terça, 30 de julho de 2013

Cupcakes de chocolate e banana

101 Comentários

Freddie finalmente chegou nos 8 meses de idade. Eu e o Sr. Namorado percebemos isso na última semana, quando tentamos inutilmente fazê-lo nos obedecer em diversos momentos como caminhar junto ou esperar para atravessar a rua. Todos só funcionaram depois de muita insistência, o que não era comum. Ele era bem obediente!
Então, lembramos do que o livro do Alexandre Rossi dizia: a fase da rebeldia. É quando o cão decide que não, não vou mais te obedecer, sou independente. O Dr. Pet diz que é neste momento que devemos ser mais incisivos do que nunca, senão o cachorro vai achar que virou o líder e se tornar uma bolinha de pêlos desobediente. Vamos voltar a adestrá-lo diariamente, coisa que tinha diminuído bastante.

freddie_bobFreddie e Bob se reconhecendo.
In other news, sou oficialmente uma foodie mais feliz do que ontem, pois tenho em meu poder uma Le Creuset. UMA LE CREUSET! Vou repetir mais uma vez, só pra gravar: LE CREUSET. Presente do Sr. Namorado, que se esforça cada dia mais para ser o homem da minha vida, apesar de não precisar. Agora, tenho vontade de cozinhar tudo, até arroz branco, o tempo todo. É impressionante o efeito desse troço em uma pessoa. Tudo parece ficar melhor, até sua vontade de ir pra frente do fogão.

cupcakes_chocolate_banana
Esse cupcake é tão bom que eu nem sei por onde começar a agradecer a pessoa que inventou a combinação chocolate e banana. Procure as bananas mais maduras que conseguir encontrar, tipo aquelas que estão quase todas pretas.

Cupcakes de chocolate com banana
Receita da Stephanie, do Joy of Baking.
Rende: 10 cupcakes

1 xícara (200g) de açúcar
1 xícara (130g) de farinha
1/3 de xícara (35g) de cacau em pó
3/4 de colher de chá de fermento
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo
1/2 xícara de banana amassada bem madura
1/2 xícara (120ml) de água morna
1/4 de xícara (60ml) de leite
1/4 de xícara (60ml) de óleo vegetal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela grande, peneire o açúcar, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal, tudo junto.
2 – Em outra tigela, bata levemente o ovo. Acrescente a banana amassada, a água morna, o leite, o óleo e a baunilha. Mexa.
3 – Misture os ingredientes úmidos aos secos, mexendo bem com uma espátula. A massa fica bem líquida, é normal.
4 – Divida a massa entre as forminhas de papel, preenchendo até 3/4 de cada uma. Asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Buttercream de banana
Rende: cobre 12 cupcakes como na foto

80g de manteiga sem sal
2 xícaras (220g) de açúcar impalpável
3 colheres de sopa de banana amassada bem madura

1 – Bata a manteiga por 3 minutos, até que ela fique mais clara.
2 – Acrescente o açúcar impalpável e duas colheres de sopa da banana amassada. Bata com cuidado à princípio, para não espirrar tudo pelo ar. Depois acrescente a outra colher de sopa de banana amassada e bata na velocidade média por 2 minutos.

cupcakes_chocolate_banana2
Para essa decoração que eu fiz, é só usar um bico pitanga bem aberto, com vários dentinhos – eu usei o 6B da Mago – e fazer uma estrela em cima do cupcake. Para decorar, cortei rodelas de banana e mergulhei no chocolate temperado. Se não sabe temperar um chocolate, eu ensinei neste post. Fiz alguns a mais, claro, porque ninguém nega banana com chocolate. Ficou muito bom!

Como lidar com a desobediência de um filh… digo, cachorro?

  1. 30 de julho de 2013 - 09:00

    hahahha…rindo muito aqui com sua vontade de cozinhar a todo momento sua Le Creuset…quando ganhei minha Kitchen Aid fiquei assim também…essas coisas mudam nossa vida na cozinha, né? A vontade de fazer bolos só aumenta…hahahha…

    Parece que os blogs que mais gostamos entram em sintonia…esses dias fiz um bolo maravilhoso de banana com chocolate … Agora vou tentar esse…depois te conto…bjks

    • 30 de julho de 2013 - 20:41

      Cibele, é muito bom isso! A gente sente até mais vontade de cozinhar, de passar horas de frente pro fogão, é muito esquisito. É psicologia, né?
      Depois me conte o que achou dessa receita, beijos!

  2. Marcia Kawabe
    30 de julho de 2013 - 10:25

    Interessante essa observação sobre os cachorros se tornarem mais independentes nesta idade. Eu tenho um vira lata, chamado Biscoito que acabou de completar 1 ano e está assim, super desobediente na rua. Se sentindo “gente grande” :) e infelizmente também não sei bem como lidar com isso …

    A receita de cupcakes de banana com chocolate é bem famosa. Tenho um livro da Hummingbird Bakery que também traz um receita destas, mas ainda não testei. Vc já tentou usar pasta saborizante no lugar da fruta/noz alguma vez? Eu sempre fico em dúvida se a quantidade deve ser a mesma no caso da substituição.

