quarta, 20 de agosto de 2014

Cupcakes de chocolate com buttercream de chocolate Curaçao, e a saga da cor das paredes

81 Comentários

Como falei pra vocês no post passado, eu sou a psicótica do branco. A cozinha vai ser toda branca, toda. Vou ter um nicho azul Tiffany, os puxadores são pretos e os eletros são de inox, mas o resto todo, absolutamente todo, é branco.
Isso faz parte do meu pequeno pavor de bancada preta depois de anos convivendo com ela aqui em casa. Não sei onde está a sujeira, não sei cadê as formigas, não vejo nada. Ficava irritadíssima com isso e, aos poucos, fui cultivando na minha mente uma linda cozinha toda branca hospitalar.
O apê tinha paredes brancas do proprietário anterior (e uma verde com grafiato que eu achava terrível). Como mudamos os pontos de eletricidade, precisaria pintar tudo de novo. E como a psicótica aqui quis tudo no mais puro branco, tanto minha arquiteta, quanto minha mãe e o Sr. Namorado achavam que eu devia escolher uma cor para as paredes.

cupcake_chocolate_curacao
Eu esperneei o máximo que pude. Argumentei com ardor e paixão a favor do branco em tudo, enquanto o Sr. Namorado protestava que uma corzinha ia ficar ótimo. Como eu era voto vencido, pensei que talvez eu estivesse exagerando mesmo e fui escolher uma cor.
A marca da tinta é a Sherwin-Willians, a melhor do mercado de acordo com mamãe. Lá no site americano deles, tem um aplicativo muito legal pra ver as opções de cores. Sei que tem muitas opções do site deles que não vendem no Brasil, mas você pode começar pelo aplicativo e dar uma ligadinha na loja pra ver se tem.
Na ferramenta, você escolhe uma cor e a vê aplicada em alguma foto, o que ajuda muito pra ter uma noção. Mas definitivamente o mais legal é que quando você seleciona uma cor, ele te dá cores próximas aquela, variando de acordo com clareza, intensidade ou tonalidade. Então você escolhe um branco e ele te mostra outros “brancos” com tons de laranja ou verde por baixo. Fiquei um dia inteiro futucando esse aplicativo e achei o máximo!
Depois disso, escolhi algumas cores e comprei na loja um mini baldinho de teste. Minhas opções eram a Everyday White (SW 6077), Modest White (SW 6084) e a Marshmallow (SW 7001).

amostras_de_cores
Vou dar uma chance pra vocês adivinharem qual cor eu escolhi… sério, gente! Lógico que escolhi a Marshmallow porque não vai ter nada mais a ver com uma confeiteira do que ter uma tinta com esse nome no apê inteiro! Além disso, ela era a mais clara de todas.

amostra_de_cores_2
O teto é branco e a parede já pintada embaixo. É basicamente essa a diferença. Vou assumir que gostei bastante, com uma corzinha. Acho também que vai combinar bastante com os azuis tiffanys que quero colocar em todo canto e, segundo minha arquiteta, vai destacar os móveis brancos. Então, na verdade, foi tudo estrategicamente pensado para ficar AINDA MAIS BRANCO! <3 cupcake_chocolate_curacao3
Vai aí um cupcake de chocolate, amado e delicioso. Como que ficou tão bom? O cacau é o segredo, sempre. Usei o cacau em pó da Kaebisch, que é excelente e bem escuro. Além disso, aproveitei o licor que ganhei de presente de uma amiga que viajou pra Curaçao, só pra dar um gostinho a mais na cobertura. Mas se você não tiver esse licor ou nenhum outro, fica igualmente bom, é só fazer sem!

Cupcakes de chocolate com buttercream de chocolate Curaçao
Rende: 12 cupcakes

Massa
2/3 de xícara (165ml) de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras (200g) de farinha
4 colheres de sopa (25g) de cacau em pó – usei o da Kaebisch!
1 xícara (200g) de açúcar
100g de manteiga
3 ovos
2 colheres de chá de fermento

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos, até que fique bem pálido e fofo.
2 – Acrescente um ovo de cada vez, batendo entre cada um. Por último, adicione o extrato de baunilha e bata novamente.
3 – Em outra tigela, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Alterne a adição dos ingredientes secos e do leite à mistura anterior, batendo entre cada um para incorporar. Tome cuidado para não bater demais ou a massa pode solar.
4 – Distribua a massa entre as forminhas, completando apenas 2/3 de cada uma, e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Cobertura
1 1/2 xícaras de açúcar impalpável
3 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
100g de manteiga
2 colheres de chá de licor de Curaçao de chocolate (opcional)

