Esse Natal foi puro agito por aqui. Além de muita coisa pra fazer no meu trabalho, tive muitos pedidos de cupcakes natalinos e uma feira para participar. Ao mesmo tempo, mantive a rotina de academia e natação para não aumentar muitos números da calça nas festas de fim de ano. Foi pura emoção. Cansativo, mas esse agito faz bem de vez em quando, para dar um gás naquela força de vontade que está quase parando de vez em quando.
Agora vou tirar os dias do Natal para ficar tranquila em casa, comer a ceia com mamãe e papai, depois descansar fazendo cupcakes novos, testes, posts para o blog.
Já começo a planejar como será 2016. Sabem, não faço mais planos materiais – tipo comprar um carro novo, ou uma viagem – até porque a grana anda curta. Mas tenho pensado em planos conceituais, ou culturais, que eu possa aproveitar para crescer e amadurecer. Estamos sempre amadurecendo!
Por exemplo, um projeto pessoal é ler mais livros. Em 2015 eu li vergonhosamente pouco. Posso dizer que conclui apenas um livro – Morte Súbita, da JK Rowling, que é ótimo – e li boa parte do livro do Harold McGee, que não conta porque ele é uma bíblia de 900 páginas.
Uns anos atrás, eu tinha uma lista de 12 livros, um por mês, para ler durante o ano. Acho que cheguei a ler 9 deles, mas foi uma meta muito legal de tentar cumprir. Vou nessa de novo, pois tenho convicção que só preciso me organizar melhor para ter tempo para ler todos os dias.
Como estão planejando a ceia de Natal de vocês? Essa semana, já postei a cobertura para este cupcake, que aliás pode ser apenas uma mousse de chocolate para suas festas. Ela é deliciosa pura, mas fica ainda mais incrível como cobertura desse cupcake.
Estava eu tranquilona na Ceasa do Distrito Federal (DF), fazendo as compras da semana, quando vejo: mirtilos por 7 reais. Sim, aqueles que costumam ser 15 reais a bandejinha. Apenas 7 reais. Eu mal pude acreditar, levei logo 3 bandejas. E por isso o cupcake de Natal vai ter mirtilo. E se reclamar, vai ter mirtilo em dobro!
Cupcakes de mirtilo e mousse de chocolate
Rende: 14 cupcakes
Receita por There Goes the Cupcake.110g de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara + 3 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
1 1/2 xícara de mirtilos frescos (mais ou menos 2 bandejinhas de 120g cada)
1/4 xícara de iogurte
1/4 xícara de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma pequena tigela, misture 1 colher de sopa da farinha com os mirtilos e mexa para que todos fiquem completamente cobertos. Vide foto no Instagram do blog! Isso vai ajudar os mirtilos a não afundarem na massa quando estiver assando. Reserve essa tigela.
2 – Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos, até que fique um creme bem pálido e fofo. Acrescente os ovos, um a um, e bata para obter uma mistura uniforme. Adicione o sal e a baunilha e bata novamente apenas para misturar.
3 – Em uma tigela, peneire a farinha restante com o fermento. E em um copo ou outra tigelinha, misture o iogurte e o leite com uma colher, apenas para ficar uma coisa só.
4 – Alterne a adição dos secos e dos líquidos à mistura amanteigada, terminando com os secos. Assim: 1/3 dos secos, 1/2 dos líquidos, mais 1/3 dos secos, o resto dos líquidos e, por último, o resto dos secos. Bata apenas até incorporar tudo, cuidado para não solar a massa.
5 – Por último, com uma espátula, adicione os mirtilos e misture até que eles estejam bem distribuídos pela massa, mas sem trabalhar muito!
6 – Divida entre as forminhas, preenchendo até no máximo 3/4 de cada uma, e leve para assar por 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Quando estiverem completamente frios, decore com a mousse de chocolate.
Só pra ficar bem Natal, coloquei uns visgos de pasta americana por cima, mas você pode decorá-los com raspas de chocolate branco, ou granulados metalizados, que combina muito bem com a data.
