segunda, 17 de novembro de 2014

Cupcakes de maçã verde

36 Comentários

Geralmente, os cupcakes que coloco no blog não tem recheio. E muita gente me pergunta “Ju, você não recheia seus cupcakes?”, com razão, porque muito dificilmente eu tiro fotos de recheios. Preciso melhorar isso na lista de receitas do blog, eu assumo.
Eu sempre recheio cupcakes para encomendas ou para presentes para amigos. Mas para o blog, é realmente bem difícil, e eu tenho alguns bons motivos! Aqui, eu não recheio, porque já foco na massa e na cobertura, então se eu tiver que colocar também uma receita de recheio, o post vai ficar gigantesco.

cupcake_maca_verde
No entanto, a razão principal pela qual eu não recheio é porque eu realmente gosto do sabor da massa (senão, a receita não iria pro blog!). E quando a gente recheia, se formos generosos – e a graça de rechear é ser generoso –, a massa quase toda vai embora, né? Sou da opinião que, na maioria das vezes, o cupcake não precisa de recheio nenhum. Claro que um cupcake de baunilha, simples, fica mil vezes mais gostoso com uma nutella cremosinha no meio. Mas e um red velvet? Que tem todo um sabor característico, uma textura diferente. Se eu encher de ganache dentro, não vou sentir essas coisas!

cupcake_maca_verde3
Todo mundo pode rechear qualquer cupcake com qualquer coisa e vai ficar delicioso, com certeza. Mas às vezes vale você pensar: será que precisa mesmo? Poxa, algumas massas tem tanto sabor por si só, que eu não vejo necessidade. Esse cupcake de maçã verde é um deles. O sabor da maçã é tão forte e gostoso, que não quero tirar um monte de bolo do meio pra colocar algo que vai distrair meu paladar. Já basta a cobertura, que aliás preferi de creamcheese pra não brigar muito com a massa. Achei que combinou, na verdade. Uma delícia!

Cupcakes de maçã verde
Rende: 12 cupcakes
Receita por Ms Fat Booty Bakes.

1 1/4 xícaras (140g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 de colher de chá de sal
113g de manteiga
1 xícara (225g) de açúcar
2 ovos
8 colheres de chá (39ml) de água quente
1 1/4 xícaras de maçã verde, ralada

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Ferva a água e reserve até o momento de usar. Peneire a farinha, o fermento e a canela em uma tigela. Rale sua maçã, se ainda não tiver feito, e cubra com um papel filme para que ela não escureça muito.
2 – Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar por três minutos, até obter uma mistura pálida e fofa. Adicione os ovos, um a um, e bata bem. Adicione a baunilha por último e bata para misturar.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos e da água quente, terminando com os secos. Por último, adicione a maçã ralada e misture com uma espátula.
4 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo somente 2/3 de cada uma, e leve para assar por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Cobertura de creamcheese

100g de manteiga
90g de creamcheese
2 xícaras (220g) de açúcar impalpável
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Bata a manteiga e o creamcheese até incorporar tudo. Acrescente o açúcar e bata devagar a princípio, pra não espirrar tudo na cozinha, e depois bata por 3 minutos, até chegar à consistência.
2 – Por último, adicione a baunilha e bata novamente para incorporar. Se a cobertura estiver muito mole para confeitar, leve à geladeira por 10 minutos, retire e bata novamente, então coloque no saco e confeite os cupcakes.

Rodelas de maçã para decorar

1 maçã verde

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Corte a maçã horizontalmente em fatias finas. Retire as sementes quando chegar nelas e use as rodelas maiores, que são ideais.
2 – Basta colocar as rodelas em cima de cada buraco da fôrma de cupcake e levar para assar na grade mais baixa do forno até secar. Elas vão naturalmente cair e formar essa “flor”. Retire e deixe esfriar dentro da fôrma.

Dependendo de como seu forno estiver regulado, pode ser que algumas rodelas queimem antes que outras sequem, como aconteceu no meu. No fim das contas, consegui algumas rodelas bonitas, mas a taxa de tentativa e erro foi maior que eu gostaria, então acabei preferindo decorar os cupcakes com granulados simples no fim. De qualquer forma, ensinei essa decoração pra vocês porque fica muito bonita mesmo, mas sinceramente recomendo que não se estressem se não conseguirem rodelinhas perfeitas o tempo todo.

cupcake_maca_verde2
Ah, sim: como esse cupcake é bem molhadinho por conta da maçã ralada, é muito provável que praticamente todas as forminhas descolem dos seus cupcakes. Só alguns se salvaram aqui (e usei pra foto pra ficar bonitinho). Desencana dessa e aproveita o sabor do bolinho, que é uma delícia, fofinho e incrivelmente molhadinho!

Você sempre recheia seus cupcakes? Qual recheio que você mais usa?

