segunda, 27 de agosto de 2012

Cupcakes de morango

119 Comentários

Estamos na época do morango, sabiam? De junho a setembro, essa fruta tão gostosa aparece em todos os cantos, por todos os preços. Como não sou boba, fui direto na produção mais barata e fresca da cidade: na Central de Abastecimento do DF, a famosa Ceasa. Se você, brasiliense e fanático por cozinhar, nunca foi lá, reserve seu próximo sábado para isso. Faça esse favor a si mesmo.
Aliás, não precisa nem gostar de cozinhar, mas se você curte economizar rios de dinheiro, também vai amar. Pistache baratinho, amêndoas em lascas ou moídas pelo melhor preço que já vi e queijos importados por pechinchas. Na minha última ida, fali minha mãe, coitada, que foi junto pra fazer as compras da casa.

Hmmmmm
A vantagem da Ceasa é mais do que o preço, mas ainda o frescor dos produtos. Enquanto nos aventurávamos atrás dos melhores preços, um senhor – daqueles bem fofos que você tem vontade de apertar até tirar suco – apontou tremulante para minhas bandejinhas de morangos e exclamou: “Nunca vi tão lindos! Olha só!”. Fiz questão de apontar a barraquinha onde comprei os maiores e mais vermelhos morangos da feira por apenas R$ 1,50. Levei oito bandejas.
Então, sim, vamos usar essas frutinhas!

Cupcakes de morango
Receita original de bolo na Sweetapolita, com adaptações.
Rende: 12 cupcakes

3/4 xícaras de açúcar
1 pacotinho (35g) de gelatina de morango
113g de manteiga
2 ovos
1 1/2 xícaras de farinha
1/2 colher de sopa de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1/2 xícara de leite
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
65g de purê de morango (aproximadamente 1/4 de xícara, mas o ideal é ser pesado)

1 – Faça o purê de morango: em um multiprocessador ou no liquidificador, bata alguns morangos lavados e sem as folhas. Dependendo do tamanho dos seus morangos, você pode precisar de mais de uma bandejinha das frutas. Faça o suficiente para ter 1/2 xícara, que será usado para a massa, a cobertura e também para a calda. Não esqueça de passar por uma peneira para retirar as sementes!
2 – Ligue o forno em 180˚C. Em uma tigela, misture as 65g do purê, o leite e a baunilha. Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.
3 – Bata manteiga, gelatina e açúcar, até que fique bem fofo.
4 – Acrescente os ovos, um por um, limpando as paredes da tigela no final.
5 – Alterne a adição dos ingredientes secos e molhados, terminando sempre com os secos.

Prontos pro forno!
6 – Divida nas forminhas e asse por 22 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Essa massa pode ficar um pouco a mais no forno, uns 3 minutos além do ponto, para retirar a humidade.

Buttercream de morango (com gosto de sorvete!)
Rende: cobrir +ou- 14 cupcakes com a clássica voltinha.

190g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável, peneirado
1 1/2 colheres de sopa de leite integral
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha branca
uma pitada de sal
1 1/2 colher de sopa de purê de morango

1 – Bata a manteiga por 8 minutos na velocidade média, até que ela mude de cor e fique pálida, quase bege.
2 – Adicione todo o açúcar, o sal e a colher de sopa de leite de uma vez. Bata devagar a princípio – ou o açúcar vai espirrar na sua cara! – e depois bata sem parar por 6 minutos, na velocidade média.
3 – Por fim, adicione o purê de morango e bata mais um pouco. Teste a consistência: se achar que está muito firme, acrescente o resto do leite. Se achar muito mole, acrescente mais açúcar, 1/2 xícara por vez.

Calda

Com o resto do purê, acrescente um pouco de açúcar à gosto, até que fique doce de acordo com sua preferência. Simples assim, a calda está prontinha!

E essa caldinha...
Finalizei com os morangos mais redondinhos: corte as folhas e apoie a frutinha com a ponta para cima. Faça 4 cortes até quase chegar ao fim. Assim, é só segurar o morango com a ponta dos dedos e cuidadosamente deslizá-los em direções contrárias. As partes vão se separar e fazer aquele efeito de coroa!
Como usamos morangos frescos em todas as partes do cupcake, ele tem um prazo de validade menor: é melhor consumi-lo até, no máximo, um dia depois de pronto. Você pode mantê-lo na geladeira, mas retire pelo menos 30 minutos antes de quando quiser comer, para que o buttercream volte à consistência normal.
Parece estranho colocar gelatina na massa de bolo, mas descobri que é muito comum. Alguns confeiteiros colocam gelatina sem sabor na massa para conferir maior elasticidade e, assim, evitar que o bolo quebre na superfície, por exemplo. No caso desta receita, a gelatina confere mais sabor de morango e também a cor rosada maravilhosa do cupcake. Use uma boa marca de gelatina!

