quarta, 05 de março de 2014

Cupcakes de manteiga de amendoim e buttercream de chocolate

50 Comentários

O que foi o Oscar, hein, gente? Todo ano eu me mobilizo aqui em casa pra assistir à premiação e reclamar das escolhas da Academia. Esse ano já começou “bem”, com Trapaça sendo favorito em diversas categorias e eu achei isso um absurdo. Então, sabendo que a Ellen DeGeneres iria apresentar, eu imaginei que seria uma festa no mínimo interessante. Ellen é super engraçada, né.
Assisti torcendo pelo Alfonso Cuarón, por Ela, por Julia Roberts e, claro e sempre, pelo Leonardo DiCaprio. E assim como toda a internet, fiquei chateada com a derrota. Não vi Clube de Compras Dallas – pelos trailers, foi uma vitória merecida de Matthew McConaughey –, mas Leonardo merece um Oscar há muitos anos. Não desista, Leo, por favor.

cupcakes_manteiga_amendoim2
Agora estou tirando meu tempinho para assistir todos os filmes indicados ao grande prêmio. Nunca sei porque só faço isso depois da festa em si. Gravidade é o próximo na lista. Quem já viu? O Sr. Namorado detestou com todas as forças. Depois vou para 12 Anos de Escravidão, já com altas expectativas.
Outras observações sobre o Oscar:
– Ellen não estava tão engraçada quanto eu imaginava que ela ia ser. Aliás, achei que ela mal apareceu no palco. Outros hosts já foram mais participativos.
– Não curto Brangelina, mas achei super divertido o Brad Pitt sair da casca de seriedade babaca que ele ostenta pra participar da distribuição de pizzas da Ellen.
– Jennifer Lawrence continua sendo a pessoa mais legal, simpática e espontânea de Hollywood.
– Idina Menzel não tem o nome mais fácil do mundo, mas não custa nada praticar antes de subir no palco, Travolta.

cupcakes_manteiga_amendoim3
E o Carnaval? Pulei, literalmente. Nem o desfile da Beija-Flor eu vi. Esse ano, quis distância da folia. Passei os dias com o Freddie, recém-castrado, e jogando Wii. Foi um ótimo Carnaval!

Cupcakes de manteiga de amendoim
Rende: 12 cupcakes
Receita por Sallys Baking Addiction, com adaptações.

1 1/4 xícaras (170g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
2/3 de xícara (180g) de manteiga de amendoim
110g de manteiga
3/4 de xícara (140g) de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 colheres de sopa de leite

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata a manteiga e a manteiga de amendoim juntas, até que fique bem incorporado. Em outra tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento juntos e reserve.
2 – Adicione o açúcar mascavo e bata por mais 2 minutos, até que fique bem fofo e mais claro.
3 – Acrescente os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Acrescente também a baunilha e bata até incorporar tudo.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do leite, terminando com os secos. A massa vai ficar bem grossa. Divida entre as forminhas de papel e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Buttercream clássico de chocolate
Rende: cobre 14 cupcakes com a voltinha clássica

115g de manteiga
70g de chocolate meio amargo derretido
1 1/3 xícaras de açúcar impalpável
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 6 minutos na velocidade média, até que fique bem mais clara e bem fofinha. Em seguida, pare a batedeira e adicione o chocolate meio amargo derretido. Ele não deve estar quente senão vai derreter a manteiga. É preciso que ele esteja quase em temperatura ambiente, mas ainda líquido. Bata novamente, incorporando os dois. Raspe a tigela com uma espátula, se necessário.
2 – Adicione todo o açúcar, a baunilha e o sal de uma vez, com a batedeira parada. Cubra com um pano (pra impedir a nuvem de açúcar na sua cozinha) e bata na velocidade mínima primeiro, até incorporar. Depois ligue na velocidade média e bata por 6 minutos sem parar.
3 – Por fim, teste a consistência. Se estiver muito firme, adicione uma colher de leite por vez. Para mim, precisei de duas, mas pode variar para você. Bata novamente, coloque em um saco de confeitar e mande bala!

cupcakes_manteiga_amendoim
Esse cupcake tem o distinto sabor da manteiga de amendoim na massa. Combinou perfeitamente com o buttercream de chocolate, sem ficar nem um pouco enjoado. Tome bastante cuidado para não deixar o cupcake muito tempo no forno, senão ele vai ressecar – falo por experiência.