    • 30 de julho de 2013 - 20:43

      Marcia, te recomendo a comprar o livro “Adestramento Natural” do Alexandre Rossi. Ele é muito didático, explica tudo sobre seu cãozinho e você vai saber exatamente como lidar com essa fase, e todas que virão!
      No caso desta receita, a banana amassada faz a função de dar a liga à massa também, não apenas o sabor. A pasta saborizante teria o sabor, mas não faria a mesma função. Ela funcionaria bem em outras receitas, eu acho. Nunca usei pastas, na verdade. Prefiro sempre manter o máximo possível de distância de coisas industrializadas.

      Beijos!

  3. Juliana Felício
    30 de julho de 2013 - 14:46

    Olá, Juliana perfeito amooo banana,vou testar com certeza… Parabéns!!! Na verdade gostaria de lhe perguntar se já testou esta receita: http://www.objetivocupcake.com/2013/01/cupcakes-de-cookies-abstenerse-golosos.html acompanho este site, você faria alguma alteração nessa receita?
    Obrigada
    Juliana

    • 30 de julho de 2013 - 20:54

      Oi Juliana!

      Te confesso que não entendo nada de espanhol, acredita? Mas já tenho algumas receitas de cupcakes que usam massa crua de cookies para fazer. Fique de olho no blog! :)

  4. Cristiane Tomasi
    30 de julho de 2013 - 15:55

    Adoro seus cupcakes! Testei agora pela manhã esses cupcakes de banana e chocolates! Ficou maravilhosoooooooooooooo! Espero anciosa pelas próximas receitinhas! Obg Beijos

  5. Polly
    30 de julho de 2013 - 16:03

    Oi Ju (a intima né..rs), leio o seu blog ja a algum tempo e acho ele mais do que perfeito, adoro suas historias e as receitas alem de bem explicadas são maravilhosas!!!
    Estou sem emprego infelizmente, e com isso a vontade de cozinhar ficou enorme!!
    Esses dias fiz a receita do cupcake de chocolate e ficou perfeitinho, foi o primeiro cupcake que fiz na vida e amei!

    Tenho algumas perguntas se é que me permite rs

    Sou louca pra fazer o cupcake red velvet, queria saber se eu posso trocar p cacau em pó por chocolate em pó aquele que é 50% cacau.

    Sobre a cobertura, faz muita diferença usar açucar refinado no lugar de açucar de confeiteiro?

    A coberturade creamcheese é possivel usar pra confeitar com o saco de confeiteiro?

    Bom por enquanto é isso rs!

    Ammmmeeeeii essa receita nova com banana amo banana com chocolate, será o proximo com certeza!

    • 30 de julho de 2013 - 20:59

      Oi Polly!

      Bom, vamos lá:
      Você pode trocar o cacau em pó pelo chocolate em pó 50% cacau, mas o cupcake vai ficar muito muito doce. E não, não dá pra diminuir o açúcar pra balancear isso. O ideal é usar o cacau em pó mesmo.
      Não da pra trocar o açúcar impalpável (que não é o mesmo que o de confeiteiro, atenção!) pelo refinado. Eles são completamente diferentes. Você precisa comprar o impalpável em lojas de confeitaria, mesmo.
      A cobertura de creamcheese pode ser usada no saco de confeitar sim, mas ela costuma ser mais mole que as outras, então dificilmente vai segurar as voltinhas que você fizer com o bico.

      Beijos!

  6. Janaina Ferreira e Barbosa
    30 de julho de 2013 - 16:51

    Olá Juliana!

    Olha, não sou a maior fã dos cupcakes estilão americano, por isso sempre investi nos de chocolate apenas com ganache por cima, pois o buttercream me dá enjoos.Mas olhando alguns dos seus, resolvi testar, principalmente o de merengue italiano…E também depois que estive na Magnolia Bakery e provei um de maça com nozes que era de comer ajoelhado, enlouqueci e comprei o livro da confeitaria, agora terei que começar a fazer todos!
    Bom, ai surgiu um problema, que me incomoda: as forminhas de papel ficam sempre engorduradas… Compro impermeáveis, comprei no exterior umas lindas coloridas e decoradas, ai quando sai do forno pra mim estão sempre engorduradas, você tem uma dica para evitar isso? Uso formas anti-aderentes e coloco dentro as formas de papel, mas comprei agora formas de silicone, só que não curti…
    Abraços!

    • 30 de julho de 2013 - 21:01

      Oi Jana!

      Depende muito da receita, mas geralmente a forminha de papel costuma ficar engordurada mesmo, não tem muito como escapar disso. Ela está em contato direto com o bolo, então vai sempre “chupar” os líquidos da massa e a gordura é um deles. Você pode tentar evitar com forminhas de boa qualidade, que costumam reter bastante a gordura. Outra dica é remover os cupcakes da fôrma de metal imediatamente após tirar do forno, a não ser que a receita especifique que você deve mantê-los ali por um tempo.

      Beijos!

  7. Vivian
    30 de julho de 2013 - 23:57

    Ju! Depois de ter testado aquela outra receita de cupcake adaptado da torta de banana e amado, com certeza vou testar essa tb!

    Me diga uma coisa, se eu congelar massa, cobertura ou recheio dos cupcakes eles ficam com gosto ou odor de freezer? É q eu trabalho com móveis planejados e resolvi q vou dar de brinde pros meus clientes no pós-venda, mas não da pra ficar fazendo toda véspera de visita a eles, então resolvi q tvz fosse melhor deixar congelado e só preparar a qtde certa na véspera. Será q tem problema?

