Hoje, quero falar sobre cinema, uma das minhas paixões. Ultimamente não arrumo jeito nenhum de ir ao shopping, assistir aos filmes lá na telona. Acostumei a ver as estreias via download no meu notebook. Tira grande parte da graça de muitos filmes, sem contar a qualidade, mas fazer o quê.
Trapaça foi o último filme que vi. Fiz questão, depois de ver que ele estava tão bem cotado para o Oscar e Globo de Ouro. Olhei bem o cartaz e não me parecia sensacional, então precisava assistir e ver qual era o hype em torno do filme.
Falando sério, os quatro atores principais estão bem – mas ainda acho a Amy Adams chata – e os detalhes com a ambientação e fotografia da época conferem verossimilhança ao filme. Mas, honestamente, chegar ao ponto de ser melhor que qualquer filme com a Meryl Streep, é forçar muito a barra.
O filme é bom, mas nem tanto e certamente não merece o Oscar de Melhor Filme quando concorre com Gravidade e 12 Anos de Escravidão. O roteiro tenta ser simples com situações comuns, para representar personalidades de cada personagem, mas acaba sendo simplório demais. Gasta tempo com um tal de esmalte de unha que não leva a absolutamente nada, nem sequer a entender a personagem melhor, e deixa de levar até o fim diálogos mais interessantes. Parece que queriam dar espaço pra Jennifer Lawrence – afinal, ela merece, ela é diva – mas ninguém se importou em achar um jeito conexo de fazer isso.
Enfim, é um bom filme, apesar de vergonhosamente tentar te fazer rir o tempo inteiro. Mas Oscar? Acho que não. E aliás, o que o Bradley Cooper ta fazendo em filmes de comédia horríveis quando ele tem tanto potencial? Mistério.
Adoro receitas estranhas. Fazia muito tempo que queria testar alguma com maionese, pois é vastamente utilizado em outros blogs por aí. Afinal, maionese nada mais é que ovos e gordura, então usar em uma receita de confeitaria não é tão esquisito quanto parece.
Quando for comprar a maionese no mercado, procure nos ingredientes se há adição de mostarda. Se tiver, não serve. É preciso uma maionese pura mesmo! Se quiser usar uma caseira, melhor ainda.
Essa receita está cheia de medidas quebradas porque peguei uma receita de bolo e diminui para render o suficiente para uma fornada de cupcakes. Porém, se quiser fazer a receita inteira com medidas mais simples, basta usar a do post do Serious Eats, no link abaixo.
Cupcakes de chocolate, com maionese
Rende: 10 cupcakes
Receita do Serious Eats, com adaptações.
2 ovos médios
3/4 de xícara + 1/2 colher de sopa (165g) de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara + 2 colheres de sopa (145g) de maionese
1 xícara + 3 colheres de sopa (155g) de farinha
1/8 de colher de chá (1 pitada) de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (52g) de cacau em pó
1/4 de colher de chá (2 pitadas) de sal
1/2 xícara + 3 colheres de sopa (165ml) de água quente
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o cacau e o sal. Na batedeira, bata os ovos e o açúcar por 5 minutos, até que fique bem pálido e fofo, com muitas bolhas de ar.
2 – Adicione a maionese e o extrato de baunilha e bata novamente.
3 – Adicione os ingredientes secos em duas partes e bata até incorporar tudo. Cuidado para não bater muito! Com uma espátula, limpe as paredes da tigela para garantir que tudo está incorporado.
4 – Acrescente a água quente aos poucos, batendo a massa. Ela vai ficar bem líquida e isso é normal. Divida a massa entre as forminhas e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
Essa massa é bem densa e úmida, acredito que seja o ideal para bolos recheados. O sabor é bem diferente e dá pra sentir muito bem o toque ácido do vinagre que tem na maionese. É um toque distinto e talvez não seja o indicado para qualquer um antes de experimentar primeiro.
Como os cupcakes não ficaram muito doces, recheei com doce de leite argentino, o La Salamandra. A cobertura é de chantilly de creme de leite fresco, simples assim, com um bico sem marca recém-adquirido na Argentina.