O que acharam da premiação do Oscar? Justa ou não?

  1. Jo
    05 de março de 2014 - 08:48

    Oi, Ju. Estava esperando essa receita desde a promessa da manteiga de amendoim, rsrs. Fiz a manteiga e ficou MARAVILHOSA!!
    Não vi a premiação, mas vi a carinha do DiCaprio numa foto, todo jururu, deu uma peninha!! Lógico que ele merece um Oscar. Quantas vezes ele nos emocionou com suas bravas atuações, desde Titanic, Diamante de Sangue, até mesmo A Praia que não foi lá essas coisas, mas não por culpa dele. Há quem pense que por uma pessoa já ser linda não pode também ter talento, é um preconceito coberto de recalque.
    Meu marido disse que meu carnaval deveria se chamar Unidos do Cupcake, rsrs. Fiz o cupcake de chá preto e ameeeeei, é uma delícia. E adivinha!! Consegui fazer minhas primeiras voltinhas com sua cobertura de buttercream com merengue. Fiquei emocionada, vou mandar as fotos para você ver e claro, falar com sinceridade sobre os defeitos.

    Bjs.

    • 23 de março de 2014 - 10:36

      Oi Jo! Concordo com tudo que você disse. Beleza não determina uma pessoa. O Leo DiCaprio, por exemplo, se provou não sendo apenas uma carinha bonita. Quanto ao seu carnaval, que bom que passou cupcakeando! Hahahaha, acho que não tem coisa melhor: comer cupcake enquanto vê aquelas moças que passaram meses com fome pra caber num biquini minúsculo na avenida com a Escola de Samba. Hahahahahha. Me mande as fotos: contato@cupcakeando.com.br. Beijos!

  2. marcia ramacciotti
    05 de março de 2014 - 20:38

    boa noite,tudo bom ? sou como vc : assisto os filmes após a premiação..rsrsrs e sempre acho que tem muita politicagem o que gera injustiças : além do Leonardo DiCaprio outros injustiçados : Johnny Depp,Alfred Hitchcock,Harrison Ford,Richard Burton,Joaquin Phoenix,Stanley Kubrick,Charles Chaplin e por ai vai…
    Juliana,já fiz cinco das suas ma-ra-vi-lho-sas receitas : Red Velvet,Chocolate,Coco,Paçoca e Bolo Mesclado da Starbucks e todas deram certinho além de ficarem tudo de bom e por isso quero te agradecer por partilhar um pouco dessa lindeza de pessoa que vc é.
    Bj no coração.

    • 23 de março de 2014 - 10:39

      Marcia, que bom que tudo deu certo com você! Me mande fotos quando fizer os cupcakes, adoro ver as criações dos leitores. Um beijo grande e continue por aqui!

  3. 06 de março de 2014 - 13:10

    Será que fica bom se fizer com Amendocrem? É a única manteiga de amendoim que tem pra vender na minha cidade… já fiz cupcake recheado com ela e ficou com gosto de paçoca!

  4. Fer
    06 de março de 2014 - 23:09

    Adorei!!
    Como ainda estou iniciando totalmente essa onda de cupcake, vc poderia fazer um passo a passo,mostrando desde o tamanho das forminhas, a forma de alumínio, a quantidade de massa pra cada cupcake, as formas de decoração… Acho que seria de grande ajuda :D
    Um beijo

    • 23 de março de 2014 - 14:48

      Oi Fer, eu aos poucos vou colocando todas essas informações aqui no blog, basta ficar ligada nos posts! :) Beijos!