    Aahh, será q vc não poderia gravar um vídeo ensinando a fazer voltinhas diferentes??

    Bjos!

    • 01 de agosto de 2013 - 07:53

      Oi Vivian!

      Dá pra congelar a cobertura e o recheio, mas a massa não tem como porque ela possui o agente químico que faz a massa crescer. Ele vai continuar em atividade no freezer – apesar de diminuir consideravelmente a ação – e corre o risco de não fazer mais efeito quando você colocar pra assar. Melhor você adiantar as outras coisas e usar uma receita que faça poucas unidades, como a que eu tenho aqui no blog.

      Sim, o blog vai ter vídeos por aqui em breve! :) Fica ligada!

      Beijos!

  8. Ednamar Eterna
    31 de julho de 2013 - 13:30

    Ju!! Essa receita deu água na boca. Qual é banana que você usou?
    Beijos

    • 01 de agosto de 2013 - 07:57

      Ednamar, acho que foi a banana prata. Mas qualquer uma serve! :)

      Beijos!

  9. vanesa sousa
    31 de julho de 2013 - 14:27

    oi Juliana,muito obrigada por todas as suas dicas,vou tentar fazer algumas…tava vendo esse cup e vou tentar akele de banana e vou colocar brigadeiro de chocolate em cima,todas essas receitas posso fazer com akela farinha de bolo né?e como nao tenho tantas formas(uso as de silicone)posso fazer a receita na metade?pra nao estragar a massa?

    • 01 de agosto de 2013 - 07:58

      Oi Vanesa! Dá pra usar a farinha de bolo em todas as receitas, a não ser que a receita diga que não!
      Pode fazer pela metade sim, sem problemas!

  10. 31 de julho de 2013 - 22:56

    Oi Ju, adoro seu site, por vários motivos…
    Vc é muuuuuito simpática e seus comentários são sempre legais..
    O jeito que vc escreve… n tem cm n ter vontade de ser sua amiga.
    As receitas são ótimas, fiz o red velvet….é simplesmente demais.
    Agora vou fazer o de banana e choco.
    Depois eu posto as fotinhos p vc ver…
    Bjs e obrigada pelas dicas.

  11. Priscila
    01 de agosto de 2013 - 22:32

    Interessante é que essa semana por um erro de troca de sacolas acabei trazendo umas 24 bananas quase maduras pra cada kkkkkkkk… Resultado? Tinha desesperamente que fazer um cup que levasse banana e de repente? thãrããã rsrsrsrrs. Fiz esses cup ontem e gostei achei diferente o sabor, mas agradou a todos que comeram, só que hoje quando comi a sabor da banana ja nao estava tão evidente, quase imperceptível, uma pena ;/ Mas de fato a massa é muito boa, ela é muito semelhante a que eu uso pra fazer meus cups de chocolate, e mesmo levando a banana a massa continuou extremamente macia, muito boa mesmo. Fiz com chantilly por cima com bananas “fritas” no açúcar mascavo, um arraso ;D

    • 13 de agosto de 2013 - 19:23

      Pri, que bom que gostaram da receita! Realmente, depois de um dia, o cupcake em si perde um pouco o sabor da banana. Por isso que é bom comer sempre o mais fresco possível!

      Beijos!

  12. Raphaela
    03 de agosto de 2013 - 15:05

    Oi Juliana!
    Gostaria de saber quais as marcas de manteiga e creamcheese vc usa.
    Esses dias eu usei uma manteiga que tinha um sabor muito forte e acabou interferindo no buttercream, deixou um gosto forte demais.
    Agora fico com receio na hora de comprar a manteiga.
    O creamchesse que eu comprei e geralmente uso, foi da polenghi e eu amei, mas a manteiga(nao lembro a marca)..detestei..
    Bjos
    Obs. Amoo suas receitas! Sempre ficam perfeitas

    • 13 de agosto de 2013 - 19:31

      Raphaela, a marca da manteiga honestamente não vai mudar muito no sabor do seu buttercream. Ele tem sim esse sabor forte de manteiga, afinal é um buttercream (creme de manteiga). Não tem muito como fugir, não! Já o creamcheese, eu costumo usar a mesma que você citou, mas tenho variado as marcas para experimentar coisas novas.

      Beijos!

  13. Tatiana
    05 de agosto de 2013 - 14:58

    Estava procurando uma receita de cup cake de banana e caí aqui neste site. Não costumo fazer bolos e não me considero boa nisto. Fiz a receita e ficou incrível!!!! Todo mundo amou! Mudei umas coisinhas pq não tinha alguns ingredientes em casa. Não tinha bicarbonato de sódio então usei um pouquinho mais de fermento e eu só uso açucar mascavo aí derreti ele na água mornal e juntei aos ingredinetes líquidos. Deu tudo certo e vou repetir a receita para o aniversário de 2 anos da minha filhotinha! Thank you for share! =D <3

    • 13 de agosto de 2013 - 19:46

      Tatiana, que legal! Gosto muito de comentários como os seus, com testes e experimentos que dão certo. Beijos e passe sempre por aqui!