  1. jaqueline
    17 de novembro de 2014 - 11:03

    HUmmm!!!parece delicioso,mas sabe eu fico chateada quando o cupcake solta da forminha,sempre tive vontade de fazer cups de maçã,vou testar sua receita.bjsssss

  2. 17 de novembro de 2014 - 11:14

    depois do morango, minha fruta preferida é maça!!! que receita linda!! adorei… quanto tempo mais ou menos as maças demoram para chegar ao ponto? eles devem ficar sequinhas? obrigadaaaa

    • 18 de novembro de 2014 - 12:53

      Francine, leva uns 10 minutinhos se você cortar elas bem finas! Mas é bem no olho. Retira antes de começar a queimar as pontinhas. :)

  3. Vivian
    17 de novembro de 2014 - 12:12

    Ju! Adorei a receita, vou testar com certeza! Adoro maçã verde e esse cupcake ficou muito bonito! Que bico você usou?

    • 18 de novembro de 2014 - 13:02

      Vivian, era um sem marca, mas tem vários dentinhos e é um pitanga aberto. Beijinhos!

  4. Rutyana
    17 de novembro de 2014 - 12:29

    Olá!Tenho feito alguns cupcakes que encontro na internet e 90% são são seus, uma delícia, aliás.Só que não encontrei ainda um recheio menos doce, todos que fiz realmente a massa ficou perfeita, mas me arrependi de tê-los recheados, poderia ter ficado só com a massa. Ando à procura de um recheio assim, porque acho que o barato de fazer é realmente rechear, mas nem eu, nem minha família gostamos de coisas muito doces. Será que pode me ajudar? Aguardo ansiosa! Beijão!

    • 18 de novembro de 2014 - 13:02

      Rutyana, tente o lemon curd que tem receita aqui no blog, ele é bem pouco doce, uma delícia. Beijos!

  5. Kátia
    17 de novembro de 2014 - 14:18

    Juliana, amo suas receitas
    estou sempre fazendo e o pessoal aqui de casa ama.
    Bjs!

  6. Fabiana
    17 de novembro de 2014 - 14:24

    Concordo totalmente, se a massa do bolinho for boa mesmo o recheio só atrapalha!
    No cupcake de chocolate as vezes eu gosto de rechear com um recheio de côco :) e no de baunilha, um recheio de nutella! Mas gostaria de conhecer mais opções legais de recheio!

  7. michelle
    18 de novembro de 2014 - 09:18

    Oii!! Adoro todas as tuas receitas de cupcakes ja fiz varias. Eu concordo que o recheio atrapalha., quando fiz um cupcake de camomila e coloquei recheio o aroma do cha ficou escondido. Melhor mesmo eh colocar uma cobertura gostosa e se deliciar. Bjs.

  8. Eli
    18 de novembro de 2014 - 14:13

    Q delícia essa receita! Tenho testado várias receitas suas e todas dão muito certo, obrigada por compartilhar conosco suas dicas preciosas!!!! Gostaria de mais uma dica sua: qual cobertura de cupcake fazer para ser servido na praia, numa festinha infantil….algo simples, gostoso e q não derreta fácil, o q posso usar?? Muito obrigada! Bjs e boa semana

    • 23 de dezembro de 2014 - 12:54

      Eli, acho que te respondi por email, não? De qualquer forma, recomendo a de brigadeiro que não derrete fácil, mas lembrando que qualquer cobertura é frágil ao calor. Beijos!

  9. Lay
    19 de novembro de 2014 - 19:50

    Oi Ju! Td bem? Adorei a idéia do cup dr maçã verde, mas, n entendi qdo vc diz: “Basta colocar as rodelas em cima de cada buraco da fôrma de cupcake…” Vc coloca a firta aocontrário p assar as rodelas, é isso? Dá pra desenhar? kkkkkkkkkkkk :D

    • 23 de dezembro de 2014 - 12:58

      Lay, você coloca cada rodela em cima de cada buraco da fôrma e elas vão se segurar porque são maiores que os buracos. No forno elas vão naturalmente cair pra dentro. Não sei ser mais específica que isso hahahahaha!

  10. Caroline
    19 de novembro de 2014 - 20:50

    Fiz a receita e foi super aprovada!!! Bom d+

  11. Brenda
    19 de novembro de 2014 - 22:54

    Oiiiii juu sua linda tudo bem?
    Que lindo os cupcakes hauhaua, amo tuas receitas.
    Morro de vontade de ver um cupcake de maracuja por aqui em!!!

  12. João Carlos
    20 de novembro de 2014 - 21:13

    Ju, duas perguntinhas, qual o Creamcheese você usa e gosta de usar, porque eu só conheço uma marca. E gostaria de saber também se você sabe o tamanho da sua forma de cupcake porque eu já vi de vários tamanhos, até uma mais rasa, mas acho que os seus ficam perfeitos na altura, se souber o tamanho por favor me avise e se tiver a marca também! Obrigado Ju.