  5. Cami
    08 de março de 2014 - 13:38

    Oi, Ju! Tudo bem?
    Eu adoro seu blog! Suas receitas e seus textos são sempre muito criativos e interessantes! Ah, sem falar nas suas fotos que são muito legais!
    Então, eu tenho uma dúvida sobre buttercream. Será que pode fazer usando margarina ou tem que ser manteiga? Eu tentei preparar um com margarina, porém ficou com muito gosto e cheiro, isso é normal?
    Bom, desde já, muito obrigada! ^^

    • 23 de março de 2014 - 14:51

      Cami, buttercream é feito com manteiga (butter = manteiga, cream = creme). Margarina não dá a mesma consistência, e também não tem sabor e não faz bem pra saúde. Retire margarina da sua vida e seja mais feliz! :)

  6. Alice
    10 de março de 2014 - 11:38

    Oi Ju moro em recife e o calor daqui eh fogo, e derrete meu buttercream mesmo que a consistência fique ótima! Tem algum truque pra ele ficar mais consistente? Bj

    • 23 de março de 2014 - 15:02

      Alice, não tem truque, infelizmente. Buttercream não aguenta clima muito quente. :(

  7. 14 de março de 2014 - 02:53

    Oi Ju, tudo bem??
    Estou começando a fazer cupcakes para vender e tenho que dizer um imenso OBRIGADA pelo blog. Vc explica tudo direitinho, as receitas são simples e inspiradoras…
    Também AMO culinária e tenho uma paixão especial pelos doces… Sinto que estou no caminho certo, e, com sua ajuda, o sucesso será inevitável! rsrs
    Obrigada por compartilhar suas experiências e estar disposta a tirar dúvidas… Não é todo mundo que faz isso!!
    Beijos e sucesso!!!

    • 23 de março de 2014 - 15:12

      Marcia, que bom que gosta do blog! Obrigada pelos elogios. Estou sempre aqui para ajudar e tirar dúvidas com base na minha experiência, não há nada melhor que compartilhar conhecimento e aprender ainda mais! Beijos!

  8. Silvia
    14 de março de 2014 - 12:09

    OI Ju, tudo bem?

    Fiz essa receita ontem e os cupcakes ficaram maravilhosos!!! O buttercream ficou fantástico!!! Fiz no tamanho normal e no mini.
    Não é a primeira receita sua que faço, mas esta teve 100% de aprovação. Posso te mandar uma foto pra vc ver?
    Parabéns pelo seu trabalho!! Vc me inspira muito.
    Beijos.

  9. Andressa
    18 de março de 2014 - 18:12

    Oi, Juliana.

    Eu fiz a receita do cupcake simples de baunilha, mas ele solou e costuma ficar uns 40, 50 minutos no forno. Você saberia me explicar o porquê?

    • 23 de março de 2014 - 16:54

      Andressa, muito estranho isso. Tem certeza que está medindo todos os ingredientes corretamente, usando medidores apropriados? Seu forno realmente está em 180˚C? Alguns fornos são muito desregulados. Beijos!

  10. Marília
    24 de março de 2014 - 18:45

    Oi Juliana!

    Onde posso comprar essas gotinhas de chocolate? Sou de Brasília também!

    Bjs

    • 26 de março de 2014 - 16:46

      Marília, em qualquer supermercado deve vender. Se não achar, vende na Festiva, da 506 sul. :)

  11. ELEN
    03 de abril de 2014 - 18:03

    Oi!!Adoro tudo por aqui! Por favor me tire uma duvida, as suas receitas podem ser assadas normalmente em formas de bolo convencionais? Da certo ou são especificas para formas de cup?
    Obrigada!!!

    • 15 de abril de 2014 - 20:41

      Elen, qualquer receita de bolo pode ser usada para cupcakes e vice-versa, basta ajustar o tempo de cocção. Beijos!

