quarta, 13 de fevereiro de 2013

Cupcakes de coco

44 Comentários

Como foi o carnaval de vocês? Curtiram bastante o samba, as marchinhas e os blocos de rua?
Confesso que minha praia não é o samba – curto mais um rock ou até um pouco de hip hop –, mas adoro ver os desfiles de escolas. Além disso, mesmo morando em Brasília, sou filha de cariocas. E uma vez com sangue de cariocas, para sempre carioca, ou alguma coisa assim. Minha pequena tradição é assistir aos desfiles das escolas do Rio de Janeiro, mesmo que eu não saiba nenhum samba-enredo ou jamais tenha pisado na Sapucaí. Eu acho tudo muito bonito e cultural.

cupcake_coco2
Sim, o Carnaval tem seus problemas e gastos desnecessários, mas é uma festa que ensina muito para as comunidades mais pobres. Eu vejo isso quando visito Nilópolis, onde a maior parte da minha família mora. As pessoas se mobilizam pelo Carnaval, mais do que pelo desejo de ganhar, mas também pela vontade de aprender. Quando o tema da escola é, por exemplo, Maranhão, toda a comunidade recebe visitas de grupos culturais do estado e é apresentado à coisas que eles jamais saberiam do nosso país (e de outros) se não fosse essa necessidade.
Então, sim, é uma festa que gasta demais e cheia de polêmicas. Ainda assim, é uma chance de expandir o universo cultural das pessoas e, só por isso, já tem muito mérito.

cupcake_coco
Aqui no blog, só faltava um cupcake de coco, não acham? Das massas básicas, esse é uma delícia e é tão fácil de fazer! O sabor do coco é bem evidente e combina perfeitamente com um pouco de ganache de chocolate, como cobertura. Afinal, o que não combina com chocolate?

Cupcakes de coco
Rende: 12 cupcakes

113g (1/2 xícara) de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite de coco
3 colheres de sopa de leite integral
1/2 xícara de coco ralado desidratado

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture os dois leites.
2 – Com uma batedeira de mão ou fixa, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa, mais ou menos uns 4 minutos.
3 – Acrescente os ovos, um por um, batendo bem. Misture o extrato de baunilha.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos com os leites, terminando sempre com os secos.
5 – Adicione o coco ralado por último e misture com uma espátula.
6 – Asse no forno pré-aquecido por 18 minutos, ou assim que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Ganache de chocolate meio amargo
Rende: cobertura generosa para 12 cupcakes

400g de chocolate meio amargo, picado finamente

200g de creme de leite fresco, com 35% ou mais de gordura

1 – Pese o chocolate picado em uma balança, dentro de uma tigela. Mantenha-a ali e zere a balança, então pese a quantidade de creme de leite por cima. É o jeito mais fácil de medir os ingredientes da ganache.

2 – Misture com uma colher, para garantir que cada pedacinho de chocolate esteja envolto em creme de leite. Leve ao microondas em intervalos de 30 segundos, retirando e mexendo em cada um, até derreter tudo e ficar bem uniforme.

3 – Deixe descansar por 2 horas ou, preferencialmente, durante a madrugada. A ganache irá endurecer conforme chegar à temperatura ambiente. Decore com uma espátula.

cupcake_coco3
Dessa vez, não tivemos nenhuma foto de mordida, porque meu mordedor oficial, Sr. Namorado, abomina coco. O cheiro, o sabor, a textura e a simples existência de coco, para ele, são ofensas. Não consigo entender, mas respeito, fazer o quê.

O que você acha do Carnaval? Já participou de algum desfile?

  1. sarah
    13 de fevereiro de 2013 - 10:46

    Ju, fiz há umas duas semana atrás cupcakes de coco.. Coloquei recheio de doce de leite e cobertura de cheamcheese! Eu que sou uma formiguinha achei os melhores cupcakes que já havia comido; meu pai e meu irmão os acharam mto doce e o resto da família quase comeram as forminhas, hahahaha :)De certo que doce de leite + coco é meio doce demais msm, mas penso que a cobertura de creamcheese “estabilizou” o doce dessa combinação! E detalhe, eu nunca como mais que um cupcake por fornada, mas desses, comi uns três de tão bom que tava! Bjss

    • 13 de fevereiro de 2013 - 18:49

      Oi Sarah!

