O grande drama de ser culinarista e ir morar num apartamento pequeno, na minha opinião, é não ter espaço pra ter todos os eletrodomésticos gigantes que você gostaria de ter. Claro que não cabe tudo, só nos sonhos nossos de cada dia. Então, a saga dos eletrodomésticos consistiu em reduzir minhas megalomanias e encontrar opções acessíveis e ideais para o que eu preciso, cabendo em pequenos metros quadrados.
Eu sei que todo mundo recomenda fazer sua cozinha inteira com apenas uma marca de eletrodomésticos. Porém, não consegui reunir em uma marca só tudo que eu precisava (sempre falta uma coisa ali e aqui), então minha cozinha virou uma salada mista sinistra. Não reparem a bagunça.
Minha geladeira e cooktop são Electrolux, enquanto o microondas e a coifa são Elettromec (por motivos de: o que estava mais barato ou em promoção versus quanto de espaço interno você tem pra me oferecer?). Sob protestos do Sr. Namorado, não quis uma lavadora de louças porque calculei que não haveria espaço para minhas bugigangas e minha dispensa. Então bora malhar o braço na pia, pessoal, em nome de mais armário.
Porém, o eletrodoméstico que mais doeu pra escolher foi, sem sombra de dúvida, o forno. Eu sabia que seria elétrico, porque pra confeiteiros, eles são melhores: controlam melhor a temperatura interna, distribuem melhor o calor, tem várias funções diferentes e ainda te deixam assar mais de uma coisa ao mesmo tempo. Dá pra usar a gás? Claro que dá, vovó usava, mamãe usa até hoje. Mas os resultados são mais certeiros com o elétrico.
Além disso, o forno precisava caber uma fôrma de metal de cupcakes dentro. O que eu fiz e recomendo a todos? Compre uma trena, meça todas as suas fôrmas, anote num papel e leve enquanto pesquisa modelos e preços. Eu não tinha a menor vergonha de sacar a trena e medir o interior dos fornos no meio das lojas.
Atrás do forno perfeito, descobri uma coisa terrível de todas as marcas: nenhuma disponibiliza, em manual nenhum, em site nenhum, as funções e maneiras de configurar cada uma nos fornos. Então, eu não podia conferir uma exigência importante, por exemplo, se você quer assar macarons: se a temperatura regula de 5 em 5 graus.
Só consegui finalmente me decidir pelo forno quando uma vendedora bacana (ou desesperada?) me deixou arrastar um dos que ficam de mostruário até o centro da loja, sentar no chão e ligar numa tomada. Daí levei na hora, afinal a moça merecia a comissão.
Forno elétrico: Brastemp Ative! de embutir (modelo BO160AR), que permite regular a temperatura de 5 em 5 graus.
(Editado em 31/8: gente, eu sou tão doidona que escolhi esse forno, mas acabei levando outro e eu jamais me toquei disso pra atualizar a info aqui no blog, hahahaha. Inclusive, eu estava respondendo a comentários aqui embaixo pensando no forno que eu acabei comprando, um Brastemp Gourmand BO260AR, ao invés desse aqui! DOIDA. Perdão. Desconsiderem.)
O cupcake de hoje foi um presentinho de um tempo atrás pra minha amiga que curte chocolate e menta. Lembram do brigadeiro com recheio cremoso? Mesma amiga, mesma vibe de companheirismo e de carinho, ela merece, ela merece. <3
Cupcakes de chocomenta
Rende: 12 cupcakes
Massa
Receita da Sam, do Fofurices, com adaptações.
1 ovo grande
1/4 de xícara de óleo (de canola ou girassol)
2/3 de xícara de leite
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
uma pitada de sal
1/3 de xícara + 1 colher de sopa de cacau
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 1/2 xícaras de farinha
Recheio
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite
1 1/2 xícaras de açúcar impalpável
1/4 de colher de chá de essência de menta
corante verde em gel
Cobertura
1/2 receita de buttercream de merengue italiano
40g de chocolate meio amargo
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata o ovo com o óleo até incorporar. Adicione em seguida o leite, o extrato de baunilha e o açúcar e misture tudo.
2 – Em outra tigela maior, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Abra uma cavidade ali e derrame os ingredientes úmidos. Mexa com uma espátula até incorporar tudo e não ver mais grumos de farinha. O ideal é fazer com movimentos envolventes, pra não trabalhar muito a massa, mas dá pra fazer com a batedeira de mão também, é só bater desde o começo com ela e parar assim que tudo estiver uniforme.
