segunda, 26 de agosto de 2013

Cupcakes de paçoca

73 Comentários

Nos últimos dias, estou passando por uma febre de Gordon Ramsay. Comecei com Masterchef, versão Estados Unidos, todas as temporadas, e progredi rapidamente para Kitchen Nightmares. Agora, estou fielmente assistindo Gordon Behind Bars. Tudo via Youtube, é claro.
O mais divertido até agora é o Kitchen Nightmares. Gordon – provavelmente o chef mais rentável e televisivo da atualidade – passeia por restaurantes que estão decaindo e precisam de ajuda para se reestabelecer. Ele começa experimentando as comidas e descobrindo que tudo sempre é uma porcaria. Depois, ele passa um dia acompanhando a rotina da cozinha e encontrando podridões que nem quero mencionar no texto. Então, o local geralmente recebe uma renovação estilo Luciano Huck Lar Doce Lar e um cardápio novo organizado pelo Gordon. E tudo fica lindo no final!

cupcakes_paçoca
A minha diversão nesse programa é ver as situações absurdas. Afinal, é pra isso que assistimos reality shows. Donos de restaurantes iludidos e malucos não entendem porque seu negócio não está dando lucro quando eles ignoram reclamações de clientes, não limpam a cozinha ou usam produtos congelados. O melhor episódio até agora foi a louca do Amy’s Baking Company. Infelizmente, não achei o episódio legendado, mas quem souber inglês, se prepare para o cúmulo dos absurdos.

cupcakes_paçoca2
Paçoca e cupcake. Sem mas. Vamos à receita, que é impossível ser mais simples que isso.

Cupcakes de paçoca
Rende: 12 cupcakes

113g de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos
1 gema
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
pitada de sal
1/4 de xícara de leite
3 paçocas rolhas despedaçadas

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos em velocidade média, até que fique pálido e fofo.
2 – Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Termine com a gema e o extrato de baunilha, batendo novamente.
3 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal juntos, garantindo que está bem misturado. Remova a peneira e adicione as paçocas despedaçadas. Não precisa estar extremamente soltinha, até porque pedaços maiores deixam ainda mais gostoso. Meça a quantidade de leite também e reserve.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e o leite à mistura de manteiga, açúcar e ovos. Faça em cinco partes: farinha, leite, farinha, leite e terminando sempre com a farinha.
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo até 2/3 de cada, e leve para assar por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Cobertura de doce de leite e paçoca
Rende: cobre aproximadamente 15 cupcakes

500g de doce de leite pastoso
4 paçocas rolhas despedaçadas

1 – Leve o doce de leite ao fogo médio em uma panela pequena, mexendo sem parar com uma espátula. Primeiro ele vai ficar bem líquido. Continue a mexer como se fizesse um brigadeiro. Ele não vai desgrudar do fundo da panela como um brigadeiro, portanto o que conta para sabermos se está pronto é o tempo cozinhando o doce. Leva mais ou menos 10 minutos!
2 – Mais simples do que isso, não há. Coloque o doce de leite em uma tigela e cubra com papel plástico, tocando a superfície para evitar que forme uma casca.
3 – Quando estiver em temperatura ambiente, confira a consistência. Deve estar mais firme que o doce de leite pastoso comum, excelente para o bico de confeitar. Decore os cupcakes – eu prefiro o bico 1A da Wilton para o doce de leite – e depois jogue a paçoca por cima.

Se quiser rechear com mais doce de leite e paçoca, eu acho que ficaria ainda mais gostoso. Mas, se achar doce demais, um recheio de ganache de chocolate meio amargo ficaria ótimo.

Você tem algum vício televisivo ultimamente?

  1. Clarissa
    26 de agosto de 2013 - 09:41

    Olá Juliana, adoro seu blog!
    Se eu colocar essência de baunilha é o mesmo do chá ?

    Se não for? Posso usar a essência ?

    Grande bj.

    • 12 de setembro de 2013 - 13:48

      Clarissa, é a mesma quantidade. Pode usar a essência, só não vai ter tanto sabor quanto o extrato.

  2. Luciana Carvalho
    26 de agosto de 2013 - 09:51

    Adorei a receita,vou fazer hoje mesmo.