      Eu acho que coco com doce de leite super combina, mas realmente fica bem doce. Para pessoas que não são formiguinhas como eu e você, é bem enjoativo. Mas quem liga, sobra mais pra gente! ;)

  2. Nath
    13 de fevereiro de 2013 - 14:28

    Adooooro! Mas Ju quando o mordedor oficial não se habilitar chama a mordedora reserva (vulgo eu) :D

    • 13 de fevereiro de 2013 - 18:50

      Nath, se eu fizer isso, vou causar uma cisão no relacionamento. O mordedor oficial gosta de ter do que reclamar ou dizer não, senão não tem graça! Hahahaha! :*

  3. Beatriz Gagliardo
    13 de fevereiro de 2013 - 16:50

    Olá,
    Estou na mesma situação. Meu marido não gosta de coco e estou louca para fazer uam receita como esta, porém, sem o fã número 1, quem vai comer os cupcakes..rs..rs..rs.
    Assim, em meu carnaval optei por fazer cupcake de negresco e de baunilha com Buttercrem de chocolate. Desta vez a consistência do Buttercream ficou ótima.
    Mas estou com uma pulga atras da orelha: Juliana, há alguma dica, segredo, tipo de forma, para fazer com que os cupcakes crescam de modo a ficarem bem nivelados com a borda da forminha de papel? Os que eu faço crescem em formato de “montanha”, sabe? Eu percebi alguma diferença entre forma de alumínio e de teflon. Faz sentido?
    ah, seu cupcake de coco está lindo.
    abs

    • 13 de fevereiro de 2013 - 18:54

      Oi Beatriz!

      Já pensei em colocar um tiquinho de coco e dizer que eram cupcakes de baunilha, porque aposto que ele nem ia notar, mas corro um grave risco aí. Ele já me alertou para jamais enganá-lo com coco, porque ele realmente odeia odeia odeia. Hehehe, fazer o quê.
      Quanto ao formato dos cupcakes, depende muito da receita. Tem receitas que fazem o domo e outras que não. Mas a regra geral para cupcakes é fazer, porque é o certo para a aparência deles. A diferença entre a fôrma de teflon e a de alumínio na verdade é produto da diferença de temperatura: a fôrma preta espalha mais rapidamente o calor que a de alumínio, portanto costuma contribuir para que o domo apareça. Você pode tentar aumentar em 10˚C a temperatura do fogão e diminuir o tempo, isso deve impedir um pouco os domos, mas corre o risco de ter cupcakes secos.

      Beijos!

  4. Vivian
    13 de fevereiro de 2013 - 20:49

    Ju! Minha irmã tb odeia coco e eu tb não consigo entender! hahah
    Eu fiz os cupcakes de pizza e os de banana esse feriado e AMEI!!! Os de pizza ficaram mto gostosos, apesar de eu ter esquecido eles no forno e acabei só colocando mais um pouco do recheio e o queijo por cima, e levei ao forno desligado, não deu pra colocar as calabresas por cima.
    Agora os de banana acho q considerando o sabor do todo, foram os melhores cupcakes q já comi e sou bem chata! Só peguei um pouco de doce de leite, misturei com creme de leite, passei uma camadinha bem fina antes das bananas, pra “colar” e joguei bem pouquinho por cima do chantilly e ficaram perfeitos! Agora, assim como vc disse q vc e o seu namorado sempre comparam a cobertura de negresco com todas as outras, vou pedir pra vc comparar com os cupcakes de banana. E aí, qual a sua receita preferida de todas q já postou? Esses de coco são melhores? =D

    • 13 de fevereiro de 2013 - 21:59

      Oi Vivian!

      Que bom que todos deram certo com você, fico muito feliz!! :D
      Na minha opinião, tudo fica mais gostoso com doce de leite, mas eu sou uma formiguinha e adoro açúcar. Mas tem muita gente que acha enjoativo e eu entendo! Agora, odiar coco eu nunca vou entender, hahahaha.
      De todas as receitas que já fiz aqui no blog, minha favorita é o cupcake de mirtilo. Achei uma delícia, bem fofinho, com gosto puro de mirtilo. Eu podia comer aquilo pra sempre. Toda vez que faço algo novo, eu comparo com a de mirtilo e ainda estou pra achar um cupcake melhor! Você já tentou o de mirtilo?

      Beijo grande!

      • Vivian
        13 de fevereiro de 2013 - 23:53

        Ainda não tentei! Mas será q posso usar congelados?

        • 14 de fevereiro de 2013 - 00:20

          Mirtilo congelado? Pode sim! Só deixe eles chegarem à temperatura ambiente antes de começar a receita. ;)

  5. Marina Lemos
    13 de fevereiro de 2013 - 22:05

    Boa noite Ju!!! Porque você não tenta fazer macarons? Tô super afim de aprender a fazer, mas não acho nenhum site confiável! E quando faço as receitas daqui, sempre dão super certo! Se não fizeres, tens algum pra me indicar?
    beijão!