  14. Gabrielly
    10 de agosto de 2013 - 15:59

    Oi Juliana,
    Acabei de testar essa receita, a massa ficou deliciosa, nem precisa de recheio, mas o buttercream ficou meio mole e com gostinho de manteiga, uma pensa! Segui a risca essa receita. Será que acrescentando mais açucar ele melhora a consistencia?

    • 13 de agosto de 2013 - 20:09

      Gabrielly, a consistência dele pode ser resolvida com mais açúcar, mas o gosto de manteiga não tem jeito. É um buttercream (creme de manteiga), logo vai sempre ter gosto de manteiga. ;)

  15. Denise Azevedo
    13 de agosto de 2013 - 01:24

    Juliana,

    me tira uma dúvida… Buttercream só pode ser preparado com manteiga? Ou podemos substituir por margarina sem sal?

  16. Aline Munhos do Rozário Souza Batista
    17 de agosto de 2013 - 16:37

    Oi Ju td bem? Fiz essa maravilha de receita hoje. Ficou delicioso!!! Que massa perfeita, quero fazer mais vezes. Adorei tbm porque dispensa o uso da batedeira. Só o meu buttercream que não ficou perfeito igual ao seu. Achei meio mole, não ficou muito bonito e nem ficou com a forma de ondinha igual ao seu. Usei o mesmo bico, mas sei lá… infelizmente não deu muito certo. Só que o sabor é magnífico, meu marido e eu adoramos. Parabéns pela receita e obrigada por compartilhar isso com a gente. :)
    Será que tem como você postar um vídeo p gente ensinando passo a passo do buttercream com a da voltinha? Ou se você souber de algum vídeo na internet ou alguma coisa assim, você poderia por favor passar pra mim? Muito obrigada Ju e um ótimo final de semana. Bjossss ;)

    • 29 de agosto de 2013 - 22:50

      Oi Aline! Esse buttercream fica mais mole mesmo, por causa da banana, por isso eu fiz a decoração dessa forma e não com uma voltinha que sobe, porque não seguraria. Talvez o seu precisasse de mais açúcar, ou o clima estava muito quente.
      Quanto a voltinha, tenho um post sobre isso. Está no Menu, na seção 101!

      Beijos!

  17. Rejane Costa
    18 de agosto de 2013 - 14:00

    Oi Ju tudo bem? Estou encantada com a sua pagina. Estava procurando uma receita de cobertura de cafe no Google e eis que encontrei voce. Que bom!
    Moro na Florida, quando precisar de alguma coisa especial por aqui, conte comigo. Embora aqui e onde mais se encontra cupcakes confesso que odeio as coberturas daqui, alias os doces aqui sao doces demais, acaba perdendo o sabor. Obrigada por compartilhar suas experiencias culinarias com a gente. Um abraco e bom domingo

  18. cintia carrion
    23 de agosto de 2013 - 19:48

    já tinha testado várias e essa é a melhor receita de chocolate com banana que fiz, cobri apenas com chocolate derretido e ficou perfeito!

  19. Monica Villa Rubio
    27 de agosto de 2013 - 11:43

    Bom dia, Juliana ! Hoje pela manhã tentei fazer esses cupcakes de banana com chocolate, mas não deu muito certo. Sou leiga no assunto… deixei quase 25 min assando no forno a 180 e os que eu colocou em forminha de papel e dentro de uma forma de silicone com 6 cavidades ficaram completamente crus. Outros eu coloquei naquelas de silicone individuais e com forminha de papel, esses assaram, mas depois que esfriou a forminha ficou deformada e quase molhada. Depois que tiro do forno tenho que tirar as forminhas de papel imediatamente de dentro da de silicone? O sabor ficou maravilhoso, mas aparência nem tanto, e queria que eles ficassem lindos como os seus !, rsrs essa massa fica úmida mesmo? Obg

    • 12 de setembro de 2013 - 13:57

      Monica, geralmente se deve retirar os cupcakes da fôrma (seja de silicone ou de metal) logo depois de retirar do forno, a não ser que a receita indique o contrário. A massa desse cupcake fica bem úmida sim, graças à banana.

      Beijos!

  20. Jessica
    03 de setembro de 2013 - 17:20

    Os meus ficaram prontos agora!
    Somemente uma palavra: MARAVILHOSOS!!!!!!!!!!

    A melhor receita de cupcake do mundoooo!
    Façam e comprovem…

    Parabéns! Bjs

  21. Beatriz Cavalcante
    03 de setembro de 2013 - 21:53

    Seu buttercream de banana não leva leite? Parabéns pelas receitas 8D

    • 12 de setembro de 2013 - 19:09

      Beatriz, não coloquei leite porque a banana já faz o papel de “hidratar” o buttercream. Beijos!

  22. JOICE S. JOENCK FEDIUK
    22 de setembro de 2013 - 16:49

    Oi Juliana! adorei a receita, vou testar por aqui.
    primeira dúvida: esse chocolate que usou para mergulhar a banana pode ser aquele em gotas ao leite? Ele diz na embalagem que não precisa temperar. E segunda: a ponta da banana não fica preta depois? alguma dica para isso não acontecer? obrigada!!

