sexta, 11 de outubro de 2013

Cupcakes de nhá benta

45 Comentários

Ultimamente, estou sem tempo para nada. Não arrumo tempo nem mesmo para respirar fundo ou ler um livro. Muita coisa para fazer ao mesmo tempo: trabalhar como jornalista, estudar confeitaria, cuidar de um filho felpudo, encontrar o Sr. Namorado e encaixar meus amigos aqui e ali. Sem contar as coisas que eu invento de fazer, achando que sou mulher maravilha, como, por exemplo, escrever uma coluna quinzenal de reclamações cinéfilas no blog do meu amigo.

cupcakes_nha_benta2
Mas amigo que é amigo entende que eu podia estar roubando, podia estar matando, mas só estou trabalhando honestamente – muito e loucamente. O Vinícius carinhosamente me convidou para escrever no Aquela Velha Onda, já que por alguma razão absurda ele dá credibilidade ao que eu falo sobre cinema, e aceitou todos os mil poréns que eu passei sobre minha falta de tempo.
Por essas e outras razões, há muitos anos, eu o apelidei de Good Vini. E se vocês gostam de cinema, entrem no blog dele, porque é cheio de conteúdo inteligente sobre o assunto. E leiam minha coluna quinzenal – quando eu cumprir a periodicidade – chamada Desabafo Cinéfilo, onde eu reclamo de tudo que me irrita na indústria cinematográfica.

cupcakes_nha_benta

Cupcakes de nhá benta
Rende: 18 cupcakes

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar

1/4 de colher de chá de sal

4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)

225g (1 xícara) de manteiga

1 xícara de água fervente

1/2 xícara de buttermilk

2 ovos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.

2 – Derreta a manteiga em fogo baixo, em uma panela pequena. Quando estiver líquida, acrescente o cacau.
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos. Retire do fogo e reserve.

4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.

5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida de ovos e buttermilk, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas é normal.

7 – Use uma concha ou uma colher de sorvete para dividir pelas forminhas de papel e então leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

Nhá benta
5 claras
1 xícara e 2 colheres de sopa de açúcar
pitada de sal
1/2 colher de chá de cremor tártaro
500g de chocolate meio amargo, entre 50% a 70% de cacau

1 – Na tigela da batedeira, ou em uma que possa ir ao banho-maria, misture as claras, o açúcar e o sal. Coloque sobre uma panela com um pouco de água, mas sem encostar na tigela, e ligue o fogo. Não saia de perto e mexa sempre, com um batedor de ovos ou até mesmo um garfo. Vamos cozinhar lentamente as claras até que atinjam 71˚C (160˚F). O segredo para quem não tem termômetro é: mergulhe um dedo e esfregue com o polegar, se você não sentir mais o granulado do açúcar, está pronto!
2 – Retire e imediatamente leve para bater na velocidade média-alta. Acrescente o cremor tártaro aqui, antes que as claras comecem a criar volume. Bata por cerca de 10 minutos, até que a tigela esteja quase na temperatura ambiente.
3 – Coloque no saco de confeitar e use imediatamente para cobrir os cupcakes. Eu usei um bico redondo comum, acho que fica mais bonito assim.
4 – Pique todo o chocolate e, em seguida, separe aproximadamente 1/3.

5 – O resto você vai derreter completamente. Se tiver um termômetro – e isso tudo fica tão mais fácil com ele! –, a temperatura certa para atingir é 41˚C. Você pode derreter no microondas ou em banho-maria: eu escolho sempre o microondas por ser mais fácil e prático. Se preferir o banho-maria, garanta que o chocolate em momento algum chegará perto de uma gota de água. No microondas, leve o chocolate de 15 em 15 segundos na potência máxima, removendo para mexer a cada intervalo. Cheque a temperatura constantemente e pare assim que atingir 41˚C ou um pouco mais.

6 – Acrescente o resto do chocolate que separamos e misture até que tudo esteja derretido. Continue mexendo e checando a temperatura: ela deve descer até 31-32˚C. Esse é o ponto no qual o chocolate está temperado e é preciso manter essa temperatura para podermos banhar os cupcakes. Minha dica é manter uma panela de água fervendo ao lado e, quando a temperatura da tigela com o chocolate cair, mergulhar rapidamente na água para reaquecê-la, tomando muito cuidado com a água!