O que você vai fazer com os morangos mais baratos e frescos do ano? Aproveite a temporada!

  1. 27 de agosto de 2012 - 10:35

    Ai Ju, assim vc me mata!!! hahahaha
    Eu AMO morangos, mas tenho preguiça da CEASA.. hahahahaha

    • 27 de agosto de 2012 - 10:37

      Preguiça?? Menina, é o melhor lugar do MUNDO! Hahahaha!
      Corre pra lá no seu próximo sábado! Mas vai antes das 9h, porque depois fica o terror…

  2. 27 de agosto de 2012 - 10:45

    WOW! Arrasou na receitinha e no cupcake! ;)

  3. 28 de agosto de 2012 - 10:03

    Oi, adorei a receitinha e as fotos ficaram muito lindas. Parabéns!
    Acabei de conhecer o seu blog e garanto que vou continuar visitando sempre, hehe.
    Ah, nunca fiz cupcakes, e confesso que também não tive muito interesse, mas acho que vou experimentar fazer essa receita.
    Beijos.

    • 28 de agosto de 2012 - 11:31

      Oi Alana! Bem vinda! :)
      O bom de receitas de cupcakes é que você pode tranquilamente fazer em uma forma de bolo e aproveitar do mesmo jeito! É só ajustar o tempo no forno – provavelmente vai ficar um pouco mais!
      Que bom que gostou do blog, espero te ver por aqui!

      Beijo!

  4. Cláudia
    27 de setembro de 2012 - 15:20

    Oi Juliana, tudo bem???
    Esttou tomando nota do seu blog e muito concentrada em todas as receitas. ;)
    Sem que você dizer simplesmente “açúcar” nas receitas, refere-se ao açúcar cristal?
    O que é farinha de bolo?
    Entenda que os termos, ainda mais os culinários, variam de região pra região.
    Sou do Norte, mas moro no Sul. HEHE

    Bjo!

    • 27 de setembro de 2012 - 17:58

      Oi Claudia! Que bom que gostou do blog e está acompanhando! :D
      Sim, açúcar quer dizer o cristal ou o refinado. Eu particularmente prefiro o cristal porque minha casa é do tipo que só usa ele. Só temos refinado porque eu compro para a receita do IMBC, haha. Porém, se você só tiver refinado em casa e não quiser sair pra comprar o cristal, a diferença não é tão drástica na maioria das receitas! :)
      Farinha de bolo é um tipo de farinha muito conhecida nos EUA – eu honestamente não sei dizer se vende no Brasil, nunca vi nos supermercados de Brasília, pelo menos – que contém menos glúten e proteínas do que a farinha de trigo comum. O que isso faz é tornar o produto final mais fofo e menos elástico. Quando eu disse aqui que não se deve bater muito a massa, é exatamente porque não queremos desenvolver o glúten da farinha, pois é isso que deixa um bolo ou cupcake duro. Logo, a farinha de bolo é extremamente interessante para, bem, bolos, já que ela tem menos glúten do que as demais.

      Não tem problema nenhum perguntar sobre as receitas, faço a maior questão de ajudar! :)
      Um beijo!

  5. Cláudia
    28 de setembro de 2012 - 08:22

    Aiii que bom saber porque aqui em casa dou preferência para açúcar cristal, orgânico e mascavo.
    O refinado é muito nocivo à saúde, creio. Mas, o tenho na despensa por causa da maioria das receitas. HEHE :)

  6. Ana Paula
    01 de novembro de 2012 - 11:19

    Essa vai ser a próxima receita a ser experimentada! Quase mordi o lap agora… Como dizem minhas amigas quando estão com água na boca: “Tô aguando”…Hummm!

  7. Ana Paula
    05 de novembro de 2012 - 23:48

    Não consegui acertar a consistência do butter cream, além de ficar muito doce… Tem alguma dica pra fazer essa cobertura maravilhosa igual a da foto?

    • 06 de novembro de 2012 - 02:03

      Oi Ana!

      Sua manteiga estava em temperatura ambiente? Você usou açúcar impalpável? Bateu por todo o tempo que é recomendado na receita?
      Se a manteiga estava gelada ou o açúcar usado não foi o impalpável, a consistência da cobertura não vai ficar boa, porque os ingredientes não vão se unir corretamente. Também é importante bater por bastante tempo, como indicado na receita. Quanto ao doce, não se esqueça da pitada de sal, pois ela quebra um pouco do açúcar!
      Agora, se o dia ou sua cozinha estiver muito quente, provavelmente nenhuma dica que eu te der vai ajudar muito. O jeito é trabalhar rápido para não derreter a manteiga, e manter na geladeira. :/

      Como ficou sua cobertura? Muito mole?

      Um beijo!

