terça, 31 de maio de 2016

Cupcakes de chocolate e manteiga de amendoim

13 Comentários

Sabem uma coisa que eu descobri sobre morar sozinha? Além da péssima sensação quando acaba o papel higiênico e você se esqueceu de comprar, também descobri que é preciso muita organização pessoal pra isso dar certo. Desde a parte de limpeza do lugar, até decoração e, por fim, sua alimentação. A não ser que você coma todos os dias fora, esse último é muito importante.
Eu comecei meu planejamento alimentar fazendo listas de compras comuns. Ia ao mercado e tinha uma vaga ideia do que eu queria cozinhar, então ia comprando as coisas da lista e pegando uma coisa aqui e ali a mais. Depois de um tempo, passei a pegar receitas do que eu queria e ser mais objetiva no mercado: é uma cebola, um iogurte grego e um maço de salsinha, nada mais.
Em seguida, resolvi comer almoço e jantar semanais bem balanceados, então comecei a desenvolver um planejamento mais definido, com receitas e também com quantidades por dia. A partir daí, cheguei ao que estou agora e gosto bastante: estabelecendo até que dias eu cozinho, que dias não precisam de marmita porque irei jantar com o Sr. Namorado ou almoçar com um amigo, etc.

cupcake_chocolate_manteiga_amendoim
Eu uso uma tabela cujo template eu peguei daqui. É só por causa das cores vibrantes, mas dá pra fazer em uma tabela de excel simples. Eu traduzi para português e agora, todo sábado a noite, faço a tabelinha de refeições da semana. Procuro as receitas, faço as listas e domingo compro os ingredientes. A noite, preparo marmitas para levar ao trabalho na segunda, terça e, às vezes, chega à quarta. Repito a produção na quarta para quinta e sexta.
Sábado e domingo? Aí é FREE LIBERADÃO, hahaha. Como o que eu quiser, mas buscando controlar as porções e maneirar nos industrializados. Mas jamais resisto à uma boa towoomba pasta do Outback.

cupcake_chocolate_manteiga_amendoim3

Cupcakes de chocolate e manteiga de amendoim
Receita do bolo da linda Pat, do Technicolor Kitchen.
Rende: 12 cupcakes

Massa
1/4 xícara (20g) de cacau em pó
1/4 xícara (60ml) de água fervente
1 xícara + 2 colheres de sopa (150g) de farinha
1 colher de chá de fermento
90g de manteiga
3/4 xícara (150g) açúcar
1/8 xícara de manteiga de amendoim (é só preencher metade do medidor de 1/4)
1 ovo grande
1/4 xícara (60g) de iogurte grego

Buttercream de chocolate
110g de manteiga
70g de chocolate meio amargo, derretido
1 3/4 xícara (200g) de açúcar impalpável

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma pequena tigela, misture o cacau e a água fervente até que não tenham mais bolinhas do cacau. Reserve para que esfrie até a hora de usar na receita. Peneire a farinha e o fermento juntos e reserve.
2 – Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e claro. Acrescente a manteiga de amendoim e bata novamente para incorporar tudo.
3 – Adicione o ovo e bata novamente. Aproveite para limpar as paredes da batedeira com uma espátula e garantir que tudo está sendo bem misturado.
4 – Acrescente a misturinha de cacau quando já estiver mais ou menos fria. Pode ser morna, mas se estiver muito quente ela vai derreter a manteiga e não é isso que queremos. Bata para incorporar tudo muito bem.
5 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do iogurte, terminando com os secos e batendo somente até formar a massa de maneira uniforme. Não bata demais.
6 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar fora da fôrma.
7 – Enquanto os cupcakes esfriam, faça a cobertura: bata a manteiga por 5 minutos, até que ela branqueie bastante. Depois acrescente o chocolate derretido e bata até que fique bem uniforme. Use uma espátula nas laterais da tigela se necessário.
8 – Acrescente o açúcar todo de uma vez, cubra a tigela com uma toalha e bata na menor velocidade a princípio. Depois bata na velocidade média por uns 2 minutos, até que tudo esteja incorporado e lindo, como todo buttercream deve ser. Decore seus cupcakes somente quando estiverem completamente frios.