  3. Katiane Gissi Lima
    26 de agosto de 2013 - 10:29

    Amei suas receitas,já fiz o cupcake de chá preto e o de morango ficaram maravilhosos!

  4. 26 de agosto de 2013 - 10:50

    Adorei a sua receita! Eu tambem gosto de assistir reality shows, onde tudo e uma porcaria Hahaha Muito lindas as fotos, de parabens
    Beijos

  5. Thaila
    26 de agosto de 2013 - 11:19

    Nossa, muito legal essa receita….estarei testando com certeza…..
    obrigada

  6. Beatriz Abreu
    26 de agosto de 2013 - 12:03

    Oi! Sabia que vc salvou meu primeiro cupcake?Rs…
    Gosto demais de Guerra dos Cupcakes…rs. Me lembra muito vc!
    Te “descobri” tem relativamente pouco tempo, e sempre que vejo o programa, me imagino fazendo suas receitinhas (Nem sempre dou certo)!!
    Adoro quando falam no programa que o cupcake tá uma “nhaca”… e a pessoa se sentindo, achando que tá arrasando…rs!
    http://www.youtube.com/watch?v=NyddgeeXSL8
    Tenta ver…
    Sobre este cupcake… meu marido vai amar!!
    Beijos!!!

    • 12 de setembro de 2013 - 13:49

      Beatriz, conheço o Cupcake Wars. Acho que já vi todos os episódios, inclusive, hahahaha. Adoro as ideias malucas que eles criam e que acabam ficando horríveis pros juízes!

      Beijos!

  7. Juliana Felício
    26 de agosto de 2013 - 12:57

    Adorooo paçoca..irei fazer!!! Parabéns!!!
    obrigada

  8. Thatiana
    26 de agosto de 2013 - 13:09

    Que maravilha!! Estava em busca de um cupcake de paçoca… rs.

    Recentemente fiz seu Cupcake de Cenoura Brasileiros, mas adicionei gotinhas de chocolate à massa e a cobertura fiz de mousse de chocolate. A combinação ficou muito boa!!

    Parabéns pelo site e por sua competência.

    Abraço.

    • 12 de setembro de 2013 - 13:51

      Thatiana, obrigada pelo apoio!!

  9. 26 de agosto de 2013 - 13:13

    Olá, acompanho sempre seu blog mas nunca comentei..Eu tb adoro realities de culinária, e agora estou viciada em Cupcake Wars (passa no TLC dublado, ou em inglês, e eu assisto pelo youtube), vc já assistiu?

    Beijos

    • 12 de setembro de 2013 - 13:51

      Aline, já! Adoro o Cupcake Wars! :)

  10. Camila
    26 de agosto de 2013 - 16:17

    Jú,

    Que excelente ideia para festas de São João! Na época, fiz de cenoura com brigadeiro, foi um sucesso.
    Gostaria de te perguntar algo que foge ao tema, mas talvez você possa me ajudar… conhece algum bom curso de confeitaria aqui em Brasília, além do SENAC?

    • 12 de setembro de 2013 - 13:54

      Camila, honestamente, não. Tem muitas lojas na cidade que fazem “aulas de cupcake” ou “aulas de confeitaria”, mas são aulas de 2 ou 3 horas, nas quais você não coloca a mão na massa. Basicamente, você fica assistindo alguém fazer. E eu não acredito que isso ensine nada a quem quer começar – talvez para quem já tem experiência, para pegar dicas. O curso do SENAC continua sendo o melhor, porque vai à fundo na confeitaria.

      Beijos!

  11. Tássia
    26 de agosto de 2013 - 16:39

    Assim que vi a receita no facebook, vim correndo aqui no blog, já que meu pai é louco por paçoca, seria uma boa pedida para um lanche. Mas aí você comentou sobre o Kitchen Nightmares… já assisti bastante esse programa, mas esse ep. não havia assistido! Que povo loucooooo!!! Eu havia assistido apenas uns 3 min, e já estava horrorizada! kkk
    e olha que meu inglês nem é tão bom assim… :p kkkkk
    Mas sua receita em compensação… AMEEI!!! *___*

  12. Victor Mozetto
    27 de agosto de 2013 - 02:24

    Receita ideal para festas juninas, sem duvida, sou viciado em Cake Boss, Top Chef Just Desserts, Kitchen Boss, Next Great Bakery e muitos outros.