      • Ana Paula
        06 de novembro de 2012 - 22:32

        Pois é, ficou molinha … E acho q esqueci do sal mesmo :s Não me lembro… Let’s try again… Depois te conto o que deu!!! ;)

  8. Ana Paula
    06 de novembro de 2012 - 22:33

    Vc usa qual bico pra fazer a voltinha do cup?

    • 06 de novembro de 2012 - 23:53

      O desse post foi o bico 1M da Wilton. Me demorei um pouco mais em cada volta, para fazer esse frufruzinho naturalmente enquanto eu apertava o saco de confeitar.
      Se a cobertura ficou muito mole mas muito doce, provavelmente foi porque o açúcar não era impalpável. Outras alternativas são não ter batido a manteiga sozinha todo o tempo necessário no primeiro passo. Caso mesmo assim continue bem mole, a temperatura pode afetar sua cobertura. Nesse caso, é melhor tentar uma mais estável, como o buttercream de merengue italiano.

      Me diga como foi! Beijo!

  9. 03 de dezembro de 2012 - 09:41

    […] frutti com sotaque italiano em qualquer oportunidade. Para fazer esse cupcake, usei a ideia do cupcake de morango e comprei um pacotinho de gelatina sabor tutti frutti. Ficou ótimo! Para a cobertura, é só fazer […]

  10. gi
    18 de dezembro de 2012 - 01:36

    como faz o pure do morango?

    • 18 de dezembro de 2012 - 08:54

      Eu explico como no primeiro passo da receita, Gi. Dá uma lida! :)

  11. Geórgia
    04 de janeiro de 2013 - 21:01

    Cada receita me deixa com água na boca, mas,tenho que esclarecer um dúvida, são mesmo 11/2 xícaras de farinha na receita?!
    Vou ficar muita grata se você responder, beijos.

    • 05 de janeiro de 2013 - 12:53

      Oi Georgia!

      Sim, é 1 xícara e 1/2 xícara de farinha na receita. Para medir, você enche o medidor com uma colher e depois nivela com a parte reta de uma faca!

      Um beijo! :)

  12. marina
    24 de janeiro de 2013 - 15:43

    Não encontro o extrato de baunilha na minha cidade de jeito nenhum! já procurei em supermercados, lojas de produtos naturais e lojas para confeitaria… Aonde você achou em brasília? e posso substituir por outra coisa??

    • 24 de janeiro de 2013 - 21:10

      Oi Marina!

      Extrato/essência de baunilha é bem fácil de achar em supermercados. É um pretinho. Talvez você não encontre facilmente a baunilha branca, porque só vende em lojas de confeitaria. Mas você pode usar a essência (a pretinha) para a cobertura, desde que use pouco para não afetar a cor.
      Em Brasília, você acha baunilha branca na Festiva (506 sul) e outras lojas de confeitaria! :)

      Beijo!

  13. Marina Lemos
    25 de janeiro de 2013 - 00:20

    Eu não tinha me tocado que extrato/essência de baunilha eram a mesma coisa!!! Virei Balneário Camboriu inteira procurado, e ninguém me falou!!
    Obrigada, a receita ficou MARAVILHOSA!

    • 25 de janeiro de 2013 - 10:14

      Oi Marina!

      Na verdade, extrato e essência são coisas diferentes. Extrato você não acha por aí, mas dá pra facilmente fazer em casa com três favas de baunilha e vodka. Essência é o que é produzido em larga escala para supermercados, nada mais é do que uma imitação do cheiro da baunilha. Se você puder, use sempre extrato caseiro, mas na falta dele temos que usar a essência.

      Um beijo!

      • Edillene
        06 de fevereiro de 2014 - 21:37

        Juliana,

        Adoro o cupcakeando. Já fiz algumas receitas e deram certo, graças ao seu talento para detalhar tudo perfeitamente bem. Tenho dificuldades para fazer alguns, em virtude da indisponibilidade de ingredientes, o extrato de baunilha é um deles(uma amiga minha foi a São Paulo, e eu a obriguei a fazer uma passagem pelo mercado, ela trouxe as minhas favas, e agora produzi meu extrato.), mas vou adaptando. Sou professora metida à confeiteira, não levo muito jeito, mas vou insistindo.
        Ah, assim como você tenho paixão por cachorros, tenho 3 em casa.

        Abraço cearense,

        Edillene Silva

        • 16 de fevereiro de 2014 - 13:51

          Edillene, que bom que gosta do blog! Eu vivo pedindo pra amigos me trazerem esses pequenos brindes de viagens também :)

  14. Celeste
    30 de janeiro de 2013 - 01:33

    Hi there,
    I just wanted to let you know that I pinned this recipe on pinterest at: http://pinterest.com/pin/105271710011883281/

    And I’ve already got over 400 people who were interested! Well done, they’re beautiful cakes <3

    • 30 de janeiro de 2013 - 07:45

      Hey Celeste! Thanks for the pin!
      I’ve noticed the huge amount of clicks coming from Pinterest, but it’s almost impossible to find the source…

      Thank you!! :)

  15. Gisa
    02 de fevereiro de 2013 - 21:55

    Boa noite, Juliana.
    Fiz os cupcakes de morango,eles ficaram bem fofinhos e o pessoal aqui em casa gostou. Mas depois que sairam do forno eles murcharam e não ficaram com a aparência bonita, como enquanto estavam no forno. Você pode me dar alguma dica para isso não acontecer?

