Como foi o carnaval de vocês? Curtiram bastante o samba, as marchinhas e os blocos de rua?
Confesso que minha praia não é o samba – curto mais um rock ou até um pouco de hip hop –, mas adoro ver os desfiles de escolas. Além disso, mesmo morando em Brasília, sou filha de cariocas. E uma vez com sangue de cariocas, para sempre carioca, ou alguma coisa assim. Minha pequena tradição é assistir aos desfiles das escolas do Rio de Janeiro, mesmo que eu não saiba nenhum samba-enredo ou jamais tenha pisado na Sapucaí. Eu acho tudo muito bonito e cultural.
Sim, o Carnaval tem seus problemas e gastos desnecessários, mas é uma festa que ensina muito para as comunidades mais pobres. Eu vejo isso quando visito Nilópolis, onde a maior parte da minha família mora. As pessoas se mobilizam pelo Carnaval, mais do que pelo desejo de ganhar, mas também pela vontade de aprender. Quando o tema da escola é, por exemplo, Maranhão, toda a comunidade recebe visitas de grupos culturais do estado e é apresentado à coisas que eles jamais saberiam do nosso país (e de outros) se não fosse essa necessidade.
Então, sim, é uma festa que gasta demais e cheia de polêmicas. Ainda assim, é uma chance de expandir o universo cultural das pessoas e, só por isso, já tem muito mérito.
Aqui no blog, só faltava um cupcake de coco, não acham? Das massas básicas, esse é uma delícia e é tão fácil de fazer! O sabor do coco é bem evidente e combina perfeitamente com um pouco de ganache de chocolate, como cobertura. Afinal, o que não combina com chocolate?
Cupcakes de coco
Rende: 12 cupcakes
113g (1/2 xícara) de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite de coco
3 colheres de sopa de leite integral
1/2 xícara de coco ralado desidratado
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture os dois leites.
2 – Com uma batedeira de mão ou fixa, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa, mais ou menos uns 4 minutos.
3 – Acrescente os ovos, um por um, batendo bem. Misture o extrato de baunilha.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos com os leites, terminando sempre com os secos.
5 – Adicione o coco ralado por último e misture com uma espátula.
6 – Asse no forno pré-aquecido por 18 minutos, ou assim que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
Ganache de chocolate meio amargo
Rende: cobertura generosa para 12 cupcakes
400g de chocolate meio amargo, picado finamente
200g de creme de leite fresco, com 35% ou mais de gordura
1 – Pese o chocolate picado em uma balança, dentro de uma tigela. Mantenha-a ali e zere a balança, então pese a quantidade de creme de leite por cima. É o jeito mais fácil de medir os ingredientes da ganache.
2 – Misture com uma colher, para garantir que cada pedacinho de chocolate esteja envolto em creme de leite. Leve ao microondas em intervalos de 30 segundos, retirando e mexendo em cada um, até derreter tudo e ficar bem uniforme.
3 – Deixe descansar por 2 horas ou, preferencialmente, durante a madrugada. A ganache irá endurecer conforme chegar à temperatura ambiente. Decore com uma espátula.
Dessa vez, não tivemos nenhuma foto de mordida, porque meu mordedor oficial, Sr. Namorado, abomina coco. O cheiro, o sabor, a textura e a simples existência de coco, para ele, são ofensas. Não consigo entender, mas respeito, fazer o quê.
O que você acha do Carnaval? Já participou de algum desfile?
Ju, fiz há umas duas semana atrás cupcakes de coco.. Coloquei recheio de doce de leite e cobertura de cheamcheese! Eu que sou uma formiguinha achei os melhores cupcakes que já havia comido; meu pai e meu irmão os acharam mto doce e o resto da família quase comeram as forminhas, hahahaha :)De certo que doce de leite + coco é meio doce demais msm, mas penso que a cobertura de creamcheese “estabilizou” o doce dessa combinação! E detalhe, eu nunca como mais que um cupcake por fornada, mas desses, comi uns três de tão bom que tava! Bjss
Oi Sarah!