    • 22 de setembro de 2013 - 19:50

      Oi Joice! Nunca derreti gotas de chocolate para usar como chocolate de banhar, acredito inclusive que não funcione. Mas você pode tentar. Se diz na embalagem que não precisa temperar, então um problema já está resolvido.
      A ponta da banana que fica de fora vai escurecer, sim, conforme o tempo passar. Um jeito de impedir que aconteça é passar limão nelas, que atrasa um pouco o escurecimento. A melhor coisa, no entanto, é fazer essa decoração cobrindo toda a banana ou então fazer alguns minutos antes de servir. Beijos!

      • Joice Joenck Fediuk
        25 de setembro de 2013 - 23:23

        Obrigada por ajudar, essa semana vou testar essa receita aqui, estou curiosa para saber como fica…rsss

  23. Joice Joennck Fediuk
    26 de setembro de 2013 - 15:00

    Juliana,surgiu outras dúvidas: como faço pra saber em gramas (ou outra medida mais fácil) para os 3/4 e 1/4 de colheres de chá dos ingredientes que vc cita?
    pq tenho jogo de colh. medidas, mas não achei nenhuma dessas ai. bjusss

    • 06 de outubro de 2013 - 20:07

      Joice, para medir 1/4 é só medir metade de uma 1/2 colher de chá. Para 3/4, é só medir essa metade 3 vezes. É assim que eu faço, acho mais simples que pesar. Beijos!

  24. Joice Joenck Fediuk
    27 de setembro de 2013 - 00:27

    oi Juliana. com relação as medidas 3/4 e 1/4 de colher de chá, como faço para usar outra forma de medida, por exemplo em gramas? pq tenho jogo colheremes medidas e não há essas opções, fiquei perdida. Me ajuda? Obrigada.

    • 06 de outubro de 2013 - 20:11

      Joice, te respondi no outro post onde você comentou a mesma coisa. Beijos!

  25. Gabriela
    27 de setembro de 2013 - 14:39

    Oi Juliana, Amei a receita do bolinho. Fica macio, bem fofinho e o gostinho de banana na massa, simplesmente uma delícia! Fiz na forma dos mini-cupcakes, rendeu bastante (36 para ser exata). Fiz a voltinha, só que usei outro bico. Coloquei a banana do jeitinho que você postou. Ficou LINDO! No entanto, a cobertura eu achei muito doce. Conferi depois umas três vezes se eu tinha errado alguma coisa, mas era isso mesmo. Acho que já não estou mais tão formiga quanto antes. kk =õ)) Da próxima vez vou experimentar com metade da açúcar e ver se dá certo. Beijos

  26. Livia Paola
    11 de outubro de 2013 - 08:58

    Oi!
    A banana da decoração não escurece? Como resolver isso? Pensei em ou banhar a fatia toda ou passar numa calda de açúcar..

    • 08 de novembro de 2013 - 15:28

      Livia, escurece sim. Você pode banhar ela toda no chocolate, até fechar, ou passar limão na parte que fica de fora. Mesmo assim, ela vai escurecer um pouco, portanto é uma decoração para consumo imediato. Beijos!

  27. amie
    28 de outubro de 2013 - 09:17

    did you soak the banana in water with lemon?

    • 09 de novembro de 2013 - 21:40

      Hi Amie, I didn’t but you could do that to prevent it from going dark. It also gives a nice tangy lemon flavor to the banana.

  28. Jenifer Oliveira
    09 de novembro de 2013 - 20:14

    Oi Ju, não sou muito fã de banana! teria como trocar a banana por outra fruta? Por exemplo o morango? beijos

    • 09 de novembro de 2013 - 22:48

      Jenifer, nessa receita, não. Mas tenho outras receitas com outras frutas no blog, dê uma olhada! Beijos!

  29. Lídia Alencar
    15 de novembro de 2013 - 00:27

    Olá Juliana!
    Estava pesquisando receitas para minicupcakes e achei o seu site, muito legal, parabéns!
    Tenho uma dúvida, posso congelar os cupcakes assados? e a massa tb pode ser congelada?
    Desde já agredeço a atenção!

    • 04 de dezembro de 2013 - 10:31

      Lídia, dá pra congelar os dois, mas em ambos os casos, o resultado não vai ser tão saboroso quanto assar e servir na hora, ou em curtos prazos. Para congelar o cupcake assado, basta envolver cada um com papel plástico, e a massa pode ser congelada em ziplocs.
      Beijos!

  30. Alaide
    22 de novembro de 2013 - 10:31

    Olá Juliana!
    Primeiramente queria lhe parabenizar pelas suas receitas.. todas que eu fiz até hoje ficaram perfeitas =D.. to amando teu blog.
    Tenho só uma dúvida quanto ao butter de banana =/ o meu ficou muito molenga é normal assim mesmo? as 3 colheres de banana são cheias?

    Agradecida ;) Bjus

    • 04 de dezembro de 2013 - 11:25

      Alaide, ele é um pouco mais mole que o normal, mesmo, mas se ficou muito molenga, você pode acrescentar um pouco mais de açúcar impalpável pra dar mais consistência. As três colheres de banana são niveladas! Beijos!

  31. ariany
    04 de dezembro de 2013 - 15:08

    ju eu comprei finalmente o bico 1m da wilton e tava doida pra testar (as voltinhas perfeitas). Entao fui ver oq tinha dentro de casa e achei todos os ingredientes para este cupcake (banana i choc), ai na hora de fazer o buttercream(primeira vez que fiz isso) só tinha mant com sal, usei assim mesmo.. mas enfim as voltinhas ficaram lindas iguais as que vc faz… (a nao ser pelo fato de ter derretido tudo 20 segundos depois).. enfim, queria compartilhar essa experiencia aqui, e tambem aproveitar pra pedir que vc faça mais receitas com ingredientes faceis (eu nao consegui achar o tal do mirtilo de jeito nenhum)….