Montagem

1 – Depois de decorar cada cupcake com a voltinha de merengue, coloque-os em uma travessa e leve para a geladeira por uns 20 minutos, no mínimo.
2 – Retire da geladeira e comece a banhá-los no chocolate. Minha técnica é mergulhar o cupcake de cabeça para baixo – não tenha medo, o merengue não vai cair –, levantar e ir girando aos poucos, deixando o excesso cair. É possível que um pouco do merengue no final apareça. Para cobrir, eu uso um palito de dente.

passoapasso_nhabenta

Você pode usar chocolate fracionado (ou chocolate de cobertura, é a mesma coisa) para cobrir, se não quiser se dar ao trabalho de temperar. O bico que eu usei para a voltinha de merengue foi o 1A, da Wilton, mas qualquer bico redondo comum funciona perfeitamente.

Você reclama muito sobre cinema? O que é pior nessa indústria pra você?

  1. jaqueline
    11 de outubro de 2013 - 08:59

    lindo eparece muito bom!uma pena q nunca consegui fazer esse merengue,ja tentei umas 3 vezes e nada!!!bjosssssssss

  2. Pauliane Santos
    11 de outubro de 2013 - 09:35

    Lindos e, com certeza, maravilhosos!!!!

    Mas, nos ingredientes você não citou o CREMOR TÁRTARO que usou no merengue… Podemos substituir por algum outro ingrediente? Moro no interior da PB (ITAPORANGA) e por aqui é bem difícil encontrar algumas coisas.

    E sobre a durabilidade dele em ambientes quentes? Minha cidade é extremamente quente.

    Parabéns pela delicadeza do seu trabalho.

    • 08 de novembro de 2013 - 15:29

      Pauliane, pode substituir o cremor por duas ou três gotinhas de suco de limão. O marshmallow segura perfeitamente em ambientes quentes, mas a casquinha de chocolate talvez não. Beijos!

  3. Gleice Fernanda
    11 de outubro de 2013 - 09:37

    oi Ju, você fala do Cremor Tartaro na receita, mas não tem a medida/quantidade dele nos ingredientes. ><

    • 08 de novembro de 2013 - 15:29

      Gleice, tem sim. Tem certeza que leu direitinho? ;) Beijos!

  4. 11 de outubro de 2013 - 11:22

    Mmm que delicia! Gostei muito dos seus cupcakes, são lindos demais:)

  5. 11 de outubro de 2013 - 13:22

    Esse cupcake é delicioso. Agora tenho uma receita para comer mais vezes. E esse blog desse seu amigo parece ser bem interessante. Sinto muito pela sua falta de tempo, a vida pode ser bem corrida de vez em quando, né?

  6. Francielle
    11 de outubro de 2013 - 16:48

    Amo tudo que você posta, tem tanta coisa que ainda quero copiar, mas não tenho tempo. A única coisa que sinto falta é de ver o interior dos cupcakes, qualquer dia parte algum deles pra gente. bjos

  7. 11 de outubro de 2013 - 22:58

    Muito lindinhos!!!Parabéns pelo capricho e bom gosto de sempre!!!

  8. marina lemos
    12 de outubro de 2013 - 23:53

    Ju, deve ficar uma delícia! Estou com uma dificuldade básica aqui em casa: meu pai AMA doces, mas é diabético, e não consigo achar nenhuma receita de cupcake que dê certo! Alguma dica? Bjao

    • 08 de novembro de 2013 - 16:11

      Marina, eu também ainda não consegui arrumar uma receita diabética que me agrade. Mas, assim que eu achar, vou postar no blog. Beijos!