3 – Divida a massa nas forminhas e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
4 – Para o recheio, em uma tigela, misture todos os ingredientes de uma vez, com uma colher, garfo, batedor de ovos ou até com sua batedeira, se conseguir. Se achar que precisa de mais menta, adicione gota a gota, senão fica muito exagerado! Colora com uma ou duas gotinhas de corante verde, de acordo com sua preferência. Eu gosto de tons pastéis então coloquei uma só! Reserve o recheio enquanto os cupcakes esfriam para depois recheá-los.
5 – Para a cobertura, derreta o chocolate no microondas, levando de 15 em 15 segundos em uma tigela e mexendo a cada intervalo. Reserve por um tempinho, até a temperatura descer, senão você vai derreter o buttercream. Ele tem que ficar levemente gelado no seu lábio. Depois, é só bater a metade da receita de buttercream com o chocolate derretido até incorporar tudo.
Para a decoração, usei o bico 1A da Wilton, que é um redondo aberto, simples. Por cima, derreti um pouco de chocolate branco que colori de verde com corante especial para chocolate, só pra ter uma firula mesmo, porque o sabor desse cupcake é o suficiente pra atrair qualquer um, né?
Se você estiver sofrendo de indecisão pra escolher um eletrodoméstico pra sua cozinha, minhas dicas são pesquisar bastante, ir atrás de recomendações de outras pessoas ou em sites de compras online (o Buscapé é muito bacana!). Se tiver a chance de vê-los ligados em alguma loja, é ótimo! E compre a trena. Sério! Se você estiver em reforma geral, ela vai lhe ser útil em outras ocasiões também.
Qual o forno que vocês têm em casa? Elétrico? A gás? Qual modelo? Gostam dele?
Oi Juliana, acho que estamos na mesma fase das obras, kkkk
Já comprei alguns eletrodomésticos: geladeira da Electrolux, microondas Brastemp e coifa de uma empresa regional que tem anos de mercado.
O que está me faltando nesses poucos dias antes do casamento é o Cooktop (preferência pelo Electrolux GT75X) e Forno Elétrico (interesse pelo Electrolux OE8MX – te, 80 litros de capacidade)
Gostaria de saber qual foi o modelo de seu cooktop, pois esse ainda preciso comprar e também tenho pesquisado muito.
No caso do forno, você já deixou até o link do modelo =)
Obrigado por compartilhar suas experiências conosco, e com certeza farei esse cupcake!
Eduardo, meu cooktop é o GC60V! Ficou muito lindo e gostei de vê-lo funcionando. Boa sorte nas obras também, precisamos todos de sorte (e dinheiro), né? Hahahaha Beijão!
Ju,
Como ainda moro com a mamãe, não tenho opção a não ser usar os fornos da casa. Temos dois a gás e um elétrico, porém pequeno e muuuito desregulado.
Já fiz teste assando nos três: um a gás assa rapidamente, mas a luz está queimada, ninguém consegue consertar e posso abrir na hora errada. O elétrico assa primeiro os de trás, e para retirá-los, os da frente acabam murchando. Então fico com o a gás mais novinho, que mesmo demorando e tendo uma certa instabilidade de calor, é o que “tá teno”. Até usei um termômetro em cada um para testar – a louca!
Não vejo a hora de ter meu espaço também, e to guardando todas suas dicas numa pastinha no navegador. Obrigada por compartilhar! :)
Adorei a receita!
Beijos.
Oi Aline
Se tudo der certo, estarei na casa de meus pais até meados de novembro, e faço meus cupcakes lá, num fogão com uns 10 anos +-, e para não ter o mesmo problema que vc, assar mais os da frente do que os de trás, costumo virar/trocar de lado a(s) assadeira(s), próximo do tempo médio de cozimento dos cupcakes, 18 minutos no meu caso.
Tenta fazer esse teste, quem sabe ajuda ;)
Juliana,
Agradeço muito sua atenção com os leitores, obrigado pela resposta, e realmente precisamos de sorte (principalmente com os pedreiros) e grana! kkkkkk
Oi Eduardo!
Eu faço isso também, o problema é que as vezes os da frente estão muito crus e murcham, enquanto os da frente, prontos! :///
Já tentei até trocar a forma dos cups pra você ter noção, pensando que o material influencia (como li no Cupcake Project).
