Tem coisas no Brasil que a gente nunca entende os porquês. Já falei aqui sobre as favas de baunilha e a facada no bolso por duas unidades. Hoje vou falar sobre as sementes de papoula e o mistério do desaparecimento. Pra quem não conhece, sementes de papoula são essas pequenininhas aqui.
Elas são retiradas de um tipo de papoula, chamada P. somniferum. Andando pelos EUA ou pela Europa, a coisa mais fácil do mundo é achar algum doce ou salgado feito com essas sementinhas azuladas. Elas dão um crocante diferente, um aroma distinto e um sabor muito gostoso, que combina bem com frutas cítricas. Vão bem até com bagels.
O motivo pelo qual as sementes de papoula não são igualmente comuns pelo Brasil é muito simples: porque é da mesma planta que se tira o ópio. No caso, a droga é retirada quando o fruto ainda está verde. Já para as sementinhas, é preciso que ele esteja maduro, para então secá-lo e removê-las.
O problema é que, como o Brasil é Brasil, não há como controlar quais plantações de papoula estariam seguindo exatamente essa diferenciação: ou seja, quais que estariam produzindo essa semente deliciosa para culinária ou montes de ópio para traficantes.
Então, não apenas não se pode produzir sementes de papoula, como também é muito difícil importá-las, pelo mesmo medo de qual seria realmente o destino delas. A ANVISA criou inúmeras barreiras com relação às sementinhas, o que acaba tornando a importação muito burocrática e cara para quem se dava ao trabalho de fazê-la.
Daí, as sementes de papoula sumiram do Brasil. Você encontra raramente em importadores como Bombay, mas logo acabam, e os preços são estratosféricos. O melhor a se fazer é comprar em alguma viagem para fora do Brasil e torcer para que a importação não decida tomá-las de você – porque eles têm esse direito.
Mas caso você resolva tentar para ter o prazer de comer essa delícia completamente inofensiva, não deixe de experimentar esse cupcake.
Cupcakes de limão e sementes de papoula
Receita do livro 500 Cupcakes, com alterações.
Rende: 18 cupcakes
225g de manteiga sem sal
1 xícara (225g) de açúcar
2 xícaras (220g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
4 ovos
1 colher de chá de essência de limão
1 colher de sopa de sementes de papoula
1 colher de sopa de raspas de limão (siciliano ou tahiti)
1/4 de colher de chá de sal
1 – Ligue seu forno em 180˚C.
2 – Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos, até que fique leve e fofo. Peneire a farinha, o fermento e o sal.
3 – Adicione os ovos à manteiga, um por um, e bata bastante. Em seguida, adicione a essência de limão, as raspas e as sementes de papoula. Bata novamente.
4 – Adicione a farinha em duas adições, tomando cuidado para não bater demais.
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo somente 2/3 de cada uma. Asse por 18 a 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.
Cobertura de limão
1 xícara (110g) de açúcar impalpável
4 colheres de sopa de suco de limão (siciliano ou tahiti)
1 – Em uma pequena tigela, misture o açúcar e o suco com um garfo, vagarosamente para não espirrar todo o açúcar. O resultado final vai ser um caldo espesso, quase na consistência de creme de leite. Se ficar muito aguado, coloque mais açúcar aos poucos.
Eu fiz alguns furinhos nos cupcakes, para que a cobertura adentrasse e ficasse ainda mais gostoso. A flor é de pasta americana!
Quem quiser entender melhor todo o bafafá da semente de papoula no nosso país, leia esse post ótimo do Prato Fundo.
Já provou sementes de papoula em algum doce ou salgado? O que achou?
Engraçado, esses dias tava pensando: Caramba, tá faltando no site ju uma receita de limão, e olha só! kkkkkkkkkkkkk. Vi uma receita de cupcake de limão com farinha para bolo e buttermilk em um outro blog, gostei muitoooo. Mas o seu ja está na fila pra testar.
Bjs
Quando eu trouxe as danadas das sementinhas, fiquei morrendo de medo de ser pega e enquadrada como traficante de drogas… rsrs Antes disso, ao procurar por aqui, o cara me falou que havia sido proibida sua comercialização e logo me expliquei: “É para fazer bolinho, viu, moço…”.
