quarta, 23 de dezembro de 2015

Cupcakes de mirtilo e mousse de chocolate

11 Comentários

Esse Natal foi puro agito por aqui. Além de muita coisa pra fazer no meu trabalho, tive muitos pedidos de cupcakes natalinos e uma feira para participar. Ao mesmo tempo, mantive a rotina de academia e natação para não aumentar muitos números da calça nas festas de fim de ano. Foi pura emoção. Cansativo, mas esse agito faz bem de vez em quando, para dar um gás naquela força de vontade que está quase parando de vez em quando.
Agora vou tirar os dias do Natal para ficar tranquila em casa, comer a ceia com mamãe e papai, depois descansar fazendo cupcakes novos, testes, posts para o blog.

cupcakes_mirtilo_mousse_chocolate2
Já começo a planejar como será 2016. Sabem, não faço mais planos materiais – tipo comprar um carro novo, ou uma viagem – até porque a grana anda curta. Mas tenho pensado em planos conceituais, ou culturais, que eu possa aproveitar para crescer e amadurecer. Estamos sempre amadurecendo!
Por exemplo, um projeto pessoal é ler mais livros. Em 2015 eu li vergonhosamente pouco. Posso dizer que conclui apenas um livro – Morte Súbita, da JK Rowling, que é ótimo – e li boa parte do livro do Harold McGee, que não conta porque ele é uma bíblia de 900 páginas.

cupcakes_mirtilo_mousse_chocolate3
Uns anos atrás, eu tinha uma lista de 12 livros, um por mês, para ler durante o ano. Acho que cheguei a ler 9 deles, mas foi uma meta muito legal de tentar cumprir. Vou nessa de novo, pois tenho convicção que só preciso me organizar melhor para ter tempo para ler todos os dias.

cupcakes_mirtilo_mousse_chocolate
Como estão planejando a ceia de Natal de vocês? Essa semana, já postei a cobertura para este cupcake, que aliás pode ser apenas uma mousse de chocolate para suas festas. Ela é deliciosa pura, mas fica ainda mais incrível como cobertura desse cupcake.
Estava eu tranquilona na Ceasa do Distrito Federal (DF), fazendo as compras da semana, quando vejo: mirtilos por 7 reais. Sim, aqueles que costumam ser 15 reais a bandejinha. Apenas 7 reais. Eu mal pude acreditar, levei logo 3 bandejas. E por isso o cupcake de Natal vai ter mirtilo. E se reclamar, vai ter mirtilo em dobro!

Cupcakes de mirtilo e mousse de chocolate
Rende: 14 cupcakes
Receita por There Goes the Cupcake.

110g de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara + 3 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
1 1/2 xícara de mirtilos frescos (mais ou menos 2 bandejinhas de 120g cada)
1/4 xícara de iogurte
1/4 xícara de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma pequena tigela, misture 1 colher de sopa da farinha com os mirtilos e mexa para que todos fiquem completamente cobertos. Vide foto no Instagram do blog! Isso vai ajudar os mirtilos a não afundarem na massa quando estiver assando. Reserve essa tigela.
2 – Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos, até que fique um creme bem pálido e fofo. Acrescente os ovos, um a um, e bata para obter uma mistura uniforme. Adicione o sal e a baunilha e bata novamente apenas para misturar.
3 – Em uma tigela, peneire a farinha restante com o fermento. E em um copo ou outra tigelinha, misture o iogurte e o leite com uma colher, apenas para ficar uma coisa só.
4 – Alterne a adição dos secos e dos líquidos à mistura amanteigada, terminando com os secos. Assim: 1/3 dos secos, 1/2 dos líquidos, mais 1/3 dos secos, o resto dos líquidos e, por último, o resto dos secos. Bata apenas até incorporar tudo, cuidado para não solar a massa.
5 – Por último, com uma espátula, adicione os mirtilos e misture até que eles estejam bem distribuídos pela massa, mas sem trabalhar muito!
6 – Divida entre as forminhas, preenchendo até no máximo 3/4 de cada uma, e leve para assar por 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Quando estiverem completamente frios, decore com a mousse de chocolate.

Só pra ficar bem Natal, coloquei uns visgos de pasta americana por cima, mas você pode decorá-los com raspas de chocolate branco, ou granulados metalizados, que combina muito bem com a data.

cupcakes_mirtilo_mousse_chocolate4
Como eu disse no post da cobertura, ela não pode ficar fora da geladeira – porque não segura e porque tem ovos crus nela. Então, a dica é correr na cozinha quando todo mundo estiver naquela breve papo pós comilança da ceia, colocar a mousse no saco de confeitar e rapidinho fazer as voltinhas. Vai ser um sucesso tremendo na mesa, posso garantir! Pssoas que provaram esse cupcake atestam que é uma coisa divina. Fui até pedida em casamento, caso eu largasse o Sr. Namorado.