1 – Peneire junto o açúcar impalpável e o cacau em uma tigela e reserve.
2 – Bata a manteiga até branquear um pouco, por uns 3 minutinhos. Desligue a batedeira, acrescente o açúcar e o cacau de uma vez, cubra a tigela e a batedeira com um pano e comece a bater novamente na velocidade mínima. Porque? Senão vai voar pó na sua cozinha inteira. Depois de uns segundos misturando, aumente a velocidade aos poucos, até chegar ao médio e então bata por 4 minutos.
3 – Acrescente o licor e bata novamente. Se não tiver, use outro licor qualquer (um cointreau fica uma delícia) ou simplesmente omita da receita. Se achar a consistência muito firme pela falta do licor, acrescente duas colheres de chá de leite no lugar.

cupcake_chocolate_curacao2
Não vejo a hora de ter minha cozinha branca hospitalar maravilhosa.

E você, tem alguma obsessão por cor? Qual?

  1. Fran Gabiatti
    20 de agosto de 2014 - 08:37

    Eu tbm sou a louca dos brancos.. Pensando exatamente como vc, senão eu não consigo ver a sujeira, as formigas e etc..

    • 20 de agosto de 2014 - 22:32

      Fran, nossa, me dá uma AGONIA não saber onde ta sujo… que bom que não sou a única!

  2. Maysa Rodrigues
    20 de agosto de 2014 - 09:12

    Parabéns pela conquista, Ju! Ansiosa pra ver o apê prontinho. E a cor ficou ótima! Fugiu do total white com uma cor elegantérrima! Bjinhos

    • 20 de agosto de 2014 - 22:32

      Maysa, ahhh que bom que gostou! Acho que vai ficar show também. Beijos! :)

  3. Vivian
    20 de agosto de 2014 - 09:29

    Do jeito que sou indecisa, quero nem ver quando chegar a hora de escolher as cores da minha casa! kkkk
    Você tem muito bom gosto Ju! ;)

    Sobre o cacau: posso substituir por qualquer outro? Tipo aquele famoso que tem dois padres na caixa? :P
    Qual a porcentagem de cacau que ficaria semelhante a esse?
    Obrigada! Beijos!

    • 20 de agosto de 2014 - 22:36

      Vivian, pode usar qualquer cacau, mas aquele dos dois padres na verdade é chocolate em pó! Tem que ver na caixinha se é cacau em pó puro ou alguma mistura, também. O ideal é cacau puro, mas se não encontrar, o chocolate em pó serve, só vai ficar bem mais doce do que ficaria. Beijos!

  4. Marcia Kawabe
    20 de agosto de 2014 - 09:41

    Claro que vc escolheu o marshmallow :) E porque açúcar impalpável na cobertura? Qual a diferença dele para os outros tipos de açúcar branco?

    • 20 de agosto de 2014 - 22:36

      Marcia, ele é um açúcar bem bem bem processado, tipo amido de milho, então dá a consistência ideal para usar o saco de confeitar. Beijos!

  5. Laylla
    20 de agosto de 2014 - 09:48

    Oi Ju :) Adorei a receita, será a próxima que testarei, com certeza. Mas a minha dúvida eterna é em relação ao cacau em pó. Não tenho acesso a essa marca que você citou no post. Então resolvi fazer uma pesquisa que me confundiu ainda mais. Encontrei um em lojas de produtos naturais, que são sem adição de açúcar, e também o cacau em pó alcalino. Qual desses seria afinal, o ideal para usar nessas receitas?
    Obrigada desde já, um beijo!

    • 20 de agosto de 2014 - 22:38

      Laylla, honestamente, qualquer cacau em pó dá certo para esse buttercream. Só muda um pouco o sabor, e daí faz parte do seu gosto escolher o que fica melhor. Beijos!

  6. 20 de agosto de 2014 - 13:12

    Oi, Juliana boa tarde.

    Admiro muito os seus trabalhos e passo aqui sempre que posso para tentar aprender mais um pouquinho sobre suas culinárias. Parabéns mais uma vez pelo seu blog e pela sua conquista pessoal.