Oi Alessandra!
Imagino a tensão que você sentiu… mas imagino a cara do policial quando você disse que era pra fazer bolinho hahaha! Deve ter sido a mesma cara do policial que viu minha mala com uma Kitchenaid gigante!
Beijos!
Oi Juliana.
Adoro seu blog,visito todos os dias e sou fascinada por cupcakes.
A minha sugestão é substituir as sementes de Papoula por Chia. Fica praticamente igual e não altera o sabor.
Bjo! :*
Oi Karolyne!
Boa dica! Vou testar quando puder! :)
Nossa como eu adoro papoula! Tem um bolo que minha família faz que é uma perdicao, mas no Brasil era sempre bolo de ocasioes especiais justamente por causa do preco e nao é sempre que tem gente viajando por exterior pra comprar né? Mas vou testar essa sua receitinha esse fim de semana, deve ser uma delícia!!
Se eu não usar as sementinhas, o cupcake ficara bom mesmo assim?
Fica sim, Debora!
Oi Ju!
Esses dias estava sentada enfrente ao computador quando resolvi fazer um blog para o meu ateliê, então comecei a pesquisar um logo e tudo a mais que tem a ver com isso, assim que estiver tudo prontinho te mando o link por aqui. Enquanto isso estou testando um cupcake de paçoca, sugestão do meu namorado que é um VICIADO em paçocas, estou pesquisando, por enquanto testei apenas uma receita qual a massa não ficou muito legal, essa semana vou continuar tentando, mais vim aqui mesmo pra te pedir uma ajudinha, alguma sugestão sobre o cup de paçoca? Haha Beijos.
Oi Fernanda!
Já tenho um cupcake de paçoca que fica muito gostoso, e um dia ele vai entrar aqui no blog certamente! Fique de olho! :)
Beijos!
Juliana!
Você usa forno elétrico ou forno convencional?
Pois nas receitas dizem 18 a 20 minutos, mas no meu forno convencional vai para 40 minutos ou mais.
Beijos
Oi Fernanda!
Cupcakes não levam mais do que 24 minutos para assar. A receita com o maior tempo que já vi levava 22 minutos. 40 minutos é um bolo de 22 centímetros de diâmetro. Assando a 180˚C, esses são os tempos que levam. O meu forno é elétrico, mas também tenho um convencional e o tempo dele é igual.
Provavelmente seu forno está MUITO desregulado. Recomendo que você chame um profissional para dar uma olhada nele, pois é possível que os 180˚C nele estejam mais para 160˚C ou mais pra baixo ainda.
Beijos!
Oi Juliana!
Parabéns pelo teu blog!Ele é fantástico. Gosto muito das tuas explicações e do conhecimento que tu passas para nós! :)
Sobre a semente de papoula, existe uma outra muito parecida e bem comum no Brasil que é a chia (Salvia hispanica), provavelmente tu conheces e ela não tem restrição de venda. Ela pode ser substituída pela semente de papoula?
Um beijo.
Carlise, pode sim! O sabor vai ser diferente, mas vai ter seu próprio toque especial. :)
Há 30 anos atras (sim, senhora, tudo isso!) uma conhecida vinda do leste europeu fazia uma bolachinhas salgadas deliciosas de cebola e semente de papoula. Perdi o contacto com essa senhora, e estou atrás de alguém que tenha receita semelhante. Você teria, por acaso?
Cristina, infelizmente não. :(
Meninas depois de muito tempo sem consumir essa sementinha que fica uma delicia nos nossos quitutes e para minha alegria compartilho com vcs que o PĀO DE AÇUCAR voltou a vender essas delicias , comprei um potinho de 35 gr da marca italiana CANNAMELA por $12,00 , fiquei mais feliz que pinto no lixo :)
Sementes de papoula são vendidas no armazém santa filomena na zona cerealista de SP. (R. Santa Rosa, 100). 100 gramas por R$ 33,00 (Inf. de 11/04/15). Caro, porém irresistível, rs.