sexta, 29 de junho de 2012

Cupcakes de chocolate

250 Comentários

Eu tenho fases de chocolate, divididas em branco, ao leite, meio amargo e brigadeiro. Consumo aquele tipo em quantidades tão absurdas que parece que jamais verei outro na vida. Depois, mudo para a próxima fase. Revezo e esqueço que um dia eu sequer entrei em dieta. Mas, definitivamente, o melhor de todos é o meio amargo. Em uma boa barra de chocolate meio amargo, você tem tudo: a textura aveludada, o sabor do cacau, açúcar na medida e seu desejo saciado sem ficar enjoado.

Cupcake de chocolate
Esta, na verdade, é uma receita de sheet cake. Nos EUA, esse é o nome que o nosso famoso “bolo de tabuleiro” tem. Como ele é feito em uma fôrma com fundo largo e acaba com pouca altura, não é costume recheá-lo, mas sim cobri-lo com uma boa quantidade de cobertura. Esses bolos geralmente são bem molhadinhos.
Peguei a dica de usar a receita deste bolo para cupcakes nos comentários de um blog que leio. Não me arrependi, apesar de saber que não é o resultado indicado para os pequenininhos – a massa é bem úmida e com pouca estrutura, portanto eu às vezes até deixo passar um pouco o tempo no forno, para secá-los um pouco mais. Por isso, apesar de deliciosa e ideal para bolos, ainda estou em busca da receita definitiva de cupcakes de chocolate.

Cupcakes de chocolate
Receita por The Pioneer Woman.
Rende: 18 cupcakes ou 1 bolo de tabuleiro de 45cm x 30cm.

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)
225g (1 xícara) de manteiga
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de buttermilk
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.
2 – Derreta a manteiga em fogo baixo, em uma panela pequena, tipo de miojo, sabe? Quando estiver líquida, acrescente as quatro colheres não niveladas de sopa de cacau.

Cacau em póOu seja, uma mini montanha de cacau na sua colher!
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos. Conte cantando bem alto o refrão de Fat Bottomed Girls ou da sua música favorita com 30 segundos de refrão e então retire a panela do fogo. Reserve enquanto prepara o resto.
4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.
5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma. Essa é uma técnica de confeitaria que evita movimentar agressivamente os ingredientes, o que poderia liberar mais glúten e perder a textura fofa da massa.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas fique tranquila, é normal e você não fez nada de errado.
7 – Use uma concha ou uma colher de sorvete para dividir pelas forminhas de papel e então leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

Eu costumo esperar alguns minutos e então virar a fôrma em 180˚ para que os cupcakes assem por igual. Mas só faça isso depois de pelo menos 14 minutos lá dentro, senão eles vão solar! O resultado final é uma delícia e eu duvido que você consiga comer só um!

Muitos!Então faça vários e coma muitos!

Qual é seu chocolate favorito: branco, ao leite ou amargo?

  1. Minny
    29 de junho de 2012 - 13:34

    Eu não curto muito chocolate amargo, mas você me deixou com água na boca! hehe
    Meu chocolate favorito…Ao leite!
    =*

  2. 04 de julho de 2012 - 15:54

    Onde você compra as formas de cupcakes? tô adorando o site, beijos.

    • 04 de julho de 2012 - 17:37

      Oi Flávia! As formas de metal para levar ao forno eu comprei no site Barra Doce (www.barradoce.com.br) e as de papel eu compro no Rei das Embalagens e na A Festiva, aqui em Brasília!
      Bem vinda e espero que continue me visitando! :) Beijos!

  3. Jéssica
    23 de agosto de 2012 - 16:14

    Olá, Juliana. Essa receita pode ser usada somente para cupcakes e bolos de tabuleiro, ou posso usa-la para um bolo comum (e cobrir com pasta americana, por exemplo.)? Obg.

    • 23 de agosto de 2012 - 16:43

      Oi Jéssica! Fiz um bolo de camadas com essa receita e ele ficou um pouco mole demais, sem “pé” para se sustentar, sabe? Não recomendo que seja usada para bolos com mais de duas camadas por causa disso. Até duas camadas, é tranquilo, inclusive para cobrir com pasta americana. Só não esqueça da camada de buttercream entre o bolo e a pasta! ;)

      Um beijo!

  4. Priscila Ribeiro
    30 de setembro de 2012 - 10:59

    Olá Juliana!
    Bom dia. Sou esteticista e amo me arriscar na cozinha com receitas de doces. Me apaixonei pelos cupcakes e pelos famosos macarrons; minha próxima aventura serão eles. Gostei muito do seu site e gostaria de sua ajuda p/ começar. Primeiramente gostaria de saber se os cupcakes só podem ser assados com as forminhas de papel ou se podem ser assados diretamente nas formas, pergunto isso porque existem umas forminhas tão lindinhas e depois de assadas não ficam tão bonitinhas.
    Muito obrigada.

    • 30 de setembro de 2012 - 11:09

      Oi Priscila! Que bom que gostou do blog!
      Macarons ainda são meus desafios, não consigo acertar uma receita! :/
      Você pode assar os cupcakes diretamente na fôrma de metal, ou em ramekins. Antes, garanta que você untou a fôrma com manteiga e farinha ou com aqueles novos sprays de cozinha, para poder retirá-los quando estiverem prontos.
      Realmente, algumas forminhas de papel não ficam mais tão bonitinhas depois de assadas. Minha dica é colocar duas forminhas de papel por buraco, assim, quando você retirar o cupcake, a de dentro vai absorver a gordura e “enfeiar” e a de fora manterá a cor e a fofura! O resultado final é mais ou menos como os cupcakes de alfajor que fiz.

      Um beijo!

  5. 02 de outubro de 2012 - 20:07

    Oi Juliana, aqui é a Taly, gostaria de dizer que eu amei o seu site,com certeza eu vou fazer varias receitas desse site.Muitos dizem que você come com o olho!As fotos estão maravilhosas.Seu site vai ficar na minha lista de olhar todo dia as receitas !Continue produzindo estas maravilhas!
    Um beijo Taly

  6. kelen rocha
    07 de outubro de 2012 - 16:45

    Olá Juliana,amei seu blog!! eu e minha irmã estamos pensando em abrir um negocio de cupcakes para festas variadas, vc sabe me dizer se a Stephanie Jarworski tem algum livro traduzido? nao consigo traduzir os videos dela do youtube!! achei algumas receitas brasileira porem sao muito basicas gostaria de algo mais sofisticado, se puder me indicar agradeço!beijoss!

    • 07 de outubro de 2012 - 16:51

      Oi Kelen!
      Que bom que gostou do meu blog! :)
      A Stephanie, até onde eu sei, não chegou a lançar um livro ainda. Ela é um guru virtual de receitas, por enquanto. Ela mantém o site e o canal no youtube junto com o marido.
      Realmente, não é possível traduzir os vídeos no Youtube, a não ser que alguém faça isso ou a própria Stephanie. O que eu posso te recomendar é entrar no site oficial, Joy of Baking, para pegar a receita, e jogar no Google Translate. Pode funcionar assim!
      Boa sorte com seu negócio!

      Um beijo! :)

  7. 24 de outubro de 2012 - 09:26

    […] de chocolate 
e laranja 1 receita de cupcakes de chocolate 2 1/2 colheres de sopa de raspas de […]

  8. SIBELE FERERIRA BARBOSA
    01 de novembro de 2012 - 16:44

    Oi Juliana, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, estou achando lindo, fantástico. Tbém sou de Brasília. Só estou achando um pouco complicada algumas receitas que incluem bittermilk, creme de leite fresco, essas temperatura…rs não sou muito habilidosa na cozinha, me arrisco de vez em quando e estou me diver tindo com minha filha de 3 anos, fazendo alguns cupcakes…rs Vi uma receita muito simples e que achei muito gostoso o sabor e principalmente por ele não ficar seco, o Cupcake Mindnight (passou na Ana maria Braga) feita por um Chefe de cozinha ai (não recordo o nome) mas ela foi bem simples de fazer, pra mim que sou iniciante das iniciantes…kkk dá uma olhadinha acho que vale a pena vc fazer caso não conheça e dá ai sua opinião!! Grande beijo que Deus continue abençoando esse seu talento! Vou tentar fazer uma das suas receitas e posto como foi minha experiência. Gde beijo!

    • 01 de novembro de 2012 - 16:58

      Oi Sibele! Bem vinda ao blog! Que bom que gostou! :)

      Eu vi esse cupcake na Ana Maria. Ele é o vulgo Hi-hat americano, traduzindo o nome significa “chapéu alto”. Parece um chapéu né? Eu quero fazer ele e colocar no blog, então talvez faça mesmo a receita da Ana Maria pra testar.
      Quando eu comecei a mexer com confeitaria, também achava essas coisas super complicadas. Mas depois que você faz muitas vezes, fica mais fácil, você pega o jeito, começa a ter coisas já preparadas na sua cozinha.
      O que importa é você se divertir, né?! Espero que sua filha esteja curtindo!!

      Um beijo!

  9. SIBELE FERREIRA BARBOSA
    02 de novembro de 2012 - 15:57

    Oi Juliana, estamos mesmo curtindo muito…rs Nessa colher de sopa de cacau pode ser o chocolate do frade? Ou onde posso achar esse cacau? Sou de Brasília! bjos

    • 02 de novembro de 2012 - 16:10

      Tem que ser cacau em pó, Sibele. Vende na maioria dos supermercados, ou mercadinhos mais especializados como o Oba ou o La Palma. A marca é Garoto, e a caixinha é marrom, aqui tem uma imagem. Se você não achar em supermercado, vai no Rei das Embalagens (514 sul, na W3) ou na A Festiva (506 sul, na W3 também): essas duas lojas tem com certeza absoluta.

      Um beijo!

  10. SIBELE FERREIRA BARBOSA
    02 de novembro de 2012 - 16:53

    Juliana vc dá alguma sugestão para o recheio pro cupcake de chocolate, mas com o cuidado dele não ficar enjoativo e a cobertura? o que vc acha que combinaria mais? Ah! Outra dúvida, sobre o bicarbonato de sódio, qual a função dele? è mesmo necessário usálo nas receitas, desculpe minha ignorãncia é que estou acostumada somente em usar o fermento …rs Bjos!

    • 02 de novembro de 2012 - 21:22

      Oi Sibele!

      Você pode fazer um recheio simples de baunilha, tipo leite condensado e creme de leite. Daí não fica enjoado. Ou então um recheio cítrico, que quebra bastante o doce do chocolate.
      Quanto ao bicarbonato, eu respondi você no outro post, do bolo do starbucks. Vou copiar aqui:
      “O bicarbonato de sódio é um tipo de levedura, ou fermento, que em contato com o cacau em pó causa uma reação química que funciona como o fermento em pó. Isso faz crescer o bolo. Ele geralmente é visto em receitas que tem cacau em pó ou chocolate.
      Ouvi falar que, na falta de bicarbonato, você pode usar o triplo da quantidade de fermento. Exemplo: se a receita pede 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, você usa 3 colheres de chá de fermento e omite o bicarbonato. Entendeu?
      Não sei se funciona, nunca tentei. Acho mais recomendável você comprar o bicarbonato em lojas de confeitaria ou mercadinhos. Aqui em Brasília, o Oba costuma vender e você encontra até em alguns supermercados atualmente.”