    • 03 de fevereiro de 2013 - 13:54

      Oi Gisa!

      Esses cupcakes feitos com gelatina costumam abaixar um pouco depois que saem do forno. Mas não tanto! Se abaixaram demais, talvez foi porque você bateu demais a massa depois de adicionar a farinha. Bata somente até incorporar!

      Beijo!

  16. João Paulo
    14 de março de 2013 - 14:46

    Olá mocinha simpática. Cai no seu blog de paraquedas…assim, do nada. Estava procurando matérias sobre cupcake, tenho uma pequena industria de bolos caseiros e agora quero entrar no mercado dos bolinhos. O que tenho para dizer é que “me apaixonei” pelo seu blog, pelo capricho de suas receitas, pela clareza das postagens, enfim..por tudo. Você esta de parabéns. Acaba de ganhar um fã-leitor. Forte abraço e continue assim. JP

    • 14 de março de 2013 - 21:15

      Oi João!

      Que bom que achou o blog e está gostando! Espero te ver por aqui sempre!

  17. João Paulo
    15 de março de 2013 - 10:51

    Obrigado Juliana. Onde eu encontro a receita básica dos bolinhos. Sem “fru-frus”, tipo, a receita básica para iniciantes? Tanks. :)

  18. Márcia
    02 de abril de 2013 - 17:21

    Olá Juliana!
    Eu gostaria de saber se no preparo do extrato de baunilha poderia substituir a vodka?
    E parabéns pelo ótimo site, pois suas dicas são maravilhosas!!!!
    Obrigada!

    • 03 de abril de 2013 - 22:56

      Oi Márcia!

      Que bom que gosta do blog!
      Você pode usar tequila ou whiskey, na mesma quantidade da vodka pedida na receita. Mas o ideal mesmo é usar vodka, porque ela tem menos sabor do que outros destilados. Com tequila ou whiskey, o extrato vai acabar com um sabor levemente diferente.

      Beijos!

  19. Patricia
    17 de abril de 2013 - 17:20

    Oi Ju! Adoro seu blog… simplesmente perfeito! Bem, eu fiquei com uma dúvida, talvez muito boba, a gelatina é pra bater em pozinho, ou dissolvida? :D
    Bjuss

    • 21 de abril de 2013 - 10:43

      Oi Patricia!

      Em pó! :) Achei que tivesse escrito na receita… desculpe!

      Beijos!

  20. 09 de maio de 2013 - 11:03

    Oi Juliana! Primeiro quero dizer que eu adorei seu blog! Depois tenho umas duvidas, tem como eu colocar sabor de morango no Buttercream de merengue italiano IMBC? Quero uma dica de recheio para cupcake de laranja? E também quero saber qual a marca de manteiga que você usa?

    • 13 de maio de 2013 - 17:36

      Oi Priscila!

      Que bom que gosta do blog! :)
      Use cerca de 3 colheres de sopa de purê de morango para cada receita de IMBC. Quanto ao recheio, acho que um creme de baunilha comum ficaria muito bom, pois não acabaria com o sabor do bolinho de laranja. A marca de manteiga que eu uso mais comumente é Itambé, adoro!

  21. Alina
    27 de maio de 2013 - 16:31

    Oie Juliana *-*

    Jul adorei seu Blog to tentando fazer essas voltinhas mais não to conseguindo, vc pode me dar alguma dica ? e minhas coberturas sempre ficam moles o que eu faço??

    Beijoos

    • 06 de junho de 2013 - 20:16

      Alina, já fiz um post sobre a voltinha, até com um gif animado que ensina como fazer. Procura no menu do blog que você acha! :)

  22. Daianny
    07 de junho de 2013 - 09:08

    Oii Juliana, Amei seu blog! Lindooo! *-*
    Gostaria de saber, qual o tempo aproximado que a cobertura aguenta fora da geladeira sem derreter? E se eu quisesse fazer para uma encomenda, tem alguma cobertura que fique firme a festa toda sem derreter? Me ajuda! rs
    Beijos e Obrigada! :)

    • 18 de junho de 2013 - 08:48

      Oi Daianny!

      Essa cobertura não derrete, a não ser que o clima esteja muito quente, abafado e úmido. Se quiser uma cobertura que não sofra os efeitos do calor, pode fazer um merengue simples ou uma cobertura de brigadeiro. Ambas tem receita aqui no blog! :)

  23. Fabiola
    27 de junho de 2013 - 23:39

    Posso rechear ele? Que recheio fazer?