  13. Dionéia Bernardo
    27 de agosto de 2013 - 08:56

    Olá, descobri a paixão pelos cupcakes não faz muito tempo, agora parece um vicio, tudo que se refere a eles, me chama a atençao, acho q já passei de paixao para amor! kkkk. Amo o teu Blog, as receitas…. enfim elas sao D+. Como já foi falado, Guerra dos Cupcakes é muito legal. Outro que eu gosto bastante é o Cake Boss (http://www.tlc.com/tv-shows/cake-boss), principalmente pela riqueza de detalhes com que ele e a equipe fazem cada bolo. Bjks

    • 12 de setembro de 2013 - 13:55

      Dioneia, adoro Cake Boss! O Buddy é ótimo, e a família toda cria um ambiente muito legal no programa. Gosto bastante!

  14. Adriana Mendes
    27 de agosto de 2013 - 13:25

    Oi Ju…como sempre suas postagens arrasam. Adoro suas apresentações pós-receita são encantadoras e dão ainda mais vontade de saborear.
    Eu to viciada nos programas culinários da BBC. Planet Cake, The Great British Bake Off. E esses outros tantos relacionados acima por seus seguidores.
    Bjs grandes e muito sucesso sempre

  15. letícia
    27 de agosto de 2013 - 14:01

    Quer dizer que não só eu que estou nesse vício pelo Gordon? rsrsrsrs meu ídolo culinário… Amo o site, está de parabéns!!

  16. Vivian
    27 de agosto de 2013 - 15:10

    Já assistiu Hell’s Kitchen? hsuahsuahsua. Adoro tudo que envolve o Ramsay. Ele é demais! Teve um especial de natal que passou na Fox (Fox Life eu acho) com a família dele. Foi impressionante ver como ele é super carinhoso, totalmente o oposto do chef com “sangue nos zóios” que a gnt vê!
    Bom, cupcake de paçoca! Sem comentários! Amei!

    • 12 de setembro de 2013 - 13:59

      Vivian, eu assisti um documentário sobre a vida do Gordon outro dia e adorei ver o “outro lado” dele. Realmente, todo mundo tem duas versões: uma no trabalho e outra em casa.

      Beijos!

  17. Mariana
    01 de setembro de 2013 - 00:31

    Olá!
    Adorei seu blog e as receitas que você posta, achei lindo e interessante.
    Sou nova no “mundo” dos cupcakes então se você pudesse fazer a gentileza de me tirar duas dúvidas eu ficarei agradecida.

    Qual a diferença de essência de baunilha para extrato?
    Se eu usar a essência interfere muito na massa ou na cobertura?

    Desde já, obrigada! :)

    • 12 de setembro de 2013 - 14:47

      Mariana, eu tenho um post sobre o extrato de baunilha! É só procurar no Menu, ele esclarece todas as suas dúvidas. Beijos! :)

  18. juliana
    02 de setembro de 2013 - 15:28

    Olá, chara tudo bem?!
    Adorei o seu blog, assim como vc sou apaixonada por gastronomia, entrei para a faculdade tão sonhada esté ano de Gastronomia, e confesso que estou adorando, foi a melhor coisa da minha vida que aconteceu.

    E igual a vc tbm, sou apaixonada por doces, e cupcakes, pretendo começar as minhas encomendas em breve tbm, e lendo relendo lendo novamente seus post foram muitos úteis para mim.

    E o post, da lista de uténsilis importantes e os de 2 plano, adorei também, alias hj ia procurar dicas do que ter de inicio, conclusão não foi necessário fazer por que aqui encontrei tudo.

    Te desejo toda sorte do mundo.
    beijus….. ju

  19. 09 de setembro de 2013 - 14:12

    Olá!

    Adoramos seu blog e queremos fazer uma entrevista contigo com direito a post especial e vamos publicar uma receita sua com créditos em nosso espaço tb!