      Um beijo!

  11. sibele
    03 de novembro de 2012 - 00:11

    Juliana desculpe pelas perguntas repetidas, perguntei em tanto lugar..rs desculpe. Tive um probleminha comprei chocolate em barra da nestle o meio amargo e o ao leite pra fazer o ganache so que qdo eles esfriaram ficou duro. Lendo na embalagem vi que eles são pra fazer bombons que dá o choque térmico …acho que comprei errado né ..rs o que tenho que observar no pct do chocolate..vc recomenda qual? Mais uma vez obrigada!

    • 03 de novembro de 2012 - 16:16

      Oi Sibele!

      Eu compro barras de chocolate da Nestle/Garoto, e evito sempre comprar as que têm escrito “fracionada”. Elas costumam ser de menor qualidade, porque acrescentam muita gordura para fazer o chocolate ser mais fácil de manusear com bombons.
      No caso da sua ganache, provavelmente é porque você usou pouco creme de leite. A proporção é de 2 partes de chocolate meio amargo para 1 parte de creme de leite fresco (com mais de 35% de gordura): assim, você consegue uma ganache firme em temperatura ambiente, que dá pra colocar no saco de confeitar. Eu ainda vou fazer um post sobre ganache, mas, enquanto isso, dá uma olhada no post da Sam, do Fofurices, que explicou bem certinho também.

      Um beijo!

  12. SIBELE FERREIRA BARBOSA
    03 de novembro de 2012 - 15:14

    Oi Juliana! esse buttermilk lembra um iorgute natural, tem alguma semelhança? Outra dúvida, eu comprei um chocolate da nestle pra fazer o ganache, só que depois de frio ele endureçeu usei 400 gr pra uma caixa de creme de leite, depois observei que o chocolate é usado pra fazer bombons, que vc tem que dá o choque térmico. Eu comprei o chocolate errado? o que tenho que observar na compra do chocolate? vc indica algum? obrigada. Ah! Já comprei o bicarbonato de sódio e o cacau… não vejo a hora de fazer a receita. Bjos!

    • 03 de novembro de 2012 - 16:18

      Oi Si!

      O sabor do buttermilk é quase de iogurte, um pouco mais ácido e mais leve, talvez. Ouvi falar que lembra bastante o sabor do Yakult.
      Olha o post dos cupcakes de chocolate, que te respondi sobre o chocolate e a ganache!

      Um beijo! :)

  13. 11 de novembro de 2012 - 21:01

    Boa noite Juliana. Estou amando suas receitas. Tenho testado várias… hj foi a do cup de chocolate. Usei a cobertura do butter de baunilha/sorvete com morango e mirtillos…teria ficado ótimo se eu não tivesse recheado o cup com nutella…ui! Ficou melado, mas a cobertura e a calda ficaram ótimas. Obrigada pelas receitas realmente muito boas

    • 11 de novembro de 2012 - 21:18

      Oi Michele!

      Provavelmente, o recheio ficou melado porque você recheou enquanto os cupcakes ainda estavam quentes, não? Fora isso, é engraçado a nutella deixar melado, porque ela tem uma boa consistência para rechear.

      Que bom que gostou das receitas, espero que faça outras!

      Um beijo!

  14. gisely
    15 de novembro de 2012 - 22:35

    oi.. a florsinha de cima é feita com o que ? estou adorando tudo ..

    • 15 de novembro de 2012 - 22:46

      É feita de pasta americana, Gisely!

      Obrigada, que bom que gosta do blog! :)

  15. Rosangela
    22 de novembro de 2012 - 15:27

    Ola amei seu blog!!!
    Comprei uma maquina de fazer cupcakes e ainda estou testando rsrsss
    ah tambem comprei forminhas de silicone elas não grudam e o cupcake sai inteirinho!!! Eu recomendo. Bjus

    • 22 de novembro de 2012 - 16:26

      Oi Rosangela!

      Seja bem vinda! Que bom que gostou daqui! :)
      Uma máquina de fazer cupcakes?? Como é isso?

      Um beijo!

  16. Jordana
    25 de novembro de 2012 - 14:03

    Olá Juliana,

    Gostaria de saber a receita de como fazer as flores que vão de enfeite no cupcake, tens como me dar?

    Amo o teu site!

    Beijo.

    • 25 de novembro de 2012 - 17:44

      Oi Jordana!

      Essas florzinhas foram feitas de pasta americana. Nesse caso aí, foi uma comprada pronta. Você pode achar em lojas de confeitaria!

      Um beijo!

  17. Aninha
    28 de novembro de 2012 - 13:17

    Olá Juliana!

    Primeiramente parabéns pelo site!

    Minha pergunta é vc tem uma marca especifica pra manteiga que usa nas receitas? com ou sem sal? e quanto ao buttermilk nas suas receitas vc usa o feito em casa ou vc compra em alguma loja se sim mande o nome da marca, moro em são paulo gostaria de procurar por aqui, pois estou com medo de fazer nao dar certo.

    Obrigada e desculpe o tanto de perguntas…rs ;)

    • 29 de novembro de 2012 - 02:26

      Oi Aninha!

      Obrigada! Seja bem vinda ao blog!

      Minha marca de manteiga preferia é a Itambé sem sal. Compro em tabletes de 200g no supermercado. Já o buttermilk, eu nunca vi para vender em Brasília! Talvez em São Paulo exista, mas imagino que deva ser bem caro. O jeito é fazer o seu mesmo, como eu indico aqui. É facinho, não precisa ter medo de errar!

      Um beijo!

  18. gi
    09 de dezembro de 2012 - 00:06

    no lugar do cacau posso usar achocolatado normal??

  19. gisely
    09 de dezembro de 2012 - 00:07

    no lugar do cacau posso usar achocolatado normal??

    • 09 de dezembro de 2012 - 09:29

      Gi, o ideal é usar cacau em pó. Se você usar achocolatado normal (Toddy, Nescau, chocolate do Frade), o cupcake vai ficar muito muito doce. Mas você pode tentar e me dizer o que achou!

      Um beijo!

  20. Juliana
    17 de dezembro de 2012 - 14:17

    Fiz esse fim de semana e ficou maravilhoso, bem macio, molhadinho.
    Realmente, minha dieta foi pelos ares quando mordi um pedaço… Descobri seu blog recentemente, parabéns!

  21. Mayara
    27 de dezembro de 2012 - 01:37

    Já é a segunda vez que sigo a receita passo a passo e sempre demoram bem mais que 22 minutos (aprox. 50 min.) onde posso estar errando?

    • 27 de dezembro de 2012 - 07:32

      Oi Mayara!

      Você está fazendo cupcakes ou um bolo em fôrma comum? Os cupcakes não devem levar mais que 25 minutos no forno, se estiverem passando disso, pode ser porque seu forno está desregulado. Para fazer bolos em fôrmas comuns, com essa massa, ele leva aproximadamente 30-40 minutos assando mesmo.

      Um beijo!

  22. Nayara Furquim Santos
    04 de janeiro de 2013 - 12:19

    Olá Juliana

    Adorei seu site. Estou me deliciando com ele nas férias.
    E se me permite, ou melhor se me perdoa, mas isso é coisa de uma química louca por ciência que sou, estou transformando suas receitas em fluoxogramas! Elas estão muito bem expicadas!!!

    Um beijo

    • 04 de janeiro de 2013 - 18:58

      Oi Nayara! Que bom saber que gostou do blog! :)

      Que legal! Me manda um fluxograma desses pra eu ver um dia? Manda pro contato@cupcakeando.com.br! :D
      Não tem nada de estranho nisso, se você visse meus cadernos de receitas, eles parecem fluxogramas também, é uma loucura… hahahaha!

      Um beijo!

  23. Jéssika
    19 de janeiro de 2013 - 21:42

    Olá Juliana. Fiz esses cupcakes e ficou oleoso, solado e sem sabor mt coisa pra primeira experiência ne :( rs. Na falta usei manteiga com sal nao sei se foi isso tbm… Desanimei um pouco mas nao vou desistir… Lindo seu blog, Parabens!

    • 20 de janeiro de 2013 - 03:52

      Oi Jéssika!

      Essa massa é um pouco mais oleosa que o comum, mas ela não sola e definitivamente fica com muito sabor! Não tem problema usar manteiga com sal, mas daí você precisa retirar o sal granulado da receita, senão fica muito salgado.
      Coisas que podem ter acontecido: você mexeu demais a massa e o glúten desenvolveu demais (como eu explico aqui), solando o bolo, e você pode ter usado chocolate em pó ao invés de cacau em pó. Chocolate em pó não dá certo nesta receita, porque o processo de crescimento envolve a reação do cacau em pó com o bicarbonato. Se você usar chocolate em pó, não haverá reação, logo o bolo não vai crescer.
      Quanto ao sabor, eu recomendo que você use o melhor cacau em pó que você puder achar! O sabor dessa massa é completamente do cacau.
      Espero que ajude!

      Um beijo!

  24. Raquel
    21 de janeiro de 2013 - 15:32

    Oi Juliana… testei a sua receita do cupcake de baunilha e fez o maior sucesso. Adorei! Gostaria de fazer uma pergunta… essa flor que decora o cupcake de chocolate, você comprou pronta ou fez com pasta americana? É possível encontrar esse tipo de material pronto pra comprar? bjos e obrigada.

    • 21 de janeiro de 2013 - 15:44

      Oi Raquel!

      Essa flor é feita de pasta americana, vende em lojas de confeitaria. Eu fiz em casa, com um cortador. Mas já é possível encontrar, em algumas lojas, esse tipo de detalhe, em pasta americana, sendo vendido pronto!

      Um beijo!

  25. Nayara
    21 de janeiro de 2013 - 19:32

    Ju acompanho o seu blog e o da Stefanie do Joy of baking! Nas receitas dela, ela não usa forma de metal e sim umas formas que ela leva ao forno! Já procurei na net, mas não acho! Você sabe o que são?

    • 21 de janeiro de 2013 - 19:42

      Oi Nay! (já estou íntima, hahaha)

      Acho que sei de quais você está falando… aquelas são forminhas de papel mais firmes do que as que temos por aqui. Elas seguram sozinhas no forno. São bem parecidas com forminhas de mini panetones, inclusive você pode usar essas, se quiser um cupcake diferente.

      Um beijo!

  26. Nayara
    21 de janeiro de 2013 - 20:28

    Eu já me sinto íntima! Fico falando das receitas para o Sr Marido e fico ”Jú para lá, jú para cá”:)
    Hoje fiz esse cupcake mas não solou não, porém não ficou redonDinho, ficou rente com a forma de papel! é assim mesmo? outra coisa, algumas receitas da querida Mrs Martha ela pede sour cream! que raio é isso? ps: consegui acertar o buttercream yei!