Obrigada pela dica, de qualquer forma :)
Boa sorte com sua mudança! Um dia chega a minha! hahaha
Aline, o material da fôrma de metal influencia mesmo! Tenho 4 fôrmas, duas escuras e duas claras, e nas escuras eles assam mais rapidamente. :)
Oi Ju!
Na época da minha reforma a trena era a minha melhor amiga!!
Acabei optando pelo forno a gás, sempre achei que era melhor que o elétrico.. ainda não sabia dos macetes do mundo da confeitaria!! srsrsrs..
Tenho uma certa dificuldade nas receitas que vc passa com medidas de xícaras, pois prefiro sempre usar a balança.
Vc indica algum site de conversão para que eu não arrisque a medida errada da xícara?
Obrigada!!
ps- estou ansiosa para ver a receita do cupcake de tiramisu!!
bjs
Carla, minha mãe acha que o a gás não tem comparação! Mas cada um tem que escolher o que fica melhor pra si, essa é a verdade! Se o a gás é melhor pra você, então não escute o coro do “elétrico pra confeiteiro”. Olha, uso muito esse site e adoro: http://www.dianasdesserts.com/index.cfm/fuseaction/tools.measures/Measures.cfm
Desculpe não colocar sempre as medidas, às vezes esqueço :(
Oi Juliana. Pode trocar o cacau por achocolatado? Será que dá certo? Pq acho o cacau em pó mto amargo…
Jaana, eu não acho que fica bom trocar por achocolatado porque vai ficar MUITO doce. Essa receita tem muito açúcar já. Mas fica a seu critério, dá pra usar achocolatado nessa aqui sim. Beijos!
Boa tarde Ju! com certeza o seu apartamento está lindo (mesmo com a salada sinistra que você falou!rsrsrs)é engraçado quando você fala da sua vida além dos cupcakes e é muito legal também como compartilha as coisas que você compra, eu também tenho um forno elétrico ele é da Layr Luxo 46 Litros todo Branco.
Realmente usar forno elétrico é muito melhor.
Amei o cupcake, mais uma delícia para eu experimentar!
grande bjs e sucesso! ;-)
Solange, experimenta em casa que ficou muito bom! :)
olá,querida menina.
eu tenho um brastemp active e grito pra quem quiser ouvir : É O MELHOR !
rss….bom,uma dúvida meio besta mas dúvida : vc fala em fazer 1/2 receita de buttercream e depois no modo de fazer manda bater o chocolate com 1/2 receita do buttercream…é pra usar metade da metade ???bjs.
Marcia, é pra usar a meia receita que você fez! :)
Olá Juliana, acompanho seu blog e adoro suas dicas!
Mas eu queria tirar uma dúvida. Eu faço cupcakes e quando eles terminam de assar eles ficam sempre ”retinhos”. Não fica como esses da foto, que dão uma voltinha. Está me entendendo?! E eu queria saber a quantidade que você coloca nas forminhas, ou se tem alguma dica para mim, para que os meus fiquem como os seus da foto.
Obrigada, e um beijo!!
Isabella, isso depende da tua receita ou do seu forno. Qual receita você está usando? Essa desse post faz o domo que você está buscando se assada corretamente. Beijos!
Oi juliana, queria te pedir um favor. você poderia fazer um vídeo mostrando como faz a ”voltinha perfeita” com alguns bicos mais famosos, como o pitanga. séria de muita ajuda. um beijo e parabéns pelo seu trabalho
Ana, semana que vem seus desejos serão atendidos pela gênia da lâmpada, Juliana, hahahaha :)
Oi querida!!!Meu forno…ficher, mas minha mini cozinha, tem mini eletrodomesticos…cada um de uma marca…mas o forno é bom…n tenho problemas…meu microondas, é pré historico!!!kkkk um dos primeiros brastemp, mas n troco ele por nada…ja está comigo uns 17 anos e nunca deu problema….acho q preciso desapegar e comprar um novo!!!! Nem vou falar da minha cozinha, pois é uma coisica de nada…mas tenho uma lavalouças consul..ahhhhhh como lava bem coisas com chocolate…força nos braços…to fora…kkkkkkk
Ei…e o cup de tiramissu? to cozida aq de curiosidade!!!! bjinhossss
Claudinha, aqui na casa da minha mãe também temos um microondas que tem pra mais de 10 anos e super funciona, não quebra, não dá problema. Acho que antigamente as empresas faziam produtos mais duradouros, hoje em dia eles pensam em fazer coisas fracas pra quebrar logo e você ter que trocar, eu acho. O cupcake de tiramisu ta vindo! :) Beijos!