Eu acho que coco com doce de leite super combina, mas realmente fica bem doce. Para pessoas que não são formiguinhas como eu e você, é bem enjoativo. Mas quem liga, sobra mais pra gente! ;)
Adooooro! Mas Ju quando o mordedor oficial não se habilitar chama a mordedora reserva (vulgo eu) :D
Nath, se eu fizer isso, vou causar uma cisão no relacionamento. O mordedor oficial gosta de ter do que reclamar ou dizer não, senão não tem graça! Hahahaha! :*
Olá,
Estou na mesma situação. Meu marido não gosta de coco e estou louca para fazer uam receita como esta, porém, sem o fã número 1, quem vai comer os cupcakes..rs..rs..rs.
Assim, em meu carnaval optei por fazer cupcake de negresco e de baunilha com Buttercrem de chocolate. Desta vez a consistência do Buttercream ficou ótima.
Mas estou com uma pulga atras da orelha: Juliana, há alguma dica, segredo, tipo de forma, para fazer com que os cupcakes crescam de modo a ficarem bem nivelados com a borda da forminha de papel? Os que eu faço crescem em formato de “montanha”, sabe? Eu percebi alguma diferença entre forma de alumínio e de teflon. Faz sentido?
ah, seu cupcake de coco está lindo.
abs
Oi Beatriz!
Já pensei em colocar um tiquinho de coco e dizer que eram cupcakes de baunilha, porque aposto que ele nem ia notar, mas corro um grave risco aí. Ele já me alertou para jamais enganá-lo com coco, porque ele realmente odeia odeia odeia. Hehehe, fazer o quê.
Quanto ao formato dos cupcakes, depende muito da receita. Tem receitas que fazem o domo e outras que não. Mas a regra geral para cupcakes é fazer, porque é o certo para a aparência deles. A diferença entre a fôrma de teflon e a de alumínio na verdade é produto da diferença de temperatura: a fôrma preta espalha mais rapidamente o calor que a de alumínio, portanto costuma contribuir para que o domo apareça. Você pode tentar aumentar em 10˚C a temperatura do fogão e diminuir o tempo, isso deve impedir um pouco os domos, mas corre o risco de ter cupcakes secos.
Beijos!
Ju! Minha irmã tb odeia coco e eu tb não consigo entender! hahah
Eu fiz os cupcakes de pizza e os de banana esse feriado e AMEI!!! Os de pizza ficaram mto gostosos, apesar de eu ter esquecido eles no forno e acabei só colocando mais um pouco do recheio e o queijo por cima, e levei ao forno desligado, não deu pra colocar as calabresas por cima.
Agora os de banana acho q considerando o sabor do todo, foram os melhores cupcakes q já comi e sou bem chata! Só peguei um pouco de doce de leite, misturei com creme de leite, passei uma camadinha bem fina antes das bananas, pra “colar” e joguei bem pouquinho por cima do chantilly e ficaram perfeitos! Agora, assim como vc disse q vc e o seu namorado sempre comparam a cobertura de negresco com todas as outras, vou pedir pra vc comparar com os cupcakes de banana. E aí, qual a sua receita preferida de todas q já postou? Esses de coco são melhores? =D
Oi Vivian!
Que bom que todos deram certo com você, fico muito feliz!! :D
Na minha opinião, tudo fica mais gostoso com doce de leite, mas eu sou uma formiguinha e adoro açúcar. Mas tem muita gente que acha enjoativo e eu entendo! Agora, odiar coco eu nunca vou entender, hahahaha.
De todas as receitas que já fiz aqui no blog, minha favorita é o cupcake de mirtilo. Achei uma delícia, bem fofinho, com gosto puro de mirtilo. Eu podia comer aquilo pra sempre. Toda vez que faço algo novo, eu comparo com a de mirtilo e ainda estou pra achar um cupcake melhor! Você já tentou o de mirtilo?