    • 21 de janeiro de 2013 - 20:36

      Nay, essa receita não costuma formar domos. Ela fica mais retinha mesmo. De vez em quando, quando eu asso alguns separados (com, por exemplo, um buraquinho de distância do outro na fôrma de cupcake), eles formam domos. Isso por causa da temperatura do forno e da maneira que ela aquece a fôrma nessa massa específica. Mas, honestamente, não me faz muita diferença na hora de rechear e cobrir com a voltinha. E tudo em prol do sabor, né? porque essa massa é di-vi-na! O que achou dela?
      Sour cream é um tipo de creme de leite azedo. Não temos para vender aqui no Brasil, ou pelo menos não em Brasília e na maioria das cidades. Talvez em SP ou no Rio, que são maiores e mais “internacionais”. Costuma ser servido como acompanhamento de batatas fritas lá nos EUA e é bem gostoso! Tem gente que faz até buttercream com o sour cream.

      Beijo!

  27. Nayara
    21 de janeiro de 2013 - 21:21

    Esta massa é MARAVILHOSA! Doce na medida certa! Meu filho de 2 anos ama bolo! Antes fazia com chocolate em pó, mas agora só uso essa massa com cacau! Acho mais saudável! Deliciosa! Ela brilha! rsrs! Agora preciso testar o merengue italiano e suíço! Mas estou com medo! Rsrs

  28. Nayara
    21 de janeiro de 2013 - 23:36

    Jú! Aqui em são Paulo também não tem isso não! Cheguei na barra doce falando de sousr cream e o vendedor ficou me olhando como se fosse louca! kk Esse creme faz as vezes do buttermilk? beijos

    • 22 de janeiro de 2013 - 07:55

      Nay,
      o sour cream está para o creme de leite como o buttermilk está para o leite. Entende? Ele é mais espesso, bem azedinho!

      Beijo!

  29. Nayara
    22 de janeiro de 2013 - 23:10

    Entendido! Vou usar sua receita mesmo que é uma diliça!!

  30. Juliana
    11 de fevereiro de 2013 - 15:27

    Juliana,
    Depois de testar muuuuuuuuitas receitas de cupcake e já está praticamente frustrada por não conseguir fazer uma massa mais molhadinha, desisti temporariamente, quando encontrei seu site fiquei encantada com as receitas, as fotos, as dicas…
    Então depois de imprimir as receitas corri para cozinha e finamente consegui fazer um cupcake a altura das casas especializadas. Estou tão satisfeita com o resultado que não poderia deixar de compartilhar com você. Parabéns pelo site! Pessoas como você fazem a diferença, fazem as experiências das descobertas ficarem verídicas, e a sensação de conseguir o resultado esperado é muito boa.

    • 12 de fevereiro de 2013 - 10:56

      Oi Ju, xará!

      Que bom, fico feliz em saber! São notícias como as suas que me fazem continuar com o blog, porque daí eu sei que estou ajudando vocês!
      Continue por aqui!

      Beijos!

  31. Valdirene
    26 de fevereiro de 2013 - 18:12

    Juliana, que legal, vc é de Brasília!!! Encontrei seu blog hoje e estou amando. Passei a tarde toda lendo.

    • 27 de fevereiro de 2013 - 09:24

      Seja bem vinda Valdirene! :)

      • Valdirene
        28 de fevereiro de 2013 - 13:48

        Obrigada Juliana!! Hoje já fui ao supermercado comprar alguns ingrediente. Assim que fizer uma de suas receitas te mando o comentário dizendo como ficou. Estou saindo agora em busca das favas de baunilha.

  32. Valdirene
    28 de fevereiro de 2013 - 17:49

    Juliana, fui ao Mercado Municipal e não achei as favas (estão em falta), mas achei o extrato de baunilha e a pasta de baunilha. Quase morriiiii, kkkkk, R$ 105,00 um vidrinho pequeno. Bem, penso que deva ser um extrato beeem concentrado, enfim, não comprei, vou esperar as favas chegarem e vou fazer meu próprio extrato assim como você ensinou.
    Bjos

    • 28 de fevereiro de 2013 - 21:04

      Oi Val!

      Não sei como é esse extrato que você encontrou, mas acho difícil que fosse igual ao que eu indico fazer aqui. Geralmente, é essência. Já a pasta de baunilha é um super concentrado que mistura extrato e favas, é muito gostosa e, inclusive, o que mais tem sabor de baunilha. Quando uma receita pede 1 colher de sopa de extrato de baunilha, você pode trocar por 1/2 colher de chá de pasta – pra você ter uma noção do quanto é potente!

      Beijos!

  33. Paula
    02 de março de 2013 - 19:20

    Olá Juliana! Faz uns três dias que não largo seu site, estou amando! Adoro os cupcakes, mas ainda não me aventurei, pois confesso, não tenho muita criatividade para as receitas. Suas receitas parecem divinas, não vejo a hora de experimentá-las. Assim que fizer alguma venho aqui pra te contar. Abraços!

    • 03 de março de 2013 - 23:12

      Seja bem vinda Paula! Quando testar alguma, me diga se gostou! :) Beijos!

  34. Priscila
    07 de março de 2013 - 13:34

    Olá Juh

    Descobri há mais ou menos 15 dias seu bloq e ele é realmente muito fofo, e as receitas parecem ser ótimas. Essa do cupcake de chocolate já pude testar e agora posso afirmar que foi o melhor cupcake de chocolate que já fiz. Mas tive que fazer umas adaptações, fiz com chocolate em pó, ia fazer com o cacau, mas o valor era o triplo do chocolate em pó, então como era um teste (vou fazer para o aniversário da minha sobrinha) fiz com chocolate mesmo. Como vi em outro comentário você falando que é o cacau dá a reação com o bicarbonato para o bolo crescer, coloquei meia colher de bicarbonato e uma de fermento, e ao invés de 4 colheres, coloquei 5 de chocolate. Ficaram ótimos, fofinhos e úmidos e acima de tudo DELICIOSOS. Fiz muito sucesso com essa receita. Espero testar mais dessas suas receitas, sobretudo a do buttercream, não tive coragem ainda de testar, fico receiosa com coberturas com muita manteiga ou pior de tudo, com ovo. Mais uma coisinha (kkkkk) você saberia dizer qual é a diferença que o butterrmilk faz nessa receita? Beijos!

    • 07 de março de 2013 - 14:31

      Oi Priscila!

      Que legal, que bom que gostou dos cupcakes de chocolate! Fez direitinho a substituição de fermento!
      O buttermilk aqui serve também para fazer a reação com o bicarbonato de sódio e para deixar a massa com uma textura mais fofinha. É uma diferença bem pequena, mas pode fazer sem também. É só substituir a mesma quantidade por leite (eu sempre faço isso).

      Beijos!

  35. clarissa
    07 de março de 2013 - 21:13

    http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/selma-ensina-fazer-cupcake-na-1-semifinal-da-chef-do-bairro-20120328.html
    Oi é um prazer ler seu blog e suas dicas, já que li que vc esta a procura de uma dica de receita de cupcake de chocolate, estou encaminhando uma pagina que tem um vídeo, já fiz a receita fica realmente uma delicia, foi quando me apaixonei por fazer cupcakes, neste site tem a receita completinha, abraços

    • 08 de março de 2013 - 15:02

      Oi Clarissa!

      Legal, vou ver o vídeo e testar a receita!

      Beijos e obrigada!

  36. clarissa
    07 de março de 2013 - 23:32

    Não experimentei fazer o seu para ver se fica melhor ou não só uma diquinha para vc,mandei o site já que comentou que esta em busca de uma receita definitiva
    Estou amando suas dicas e receitas da vontade de sair correndo de casa comprar os ingredientes para sair fazendo, rs

  37. Daiana Rios
    18 de março de 2013 - 15:36

    Oi Juliana
    Adorei seu blog, estava lendo está receita e estou pensando em usar para fazer na páscoa, que cobertura você usou pra fazer esse?Tem alguma cobertura para indicar que o sabor agrada qualquer um???
    Aguardo seu retorno, abraço Daiana Rios -Porto Alegre /RS

    • 18 de março de 2013 - 20:19

      Oi Daiana!

      Cobertura de brigadeiro costuma agradar todo mundo. Os que não gostam de chocolate, costumam gostar de chantilly!

      Beijos!

  38. Jéssica
    22 de março de 2013 - 18:07

    Olá Juliana!

    Amo seu blog *—* e amo as fofuras que você posta!
    Tenho uma dúvida, a receita do cupcake de cholate realmente não leva fermento?

    Beijos!

    • 24 de março de 2013 - 22:50

      Não leva não, Jéssica! Só bicarbonato de sódio, que é o que faz crescer.

      Beijo!

  39. Eliane Reis
    22 de março de 2013 - 21:52

    Oi Juliana, tudo bem!
    Conheci seu blog procurando receitas de cupcake, e que maravilha é encontrar uma receita tão maravilhosa e outras tantas que já estão na minha pastinha “receitas para teste”. E quanto esta. acabei de testar e é suuuuuuper maravilhosa. Como é deliciosa e leve, estou até preocupada se vai dar tempo de rechear e decorar, é que está todos aqui em casa provando, aprovando e repetindo. A minha receita rendeu exatamente 22 cupcakes todos do mesmo tamanho; e só um ingrediente eu mudei na receita: coloquei uma colher de sopa no lugar do bicabornato, já que eu não tinha em casa, mas como já conhecia sua finalidade, que é a mesma do fermento, substitui sem medo. Ficou ótimo.
    Quando testar outras receitas, volto. Beijos e um ótimo final de semana!
    Ps: se sobrar alguns para decorar vou postar no meu blog. http://elianereisbolosdecorados.blogspot.com.br/

  40. Ramon R. Marques
    01 de abril de 2013 - 09:46

    Juliana a mistura de cacau deve ser colocada sobre os ingrediantes secos ainda quente? O-o

    • 03 de abril de 2013 - 22:47

      Isso mesmo! Não tem problema nenhum, aliás ajuda a mistura a esfriar mais rápido. :)

  41. Ana Carolina
    07 de abril de 2013 - 22:14

    por que mistura a manteiga, agua e cacau e colocar ao fogo? faz alguma diferença?

    • 10 de abril de 2013 - 10:38

      Ana, serve para derreter a manteiga e transformá-la em gordura líquida para a receita. Faz muita diferença em textura e, principalmente, em umidade da massa quando se usa gordura dura (manteiga ou margarina) ou líquida (óleo ou manteiga derretida).

      Beijos!

  42. Valéria
    16 de abril de 2013 - 19:11

    Oi Julana!!
    Parabéns pelo blog! Muito bom mesmo… Ontem fiz essa receita e ficou muito boa, porém, não sei se é imoressão minha, mas parece que sinto a massa meio “aguada”… Posso substituir a água por leite? Usei todos os ingredientes certinhos, sem substituições. Bjo!!

    • 21 de abril de 2013 - 10:41

      Oi Valéria!