  9. josiane nunes
    14 de outubro de 2013 - 13:52

    Oi Ju tudo bem…

    Fiz esta receita de chocolate este final de semana, é MARAVILHOSA…
    Fiz algumas alterações : usei 100grs de manteiga, 120 ml de agua, 2 colheres de cacau e 2 colheres de chocolate 50% e ficou divino.. pra ficar da altura exata da forminha usei 1 medida do pegador de sorvete e mais um chorinho, pois só a medida do pegador não ficou da altura da forminha… Outra coisa achei que ficou com um pouco com gosto de ovo, pois bati com fuê, da proxima vez vou bater batedeira.. Venho contar se teve alguma diferença..
    beijos Deus abençõe…

  10. Thaynara Moreira
    18 de outubro de 2013 - 18:08

    Oi Ju, tudo bem? eu também moro aqui em Brasília e faço gastronomia (eu estudo no iesb). Você já se formou? se sim, onde fez?
    Os cupcakes de nhá benta me parecem deliciosos, vou tentar fazer e volto depois para contar. Você chegou a fazer algum curso específico de cupcakes aqui em Brasília? Os seus são primorosos, meus parabéns de verdade! Desejo muuuito sucesso. Um beijo, Thaynara

    • 08 de novembro de 2013 - 17:50

      Thaynara, nunca estudei gastronomia. Sou formada em Jornalismo! Também nunca fiz curso de cupcakes, tudo que aprendi foi com a internet como amiga, muito estudo independente em livros de culinária e prática. Beijos!

  11. Larissa
    22 de outubro de 2013 - 23:58

    Oi Ju, tudo bem? Seu blog é tudo de bom! Fiz essa receita mas não rolou, a mistura final ficou bem espumosa e solaram todos os bolinhos. Não vou desistir, mas tem alguma diquinha…rs.
    Bjim, Deus abençoe!

    • 08 de novembro de 2013 - 18:06

      Larissa, qual receita exatamente? A massa ou a cobertura?

  12. mariana
    28 de outubro de 2013 - 09:51

    Oi Ju! Adoro seu blog e suas receitas! Uma pergunta, que forminha você usa? Eu comprei da Wilton e ela não cabe na forma de cupcakes da Wilton, parece que elas são muito abertas, quando eu coloco a massa a forminha entra na forma mas acaba dando uma dobradinha pq ela é maior. De que marca e tamanho você usa?
    Bjs!

    • 09 de novembro de 2013 - 21:49

      Mariana, a forminha da Wilton está no tamanho certo, ela só deve ter aberto demais no transporte ou onde você está armazenando. Infelizmente, não tem muito conserto (você pode colocar dentro de um copo e esperar ela voltar a fechar, mas leva bastante tempo).

  13. sonia
    28 de novembro de 2013 - 16:41

    Olá Juliana. parabéns!!!!. Vc é mto boa no q faz. Estou enrolada no buttercream.Please help me!Fiz uma receita ontem, (livro=cupcakes-Larousse)100g de manteiga amolecida,280 gr acúcar impalpavel(usei de confeiteiro).45ml leite,1 colher cha essencia de baunilha.bati na batedeira tudo com a metade do acúcar e depois a outra no final. bati 3m e depois+2m.Bem, o creme ficou meio talhado.Nao bati mto p nao piorar a situaçao. Onde foi q eu errei.será q bati pouco. Ele ficou mole p confeitar.Deveria ir p geladeira um pouco…
    hoje achei sua receita mas depois dessa, nem sei se vou conseguir.obrigado !

    • 04 de dezembro de 2013 - 15:49

      Sonia, achei a quantidade de leite muito alta, pra pouca quantidade de açúcar. Honestamente, com o calor que faz no Brasil, prefiro nem usar leite. Não acho que você bateu pouco, aliás acho que bateu pouco. Mas talvez o problema tenha sido a quantidade de leite mesmo. E quando a receita diz “amolecida” quer dizer ponto de pomada, viu? Não se faz buttercream com manteiga amolecida (o que, na minha concepção quer dizer derretida). Beijos!

  14. 03 de dezembro de 2013 - 17:31

    Oi Jú, jóinha? Então… me refero a massa do cup.
    bjim

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:27

      Oi Larissa, a massa ficou espumosa? Sério? Você tem certeza que mediu todos os ingredientes direitinho? Quanto a terem solado, pode ser porque você mexeu a massa demais para misturar os ingredientes. Beijos!