    • Vivian
      13 de fevereiro de 2013 - 23:57

      Marina (ó eu me intrometendo),

      Não sei se a Juliana faz macarons, mas sabe q eu cheguei a fazer um curso pra aprender, tamanha foi minha frustração qdo tentei fazer através de uma receita que peguei na internet! Mas a maior frustração veio dps: nunca consegui acertar, mesmo tendo feito o curso! E o chef q nos deu aula, ainda disse q passou 4 meses tentando direto até conseguir uma fornada q formasse aqueles “pés” na base.
      Mas qqr coisa tb posso passar a receita pra vcs tentarem (apesar de q acho q é igual as q encontrei por aí)

      • 14 de fevereiro de 2013 - 00:20

        Vivian e Marina,
        O motivo pelo qual o blog ainda não tem nenhuma receita de macarons é porque eu já tentei 3 vezes e errei as 3. Hahahaha! Realmente, o troço não é fácil. Eu pretendo tentar novamente nesse fim de semana e, se der certo, vou postar aqui.
        Vivian, pode passar a receita que você tem sim! Adoro ver as diferenças!

        Beijos!

  6. Beatriz Gagliardo
    14 de fevereiro de 2013 - 10:47

    Nossa,
    estou encontrando tanta coisa em comum…rs…eu perdi 2 receitas, uma ficou mais ou menos e outra virou biscoito..rs…detalhe, perdi a receita que deu certo!!! kkkk.
    Juliana, obrigada pelas dicas.
    abs

  7. Rebeca Martins
    14 de fevereiro de 2013 - 12:39

    Juliana, essa manteiga é aquelas normais que encontro no mercado?
    com ou sem sal?
    Obrigada

    • 14 de fevereiro de 2013 - 14:36

      É sim, Rebeca. Sem sal, sempre, a não ser que eu indique o contrário! :)
      Se quiser usar com sal, é só tirar a pitada de sal da receita.

      Beijos!

  8. Marina Lemos
    14 de fevereiro de 2013 - 15:33

    Hahahaha obrigada Juliana e Vivian! Vou tentar mesmo assim… vai que né… No final de semana farei os cupcakes da festinha do meu afilhado, e no próximo pretendo tentar os macarons! se der certo, mando pra vocês! Beijo grande para as duas!

  9. Sara
    15 de fevereiro de 2013 - 10:32

    Olá,
    vou experimentar este fim de semana, tem otimo aspeto. :)

    Era tão bom que aqui no blog tivesse a receita de cupcakes de angel cake :)

    Beijo

    • 15 de fevereiro de 2013 - 15:51

      Oi Sara!

      Angel cake eu não faço muito porque tenho uma dó de usar 300 claras e não fazer nada com as gemas. Mas, sim, vai aparecer por aqui!

      Beijos!

      • Vivian
        15 de fevereiro de 2013 - 19:54

        Ah, pode deixar q mando a receita sim! Vou procurar aqui onde deixei minha pastinha.

        Eu tava me perguntando justamente sobre isso esses dias. Tem como dar algum jeito nas claras (ou gemas) q sobram qdo se faz receitas? Tb tenho mta dó! Por isso qse nunca faço essas receitas.

  10. Ligia Queiroz
    17 de fevereiro de 2013 - 19:47

    Amei conhecer este blog,parabens!! e no mesmo dia q conheci ,fiz o cupcake de coco,ja q tinha material em casa..achei a massa otima macia e saborosa,mas se eu quiser um sabor mais forte de coco o q devo fazer?achei q nao saiu aquele sabor forte de coco,ficou bem suave,pq sera?e caso queira algum recheio de coco,voce teria alguma sugestao?desde ja agradeco a tua atencao e continuarei por aqui :*

    • 17 de fevereiro de 2013 - 21:02

      Oi Lígia!

      Você pode comprar essência de coco e usar no lugar do extrato de baunilha. Você pode aumentar a quantidade de coco ralado na massa também, mas eu acho que fica demais. O que eu faria era fazer um recheio de doce de coco bem gostoso, e pronto!

      Beijos e continue por aqui!

      • Ligia Queiroz
        07 de março de 2013 - 17:59

        teu blog é otimooooo!!grata por responder…olha realmente ele fica otimo do jeito q esta..notei q no dia seguinte esta massa de coco fica melhor..melhor nao mexer mesmo rss..amei :*

  11. Marina Lemos
    17 de fevereiro de 2013 - 20:16

    Poisé, sempre penso nas claras ou gemas também… Minha sorte é que meus pais têm restaurante, então a cozinheira acaba aproveitando por lá… O fazemos gemada, quando é a gema que sobra… meu pai adora!