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:33

      Ariany, que bom que conseguiu fazer o buttercream! Pode deixar que o blog também é espaço para receitas com ingredientes fáceis de achar, é que eu adoro fazer receitas com coisas exóticas também. Beijos!

  32. 04 de dezembro de 2013 - 18:11

    oi ju !

    Onde voce compra os seus bicos da wilton ? tem venda pra onde eu moro ? sou de recife-PE

    Obrigada desde ja ! Amando seu blog !!!

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:34

      Elisa, eu compro tudo em lojas físicas, em Brasília mesmo. Mas na Barradoce.com.br deve ter bicos da Wilton que você procura! Beijos!

  33. Juliana
    16 de janeiro de 2014 - 12:29

    Oi Ju! Já testei várias receitas do seu blog, e todas sempre ficaram muito, muito boas!

    Agora quero testar essa de banana e tenho uma dúvida: dá para fazer sem o cacau em pó, só com a banana mesmo? Queria o cupcake clarinho, tipo bolo de banana com a cobertura de chocolate…

    Te desejo sucesso com o blog sempre!

    Abraços,
    Juliana

    • 16 de janeiro de 2014 - 16:14

      Juliana, eu acredito que essa receita aqui não dá certo se você só retirar o cacau. Você precisa de outra receita de bolo de banana sem cacau para fazer o que você está procurando. Eu ainda não testei nenhuma pra poder te indicar… mas se quiser testar essa aqui sem o cacau, eu acho que você deve ir em frente. Sempre digo que confeitaria é muita prática e testes, mesmo. :)

  34. Sendilene Garcez
    16 de janeiro de 2014 - 19:06

    Olá Ju, primeiro o seu blog é incrível, venho passear nele todos os dias, e quando vi esta receita precisei fazer, e foi sucesso absoluto, a massa é magnífica.
    Bom, fez tanto sucesso que minhã irmã quer estes cupcakes de lembranças para o casamento dela, mas como serão muitos tenho dúvida da durabilidade dele por causa da banana da massa.
    Quando fiz acrescentei em cada cupcake, antes de assar um pedacinho a mais e banana, coloquei a massa e depois um pedaço de banana em cada um, ficou muito bom.
    E além desta cobertura qual outra você sugere para acompanhar este cupcake, pois como ela derrete fácil para o casamento não será viável.
    Ficarei muito feliz se puder de responder!!! Parabéns pelo belo trabalho!!! beijos !!

    • 17 de janeiro de 2014 - 10:31

      Sendilene, que bom que gosta do blog e que gostou dessa receita!
      Você tem toda a razão. Por ser um cupcake com fruta fresca na massa, ele não é o mais indicado para ser lembrancinha em um casamento. Primeiro porque você provavelmente não tem capacidade de fazer uma produção em massa no dia, então vai ter que fazer antes e também porque ninguém come o cupcake de lembrancinha de festas no dia que o recebe. Tem gente que come, tipo, dois dias depois. Então é muito perigoso fazer um cupcake desses pra festa.
      Te recomendo convencer sua irmã (que bom que é sua irmã!) a escolher outro cupcake, que não tenha fruta fresca na massa. Esses são os ideais para servirem de lembrancinha. Aproveite e escolha uma cobertura de brigadeiro, ou de merengue, que segura muito bem em qualquer clima.
      Beijos!

  35. Daniele
    09 de fevereiro de 2014 - 15:38

    Hum! Acabei de fazer…Fiz tudo direitinho tim tim por tim tim e o resultado foi catastróficoooo: Ha ha Acabou rapidinho rs rs
    Estou doida para fazer as outras receitas com banana. Bjs

    Ficou uma delícia. Parabéns.

  36. Glenda
    04 de março de 2014 - 20:13

    Oi!! nossa,parabéns pelo seu site! estou apaixonada por tudo! Estou descobrindo minha paixão por bolos (de família ;p ) agora! Tenho algumas dúvidas! :3
    Primeiro,qual a diferença de colocar manteiga ou margarina para fazer o Buttercream (e se usa com sal ou sem sal )
    O que o bicarbonato de sódio faz na massa (curiosidade ^^” ) e
    E quando eu estiver fazendo um cupcake que leve chocolate,se eu posso substituir o cacau em pó (não tem perto da minha casa D:) por achocolatado (nesse caso eu diminuo a quantidade de açúcar…)

    Beijos! :3

    • 23 de março de 2014 - 10:01

      Glenda, que bom que achou o blog! Pra começar, pode abolir a margarina da sua cozinha. Não tem gosto, nem qualidade e ainda faz mal para a saúde. Buttercream é feito com manteiga (butter = manteiga, cream = creme), e sempre com manteiga sem sal!
      O bicarbonato de sódio serve como um fermento para determinadas receitas com ingredientes específicos porque eles reagem entre si e fazem a massa crescer. E quanto ao cacau, em algumas receitas dá pra substituir pelo achocolatado sim (mas vai ficar com uma textura e sabor diferentes, provavelmente bem mais enjoado e com menos gosto de chocolate), mas se ele tiver bicarbonato de sódio como fermento da massa, não dá pra substituir. Tem que ser cacau, porque ele reage com o bicarbonato para fazer a massa crescer. Beijos!

