o ponto perfeito pra usar com o bico de confeiteiro, muito obrigada!
    Qual bico você usou nesse cupcake?

    • 17 de abril de 2015 - 07:49

      Lucia, flor, é o clássico 1M da Wilton! Que bom que o vídeo te ajudou!!

  13. Vivian
    09 de abril de 2015 - 16:06

    Ju, eu fiz esse coelhinho (aliás, o cupcake todo) e adorei o resultado! Mas foi minha primeira experiência com pasta americana, então não ficou lááá muito perfeito! hahahah
    Fiquei com uma dúvida… eu fiz o coelho e deixei secando cerca de 20 horas, mas não ficou muito durinho (não sei se era pra ficar também ou não), e em momento algum coloquei na geladeira. Mas depois de ficar em cima dos cupcakes, derreteram mesmo assim… ele ficou todo brilhoso! O que será que aconteceu?

    • 17 de abril de 2015 - 07:54

      Vivian, depois de secar mesmo assim eles derreteram tipo de cair tudo? Estranho. É normal ficarem “molhados”, mas se você não encostar, eles secam naturalmente depois. A pasta americana não seca completamente dura, não. Só se você colocar CMC nela, aí quanto mais CMC, mais dura ela vai ficar quando secar. Pode misturar um tiquinho pra ajudar.

      • Vivian
        17 de abril de 2015 - 15:50

        Ju, não caiu não! Só ficou molhado mesmo.. mas assim, deixei um dia inteiro fora da geladeira e ficou o dia todo bem molhado, achei que não era normal! Mas então tá! hahahha

        • 18 de abril de 2015 - 21:30

          Vivian, é normal mesmo! Leva um tempo pra secar de novo, especialmente se estiver chuvendo por aí. Coloca na frente do ventilador! hahahahaha

  14. Raíssa
    09 de abril de 2015 - 16:09

    Ju,
    Onde você encontra as forminhas da Ultrafest aqui em Bsb? Obrigada!
    Beijos

  15. Raíssa
    09 de abril de 2015 - 16:13

    Ah! Esqueci de perguntar! Você vai participar do PicniK do dia 21?

    • 17 de abril de 2015 - 07:57

      Raíssa, vou pedir a lista de lojas pro pessoal da Ultrafest e posto aqui no blog! Não participo mais do Picnik, infelizmente. Virou um negócio muito ostensivo e não tem mais espaço pra pequenos produtores como eu. Já não vale mais a pena. Mas estou participando de pequenas feirinhas pela cidade, sempre vou avisar aqui no blog ou no Instagram ou no Facebook! :D

  16. Patricia
    10 de abril de 2015 - 11:59

    Bom dia Ju… adoro suas receitas.. estou sempre aqui pegando suas dicas!!!
    Mas vc pode me tirar uma dúvida?
    Tenho uma encomenda de cupcake e queria fazer de chocolate e ganache de chocolate.
    Pretendo fazer uma cabeça de urso de pasta americana pra colocar em cima.
    Minha dúvida é: me disseram que a pasta pode derreter, ou a ganache derreter tb… qual dica vc me daria pra isso não acontecer?
    Outra dúvida: eu posso fazer os cupcakes e mante-los na geladeira de um dia pro outro?
    Tipo, fazer hj e manter na geladeira pra entregar amanhã? Pergunto isso pq li em algum lugar que a pasta americana não pode ir pra geladeira e agora estou com medo… rsrsrs
    Help me !!! rsrsrs

    bjusss

    • 17 de abril de 2015 - 07:59

      Patricia, pra pasta americana não derreter é só deixar ela secar completamente e não deixar na geladeira, se quiser misture um pouco de CMC nela. Já a ganache, aí não tem o que fazer: se estiver quente na sua cidade, ela vai derreter sim. Pode deixar na geladeira sem a pasta americana e colocar a pasta só na hora de entregar, mas a umidade da geladeira que ainda vai estar no cupcake pode derreter a pasta mesmo assim.

  17. Vanessa
    24 de junho de 2015 - 19:24

    Ju, esse ponto do brigadeiro é o mesmo que se usa pra rechear uma torta, por exemplo? Os que eu faço pra recheio (inclusive de cupcakes) geralmente se “infiltram” na massa!! É um terror!! E esse ponto é igual ao de enrolar ou não? Às vezes as minhas bolinhas de brigadeiro desandam um pouco com o tempo, mas tenho medo de cozinhar demais e ficar naquele ponto “chiclete”!
    Agradeço se puder me ajudar! Adoro seu blog e suas receitas, acompanho sempre!!

