Nos últimos dias, estou passando por uma febre de Gordon Ramsay. Comecei com Masterchef, versão Estados Unidos, todas as temporadas, e progredi rapidamente para Kitchen Nightmares. Agora, estou fielmente assistindo Gordon Behind Bars. Tudo via Youtube, é claro.
O mais divertido até agora é o Kitchen Nightmares. Gordon – provavelmente o chef mais rentável e televisivo da atualidade – passeia por restaurantes que estão decaindo e precisam de ajuda para se reestabelecer. Ele começa experimentando as comidas e descobrindo que tudo sempre é uma porcaria. Depois, ele passa um dia acompanhando a rotina da cozinha e encontrando podridões que nem quero mencionar no texto. Então, o local geralmente recebe uma renovação estilo Luciano Huck Lar Doce Lar e um cardápio novo organizado pelo Gordon. E tudo fica lindo no final!
A minha diversão nesse programa é ver as situações absurdas. Afinal, é pra isso que assistimos reality shows. Donos de restaurantes iludidos e malucos não entendem porque seu negócio não está dando lucro quando eles ignoram reclamações de clientes, não limpam a cozinha ou usam produtos congelados. O melhor episódio até agora foi a louca do Amy’s Baking Company. Infelizmente, não achei o episódio legendado, mas quem souber inglês, se prepare para o cúmulo dos absurdos.
Paçoca e cupcake. Sem mas. Vamos à receita, que é impossível ser mais simples que isso.
Cupcakes de paçoca
Rende: 12 cupcakes
113g de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos
1 gema
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
pitada de sal
1/4 de xícara de leite
3 paçocas rolhas despedaçadas
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos em velocidade média, até que fique pálido e fofo.
2 – Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Termine com a gema e o extrato de baunilha, batendo novamente.
3 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal juntos, garantindo que está bem misturado. Remova a peneira e adicione as paçocas despedaçadas. Não precisa estar extremamente soltinha, até porque pedaços maiores deixam ainda mais gostoso. Meça a quantidade de leite também e reserve.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e o leite à mistura de manteiga, açúcar e ovos. Faça em cinco partes: farinha, leite, farinha, leite e terminando sempre com a farinha.
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo até 2/3 de cada, e leve para assar por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
Cobertura de doce de leite e paçoca
Rende: cobre aproximadamente 15 cupcakes
500g de doce de leite pastoso
4 paçocas rolhas despedaçadas
1 – Leve o doce de leite ao fogo médio em uma panela pequena, mexendo sem parar com uma espátula. Primeiro ele vai ficar bem líquido. Continue a mexer como se fizesse um brigadeiro. Ele não vai desgrudar do fundo da panela como um brigadeiro, portanto o que conta para sabermos se está pronto é o tempo cozinhando o doce. Leva mais ou menos 10 minutos!
2 – Mais simples do que isso, não há. Coloque o doce de leite em uma tigela e cubra com papel plástico, tocando a superfície para evitar que forme uma casca.
3 – Quando estiver em temperatura ambiente, confira a consistência. Deve estar mais firme que o doce de leite pastoso comum, excelente para o bico de confeitar. Decore os cupcakes – eu prefiro o bico 1A da Wilton para o doce de leite – e depois jogue a paçoca por cima.
Se quiser rechear com mais doce de leite e paçoca, eu acho que ficaria ainda mais gostoso. Mas, se achar doce demais, um recheio de ganache de chocolate meio amargo ficaria ótimo.
Você tem algum vício televisivo ultimamente?
Olá Juliana, adoro seu blog!
Se eu colocar essência de baunilha é o mesmo do chá ?
Se não for? Posso usar a essência ?
Grande bj.
Clarissa, é a mesma quantidade. Pode usar a essência, só não vai ter tanto sabor quanto o extrato.
Adorei a receita,vou fazer hoje mesmo.
Amei suas receitas,já fiz o cupcake de chá preto e o de morango ficaram maravilhosos!
Adorei a sua receita! Eu tambem gosto de assistir reality shows, onde tudo e uma porcaria Hahaha Muito lindas as fotos, de parabens
Beijos
Nossa, muito legal essa receita….estarei testando com certeza…..
obrigada
Oi! Sabia que vc salvou meu primeiro cupcake?Rs…
Gosto demais de Guerra dos Cupcakes…rs. Me lembra muito vc!