      Essa massa de chocolate é bem molhadinha mesmo! Eu gosto, porque melhor do que comer bolo seco, não é? Se você achar demais, pode usar 1/2 xícara de água ao invés de 1 inteira. ;)

      Beijos!

  43. Thais
    26 de abril de 2013 - 19:47

    Olá Juliana!

    Amei seu blog, esta de parabéns.
    Queria saber se posso usar a margarina (amelia) uso geral para fazer os cupcakes.

    Obrigada

  44. Paula
    27 de abril de 2013 - 22:39

    ficou sensacional, ótima receita. fiz com calebaut 100% cacau….só a forminha ficou um pouquinho oleosa, mas creio que da wilton ao invés da mago segure mais, mas não atrapalhou, prefiro ele úmido para resistir mais ao tempo. parabéns pela indicação da receita, eu diria que é meu cup perfeito de chocolate,rs…

    • 30 de abril de 2013 - 17:55

      Paula, que bom que gostou! Ele é oleoso assim mesmo, estou trabalhando para diminuir a quantidade de gordura e manter a qualidade.
      Beijos!

  45. camila pimentel
    04 de maio de 2013 - 07:32

    Olá Juliana! Segui a receita e o resultado foi incrível. A massa ficou bem líquida antes de ir pro forno, e se você não tivesse avisado eu teria entrado em desespero, mas por fim todos amaram kkk Parabéns e obrigada por compartilhar conosco.

  46. Daniele
    09 de maio de 2013 - 10:34

    Oi Juliana, muito boas as receitas que compartilha. Já fiz uma receita muito semelhante a essa e faz muito sucesso. Digo até, por enquanto, que é o melhor que fiz.
    O que muda é que leva óleo e café, mas o resto é igual. Agora não, pois estou de dieta, mas em um futuro um pouco distante, farei a sua receita para meu marido e minha filha.
    Mesmo sem ter feito a sua receita tenho certeza de que é uma delícia!

    Parabéns pelo blog!

    • 13 de maio de 2013 - 17:34

      Dani, se quiser, na minha receita, pode trocar metade da água fervente por café. Fica uma delícia!

      Beijos!

  47. Aline
    15 de maio de 2013 - 23:48

    Adorei seu blog!
    Maravilhosas receitas, certamente continuarei sempre passando por aqui :D
    Gostaria de saber qual foi a cobertura usada neste cupcake de chocolate!
    Beijos

    • 20 de maio de 2013 - 22:21

      Oi Aline!

      Foi o buttercream de merengue italiano, cuja receita está aqui no blog!

      Beijos!

  48. Larisse
    19 de maio de 2013 - 22:16

    Gostaria de saber uma receita de cobertura que pode ser feita com os ingredientes que agente tem em casa mesmo, muito bom seu blog

  49. Jackelline
    26 de maio de 2013 - 02:02

    Juuuu!Seu blog me salvou!Me aveture a fazer uns mini cupcakes para o niver de uma amiga e ficou feio.Daí acabaram as forminhas para eu tentat uma nova fornada.Foi então que vi q dica de que dá pra fazer se a forminha.
    Os cups ficaram lindos!Aí amanhã(domingo),é rezar para encontrar algum lugar para colocar as forminhas…rs.
    Bjão!!!

  50. Joana
    26 de maio de 2013 - 14:34

    Boa tarde,
    Não tem nenhuma receita de cobertura de chocolate.
    Obrigado

  51. Tamyris
    28 de maio de 2013 - 19:21

    Será que eu posso fazer sem extrato de baunilha? KK é que eu quero fazer nesse feriado, então não dá tempo. D:
    Acabei de conhecer o blog e AMEI *-* mt fofo!

    Beijos!

  52. Aline
    04 de junho de 2013 - 19:46

    Oi Ju, posso usar chocolate 50% cacau? Posso substituir o extrato de Baunilha por essência? Não encontro favos de jeito nenhum aqui na minha cidade :/
    outra dúvida, você fez algum recheio para esse cupcake? Se sim, qual? se não, qual me indica?
    Beijos, sucesso :)

    • 06 de junho de 2013 - 20:57

      Oi Aline!

      Usando chocolate 50% cacau, seu bolinho vai ficar muito doce. Recomendo usar cacau puro em pó, mesmo. Pode usar essência sim, não tem problema algum.
      Quanto ao recheio, você pode usar qualquer um que deseje. Tem tantos que não posso sugerir, porque a lista ficaria gigante, hahaha. Dê uma olhada nos recheios que tenho aqui no blog e escolha um que combine com chocolate!

      Beijos!

  53. 05 de junho de 2013 - 10:48

    Ola, você tem alguma receita de cupcake de chocolate que vai o próprio chocolate (barra) na massa???

    • 06 de junho de 2013 - 21:03

      Oi Priscila!

      Tenho sim, mas ainda não está no blog. Fique de olho que colocarei em breve!

      Beijos!

  54. Fabi
    05 de junho de 2013 - 12:25

    MUITO GOSTOSA, AMEI!

  55. Thaiz
    05 de junho de 2013 - 17:54

    Juliana, to assustada com seu site!! É bom demais, demais! É muita riqueza de informação! Primeiro lugar de desejo sucesso, que seu compartilhamento de informação que ajuda tantas pessoas volte para vc em forma de sucesso, alegrias e muitas bençãos! Segundo lugar, li o artigo que vc indicou do margarina não é comida…sempre usei nos meus bolos e cupcakes, nem aquela margarina culinária em tablete vc aconselha? Devo mesmo substituir tudo por margarina? Obrigada pela atenção e aguardo. Sou super preocupada com essas coisas de se saudável porque penso que em festas infantis devemos sempre prezar pela qualidade e saúde.

  56. Thais Duarte
    10 de junho de 2013 - 10:55

    Pessoal,

    posso falar com conhecimento de causa… ontem fiz esse cupcake seguindo exatamente o quefoi descrito na receita e fica DELICIOSO! Nunca fiz um tão bom, molhadinho, fofo, a massa cresce da forma certa, enfim essa receita é TOP.

    Beijos e parabéns pelo Blog!

  57. elaine
    18 de junho de 2013 - 14:29

    Olá Juliana!!!
    Eu só tenho cacau alcalinizado em casa, o bicarbonato não vai agir né. Será que o buttermilk dá conta de reagir com o bicarbonato?
    Eu tenho uma receita parecida com essa que usa café, faço até com chocolate em pó e dá certo, mas queria sem o café.
    Será que eu poderia usar o cacau alcalinizado e trocar o bicarbonato por a quantidade correspondente de fermento?
    Acho que vou ter que esperar até comprar o cacau com acidez correta.
    Abraços…

    • 18 de junho de 2013 - 23:20

      Oi Elaine!

      Pode usar o cacau alcalinizado normalmente, porque nessa receita o bicarbonato pode agir com o buttermilk. Se quiser, adicione 1 colher de chá de fermento, para garantir que os bolinhos vão crescer.

      Beijos!

  58. elaine
    19 de junho de 2013 - 18:50

    Obrigada por responder :) Vou fazer sim, amanhã farei o de cenoura e ganache e quando eu der conta de comer todos com o maridão faço esse. Seu blog é muito bom, obrigada por compartilhar.

  59. Francine Souza
    25 de junho de 2013 - 00:22

    Eu AMMMMO o meio amargo !!

  60. Fabiana
    06 de julho de 2013 - 21:39

    até agora essa é minha receita favorita de chocolate!! meu único problema com ela é que fica MUITO MOLE, dificil de colocar nas forminhas, é normal isso? hehe as vezes acho que meu buttermilk devia ficar mais espesso!

    • 16 de julho de 2013 - 23:07

      Fabiana, é assim mesmo, a massa é bem líquida!

      Beijos!

  61. 15 de julho de 2013 - 00:11

    […] certo – pelo menos deram certo todas as que tentamos fazer! A receita que usamos foi a de cupcakes de chocolate, mas com aquela cobertura de creamcheese – que geralmente é usada no cupcake Red Velvet, […]

  62. Gabriela
    15 de julho de 2013 - 17:19

    Minha frase a cada 3 minutos: “nooossa! que sansacional!” haha
    Estou fazendo três receitas (chocolate, baunilha e red velvet)para o meu aniversário, a galera vai amar, tenho certeza!

    Adoro demais o site, parabéns, Juliana!

    • 20 de julho de 2013 - 18:01

      Oi Gabriela!

      Depois me diga se foi sucesso, mas tenho certeza que sim! :)

      Beijo!

  63. Simone
    15 de julho de 2013 - 20:53

    Oi tudo bem??? Muito obrigada consegui fazer a massa e ficou deliciosa!!!

  64. Lilian Cortez
    16 de julho de 2013 - 16:45

    Olá, fiz essa receita recheando os cupcakes com beijinho, e cobri com o beijinho e coloquei flocos cobertos com chocolate branco e preto. Ficou uma delícia, todos aprovarão! O cupcake ficou firme por fora e muito macio e úmido por dentro!

    • 20 de julho de 2013 - 18:05

      Oi Lilian! Que bom que foi sucesso! Essa receita é muito boa mesmo… e chocolate com coco, honestamente, não tem nada melhor! ;)

  65. nancy silva
    20 de julho de 2013 - 00:36

    ola
    adorei a receita
    so nao encontrei a cobertura
    e so esclarecendo minha duvida
    fiz ganache de creme de leite com chocolate nao endureceu
    será que foi pq fiz com chocolate ao leite
    e nao o amargo
    amei seu blogo
    e as receitas deliciosas

  66. Mayara
    22 de julho de 2013 - 12:38

    Olá! :)

    Te enviei um e-mail antes mas acho que não teve tempo de responder a minha dúvida, mas aqui vai a minha experiência:

    Eu estava louca pra provar a cobertura de negresco, mas eu não gosto da massa de baunilha. Resolvi fazer a de chocolate e escolhi essa aqui!
    Não deu muito certo porque fiz tudo errado (falta de experiência).

    Na massa:
    1- Só tinha comprado 200g de manteiga sem sal, não dava pra fazer a massa e ainda colocar na cobertura, então fiz com margarina (urgh);
    2 – Só tinha bicarbonato de farmácia e fiquei com medo de não ser o mesmo que bicarbonato culinário (imagino que seja o mesmo), então usei a mesma medida de fermento – li depois que deve ser 3 vezes mais de fermento caso queira substituir;
    3 – Usei o chocolate dois frades (acabei de ler nos comentários você explicando que deve ser OBRIGATORIAMENTE o cacau em pó – poderia colocar isso lá em cima na receita para as menos desavisadas como eu haha);
    4 – Não sabia se era pra bater os ovos na batedeira ou na mão, então bati na batedeira e na hora de misturar fiz dobrando a massa com a espatula mesmo, até ficar homogêneo.

    O que resultou foi que não cresceu quase nada, ficou um pouco sem gosto e solou! Ficou pesado, mas ainda assim macio.