    Gostaria de saber se você poderia me tirar uma dúvida: por que os cupcakes começam a se soltar do papel? Isso é porque são retirados da forma ainda quentes?

    Um beijo e fique com Deus.

    • 20 de agosto de 2014 - 22:39

      Luciana, o mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Também tem a ver com retirar das fôrmas de metal rapidamente, mas, por exemplo, tem outras receitas que dizem pra manter o cupcake ali alguns minutos antes de retirar, e nessas as forminhas também não descolam. Acho que varia muito! Beijos!

  7. carla borges
    20 de agosto de 2014 - 13:48

    oi Ju!
    tb fui voto vencido na cor das paredes.. acabamos optando por um cinza bem claro.
    confesso que o efeito após os móveis realmente ficou ótimo!

    em relação à receita, posso trocar o licor por uisque ou alguma outra bebida?

    bjs!!!

    • 20 de agosto de 2014 - 22:40

      Carla, até pode, mas vale colocar um que tenha a ver com o sabor do chocolate. Beijos!

  8. Gisele
    20 de agosto de 2014 - 17:25

    Ju, queria saber se para a cobertura, eu posso substituir o açúcar impalpável pelo açúcar de confeiteiro e o cacau por achocolatado em pó.
    Obrigada!

    • 20 de agosto de 2014 - 22:41

      Gisele, o açúcar tem que ser impalpável, mas o cacau você pode trocar por chocolate em pó. Achocolatado eu não recomendo, primeiro porque é ruim e segundo porque os grãos dele são maiores por causa da alta quantidade de açúcar, então não sei se vai dar a consistência ideal. Beijos!

  9. Hevelyn
    20 de agosto de 2014 - 18:31

    Oi, Ju! Td bem?! Vc gosta de td branco…já eu sou a louca das cores! Adoro uma parede com cor!
    Me diga uma coisa: a receita dessa massa fica melhor que essa: http://www.cupcakeando.com.br/?s=sheet+cake&submit= ? Costumo fazer a do sheet cake e gosto mto, mas ela gasta bastante manteiga! Tem mta diferença entre as duas? Beijo!

    • 20 de agosto de 2014 - 22:42

      Hevelyn, a sheet cake fica bem mais molhadinha, porque você derrete a manteiga. Nessa aqui, o bolinho fica mais sequinho. Eu gostei de ambos os resultados, mas sou mais fã da sheet cake, porque é maravilhosa. Beijos!

  10. ariany
    21 de agosto de 2014 - 14:02

    ju, reparei que a maioria das suas receitas só tem o bolinho e a cobertura, vc costuma rechear e nao contar pra gente? ou vc nao recheia? no caso deste cupcake, oq vc fez?
    outra pergunta, posso colocar essencia de baunilha para substituir o chocolate curacao?

    • 21 de agosto de 2014 - 15:40

      Ariany, para servir para os outros ou para vender, eu sempre recheio de acordo com a preferência ou com a combinação de sabores. Os cupcakes que faço pro blog costumam ir sem recheio, a não ser que o recheio seja novidade. Nesse aqui, eu recomendo um recheio de creme de baunilha, pra não ficar muito chocolate. :)

  11. ariany
    22 de agosto de 2014 - 08:41

    ju vc esqueceu de responder a minha segunda pergunta.
    PS.: acabei de fazer a massa, quando fui alternar secos e leite à mistura usei um fuet. O resultado final ficou com cara de talhado, vamos ver depois de assado :/

    • 22 de agosto de 2014 - 09:34

      Ariany, pode substituir sim, não faz mal nenhum. Beijos!

  12. cleia
    24 de agosto de 2014 - 16:20

    Oi ju! Amo seu blog… é a primeira vez que comento (alias segunda, a primeira nao vi sua resposta:( )
    Eu gostaria de saber se vc teria uma receita de creme de baunilha, algo que desse pra rechear diversos sabores de bolinho…ja comi um branquinho bem suave, mas nem tenho ideia de como fazer, embora tenha tentado por conta propria mas não deu certo.
    Obrigada
    Beijooo

    • 25 de agosto de 2014 - 18:29

      Cleia, veja só você, essa semana ainda vai sair uma receita de creme de baunilha no blog. Fique ligada! :)