Te “descobri” tem relativamente pouco tempo, e sempre que vejo o programa, me imagino fazendo suas receitinhas (Nem sempre dou certo)!!
Adoro quando falam no programa que o cupcake tá uma “nhaca”… e a pessoa se sentindo, achando que tá arrasando…rs!
http://www.youtube.com/watch?v=NyddgeeXSL8
Tenta ver…
Sobre este cupcake… meu marido vai amar!!
Beijos!!!
Beatriz, conheço o Cupcake Wars. Acho que já vi todos os episódios, inclusive, hahahaha. Adoro as ideias malucas que eles criam e que acabam ficando horríveis pros juízes!
Beijos!
Adorooo paçoca..irei fazer!!! Parabéns!!!
obrigada
Que maravilha!! Estava em busca de um cupcake de paçoca… rs.
Recentemente fiz seu Cupcake de Cenoura Brasileiros, mas adicionei gotinhas de chocolate à massa e a cobertura fiz de mousse de chocolate. A combinação ficou muito boa!!
Parabéns pelo site e por sua competência.
Abraço.
Thatiana, obrigada pelo apoio!!
Olá, acompanho sempre seu blog mas nunca comentei..Eu tb adoro realities de culinária, e agora estou viciada em Cupcake Wars (passa no TLC dublado, ou em inglês, e eu assisto pelo youtube), vc já assistiu?
Beijos
Aline, já! Adoro o Cupcake Wars! :)
Jú,
Que excelente ideia para festas de São João! Na época, fiz de cenoura com brigadeiro, foi um sucesso.
Gostaria de te perguntar algo que foge ao tema, mas talvez você possa me ajudar… conhece algum bom curso de confeitaria aqui em Brasília, além do SENAC?
Camila, honestamente, não. Tem muitas lojas na cidade que fazem “aulas de cupcake” ou “aulas de confeitaria”, mas são aulas de 2 ou 3 horas, nas quais você não coloca a mão na massa. Basicamente, você fica assistindo alguém fazer. E eu não acredito que isso ensine nada a quem quer começar – talvez para quem já tem experiência, para pegar dicas. O curso do SENAC continua sendo o melhor, porque vai à fundo na confeitaria.
Beijos!
Assim que vi a receita no facebook, vim correndo aqui no blog, já que meu pai é louco por paçoca, seria uma boa pedida para um lanche. Mas aí você comentou sobre o Kitchen Nightmares… já assisti bastante esse programa, mas esse ep. não havia assistido! Que povo loucooooo!!! Eu havia assistido apenas uns 3 min, e já estava horrorizada! kkk
e olha que meu inglês nem é tão bom assim… :p kkkkk
Mas sua receita em compensação… AMEEI!!! *___*
Receita ideal para festas juninas, sem duvida, sou viciado em Cake Boss, Top Chef Just Desserts, Kitchen Boss, Next Great Bakery e muitos outros.
Olá, descobri a paixão pelos cupcakes não faz muito tempo, agora parece um vicio, tudo que se refere a eles, me chama a atençao, acho q já passei de paixao para amor! kkkk. Amo o teu Blog, as receitas…. enfim elas sao D+. Como já foi falado, Guerra dos Cupcakes é muito legal. Outro que eu gosto bastante é o Cake Boss (http://www.tlc.com/tv-shows/cake-boss), principalmente pela riqueza de detalhes com que ele e a equipe fazem cada bolo. Bjks
Dioneia, adoro Cake Boss! O Buddy é ótimo, e a família toda cria um ambiente muito legal no programa. Gosto bastante!
Oi Ju…como sempre suas postagens arrasam. Adoro suas apresentações pós-receita são encantadoras e dão ainda mais vontade de saborear.
Eu to viciada nos programas culinários da BBC. Planet Cake, The Great British Bake Off. E esses outros tantos relacionados acima por seus seguidores.
Bjs grandes e muito sucesso sempre
Quer dizer que não só eu que estou nesse vício pelo Gordon? rsrsrsrs meu ídolo culinário… Amo o site, está de parabéns!!
