sexta, 19 de junho de 2015

Cupcakes de chocolate e geleia de morango

27 Comentários

Das pequenas rotinas adquiridas desde que fui morar sozinha: pesquisar no Pinterest receitas para fazer com o que está sobrando lá em casa antes de sair do trabalho. E olha, o que tem de ideias naquela rede social, não está no gibi dessa internet.
Estou marcando tudo que tenho vontade de fazer nos meus boards, então se você me segue por lá, já tem uma ideia do que eu estou almoçando toda semana. Ainda não me segue no Pinterest? Porque?! Se você não tem perfil lá, eu recomendo fazer. É lá que eu entro geralmente antes de dormir, embaixo das cobertas, e fico vendo o que o pessoal acha mais legal pra cozinhar. E não tem só receitas, né, tem de tudo. Eu por exemplo sigo boards de corgis – porque eles são lindos –, alguns de decoração e dicas gerais para a vida e cozinha.

cupcake_geleia_morango2
Minha obsessão atual no Pinterest tem sido molho shoyu, porque eu estou com uma garrafa inteira na geladeira desde que me mudei, em Dezembro, e não uso para nada além de eventualmente temperar salmão com ele. Mas descobri que eles duram quase séculos se forem armazenados na geladeira depois de abertos (ok, séculos é exagero, mas um bom tempo).
Também procuro receitas com manjericão – doces e salgadas – porque ganhei do Sr. Namorado um pezinho da erva, muito bonitinho, e preciso usar porque se eu não cortar as folhas, os galhos todos morrem por não ter espaço no vaso pra crescer as raízes.

cupcake_geleia_morango
Aliás, fiz um projeto resgate do manjericão no meu trabalho. Resgate do Johnny, como o apelidei, porque ele estava amarelando por aqui. Ainda não tenho certeza se era a falta de espaço no vaso ou se era falta de sol: descobri que minha janela nessa época do ano quase não pega raios diretos de sol. Por causa disso, talvez eu tenha que repensar minha vontade de ter uma mini hortinha aqui. Afinal, se tudo for morrer de abril até setembro, não sei se é válido.

Cupcakes de chocolate e geleia de morango
Rende: 12 cupcakes

Massa
1/2 xícara (55g) de cacau em pó
1 xícara (130g) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo
3/4 de xícara (160g) de açúcar
1/4 de xícara (60ml) de óleo
1/2 xícara (120ml) de buttermilk
1/2 xícara (120ml) de água quente

Recheio
geleia de morango

Cobertura
1/2 receita de buttercream de merengue italiano (IMBC)
morangos frescos
150g de chocolate meio amargo, temperado

1 – Ligue seu forno em 160˚C. Em uma tigela pequena, misture a água quente com o cacau até criar uma pasta. Reserve.
2 – Em outra tigela, bata o ovo e o óleo até obter uma mistura uniforme. Acrescente, então, o leite e a mistura de cacau. Mexa para incorporar tudo.
3 – Adicione o açúcar e o sal, misturando bem. Em seguida, peneire por cima a farinha e o fermento e mexa com um fouet até incorporar tudo. Não bata demais, mas se tiver grumos de farinha, bata vigorosamente por 3 vezes apenas para acabar com as bolinhas.
4 – Divida a massa entre as forminhas de papel e leve para assar por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Espere esfriar. Enquanto isso, faça o IMBC segundo a receita do link acima. Eu acrescentei sementes de meia baunilha para meia receita do IMBC, fica lindo com os pontinhos pretos!
5 – Também prepare os morangos: escolha os mais bonitos, mantenha o cabinho verde e seque-os bem com um papel toalha. Mergulhe cada um no chocolate temperado, deixe o excesso cair e espere endurecer, colocando num papel manteiga enquanto isso.
6 – Quando os cupcakes estiverem frios, abra o buraco para o recheio. Com o IMBC num saco de confeitar com o bico 1M da Wilton (ou similar), circunde a borda do topo do cupcake que ficou depois do buraco com a cobertura (veja as fotos para entender melhor). Tente não caprichar demais porque se você subir muito a cobertura, corre o risco da geleia vazar depois.
7 – Preencha todo o buraco – desde o centro do cupcake até o topo da cobertura – com a geleia de morango. Por cima, vai um morango lindo. Enjoy!