    • 13 de julho de 2015 - 17:34

      Vanessa, o ponto é quando começa a cair da espátula em pedaços e não em fio. Fica entre o ponto de colher e o de enrolar estilo chiclete, como você mencionou. É um ponto de enrolar mais mole. Beijos!

  18. Camila Spessoto
    19 de março de 2016 - 14:53

    Infelizmente essa receita me deixou na mão. Segui a risca e saíram iguais da foto, lindos, mas terríveis de sabor. Conferi tudo o que usei duas vezes mas o gosto ficou péssimo. Tive que jogar tudo fora, e ainda tinha dobrado a receita, não sei se isso foi um fator, nunca tive problemas dobrando as receitas. Era véspera do aniversário do meu cunhado e tive que correr tarde da noite pro supermercado pra começar do zero uma receita minha já de confiança. Como já tinha feito outras receitas aqui, inclusive a da cobertura de brigadeiro dessa, que é excelente, achei q fosse seguro fazer uma massa de chocolate. Mas ingrato do bolinho era tão artificial e bizarro q nem pra família deu pra servir. O mais intrigante foi como eles ficaram lindos. Ainda não entendi o que aconteceu mas deixo o aviso pq sempre levo em consideração os comentários antes de escolher uma receita na internet. Desculpe moça do blog se te ofendo, não é a intenção. Acho que quem publica suas receitas a todos está aberta a ouvir todo tipo de feedback e não só elogios certo? Às vezes foi algum detalhe importante que faz toda a diferença q vc não passou sobre ela, ou alguma dose de ingrediente errada, não sei… A intenção de avisar é boa. Abraços!

    • 11 de abril de 2016 - 19:40

      Camila, vamos por partes, como o Jason, hahaha:
      1) na maioria das vezes, se a receita deu muito errado, deve ter sido alguma medida de ingrediente errada ou algum deles que estava passado da validade. Como você ressaltou que nunca teve problemas assim, imagino que deva ter medido tudo direitinho, mas tem certeza que colocou todos os ingredientes? Digo isso porque eu mesma já esqueci o açúcar nessa receita aqui e ficou um lixo, hahaha. No entanto, como você disse que eles também saíram lindos, imagino que não seja esse o problema.
      2) essa receita de chocolate não é doce como os bolos de chocolate que estamos acostumados por aí. Ela tem cacau puro no lugar de achocolatado ou chocolate em pó, portanto o sabor é diferente – eu diria ser gosto de chocolate de verdade, na minha opinião. Então pode ser apenas que o paladar de vocês não goste desse sabor mais amargo.
      3) chequei a receita e ela está correta do começo ao fim. Inclusive, como você pode ver em outros comentários, muita gente já testou em casa e deu certinho. Ela também consta em vários outros posts do blog com mais comentários de pessoas que gostaram bastante e não tiveram erros com ela!
      4) o que mais importa, na verdade, é te falar que de maneira alguma, jamais, se comprometa a fazer uma receita para uma data especial (como foi o caso do aniversário do seu cunhado) sem antes testar com antecedência pra ver se você gosta do resultado e se consegue fazê-lo sem dar problema. Isso teria evitado sua dor de cabeça na data, com essa correria pro supermercado e tal.
      Imagino que você tenha ficado chateada. Mas a cozinha não é uma ciência exata. Como eu disse, chequei a receita e ela está certinha. Acredito que possa apenas ter sido uma questão de paladar, do que você e sua família gostam mais e etc, ou talvez algum ingrediente que estava vencido?
      Espero que não desista das receitas que encontrar por aqui! Mas POR FAVOR teste antes pra ver se te agrada, se dá certo e etc!
      Beijos! :)

  19. Adriana
    22 de março de 2016 - 13:01

    Receita Maravilhosa!!!! Fiz e deu super certo.. Uma delicia!
    Obrigada pelo vídeo do ponto do brigadeiro, ajudou muito…
    Sucessooooo.

  20. RAQUEL
    08 de maio de 2016 - 23:13

    Ola gostaria de saber qual o numero desse bico?

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!