Oi Juliana. Mais uma vez venho parabenizar e agradecer.
Esse fds testei duas receitas daqui do blog para uma encomenda. Aliás, quatro. Esse cupcake de chocolate (só a massa, e usei a farinha de bolo), o cupcake de baunilha com óleo, a farinha de bolo e o buttermilk. Tudo saiu certinho. :) :) :)
O cupcake de baunilha ficou divino, eu vinha querendo trocar a receita que usava, mas não encontrava uma que gostasse mais. Essa é minha nova queridinha, que massa leve e gostosa!!
Muiito obrigada pela ajuda. Um bom fds.
Ruth
Olá Juliana!
Receita testada e aprovada, uma delícia!
Fiz metade dos cupcakes de baunilha com gotas de chocolate e a outra metade mesclados de baunilha e cacau 100%…ficaram divinos!!!
Obrigada por dividir tantas delicias conosco!!!
Beijos.
Oi Ju :) Te mandei um e-mail com uma duvida, tentei aqui no cupcakeando mas não consegui. Se puder responder agradeço, beijos.
Boa tarde Ju!
Então, encontrei seu site agora e já me apaixonei de cara! haha
Eu fiquei com uma dúvida! Vc coloca a massa dos cupcakes diretamente na forminha de papel ou vc usa aquelas de silicone e depois de frios, vc coloca na forminha?
Bjos
Bárbara, se você quiser cupcakes com forminhas, tem que sempre colocar a massa diretamente nas forminhas de papel, que estão dentro da fôrma de metal. De outra forma, não tem como. Beijos!
Ju, já faz um tempo que estou tentando enviar um email para você aqui pelo site e não consigo, dá erro, o que eu faço?
Ju se eu usar oleo de soja vai da errado
Ariany, não! Pode usar, só não fica tão bom ou tão saudável. Beijos!
bom…. fiz a massa agora, e usei oleo de soja, minha opiniao: eu adorei o fato dela ter 1 ovo só, mas odiei o fato de taaanto cacau, mas enfim, no final a massa crua ficou com um gosto bom, to esperando assar, vou rechear com o creme de limao e o butter de chocolate. Depois volto pra contar, bjs
Que forno eletrico vc me indica? Preciso de um para fazer macarons?
Ana, não me sinto gabaritada pra indicar um forno elétrico, especialmente porque não conheço suas necessidades. O ideal é você pesquisar e escolher! Beijos!
Também comprei um forno elétrico recentemente e passei muito nervoso com a falta de informação. Incrível como nenhuma marca se preocupa em falar coisas básicas como o “degrau” da temperatura e as medidas internas!
Também fui de loja em loja com uma fita métrica no bolso, medindo dentro do forno! E eu, tão cara de pau, fiz isso com tanta naturalidade que só agora lendo seu blog parei pra pensar no assunto: a cara feia do namorado não era pela demora (disso ele nunca reclamou, e eu nem enrolo muito), era vergonha de mim e da minha fita métrica! HAHAHA
Ah! Hoje fiz cupcakes Veludo Vermelho e mais uma vez usei a sua receita. Uma delícia, um pecado! Só não senti muito o cacau, sempre achei que a massa fosse com mais gosto de chocolate que de baunilha. rs
Amanda, sorte que o Sr. Namorado é tão paciente comigo também, porque quando sugeri arrastar o forno pro meio da loja pra chegar perto da tomada, ele suspirou e apenas me ajudou a empurrar. Ele sabia que eu não ia desistir, então é melhor satisfazer logo o desejo da maluca, né? Hahahaha!
O red velvet não é pra ter sabor de chocolate mesmo não, o cacau é só pra dar um toque. Às vezes, inclusive, eu aumento de 1 colher de chá de cacau pra duas ou três. Beijos!
Nossa!!! Que delícia!!!
Vou tentar no final de semana!!!!
Tenho uma dúvida sobre esses fornos elétricos: eles são econômicos?? Pq o gás dura relativamente bastante! Imagino como viria a conta de luz no final de um mês movimentado na cozinha!!