Se você tiver geleia caseira em casa, fica ainda mais gostoso. Eu até cheguei a fazer, mas confesso que as fotos não ficaram das melhores. Vou refazer e postar aqui!

cupcake_geleia_morango3

Quais dicas de receitas vocês têm pra eu usar meu molho shoyu e meu manjericão?

  1. Juliana Cunha
    19 de junho de 2015 - 11:23

    Oi Jú! Vc não acredita mas fiz um cupcake com esse morango banhado no chocolate hoje mesmo! Quando abri o blog nem acreditei. Parece que foi sintonia de pensamentos. Hahaha. Claro que não ficou lindíssimo como esse, mas um dia eu chego lá. Vou mandar a foto no seu e-mail. Bom, o shoyo fica muito bom no molho de cebolas caramelizadas, que dá pra por em cima de carnes grelhadas; esse molho também também fica perfeito no hamburguer que vc fizer em casa mesmo. Humm. Os cogumelos shimeji também combinam muito com shoyo…E quanto ao manjericão, eu ponho em tudo, pq adooooro manjericão. Quando tenho um que tá meio perdendo em casa, bato no mixer só com azeite e um pouquinho de alho, pimenta do reino e sal e ponho em bisnagas daquelas de pit dog, sabe?! Na geladeira dura um tempão. Aí dá pra por na salada, na massa, na torrada… enfim, onde vc quiser. Super beijo e boa sorte nas desventuras culinárias.

  2. Jo
    19 de junho de 2015 - 11:47

    A-ha!! Sabia que você iria postar hoje, pois me lembro quando entrei pela primeira vez no seu blog e vi que o primeiro post havia sido publicado no dia 19/06, meu aniversário. Então você faz aniversário de blog hoje!! Parabéns para nós, querida!!! E essa receita é um presente, hein!!! Adoooooro!!! Bjs.

    • 13 de julho de 2015 - 16:48

      Jo, parabéns então! Feliz aniversário junto com o blog hehehehe Beijos!

  3. Suzana Quintino Soares
    19 de junho de 2015 - 11:49

    Oi Jú…
    Tem quase dois anos que sigo você, e é a primeira vez que quebro o silêncio para comentar… rsrrsrs
    Amo você de paixão, seus posts lindos, sinceros, como você abre seu coração e sua vida para nós com tanta poesia e beleza.
    Sempre lhe envio muitas energias positivas, para que este novo desafio do apê próprio lhe proporcione muita luz e bênçãos. Também ando mentalizando prosperidade, já que você tem comentado que a grana tá curta hehehehe.

    Quanto ao seu pedido de sugestões, não uso muito shoyu em casa porque meu marido não gosta, mas manjericão, como também tenho uma pequena horta, tem muita audiência aqui rsrsr.
    Faço bruschetta para aproveitar os pãezinhos que estão ficando velhinhos: corto os tomates sem sementes em cubos, e tempero com as folhas de manjericão, azeite de oliva e flor de sal. O pão uso o que tiver. Se estou tentando ser light, coloco apenas creme de ricota embaixo, se vou enfiar o pé na jaca, vai muçarela, ou outro queijo mais pesado.
    Também uma iguaria deliciosa de fazer em casa com manjericão fresco é molho pesto. Tem muitos para comprar, mas nada se compara à colher as folhinhas e fazer na hora. Use o manjericão, também pode colocar umas folhinhas de salsa, uma pontinha de dente de alho, amêndoas ou outra oleaginosa (pinhole, castanha), parmesão ralado, e azeite de oliva, bate tudo com o mixer ou liquidificador até ter a consistência que você preferir. Puro amor.
    Beijos com muito carinho!!

    • 13 de julho de 2015 - 17:11

      Suzana, obrigada pelo carinho! Continue enviando energias positivas, estou precisando ultimamente! Hehehehe
      Bruschetta é uma delícia, já viu a que fiz e botei a receita no blog? Beijos!