  13. cleia
    24 de agosto de 2014 - 16:52

    Ô juliana desculpa..
    Eu só agora vi sua resposta pra mim da postagem anterior
    So nao tava preocupada com o furo do palito rsrsrsrsrs..minha tensao era abrir o forno antes e solar a massa, mas entedi direitinho lendo as postagens anteriores, so preciso ter cuidado pra cobter minha ansiedade, e como mei forno nao tem luz tenho que seguir o tempo apropriado ne?
    Muito obrigada por ser tao generosa em compartilhar sua criatividade!! :-)

  14. Carla Fernanda
    25 de agosto de 2014 - 12:32

    Boa tarde Juliana, estou entrando agora no mundo dos cupcakes,tenho muitas dúvidas,achei seu site e suas dicas bem importantes, tem uma maneira bem simples de explicar, adoreiiii….parabéns!!!! Bom, minha dúvida é sobre o cup de chocolate, pois quando prontos ficam esbranquiçados por cima.Nenhum dos cups que fiz ficou solado, porém eles não são arredondados, quando crescem se esparramam, pode me dizer porque acontece isso?

    • 25 de agosto de 2014 - 18:29

      Carla, depende da sua receita. Qual você está usando? Beijos!

      • Carla Fernanda
        26 de agosto de 2014 - 11:55

        Eu uso a mesma receita de chocolate que esta no seu site, porém o chocolate em pó não é da mesma marca. E porque eles se espalham? Acontece o mesmo com o de baunilha.

        Bjus

        • 29 de agosto de 2014 - 09:58

          Carla, é que eu tenho várias receitas diferentes de cupcake de chocolate no blog, não é sempre a mesma não. Qual seria?
          Eu também não uso chocolate em pó, somente cacau, então talvez isso influencie.

  15. 29 de agosto de 2014 - 14:49

    Olá Juliana,
    Descobri o seu site há algum tempo (no início do ano para ser sincera) e me apaixonei, tanto pelo site como pela sua pessoa, você é muito fofa e disponibiliza muita coisa linda neste espaço.
    Cadastrei o meu e-mail hoje, pra te seguir mais de perto, também tenho um site de chocolates mas é coisa de iniciante, eu mesma estou organizando, mas o importante é poder mostrar o meu trabalho; se você puder me ajudar eu queria muito saber quem fez o seu site (que é muuuito fofo) combina exatamente com tudo aqui, com as gostosuras que você posta e com a sua delicadeza, enfim é tudo lindo e eu estou encantada.
    Que Jesus te ilumine muitíssimo e a torne cada vez mais feliz e realizada; vou aprender com você e daqui a algum tempo também vou fazer um cantinho pra compartilhar minhas dicas de chocolate, quem sabe não consigo né?
    Bem é isso Jú, Parabéns mesmo!!!
    Bjos Silvana.

    • 31 de agosto de 2014 - 22:19

      Silvana, lá embaixo, no final do blog, tem o nome da designer e da programadora, basta clicar que você vai pros sites delas! :) Beijinhos!

  16. Denyse
    30 de agosto de 2014 - 08:31

    Hummm, eu penso o mesmo das bancadas escuras, e é exatamente a que tem aqui em casa. Amo o branco até nos eletrodomesticos, mas queria uma parede amarela.
    Me animei com essa receita de chocolate, vou fazer. Obrigada!

    • 31 de agosto de 2014 - 22:25

      Denyse, eu ia colocar uma parede toda de azul tiffany, mas as pessoas tiveram que me conter. Hahahaha Beijos!

  17. Poli Diniz
    31 de agosto de 2014 - 16:19

    Juliana, amei seu blog, alem de receitas maravilhosas é tudo muito explicadinho o que torna mais simples,obrigada, olha estou com uma duvida pode ajudar? Quero entrar no ramo só que com mini cupcakes e tenho duvidas no tempo de forno posso basear uma forma de 24 para 10 min. de forno?
    Desde ja agradeço…Bjo bjo!!

  18. Pauliany
    06 de setembro de 2014 - 10:15

    Adoro sua receitas, elas sempre dão certo e ficam super saborosas.
    Obrigada por compartilhar conosco! ;)

  19. 08 de setembro de 2014 - 16:10

    Olá!!
    Fiz a massa e ficou muito bom!
    Rendeu 13 cupcakes. Na verdade fiz só 12, mas alguns transbordaram ao assar por eu ter colocado massa demais na forminha… então acho que renderia 13.