  12. sussu bragança
    06 de abril de 2014 - 19:08

    Oi ju,
    Primeira vez q posto um coment(espero q dessa vez consiga)
    Então, vi num coment dizer que para f o buttercream, tem que ser a manteiga e nao a margarina.
    Qd faço bolos so uso a margarina culinaria s/ sal (de tanto ver a tia SÓ usando esa margarina, nao uso outro tipo que nao seja culinaria rs)
    Perguntas:
    1:no preparo desse e de qq outro buttercream ,a manteiga pode ser s/sal?
    2:vc usa qts forminhas de papel para assar os cupks?
    Sou do rj. Bjs

    • 15 de abril de 2014 - 20:57

      Sussu, 1) todo buttercream é feito com manteiga sem sal. Se só tiver com, pode ficar bom também, mas priorize a sem sal. 2) não entendi sua pergunta. Cada cupcake tem uma forminha de papel, não tem a menor necessidade de mais do que isso.
      Quanto a você só usar margarina, considere remover da sua dieta, afinal ela nem sequer é comida de verdade. Leia isso: http://vidaprimal.wordpress.com/2011/04/09/margarina-nao-e-comida/

  13. Marcelle
    13 de abril de 2014 - 09:39

    Jú, qua a melhor cobertura para cupcakes que sejam resistentes a calor (pois faço para vender e o ocal é bastante quente)?

    Adorei seu blog e suas receitas, bjo e parabéns!

    • 27 de maio de 2014 - 16:35

      Marcelle, brigadeiro, sem dúvida!

  14. Bruna
    24 de abril de 2014 - 21:11

    Adoreiiii..

  15. Fausta
    06 de maio de 2014 - 10:52

    Oi Ju! Conheci seu site semana passada, fiquei encantada com seu trabalho. Adoro cupcake e quero aprender a fazer, comprei aquela máquina de assar e confesso que ela é muito prática. Minha maior dúvida é qual cobertura combina com qual sabor de bolo sem ficar enjoativo. Hoje vou fazer pela primeira vez o buttercream de chocolate, vou colocar no bolo de baunilha para não ter erro. Depois te conto se deu certo! Parabéns e sucesso.

  16. Pauliany
    05 de junho de 2014 - 21:34

    Simplesmente perfeita essa receita!! Ficou uma delícia,bem fofinho, não ficaram muito doces e combinou bastante com a cobertura.
    Obrigada por compartilhar!

  17. Aldry Schmidt
    17 de junho de 2014 - 22:35

    Amoo seu blog, entro nele todos os dia….rs, suas receitas ficam perfeitas, fiz esse de manteiga de amendoin e ficou maravilhosoooo, ótima iniciativa, isso me ajuda mto no meu trabalho, faço cupcakes para venda, obrigada por compartilhas seu dotess…bjoss

  18. Maria Júlia
    01 de agosto de 2014 - 10:31

    olá gostaria de saber se no buttercream, posso usar açucar cristal ou refinado.
    Desde já muito obrigada.

    • 14 de agosto de 2014 - 00:37

      Maria, se for o buttercream clássico, tem que ser açúcar impalpável. Se for o buttercream de merengue italiano, dá pra fazer com açúcar cristal ou refinado. Beijos!

  19. Kath
    06 de agosto de 2014 - 16:11

    Posso colocar enfeites de pasta americana? Não derrete?

    • 20 de agosto de 2014 - 21:13

      Kath, para usar pasta americana como enfeite sem que eles derretam com a umidade, o ideal é acrescentar um pouco de CMC na pasta. Cerca de meia colher de chá para cada 200g de pasta já basta. Beijos!

  20. Manu
    16 de agosto de 2014 - 22:03

    Oi Ju,

    Amo seu blog, já fiz várias receitas e todas ficaram uma delícia!!! Você esta de parabéns!!!
    Gostaria de saber se para o buttercream clássico de chocolate posso substituir o chocolate derretido por chocolate em pó? Se a substituição for possível, qual seria a medida?

    Muito obrigada.

  21. Bruna Melo
    16 de setembro de 2014 - 15:37

    Juliana,

    Eu encontrei por acaso seu site e simplesmente AMEI!
    Parabéns pelo seu trabalho, além de ser uma confeiteira ótima tira as melhores fotos, eu adorei todo o site, muito delicado e muito explicativo, obrigada por sempre compartilhar suas receitas maravilhosas :)

  22. 13 de outubro de 2014 - 14:06

    Olá,

    Posso trocar o açúcar impalpável pela açúcar de confeiteiro.