  15. Eunice
    11 de dezembro de 2013 - 22:14

    Parabéns Juliana, seu blog é muito legal, só uma duvida, porque tem que usar o creme branco imediatamente depois de bater?

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:27

      Eunice, o merengue seca em contato com o ar, portanto, se você deixar um tempo na tigela esperando para ser usado, ele vai ficar cheio de bolhas e difícil de manejar, para sair bonitinho. Beijos!

  16. 29 de janeiro de 2014 - 10:31

    Ola Juliana, primeiramente parabéns pelo seu trabalho.
    Eu notei que na receita, quando disse sobre a quantidade de manteiga colocou 1 xicara = 225g. Posso considerar essa quantidade para os demais ingredientes que usa a medida da xicara? Ex: 2 xicaras de farinha seria 450g?

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:44

      Wagner, não é a mesma coisa não, porque cada ingrediente tem um peso diferente. Lembra da história das mil plumas e do peso de 1kg? É a densidade e ela tem a ver com o peso. Por isso, 1 xícara de manteiga não pesa o mesmo que 1 xícara de farinha, e nenhuma das duas pesa o mesmo que 1 xícara de cacau, e por aí vai. Beijos!

  17. Mariana Bonini
    24 de maio de 2014 - 01:50

    Oi Ju, Fiz essa receita hoje e a massa dos bolinhos ficou perfeita! Mas errei na nhá benta e ficou um desastre.
    A minha cobertura ficou muito mole, ou seja, quando eu banhei com chocolate ela desmoronou….mesmo depois de 4 horas na geladeira, sí ficou mais sequinho por cima, no meio continuou mole…
    Fiquei com medo de deixar batendo mais e as claras passarem do ponto! :/
    Mas amanhã irei testar novamente, porque sou brasileira e não desisto nunca!! rsrsr
    :*

  18. Bruna botelho
    28 de junho de 2014 - 23:09

    Ju, fiz essa receita hoje e deu quase tudo certo, massa, merengue, mas o meu chocolate quando derreti ele não ficou mole o suficiente para banhar a nha benta , ficou grosso, então não consegui banhar, tive que jogar um pouco por cima e não criou casquinha depois de gelado. O que eu posso ter feito de errado ? Já derreti chocolate uma vez pro fazer petit gateu e deu certinho, ficou mole e quando joguei no sorvete endureceu, mas era chocolate ao leite, esse do cupcake foi o meio amargo. Tem alguma coisa a ver ?

    Bjos .
    Nota: mas mesmo assim ficou uma delícia *-*

    • 29 de junho de 2014 - 20:27

      Bruna, deve ser apenas a consistência do seu chocolate. Da próxima vez, pode colocar uma colher de chá de óleo vegetal (girassol ou canola) por vez até ele ficar mais líquido, mas não passe de 3. Beijos!

  19. Bruna Botelho
    30 de junho de 2014 - 17:35

    Ok ju, brigada.
    E outra coisa que reparei depois, minha nhã benta ficou gostosa mas ficou com bastante cheiro do ovo, tem alguma dica para evitar isso ?

    Bjos

    • 01 de julho de 2014 - 09:36

      Bruna, é difícil você fazer um preparo que é basicamente ovo e açúcar e não querer que isso fique com cheiro de ovo, hahahaha. É normal, isso. Você precisa usar um extrato de baunilha branca de boa qualidade para apagar um pouco esse cheiro. Beijos!

  20. Débora
    04 de agosto de 2014 - 14:26

    Oi. Boa tarde.
    Posso usar essa cobertura para cobrir cupcakes de limão, e não colocar o chocolate em cima pra ficar branquinho? Porque essa receita não difere muito de uma receita de marshmallow, não é? rsrs Aiiiiii dúvida
    Obrigada Beijos

    • 14 de agosto de 2014 - 00:45

      Débora, marshmallow tem gelatina na composição. A cobertura branca que vai em cima de cupcakes de limão é merengue, que é essa mesma desse post. Beijos!