    • 29 de junho de 2013 - 21:30

      Oi Fabiola!

      Você pode rechear sim, aliás pode rechear qualquer cupcake. O recheio depende da sua preferência. Eu recomendo uma ganache de chocolate. :)

  24. 30 de junho de 2013 - 07:38

    […] resolvi fazer esses cupcakes docinhos e deliciosos. A massa desses cupcakes, já conhecidos no blog, não me agrada 100% porque eu as acho pouco fofinhas, graças a gelatina. Então, resolvi […]

  25. 09 de julho de 2013 - 13:44

    Olá Chará, tudo bem? amo suas receitas uma mais deliciosa que a outra, faço todas *—*.
    Ju, to querendo saber qual bico de confeitar você usa, eu estou usando o da wilton 1m pitanga, mais to querendo também o que da esse efeito dos seus cupcakes, se poder me ajudar, brigada e beijão.

    • 16 de julho de 2013 - 23:36

      Oi Juliana!

      Que efeito você está falando? Essa cobertura da foto foi feita com o bico 1M da Wilton, que você tem.

      Beijos!

  26. Maíra Salomão
    10 de julho de 2013 - 15:32

    Oi Juliana,
    Fiz esses cupcakes e ficaram maravilhosos!! Superaram todas as minhas expectativas. O buttercream é, ao mesmo tempo, delicado e firme e deu para sentir o leve sabor do morango. A forma como ele fica fofo depois de adicionado o açúcar parece mágica! Acho que não vou sofrer mais com o IBCM ;-) Recheei com brigadeiro branco e morangos picadinhos com uma caldinha de açúcar. Agora falta experimentar a cobertura de brigadeiro de morango… Ah, enviei as fotos pelo facebook. Obrigada pela receita!!

    • 16 de julho de 2013 - 23:38

      Que bom que gostou, Maíra! ;) Adorei as fotos, ficaram lindos!

  27. Thais
    11 de julho de 2013 - 12:59

    Oi, eu achei o seu blog por acaso, procurando receitas de cupcake e acho que ele é maravilhoso. Agora eu quero fazer essa receita para a festa da minha prima. Estou querendo dobrar a receita, mas eu só tenho forma pra 12 cupcakes e me pergunto se eu deixar metade esperando a outra ficar pronta, vai ficar ruim? Talvez pelo fermento, não sei.. E quanto ao purê, poderia deixar metade na geladeira para depois fazer a outra parte? Obrigada desde já.

    • 16 de julho de 2013 - 23:48

      Oi Thais!

      Se a massa esperar no máximo 1 hora, não tem problema algum.

      Beijos!

  28. Erica Andrade
    16 de julho de 2013 - 12:14

    Juliana, como você fez esse purê de morango?
    Você tipo machucou com o garfo? ou bateu no liquidificador?

    • 20 de julho de 2013 - 18:04

      Oi Erica! Eu ensino direitinho a fazer o purê na receita, dá uma lida nela!

      Beijos!

  29. Giovanna
    22 de julho de 2013 - 16:29

    Vou experimentar fazer essa receita que parece deliciosa. Achei muito legal mesmo, estava procurando por receitas de cupcake que parecessem os da wondercakes (http://www.locamob.com.br/wondercakes-1/details) que são maravilhosos, acho que esse é perfeito.

    • 22 de julho de 2013 - 23:49

      Oi Giovanna! Espero que goste da receita! :)

  30. thayanne
    22 de julho de 2013 - 23:03

    Ola, essa baunilha é o que? pó, essencia?

  31. Nalva Praxedes
    30 de julho de 2013 - 15:59

    Se eu usar óleo no lugar da manteiga, ficaria bom ou não é aconselhavel.

    Grata

    Nalva

    • 30 de julho de 2013 - 20:56

      Nalva, não dá pra substituir manteiga por óleo nesta receita. Esta é uma massa amanteigada e precisa da composição da manteiga para funcionar.

      Beijos!

  32. Camila
    31 de julho de 2013 - 13:10

    Oi, Juliana! Tudo bem? Acompanho seu blog há um tempo e suas receitas são simplesmente incríveis! Hoje decidi fazer esta receita do cupcake de morango e estou com uma dúvida em relação ao buttercream. Tenho uma relação de extremos com as coberturas. Ou elas ficam lindas, durinhas e com um gosto ótimo. Ou elas ficam super moles e doces.

    Gostaria de saber se posso usar o açúcar de confeiteiro para esta cobertura e se posso também utilizar a essência de baunilha escura.

    Beijos.