Natália, eles não são econômicos, não. Gastam bastante energia elétrica. Mas você pode buscar marcas mais econômicas que outras. Beijos!
gostei muuito dessa massa, pois ela fica firme e com um dominho (nem seii se é essa a palavra) em cima bem firmezinho, e apesar de ter usado oleo de soja deu certo é ficou bom
Complicado esse gasto do forno!! Tem que ser mt bem planejado e pesquisado mesmo!!!
Outra pergunta!! Qual marca de forminha vc usa? Eu fiz esta receita de chocolate, ele ficou com o domo bonito,mas não fica da borda para cima da forminha!!
Natália, eu vario muito as forminhas que eu uso, como você pode ver pelas fotos do blog. Essa roxinha aí é da Mago, mas uso várias outras. Pra que o domo cresça além da forminha, você precisa preencher o suficiente de massa para que ele cresça além da forminha, mas sem transbordar. Geralmente é 2/3 da forminha, mas recomendo que você faça um teste com uma forminha só pra não perder uma remessa inteira. Beijos!
Pergunta : Adicionar essência de menta na massa, vê algum problema? Para ficar bem mentolado :-) ? Obrigada,
Priscilla, pode adicionar sim! :)
Eu comecei a ler seu blog faz pouco tempo. Sempre pego receita em sites americanos, mas conseguir fácil assim receitas que agradam o nosso paladar (e nosso clima) é com certeza muuuito melhor. Não sou muito de fazer comentários, mas a hora que li o modelo do forno até dei risada. Estou no processo de escolher os eletrodomésticos e estava pensando em comprar exatamente esse! hahaha agora não tenho mais dúvida né? rsrs
Camila, ainda não experimentei o forno, porque está empacotado ainda, mas até agora parece bom! Vamos torcer pra termos acertado! Beijos!
Olá Juliana! Adorei o post sobre o forno elétrico! Uso forno a gás, gosto, mas ele é pequeno e só cabe uma forma em cada andar e se eu asso duas formas em andares diferentes não fica legal :(
Então penso em colocar um elétrico, este que vc escolheu, vi no site que tem duas grades, vc usa duas formas e assa por igual as duas? Agradeço muito suas dicas! Bjo
Simone, o elétrico controla melhor a temperatura interna, mas geralmente com mais de uma fôrma de cupcakes lá dentro, eu aumento pelo menos uns 5°C a temperatura de cocção, só pra equilibrar melhor. Beijos!
Olá, pode usar achocolatado ao invés de cacau??
Raquel, dá, mas a massa vai ficar muito doce. Beijos!
qual a temperatura utilizada para assar?? e posso fazer sem a baunilha?
Catarina, a temperatura está na receita. Pode fazer sem a baunilha sim. Beijos!
Oi ju! Eu denovo rs. Achei a massa desse muito amarga, não sei se é o fato de ser feito com óleo. Talvez ficasse bom com um recheio mais doce, eu não fiz esse aí porque não gosto muito de menta. Pensei em talvez usar chocolate em pó no lugar do cacau pra ver se não fica tão forte, mas acho que você não vai gostar muito da ideia, sempre te vejo incentivar o uso do cacau (em geral eu concordo que tem muito mais gosto de chocolate e reage com o bicarbonato, mas esse eu achei super amargo mesmo). Eu gosto do bolo quando dá pra comer puro e esse é impossível. O que vc acha? Ou será q fiz algo errado?
Ana, a massa é mais amarga porque é feita com cacau. Eu honestamente acho ela doce, na real, porque tem uma xícara inteira de açúcar. Às vezes diminuo pra 3/4 de açúcar, mas é minha preferência. Inclusive como esse bolo puro sem nada direto hahahahaha acho uma delícia. Se você quiser experimentar uma receita mais doce, tente trocar por cacau 50%. Beijos!
Mas Ju, todas as massas que eu fiz são com cacau, mas essa tem gosto mais forte que o das outras. Bom, não tem problema, já elegi aquele sheet cake como o melhor cup de chocolate e é ele que faço para minhas encomendas agora.
Oi Ju,
Agora sou eu que estou querendo comprar esse forno, já que você já tem as medidas, você poderia me falar as medidas internas? Tb quero saber se minhas fôrmas vão caber dentro!
obrigada!
Mariana, estou sem fita métrica pra medir agora, mas cabem as fôrmas de 12 cupcakes padrões direitinho nesse forno. :)
Olá Ju,
Estou pensando em comprar um forno elétrico e decidi pesquisar informações. Coloco na lupa da sua página o termo “forno elétrico” e … voilà! … não é que vc. tinha uma postagem sobre o assunto!!!