Já assistiu Hell’s Kitchen? hsuahsuahsua. Adoro tudo que envolve o Ramsay. Ele é demais! Teve um especial de natal que passou na Fox (Fox Life eu acho) com a família dele. Foi impressionante ver como ele é super carinhoso, totalmente o oposto do chef com “sangue nos zóios” que a gnt vê!
Bom, cupcake de paçoca! Sem comentários! Amei!
Vivian, eu assisti um documentário sobre a vida do Gordon outro dia e adorei ver o “outro lado” dele. Realmente, todo mundo tem duas versões: uma no trabalho e outra em casa.
Beijos!
Olá!
Adorei seu blog e as receitas que você posta, achei lindo e interessante.
Sou nova no “mundo” dos cupcakes então se você pudesse fazer a gentileza de me tirar duas dúvidas eu ficarei agradecida.
Qual a diferença de essência de baunilha para extrato?
Se eu usar a essência interfere muito na massa ou na cobertura?
Desde já, obrigada! :)
Mariana, eu tenho um post sobre o extrato de baunilha! É só procurar no Menu, ele esclarece todas as suas dúvidas. Beijos! :)
Olá, chara tudo bem?!
Adorei o seu blog, assim como vc sou apaixonada por gastronomia, entrei para a faculdade tão sonhada esté ano de Gastronomia, e confesso que estou adorando, foi a melhor coisa da minha vida que aconteceu.
E igual a vc tbm, sou apaixonada por doces, e cupcakes, pretendo começar as minhas encomendas em breve tbm, e lendo relendo lendo novamente seus post foram muitos úteis para mim.
E o post, da lista de uténsilis importantes e os de 2 plano, adorei também, alias hj ia procurar dicas do que ter de inicio, conclusão não foi necessário fazer por que aqui encontrei tudo.
Te desejo toda sorte do mundo.
beijus….. ju
Olá!
Adoramos seu blog e queremos fazer uma entrevista contigo com direito a post especial e vamos publicar uma receita sua com créditos em nosso espaço tb!
Se tiver interesse em participar, por favor, retorne para eraumavezumacozinha@gmail.com
Abraços
Debora
http://eraumavezumacozinha.blogspot.com.br/
Oi Debora, pode me mandar um e-mail para contato@cupcakeando.com.br, ok? Beijo grande!
Achei um site que combina comigo , amo cozinhar e assisto igualzinho vc todos esse programas de culinária eu não fiz cupcake ainda, mas venho assistindo Guerra dos cupcakes e estou apaixonada por esses bolinhos fofinhos, vou comprar todos esses utensílios e começar a fazer!! Amei o site! Gi
Olá Juliana!
Descobri o seu site e estou a adorar. Pelas receitas deliciosas e esclarecimentos.
Adoro cupcakes e sempre tive esta dúvida que com certeza saberá esclarecer-me.
Numa receita de bolo criada para uma forma grande é possível usá-la em formas de cupcake, sem comprometer o resultado final? Para além do tempo de cozedura, na sua experiência, acha que é necessário fazer outro tipo de adaptação à receita?
Obrigada pela sua atenção
Bj de Portugal.
Michele, que bom que acho o blog e que está gostando! Qualquer massa pode virar cupcake. A diferença é que ela pode não formar os famosos domos que o cupcake é conhecido por ter, mas o sabor vai continuar o mesmo. Não precisa alterar nada além do tempo no forno. Beijos!
Juliana, acabo de encontrar o seu site, que é lindo e super bem feito por sinal, e não paro de vomitar arco-iris com as receitas de cupcakes e as formas de se fazerem o mais variado tipo deles…. Primeiramente parabéns… O que eu queria saber é onde encontrar vargens de baunilha… porque pelo que eu vi elas são muito mais saborosas que as essências que compramos em mercados…
Vinicius, deve vender favas de baunilha em supermercados gourmets na sua cidade ou em lojas de confeitaria. Beijos!
ola juliana tenho acompanhado seu blog, e aprendendo a fazer cupcakes. Sou iniciante nesse negocio, o meu segundo cupcake que eu vou fazer na vida vai ser esse de paçoca, menina, voce acredita que eu encontrei todos os ingredientes certinhos até a tal da “baunilha branca” para o buttercream, mas foi muuuito dificil achar a manteiga em tablete. eu acho que vou continuar usando margarina pra fazer as massas, etc. só para buttercream que eu vou usar manteiga. pois só consegui acha-la a 20 min de carro da minha casa. =/
Ariany, você pode usar manteiga em pote também, não precisa ser em tablete. Se ela tiver sal, basta tirar o sal da receita.