  21. Mison
    09 de agosto de 2014 - 20:53

    Oi Juliana,

    Bem, a nhá Benta tem problemas? vi nos comentários que algumas pessoas não conseguiram fazer. Eu também não. Sempre que que testo a receita, faço igualzinho ao que está escrito. Acho que como na receita da nhá Benta é tudo “medidinho’, acredito que as claras também deveriam ser.
    como disseram a cima a nhá benta, não deu certo, fiz tudo igual a receita! Deposi, que não deu certo, tive que colocar mais açúcar e 1 minuto do microondas. Cosegui o ponto, pois, tenho uma certa experiência amadora. Estou sem maçarico, mas, pensei em testar mais uma vez dando uma maçaricada, antes de cobrir com o chocolate. Depois, que consegui o ponto, coloquei meia hora na geladeira e banhei no chocolate. Ficaram muito bonitinhos!. Mas, só um paladar apurado para gostar e entender a combinação dos sabores. Acho que o meu problema foi com as claras…acho que as mesmas devem ser pesadas, por causa da diferença dos tamanhos dos ovos. Só lembrando…quero uma receita de donut’s…please!!! Do que eu fiz essa é a primeira que dar “errado”…ou seja com ajuste. Abraços, Mison.

    • 20 de agosto de 2014 - 21:27

      Mison, acho que é questão de seguir direitinho a receita. Já fiz nhá benta tantas vezes e nunca deu errado… mas também não sei exatamente onde deu errado pra você. Foi o merengue? Foi na hora de bater? Foi na hora de banhar? Beijos!

  22. Aline
    23 de agosto de 2014 - 19:25

    Nossa Juliana, esse cupcake é delicioso, a massa é muito saborosa! AMEI!! Mais uma receita nota 11! rsrsrs…Parabéns!! ;-)

  23. Vivian
    31 de março de 2015 - 16:18

    Ju, se eu usar o chocolate de cobertura, não preciso temperar, mas aí ele precisa ficar nos 31, 32º?
    Beijos!

    • 02 de abril de 2015 - 23:26

      Vivian, depende da marca que você comprar, tem a indicação da temperatura nos pacotes. O meu, por exemplo, indica derreter até os 45˚C. Beijos!

  24. Laura
    23 de abril de 2015 - 14:49

    Oi Ju, adoro tuas receitas!
    Queria saber se tu indica algum recheio pra este cupcake; e vi em alguns outros lugares que fazer marshmallow no lugar do merengue, fica mto diferente?

    Beijooos

    • 26 de abril de 2015 - 09:31

      Laura, eu geralmente faço ele com ganache de chocolate meio amargo! Dá sim pra fazer marshmallow no lugar do merengue, mas talvez você não consiga “subir” com a voltinha muito, já que o marshmallow fica mais mole que o merengue. Beijos!

  25. alaide costa
    05 de junho de 2015 - 08:47

    olá!! querida estou amando conhecer seu trabalho maravilhosoooo, ainda não fiz nenhuma receita , mas pretendo fazer muito obrigada por compartilhar conosco, deve te agraciar muito, tb quero te fazer uma pergunta, faço os minis cupcake e tenho uma dificuldade enorme em confeitar uso Amélia , até agora só fiz para o aniversário de minha neta com uma receita q achei na net espero sua resposta .
    muito obrigada!! muita luz e até sempre!!!! bju

    • 17 de junho de 2015 - 17:33

      Alaide, eu não uso muito esses chantillys de caixa porque não são saborosos e também não são saudáveis porque são pura gordura hidrogenada. Recomendo que teste outras coberturas, tem várias aqui no blog! Beijos!

  26. 10 de novembro de 2015 - 21:28

    Juliana querida,comecei em 2013 a trabalhar com cupcakes e um dos blogs que tenho como referência é o teu,desde o início.Adoro tuas dicas. Um beijo e siga assim,com este blog fofo…

  27. Selma Franco
    24 de março de 2018 - 12:45

    Gostaria de saber quanto tempo dura este cupcakes de nhã benta. um dia, dois, quinze.

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!