  20. Danielly Maria
    08 de setembro de 2014 - 17:54

    Olá Ju, tudo bem? Você sabe se essa massa de chocolate também fica boa em mini cupcakes? Minha dúvida é porque certa vez fiz uma receita que nos cupcakes tradicionais ficaram legais, mais nos minis não. Enfim, é isso. Tudo de bom para você :*

  21. Ana
    17 de setembro de 2014 - 20:04

    Oi JU Gostaria de saber qual marca de forminha vç usa, pois as que usei abrem e se soltam do bolinho em algumas horas. ABÇ

    • 19 de setembro de 2014 - 07:59

      Ana, uso forminhas da Mago e gosto muito! Beijos!

  22. Mari
    24 de setembro de 2014 - 09:11

    Nossa não agüento mais fazer cup de chocolate e a massa ficar seca,ou aquele chocolate esbranquiçado, ou murchar,sei lá,vou tentar essa agora p ver se vai dar certo kkkkkk!!!!!!!!!

  23. Mari
    24 de setembro de 2014 - 14:18

    Juliana será que dá certo fazer cup cake com a massa do Sheet cake?????? Vc já testou??????

    • 30 de setembro de 2014 - 20:57

      Mari, dá certo sim, só precisa ajustar o tempo de cocção. Beijos!

  24. ariany
    26 de setembro de 2014 - 13:04

    ju vc podia postar mais receitas de recheios, tipo o creme de baunilha ao qual vc tinha me mencionado. Eu AMOO este cupcake seu, o meu eu recheei com creme de limao, a familia nao gostou, mas eu amei,comi o de todo mundo e depois fiz mais meia fornada só pra mim :D asuahsuhas
    resultado: a medica brigou pois curiosamente neste mes engordei 4 kg, aushuahsauhs nao estou colocando a culpa em vc . (kkkk) mas é porque eu estou gravida e nao posso comer besteira ¬¬ :D
    mas este cup é irresistiveel *—*
    Enfim, fiz de novo hoje, só que com a nova receita de massa de chocolate q vc postou, tomara que fique igual (ou bem parecida) com essa. optei pela outra pois nao tinha manteiga suficiente e aqui é longe pra ir comprar. Beijos e depois conto o resto

  25. Gleici
    01 de outubro de 2014 - 14:15

    Qual a sua receita de massa preferida? Ainda estou em busca de uma massa úmida escura e fofa. Bjs

    • 02 de outubro de 2014 - 09:53

      Gleici, de chocolate? Ainda não tenho uma definitiva, mas no blog tem várias opções. Beijos!

  26. Rutyana
    27 de outubro de 2014 - 12:47

    Olá!Eu fiz a receita de cupcake de chocolate e ficou maravilhoso. Aprendi com você a fazer a receita de farinha e ficou muito bom.Agora que meus bolos não vão mais solar devido às suas dicas, estou querendo me esmerar me fazer cupcake. Só estou com uma dificuldade, gosto de recheios e coberturas menos doce, será que pode postar algumas receitas assim?Gostei mesmo dos seus cupcakes, inclusive fiz também o de baunilha que ficou muito bom também. Penso em me profissionalizar, então qualquer ajuda é válida. Bjs!

  27. Ana
    26 de novembro de 2014 - 12:55

    Oi Juliana! Eu adorei a receita! Eu queria saber o seguinte: esse buttercream derrete em temperatura ambiente? Eu posso manter ele na geladeira de um dia para o outro?
    Obrigada!

  28. Ana
    26 de novembro de 2014 - 12:57

    Aaaah, outra perguntinha: quantos cupcakes essa receita de buttercream cobre?

    • 26 de dezembro de 2014 - 22:35

      Ana, buttercream não derrete em temperatura ambiente, aliás ele deve ficar em temperatura ambiente porque é assim que se consome ele. Mas como vivemos num país tropical, nem sempre o clima ajuda. Essa receita cobre os 12 cupcakes.

  29. Ana Alice
    04 de dezembro de 2014 - 17:26

    oi!! Vc usa a bateira mesmo ou bate com a mão? E se sim pra batedeira, qual velocidade? bjs

    • 26 de dezembro de 2014 - 23:46

      Ana, uso batedeira na maioria das vezes, mas se você tiver braço, dá pra fazer na mão também. Na batedeira, uso a velocidade média. Beijos!