    Bjs

    • 17 de outubro de 2014 - 15:01

      Suellem, eu não tenho bons resultados quando troco, porque são diferentes na textura. Mas tem gente que troca e gosta. Vale você fazer o teste. Beijos!

  23. Carol
    21 de novembro de 2014 - 10:39

    Oi Juliana…
    Posso cobrir os cupcakes com buttercream um dia antes do evento?
    Aguardo…

  24. Lauriane Carvalho
    03 de dezembro de 2014 - 18:09

    Olá Ju, tudo bem?
    Sou nova em seu blog, pois encontrei ele a poucos dias
    Gostaria de saber se posso substituir o chocolate meio amargo por cacau em pó, e qual seria a quantidade idela?
    Obrigada,
    Beijos

    • 26 de dezembro de 2014 - 23:36

      Lauriane, pode começar com 1/3 de xícara de cacau em pó e ver como fica. Beijos!

  25. Bárbara
    08 de setembro de 2015 - 11:35

    Oi Ju, tudo bem? Comecei a saga fazer cupcake, mas é por diversão, para os amigos e familiares, pouca quantidade…. rsrsrsrsrsrs pois dá muitooo trabalho, hahahahhahahahaha
    Ameiii teu blog, já descobri porque os meus baixaram… (bati demais a farinha…), mas tem um detalhe… não é a tua receita do buttercream, mas é bem parecida, acho que fica um pouco pesada sabe, gordurosa… Gostaria de uma cobertura mais suave e leve, comprei uns cups em uma cupcakeria e ameii, mas não tenho ideia de como fazer, parecia um chantilly de chocolate, bem suave, queria tentar fazer mas não tenho ideia… teria um help?
    Ah, aprendi a usar o saco de confeitar contigo pois não tinha ideia de como usar, preciso aperfeiçoar a minha voltinha ainda… só fiz duas vezes também….
    Obrigada por tudo, beijos

    • 16 de setembro de 2015 - 23:12

      Bárbara, difícil sugerir qual era a cobertura sem nem ver pelo menos uma foto dela, hahahaha. Se puder tirar foto e me mandar, posso ver se dá pra saber. Beijos!

  26. Marina
    27 de novembro de 2015 - 12:35

    Qual melhor receita de buttercream de chocolate no site? essa ou aquela de curaçao?

    • 07 de dezembro de 2015 - 15:33

      Marina, depende do seu gosto. Eu prefiro a de curaçao. Beijos!

  27. Anna Paula Melati
    25 de fevereiro de 2016 - 09:59

    Ju, com relacao ao buttercream, eu posso saborizar ele com outras coisas? fazer o butter basico ( sem chocolate) e saborizar por exemplo, com um pouco de suco de laranja, ou chocolate branco, ou erva doce, coisas diferentes? Talvz 1/3 de gelatina de algum sabor (derretida em colheres de agua ou o po?) ?

    • 04 de março de 2016 - 15:06

      Anna, pode sim! A lógica é sempre manter a consistência dele, então o ideal é não acrescentar nada muito líquido porque ele vai ficar mais e mais mole. Então saborize com pastas ou com reduções de sucos. Eu costumo ir pelo olho mesmo e ir provando. Beijos!

  28. Eliza Lin
    11 de junho de 2016 - 00:58

    Oi Juliana, tudo bem? Seu site é lindo demais! Já testei 2 receitas e ficaram maravilhosos, mas acabei de assar estes de manteiga de amendoim e me parece que ficaram “oleosos” demais… todos os cupcakes se soltaram das forminhas. Eu usei aquela manteiga de amendoim americana (peanut butter spread Skippy). Será que tenho que usar uma quantidade menor?

    • 21 de junho de 2016 - 21:54

      Eliza, soltar das forminhas é bem comum, dê uma olhada num post que eu falo sobre isso aqui no blog, na tag Confeitaria 101! Podem ser vários fatores, no caso dessa receita aqui pode mesmo ser que o culpado seja a oleosidade da manteiga de amendoim.

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!