  4. Luciana Grizze
    19 de junho de 2015 - 19:59

    Ju,
    Adoro suas receitas e toda vez que sai uma nova, tenho vontade de fazer, mas me falta tempo. Um dia serei como você, rsrsrs.
    Gostaria de saber o que você acha de usar aquela cobertura de creamcheese (do red velvet) ao invés do merengue italiano? Será que ficaria gostoso?
    Obrigada pelas receitas maravilhosas e pelo carinho que você dedica a este blog. Beijos.

    • 13 de julho de 2015 - 17:23

      Luciana, fica bom sim! Eu particularmente amo cobertura de creamcheese. Beijos!

  5. Rafaela Dourado
    20 de junho de 2015 - 14:49

    Flor, usa seu shoyu pra temperar peito de frango também, fica uma delícia e dá uma cor bonita.
    Nossa, manjericão fresco é um sonho! Faz uma massa (eu gosto de penne) com molho ao pesto! Certeza de sucesso!
    Beijoca ;)

  6. Marcia
    20 de junho de 2015 - 22:50

    Juliana,tudo bom ?
    Shoyo vai muito bem com tofu ou tofu vai muito bem com shoyo ?!? rss…combinação perfeita e simples.
    Manjericão no molho caseiro de tomates para cobrir um espaguete al dente perfuma a casa e agrada o paladar.
    Sei que são muito simples e nem precisa de receita mas são classicamente “delicious” na minha opinião.
    vc bem que podia inventar uns cupcakes com esses ingredientes,hein ?

  7. Eliana
    21 de junho de 2015 - 21:14

    Olá Juliana! Parabéns pelo seu blog! Vou fazer a festa do meu filho e fazer cupcake. A cobertura de buttercream IMBC dura por algum tempo fora da geladeira sem perder a forma?

    • 13 de julho de 2015 - 17:26

      Eliana, IMBC não deve ficar na geladeira, senão ele endurece e não é bom de comer quando está duro. Ele tem que ficar em temperatura ambiente. Se estiver muito quente ou se for pra ficar no sol, então essa não é a cobertura certa! Beijos!

  8. vivi
    22 de junho de 2015 - 15:36

    Jú, qdo na sua receita fala água quente, posso colocar leite quente?
    Essa àgua quente é só para acentuar o sabor do chocolate ou tem outra finalidade tb, uma vez que tenho que deixar esfriar depois né?!
    obrigada
    besos
    Vivi

    • 13 de julho de 2015 - 17:29

      Vivi, pode usar leite mas vai mudar a textura da massa. Melhor usar água. A água quente ajuda a acentuar o sabor do cacau, porque você vai meio que ferver o cacau na água quente. Beijos!

  9. Elizabeth
    27 de junho de 2015 - 00:10

    Ju, adoro fazer geleias e chimias. O melhor truque para que elas fiquem coloridas e lindas é colocar na panela ou no microondas somente a fruta e cozinhar ela pura por um tempo. Quando ficar meio cozida, colocar um pouco menos da metade do volume de açúcar e cozinhar até dar o ponto. Com os morangos, é lavar, tirar as folhinhas, escorrer o excesso de água e cozinhar alguns minutos. Tirar todo machucado dos morangos, pois deixam a geleia escura. Colocar açúcar, provar e acertar o açúcar a gosto e dar o ponto. Ela vai ficar bem vermelhinha. Pode experimentar.

  10. 29 de junho de 2015 - 11:11

    Olá Juliana estou entrando no mundo da confeitaria e sempre encontro informações interessantes aqui no seu blog e gostaria de ver se vc pode me ajudar. Estou usando uma receita de cupcake de chocolate que eu adoro, adoro os ingredientes que vão na massa, adoro o método de fazer, o sabor, a consistência depois de pronto. Adoro tudo! Mas, nem sempre ela dá certo! Já pensei que pudesse ser o forno pois eu não tenho termômetro de forno, mas eu consigo assar minhas outras massas tranquilamente então acho que não é isso, a receita é balanceada então também não acho que seja um erro de proporção. O que pode ser? O que dá errado é que nem sempre faz aquele domo, as vezes ele cresce no forno e depois fica reto e as vezes afunda um pouco, mas fica perfeitamente cozido por dentro. só que outras vezes forma o domo e fica lindo!!
    O que será?