    • 01 de agosto de 2013 - 07:57

      Oi Camila! Tem que ser açúcar impalpável, que é diferente do de confeiteiro. Já ouvi dizer que dá pra fazer o impalpável (que tem amido) com o de confeiteiro, mas honestamente nunca experimentei isso e prefiro não arriscar. Quanto à baunilha, dá sim pra usar a baunilha escura, mas pode alterar levemente a cor do buttercream.

      Beijos!

  33. Fabiana
    02 de agosto de 2013 - 08:29

    Juliana, parabéns!!! Estou sempre acompanhando seu site. Suas receitas são maravilhosas!!! Hum… Faço quase todas. Essa de morango ficou espetacular. Minha afilhada de 3 anos, que por sinal come muito pouco, comeu 2 e meio cupcakes de morango. Obrigada Ju!!!

  34. 08 de agosto de 2013 - 11:04

    Help meeee! Achei ontem o site, e ameeeei, já tentei ontem fazer o cupcake de chocolate com banana porém não cresceu :( todos meus cupcakes nunca crescem, tem como especificar melhor como vc bate? se é com colher ou batedeira… por quanto tempo… como faz para não ficar aqueles pedaços de farinha no meio que me fazem bater tanto a massa… :( estou querendo fazer este de morango por favorrr

    • 13 de agosto de 2013 - 19:55

      Alessandra, eu bato com batedeira. Não sei especificar como além disso, hahaha. Eu sempre indico direitinho como deve ser batido na receita.
      Quanto aos pedaços de farinha, você deve sempre, SEMPRE, peneirar os ingredientes secos antes de usá-los. Isso remove as pedrinhas e evita que você tenha que bater demais.

      Beijos!

  35. Carol
    22 de agosto de 2013 - 13:03

    Oi Ju!!
    Adoro seu blog!! Todas as receitas são maravilhosas e ficam perfeitas.
    Gostaria de saber quanto tempo o buttercream aguenta fora da geladeira..sem desmoronar.
    Vou fazer p um aniversário de tarde, será que posso deixa-lo pronto na hora do almoço?!
    Bjus,

    • 12 de setembro de 2013 - 13:38

      Carol, o buttercream não é feito pra desmontar fora da geladeira. Na verdade, ele nem deve ficar na geladeira. Ele aguenta perfeitamente em temperatura ambiente se o clima não estiver muito quente, estiver fora do sol e em algum lugar bem ventilado. No ar condicionado, ele dura mais ainda.

      Beijos!

  36. Carol
    27 de agosto de 2013 - 22:51

    Ahh Ju, mais uma coisa, será que no lugar do morango eu posso colocar suco de limão?! Será que fica bom?! umas duas colheres de chá?!
    Bjus

    • 12 de setembro de 2013 - 14:04

      Carol, no lugar do morango em qual receita? Do cupcake ou da cobertura?

      Beijos!

      • Carol
        22 de setembro de 2013 - 23:34

        Oi Ju!!
        Desculpa, expliquei mal…queria saber se dá p/ colocar o limão na cobertura! Ou é só o morango mesmo que dá certo?!
        Muito obrigada!
        Beijos

        • 06 de outubro de 2013 - 19:24

          Carol, se você quiser buttercream de limão, você tem que usar raspas de limão, e não o suco. O suco não dá sabor em receita nenhuma, o que realmente dá sabor são as raspas. Beijos!

  37. Nubyana
    04 de setembro de 2013 - 15:38

    Olá Juliana,sou de bsb adorei o seu post minha filha de 11 anos é louca por cupcake assiste todos os programas voltados para o gênero, vou testar a recita do cupcake de morango.

  38. Carol
    13 de setembro de 2013 - 13:39

    Oi Juliana,sou de SP e adorei seu blog. Tenho 15 anos e sou viciada em cupcakes…todo final de semana faço varias receitas malucas..
    Parabéns pelo blog

  39. Larissa
    22 de setembro de 2013 - 18:26

    Nossa! Amei demais sua receitaaa…
    fiquei com água na boca!!! Estou louca pra comprar morangos
    e testar essa delíciaa…
    Sou apaixonada por cozinha e sempre que posso gosto de pegar umas receitinhas como essas…
    Super amei seu blog! Tudo muito bem explicado e ilustrado!!!
    Estarei sempre por aqui dando uyma olhada nas novidades!
    Bjo linda!

  40. adriana
    11 de outubro de 2013 - 15:24

    OLá Juliana

    Preciso fazer uma receita de cups cor de rosa, porem acho que vai sair caro pois são 150, para o casamento da minha irmã, posso usar so a gelatina, em o morango? outra coisa meus cups queimam as vezes..o q vc me sugere pra não acontecer, pois se retirar antes ficam crus na parte de cima.

    bjos

    • 08 de novembro de 2013 - 15:55

      Adriana, pode usar minha receita de cupcakes de baunilha tradicionais (procure no Menu do blog) e adicionar 3 colheres de chá de gelatina de morango e algumas gotas de corante rosa. Fica bom também! Quanto ao queimado, provavelmente seu forno está muito quente. Beijos!