    Se tiver interesse em participar, por favor, retorne para eraumavezumacozinha@gmail.com

    Abraços
    Debora
    http://eraumavezumacozinha.blogspot.com.br/

  20. Gisely Daiane
    10 de setembro de 2013 - 06:43

    Achei um site que combina comigo , amo cozinhar e assisto igualzinho vc todos esse programas de culinária eu não fiz cupcake ainda, mas venho assistindo Guerra dos cupcakes e estou apaixonada por esses bolinhos fofinhos, vou comprar todos esses utensílios e começar a fazer!! Amei o site! Gi

  21. Michelle Anjos
    19 de setembro de 2013 - 15:05

    Olá Juliana!
    Descobri o seu site e estou a adorar. Pelas receitas deliciosas e esclarecimentos.
    Adoro cupcakes e sempre tive esta dúvida que com certeza saberá esclarecer-me.
    Numa receita de bolo criada para uma forma grande é possível usá-la em formas de cupcake, sem comprometer o resultado final? Para além do tempo de cozedura, na sua experiência, acha que é necessário fazer outro tipo de adaptação à receita?
    Obrigada pela sua atenção
    Bj de Portugal.

    • 22 de setembro de 2013 - 19:43

      Michele, que bom que acho o blog e que está gostando! Qualquer massa pode virar cupcake. A diferença é que ela pode não formar os famosos domos que o cupcake é conhecido por ter, mas o sabor vai continuar o mesmo. Não precisa alterar nada além do tempo no forno. Beijos!

  22. Vinicius Castro Fonseca
    23 de setembro de 2013 - 13:56

    Juliana, acabo de encontrar o seu site, que é lindo e super bem feito por sinal, e não paro de vomitar arco-iris com as receitas de cupcakes e as formas de se fazerem o mais variado tipo deles…. Primeiramente parabéns… O que eu queria saber é onde encontrar vargens de baunilha… porque pelo que eu vi elas são muito mais saborosas que as essências que compramos em mercados…

    • 06 de outubro de 2013 - 19:42

      Vinicius, deve vender favas de baunilha em supermercados gourmets na sua cidade ou em lojas de confeitaria. Beijos!

  23. ariany
    06 de outubro de 2013 - 13:26

    ola juliana tenho acompanhado seu blog, e aprendendo a fazer cupcakes. Sou iniciante nesse negocio, o meu segundo cupcake que eu vou fazer na vida vai ser esse de paçoca, menina, voce acredita que eu encontrei todos os ingredientes certinhos até a tal da “baunilha branca” para o buttercream, mas foi muuuito dificil achar a manteiga em tablete. eu acho que vou continuar usando margarina pra fazer as massas, etc. só para buttercream que eu vou usar manteiga. pois só consegui acha-la a 20 min de carro da minha casa. =/

    • 06 de outubro de 2013 - 20:41

      Ariany, você pode usar manteiga em pote também, não precisa ser em tablete. Se ela tiver sal, basta tirar o sal da receita.

  24. ariany
    06 de outubro de 2013 - 15:32

    PS.: Este cupcake é simplesmente delicioso

  25. Fer
    08 de outubro de 2013 - 19:04

    Ju, lembra que cheguei a dizer qui pra vc que eu não estava conseguindo acertar a massa do cupcake de paçoca? pois bem, essa receita foi um suceeeeeeeeesso!
    Obrigada pela dica, beijos!

  26. ariany
    09 de outubro de 2013 - 12:49

    juliana, voce nao acha que seria melhor usar margarina nas receitas ao inves de manteiga? eu acho que a manteiga tem um cheirinho e um pouco de gosto de queijo, por isso que eu fui procurar a de tablete pra ver se nao tinha gosto de queijo. To com medo de fazer aquele buttercream e ficar com gostinho de queijo. Uma vez eu fiz uma torta alema, que a camada dela era basicamente manteiga, açucar e creme de leite. Eu joguei tudo fora, fiquei com nojo quando senti o cheiro, aquele negocio todo gorduroso e com cheiro forte. To com medo do buttercream ficar assim…

    • 08 de novembro de 2013 - 15:25

      Ariany, eu honestamente não sinto cheiro de queijo em nenhuma manteiga que já comi. Manteiga tem gosto de manteiga, pra mim. Eu realmente não acho melhor usar margarina, tipo nunca. Margarina não é comida, é um monte de conservante e produto químico misturado pra parecer manteiga. E há anos que a indústria brasileira tenta empurrar esse produto para nossas mesas, simplesmente porque é mais barato para fabricar e dá mais lucro. Isso fez com que toda a população ficasse com essa ideia de que manteiga é gordurosa: porque não consumimos manteiga, a gordura animal e que nosso corpo consegue consumir naturalmente.
      É claro que gordura em excesso não faz bem pra ninguém, por isso que cupcakes, bolos e qualquer comida com gordura deve ser consumida com moderação. E, assim, não terá problema algum.
      Enfim, a opção é sua de usar margarina ou não. Mas se me perguntar, eu digo não. Nunca. :)

  27. Audrey
    15 de outubro de 2013 - 00:55

    Divinos…fiz hj e servi depois do jantar…foi um sucesso!