Imagino que a esta altura seu forno já esteja instalado e que você já o tenha usado inúmeras vezes.
E então, o que você pode nos dizer sobre ele? Está satisfeita? Pontos fortes x pontos fracos? Uma coisa que me interessa muito saber também é – a regulagem da temperatura é no display digital ou aquilo na foto é só um timer? Não aguento mais o meu forno a gás (Brastemp também) que dá a temperatura “entre” uma e outra, sem a gente conseguir determinar exatamente a temperatura que deseja.
Muito obrigada pelo carinho e muita sorte sempre pra você. Bjs
Regina, o forno é só sucesso! Acho ele muito bom e ainda não tive grandes problemas com ele. A regulagem da temperatura é feita no display, que é digital e touch. Você regula de 5 em 5 graus. É uma delícia! Beijos!
Maravilha! Muito obrigada por sua resposta. Já entrou pra mim “wish list”! Estou querendo fazer uma reforminha na minha varanda, que já é meio gourmet, e colocar um forno embutido e um cooktop pequeno para fazer meus cupcakes lá. Assim, a briga por espaço com a minha secretária-do-lar, que está cada vez mais acirrada na cozinha, tem um fim. kkkkkk.
Boa tarde, Juliana, tudo bem?
Pois é, apesar de trabalhar com fotografia, também…, prefiro trabalhar com a arte de confecção de tortas, já que o retorno é mais rápido e agradam a todos. Meus primeiros cupcakes fiz com uma receita sua, e apesar de ser em casa, foi super aprovada. Agora estou para fazer um curso de confeitagem de bolos artísticos, assim aumenta minha auto estima na área e posso adquirir o material que preciso, uma planetária e um forno elétrico. Agradeço imensamente por todas suas sugestões, o que, com certeza, já aumentou a renda de muita gente. Que Deus continue te abençoando e se fazendo presente em nossas vidas. Bjs, Ronald, Fotógrafo e Confeiteiro (Formado pelo Senac-Goiânia)
[…] não sabem o que eu, na minha correria e loucura do dia a dia, fiz no blog e nem notei. Lembram aqui que eu falei pra vocês qual foi o forno elétrico que eu havia escolhido para a cozinha? Pois é. […]
estou pensando em comprar este aqui pr começar a fazer e vender na faculdade: http://www.casasbahia.com.br/Eletroportateis/FornoEletrico/Forno-Eletrico-Britania-10-Litros-800W-com-Timer-e-Controle-de-Temperatura-Preto-7307409.html?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&s_kwcid=AL!427!3!95292611675!!!g!54457485169!&utm_campaign=Prod_Shopping&ef_id=Vs4g@wAABBZLrPpQ:20160718011950:s
o que acha?
Leticia, eu nunca assei cupcakes ou bolos nesses forninhos menores, mas tenho um colega que usa e ele gosta. Pode funcionar sim!
Oi Juliana, tudo bem? Fiz o Cupcake de Chocomenta e adorei e vou fazer as outras receitas tb. O seu site é muito lindo e as fotos são maravilhosas. Parabéns. Deus te abençoe!
Juuuu! Me tira uma dúvida? Você lembra por qual motivo acabou optando pelo outro forno?
Vivian, acho que acabei com o outro por questão de design mesmo. Como ele fica em uma torre quente, em cima tem o microondas (você pode ver uma foto da torre nesse post), então seria legal que, apesar de marcas diferentes, eles combinassem um pouco. O que eu levei fica melhor com o meu microondas. Além disso, prefiro um puxador externo do que esse embutido do Ative, mas é questão de frescura mesmo. Acho também que eles não tinham muita diferença de valor quando fui comprar, então acabei levando o Gourmand que é touchscreen (chique!). :)
Ju, ontem comprei o Gourmand mesmo! Também não curti o puxador do Ative, não me adaptei com a ideia de puxar daquele jeito… apesar de que agora eles tão com bastante diferença de preço! Tava pra mais de 1000 reais, mas pelo que vi, o Ative tá saindo de linha e sendo substituído por outro modelo. Então preferi ficar com o Gourmand mesmo! :)
Vivian, sair de linha é uma ótima razão pra comprar o outro, porque as peças ficam mais caras quando ele sai de linha… que bom! Manda uma foto da sua cozinha se puder :)