Então, quero desejar a vocês um Feliz Natal, uma ceia maravilhosa cercada de pessoas que vocês gostam, muita comilança deliciosa e tudo de bom e melhor! :)

Enquanto isso, vocês tem alguma dica de livro para me dar, para minha lista de 2016? Gosto de ficção e até auto-ajuda, leio inclusive mangá e quadrinhos. Basta ser uma boa história!

  1. Rosa
    23 de dezembro de 2015 - 09:22

    Será que dá para usar mirtilos congelados (deixando descongelar sobre uma peneira pra escorrer a água)? Porque pras minhas bandas só assim :( Quanto a livros recomendo muito A Lista, da Cecelia Ahern. Se gostar de ficção histórica tem toda a série das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell (são oito libros mas não são grandes). De auto ajuda -não sei bem se é auto ajuda – tem o ‘A mágica da arrumação’ da Marie Kondo, todo mundo tá falando, eu tô fazendo e adorando!. E por fim um livro em que o enredo envolve comida, claro: Escola de Sabores, de Erica Bauermeister. Feliz 2016!!!

    • 17 de janeiro de 2016 - 22:26

      Rosa, o que acontece é que quando o mirtilo é congelado e descongelado, as células dele liberam muita água. Então mesmo deixando escorrer, ele ainda vai liberar muita água além do que deve na massa enquanto assa. Você pode tentar, recomendo inclusive diminuir a quantidade de mirtilo a ser misturado, mas talvez não dê certo. Mas nada melhor do que testar! Obrigada pelas dicas :)

  2. Gabriel
    23 de dezembro de 2015 - 10:20

    Oi Ju, olha eu aqui de novo!

    E amo mirtilos, pena que é difícil de achar e quando achamos é caro. Tenho alguns congelados em casa e acho que vou usar pra testar.
    Sobre os livros, estou na loucura de ler as Crônicas de Gelo e Fogo, talvez você já tenha lido. Uma outra coleção que eu li há alguns anos, foi a trilogia da magia, da Nora Roberts. Gostei muito dos livros e recomendo, só acho que deve ser um pouco difícil de achar. Ultimamente estou foleando alguns livros de culinária, dentre eles o livro lançado pela Jiang do Master Chef e o da Samira, ganhadora do Bake Off Brasil.
    Um feliz natal pra você e um ótimo 2016!!

    • 17 de janeiro de 2016 - 22:27

      Oi Gabriel! Até tentei as Crônicas de Gelo e Fogo, mas confesso que tive um pouco de preguicinha… A trilogia da magia da Nora eu escuto muito falar, acho que vou ler! Obrigada pelas indicações e um ótimo 2016 pra você também! :)

  3. Zarah
    23 de dezembro de 2015 - 11:03

    O caçador de pipas. Sempre tive preconceito com “listinha dos mais vendidos”, e quando resolvi ler em surprendi. Um dos mais lindos que já li na vida.

    Feliz Natal!

  4. 23 de dezembro de 2015 - 12:54

    Olá Juliana (:

    Amo suas publicações, sempre lindas, maravilhosas e inspiradoras.
    Seu site é ótimo, muito bem organizado, facilitando em muito a navegação!

    Parabéns pelo seu trabalho…
    Um Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

    Beijos,
    Luciana Jemima
    azulmarinhotrico.wordpress.com

  5. Talita
    23 de dezembro de 2015 - 19:10

    Oi Ju, gostei muito do livro ponte de outono do takashi Matsuoka. Bem diferente. Também preciso ler mais. Quando eu dava aulas lia bem mais. Cheguei a ler 20 livros em um ano! Meu recorde. Mas eu tinha mais tempo e praticamente devorava os livros. Rs. Boa sorte no seu projeto pessoal. Vou tentar cumprir os meus também: ler mais e voltar pra academia. Abraços

    • 17 de janeiro de 2016 - 22:29

      Talita, coloquei Ponte de Outono na lista! Adoro livros diferentes. Beijos!

  6. Eunice
    23 de dezembro de 2015 - 20:43

    Juliana, agradeço as suas receitas e os seus ‘papos’, que são sempre agradáveis e deliciosos de ler.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e um novo ano excelente, cheio de saúde e desafios, os quais você certamente vencerá.

    • 17 de janeiro de 2016 - 22:29

      Eunice, obrigada a você! Um lindo 2016 para nós! :)

  7. ana cleide cerveira lima
    24 de dezembro de 2015 - 03:42

    Oi Juliana,

    O ano de 2016 tem que ser diferente e sera. Vamos suprir as perdas de 2015.
    Felicidades e um Natal de amor com as pessoas queridas.Sucesso!!!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!