  41. Nathália
    26 de dezembro de 2013 - 17:19

    Dá pra fazer o buttercream com o leite normal sem ser integral?

    • 27 de dezembro de 2013 - 18:21

      Nathália, leite normal, pra mim, é leite integral. Então não sei de qual você está falando. Você quer dizer o desnatado? O integral é melhor porque tem mais gordura, logo é mais saboroso. Beijos!

  42. juliana
    20 de janeiro de 2014 - 00:07

    Oi Ju queria saber quanto tempo essa cobertura dura nessa época,tenho uma encomenda pra entregar e acredito que se durar umas 5 horas ta ótimo ,quando eu digo durar é se ela não vai sair derretendo

  43. Michelle
    21 de janeiro de 2014 - 10:40

    Ju, sou apaixonada pelas receitas do seu blog… acho que já perdi a conta de quantas já fiz e amei. Queria saber onde vc achou esse Wrapper maravilhoso de cupcake.

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:19

      Michelle, comprei esse wrapper nos EUA, numa loja da Wilton. Beijos!

  44. Michele
    01 de fevereiro de 2014 - 16:06

    Ola Juliana

    Adorei o seu site parabens muito criativo e fofo de se ver rsrs, nunca fiz cupcake mas com certeza vou experimentar suas receitas parabens

  45. Cínthia
    05 de março de 2014 - 19:46

    Oii Juliana! Adoro seu blog, já fiz várias receitas, todos adoraram! Deixa eu te perguntar uma coisa… Sobre o Buttercream, não posso colocar essência de morango? Tenho pavor do cheiro da baunilha, detesto, rs. Será q afeta em alguma coisa?

    Beijoos!

    • 23 de março de 2014 - 10:38

      Cínthia, você pode colocar essência do que você quiser no buttercream. Só tome cuidado pra não acrescentar demais e perder a consistência! Beijos!

  46. Camila
    19 de maio de 2014 - 19:04

    Posso usar essa mesma receita de cobertura, para cobrir bolos???

  47. Adrielly
    06 de junho de 2014 - 03:09

    Nossa, essa receita é tudo o que eu estava procurando mas queria saber se dá pra fazer ou sem a gelatina simplesmente ou aumentar a quantidade de purê d morango e açúcar ( já q a gelatina já é adoçada) para não ter q usar a gelatina?

    • 13 de junho de 2014 - 17:49

      Adrielly, você até pode tirar a gelatina e deixar só o purê (não precisa aumentar a quantidade de açúcar), mas não vai ter o mesmo tanto de sabor de morango. Beijos!

  48. Fernanda
    19 de junho de 2014 - 14:39

    Oi!!
    Qual é a melhor receita? Essa ou a de morango com brigadeiro?

    • 25 de junho de 2014 - 20:48

      Fernanda, depende, se for a massa, elas são a mesma :) se for a cobertura, então eu prefiro o buttercream dessa aqui! Beijos!

  49. Lay
    24 de junho de 2014 - 05:04

    Bom dia, Ju!

    Menina, tô aqui numa dúvida bem tosca… vc coloca o wraper ante ou depois do cupcake já prontinho? To c medo de melecar os meus, a festa é no sábado e se eu fizer merda tô na roça pq n encontrarei outros por aqui, só por encomendas na net.

    • 25 de junho de 2014 - 22:04

      Lay, eu costumo colocar os wrappers antes de colocar a cobertura, só pra garantir que não vai ser um desastre hahahaha. Beijos!

  50. Lay
    26 de junho de 2014 - 06:28

    Valeu, Ju! To ansiosa pra caramba… to aqui no blog selecionando as receitas pq já começo a maratona amanhã… agora estou mais relax, as coisas que encomendei chegaram, ufa! Mais uma vez obrigada, vc n tem idéia do quanto tema ajudado, já faço as receitas daqui sem testes, pois é tudo tão exato e explicado que n tem como errar. Parabéns, Ju! :)

    • 27 de junho de 2014 - 22:14

      Lay, que bom que está te ajudando! :D Qualquer coisa, comenta aqui ou manda um e-mail que eu ajudo como puder!

  51. Aline
    20 de agosto de 2014 - 19:00

    Oi Juliana! Adorei o seu blog e suas receitas, parabéns!! Fiz hoje esse cupcake de Morango e deu super certo, fez o maior sucesso aqui em casa!;-)

  52. Francine
    16 de setembro de 2014 - 14:18

    Ju te amo em segredo :)))
    Menina esse cupcake é simplesmente divino!!!!
    Parabéns pelo site e por compartilhar tanta experiência!!! Descobri teu cantinho a umas 2 semanas e estou encantada.
    Bjo grande pra vc <3

    • 16 de setembro de 2014 - 14:25

      Francine, seja muito bem vinda! :)

  53. Maysa Rodrigues
    18 de novembro de 2014 - 18:44

    Ju, qual o bico que você usou nesta receita?