Como eu disse no post da cobertura, ela não pode ficar fora da geladeira – porque não segura e porque tem ovos crus nela. Então, a dica é correr na cozinha quando todo mundo estiver naquela breve papo pós comilança da ceia, colocar a mousse no saco de confeitar e rapidinho fazer as voltinhas. Vai ser um sucesso tremendo na mesa, posso garantir! Pssoas que provaram esse cupcake atestam que é uma coisa divina. Fui até pedida em casamento, caso eu largasse o Sr. Namorado.
Então, quero desejar a vocês um Feliz Natal, uma ceia maravilhosa cercada de pessoas que vocês gostam, muita comilança deliciosa e tudo de bom e melhor! :)
Enquanto isso, vocês tem alguma dica de livro para me dar, para minha lista de 2016? Gosto de ficção e até auto-ajuda, leio inclusive mangá e quadrinhos. Basta ser uma boa história!
Será que dá para usar mirtilos congelados (deixando descongelar sobre uma peneira pra escorrer a água)? Porque pras minhas bandas só assim :( Quanto a livros recomendo muito A Lista, da Cecelia Ahern. Se gostar de ficção histórica tem toda a série das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell (são oito libros mas não são grandes). De auto ajuda -não sei bem se é auto ajuda – tem o ‘A mágica da arrumação’ da Marie Kondo, todo mundo tá falando, eu tô fazendo e adorando!. E por fim um livro em que o enredo envolve comida, claro: Escola de Sabores, de Erica Bauermeister. Feliz 2016!!!
Rosa, o que acontece é que quando o mirtilo é congelado e descongelado, as células dele liberam muita água. Então mesmo deixando escorrer, ele ainda vai liberar muita água além do que deve na massa enquanto assa. Você pode tentar, recomendo inclusive diminuir a quantidade de mirtilo a ser misturado, mas talvez não dê certo. Mas nada melhor do que testar! Obrigada pelas dicas :)
Oi Ju, olha eu aqui de novo!
E amo mirtilos, pena que é difícil de achar e quando achamos é caro. Tenho alguns congelados em casa e acho que vou usar pra testar.
Sobre os livros, estou na loucura de ler as Crônicas de Gelo e Fogo, talvez você já tenha lido. Uma outra coleção que eu li há alguns anos, foi a trilogia da magia, da Nora Roberts. Gostei muito dos livros e recomendo, só acho que deve ser um pouco difícil de achar. Ultimamente estou foleando alguns livros de culinária, dentre eles o livro lançado pela Jiang do Master Chef e o da Samira, ganhadora do Bake Off Brasil.
Um feliz natal pra você e um ótimo 2016!!
Oi Gabriel! Até tentei as Crônicas de Gelo e Fogo, mas confesso que tive um pouco de preguicinha… A trilogia da magia da Nora eu escuto muito falar, acho que vou ler! Obrigada pelas indicações e um ótimo 2016 pra você também! :)
O caçador de pipas. Sempre tive preconceito com “listinha dos mais vendidos”, e quando resolvi ler em surprendi. Um dos mais lindos que já li na vida.
Feliz Natal!
Olá Juliana (:
Amo suas publicações, sempre lindas, maravilhosas e inspiradoras.
Seu site é ótimo, muito bem organizado, facilitando em muito a navegação!
Parabéns pelo seu trabalho…
Um Feliz Natal e um excelente Ano Novo!
Beijos,
Luciana Jemima
azulmarinhotrico.wordpress.com
Oi Ju, gostei muito do livro ponte de outono do takashi Matsuoka. Bem diferente. Também preciso ler mais. Quando eu dava aulas lia bem mais. Cheguei a ler 20 livros em um ano! Meu recorde. Mas eu tinha mais tempo e praticamente devorava os livros. Rs. Boa sorte no seu projeto pessoal. Vou tentar cumprir os meus também: ler mais e voltar pra academia. Abraços
Talita, coloquei Ponte de Outono na lista! Adoro livros diferentes. Beijos!
Juliana, agradeço as suas receitas e os seus ‘papos’, que são sempre agradáveis e deliciosos de ler.
Desejo-lhe um Feliz Natal e um novo ano excelente, cheio de saúde e desafios, os quais você certamente vencerá.
Eunice, obrigada a você! Um lindo 2016 para nós! :)
Oi Juliana,
O ano de 2016 tem que ser diferente e sera. Vamos suprir as perdas de 2015.
Felicidades e um Natal de amor com as pessoas queridas.Sucesso!!!