  28. Mirian
    16 de outubro de 2013 - 21:41

    Olá Ju!
    Querida já me sinto íntima de tanto que vivo no seu blog rs
    Parabéns pelos belíssimos trabalhos.
    Posso tirar uma dúvida?
    Qual a marca do doce de leite que vc usou nesta receita?
    Eu normalmente sou muito chata com doce de leite, gosto daquele caseiro sabe? Doce de leite de verdadeeee mesmo rsrs
    Porém este tem um preço beeem salgadinho para utilizar em cupcakes para vender.

    • 08 de novembro de 2013 - 17:17

      Mirian, eu uso Itambé. Gosto muito! :)

  29. Elisandra
    03 de fevereiro de 2014 - 16:12

    Olá Juliana!!!

    Estava eu um dia, pesquisando o que eu poderia fazer para ter um renda extra, já que eu fico em casa com meus filhos, achei seu blog no google e li tudo, fiquei encantada e muito agradecida. Amo fazer cupcakes, mas sempre fiz os básicos, você me inspirou a querer fazer e experimentar mais e mais.
    Obrigado ao Senhor pela tua vida, Deus te abençoe Juliana!!!
    Beijos Elisandra

    • 15 de fevereiro de 2014 - 00:09

      Elisandra, que bom que gosta do blog!

  30. ana maria de magalhaes
    23 de abril de 2014 - 19:16

    Oi Juliana! Adorei a receita! E os seus ficam tão lindos! Gostaria de saber se você tem uma receita de ganache de chocolate para cobertura. Muito obrigada. Bjs.

    • 30 de maio de 2014 - 00:03

      Ana, tenho sim, é só procurar no menu do blog! :)

  31. Izabelle
    20 de maio de 2014 - 09:54

    Olá Ju, gostaria de saber quanto é 113g de manteiga? É aproximadamente quantas colheres?

    Bjs

    • 06 de junho de 2014 - 00:06

      Izabelle, são 8 colheres de copa de manteiga! :)

  32. agatha
    21 de maio de 2014 - 12:30

    Achei seu bloq por acaso e estou amando,super bem explicado.
    gostaria de saber se da pra fazer com leite condensado de panela de pressão. ?

  33. claudia
    16 de setembro de 2014 - 12:18

    OLA! QUERIDA JULIANA, PRECISO DA SUA AJUDA!!! ESTOU COMEÇANDO COM ENCOMENDAS DE MINI CUPCAKES E BOMBONZINHOS. SÃO 200 DE CADA. MAS NAO SEI QUANTO COBRAR. FIZ ORÇAMENTO DO MATERIAL E SAIU R$ 260 SO O MATERIAL. ACHO UE SE EU FOR COBRAR R$ 500 ELA NAO VAI ACEITAR E VAI ACHAR CARO. O QUE ACHA?

    • 16 de setembro de 2014 - 14:25

      Claudia, você tem que cobrar o que é justo pra você, de acordo com seus cálculos. Se não tem como diminuir os custos e manter sua qualidade, então ou seu cliente paga ou não paga. Não fique aflita de “perder” clientes que não estão dispostos a pagar pela qualidade e esmero dos seus produtos, pois sempre haverão os que vão pagar. :)

  34. lucas
    02 de outubro de 2014 - 17:27

    olá, queria saber se eu posso rechear com doce de leite(no meio do cupcake) e por cima colocar chantily com “farelos” de paçoca ou algo assim

    • 06 de outubro de 2014 - 07:02

      Lucas, você pode fazer o que você quiser nesse mundo! :D

  35. Erika
    27 de outubro de 2014 - 16:08

    Oi, Juliana! Amo seu blog e estou pensando seriamente em investir em cupcakes… faço pra minha familia, que sempre pede, em todos os aniversarios. Quero te perguntar se posso usar margarina ao inves da manteiga. Dá muita diferença? É a mesma quantidade? Bjsss

  36. Débora
    05 de janeiro de 2015 - 16:23

    Já fiz e faço esse cupcake sempre que quero agradar as visitas!!!! Essa receita é maravilhosa, acredito que é o melhor cupcake que tem. Parabens pelo site, sempre que quero fazer um cupcake diferente venho achar receitas aqui!!!

