Eu tenho uma necessidade de ter algo passando no celular ou na TV enquanto estou cozinhando. Preciso de um barulho, um som, enquanto me concentro em fazer meus quitutes.
Não é como se eu fosse prestar atenção – na verdade, diversas vezes tive que voltar o Netflix para o episódio que eu verdadeiramente estou, porque deixei algum seriado passando enquanto fazia algo na cozinha e não prestei a menor atenção na história, é claro. The Good Wife é um deles.
Costumo ligar algum podcast também, mas eles acabam. Aliás, são o mais próximo de prestar atenção que eu consigo, já que é só o áudio mesmo. Mas mesmo assim, algumas vezes tenho que voltar alguns minutos para entender o que alguém está referenciando, pois eu não estava atenta.
Playlists do Spotify geralmente são minha última opção apenas porque eu tenho muita dificuldade de manter uma lista com novas músicas. Acho que meus vizinhos já não aguentam meu mix de Queen, Eminem, Cake e eventuais versões de músicas pops de Glee. Essa playlist toca incessantemente.
Vídeos no Youtube também são parte do agito da cozinha. Eles eu geralmente presto atenção, mas estou lavando louça, de costas para onde apoio o celular, então raramente sei o que passou no vídeo dos youtubers, apesar de saber tudo o que eles falaram.
Não sei bem porquê tenho essa necessidade, mas me irrita ficar no silêncio enquanto cozinho. Ao mesmo tempo, e Sr. Namorado é prova disso, quando estou concentrada na cozinha – se é algum quitute especial ou encomenda de doces – eu detesto que fiquem falando comigo. Me desconcentra, e foi numa dessas que eu esqueci o açúcar na receita de cupcake de chocolate. Imaginem que troço horrível que saiu, cacau puro! Parecia terra.
Gosto do barulho ao fundo para me entreter de um jeito bem subjetivo. Talvez seja meu subconsciente que pede isso e ele deve ser o maior entretido na história. No fim das contas, eu termino o que estou fazendo na cozinha, sento no sofá e começo a assistir tudo de novo. Meu Netflix é essa bagunça.
Cupcakes de coco tostado e caramelo
Receita da massa pelo Noble Pig.
Rende: 12 cupcakesMassa
100g de manteiga, em temperatura ambiente
2/3 xícara (130g) de açúcar
1/2 xícara (120ml) de leite de coco
3 claras
1/4 xícara (60ml) de rum de coco, ou leite
2 colheres de chá de fermento
1 3/4 xícaras (245g) de farinha
1 xícara (95g) de coco natural, ralado
1/4 colher de chá de salButtercream de coco
280g de manteiga, em temperatura ambiente
2 3/4 xícaras (310g) de açúcar impalpável
3 1/2 colheres de sopa de leite de coco reduzidoCaramelo
1/2 xícara (65g) de açúcar
1/2 xícara de creme de leite frescoLeite de coco reduzido
1 xícara de leite de cocoPara decorar
coco fresco, ralado e tostado no forno1 – Para fazer o leite de coco reduzido, como o nome já diz, é só reduzir ele e concentrar o sabor. Ferva em uma panelinha o leite de coco até que ele reduza para pelo menos metade da quantidade inicial. Depois é só esperar esfriar antes de usar.
2 – Faça o caramelo também, para que esfrie a tempo: em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar puro, sem nada, e deixe derreter. Mexa de leve com uma espátula para que tudo derreta mais uniformemente. Quando a calda estiver derretida, numa cor âmbar, COM MUITO CUIDADO, despeje o creme de leite de uma vez só. Ele vai ferver e borbulhar MUITO, então cuidado com o vapor. Mexa vigorosamente com a espátula para que o caramelo se forme. Não se preocupe se formarem pedrinhas de açúcar que não derreteram de imediato. Basta continuar no fogo baixo, mexendo constantemente, até que derretam e seu caramelo esteja liso. Reserve.
3 – Para os cupcakes: ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme bem fofinho e pálido.
4 – Misture a farinha, o fermento e o sal após peneirados. Em outro recipiente, misture as claras, o leite de coco e o rum (ou o leite comum).
5 – Alterne a adição dos ingredientes secos e dos líquidos à manteiga, terminando com os secos e batendo somente até incorporar tudo.