  12. Susana Sousa
    03 de março de 2013 - 13:16

    Voce poderia colocar o correspondente às xícaras em gramas?
    Aqui em Portugal usamos sempre como medida gramas.
    Adoro o seu blog!
    Continua com o bom trabalho! As receitas são o máximo!;)

    • 03 de março de 2013 - 23:21

      Oi Susana!

      Eu vou passar a colocar as gramas sim, porque já me fizeram esse pedido. Às vezes, não consigo medir (ou me esqueço), mas prometo que tentarei!

      Beijos e seja bem vinda!

      • Susana Sousa
        07 de março de 2013 - 12:03

        Obrigada!
        Era uma grande ajuda! ;)

  13. Ana
    09 de março de 2013 - 14:19

    Fiz essa receita e ficou um delícia! Com certeza farei outras do seu blog, que é uma graça!! Beijo!!

  14. Kelly Fujino
    22 de maio de 2013 - 16:26

    Oi, Ju!!!
    Parabéns pelo site. É maravilhoso!!!
    Vou começar a vender Cup Cake para uma renda extra e me basearei em suas receitas.
    Com certeza vai ser um sucesso.

    bjs
    Kelly

  15. Aline Munhos do Rozário Souza Batista
    16 de julho de 2013 - 10:13

    Oi Juliana! Td bem??? Nossa adorei a receita. Super fácil e deu certinho p quantidade de forminhas q eu tinha em casa. Estou assando agora e está um cheirinho delicioso!!! Amo de paixão cupcakes e essa receita sua é perfeita. Até já adicionei nos meus favoritos. Pretendo fazer sempre. Recomendo meninas!!!! Bjosss Ju!!!

    • 20 de julho de 2013 - 18:04

      Oi Aline! Que bom que gostou da receita! É uma delícia mesmo, pena que o Sr. Namorado deteste coco…

      Beijos!

  16. Isabel Rahal
    15 de agosto de 2013 - 14:52

    Oi Ju! Antes de qualquer coisa quero te dizer que adoro a suas receitas, sempre ficam maravilhosas!
    E bom, tenho um pequeno problema, aqui no Chile nao vendem leite de coco, sera que existe alguma solucao?

    Beiijo

    • 27 de agosto de 2013 - 13:40

      Isabel, você pode usar leite comum, mas não vai ficar com a mesma intensidade de sabor. Se for trocar, procure uma essência de coco para complementar.

  17. Lorena
    16 de agosto de 2014 - 03:32

    Estou começando a me aventurar nos cupcakes. Fiz alguns de chocolate, mas finalmente o de baunilha, usando fava. Normalmente quando encontro receitas, são usando essência ou extrato. No caso dessa receita, ou outras, qual quantidade de fava indicada para 12 cupcakes, por exemplo?

    • 20 de agosto de 2014 - 22:11

      Lorena, eu gosto de usar uma fava inteira por receita de 12, pra dar bastante sabor, mas meia fava já é o suficiente! Beijos!

  18. Renata
    07 de setembro de 2014 - 22:51

    Oi Juliana! Td bem?

    A ganache feita nesta proporção, com chocolate branco, dá certo para usar bico??
    Estou procurando receita de ganache de chocolate branco para cobertura.
    Vc pode me passar alguma?

    Muito obrigada!!! Beijos

    • 09 de setembro de 2014 - 07:59

      Renata, essa ganache é para recheio e não para cobertura, ela fica bem molinha. Para uma ganache de chocolate branco de confeitar, use 3 partes de chocolate branco para 1 parte de creme de leite e vá ajustando dependendo da temperatura na sua cidade. Beijos!

  19. Raquel
    21 de janeiro de 2016 - 16:04

    Nossa, essa receita me deixou com água na boca. Tenho encomenda de cupcake de coco e é a primeira vez que vou fazer, então estou procurando receitas.
    Tenho uma dúvida, pode fazer com coco fresco?

    • 25 de janeiro de 2016 - 22:54

      Raquel, pode sim! Fica ainda mais gostoso! :D

  20. Raquel
    28 de janeiro de 2016 - 15:09

    Obrigada pelo retorno Juliana! :*
    Vou testar hoje

  21. Raquel
    28 de janeiro de 2016 - 15:09

    Obrigada pelo retorno Juliana! :*
    Vou testar hoje

  22. jessika
    29 de abril de 2016 - 13:55

    Oi Ju, tudo bem?
    Você já tentou ou sabe se seria a mesma quantidade substituindo o coco desidratado pelo fresco? Obrigada :)

    • 05 de junho de 2016 - 10:11

      Jessika, eu colocaria a mesma quantidade sim! Não muda nada, exceto que vai ficar com mais sabor de coco verdadeiro ainda :)

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!