  54. Cupcakes Artcel
    21 de novembro de 2014 - 23:30

    Amei, seu blog é uma amor, lindo demais cheio de mimos e receitas maravilhosas.bjs

  55. Munique
    12 de dezembro de 2014 - 22:36

    Ola Juliana,posso colocar o purê de morango no buttercream de merengue também ou ele pode desandar?

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:20

      Munique, pode sim, mais ou menos na mesma quantidade. Beijos!

  56. Ruth
    13 de abril de 2015 - 07:29

    Eu os recheei com creme crocante de Ovomaltine. Ficou MUITO bom!
    O blog é lindo, parabéns!

  57. Carol Camargo
    10 de junho de 2015 - 22:58

    Oi Ju! Tudo bem?

    Fiz hoje essa receita e AMEI buttercream! Realmente tem gostinho de sorvete ❤️! Mas… Fiz e como de costume deixei na geladeira para usar uma hora depois e quando fui pegar… virou uma pedra! É normal? Ele deve ser usado na hora?
    Em tempo: sou super fã do seu trabalho! Vejo carinho em cada linha escrita e foto postada! Parabéns !

    • 17 de junho de 2015 - 18:43

      Carol, manteiga endurece na geladeira, né? Ele tem que ser usado em temperatura ambiente, pode ser na mesma hora ou retirado da geladeira um tempo antes, e rebatido, pra chegar na consistência certa. Beijos!

  58. Eliana
    19 de junho de 2015 - 19:59

    Olá Juliana,
    Tenho te acompanhado por aqui e é tudo maravilhoso!!! Parabéns!!!
    Vou fazer uns cupcakes para o aniversário do meu filho com a cobertura de buttercream de merengue italiano. Gostaria de saber se não perde o formato da voltinha rápido, pois quero decorar a mesa com eles.
    Beijos!

    • 13 de julho de 2015 - 17:21

      Eliana, buttercream não perde formato, ele fica firme. Se não ficar, ou a receita foi mal feita ou está muito quente/no sol, o que não da certo com buttercream. Beijos!

  59. Jade
    10 de julho de 2015 - 19:28

    Juliana, estou amando seu blog…Parabéns!!
    Essas receitas servem para meus bolos no pote??
    Se vc tiver algumas dicas ou receitas para inová-los, por favor me envia por e-mail.
    Obrigada!!

    Beijos!

    • 14 de julho de 2015 - 17:47

      Jade, qualquer receita de cupcake serve para fazer bolos. Beijos!

  60. catiana
    30 de julho de 2015 - 01:20

    Quanto à gelatina, pode não colocá-la ou colocar metade de um pacote?

    • 30 de julho de 2015 - 16:47

      Catiana, se você não colocar, não vai ter tanto gosto de morango. Dá pra colocar só metade também, mas é a mesma coisa, pouco sabor. Beijos!

  61. Patricia
    21 de agosto de 2015 - 10:36

    Juliana bom dia!!!
    Fiz esse cupcake ontem… vou te falar uma coisa bem sinceramente: MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    Que receita é essa gente???? uma delicia!!!
    Parabéns!!!

    • 25 de agosto de 2015 - 18:38

      Patricia, muito bom né?! Beijos!

  62. Larissa
    21 de agosto de 2015 - 14:47

    Boa tarde juliana!
    Estou amando seu blog!! estou apenas começando, e conheço pouca sobre culinária(apesar de adorar cozinhar), mas seu pouco desses termos. gostaria de saber oque seria esse purê de morango! desde já agradeço!

    • 25 de agosto de 2015 - 18:48

      Larissa, que bom que ta gostando do blog! :) A receita explica o que é o purê! Beijos!

  63. Larissa
    29 de fevereiro de 2016 - 13:48

    Ooi Juliana, eu adoroooo seu blog, é fantástico!!
    Gostaria de tirar uma dúvida , a gelatina que vai na receita, tem que dissolver antes, ou só coloca-la em pó mesmo?
    Obrigadoo

    • 11 de abril de 2016 - 17:06

      Larissa, é em pó mesmo! Só jogar lá! Beijos!

  64. Mariane
    16 de março de 2016 - 15:54

    Ju, posso fazer essa Massa mas SEM os purês de morango, somente a gelatina? Será que dá certo?

    • 11 de abril de 2016 - 19:27

      Mariane, dá sim, mas você precisaria talvez substituir a quantidade de purê por outra coisa, como leite, para não perder o equilíbrio entre ingredientes secos e úmidos na receita.

  65. 19 de outubro de 2016 - 16:45

    Que fotos maravilhosas! Este blog é um capricho! Parabéns, Ju!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!