Eu e Sr. Namorado tínhamos uma expectativa com relação a ter um corgi como cachorro. Eu sempre gostei da raça desde Cowboy Bebop e desejava esse cachorrinho inteligente pra caramba. Mas o Sr. Namorado tinha em mente uma cena, que ele acabou colocando na minha cabeça também.
Essa imagem fofa (GENTE, A PATINHA ESCORREGA e ele cai de BARRIGADA! S2) foi contrabalanceada com a realidade: Freddie adora água, mas detesta nadar. Colocamos ele na piscina e ele volta nadando desesperadamente para fora no mesmo instante. Tentamos aos poucos, entramos eu e Sr. Namorado na piscina para convencê-lo, usamos petisquinhos e brinquedos. Mas no fim ele só ficava muito nervoso porque queria chegar perto da gente e tinha toda aquela coisa líquida e transparente em volta de nós que impossibilitava o acesso.
Até compramos uma roupinha que flutua – de salva-vidas! – para ajudá-lo, porque imaginamos que ele devia ficar em pânico porque as patinhas curtas não deixavam a cabeça sair muito pra fora da água. Mas nada adiantou. Desistimos brevemente, frustrados.
E, um belo dia, resolvemos ir no Parque das Garças, no Lago Paranoá. Nossa última tentativa. E foi um (semi) sucesso!
O garoto inicialmente teve certo medo das pequenas ondas se aproximando, mas colocou as patinhas. Depois, o Sr. Namorado foi mais para dentro da água enquanto o chamava. Ele foi, mas voltava quando a água batia no peito. Então descobrimos o truque: brincar de buscar o galho, só que na água. Freddie adora galhos.
Deu muito certo! Ele vai até onde jogamos o galho nadando, sozinho – e volta desesperadamente depois que o pega, hahahaha. Mas o que importa é que ele começou a nadar sozinho, sem que a gente precisasse levá-lo no colo até o meio da água. Morremos de orgulho da nossa pequena e corajosa bolinha de pêlos!
Eu queria uma vida dessas pra mim: corre, nada, brinca e depois deita no colo do pai pra ser secado.
Eu adoro pão de mel. Mas pra mim ele tem que ser daqueles fofinhos e com recheio, preferencialmente de doce de leite. Já comi aqueles pães de mel que parecem biscoitos, e os sem recheio também, e não é a mesma coisa.
Meus favoritos em Brasília são os da La Carmela. A massa que a Lu faz é perfeita, fofinha e com muito tempero. Foi por isso que encomendei com ela um bolo de pão de mel inteiro para meu aniversário mais recente. E, obviamente, exigi dos convidados que comessem pouco para que sobrasse mais pra mim. #vaigordinha
Esse cupcake não tem a massa que a Lu faz, porque ela tem as manhas. Mas é a minha pegada na vibe pão de mel. Fica muito bom e serve perfeitamente para um bolo também!
Cupcakes de pão de mel
Rende: 10 cupcakes pequenos
Receita do meu curso de confeitaria presencial.1/3 de xícara (85ml) de água
1 colher de sopa (25g) de mel
3 gemas
4 colheres de sopa (40ml) de óleo
1 1/2 colher de sopa (15g) de açúcar mascavo
1/4 de xícara + 1 colher de sopa (68g) de açúcar cristal ou refinado
1 1/2 colher de chá de fermento
1 xícara + 1 colher de sopa (150g) de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de canela
1/8 de colher de chá de cravo (uma pitada com três dedos)
1/4 de colher de chá de gengibre
4 colheres de sopa (25g) de cacau em pó
400g de chocolate meio amargo (50% a 70% de cacau), temperado, para banhar os topos1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma panelinha, esquente a água e misture o mel, para dissolver um pouco. Não precisa ferver, só aqueça levemente.
2 – Em uma tigela grande, bata as três gemas com o óleo de leve, então adicione os açúcares e misture bem. Acrescente a água e o mel e misture tudo muito bem, para ficar bem uniforme.