Beijo grande!
Ainda não tentei! Mas será q posso usar congelados?
Mirtilo congelado? Pode sim! Só deixe eles chegarem à temperatura ambiente antes de começar a receita. ;)
Boa noite Ju!!! Porque você não tenta fazer macarons? Tô super afim de aprender a fazer, mas não acho nenhum site confiável! E quando faço as receitas daqui, sempre dão super certo! Se não fizeres, tens algum pra me indicar?
beijão!
Marina (ó eu me intrometendo),
Não sei se a Juliana faz macarons, mas sabe q eu cheguei a fazer um curso pra aprender, tamanha foi minha frustração qdo tentei fazer através de uma receita que peguei na internet! Mas a maior frustração veio dps: nunca consegui acertar, mesmo tendo feito o curso! E o chef q nos deu aula, ainda disse q passou 4 meses tentando direto até conseguir uma fornada q formasse aqueles “pés” na base.
Mas qqr coisa tb posso passar a receita pra vcs tentarem (apesar de q acho q é igual as q encontrei por aí)
Vivian e Marina,
O motivo pelo qual o blog ainda não tem nenhuma receita de macarons é porque eu já tentei 3 vezes e errei as 3. Hahahaha! Realmente, o troço não é fácil. Eu pretendo tentar novamente nesse fim de semana e, se der certo, vou postar aqui.
Vivian, pode passar a receita que você tem sim! Adoro ver as diferenças!
Beijos!
Nossa,
estou encontrando tanta coisa em comum…rs…eu perdi 2 receitas, uma ficou mais ou menos e outra virou biscoito..rs…detalhe, perdi a receita que deu certo!!! kkkk.
Juliana, obrigada pelas dicas.
abs
Juliana, essa manteiga é aquelas normais que encontro no mercado?
com ou sem sal?
Obrigada
É sim, Rebeca. Sem sal, sempre, a não ser que eu indique o contrário! :)
Se quiser usar com sal, é só tirar a pitada de sal da receita.
Beijos!
Hahahaha obrigada Juliana e Vivian! Vou tentar mesmo assim… vai que né… No final de semana farei os cupcakes da festinha do meu afilhado, e no próximo pretendo tentar os macarons! se der certo, mando pra vocês! Beijo grande para as duas!
Olá,
vou experimentar este fim de semana, tem otimo aspeto. :)
Era tão bom que aqui no blog tivesse a receita de cupcakes de angel cake :)
Beijo
Oi Sara!
Angel cake eu não faço muito porque tenho uma dó de usar 300 claras e não fazer nada com as gemas. Mas, sim, vai aparecer por aqui!
Beijos!
Ah, pode deixar q mando a receita sim! Vou procurar aqui onde deixei minha pastinha.
Eu tava me perguntando justamente sobre isso esses dias. Tem como dar algum jeito nas claras (ou gemas) q sobram qdo se faz receitas? Tb tenho mta dó! Por isso qse nunca faço essas receitas.
Amei conhecer este blog,parabens!! e no mesmo dia q conheci ,fiz o cupcake de coco,ja q tinha material em casa..achei a massa otima macia e saborosa,mas se eu quiser um sabor mais forte de coco o q devo fazer?achei q nao saiu aquele sabor forte de coco,ficou bem suave,pq sera?e caso queira algum recheio de coco,voce teria alguma sugestao?desde ja agradeco a tua atencao e continuarei por aqui :*
Oi Lígia!
Você pode comprar essência de coco e usar no lugar do extrato de baunilha. Você pode aumentar a quantidade de coco ralado na massa também, mas eu acho que fica demais. O que eu faria era fazer um recheio de doce de coco bem gostoso, e pronto!