    No recheio:
    Eu sei que você disse que não é costume rechear essa massa, mas fiquei com dó de jogar fora os recheios dos negrescos que usei na cobertura e depois de fazer uns sanduíches de negrescos de uns 5 andares, resolvi pegar o resto e fazer um recheio pro cupcake.
    Usei a receita do recheio dos biscoitos que você deu aqui como “base” pra fazer algo que ficasse legal.
    Adicionei duas colheres de leite ao recheio e “dissolvi”. Coloquei 2 colheres de sopa de creamcheese, 1 colher de manteiga sem sal e bati tudo com meia xícara de açúcar e meia colher de chá de extrato de baunilha. Ficou muito gostoso, mas sem gosto de recheio de negresco!

    Na cobertura: Tudo lindo, tudo maravilhoso, tudo gostoso!

    No conjunto: Um cupcake muito gostoso (mesmo com a massa solada), mas extremamente doce! Mesmo a massa meio sem gosto, a cobertura ficou muito doce MESMO! É daqueles de comer um só porque enjoa.

    Tirei fotos, óbvio! Se quiser eu envio para o e-mail.
    Desculpe o comentário gigante, mas queria compartilhar a experiência da mistureba com você! :)

    • 22 de julho de 2013 - 23:48

      Oi Mayara!

      Estava respondendo seu e-mail quando seu comentário chegou.
      1 – Margarina nunca!
      2 – Bicarbonato de farmácia não é o mesmo que bicarbonato culinário. Não faça essa substituição! E fermento não é igual a bicarbonato, mas você pode sim substituir nesta receita.
      3 – Tem que ser cacau para poder reagir com o bicarbonato e o buttermilk. Eu não cito “obrigatório” lá em cima porque o melhor é sempre seguir a receita ao pé da letra de primeira, e depois ir fazendo mudanças conforme você se sente confiante para tal. Isso serve para qualquer receita, de qualquer blog ou livro de culinária.
      4 – Tanto faz bater os ovos na mão ou na batedeira. Eu sempre bato na mão pra não me dar mais coisa pra limpar.
      Provavelmente, sua massa não cresceu por causa das substituições. A falta de sabor se deve ao chocolate em pó, que nem de perto tem o gosto de chocolate que o cacau em pó tem.
      Quanto ao recheio, eu acho que o creamcheese tomou o sabor dos recheios de negresco. Você pode tentar de novo como se fizesse um buttercream, com manteiga, leite e os recheios. Talvez dê certo!
      A cobertura não costuma ficar muito doce por aqui, porque eu capricho no negresco triturado, que é mais amargo. Porém, cada um tem um nível de “doce” no paladar. E qualquer cobertura com açúcar impalpável como base é doce, extremamente doce, afinal é puro açúcar.

      Mande as fotos pro contato@cupcakeando.com.br :)

      Beijos!

  67. Ednamar Eterna
    22 de julho de 2013 - 21:54

    Amei essa receita. Quero saber se você ministra curso de cupcake.

  68. Mayara
    23 de julho de 2013 - 00:36

    Obrigada pela resposta! :)

    Foi bom você ter me dito, pois já me disseram que era a mesma coisa. Imagina!? Se eu substituir por fermento vai dar certo da mesma forma? Eu notei que algumas receitas levam o bicarbonato + o fermento…
    Eu praticamente substitui os ingredientes mais importantes, então. hahaha
    Eu coloquei quase 2 pacotes de negresco triturado. Eu achei a base da cobertura muito parecida com o sabor da base do pavê de ameixa (sem o gosto da ameixa, óbvio!), que é bastante doce. A cobertura eu fiz exatamente como dizia a receita. Mas deve ser questão de paladar mesmo.

    Vou fazer cupcakes para o aniversário da minha sobrinha, mas não posso “inovar” muito porque criança costuma gostar só de chocolate. Tem alguma dica para a massa de chocolate? Eu vejo mil receitas, já testei algumas e senti que ainda não era aquela. E sobre a ganache colorida?

    Vou enviar as fotos! :)

    • 29 de julho de 2013 - 20:33

      Oi Mayara!
      Você pode substituir bicarbonato por fermento, mas não fermento por bicarbonato. Algumas receitas levam os dois, e isso é normal, depende mesmo da receita.
      Eu tenho uma receita de massa de chocolate aqui no blog, que é muito saborosa. Teste e veja se gosta!
      Sobre a ganache, você quer dizer colorir ela? Você pode, se usar corante próprio para chocolate, senão ele pode alterar a consistência e estragar o chocolate.

      Beijos!

  69. Thais
    24 de julho de 2013 - 18:56

    Olá Ju, td bem? Sou super fã do seu blog e acabei de testar essa receita aqui em casa.
    Fiz conforme sua indicação, unica coisa é que não usei cacau em pó, uso sempre o chocolate em pó Malalério, tem 50% de cacau, gosto do sabor dele. Depois de ler muitoooo rs vi que deveria colocar o fermento, coloquei o bicarbonato e uma colher de chá de fermento.

    Coloquei para assar porém meu gás acabo e depois de uns 20 minutos coloquei para assar de novo, só q eles não cresceram :/
    Vc acha que foi por causa do forno ou tem algo a ver com a quantidade de fermento? Pretendo repetir essa receita sábado de novo para uma festa e gostaria que crescessem rsrsrs. Beijos

    • 29 de julho de 2013 - 23:12

      Oi Thais! Pode ter sido culpa dos dois. O ideal é você seguir a receita fielmente da primeira vez, e depois que já tiver certeza que ela funciona contigo, então começar a fazer substituições.

      Beijos!

  70. Leticia
    30 de julho de 2013 - 13:48

    Oii Juliana. o blog é maravilhoso, parabéns! Queria saber se tem como substituir o extrato de baunilha por açúcar de baunilha, pois não achei o extrato na minha cidade… e uma curiosidade que não tem nada a ver com essa receita… o açúcar impalpável pode ser substituído por açúcar de confeiteiro ou é preciso faze-lo com açúcar de confeiteiro e maizena?? Beijoss

    • 30 de julho de 2013 - 20:53

      Oi Leticia!
      Pode sim substituir o extrato de baunilha pelo açúcar. Uma colher de sopa de açúcar de baunilha deve bastar.
      Quanto ao açúcar, eles são diferentes e não podem ser substituídos na receita, a não ser que esteja sendo informado. O açúcar impalpável deve ser comprado pronto em lojas especializadas, não é a mesma coisa que misturá-lo ao amido de milho (Maizena).

      Beijos!

  71. Leticia
    30 de julho de 2013 - 23:04

    ah, muito obrigada!! e será que dá pra substituir o extrato pelo açúcar de baunilha pra fazer buttercream também ou a receita vai desandar??

    • 01 de agosto de 2013 - 07:48

      Leticia, dá sim! É só misturar ao açúcar da receita, seja o buttercream tradicional ou o buttercream de merengue italiano.

  72. Leticia Coutinho
    02 de agosto de 2013 - 22:00

    Juliana, que blog é esse???
    kkkkkkkkkk… tudo de bom!!! Parabéns!!
    Muitas dicas, receitas maravilhosas, super explicadinhas…
    Acabei de fazer essa receita, estou louca para experimentar.
    Ainda vou testar todas as outras. Sucesso pra vc!!

  73. Maria Lucia
    03 de agosto de 2013 - 22:20

    Juliana, amei suas receitas e estou encantada em saber que vc é amante da culinária e principalmente de cupcakes, eu tb sou .gosto muito da receita de cupcake de chocolate do culinarista Flavio Federico,cupcake midnight, já fiz e a massa é muito boa, fica bem úmido, vale a pena experimentar. Já salvei suas receitas e com certeza vou faze-las.
    Um abraço.Maria Lucia.

    • 13 de agosto de 2013 - 19:34

      Maria, você é a segunda pessoa que me indica essa receita. Vou acabar experimentando, deve ser boa mesmo.

      Beijos!

  74. Vanessa
    25 de agosto de 2013 - 13:20

    Juju, estou de volta!!!! Amei esse cupcake e sem dúvida é o meu cupcake de chocolate favorito… O melhor que já comi. Usei em uma encomenda e coloquei a cobertura de brigadeiro (to viciada nele). O que você recomenda como cobertura em um local quente??? Já passei sufocos com coberturas que escorreram devido a temperatura do dia. Beijinhos e continue muito inspirada…

    • 12 de setembro de 2013 - 13:46

      Vanessa, as coberturas com base de brigadeiro sempre aguentam bem em temperaturas quentes.

      Beijos!

  75. Paula
    27 de agosto de 2013 - 15:49

    Ola Juliana,
    Adoro o seu blog e sinceramente, nao consigo ficar um dia sequer sem dar uma olhadinha!!!
    Gostei muito da receita mas gostaria de saber qual cobertura vc usou!!!
    Tenho recebido bastante encomendas e ainda nao achei uma cobertura q ficasse lisinha como essa!!!
    desde ja te agradeço!!
    Sucesso!

    • 12 de setembro de 2013 - 14:00

      Paula, é o buttercream de merengue italiano. A receita está no blog! Beijos!

  76. carol
    01 de setembro de 2013 - 20:02

    Deixa eu te pergunta, eu preciso usar meu cacau antes que acabe a validade, que esse trem só vale 30 dias. ¬¬ minha pergunta é: adoro essa receita aqui de chocolate, parece ótima, posso fazer em forma de bolo ou é feita só para forminha de cupcake?

    • 12 de setembro de 2013 - 15:10

      Pode fazer como bolo, Carol! Beijos!

  77. carol
    05 de setembro de 2013 - 10:03

    posso também substituir a manteiga pelo oleo? tem muita receita de cups que vai oleo.

    • 12 de setembro de 2013 - 19:13

      Carol, nesta receita específica, não. Tem que ser manteiga. Beijos!

  78. Lilliane
    06 de setembro de 2013 - 15:10

    Juliane percebi q nao vai fermento. E isso mesmo? Lindo seu blog e muito bem explicado suas receitas. Parabens!

    • 12 de setembro de 2013 - 19:16

      O fermento é o bicarbonato de sódio, Lilliane! Beijos!

  79. Angela
    09 de setembro de 2013 - 18:27

    Gostaria de saber se vc já testou essa receita em mini cupcakes, pois irei fazer para a festa da minha filha.
    E se na cobertura de brigadeiro branco posso usar corante em gel?
    Estou adorando o blog e com certeza irei testar várias receitas.

    • 12 de setembro de 2013 - 19:20

      Angela, pode usar corante em gel no brigadeiro sim, aliás é até melhor. Beijos!

  80. Lívia
    11 de setembro de 2013 - 16:02

    Olá Juliana, como vai?

    Eu gostaria de saber qual marca de cacau em pó vc usa. Tenho usado o da Cacau Barry, mas gostaria da sua opinião. Obrigada.

    • 13 de setembro de 2013 - 00:27

      Lívia, o da Cacao Barry é muito bom, pode continuar usando! Eu uso Callebaut, e às vezes Mavalério (quando quero algo um pouco mais doce). Beijos!