3 – Peneire por cima a farinha, o fermento, o bicarbonato, o cacau e os temperos. Misture com um fouet, somente até incorporar tudo. Se você misturar muito, a massa vai ficar dura.
4 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 12 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. O tempo de cocção vai variar dependendo do quanto de massa você colocar em cada forminha. Essas que eu usei eram bem menores do que as que normalmente a gente encontra em lojas de confeitaria, portanto rendeu mais cupcakes que o normal e assou mais rápido. Provavelmente, usando as forminhas de tamanho padrão, a receita vai render uns 6 ou 7 cupcakes, e deverá levar uns 15 ou 16 minutos no forno. Vá observando e teste com o palito para ter certeza.
5 – Recheie os cupcakes com doce de leite – ou outros recheios que você goste para pão de mel. Para o topo, é preciso fechar o recheio com a tampinha novamente para ficar retinho. Então, banhe o topo dos cupcakes no chocolate temperado, virando cada domo dentro da tigela com chocolate, batendo de leve para tirar o excesso e deixando de lado para endurecer novamente. Não sabe como temperar? Eu expliquei em detalhes aqui! Decore com uma castanha, amêndoa ou noz em cima, ou com detalhes em chocolate branco como eu fiz nas fotos.
Sim, você pode usar essa massa pra fazer pães de mel tradicionais, daqueles embaladinhos e tudo mais. Aí é só banhar os pães de mel no chocolate temperado e deixá-los formar aquela casquinha que todos amamos. Uma outra sugestão de recheio pra vocês: geleia de damasco. Comi um pão de mel com ela em São Paulo, do Mosteiro de São Bento, e achei muito gostoso!
Quando tivermos mais notícias das aventuras de Freddie na natação, posto por aqui. Temos fé que com o tempo ele vai se acostumar mais e mais com a água!
Adorei!!!!!! Só tenho umas poucas dúvidas, vc. pode esclarecer?
Como rende poucos, você já experimentou dobrar ou triplicar a receita? É que em matéria de receita, nem sem pre é só multiplicar os ingredientes por 2, 3, etc, não é verdade?
Outra coisa, para perfurar os mini cupcakes para rechear você tem algum “pulo do gato”? O cupcake corer usado para o cupcake tamanho tradicional faz um furo muito grande nos minis, por outro lado, aquele acessório usado para fazer furo em maçãs é mais estreito, mas não é uma coisa lá muito prática, já que temos que tirar com alguma coisa a massa que vai se acumulando nele. E quando se tem que voltar a massa para o cupcake então (como você sugere nessa receita), é quase impossível.
Muito obrigada Ju por mais essa! Beijos
Regina, eu costumo apenas multiplicar mesmo, e sempre da certo! Juro! Eu só não costumo multiplicar por mais de 3, até porque não tem tigela de cozinha que tenha espaço pra isso tudo, não é?
Quanto aos minis, eu não costumo abrir o buraquinho de cada um, não. Exatamente porque são muito pequenos. Eu faço com o bico 230 da Wilton, que é específico para rechear cupcakes. Para os grandes, eu acho que ele não coloca muito recheio, então prefiro abrir um por um, mas para os pequenos, é o tamanho ideal! Beijos!
Juuu, AMEI essa idéia!
Será que daria certo banhar o cupcake inteiro ao invés de só o domo?
Beijocas!
Pamela, sim!! Mais ou menos como o cupcake de alfajor, que já fiz aqui. :) Fica ótimo!
Oi Ju, tudo bem?
Essa receita caiu do céu!! Eu estive procurando por aí umas receitas de pão de mel, mas não sei, não gostei. Quero testar essa! Rechear com um doce de leite com pedaços de damasco fica muito bom também.
Vendo o Freddie nadando deu vontade de colocar meu filhote pra nadar também! kkk
Beijo
Biel, coloca sim! E manda fotos, adoro ver fotos de cães :D
Oi Ju, que tudo tenha ocorrido bem com vocês e familiares nesse entrar , caminhar de 2016.