PS.: Este cupcake é simplesmente delicioso
Ju, lembra que cheguei a dizer qui pra vc que eu não estava conseguindo acertar a massa do cupcake de paçoca? pois bem, essa receita foi um suceeeeeeeeesso!
Obrigada pela dica, beijos!
juliana, voce nao acha que seria melhor usar margarina nas receitas ao inves de manteiga? eu acho que a manteiga tem um cheirinho e um pouco de gosto de queijo, por isso que eu fui procurar a de tablete pra ver se nao tinha gosto de queijo. To com medo de fazer aquele buttercream e ficar com gostinho de queijo. Uma vez eu fiz uma torta alema, que a camada dela era basicamente manteiga, açucar e creme de leite. Eu joguei tudo fora, fiquei com nojo quando senti o cheiro, aquele negocio todo gorduroso e com cheiro forte. To com medo do buttercream ficar assim…
Ariany, eu honestamente não sinto cheiro de queijo em nenhuma manteiga que já comi. Manteiga tem gosto de manteiga, pra mim. Eu realmente não acho melhor usar margarina, tipo nunca. Margarina não é comida, é um monte de conservante e produto químico misturado pra parecer manteiga. E há anos que a indústria brasileira tenta empurrar esse produto para nossas mesas, simplesmente porque é mais barato para fabricar e dá mais lucro. Isso fez com que toda a população ficasse com essa ideia de que manteiga é gordurosa: porque não consumimos manteiga, a gordura animal e que nosso corpo consegue consumir naturalmente.
É claro que gordura em excesso não faz bem pra ninguém, por isso que cupcakes, bolos e qualquer comida com gordura deve ser consumida com moderação. E, assim, não terá problema algum.
Enfim, a opção é sua de usar margarina ou não. Mas se me perguntar, eu digo não. Nunca. :)
Divinos…fiz hj e servi depois do jantar…foi um sucesso!
Olá Ju!
Querida já me sinto íntima de tanto que vivo no seu blog rs
Parabéns pelos belíssimos trabalhos.
Posso tirar uma dúvida?
Qual a marca do doce de leite que vc usou nesta receita?
Eu normalmente sou muito chata com doce de leite, gosto daquele caseiro sabe? Doce de leite de verdadeeee mesmo rsrs
Porém este tem um preço beeem salgadinho para utilizar em cupcakes para vender.
Mirian, eu uso Itambé. Gosto muito! :)
Olá Juliana!!!
Estava eu um dia, pesquisando o que eu poderia fazer para ter um renda extra, já que eu fico em casa com meus filhos, achei seu blog no google e li tudo, fiquei encantada e muito agradecida. Amo fazer cupcakes, mas sempre fiz os básicos, você me inspirou a querer fazer e experimentar mais e mais.
Obrigado ao Senhor pela tua vida, Deus te abençoe Juliana!!!
Beijos Elisandra
Elisandra, que bom que gosta do blog!
Oi Juliana! Adorei a receita! E os seus ficam tão lindos! Gostaria de saber se você tem uma receita de ganache de chocolate para cobertura. Muito obrigada. Bjs.
Ana, tenho sim, é só procurar no menu do blog! :)
Olá Ju, gostaria de saber quanto é 113g de manteiga? É aproximadamente quantas colheres?
Bjs
Izabelle, são 8 colheres de copa de manteiga! :)
Achei seu bloq por acaso e estou amando,super bem explicado.
gostaria de saber se da pra fazer com leite condensado de panela de pressão. ?
Agatha, dá sim! Beijos!
OLA! QUERIDA JULIANA, PRECISO DA SUA AJUDA!!! ESTOU COMEÇANDO COM ENCOMENDAS DE MINI CUPCAKES E BOMBONZINHOS. SÃO 200 DE CADA. MAS NAO SEI QUANTO COBRAR. FIZ ORÇAMENTO DO MATERIAL E SAIU R$ 260 SO O MATERIAL. ACHO UE SE EU FOR COBRAR R$ 500 ELA NAO VAI ACEITAR E VAI ACHAR CARO. O QUE ACHA?