  81. Thais Araujo
    13 de setembro de 2013 - 18:49

    Aaaamo esse seu blog menina! Cooooisa linda de Deus hahaha

    Uma dúvida que sempre tenho…posso substituir a manteiga por óleo? Pq essa receita é praticamente um brown velvet kkkkk, tem problema?

    • 22 de setembro de 2013 - 19:15

      Thais, nessa receita tem que ser manteiga mesmo. Mas algumas outras que usam manteiga derretida podem ser substituídas por óleo, depende muito. Beijos!

  82. Lívia
    16 de setembro de 2013 - 19:06

    Juliana,

    Obrigada pelo retorno. Então, estou usando o Extra Brute da Cacao Barry mas senti uma diferença na textura dos meus cupcakes. To pensando em testar o Plein Arôme para ver se me agrada mais. Qual exatamente da callebaut vc usa? Beijos e Obrigada

    • 22 de setembro de 2013 - 19:33

      O Cacao Barry é da Callebaut, Lívia. Eu uso o Extra Brute também, no nível 2. É delicioso!

  83. ariany
    04 de outubro de 2013 - 15:08

    Desculpe a pergunta, mas oq siginifica “não niveladas”?

    • 06 de outubro de 2013 - 20:37

      Ariany, a foto representa exatamente o que significa não nivelada! Beijos!

  84. 06 de outubro de 2013 - 22:51

    Ola boa noite Juliana!!Nao sou acostumada a fazer Cupcake com cobertura de chocolate e sim so com Pasta Americana,peguei uma encomenda para dia 12 proximo e com cobertura de Ganache so que aonde moro e muiiiito quente (GOIAS) Teria alguma dica me ajude por favor.Um abraço Sandra

    • 08 de novembro de 2013 - 15:06

      Sandra, não sei se ainda posso te ajudar, mas faça uma de brigadeiro que segura muito bem no calor. Beijos!

  85. ariany
    09 de outubro de 2013 - 16:02

    ju acabei de fazer essa receita. Achei que ia dar tudo errado pois a misturinha da agua, cacau, e manteiga, soltou um liquido depois que desliguei o forno, e ficou feia sabe?!! Decidi continuar a receita e nem olhar pra ela no final eu misturei ela normalmente e coloquei pra assar, enquanto isso vim ler alguns comentarios, e vi que o bicabornato tinha que ser o de superm e nao de farmacia, fiquei meio desesperada (pois coloquei o de farmacia), mas mesmo assim os bolinhos cresceram; To esperando esfriar pra mim rechear com um ganache de choc ao leite. Depois volto para comentar sobre o gosto, bjs

    • 08 de novembro de 2013 - 15:27

      Ariany, tudo que a gente usa na cozinha deve ser comprada de locais alimentícios, como lojas de confeitaria ou supermercado, viu? Jamais use produtos de farmácia ou outros locais sem o devido cuidado ou averiguação. Que bom que deu certo, mas recomendo jogar fora e comprar o bicarbonato no supermercado. Beijos!

  86. ariany
    09 de outubro de 2013 - 16:03

    ops, errei uma frase: depois que desliguei o **fogo**

  87. ariany
    11 de outubro de 2013 - 14:39

    olá juliana; vim para atestar o resultado final dos cupcakes, apesar de ter usado bicab de farmacia, ele cresceu normalmente, eu achei a massa com um gosto meio forte de cacau, meio amargo sabe?! isso é normal? (pergunto pois nunca havia usado cacau antes). E eu ainda quero saber pq que quando eu fiz a misturinha (agua cacau mant) que vai ao fogo, depois com o fogo desligado oo negocio soltou um liquido ;/

    • 08 de novembro de 2013 - 15:54

      Ariany, é gosto de chocolate de verdade, hahahaha, talvez você não esteja acostumada porque usava achocolatado ou chocolate em pó. Beijos!

  88. Vanessa
    11 de outubro de 2013 - 22:24

    Jú tenho muita dificuldade para encontrar manteiga sem sal na minha cidade gostaria de saber se posso substituir por margarina sem sal?

  89. Evana
    14 de outubro de 2013 - 17:46

    Oi Juliana, entrei no seu blog e quase não consigo sair, adorei, vc explica muito bem e ainda é muuuuuuito paciente para responder as perguntas. Adorei esta receita de cup cake de chocolate e vou tentar fazer. Uma perguntinha, fiz um buttercream e ficou horrível só tinha gosto de manteiga e o açúcar não incoporou, vc tem alguma receita básica? E parabéns pelo blog, perfeito.

    • 08 de novembro de 2013 - 17:10

      Evana, na verdade o buttercream deve ter ficado perfeito. Ele tem gosto de manteiga (afinal, é feito com manteiga, né? hahahahaha) e o açúcar não “derrete” não, é a consistência padrão dele. Beijos!

  90. aparecida martins rosa
    16 de outubro de 2013 - 23:10

    fiz a receita de cupcake de baunilha ficou uma delicia estou amando seu site bjs!1

  91. Miriam Lima
    23 de outubro de 2013 - 12:39

    Então Juliana,como você mencionou…em busca da receita de cupcake de chocolate perfeita.Também estou assim como você,pesquiso muito e testo algumas receitas,mas sempre fico na dúvida,que ainda pode ficar melhor…então se eu encontrar algo fantástico,eu aviso.Mas quero deixar minha impressão sobre esta recita,muito boa!Bjs

  92. Ana Claudia
    28 de outubro de 2013 - 12:05

    Olá Juliana, na receita pede manteiga. Minha dúvida é: com sal ou sem sal? gelada ou em temperatura ambiente? Adoro seu site…parabéns…e obrigada por dividir tanta coisa boa!!! bjssss

  93. Carolina
    04 de novembro de 2013 - 16:56

    Oi Juliana!
    Essa receita não leva fermento??!!
    Bjs

  94. Carolina
    04 de novembro de 2013 - 17:17

    Oie Juliana!!
    Eu de novo…passei só pra deixar registrado que virei fã do seu blog à primeira lida!! Já preparei várias receitas e dicas…adoreiii!! Bjs

  95. Evylin Koligoski
    11 de novembro de 2013 - 11:29

    Oi Juliana,

    No post do cupcake Red Velvet eu já havia comentado que o seu blog é o melhor no quesito cupcake! Dito isso, resolvi fazer esse cupcake pis também estou a procura do cupcake de chocolate perfeito!!! Infelizmente não era esse mas ficou muito gostoso mesmo eu tendo queimado um pouco o fundo. Recheei com ganache de chocolate branco e cobertura de chantily. Todos aqui em casa adoraram mas uns ainda preferiram o Red Velvet. Ainda quero aquele cupcake fofinho e que desmanche na boca com gosto de chocolate que lembre a infância. Eu fiz um cupcake de chocolate com recheio de ganache de chocolate amargo e chantily de chocolate….chamei de cupcake chocolatão!! As crianças e até os adultos adoraram…Fica a minha dica pra você. Me inspirei no meu namorado que adora cupcake e quando eu vou fazer ele diz é de chocolate né?? Amo muito ele. Ele amou de paixão o Red Velvet, acho que se apaixonou mais por mim…hahaha…beijos!!!

  96. Alessandra
    21 de novembro de 2013 - 17:53

    Oi Juliana!!!
    Tenho testado várias receitas de cupcakes e praticamente todas as tuas aqui do blog. Todas deram super certo mas estou com um problema que está me frustrando um pouco com o cup de chocolate. As três receitas que eu testei grudam nas forminhas. As demais receitas não e as que eu testei de chocolate, inclusive a tua, acabam grudando. Tens alguma dica para me dar para que isso não aconteça? O sabor é fantástico mas fico bem decepcionado de não conseguir com que o cupcake de chocolate não grude.
    Valeu por compartilhar conosco as tuas receitas e dicas :) Tem dado super certo para mim!

  97. Nathália
    19 de dezembro de 2013 - 00:25

    Olá Juliana. Gostaria de saber se eu ja posso colocar a receita de cupcake direto na forminha de papel para assar ?

  98. Bia
    03 de janeiro de 2014 - 11:31

    Oi, queria saber se posso substituir o bicarbonato por fermento em pó! Obrigada :D

    • 11 de janeiro de 2014 - 20:43

      Bia, nessa receita, tem que ser bicarbonato! Beijos!

  99. Vera Lucia Bomfim
    05 de janeiro de 2014 - 21:04

    Juliana, boa noite , encontrei seu bloge por acaso numa busca de receitas de docinhos. Achei suas receitas maravilhosas, gostaria de saber se nas receitas de copkace a farinha de trigo pode ser com fermento, sou totalmente leiga no assunto,gostaria de arriscar fazer. Conto com sua ajuda. Bjs Vera Lucia

    • 11 de janeiro de 2014 - 20:46

      Vera, se você usar farinha de trigo com fermento, vai ter que tirar o fermento e/ou bicarbonato que tiver na receita. Mesmo assim, pode não ficar a mesma coisa, porque não dá pra saber a quantidade de fermento que vai entrar na massa se você usar a mistura pronta. O melhor é usar a farinha sem fermento e colocar a medida pedida na receita. Beijos!

  100. Natalia
    06 de janeiro de 2014 - 00:34

    Oi Jú!!
    Parabéns pelo blog, muito inspirador!! Quero começar um pequeno (por enquanto) negócio de cupcake, sob encomenda e tal. E agradeço pelas várias dicas que você posta!!
    Diante dos posts, fiquei com uma dúvida: você geralmente recheia os cupcakes? Tipo o de Negresco, você sugere ser feito com ou sem? Se com, qual poderia ser utilizado?
    Obrigada novamente e sucesso!!
    Beijos :)

    • 11 de janeiro de 2014 - 20:47

      Natalia, eu sempre recheio meus cupcakes quando vou servir para outras pessoas, a não ser que seja de algum sabor já muito forte ou com pedaços de fruta ou outros ingredientes. Por exemplo, cupcakes de panetone, ou cupcakes com frutas frescas. O cupcake de mirtilo que eu ensino aqui no blog, por exemplo, gosto de deixar sem rechear porque o sabor da massa é muito bom e intenso, e não quero perder esse sabor com um recheio. Beijos!

  101. Alessandra
    12 de janeiro de 2014 - 11:58

    Oi Juliana, meu nome é Alessandra e adoro “cozinhaterapia”! Eu estava buscando receitas de cupcake quando encontrei seu site. Vc está de parabéns!!! Site super bonito, explicativo e o melhor, delicioso! Acabei de testar o cupcake de chocolate e ficou divino! Parabéns mais uma vez e bjs!

    • 12 de janeiro de 2014 - 14:54

      Alessandra, que bom que gosta do blog! Seja bem vinda :)

  102. Terumi
    21 de janeiro de 2014 - 05:17

    Olá :-)

    Parabéns pelo site, bem desenvolvido.
    Uma dúvida, qual capacidade da xícara(em ml) q vc usá? Seria de 240ml?

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:15

      Terumi, em ml, sim, são 240ml. :)

  103. Amanda
    27 de janeiro de 2014 - 12:55

    ei Ju , o cacau pode ser achocolatado em po ?