Amei conhecer as peripécias de FREDDIE . E, quanto a receita de pao de mel vou fazer com certeza.
Ju, sempre fico tentando varias receitas ate encontrar a que mais me satisfaça, que combine sabor , textura e, sempre a a eleita sao as tuas. Exemplo, meu primeiro cupcake, bolo de cenoura, Madeleine (ainda sem forma própria), aquele bolinho de tabuleiro e assim eu vou no teu rastro.
Fica com DEUS pequena notável
.
Ana, obrigada! Cadê as fotos de todas essas coisinhas gostosas? Manda pra mim! :D
Ju, sua linda!!! <3 <3 <3
Jú,
Onde você fez/faz curso de confeitaria em Brasília?
Fabiana, eu fiz na Kaza Chique, um curso profissionalizante de confeitaria. :)
Oi Ju, não ficou claro pra mim se as claras vão no final batidas em neve ou não. Obrigada
Ou não vão claras só as gemas?
Cristina, só as gemas! Use as claras para outra receita, um merengue, ou uma omelete de claras :D
Ju, eu fiz esses e ficaram ótimos! Eu mesmo não comi, mas quem comeu elogiou muito! rsrs
Como perguntaram aqui, eu fiz sem as claras. Uma pessoa me falou que ficou um pouco seco, mas acho que isso foi do tempo de forno que eu devo ter deixado um pouco mais. Vou fazer mais vezes e ir experimentando!!
Obrigado, beijos
Quando fiz a massa não acreditei que fosse dar certo, pois era bem firme, mas quando assou ficou lindo e muito bom, todos elogiaram muito, ficou um pão de mel bem leve, ainda com recheio de doce de leite… hummm
Obrigada!
Mas uma receita de sucesso! Massa fofa e deliciosa. Só não coloquei as especiarias e usei o açúcar demerara, mas tudo igual.
Vou tentar enviar as fotos, mas o problema é que acaba muito rápido, essa minha turma ee fogo. Um abraçao
Olá eu sou muito fã fo cupcakeando e eu gostaria de saber: eu ainda estudo e não queria vender na sala +ou- serão 30 ou 35 cupcakes e queria saber se tem um recipiente que caiba e metade ou menos dos cupcakes por que gostaria de vender for da sala desde já obrigado
Olá eu sou muito fã do cupcakeando e eu gostaria de saber: eu ainda estudo e não queria vender na sala +ou- serão 30 ou 35 cupcakes e queria saber se tem um recipiente que caiba e metade ou menos dos cupcakes por que gostaria de vender for da sala desde já obrigado
Miny, acho que você pode ir atrás de uma caixa de transporte com tampa, apenas. Pode ser de papelão ou papel craft mesmo. Tem lojas na internet que vendem. Beijos!
Como foi que eu não descobri seu blog antes? =O
Ju, parabéns pelo conteúdo e principalmente pelas receitas. Tudo muito incrível!
Ainda sou iniciante no mundo da culinária, mas estou empenhada em fazer acontecer.
O mundo dos cupcakes me encanta, e ter referências como você nos dá forças para seguir adiante.
Depois te conto aqui como ficou a receita ;)
Juuuuuuuuu!!!
Que receita mara!!! Sempre quando quero tentar uma receita nova (leia-se diferente), venho olhar aqui primeiro.
Eu amo cupcake e faço sempre que dá, mesmo não tendo as habilidades necessárias para fazer a danada da voltinha!!! :'(
Estou indo lá no mercado agora comprar as especiarias e já, já vou fazer essa receita.
Parabéns… tudo de bom na sua vida!!!
Bjos!!!
Olá, Juliana!
Tenho algumas dúvidas.
O Cravo é inteiro ou triturado?
O Gengibre é ralado?
Obrigadinha.
Pâmella.
Pâmella, é tudo em pó! :)