6 – Por último, acrescente o coco ralado e misture com uma espátula, delicadamente.
7 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 17 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Retire-os da fôrma e espere que esfriem completamente.
8 – Para o buttercream de coco: bata a manteiga apenas por 6 minutos, em velocidade máxima. Ela vai esbranquiçar e ganhar volume.
9 – Desligue o aparelho, adicione o açúcar impalpável de uma vez, tampe a batedeira com um pano de cozinha e ligue na velocidade mínima. Espere uns segundos até sentir que o açúcar foi incorporado e, então, ligue na velocidade média-máxima e bata por mais 6 minutos sem parar.
10 – Adicione as colheres de leite de coco reduzido, uma por uma, batendo bem a cada adição e provando para ver se está chegando ao sabor correto. Cuidado para não perder a consistência do buttercream.
11 – Monte seus cupcakes: quando frios, decore com o buttercream e um bico bem bonito. Derrame o caramelo por cima. Se quiser o efeito zigue-zague, basta colocá-lo em um saco de confeitar, cortar uma pontinha bem fina e fazer movimentos zigue-zague sobre os cupcakes. Coloque uma fôrma ou um papel manteiga embaixo deles para evitar muita sujeira, hahaha. Por último, decore com o coco tostado e seja feliz!
Vamos continuar nos amando? Me ajudem com dicas de Netflix e Spotify pra me distrair enquanto eu cozinho. Prometo indicar coisinhas por aqui também :)
Sabe q eu tbm tenho essa necessidade na cozinha?! Geralmente deixo o YouTube rolando e realmente consigo prestar atenção. Assim faço duas coisas ao mesmo tempo e otimizo meu tempo ;)
Nayara, a parte do “prestar atenção” é aonde eu não consigo passar hahahaha
Nossaaaa eu sou normallllll. me desespera esse silencio quando estou na cozinha. tenho que ter a tv ligada ou alguma coisa no youtube pra escutat
Também só cozinho ouvindo alguma coisa. Alguma palestra, aula no YouTube, programa de TV. Sinto que aproveito melhor o tempo assim.
Somos duas!
Geralmente eu cozinho escutando música, as dialy mix do Spotify são as melhores, que descobri graças a você aqui no blog!
Super recomendo que você assista Orphan Black e Sense8, essa última que tem me emocionado a ponto de quase chorar em todos os episódios na última temporada. No Spotify, procura conhecer Of Monsters And Men, é uma banda de Indie Rock que te leva pra beeem longe! kkk
Biel, essa tal de Orphan Black é uma que eu super enrolo pra assistir, porque todo mundo fala tão bem… especialmente da atuação da atriz principal. Sense8 eu vi e confesso que não me pegou. Desisti no meio da primeira temporada. Essa banda eu conheço! Não tudo deles, mas tenho algumas músicas na minha playlist, acho muito acolhedoras as músicas deles! :D
Nossa um incrível combinação. Adoro coco e cupcake, vou tentar fazer em casa. Muito obrigado por compartilhar essa receita conosco.
Oi! Adorei saber que também se concentra com algum “barulho”.
Eu detesto aquele silêncio na casa, me da uma agonia, principalmente quando estou cozinhando. A tv tem que estar ligada, seja aonde for, mesmo que não esteja prestando atenção, ela tem que estar lá ou alguma música.
Uma série que gostei foi Shooter. ;)
Beijos!
Nathalia, vou anotar Shooter pra testar! Adorei seu blog, que coisa linda! :)
OI JU, FANZONA SUA!! AMOO SUAS RECEITAS, DÃO SUPER CERTO É TOP!
E FALANDO DESTE SEU HABITO AI DE BARULHO, TBEM TENHO O MESMO KKK COLOCO O TABLET OU CEL ALGO PASSANDO PRA TER UM BARULHO KKK FICO MAIS CONCENTRADA DO QUE NO SILENCIO KKK
BJS
Oi! Adoro suas receitas e histórias…descobri há pouco tempo e já testei várias de cupcakes, pq sou louca por eles!
Quando estou na cozinha, principalmente aos domingos de manhã, adoro ouvir uma playlist do Spotify chamada Tour Favoritos Coffehouse. Ótima para preencher aquele “vazio sonoro” e criar um clima cozy enquanto preparo as receitas.
Your Favorite Coffehouse