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:40

      Amanda, tem que ser cacau em pó! :)

  104. Luciene
    24 de fevereiro de 2014 - 18:17

    Olá! Gostaria, se fosse possível que vc me mandasse uma receita básica de cupcake. Que posso acrescentar cacau em pó ou deixar branquinha mesmo, pois combina mais com qualquer recheio. Pois estou apavorada!rsrsrs pois tenho que fazer uns trinta cupcakes para quinta, se puder me ajudar ficarei imensamente grata. Tenha uma ótima noite e obrigada novamente.

  105. Francine
    29 de março de 2014 - 15:19

    Oi Juliana. Estou amando tudo em seu site. Sei que você ja respondeu. Mas qual a diferença entre usar o chocolate me pó e o cacau?

    • 01 de abril de 2014 - 14:14

      Francine, chocolate em pó não da o mesmo sabor de chocolate a massa quanto usando cacau em pó. Fica bem mais doce e mais enjoado. Em algumas receitas, a troca pode até fazer o bolo solar porque o cacau reage com outros ingredientes e causa o crescimento do bolo, o que não acontece quando se usa chocolate em pó.

      Beijos!

  106. Tális Beatriz
    07 de maio de 2014 - 23:07

    Oi Juliana, gostaria de saber se suas receitas se adaptam para formas de mini cupcake? Obrigada

    • 05 de junho de 2014 - 17:50

      Tális, sim, basta ajustar o tempo no forno porque eles assam mais rápido (aproximadamente metade do tempo do maior).

  107. Tális Beatriz
    13 de maio de 2014 - 13:27

    Oi Juliana, eu e minha amiga fizemos pela primeira vez o seu cupcake de chocolate, o sabor ficou ótimo, só achamos que ficou muita gordura na forminha, ela chupou essa gordura e ficou com um aspecto gorduroso. Minha pergunta é: podemos diminuir a quantidade de manteiga da receita? O que acha?

    • 05 de junho de 2014 - 23:37

      Tális, é como eu sempre digo: cozinhar é experimentar. Tente e se der certo, me avise! :)

  108. 17 de maio de 2014 - 22:04

    eu fiz essa receita e nao deu muito certo………. ficou fofinho mais depois que come fica meio pesada na boca. usei margarina inves de manteiga sera que foi isso………

    • 05 de junho de 2014 - 23:59

      Nadia, talvez. Margarina não é comida, pare de comer já! Beijos!

  109. Daniele
    06 de junho de 2014 - 23:38

    Acabei de fazer e está DiVINO!!!!!!!! A massa e bem líquida e isso também influência na forminha(eu acho).
    Parabéns Juliana, amei seu blog e continue nos dando dicas preciosas. Sucesso!!!!

  110. Samanta
    24 de junho de 2014 - 10:07

    Juliana, adorei seu site e todas as receitas nele. Adoro coisas criativas, lindas e gostosas principalmente doces, e seu site me inspirou muito..
    Eu gostaria de tirar uma dúvida, para esses enfeites em cima dos cupcakes usamos a pasta americana, mas eu não gosto do gosto e encontrei na internet uma receita de fondant (feito de mashmallow e açúcal impalpável) que tem um gostinho bem melhor, e usamos o corante nele para colorir.. mas com uma cobertura cremosa em cima do cupcake a florzinha de fondant solta corante e acaba ficando com uma aparência bem ruim, mesmo estando constantemente na geladeira, o que eu faço pra isso não acontecer??
    Beijoos

    • 25 de junho de 2014 - 22:05

      Samanta, o problema é você deixar na geladeira. Pasta americana não pode ficar na geladeira ou ela derrete, por causa da umidade, especialmente se tratando de detalhes como flores. Beijos!

  111. christiane fernandes de lima brito
    27 de junho de 2014 - 23:01

    Suas receitas são maravilhosas. Tenho aprendido muito. Sua forma de ensinar é melhor que a de muitos cursos. Parabéns. Fiz o de chocolate e os ´primeiros de baunilha

    • 29 de junho de 2014 - 20:25

      Christiane, obrigada pelo carinho! Que bom que o blog está te ensinando coisas. :)

  112. Natalia C.
    27 de junho de 2014 - 23:45

    Oi Juliana, fiz esses cupcakes de chocolate, e ficaram perfeitos, tenho um bebe pequeno entao a cobertura foi o brigadeiro na voltinha. ficaram lindo e fiquei muito orgulhosa. Obrigadaaa, amei. Na receita vc nao coloca fermento, enfim fiz tudo mais fiquei na duvida e coloquei uma colher… Ficaram lindos. amei de verdade
    Beijos

    • 29 de junho de 2014 - 20:25

      Natalia, não precisa de fermento, porque já tem bicarbonato de sódio, que é o que age como fermento na receita. :) Beijos!

  113. Renata Oliveira
    05 de julho de 2014 - 16:29

    Oi Ju,
    Conheço este espaço maravilhoso a bastante tempo sempre paquerei seus posts e receitas mas confesso que nunca me arrisquei em aventurar no passo de ir pra cozinha e testar alguma … Bem como num passe de mágica a coragem apareceu e testei CLARO a mais básica, massa tradicional para cup cakes… Tive que deixar meu comentário porque como eu devem ter medo de tentar também.
    O resultado foi incrivellllllllllll, simplesmente uma massa perfeita, fofinha, umida no ponto ideal,e que não soltam da forminha ( o q eu não tinha encontrado ainda ) meus filhos quase não esperaram eu colocar recheio nem cobertura queriam comer só o bolinho IN NATURA mesmo rsrsrsrsrs. Há e dobrei sua receita que me renderam 34 cupcakes medios.
    Obrigada pelo seu carinho, cuidado e apresentação impecáveis em cada receita.

    • 10 de julho de 2014 - 22:32

      Renata, que bom que gostou da receita! Sabe que eu nem acho ela a básica de cupcakes de chocolate? Eu gosto muito dela, mas costumo até usar outras (estão no blog!). Essa aqui eu uso quando é pra alguém especial, ou até pra fazer um bolo gostoso :) Beijos!

  114. Ophelia Maria
    09 de julho de 2014 - 19:41

    Ju, apesar de ter usado o bicarbonato e cacau em pó, não cresceu quase nada. Enchi quase 3/4 da forma com massa. Qual a quantidade de massa em cada forma que você recomenda?
    Ps. Adoro seu blog! Beijos (;

  115. Ophelia Maria
    09 de julho de 2014 - 19:55

    Ficaram tão oleosos que embaixo da forminha ficou úmido, isso é normal?

    • 10 de julho de 2014 - 23:16

      Ophelia, essa massa não cresce tanto assim. Ela não vai duplicar de tamanho, não. Quanto a oleosidade, não é normal não. Ela fica bem úmida e solta, sim, um pouco de óleo, isso é natural inclusive para outras receitas. Beijos!

  116. Andrea
    10 de julho de 2014 - 14:53

    Sensacional!!! Nunca comi um bolo de chocolate tão delicioso como este! Uau!!! Obrigada por compartilhar sua receita, que é fantástica. Fiz um naked cake e ficou maravilhoso. A massa é umida e perfeita para rechear com frutas. Parabéns!

  117. Renata Mendes
    12 de julho de 2014 - 13:20

    Gostaria de saber se posso trocar o açúcar branco pelo mascavo na receita de cupcake de chocolate? E qual diferença percebida na massa? Já fiz a receita acima e gostei muito mas gostaria de testa la com mascavo.

    • 01 de agosto de 2014 - 16:04

      Renata, o açúcar mascavo tem mais líquido que o branco e sua composição é diferente, então provavelmente você precise ajustar os líquidos da receita, diminuindo um pouco. A textura também deve mudar, provavelmente ficará mais molhado e denso. Beijos!

  118. Deborah
    15 de julho de 2014 - 12:49

    Oi Juliana…fiz essa receita ontem e ela é simplesmente MARAVILHOSA. Apesar de ser de chocolate, ela não fica aquele doce enjoativo. A massa fica molhadinha e fofinha. PERFEITA. Porém eu coloquei um pouquinho de fermento pois fiquei com medo dela não crescer rss. E pra ficar mais “ruim” ainda fiz um recheio de creme de nozes…ficou divino….de comer rezando. Estou começando com essas gostosuras agora e minhas voltinhas ainda não são perfeitas como a sua :( me dá algumas dicas?. Quero testar agora o buttercrem, mas confesso que morro de medo de algo dar errado. Isso é super frustante pra mim.
    E antes que eu me esqueça, parabéns pelo Blog. Amo…entro todos os dias pra ver se tem novidades rss
    bj

  119. Bruna
    15 de julho de 2014 - 13:59

    Gostaria de saber que cobertura foi esta que você utilizou e qual o bico?”
    Obrigadaaaaa amoo seu blog, minha salvação!

    • 04 de agosto de 2014 - 11:57

      Bruna, foi cobertura de buttercream de merengue italiano (tem receita no blog) e o bico é o 1M da Wilton! Beijos!

  120. Misleide
    18 de julho de 2014 - 10:48

    bom dia juliana, adorei seu site, vou fazer a uma festinha para meu filho, em casa mesmo e com toda certeza vou fazer esse cupcake de chocolate, minha duvida é: essa recita a farinha de trigo é com ou sem fermento, gostaria de agradecer desde já sua atenção.

    • 05 de agosto de 2014 - 15:46

      Misleide, é sem fermento. Depois da uma lida no FAQ do blog que tem todas as informações pras receitas! :)

  121. meire cristina
    25 de julho de 2014 - 15:34

    OLÁ JULIANA PRIMEIRO QUERO ELOGIAR SEU SITE MARAVILHOSO COM ESSAS DELICIAS TAO LINDAS E DELICADAS DE ENCHER OS OLHOS…
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO UTILIZAR IOGURTE NATURAL NO LUGAR DO BUTTERMILK E, SE POSSÍVEL, EM QUAL QUANTIADE?

    • 14 de agosto de 2014 - 00:04

      Meire, pode sim, na mesma quantidade, mas a massa pode ficar com outra consistência ou textura final. Me avise do resultado! Beijos!

  122. Renata Oliveira
    30 de julho de 2014 - 18:07

    oi Ju, desculpe acabei postando o comentário na receita errada! Quando disse sua massa basica era d baunilha e não está de chocolate DESCULPE rsrsrsr

  123. Viviana
    04 de agosto de 2014 - 21:42

    Oi Juliana, tudo bem?
    Fiz essa receita hj e ficou maravilhosa mesmo, que delícia. Vc ainda continua procurando uma receita para cupcake de chocolate? rsrsrsr :)
    Obrigada por compartilhar.
    Um beijo.

  124. Lidiane Sakai
    12 de agosto de 2014 - 16:17

    Oi Juliana! Fiz ontem esses cupcakes de chocolate e ficaram realmente lindos e ótimos! Aliás, todas as suas receitas dão super certo! Só tive um problema, pra cobrir esses de chocolate eu coloquei chantilly e fiz uma florzinha de pasta americana pra decorar… não sabia que pasta americana derretia no chantilly… quais coberturas não fazem a pasta americana derreter?
    obrigada, bjos

    • 20 de agosto de 2014 - 21:33

      Lidiane, a pasta americana absorve umidade. Ela não derrete se você usar um pouco de CMC nela antes de fazer os detalhes, cerca de meia colher de chá pra 200g já basta. Beijos!