Eu usei um bico pitanga aberto, com vários dentinhos, que não tem marca nem numeração. Comprei em uma loja de cozinha que vendia um kit cheio de bicos. Coloquei essas florzinhas de pasta americana para arrematar a voltinha do bico. Simples, porém efetivo para a beleza deles. Claro, o que vale mesmo é o sabor, porque essa massa com manteiga de amendoim foi um sucesso estrondoso. Todos que provaram acharam a melhor coisa que já provaram – pelo menos naquela semana, hahaha.

cupcake_chocolate_manteiga_amendoim2
Quem tiver interesse em usar o template do planejamento alimentar que eu faço e eu traduzi do original, é só baixar aqui ó. Como a moçoila original oferecia de graça e eu só traduzi, acredito que não tenha problema, mas todos os créditos desse design fofo e simples vão pra ela.

E você planeja sua alimentação semanal também? Como? Conta aí nos comentários!

  1. Fran
    01 de junho de 2016 - 01:21

    Já falei que adoro suas receitas? Achi que sim, mas não faz mal reforçar, eles são deliciosos. Ah, planejar a alimentação é muito bom, sobra tempo para criar coisas gostosas. E por falar nelas, posso fazer esse cupcake sem a pasta de amendoim?

    • 05 de junho de 2016 - 22:20

      Ai, Fran, até pode, mas vai perder tooooda a graça dele. Juro, é a pasta de amendoim que faz AQUELA diferença. Beijos!

  2. 01 de junho de 2016 - 11:40

    Tenho uma dúvida, na hr de bater a manteiga e açúcar, qual foi o batedor usado? O de pá ou de globo?

  3. Gabriel Miossi
    03 de junho de 2016 - 17:01

    Oi Ju, tudo bem??

    Muito legal essa ideia do template, eu sempre fico meio perdido no meio da semana e as vezes, por falta de organização, vou ver o que tem pra comer, e não tem! kkk
    Como compro só pra semana, então não compro muita coisa. Acho que montar uma tabela pensando em cada dia da semana facilita muito até mesmo na hora de ir no mercado.

    Sobre o cupcake, quero muito fazer!! Adoro tudo que tem amendoim no meio!! kkk
    Essa semana fiz cupcake com cobertura de duas cores seguindo o que você ensinou aqui e deu super certo e ficou muito lindo! Tem foto no meu insta @gabsmiossi

    Beijos!

    • 05 de junho de 2016 - 22:22

      Biel, eu vi lá, achei lindo! Que bom que conseguiu! :D

  4. 07 de junho de 2016 - 11:53

    ju, tenho uma dúvida. A manteiga de amendoim pode ser aquela famosa, que vende no supermercado, e já é doce ou tem q ser manteiga de amendoim pura?
    Ah, ter um cronograma quando se cozinha é fundamental senão a gente vai ao supermercado pra comprar cebola e limão e sai de lá com uma cesta lotada de coisas que não precisa. (SEMPRE)

    • 08 de junho de 2016 - 11:53

      Luana, pode ser a que já vem pronta sim! Mas se puder, busque as que não são adoçadas, senão o bolo fica muito enjoativo. Eu já saí do supermercado com MOLHO BARBECUE, quando fui comprar papel higiênico. Como? Falta de foco. hahahaha

  5. 14 de junho de 2016 - 19:24

    MEU. DEUS. Não sei lidar com receitas que vão manteiga de amendoim <3 <3
    Sobre morar sozinho, tem que ser organizar mesmo, senão a gente acaba comendo tudo errado… Ou comprando comida demais e estragando…
    Beijão

  6. gabrielly
    08 de dezembro de 2016 - 15:29

    pode usar a manteiga de amendoim feita em casa?

  7. Bruna
    18 de outubro de 2017 - 18:02

    Eu amei a massa, mas não gostei muito da cobertura :( Achei que ficou muito doce e que ficaram vários pedacinhos de açúcar na boca. Fiz algo errado? Eu usei o açúcar refinado mesmo

    • 21 de outubro de 2017 - 13:17

      Bruna, como é um buttercream com açúcar impalpável (e não o refinado, são diferentes), ela fica bem doce sim, e é normal sentir o granulado. Tente com o impalpável que dá mais certo :)

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!