Claudia, você tem que cobrar o que é justo pra você, de acordo com seus cálculos. Se não tem como diminuir os custos e manter sua qualidade, então ou seu cliente paga ou não paga. Não fique aflita de “perder” clientes que não estão dispostos a pagar pela qualidade e esmero dos seus produtos, pois sempre haverão os que vão pagar. :)
olá, queria saber se eu posso rechear com doce de leite(no meio do cupcake) e por cima colocar chantily com “farelos” de paçoca ou algo assim
Lucas, você pode fazer o que você quiser nesse mundo! :D
Oi, Juliana! Amo seu blog e estou pensando seriamente em investir em cupcakes… faço pra minha familia, que sempre pede, em todos os aniversarios. Quero te perguntar se posso usar margarina ao inves da manteiga. Dá muita diferença? É a mesma quantidade? Bjsss
Erika, veja este post: http://www.cupcakeando.com.br/101s/confeitaria/confeitaria-101-por-que-sou-contra-margarina/
Já fiz e faço esse cupcake sempre que quero agradar as visitas!!!! Essa receita é maravilhosa, acredito que é o melhor cupcake que tem. Parabens pelo site, sempre que quero fazer um cupcake diferente venho achar receitas aqui!!!
[…] doces e tem bastante chocolate por lá pras receitas. Sabe a paçoca nossa de cada dia pra fazer o cupcake de paçoca? Então, lá ela é baratinha. De novo, eles só vendem em grandes quantidades, então compre […]
Adoro seu blog… Entro sempre… Estou fazendo o cupcake de paçoquinha pro meu filho levar pra escola.. Estão assando mas só a massa já ficou uma delícia. PARABÉNS.. Espero que seu blog nunca acabe.. Eu já fiz várias receitas suas.. Obrigada sempre…
Tô atrasada hihi, mas meu vicio televisivo atual tem sido Pretty Little Liars. OMG
Boa tarde, Juliana descobri seu blog a pouco tempo e não paro de ver. Cada receita que faço é um sucesso.
Ontem fiz o cupcake de paçoca e ficou uma delícia. Continue compartilhado suas receitas.
Cassia, que bom que encontrou o blog! Espero te ver sempre aqui :)
[…] Fonte: Cupcakeando […]
Ju, essa receita pode ser usada pra fazer um bolo inteiro? Fica bom com brigadeiro?
Marina, pode sim! Eu diria que ficaria enjoativo com brigadeiro, mas se você ficar um brigadeiro amargo não fica tão enjoativo! Beijos!
Olá Juliana, parabéns pelo blog. Amo suas receitas !
Estou pensando em fazer essa receita para um bolo inteiro. Vc sabe me falar qual o tamanho da forma que daria essa receita? E estou pensando como segundo recheio fazer mouse de chocolate branco, será que ficaria enjoativo?? Teria alguma sugestão? Obrigada e beijos
Jessica, uma fôrma de 20cm de diâmetro deve servir para assar um bolo, mas depende do bolo que você quer fazer. Se for de camadas, aí não dá, você teria que assar dois ou três desse de 20cm. Como recheio, eu acho que chocolate branco ficaria enjoativo, porque é muito doce, e também pode bater com o sabor da paçoca. Não acha legal fazer uma mousse de doce de leite? A Dani Noce fez!
Opá receita anotada, amo paçoca, valeu a dica
Muito boa receita já salvei adoro tudo que relaciona a paçoca só não sabia fazer . obrigada!
Paçoca é uma delícia e essa receita é de dar água na boca. Brigaduuu
Olá Ju, descobri seu site recentemente e estou completamente apaixonada!! Tenho uma dúvida, qual o tipo de fermento você usa?
*so pra deixar registrado aqui que estou louca com todas as receitas e mal vejo a hora de testar todas.*
Nicole, eu uso fermento em pó químico comum! Hahahah, teste todas e mande fotos :D
Oi Ju. Sou completamente apaixonada pelo site e desde que descobri ele não consigo mais sair daqui hahahaha. Gostaria de saber, qual o tipo de fermento que vc usar. Beijosss