  125. Fabiane
    15 de setembro de 2014 - 02:24

    Oi Ju, eu adoro suas receitas e dicas! Me ajudam muito! TÔ procurando uma receita de cupcake de chocolate que seja bem coringa, eu uso uma mas eu estou achando que o cupcake poderia ficar mais escurinho e o bolo mais leve, cupcake pesado não é legal…vc acha que essa sua receita é uma boa opção?? Bjo!!

  126. Tamyra Hack
    06 de outubro de 2014 - 14:12

    É definitivo! Essa receita é a minha preferida! hahaha!
    Os cupcakes ficam molhadinhos, nem precisa de recheio de tão saboroso!
    Ontem fiz eles com a cobertura de buttercream de sorvete, a primeira vez que fiz, no começo achei que não ia dar certo, mas no final eles ficaram lindos e gostosos!!
    Adoro teu blog, sempre acompanho e leio todos os posts, mas nunca comentei.

    Graças a você comecei a me aventurar nessas delicinhas que são os cupcakes!!

    • 10 de outubro de 2014 - 14:33

      Tamyra, que bom que gostou e deu tudo certo! :)

  127. Luma
    15 de outubro de 2014 - 21:12

    Queria saber que tipo de farinha é essa que tem em todas as receitas ! Se é farinha trigo ou outro tipo de farinha!

  128. Mariana
    19 de outubro de 2014 - 12:43

    Ei Juliana! Fiz a receita e amei! Ficou ótima! Bem fofinha.
    Só que preenchendo 2/3 da forminha só com massa não cresceu tanto… nem chegou na borda da forminha… Fiz alguma coisa errada?
    Estranhei não ir fermento, mas ficou ótimo!

    • 27 de outubro de 2014 - 14:56

      Mariana, ele não cresce muito não, é normal! Beijos!

  129. Natalie
    05 de novembro de 2014 - 06:53

    Oi, Juliana! Estou pensando em fazer este para o aniversário tema” halloween” para uma amiga. Penso em fazer com a cobertura de negresco.
    Você acha que precisa de recheiorecheio? Se sim, qual vc recomenda? Obrigada!

    • 17 de novembro de 2014 - 18:34

      Natalie, acho que não porque essa massa é uma delícia, mas se quiser pode ser um creme de baunilha simples! Beijos!

  130. Carol
    04 de fevereiro de 2015 - 15:50

    Oi Juliana! Descobri seu site esses dias e tenho achado um máximo! Gostaria de saber se tem como diminuir as receitas, pq a equipe aqui em casa não é muito boa em atacar cupcakes, somos em 3 e geralmente a quantidade é sempre grande. Obrigada!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 11:11

      Carol, claro, é só dividir todos os ingredientes igualmente. Beijos!

  131. Jéssica
    19 de fevereiro de 2015 - 16:43

    Fiz essa receita hoje, e para quem é chocolatra ficou uma maravilha…substitui a cobertura por um ganache meio amargo ! Ficou simplismente fantastico !!!
    Suas ideias são otimas, e que mão vc tem pra confeitar hein !!! Eu tô treinando bastante e espero um dia fazer assim bonito !!
    Beijo

  132. 09 de março de 2015 - 01:00

    Oi Ju! (posso te chamar assim?) Eu descobri seu blog há alguns meses, desde que voltei do meu ultimo intercâmbio nos EUA, e fiquei muito feliz de encontrar alguém que compartilha duas das minhas paixões: cozinha e a terra do Tio Sam. Acho que é por isso que me sinto tão próxima (talvez esteja sendo inconveniente com tanta intimidade, desculpe).
    Suas receitas são ótimas! Eu já testei seus primeiros cupcakes de baunilha e o buttercream clássico (com gosto de sorvete) e deu muito certo (mesmo eu fazendo a receita reduzida que estava na resposta de um dos comentários). Há um mês comecei a vender bolos por encomenda e agora estou fazendo cupcakes também e já recebi 2 pedidos para o mesmo dia. O que eu queria perguntar é se eu posso partir essa sua receita ai ao meio, dá certo? Ou tem alguma proporção especifica que preciso respeitar? Dá pra reduzir as outras receitas também?

    • 16 de março de 2015 - 16:25

      Ana, pode sim! Toda receita dá pra diminuir, é só manter as proporções. Só não é indicado diminuir DEMAIS, por exemplo: se a receita tem dois ovos, dá dividir por 2 (e ficar com um ovo só), mas a partir daí (dividir por 4, por exemplo) fica complicado porque não é fácil dividir um ovo né? E mesmo pesando, batendo e dividindo direitinho, algumas receitas não se comportam bem. Beijão! :)

  133. 28 de março de 2015 - 03:24

    Ju, essa eu fiz e amei! Melhor cupcake de chocolate da vida e do que todos os outros de chocolate que testei aqui do blog (acho que esse é o quarto). Achei a massa muito molhadinha sem ser gordurosa e até dá pra dispensar recheio mesmo. Mas recheei alguns com lemon curd (alias outra receita divina que não é doce e pra mim combina com tudo), brigadeiro branco ou beijinho (eu estou fazendo uns testes e daí eu faço um pouco de cada coisa, depois acabei dando 4 diferentes de presente pra minha tia de aniversário), e usei buttercream de merengue suíço para a cobertura (ainda não me arrisquei no italiano pela falta de termômetro, que ainda não consegui comprar). Fiz só meia receita e deu muito certo. So não acertei a quantidade de massa das forminhas (eu sempre erro na primeira vez que faço a receita) pq essa não cresce muito então coloquei pouca massa e ficou baixo na forminha. Mas mto mto bom mesmo! E o melhor, à prova de forminha solta nos minis (porque em todas as receitas de mini cups de chocolate que testei ate hoje, pelo menos uns 3 soltam, as vezes todos).

  134. Cris Almeida
    23 de junho de 2015 - 09:16

    Oi Juliana !!! Estou devorando e adorando seu blog !! Vc já descobriu a receita perfeita de chocolate?? Eu fiz sua receita de baunilha, a primeira, e realmente é delicioso !!!
    Obrigada

  135. Daniele
    02 de setembro de 2015 - 13:49

    Jú, aconteceu justamente o que eu previa! A sua receita de cup de chocolate foi a melhor que já fiz!!!! Deliciosa!!!
    Fiz uma modificação: Coloquei um cafezinho em substituição à água.
    Loucura!
    Jú, nunca entrei em um blog tão lindo, com fotos maravilhosas e produzidas pela própria blogueira. Existe, é claro, mas ou estou desatualizada ou só encontrei toda qualidade, competência, carinho e um toque especial aqui. Estou me sentindo em casa!
    Linda, adoro o seu blog. Acho que nasceu para isso mulher!
    Obrigada por dividir tanta coisa boa e de qualidade!

    • 16 de setembro de 2015 - 23:06

      Daniele, obrigada, flor! Faço tudo com carinho pra vocês, que bom que vocês gostam <3

  136. Suelen
    10 de outubro de 2015 - 23:08

    Ju, gostei muito do seu blog. Nada de receitinhas básicas, só coisas gostosas!!! Fiz essa receita de Cupcake hoje é coloquei o creme de manteiga da receita do red vevelt! Resultado: muito bom!!! Como comprei um leite e na hora de ferver ele cortou, fiz doce com a nata e o soro usei nestavreceita. Parabéns pelo blog.

  137. Talyta
    17 de abril de 2016 - 10:30

    Acha sua receita o máximo ainda nao mas quero fazer pro niver da minha filha :
    Esse buttermilk eu posso substituir pir o creme de leite?
    Aqui na minha cidade nao encontrei.

    • 24 de maio de 2016 - 20:11

      Talyta, pode substituir por leite comum, mesmo!

  138. Thais
    22 de abril de 2016 - 18:08

    Juliana! Além de vir elogiar esse blog maravilhoso, tenhoque perguntar… Vc ainda não achou sua receita de cupcake de chocolate definitiva? Buáá rs

    • 05 de junho de 2016 - 09:58

      Thais, ainda não! Mas assim, eu tenho uma que eu sempre uso, que é a do cupcake de chocomenta (tá no menu do blog!). Mas apesar dela ser muito boa, ainda não é a PERFEITA. Beijos!

  139. 04 de julho de 2016 - 12:33

    Nossa, que maravilha de visual!

    Parabéns Ju, to acompanhando o blog! :)

  140. Danny Fermino
    03 de agosto de 2016 - 18:47

    Primeiramente amei seu site, adorei as receitas e pretendo testar essa receita sábado agora, porém vou rechear com o creme de menta que você ensinou em outra receita.
    Minha dúvida é a seguinte, lá em cima você disse que a receita rende exatos 18 cupcakes, essa quantidade é para os cupcakes tradicionais, aquele maior de 6,5cm x 6,0cm ou o tamanho médio de 5,5cm x 5,0cm?

    • 20 de setembro de 2016 - 15:31

      Danny, essa medida é para os cupcakes que cabem nas fôrmas padrões de cupcakes, que possuem 12 cavidades. Se não me engano, são cupcakes de 6 a 7cm. Esse tamanho médio, que eu saiba, apenas se você comprar forminhas separadas para assar. Beijos!

  141. Ana Aguiar
    30 de agosto de 2016 - 11:59

    Juliana do céuuuuuu, que receita é essa??? Sério, vaguei e, diga-se de passagem, por muiiiiiiiiitíssimo tempo, atrás de uma receita gostosa de cupcake de chocolate. Aí, dia desses eu estava deitada na cama e pensei: “Gente, não é possível que a Juliana não tenha uma receita, cara! Ela faz tudo que é tipo de cupcake, po!”. Conclusão? Vim aqui, olhei essa receita, comprei todos os ingredientes e fiz exatamente como vc ensinou e, filha, meu Deus do céu!!!!!! Estou de cara até agora com a magnitude desse cupcake! Ficou muito, muito, muito, muito, muito, mas muiiiito bom! Molhadinho, pretinho, não doce demais, macio, com validade boa, com relação a textura e pronto pra ser recheado e decorado da forma que eu quiser!!!! Poxa, de coração, muito obrigada! Você foi útil demais! Por isso que sou sua fã! Beijão!

    • 28 de setembro de 2016 - 01:16

      Ana, tem dias que eu quero fazer esse cupcake sem cobertura sem nada, só pra comer puro. É bom DEMAIS! hahahaha :)

  142. Carol
    09 de setembro de 2016 - 22:24

    Posso fazer em formas de silicone?

  143. Patricia
    15 de novembro de 2016 - 23:30

    Ju, boa noite! Quanto tempo esses cupcakes duram fora da geladeira?

    • 13 de dezembro de 2016 - 22:44

      Patricia, uns 2 dias e meio. No terceiro ainda dá pra comer, mas já está bem seco.

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!