  37. 30 de março de 2014 - 16:01

    Oi Juliana,
    hoje deu a vontade e fiz esses cupcakes de banana e chocolate… Divinos!!! Amei!!! eles são fofinhos, molhadinhos e tem o gosto do chocolate e dos pedacinhos de banana como surpresa! Super!
    Muito obrigada por essa receita, sei que é da Stephanie da Joy of Baking, mas foi aqui que vi e chamou a atenção.
    Meu marido estava descansando depois do almoço e como não precisa de batedeira, pude fazer quietinha na cozinha e quando ele levantou tinha cheirinho de cupcake de chocolate e banana quentinhos! Num domingo de chuva…. hummmmmmm….. Obrigada!
    Beijos e boa semana!
    Maggie

    • 01 de abril de 2014 - 14:15

      Maggie, que bom que gostou da receita! E que bom que seu maridão gostou. O Sr. Namorado também adorou! :)

  38. Luiza Francisca
    07 de abril de 2014 - 17:30

    Oi Ju.
    Tenho dúvida sobre o açúcar impalpavel.
    Pode ser o feito em casa ?
    http://www.tudogostoso.com.br/receita/102988-acucar-impalpavel.html
    Ou tem que ser obrigatoriamente o de saquinho ?
    Beijos.

    • 15 de abril de 2014 - 21:12

      Luiza, tem que ser o comprado pronto, porque ele é feito com processamentos que garantem a quantidade certa de amido necessária para funcionar na receita. Beijos!

  39. Raquel
    29 de abril de 2014 - 07:11

    Oi! Fiz a receita hoje e realmente ficaram super fofinhos. Muito bom!!! Adoro o seu blog, é uma delícia de ler!Obrigada por compartilhar as receitas de modo tão simples. Beijos

  40. Taís Abreu
    30 de abril de 2014 - 00:40

    Juliana, ainda não consegui acreditar que euzinha fiz meus primeiros cupcakes da fruta que mais amo! Ficou ótimo! Toda vez que ia pra cozinha fazre sobremesas era um fiasco, nunca dava certo. E acredito que coloquei tanta vontade, tava tão empolgada fazendo que deu certo! E a receita parece mega mole, mas dá certo! Levei pra alguns conhecidos provarem e darem opiniões. A única coisa que precisaria melhorar é o doce da cobertura. Eu preparei ontem a noite e decorei os bolinhos hoje pela manhã. Pra mim deveria ficar com uma consistência mais uniforme, mais lisinho. Achei qu ficou meio aerado, com textura, sabe? Como deixar o buttercream “lisinho”? Até a banana de charme eu usei! Adorei!!! Isso tudo faz parte de um sonho!!! rezando pra dar certo!!! obrigada por dividir tudo o que sabe!!! Isso transforma vidas, meninas!!! ;)

    • 04 de junho de 2014 - 10:25

      Taís, que bom que gostou! :) O “segredo” pra deixar o buttercream lisinho é trabalhar com ele depois de pronto dentro da tigela, “amassando” contra as paredes, para estourar as bolhas de ar. Mas isso requer bastante tempo se você realmente quiser tirar todas as bolhas de ar. Beijos!

  41. Estela de Oliveira
    05 de junho de 2014 - 13:41

    Fiz a receita, ótima surpresa no sabor =D

  42. Gilma
    13 de junho de 2014 - 22:52

    Oi Juliana!!!

    Fiz esta receita jh e todos gostaram. Nossa acertei tudo, quer dizer, errei na cobertura – Ganache de chocolate (não combinou). O bolinho do cupcake é maravilhoso e rápido de fazer! adorei, parabéns Juliana!
    Juliana não usei o extrato de baunilha, usei a baunilha líquida mesmo.

    • 25 de junho de 2014 - 11:21

      Gilma, extrato de baunilha é líquido também! Beijos!

  43. Aline Demitto
    19 de junho de 2014 - 15:01

    Olá Juliana,

    Já faz algum tempo que estou acompanhando suas receitas e como você descobri uma nova paixão na cozinha.
    Já fiz algumas de suas receitas que deram super certo de primeira. Fiquei louca para saber qual o sabor dessa de chocolate com banana mas estou arrasada.Eles renderam cerca de 15 bolinhos mas todos cresceram d+ até explodir e não assaram. O que posso ter feito de errado?? Obrigado.

    • 25 de junho de 2014 - 20:50

      Aline, seu fogão provavelmente está muito desregulado e quente demais! Beijos!

  44. Aline Garroux
    24 de julho de 2014 - 18:37

    Oi, Ju! Descobri seu blog semana passada e vou pela primeira vez na vida tentar fazer um cupcake, rs! Só uma dúvida: o açúcar da massa é açúcar refinado ou cristal? Obrigada! Beijos

    • 14 de agosto de 2014 - 00:03

      Aline, eu detalho todos os ingredientes do blog lá no FAQ! Dê uma lida e boa sorte! :)

  45. Laiane
    27 de julho de 2014 - 14:26

    Ju, adorei a receita e estou com uma penca de banana bem madura só encontrei um porém, eu não poso consumir leite. Posso substituí-lo? Pelo que? água ou óleo?
    Grata :)

    • 14 de agosto de 2014 - 00:09

      Laiane, você pode tentar com água, mas não sei se dará certo porque o leite traz gordura à massa também. Se tiver alergia ou intolerância, já pensou em substituir por leite sem lactose? Beijos!