Beijos e continue por aqui!
teu blog é otimooooo!!grata por responder…olha realmente ele fica otimo do jeito q esta..notei q no dia seguinte esta massa de coco fica melhor..melhor nao mexer mesmo rss..amei :*
Poisé, sempre penso nas claras ou gemas também… Minha sorte é que meus pais têm restaurante, então a cozinheira acaba aproveitando por lá… O fazemos gemada, quando é a gema que sobra… meu pai adora!
Voce poderia colocar o correspondente às xícaras em gramas?
Aqui em Portugal usamos sempre como medida gramas.
Adoro o seu blog!
Continua com o bom trabalho! As receitas são o máximo!;)
Oi Susana!
Eu vou passar a colocar as gramas sim, porque já me fizeram esse pedido. Às vezes, não consigo medir (ou me esqueço), mas prometo que tentarei!
Beijos e seja bem vinda!
Obrigada!
Era uma grande ajuda! ;)
Fiz essa receita e ficou um delícia! Com certeza farei outras do seu blog, que é uma graça!! Beijo!!
Que bom que gostou, Ana! :)
Oi, Ju!!!
Parabéns pelo site. É maravilhoso!!!
Vou começar a vender Cup Cake para uma renda extra e me basearei em suas receitas.
Com certeza vai ser um sucesso.
bjs
Kelly
Oi Juliana! Td bem??? Nossa adorei a receita. Super fácil e deu certinho p quantidade de forminhas q eu tinha em casa. Estou assando agora e está um cheirinho delicioso!!! Amo de paixão cupcakes e essa receita sua é perfeita. Até já adicionei nos meus favoritos. Pretendo fazer sempre. Recomendo meninas!!!! Bjosss Ju!!!
Oi Aline! Que bom que gostou da receita! É uma delícia mesmo, pena que o Sr. Namorado deteste coco…
Beijos!
Oi Ju! Antes de qualquer coisa quero te dizer que adoro a suas receitas, sempre ficam maravilhosas!
E bom, tenho um pequeno problema, aqui no Chile nao vendem leite de coco, sera que existe alguma solucao?
Beiijo
Isabel, você pode usar leite comum, mas não vai ficar com a mesma intensidade de sabor. Se for trocar, procure uma essência de coco para complementar.
Estou começando a me aventurar nos cupcakes. Fiz alguns de chocolate, mas finalmente o de baunilha, usando fava. Normalmente quando encontro receitas, são usando essência ou extrato. No caso dessa receita, ou outras, qual quantidade de fava indicada para 12 cupcakes, por exemplo?
Lorena, eu gosto de usar uma fava inteira por receita de 12, pra dar bastante sabor, mas meia fava já é o suficiente! Beijos!
Oi Juliana! Td bem?
A ganache feita nesta proporção, com chocolate branco, dá certo para usar bico??
Estou procurando receita de ganache de chocolate branco para cobertura.
Vc pode me passar alguma?
Muito obrigada!!! Beijos
Renata, essa ganache é para recheio e não para cobertura, ela fica bem molinha. Para uma ganache de chocolate branco de confeitar, use 3 partes de chocolate branco para 1 parte de creme de leite e vá ajustando dependendo da temperatura na sua cidade. Beijos!
Nossa, essa receita me deixou com água na boca. Tenho encomenda de cupcake de coco e é a primeira vez que vou fazer, então estou procurando receitas.
Tenho uma dúvida, pode fazer com coco fresco?
Raquel, pode sim! Fica ainda mais gostoso! :D
Obrigada pelo retorno Juliana! :*
Vou testar hoje
Obrigada pelo retorno Juliana! :*
Vou testar hoje
Oi Ju, tudo bem?
Você já tentou ou sabe se seria a mesma quantidade substituindo o coco desidratado pelo fresco? Obrigada :)
Jessika, eu colocaria a mesma quantidade sim! Não muda nada, exceto que vai ficar com mais sabor de coco verdadeiro ainda :)