  30. Gabriela
    23 de dezembro de 2014 - 18:29

    Juliana, vou fazer um cupcake de chocolate com recheio de ganache,é melhor fazer uma cobertura de buttercream ou cream cheese?

    • 27 de dezembro de 2014 - 00:53

      Gabriela, prefiriria buttercream. Beijos!

  31. Lauriane Carvalho
    14 de janeiro de 2015 - 17:46

    Olá Juliane,

    Sua receita de cupcake é muito boa, já fiz para vender e todos adoraram. Porém estou tendo dificuldade com a cobertura e da segunda vez que tentei não deu certo. Eu coloco ela com o bico 1M, mais tem que fazer uma força gigante para colocar e as vezes a cobertura “quebra”. Gostaria de saber se vc tem alguma dica de como colocar, se é assim mesmo, e o bico que vc utiliza.

    Obrigada, abraços !

    • 16 de janeiro de 2015 - 18:16

      Lauriane, o segredo é balancear a quantidade de líquidos pra ele amolecer mas sem ficar muito molenga, que vá derreter. Isso se você está falando desse buttercream aqui. Beijos!

  32. Lauriane Carvalho
    14 de janeiro de 2015 - 17:47

    ** Desculpe, vi agora que seu nome e Juliana …

  33. Marcelle
    05 de fevereiro de 2015 - 22:04

    Ola Juliana!
    Estranho, mas parece nos conhecemos de tanto q leio suas publicaçoes.
    Me sinto na obrigaçao de agradecer por suas receitas e dicas.
    Ontem foi a festinha de 3 anos do meu filho na escolinha e dentre outras coisas, fiz uns mini cupcakes de baunilha e de chocolate com cobertura de buttercream de chocolate.
    Como aqui é mto quente e estamos no verao, usei um pouco mais de açucar pra ficar mais firme, mas o sabor ficou bom.
    Ficou ótimo! Todos amaram e as professoas pediram receita.
    Levei uns pro trabalho e o msm sucesso!
    Aqui em casa já é sucesso pro meu filho q de vez em quando pede pra me ajudar a fazer “cakecake”.
    Vou fazer de presente pra festa de filhos de 2 amigas.
    Muuuuiiito obrigada!

    • 16 de fevereiro de 2015 - 11:23

      Marcelle, que bom que deu certo! Beijos! :)

  34. Karla
    08 de fevereiro de 2015 - 23:54

    Oiiii to amando seu blog, assim como to viciada em fazer cupcake kkkk comprei aquele maquina da britânica mas já to pensando em me arriscar no forno.
    Eu fiz uma receita dessa cobertura wue peguei em outro lugar e ficou tipo talhada ao joguei tudo fora.

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:07

      Karla, use o forno elétrico, é bem melhor que as máquinas :)

  35. Glauce
    14 de março de 2015 - 15:54

    Oi Juliana, primeira vez que comento. Segunda receita sua que faço. As duas ficaram uma delicia!!! Renderam muitooooooo, mais do que vc mencionou, acho que minhas forminhas são menores que as suas. Na primeira fiz o de cenoura brasileiro e renderam 32 cups e hoje estou fazendo essa de chocolate e ja estou em 17 e acredito que farei mais uns 12. Não tinha o açucar impalpavel, usei o refinado, sendo que o bati no liquidificador por uns 4 min e despois peneirei. Ficou parecendo amido. O mesmo fiz com o achocolatado, ficou bom. Muito obrigado. Depois que conheci seu blog, quero comprar todos os materiais e fazer direitinho.Um grande beijo e que DEus te abençoe

    • 16 de março de 2015 - 18:04

      Glauce, acho que você está fazendo mini cupcakes, será? Mas que bom que deu certo! :) Beijos mil!

  36. 30 de março de 2015 - 02:36

    Oi Ju! Fiz esse buttercream mas a consistência não ficou boa. Primeiro achei muito dura, msm depois que coloquei o leite (eu nao tinha nenhum licor). Ela fica muito mais consistente que o buttercream tradicional e parece que não mistura direito, fica meio porosa. Quando coloquei no saco de confeitar parecia ok mas ai quando fui fazer a voltinha não da pra fazer aquele rabinho em cima e ela foi quebrando no meio da volta, como se não estivesse uniforme. Eu usei aquele batedor de raquete que nem no buttercream tradicional, fiz certo? Fiquei triste porque gostei muito mais dessa, é menos doce. O buttercream com gosto de sorvete fica com muito gosto de açúcar.