  46. Francisca
    08 de setembro de 2014 - 21:22

    Adorei a receita de cupcake de banana mas, desculpe o ignorância culinária. Como medir 3/4 de colher de chá de fermento?

    beijos

    • 09 de setembro de 2014 - 08:16

      Francisca, como eu falo no FAQ e no post sobre utensílios, o ideal é ter medidores padrões de xícaras e colheres. Nesse medidor de colheres, vem a medida de 1/4 de colher de chá, daí é só colocar três dele. :) Na falta dele, pode encher a colher de chá e retirar um pouquinho, no olho mesmo, mas a receita pode não dar certo. Beijos!

  47. Aline
    20 de janeiro de 2015 - 11:30

    Oi, Ju!
    A primeira vez que fiz essa receita, ficou tão perfeita, que é a que o marido mais pede pra refazer. Mas já tentei fazer ela outras duas vezes e o buttercream ficou meio açucarado, sabe quando dá pra sentir o açúcar no dente ao morder? Onde eu devo estar errando? Tenho os utensílios pra medir exatamente a quantidade; deixo bater todo o tempo que pede; já olhei a validade do açúcar impalpável… Já até troquei o batedor fouet pelo que parece uma raquete e nada… Até no buttercream de chocolate (aquele do cemitério com laranja) tá dando errado.
    Tu tem ideia do que pode ser?
    Amo, amo as tuas receitas! A do Red Velvet é a minha favorita disparado!
    Beijão

    • 22 de janeiro de 2015 - 21:16

      Aline, na verdade, não tem nada de errado, hahaha. Esse buttercream é do tipo tradicional, e ele fica com esses granuladinhos sim. É natural! Beijos! :)

  48. Aline
    23 de janeiro de 2015 - 10:04

    Jura, juradinho, que eu não tô errando? Que demais!!
    Muito obrigada!
    Deixa eu te contar a mistura que eu fiz, e deu certo. Fiz a receita do cupcake de chocolate, usei como recheio a cobertura de creamcheese do red velvet, e de cobertura fiz o negrinho amargo do cupcake de laranja!! Ficou muito bom!
    Beijos :)

    • 03 de fevereiro de 2015 - 23:05

      Aline, que bom!! Manda fotos do que você fizer, adoro ver! Beijos!

  49. Angela
    12 de maio de 2015 - 20:05

    Ju, fiz hoje esses cups. A massa ficou deliciosa, mas meu problema não é com ela, é com a cobertura! Sempre tentei fazer coberturas e nenhuma deu certo, inclusive essa )=
    A manteiga fica separada do resto e ela estava em temperatura ambiente.
    Vou enviar a foto da cobertura, se puder me ajudar :*

    • 15 de maio de 2015 - 10:15

      Angela, pela foto, parece que estava muito quente por aí, ou você bateu demais e a cobertura separou. Deixe na geladeira um pouquinho e volte a bater e veja se resolve. Beijos!

  50. Angela
    16 de maio de 2015 - 14:17

    Brigadão, Ju. Vou continuar testando, uma hora sai né :D
    Adoro seu blog, de verdade. É especial!
    Beijos de luz

  51. Carolina Ferreira
    29 de maio de 2015 - 18:56

    Nossa! Esse buttercream de banana é simplesmente delicioso! Mas eu achei que o meu ficou um pouco mole… O que será que eu fiz de errado? Queria até te mandar umas fotos. Fiz esse e o buttercream de chocolate, tb maravilhoso! Como mando fotos p vc? Beijos!

  52. Camila Carneiro
    21 de julho de 2015 - 12:58

    Oi, Juliana! Tudo bem?

    A banana em rodela que fica em cima não fica preta?

    Bjs

    • 25 de julho de 2015 - 01:37

      Camila, com o tempo, fica sim. O ideal é comer assim que servir. Beijos!

  53. Ludmilla
    03 de março de 2016 - 01:48

    Ju posso assar essa massa em uma forma normal em vez de formas de cupcakes?

  54. Kelly
    05 de março de 2016 - 08:20

    Olá.

    Gostaria de fazer essa receita voltada para cães mais sem o chocolate só a banana, porém tem alguns ingredientes que não podem ser usados como sal, açúcar, manteiga, leite… O que devo usar para fazer a cobertura?

    • 11 de abril de 2016 - 18:05

      Kelly, o ideal é você fazer uma receita que já foi criada para cães. Eu mesma não sou veterinária então não posso te indicar essas substituições.

  55. Tânia Lima
    23 de julho de 2016 - 17:40

    Oie Juliana amo seus cupcakes, ao fazer esse de banana minha massa ficou muito mole depois de assada desgrudando das forminhas onde será que eu errei pode ser muito óleo ? obrigada

    • 20 de setembro de 2016 - 14:06

      Tânia, você mediu todos os ingredientes corretamente? É importante medir tudo direitinho, de acordo com a receita!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!