    • 23 de dezembro de 2014 - 15:06

      João, eu uso Philadelphia, gosto muito! Quanto a altura da fôrma, confesso que só vejo uma altura para todas, mas ela tem uns 5cm de altura. Já as forminhas depende muito. Beijos!

  13. Silmara
    25 de novembro de 2014 - 08:23

    Eu fiz um battercream com cream chesse e ficou muito mole mesmo depois colocando na geladeira assim que retirei ele derete sabe o que poss afazer para isso não acontecer?

    • 26 de dezembro de 2014 - 22:33

      Silmara, seguindo a minha receita e se seu clima colaborar, ele segura bem fora da geladeira. Beijos!

  14. Débora
    22 de janeiro de 2015 - 07:37

    Olá, parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se essas coberturas de buttercream( tanto c creamcheese, choc em barra ou em po) resistem fora da geladeira. Obrigada! Bjs

    • 22 de janeiro de 2015 - 21:20

      Débora, todas são feitas para ficarem fora da geladeira e serem consumidas assim. Geladas, elas endurecem e o sabor e textura ficam diferentes. Claro, em altas temperaturas, elas não vão resistir, não adianta. Beijos!

  15. 24 de janeiro de 2015 - 21:16

    That frosting looks divine! What size and style tip did you use? I love how the piping turned out.

    • 03 de fevereiro de 2015 - 23:14

      Kathleen, it’s a star tip with about 5 “teeth”. It doesn’t have a brand, I bought it on Argentina. But it’s wider than the classic 1M Wilton tip. Glad you liked it, I hope this was useful in some sorts :(

  16. Bianca
    07 de fevereiro de 2015 - 12:02

    Eu Fiz!! Nossa que sabor delicado… Doce na medida certa. Adorei.
    Beijos.

  17. Márcia
    13 de fevereiro de 2015 - 23:58

    Oi Jú.
    Você sabe me dizer porque os cupcakes soltam da forminha de papel depois de frio e o que devo fazer para isso não acontecer. Obrigada.

    • 16 de fevereiro de 2015 - 22:02

      Márcia, o mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Também tem a ver com retirar das fôrmas de metal rapidamente, mas, por exemplo, tem outras receitas que dizem pra manter o cupcake ali alguns minutos antes de retirar, e nessas as forminhas também não descolam. Acho que varia muito! Beijos!

  18. Davi Ferreira Prenda da Silva
    13 de maio de 2015 - 14:13

    Boa tarde Juliana, antes de mais nada , parabéns pelas maravilhosas receitas! Tenho uma pequena dúvida em relação a esta receita: A cobertura de cream cheese, depois de pronta, pode ficar na geladeira e ser usada, somente na hora do consumo, ou tem que ser consumida assim que pronta?

    Agradeço sua atenção!

    • 15 de maio de 2015 - 10:16

      Davi, na geladeira ela dura mais tempo, mas ela pode ser consumida na mesma hora. Beijos!

  19. 19 de setembro de 2015 - 15:01

    Oi Ju! Vc acha q dá pra fazer esse cupcake com maçã vermelha?

    • 13 de outubro de 2015 - 11:24

      Ana, acho que dá sim, mas talvez fique com a consistência diferente, porque cada maçã tem uma propriedade, uma quantidade de líquido diferente, uma acidez diferente, etc etc. Mas testa e me diz o que achou!

  20. Beth Costa
    24 de outubro de 2015 - 23:00

    Oi Juliana, estou fazendo esta receita agora e percebi que quando coloquei a maça ralada, ficou com uma aparencia de talhado e a massa bem consistente e enchi 12 cavidades e ainda sobrou massa que coloquei na geladeira para assar depois que a primeira assar. Será que fiz algo errado? Qdo assarem te conto. bjus

    • 25 de outubro de 2015 - 16:19

      Beth, com a maçã, fica meio talhado sim, mas é normal! Também pode acontecer de sobrar massa porque depende do tamanho das suas forminhas. Se forem menores que as minhas e você estiver preenchendo o correto (apenas 2/3 de cada uma), vai sobrar massa sim. Daí é só assar mais cupcakes :)

  21. Joyce
    08 de dezembro de 2015 - 15:59

    Qual bico vc usou para confeitar o cream cheese?

    • 18 de dezembro de 2015 - 16:42

      Joyce, é um sem marca, pitanga aberto, com vários dentinhos!

  22. 31 de março de 2016 - 07:28

    […] úmidos: algumas receitas são mais úmidas e molhadinhas do que outras. Um exemplo disso é o meu cupcake de maçã verde. Esse líquido sai do bolinho e “empapa” a forminha, fazendo com que ela se solte. – […]

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!