  37. 25 de maio de 2015 - 10:42

    […] doces e tem bastante chocolate por lá pras receitas. Sabe a paçoca nossa de cada dia pra fazer o cupcake de paçoca? Então, lá ela é baratinha. De novo, eles só vendem em grandes quantidades, então compre […]

  38. MARINA Figueiredo
    30 de junho de 2015 - 15:06

    Adoro seu blog… Entro sempre… Estou fazendo o cupcake de paçoquinha pro meu filho levar pra escola.. Estão assando mas só a massa já ficou uma delícia. PARABÉNS.. Espero que seu blog nunca acabe.. Eu já fiz várias receitas suas.. Obrigada sempre…

  39. Pati
    25 de setembro de 2015 - 12:41

    Tô atrasada hihi, mas meu vicio televisivo atual tem sido Pretty Little Liars. OMG

  40. Cassia
    17 de dezembro de 2015 - 13:46

    Boa tarde, Juliana descobri seu blog a pouco tempo e não paro de ver. Cada receita que faço é um sucesso.
    Ontem fiz o cupcake de paçoca e ficou uma delícia. Continue compartilhado suas receitas.

    • 18 de dezembro de 2015 - 16:56

      Cassia, que bom que encontrou o blog! Espero te ver sempre aqui :)

  41. 30 de dezembro de 2015 - 11:06

    […] Fonte: Cupcakeando […]

  42. Marina
    28 de janeiro de 2016 - 21:04

    Ju, essa receita pode ser usada pra fazer um bolo inteiro? Fica bom com brigadeiro?

    • 10 de fevereiro de 2016 - 08:05

      Marina, pode sim! Eu diria que ficaria enjoativo com brigadeiro, mas se você ficar um brigadeiro amargo não fica tão enjoativo! Beijos!

  43. Jessica
    28 de fevereiro de 2016 - 21:58

    Olá Juliana, parabéns pelo blog. Amo suas receitas !
    Estou pensando em fazer essa receita para um bolo inteiro. Vc sabe me falar qual o tamanho da forma que daria essa receita? E estou pensando como segundo recheio fazer mouse de chocolate branco, será que ficaria enjoativo?? Teria alguma sugestão? Obrigada e beijos

    • 04 de março de 2016 - 15:28

      Jessica, uma fôrma de 20cm de diâmetro deve servir para assar um bolo, mas depende do bolo que você quer fazer. Se for de camadas, aí não dá, você teria que assar dois ou três desse de 20cm. Como recheio, eu acho que chocolate branco ficaria enjoativo, porque é muito doce, e também pode bater com o sabor da paçoca. Não acha legal fazer uma mousse de doce de leite? A Dani Noce fez!

  44. 25 de setembro de 2016 - 23:32

    Opá receita anotada, amo paçoca, valeu a dica

  45. 09 de novembro de 2016 - 20:55

    Muito boa receita já salvei adoro tudo que relaciona a paçoca só não sabia fazer . obrigada!

  46. Pereira
    21 de novembro de 2016 - 12:04

    Paçoca é uma delícia e essa receita é de dar água na boca. Brigaduuu

  47. Nicole Georgia
    24 de abril de 2018 - 00:44

    Olá Ju, descobri seu site recentemente e estou completamente apaixonada!! Tenho uma dúvida, qual o tipo de fermento você usa?
    *so pra deixar registrado aqui que estou louca com todas as receitas e mal vejo a hora de testar todas.*

    • 06 de agosto de 2018 - 13:42

      Nicole, eu uso fermento em pó químico comum! Hahahah, teste todas e mande fotos :D

  48. nicole
    24 de abril de 2018 - 23:04

    Oi Ju. Sou completamente apaixonada pelo site e desde que descobri ele não consigo mais sair daqui hahahaha. Gostaria de saber, qual o tipo de fermento que vc usar. Beijosss

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!