Oi Jú! Adoooooro seu blog, de verdade! E achei super interessante a receita! Garanto que vou testar em breve! Você podia adaptar uma receita de cupcake de ferrero rocher pra gente né? Faz uma falta! rsrs Parabéns pelo seu trabalhao! :)
oi ju, lindo seu trabalho. sou de nova friburgo. tenho filhos da sua idade. me aposentei, e agora estou metida em fazer cupcake. Sabe, gosto de confeitaria. fico aprendendo com vc. Vc poderia me dizer se puder, que barras de chocolate vc usa, por exemplo, qdo tem encomendas.
Tem mto chocolate caro! ai sai mto caro o cupcake. se puder me de alguma dica, as vezes vc até já deu em seu blog. abraços e um ano de mto sucesso p vc e o senhor namorado.
sonia
Sonia, eu uso Sicao, que é da Callebaut com excelente qualidade. :)
Oi, Ju! Adorei esses cups de maionese! Vou testar aqui em casa tb! Eu sempre gosto de ver os filmes do Oscar, mas ainda não vi Trapaça porque o trailler não me empolgou. Em compensação vi Álbum de Família e não dá para competir com a Meryl Streep mesmo. Ela é soberba!Ótima semana para vc!
Josye, Meryl Streep merecia um Oscar honorário, que dissesse “Automaticamente merece Oscars em todas as cerimônias, para o resto da vida”. :)
Posso dizer que estou completamente apaixonada pelo seu blog? Pronto, falei! rsrsrs. Eu faço cupcakes a 3 anos, não por trabalho, mas sim porque gosto de agradar aqueles que eu amo, porem nunca fui de fazer cupcakes muito convencionais, gosto de inventar na cozinha e fazer coisas diferentes. Meus amigos amam!! E o seu blog me deu várias ideias super legais, porque são diferentes. O Cupcake de cerveja preta com bacon caramelizado, fez um sucesso enorme. AMO SUAS PUBLICAÇÕES. E sempre que possível as coloco em prática… Sou sua fã!!!
Giovana, que bacana! Que bom que o blog está te ajudando! Beijos!
Juliana, seu site é sensacional!! Eu estou simplesmente maravilhada com tantas receitas, dicas e principalmente com sua atenção a todos que comentam. Claro que eu tenho uma dúvida… rsrs O cacau em pó pode ser substituído por chocolate em pó com 33% de cacau? Beijos!
Patricia, tem que ser cacau em pó mesmo! Misturas e achocolatados não fazem o mesmo efeito químico na massa. Beijos!
oi ju, obrigado pela dica. Realmente sicao é mto bom. As vezes, vou a alguns lugares no Rio atrás de chocolate, e vejo tanta variedade q fico meio perdida.
Fiz essa receita! Eles ficam lindos, fofinhos e o mais importante -deliciosos! Obrigada. Bjs
Pode usar o liqüidificador no lugar do processador?
Ana, nessa receita não pede o uso de multiprocessador, então não posso te responder. Beijos!
Adoro suas dicas! Você é uma fofa!
Onde voce comprou esse bico na argentina? Conhece alguma loja que venda produtos de confeitaria em BsAs..? Bjos
Bianca, veja esse post: http://www.cupcakeando.com.br/receitas/cupcakes-de-alfajor-ou-alfajor-de-cupcake/
:)
[…] Esse ano já começou “bem”, com Trapaça sendo favorito em diversas categorias e eu achei isso um absurdo. Então, sabendo que a Ellen DeGeneres iria apresentar, eu imaginei que seria uma festa no mínimo […]
Oi JUUU fiz essa receita e deu super certo, o pessoal aqui em casa adorouuu quero provar todas as suas receitas inclusive vi uma receita sua em que vc usa óleo ao invés de manteiga estou com receio de fazer com medo de não dar certo. E uma pergunta qual a diferença entre usar manteiga ou margarina?? Bjus parabéns lindo trabalho
Michele, margarina nem sequer é comida, não tem sabor e faz muito mal à saúde. Essa é a diferença. Apague a margarina da sua vida e seja mais feliz e saudável!