    • 02 de abril de 2015 - 23:23

      Ana, era só colocar mais leite até ficar mais cremosa, mas ainda ter a consistência ideal. Se continuar porosa, você precisa eliminar as bolhas de ar na cobertura. E não, ela não forma o “rabinho” pra cima mesmo não. Beijos!

  37. Carolina Ferreira
    22 de maio de 2015 - 23:36

    Oi, Ju, por acaso essa cobertura também serve para rechear o cup cake? Fica bom como recheio?

    • 28 de maio de 2015 - 17:21

      Carolina, tem gente que usa buttercream como recheio também, então você pode sim! Eu não costumo, mas vai de cada um. Beijos!

  38. Carolina Ferreira
    29 de maio de 2015 - 23:37

    Que cobertura deliciosa! Fiz e deu super certo! E o que sobrou comi c morangos! Huummmm! Rsrsrs! Mas o bolo achei que ficou com pouco gosto de chocolate. É assim mesmo? Queria um bolo de chocolate bem docinho, sabe? Mas p essa cobertura esse é o melhor, com certeza. Pq ela é super doce! Beijos!

    • 10 de junho de 2015 - 18:49

      Carolina, ele na verdade tem mais gosto de chocolate, porque é feito com cacau. É que estamos acostumados com o chocolate doce doce doce. Você pode substituir por chocolate em pó, se quiser. Beijos!

  39. Priscila
    18 de agosto de 2015 - 14:11

    JU BOA TARDE! QUERIA SABER SE ESSA MANTEIGA PODE SER COM SAL? OU SÓ SEM SAL MESMO?
    OBG

    • 25 de agosto de 2015 - 12:20

      Priscila, dá uma lida no FAQ do blog!

  40. Adriana
    12 de outubro de 2015 - 20:41

    Oi ju, adoro tuas receitas, eu gosto muto de fazer cupcake com cobertura de merengue, mas fico na dúvida se uso ou não para vender ou se é melhor outro tipo de cobertura, me ajuda.

    • 19 de outubro de 2015 - 17:57

      Adriana, eu pessoalmente adoro cobertura de merengue, mas depende mesmo do gosto das pessoas. Você precisa fazer uma avaliação do seu “mercado”, por assim dizer. Faz e vê como é a saída. Beijos!

  41. Aline
    23 de dezembro de 2015 - 09:40

    Oi Ju!!! Nooossaa, fiz esse cupcake e é divino!! Super sabor de chocolate! Usei o 100% cacau da Garoto e ficou simplesmente maravilhoso! Todo mundo adorou aqui em casa! Transformei em um cupcake de prestígio, rs…fiz recheio de beijinho e decorei com flocos de côco. Ótima receita Ju! Aprovadíssima!!! Bjs

  42. Julia
    16 de junho de 2016 - 14:36

    o sabor da massa fica um pouco amargo?

    • 21 de junho de 2016 - 22:13

      Julia, depende muito do cacau que você usa, mas num geral não é muito doce exatamente porque é feito com cacau e não chocolate em pó. Você pode substituir por choco em pó, se preferir.

  43. Anarda Figueiredo
    19 de julho de 2016 - 15:31

    Nossa que maravilha,estou adorando seu blog,além das receitas interessantes é muito divertido!!!Adorei os temas abordados kkkkk….Parabéns!

  44. Jessica
    03 de agosto de 2016 - 14:36

    Olá td bem? Essa receita da pra fazer mini cupcakes também? Obrigada Ju, beijos!!!

    • 20 de setembro de 2016 - 15:28

      Jessica, dá sim! Qualquer receita de cupcake pode ser usada para tradicional ou mini! :)

  45. Julia
    19 de outubro de 2016 - 17:53

    posso fazer essa receita tirando o cacau e colocando baunilha?

    • 04 de novembro de 2016 - 06:57

      Julia, não recomendo, vai mudar demais a receita e você vai precisar fazer vários ajustes pra massa/cobertura não desandar. Melhor você pegar uma receita de baunilha, tem várias no blog :) Beijos!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!