    • 13 de julho de 2015 - 18:27

      Glau, isso não é dar certo ou errado. Tem receitas que formam o domo e tem receitas que não formam. Também depende muito da temperatura do seu forno. Por exemplo: quando asso menos cupcakes na fôrma, 4 ou 5, o domo deles cresce muito. Quando asso duas fôrmas num forno só, todos ficam mais baixinhos. Então depende. Só porque não formou o domo não quer dizer que está errado. Beijos!

  11. Deisy
    29 de junho de 2015 - 15:38

    Oi Jú!
    Gostaria de saber se essas receitas de Cups que tu posta dariam certo em versão bolo de pote. O que achas?

  12. denyse
    01 de julho de 2015 - 14:06

    Juliana, comprei um cacau em pó toda feliz, pois não é comum encontrar nos supermercados da minha cidade. Ele era orgânico e eu fiquei mais feliz ainda. Fiz um bolo comum e ficou delicioso. Na segunda vez que comprei o produto (da mesma marca, só que não orgânico), os cups e até o brigadeiro ficaram com gosto de canela! A marca é uma que eu considero muito boa. Você sabe o que aconteceu?

    • 13 de julho de 2015 - 18:44

      Denyse, se for orgânico, acredito que é natural ter essas variações de sabor. Acho inclusive que é parte da graça de provar cacaus diferentes. Beijos!

  13. Eliana
    09 de julho de 2015 - 14:31

    Oi Juliana!
    Ontem fiz o buttercream de merengue italiano….ficou lindo e delicioso….todos gostaram!!! Segui todos os passos que estão na receita. Parabéns e obrigada pelas receitas!!!

  14. jussara
    12 de julho de 2015 - 20:49

    Oi Juliana!! ahh reparei que forminhas de papel ,mesmo de boa qualidade, depois de guardadas um tempo parecem “laciar”, ai ponho na forma e fica sobrando papel, e essas sobras entram na massa se eu não dobrar antes, é horrível!! Como evitar isso, por favor?! Espero que tenha entendido o caso! hehhehe
    Agradeço a generosidade de compartilhar as experiências, tudo de mais gostoso pra você!!!!!!!!!!

    • 14 de julho de 2015 - 17:49

      Jussara, você precisa comprar forminhas que já não estejam “arregaçadas” desse jeito. Elas precisam vir bem fechadinhas. E as guarde em um lugar sem nada que fique por cima delas. Se tiver um copo, é bom deixá-las dentro dele, para não ter problema. Beijos!

  15. Caroline
    03 de setembro de 2015 - 22:04

    Oie Ju…estou seguindo seu blog e confesso rsr me apaixonei nos seus posts, espero toda semana o próximo rsr, confesso que adoro suas ideias para os cupcakes, tenho uma duvida…oq posso usar para substituir o buttermilk?? Semana que vem é niver do meu irmão e gostaria de testar essa receita…

    Bjos, tudo de melhor pra vc ;)

    Carol

    • 16 de setembro de 2015 - 23:08

      Caroline, use leite comum mesmo. O buttermilk deixa mais gostoso, mas não dá errado fazer com leite não. Beijos!

  16. Marluce Toledo
    05 de abril de 2016 - 12:24

    Ei Ju, bom dia! Me esclarece uma dúvida, essa massa é mais líquida mesmo? Já testei várias massas suas, que aliás, amo de paixão, mas essa ficou mais líquida. É isso mesmo? Bj!

    • 14 de abril de 2016 - 11:27

      Marluce, é sim! Ela deve ficar mais líquida, mas nada INCRIVELMENTE líquida. O ponto certo é tipo uma “lava”. Beijos!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!